Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

medidas de estimulo 2012

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quico » 29/5/2012 17:05

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/IFbYM2EDz40" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por AmigosdaBolsa » 29/5/2012 16:36

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:Auto, teoricamente não... pq este programa serviria para contratar "mais" e ambas as empresas podem beneficiar do programa..

Continua a ser Machado. As que têm menos funcionários igualam as outras em número de funcionários, mas pagando apenas uma parte da massa salarial adicional. Isto é tanto mais grave quanto sabemos que o tecido empresarial português é constituído por PMEs, além de prejudicar as empresas que sempre apostaram em ter efectivos no quadro em vez de recibos verdes e temporários.

Sou obrigado a concordar, embora se entenda a medida, mas que se revela uma faca de dois gumes...

Estamos numa altura em que é facil falar e discutir, agora fazer...

Registado: 25/10/2010 9:57

por TRSM86 » 29/5/2012 16:34

AutoMech Escreveu:
Ti Salvador Mano Escreveu:Legalmente,ninguém pode ganhar menos que o SMN, porque? Mesmo que queira a lei não permite

Ah, era a isso que te referias ? Isso sei, é algo que eu sou contra porque é uma violação da vontade individual (não vou repetir porque já está explicado).

Se és contra isto és conta a constituição e as leis desde país. Possivelmente vives no país errado :lol: :lol:
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por MiamiBlue » 29/5/2012 16:33

AutoMech Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:Eu acho bem que se explore, AutoMech..

Acho bem que se explore o desespero humano e a sua pobreza.. pobreza de espírito, mentalidade e de capacidades.

Num país com quase 1 Milhão de desempregados, acho bem que se explore ao máximo, afinal, oportunidades é que não faltam neste mercado de trabalho..

Afinal, se a pessoa mal tem para comer, azar o dela.. O que tem a sociedade a haver com isso??

E até te digo mais, a continuar assim, qualquer dia, o trabalho é em troco de comida, afinal se o pessoal não tem que comer e aceitar, qual mal??

Acho que a sociedade à uns séculos atrás funcionava assim.. E eram sociedades fantásticas, desiguais, uma isso é irrelevante..

P.S. Agora a sério AutoMech, simplesmente defendemos sociedades muito diferentes. Eu defendo uma sociedade equilibrada, justa e em que a riqueza não seja feita à base do desespero humano dos outros.

Se o empresário explora e tem baixas qualificações de gestão não será dificil ser ultrapassado por um licenciado ou por um trabalhador que tenha visão para o negócio. Mas, claro, é mais confortável ficar à espera que o governo resolva o problema por decreto.

É muito mais fácil acreditar que a liberdade total, o mercado sem regras, é a solução.

Por exemplo, a crise de 2008, é a prova que a liberdade, a ausência de regras é fantástica para a economia. Quanto custou o buraco criado por entidades privadas??

Incrivelmente, depois do problema surgir, tiveram que ser os Governos a salvar a situação.

AutoMech, da teoria à prática, vai uma grande diferença. E no caso que falaste existem vários factores que não estás a ter em consideração.

Uma socideda evoluida não se faz pela exploração do próximo, e acreditar que magicamente alguns problemas se resolvem por artes mágicas, é no mínimo ingenuidade pura ou simplesmente desconhecimento total da nossa realidade.

Registado: 17/10/2010 19:32

por Madeirense » 29/5/2012 16:32

Desculpem, mas não resisto a perguntar a opinião aos liberais deste forum, se em nome de "violação da vontade individual", num cenário de invasão do nosso território por uma potência estrangeira, terei o direito de recusar em ir combater. Tenho (ou deveria ter) esse direito ou não?

Registado: 5/11/2002 18:56

por Automech » 29/5/2012 16:27

rmachado Escreveu:Auto, teoricamente não... pq este programa serviria para contratar "mais" e ambas as empresas podem beneficiar do programa..

Continua a ser Machado. As que têm menos funcionários igualam as outras em número de funcionários, mas pagando apenas uma parte da massa salarial adicional. Isto é tanto mais grave quanto sabemos que o tecido empresarial português é constituído por PMEs, além de prejudicar as empresas que sempre apostaram em ter efectivos no quadro em vez de recibos verdes e temporários.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 29/5/2012 16:21

Ti Salvador Mano Escreveu:Legalmente,ninguém pode ganhar menos que o SMN, porque? Mesmo que queira a lei não permite

Ah, era a isso que te referias ? Isso sei, é algo que eu sou contra porque é uma violação da vontade individual (não vou repetir porque já está explicado).

por flugufrelsarinn » 29/5/2012 16:16

AutoMech Escreveu:
Flugufrelsarinn Escreveu:Ou estamos ambos a falar do que o desespero leva as pessoas a fazer? :wink:

Uma coisa é a pessoa aceitar um salário voluntariamente, mesmo que ache que deva ganhar mais. Outra são práticas criminosas, como receber por fora, fugir às SS, etc. Eu estava a discutir a primeira e penso que foi esse o intuito do Tito quando abriu o tópico ou seja, ser uma 'vergonha' serem oferecidos 500 euros a um arquitecto.

E não achas que há ligação entre as 2 coisas? Quanto maior o desespero maior a prática criminosa?

Registado: 3/11/2008 18:35

por rmachado » 29/5/2012 16:16

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:Deviamos estar mais preocupados em que ordenados destes não existissem mais do que "chamar nomes" ao governo ou criticar um programa que "apenas" serve como incentivo e que o que pretende é ajudar na contratação e que garante um valor minimo(maximo) de ajuda.

Machado, o programa é uma distorção. Duas empresas, ambas com 1 funcionário, com igual ordenado e produtividade semelhante, em que uma tenha o funcionário pago parcialmente pelo estado e a outra tenha um funcionário integralmente suportado por si, estão em desigualdade concorrencial nos custos. Pior que isso, penaliza aquela que não recorre aos nossos impostos (via apoio).

Auto, teoricamente não... pq este programa serviria para contratar "mais" e ambas as empresas podem beneficiar do programa..

Registado: 24/8/2004 10:42

por TRSM86 » 29/5/2012 16:12

AutoMech Escreveu:
Ti Salvador Mano Escreveu:MechAuto, com todo o respeito, acho que não sabes o significado do Salário Minimo Nacional seja em Portugal ou seja na China. Depois de saberes o siginificado do SMN talvez mudes o teu discurso

Se o SMN fosse a resolução para os nossos problemas bastava subi-lo para o valor que se entendesse necessário para que a economia andasse para a frente. Com igual respeito, eu acho que tu é que não sabes que o SMN conjuga com produtividade que por sua vez conjuga com formação de empresários e patrões, com espírito de empreendedorismo, com aversão ou não ao risco, com justiça, com sistema financeiro, etc. etc. etc.

Legalmente,ninguém pode ganhar menos que o SMN,
porque? Mesmo que queira a lei não permite

por Automech » 29/5/2012 16:11

rmachado Escreveu:Deviamos estar mais preocupados em que ordenados destes não existissem mais do que "chamar nomes" ao governo ou criticar um programa que "apenas" serve como incentivo e que o que pretende é ajudar na contratação e que garante um valor minimo(maximo) de ajuda.

Machado, o programa é uma distorção. Duas empresas, ambas com 1 funcionário, com igual ordenado e produtividade semelhante, em que uma tenha o funcionário pago parcialmente pelo estado e a outra tenha um funcionário integralmente suportado por si, estão em desigualdade concorrencial nos custos. Pior que isso, penaliza aquela que não recorre aos nossos impostos (via apoio).

por Automech » 29/5/2012 16:07

Ti Salvador Mano Escreveu:MechAuto, com todo o respeito, acho que não sabes o significado do Salário Minimo Nacional seja em Portugal ou seja na China. Depois de saberes o siginificado do SMN talvez mudes o teu discurso

Se o SMN fosse a resolução para os nossos problemas bastava subi-lo para o valor que se entendesse necessário para que a economia andasse para a frente. Com igual respeito, eu acho que tu é que não sabes que o SMN conjuga com produtividade que por sua vez conjuga com formação de empresários e patrões, com espírito de empreendedorismo, com aversão ou não ao risco, com justiça, com sistema financeiro, etc. etc. etc.

por rmachado » 29/5/2012 16:07

É curioso como este assunto é discutido desta forma.
E o exemplo que é dado é ainda mais interessante de discutir.

Deviamos estar mais preocupados em que ordenados destes não existissem mais do que "chamar nomes" ao governo ou criticar um programa que "apenas" serve como incentivo e que o que pretende é ajudar na contratação e que garante um valor minimo(maximo) de ajuda.

Curioso tb é por exemplo perceber que temos 40% de taxa de desemprego na Arquitectura e que temos das maiores taxas de Arquitectos por habitante.

Enfim é um pouco o mercado a funcionar mas de uma maneira perniciosa... :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Automech » 29/5/2012 16:02

Flugufrelsarinn Escreveu:Ou estamos ambos a falar do que o desespero leva as pessoas a fazer? :wink:

Uma coisa é a pessoa aceitar um salário voluntariamente, mesmo que ache que deva ganhar mais. Outra são práticas criminosas, como receber por fora, fugir às SS, etc. Eu estava a discutir a primeira e penso que foi esse o intuito do Tito quando abriu o tópico ou seja, ser uma 'vergonha' serem oferecidos 500 euros a um arquitecto.

por TRSM86 » 29/5/2012 16:00

AutoMech Escreveu:
Flugufrelsarinn Escreveu:As máfias só os metem aqui porque os próprios indivíduos lhes pagam para isso, porquê? por causa do desespero...ambas as partes acabam por ser criminosas perante a lei. quer o mafioso quer o médico

OK Flugufrelsarinn. Eu pensava que estávamos a discutir se alguém pode ou não aceitar voluntariamente um trabalho por X (origem do tópico), mas afinal tu estavas a falar de práticas criminosas, de ambas as partes, por isso ficamos por aqui porque não estamos a falar do mesmo. :wink:

MechAuto, com todo o respeito, acho que não sabes o significado do Salário Minimo Nacional seja em Portugal ou seja na China. Depois de saberes o siginificado do SMN talvez mudes o teu discurso

por flugufrelsarinn » 29/5/2012 15:59

AutoMech Escreveu:
Flugufrelsarinn Escreveu:As máfias só os metem aqui porque os próprios indivíduos lhes pagam para isso, porquê? por causa do desespero...ambas as partes acabam por ser criminosas perante a lei. quer o mafioso quer o médico

OK Flugufrelsarinn. Eu pensava que estávamos a discutir se alguém pode ou não aceitar voluntariamente um trabalho por X (origem do tópico), mas afinal tu estavas a falar de práticas criminosas, de ambas as partes, por isso ficamos por aqui porque não estamos a falar do mesmo. :wink:

Ou estamos ambos a falar do que o desespero leva as pessoas a fazer? :wink:

por Automech » 29/5/2012 15:54

por flugufrelsarinn » 29/5/2012 15:54

AutoMech Escreveu:
Flugufrelsarinn Escreveu:Não, se fugir ao fisco...
Se achas que ter uma PME e facturar abaixo de 1500 euros é um bom negócio vou ali e já venho, o que para um arquitecto que esteja desempregado é missão impossível.
Assim funciona a economia paralela...

Se isto vai derivar para práticas criminosas então a discussão deixa de fazer sentido. O meu ponto (e único) é que, ao contrário de outros participantes, eu defendo que ninguém deve impedir um arquitecto de trabalhar por 500 euros, se for isso que ele voluntariamente aceita.

Deixa de fazer sentido porque?
porque não existe criminalidade no país?
Porque é algo que devemos fechar os olhos e assobiar para o lado em vez de tentar perceber?
atenção que não estava a dar conselhos mas a falar no sentido prático, e muito usado por sinal, então em arquitectura...

A menos que penses que somos todos uns anjinhos

por Automech » 29/5/2012 15:52

mapaman Escreveu:Não tenho a menor dúvida que muitos patrões vão ficar a trabalhar sózinhos.

O português é pobre mas não é tolo.

Ora aí está Mapaman :wink:

por flugufrelsarinn » 29/5/2012 15:51

AutoMech Escreveu:
Flugufrelsarinn Escreveu:E leis para proteger as pessoas de serem exploradas não?
Estou a ver que não as máfias que entram aqui com ucranianos em contentores cheios de excrementos, no fundo a escolha foi deles, até pagaram para isso, e ate´vem baixar os custos de produção

Depende do conceito de explorada. Não sei se te referes a práticas criminosas (referiste as mafias), algo que não é aceitável, ou de pessoas que vêm para cá voluntariamente ganhar o que o mercado lhes paga e que elas aceitem.

Eu só discuto a parte que é legal. Devemos proibir um médico Ucraniano de trabalhar nas obras, por ter qualificações a mais, apesar de ser algo que ele faz voluntariamente ? Ou, como é médico, devemos estabelecer que ele deve ganhar mais X% do que os outros colegas das obras ?

As máfias só os metem aqui porque os próprios indivíduos lhes pagam para isso, porquê? por causa do desespero...ambas as partes acabam por ser criminosas perante a lei. quer o mafioso quer o médico

por mapaman » 29/5/2012 15:50

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article1575333.ece

Ou sobem ordenados ou baixam nos subsidios.

Parece simples não é?

Não tenho a menor dúvida que muitos patrões vão ficar a trabalhar sózinhos.

O português é pobre mas não é tolo.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Automech » 29/5/2012 15:47

Flugufrelsarinn Escreveu:Não, se fugir ao fisco...
Se achas que ter uma PME e facturar abaixo de 1500 euros é um bom negócio vou ali e já venho, o que para um arquitecto que esteja desempregado é missão impossível.

Se isto vai derivar para práticas criminosas então a discussão deixa de fazer sentido. O meu ponto (e único) é que, ao contrário de outros participantes, eu defendo que ninguém deve impedir um arquitecto de trabalhar por 500 euros, se for isso que ele voluntariamente aceita.

por Automech » 29/5/2012 15:44

Flugufrelsarinn Escreveu:E leis para proteger as pessoas de serem exploradas não?
Estou a ver que não as máfias que entram aqui com ucranianos em contentores cheios de excrementos, no fundo a escolha foi deles, até pagaram para isso, e ate´vem baixar os custos de produção

Depende do conceito de explorada. Não sei se te referes a práticas criminosas (referiste as mafias), algo que não é aceitável, ou de pessoas que vêm para cá voluntariamente ganhar o que o mercado lhes paga e que elas aceitem.

Eu só discuto a parte que é legal. Devemos proibir um médico Ucraniano de trabalhar nas obras, por ter qualificações a mais, apesar de ser algo que ele faz voluntariamente ? Ou, como é médico, devemos estabelecer que ele deve ganhar mais X% do que os outros colegas das obras ?

por flugufrelsarinn » 29/5/2012 15:41

AutoMech Escreveu:

Acho bem que se explore o desespero humano e a sua pobreza.. pobreza de espírito, mentalidade e de capacidades.

Num país com quase 1 Milhão de desempregados, acho bem que se explore ao máximo, afinal, oportunidades é que não faltam neste mercado de trabalho..

Afinal, se a pessoa mal tem para comer, azar o dela.. O que tem a sociedade a haver com isso??

E até te digo mais, a continuar assim, qualquer dia, o trabalho é em troco de comida, afinal se o pessoal não tem que comer e aceitar, qual mal??

Acho que a sociedade à uns séculos atrás funcionava assim.. E eram sociedades fantásticas, desiguais, uma isso é irrelevante..

P.S. Agora a sério AutoMech, simplesmente defendemos sociedades muito diferentes. Eu defendo uma sociedade equilibrada, justa e em que a riqueza não seja feita à base do desespero humano dos outros.

Se o empresário explora e tem baixas qualificações de gestão não será dificil ser ultrapassado por um licenciado ou por um trabalhador que tenha visão para o negócio. Mas, claro, é mais confortável ficar à espera que o governo resolva o problema por decreto.

Não, se fugir ao fisco...

por Automech » 29/5/2012 15:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 323 visitantes