Os professores que dão aulas que cuidem de si
Re: Caros Professores
bboniek00 Escreveu:MPC_finance Escreveu:bboniek00 Escreveu:MPC_finance Escreveu:Falando de forma simples e directa, o nosso amigo bboniekoo foi um defensor do nosso "prime" Pinócrates e como os professores lhe fizeram frente, ainda tem isto entalado na garganta. É tão simples quanto isto.![]()
Lá porque existem professores excedentários eles é que têm a culpa?!
Ora essa!!!
Se tu soubesses...
Ai se tu soubesses...
Ai, Senhor, se ele soubesse...
O meu mais profundo e visceral anti-socratismo...
E vem este Bambo adivinhar-me as entranhas, nao tao soo as viscerais, intestinais, rectais mas aquelas que rejeitam pelo Pensamento...
Comprendo: esta vontade de adivinhar, de obter a explicac,ao mais simples.
Mentes Simples. Temos que as aceitar, elas estao entre noos.
Adivinhar??!!! Qual quê, está-te no discurso. Tão simples quanto isso![]()
Tens bom perder ! LOL
Eu tenho pelo Socrates e seus capangas um desprezo visceral (no sentido gastrointestinal do termo).
Nao tenho, felizmente ! que o provar... mas esse desprezo nao diminuiu perante este seequito de aldraboes que lhe sucedeu.
E ee esta Independencia que me daa a Forc,a Moral (LOL) de atirar tudo abaixo.
Estou a dar-te a chave que daa a entrada no Paraiiso da minha Mente. Nao queiras usar uma micha quando a chave que te dou deixaraa pistas aa PJ de que o intruso tinha acesso ao local.
Nao inventes. Eu digo-te tudo o que queres saber...
Confia em mim que sou de Confianc,a !
LOL
Tenho bom perder? hum......nãããããã
Olha que não!
Basta ler os posts que escreves-te aqui no fórum para deduzir isso!
E depois com esse discurso entras em total contradição com o teu discurso anterior.
Que ódio te move contra os professores, achas mesmo que o mal deste país está nos professores?
Olha, se me dissesses que os professores deveriam à semelhança dos jornalistas serem mais às direitas aí sim concordava contigo.
- Registado: 23/12/2011 1:41
MPC_finance Escreveu:bboniek00 Escreveu:MPC_finance Escreveu:Falando de forma simples e directa, o nosso amigo bboniekoo foi um defensor do nosso "prime" Pinócrates e como os professores lhe fizeram frente, ainda tem isto entalado na garganta. É tão simples quanto isto.![]()
Ora essa!!!
Se tu soubesses...
Ai se tu soubesses...
E vem este Bambo adivinhar-me as entranhas, nao tao soo as viscerais, intestinais, rectais mas aquelas que rejeitam pelo Pensamento...
Adivinhar??!!! Qual quê, está-te no discurso. Tão simples quanto isso

Tens bom perder ! LOL
Eu tenho pelo Socrates e seus capangas um desprezo visceral (no sentido gastrointestinal do termo).
Nao tenho, felizmente ! que o provar... mas esse desprezo nao diminuiu perante este seequito de aldraboes que lhe sucedeu.
E ee esta Independencia que me daa a Forc,a Moral (LOL) de atirar tudo abaixo.
Estou a dar-te a chave que daa a entrada no Paraiiso da minha Mente. Nao queiras usar uma micha quando a chave que te dou deixaraa pistas aa PJ de que o intruso tinha acesso ao local.
Nao inventes. Eu digo-te tudo o que queres saber...
Confia em mim que sou de Confianc,a !
LOL

- Registado: 22/4/2003 23:12
bboniek00 Escreveu:MPC_finance Escreveu:Falando de forma simples e directa, o nosso amigo bboniekoo foi um defensor do nosso "prime" Pinócrates e como os professores lhe fizeram frente, ainda tem isto entalado na garganta. É tão simples quanto isto.![]()
Ora essa!!!
Se tu soubesses...
Ai se tu soubesses...
LOL

Adivinhar??!!! Qual quê, está-te no discurso. Tão simples quanto isso
MPC_finance Escreveu:Falando de forma simples e directa, o nosso amigo bboniekoo foi um defensor do nosso "prime" Pinócrates e como os professores lhe fizeram frente, ainda tem isto entalado na garganta. É tão simples quanto isto.![]()
Ora essa!!!
Se tu soubesses...
Ai se tu soubesses...

Caros Professores
Falando de forma simples e directa, o nosso amigo bboniekoo foi um defensor do nosso "prime" Pinócrates e como os professores lhe fizeram frente, ainda tem isto entalado na garganta. É tão simples quanto isto.
Ora essa!!!

Ora essa!!!
Por economia de meios.
Nem cito a citac,ao do citado.
Compreendi a sua intervenc,ao. Permita-me dizer-lhe que adopto a mesma atitude de Humildade, i..e perante algueem mais qualificado fico receptor da informac,ao, pelo Amor aa verdade,
Pareceu-lhe que nao... devo ter errado nalgum ponto. Tenho que rever a minha forma de actuar e a percepacao no Outro. Isto ee importante.
majomo: esgotei aqui os meus argumentos, aliaas jaa me repeti para meu prooprio incoomodo e, certamente, a de outros, mais conhecedores, essa repetic,ao deve ter sido, senao violenta, pelo menois dolorosa.
Serei entao equilibrado, senao ao tempo pelo menos agora, quedando-me por aqui.
Se nao percebeu que eu conhec,o professores que demonstram uma Ignorancia assustadora, isso deve-se, nao pode ser outra coisa, a vivermos em Mundos de percepc,ap da realidade diferentes: eu, fora do Sistema, com ideias captadas com a minha experiencia pessoal; o majomo, um insider, com um conhecimento que nao ouso disputar. Vaa laa, a uultima dose: eu conhec,o professores com a Licenciatura (3 anos) e que, para continuarem a leccionar, estao a fazer Mestrados.
(Um grande negoocio, esta dos Mestrados, diga-se de passagem, e deixemos o assunto para toopico especiifico.)
Deixando de lado a subjectividade de apreciac,ao, e, devo dizee-lo, nada me move contra os professores, a minha experiencia pessoal ee essa: a Ignorancia a niiveis inacreditaaveis. Serao casos raros ? Talvez.
Sou um leigo: acompanho a sua recomendac,a de Humildade com suprema satisfac,ao, certo ee que o excesso de humildade poderaa ser uma forma de Presunc,ao.
Mas que conhec,o indiviiduos que mal sabem escrever sem erros ortograaficos a leccionar no ensino Secundaario puublico, ai isso desculpe laa oh majomo, eu
conhec,o. Chamam "grelhas" ao Excel e eu nao gostaria que eles fossem professores/instrutores/ formadores dos meus filhos. Se nao os conhece e estaaa dentro do sistema ee porque vivemos em Mundos diferentes. Assim sendo o debate pode ser interessante dum ponto de vista coosmico mas estaremos a falar de realidades diferentes.
Cumprimentos.
Compreendi a sua intervenc,ao. Permita-me dizer-lhe que adopto a mesma atitude de Humildade, i..e perante algueem mais qualificado fico receptor da informac,ao, pelo Amor aa verdade,
Pareceu-lhe que nao... devo ter errado nalgum ponto. Tenho que rever a minha forma de actuar e a percepacao no Outro. Isto ee importante.
majomo: esgotei aqui os meus argumentos, aliaas jaa me repeti para meu prooprio incoomodo e, certamente, a de outros, mais conhecedores, essa repetic,ao deve ter sido, senao violenta, pelo menois dolorosa.
Serei entao equilibrado, senao ao tempo pelo menos agora, quedando-me por aqui.
Se nao percebeu que eu conhec,o professores que demonstram uma Ignorancia assustadora, isso deve-se, nao pode ser outra coisa, a vivermos em Mundos de percepc,ap da realidade diferentes: eu, fora do Sistema, com ideias captadas com a minha experiencia pessoal; o majomo, um insider, com um conhecimento que nao ouso disputar. Vaa laa, a uultima dose: eu conhec,o professores com a Licenciatura (3 anos) e que, para continuarem a leccionar, estao a fazer Mestrados.
(Um grande negoocio, esta dos Mestrados, diga-se de passagem, e deixemos o assunto para toopico especiifico.)
Deixando de lado a subjectividade de apreciac,ao, e, devo dizee-lo, nada me move contra os professores, a minha experiencia pessoal ee essa: a Ignorancia a niiveis inacreditaaveis. Serao casos raros ? Talvez.
Sou um leigo: acompanho a sua recomendac,a de Humildade com suprema satisfac,ao, certo ee que o excesso de humildade poderaa ser uma forma de Presunc,ao.
Mas que conhec,o indiviiduos que mal sabem escrever sem erros ortograaficos a leccionar no ensino Secundaario puublico, ai isso desculpe laa oh majomo, eu
conhec,o. Chamam "grelhas" ao Excel e eu nao gostaria que eles fossem professores/instrutores/ formadores dos meus filhos. Se nao os conhece e estaaa dentro do sistema ee porque vivemos em Mundos diferentes. Assim sendo o debate pode ser interessante dum ponto de vista coosmico mas estaremos a falar de realidades diferentes.
Cumprimentos.

Vanek Escreveu:Prof contratado é cão a roer osso;
Prof velho do quadro é leão a comer lombo deitado em cima da presa. Sai umas horas no GIB, jornal escolar, actividades que nem se sabe o que são, as melhores turmas... 12ºs anos sempre, mas que estão nos horários dos tempos lectivos... e tem sempre horários com dias livres ou 2ª ou 6ª Feira sempre... com as reduções, isto para os do quadro velhos e claro salário de príncipe. Contratados tem horário completo? Se tiverem, tem um horário com mais furos que uma assador de castanhas, todos os dias (dia livre não existe) e sem direito a subsidio de refeição... e as turmas claro... Cursos profissionais e CEFs, que parecem bandos de terroristas. Com sorte são colocados a 200Kms de casa, sem ajudas de custo e salário que não ultrapassa os 1000€ se e só se tiverem horário completo. E claro, com horários eternamente temporários... julho e agosto nunca aparecem no contrato.
Esta é a pura realidade.
Quem já passou por esta actividade sabe que é assim. Por isso, quando tocarem neste assunto, tenham sempre isso em atenção. Não ponham tudo no mesmo saco, porque em poucas profissões existe tamanha desigualdade.
Não faz falta dizer mais nada.
In God we trust, all others bring data.
Re: Corporativismo.
bboniek00 Escreveu:majomo Escreveu:
Agradec,o a sua atenc,ao e retribuo os cumprimentos.
Se tivesse lido os meus escritos e nao tivesse "pegado" num extracto descontextualizado, teria percebido que eu acredito 1. que existem professores excedentaarios 2. que apoio a sua saiida do sistema 3. que sei existirem professores impreparados (vs. ignorantes, isso agora nao interessa), 4. que lamento a forma como os a) governos b) a Sociedade trata os professores 5. eu prooprio nao teria estaleca para executar a func,ao.
Que existem professores exiimios, bem preparados e sao a maioria ? Claro ! Nunca disse o contraario. Ee aqui que "entra" a noc,ao de corporativismo. Fala-se de uma minoria que a proopria maioria deveria querer excluir e Pimba ! estamos a generalizar e a atacar a classe... nao ha pacieencia, majomo.
repare novamente que nos pontos que tocou e a ordem pelo qual o citou, "excedentários..." quais e quantos conhece?
Como deve ter lido nos artigos que citei, os melhores resultados são obtidos onde há um maior reconhecimento do trabalho de um professor e este tópico tem como origem uma premissa totalmente errada...
que os diretores estão preocupados com a sua posição, quando o pior problema é a degradação da qualidade do ensino devido aos hiper-mega agrupamentos... e partir daí passou para outra questão... os excedentários, os impreparados... e nós professores temos de ter paciência...bboniek00 Escreveu: Por entender que a func,ao social de professor ee instrumentalmente criitica no desenvolvimento da Sociedade essa ee a motivac,o do meu envolvimento num assunto (leia posts anteriores) que nao conhec,o bem. Isso nao me desqualifica na emissao como interlocutor interessado na mateeria. Nos fooruns fala-se muitas vezes do que nao se conhece muito bem, entendo que o majomo jaa teraa emitido opinioes em assuntos que nao sao do seu conhecimento nuclear. Ora a Educac,ao ee de TODOS. Pagamos impostos, isto ee, custeamos o sistema de ensino, logo, estamos qualificados para ter e emitir opiniao. Oobvio que nao deve ser injusta. Mas entao o mou amigo que estaa dentro do "sistema" ora entao diga-me laa se nao encontrou colegas que deviam ser alunos e nao professores ? Isso tambeem nao disse. Restou-lhe defender o particular do ataque ser aa maioria e nao aa minoria. Ee pouco. Pior: ee estreito (redutor).
No meu caso, por filosofia de vida, quando opino sobre qualquer assunto que não domino o suficiente e aparece alguém que é do ramo que me contradiz, por humildade, reconheço que essa pessoa terá mais razão que eu...
Infelizmente, no que concerne à educação, por mais que um professor tente explicar que o ensino não é bem o que parece, as pessoas não aceitam e acham que estamos a agir como corporação...
No seu caso, mais do que opinar porque paga impostos, terá direito a ser explicado sobre o que se passa. E como pode ler dos outros colegas com quem tem trocado argumentos, verifica que as suas ideias não estão totalmente corretas.bboniek00 Escreveu: Menhum professor devia ser impreparado/ignorante. Sabe, certamente melhor do que eu, que laa foram parar milhares de criaturas sem qualquer preparac,ao (fiquemos definitivamente com este vocaabulo). Se era pela fuga aas "matemaaticas" (uma forma de referir as cieencias exactas das quais FUGIRAM esses milhares, os que foram para aas chamadas Humanidades e Ciencias Sociais), ou simplesmente porque era o emprego que esses elementos conseguiam nos uultimos 20 anos e, nesta loogica, foram parar ao Ensino como docentes milhares de impreparados. Eu diria que este fenoomeno desastroso seria de extrema preocupac,ao para, mais do que Pais e outros, os docentes de "vocac,ao" ou carreira.
Diria...
Bom. Chega. Deve faltar alguma ideia mas, por exaustao de interesse pessoal, fico-me por aqui.
Os docentes militantes que tratem o assunto se, como ee de esperar, sao cidadaos reesponsaaveis.
Cumprimentos.
Relativamente aos maus, isso não existe em todo o lado? Não é normal que assim seja...
Deve-se criticar, claro que sim... mas o que está a fazer é amplificar um problema que não é o principal do ensino...bboniek00 Escreveu: Nota final: conhec,o pessoalmente professores do Secundaario que escrevem com erros de ortografia (coisihas de arripiar) e nao conseguem obter o Mestrado, apesar de poderem pagar eese "negoocio", sem a ajuda externa. Autenticos Ignor... perdao ! Impreparados.
Um último apontamento, professores do secundário, que não conseguem obter o mestrado, que cometem erros... são impreparados? Não entendi...
Cumprimentos,
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
AikyFriu Escreveu:bboniek00 Escreveu: Menhum professor devia ser impreparado/ignorante. Sabe, certamente melhor do que eu, que laa foram parar milhares de criaturas sem qualquer preparac,ao (fiquemos definitivamente com este vocaabulo). Se era pela fuga aas "matemaaticas" (uma forma de referir as cieencias exactas das quais FUGIRAM esses milhares, os que foram para aas chamadas Humanidades e Ciencias Sociais), ou simplesmente porque era o emprego que esses elementos conseguiam nos uultimos 20 anos e, nesta loogica, foram parar ao Ensino como docentes milhares de impreparados. Eu diria que este fenoomeno desastroso seria de extrema preocupac,ao para, mais do que Pais e outros, os docentes de "vocac,ao" ou carreira.
Insistes numa ideia que é falsa... confundes ignorante com impreparado. E deturpas o que eu te disse em posts anteriores.
Eu disse que há professores que acabam os cursos e entram nas escolas sem estarem preparados para o que vão encontrar. Mas também disse que, com trabalho e com a ajuda dos professores mais experientes, rapidamente se adaptam.
Onde está o espanto? não é o que acontece em todas as profissões? diz-me qual é a profissão que um jovem licenciado (e não só), chega a uma empresa e não precisa de um tempo para se adaptar?
Quanto à "fuga das matemáticas" é mais uma ideia erradas: se isso fosse verdade haveria falta de professores nos grupos em que a matemática é importante, o que não se verifica!
Há professores a mais? não acredito.
Sair de onde? para sairem tenho que concluir que estão contratados sem horários. Não digo que não existam alguns, mas esses professores têm que concorrer para outras escolas e se se dignar verificar as listas verificará que ficam muito poucos (não conheço nenhum) sem colocação.
Com as reformas dos ultimos anos e com o tempo que não há concurso para efectivos, muitas escolas têm lugares nos quadros e não são preenchidos. Há falta de professores nos quadros, não o contrário.
Gostava de perceber de onde vem essa ideia que há professores nos quadros que não são necessários...bboniek00 Escreveu:Menhum professor devia ser impreparado/ignorante. Sabe, certamente melhor do que eu, que laa foram parar milhares de criaturas sem qualquer preparac,ao
Isto é completamente falso. Torno a afirmar que todos os professores têm uma formação académica que só precisa ser complementada com a experiência. Como em qualquer profissão.
Atrevo-me a dizer que um exemplo de ignorância é esta afirmação tão categórica e sem qualquer fundamento, sobretudo vindo de quem admite não conhecer bem o assunto.
Aconselho-o a não ter tantas certezas sobre assuntos que admite não conhecer...[/b]
Aguardando a sua proopria admissao da sua ignorancia pessoal (sem Esperanc,a), leia o toopico ! antes de fazer "clippings" das minhas afirmac,oes.
("matemaaticas" (jaa expliquei !) ee um simbolismo)
Seraa que um professor (?) nao consegue descodificar isto ?
Meu caro, eu nao tenho tempo para "lobbying". Se ee assim tao iluminado, ajude na soluc,ao para a faleencia do Sistema de Ensino.
Isto assim cansa.
Estaa bem, sou Ignorante, enquanto vocee ee um Perito.
Olhe, nao querendo soar indelicado, pode ir levantar a bicicleta aa Av. 5 de Outubro. A senha para o brinde ee:
"A maior diivida que um Paiis pode gerar ee a perpetuac,ao da Ignorancia"
Nuno Crato, 10 Maio 2012

bboniek00 Escreveu: Menhum professor devia ser impreparado/ignorante. Sabe, certamente melhor do que eu, que laa foram parar milhares de criaturas sem qualquer preparac,ao (fiquemos definitivamente com este vocaabulo). Se era pela fuga aas "matemaaticas" (uma forma de referir as cieencias exactas das quais FUGIRAM esses milhares, os que foram para aas chamadas Humanidades e Ciencias Sociais), ou simplesmente porque era o emprego que esses elementos conseguiam nos uultimos 20 anos e, nesta loogica, foram parar ao Ensino como docentes milhares de impreparados. Eu diria que este fenoomeno desastroso seria de extrema preocupac,ao para, mais do que Pais e outros, os docentes de "vocac,ao" ou carreira.
Insistes numa ideia que é falsa... confundes ignorante com impreparado. E deturpas o que eu te disse em posts anteriores.
Eu disse que há professores que acabam os cursos e entram nas escolas sem estarem preparados para o que vão encontrar. Mas também disse que, com trabalho e com a ajuda dos professores mais experientes, rapidamente se adaptam.
Onde está o espanto? não é o que acontece em todas as profissões? diz-me qual é a profissão que um jovem licenciado (e não só), chega a uma empresa e não precisa de um tempo para se adaptar?
Quanto à "fuga das matemáticas" é mais uma ideia erradas: se isso fosse verdade haveria falta de professores nos grupos em que a matemática é importante, o que não se verifica!
Há professores a mais? não acredito.
Sair de onde? para sairem tenho que concluir que estão contratados sem horários. Não digo que não existam alguns, mas esses professores têm que concorrer para outras escolas e se se dignar verificar as listas verificará que ficam muito poucos (não conheço nenhum) sem colocação.
Com as reformas dos ultimos anos e com o tempo que não há concurso para efectivos, muitas escolas têm lugares nos quadros e não são preenchidos. Há falta de professores nos quadros, não o contrário.
Gostava de perceber de onde vem essa ideia que há professores nos quadros que não são necessários...
bboniek00 Escreveu:Menhum professor devia ser impreparado/ignorante. Sabe, certamente melhor do que eu, que laa foram parar milhares de criaturas sem qualquer preparac,ao
Isto é completamente falso. Torno a afirmar que todos os professores têm uma formação académica que só precisa ser complementada com a experiência. Como em qualquer profissão.
Atrevo-me a dizer que um exemplo de ignorância é esta afirmação tão categórica e sem qualquer fundamento, sobretudo vindo de quem admite não conhecer bem o assunto.
Aconselho-o a não ter tantas certezas sobre assuntos que admite não conhecer...[/b]
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
majomo Escreveu:bboniek00 Escreveu:majomo Escreveu:...
majomo:
Leia o que foi escrito em todo o toopico e concluiraa que a classificac,ao de "criitica generalizada" estaa incorrecta. Presumindo que sabe interpretar um texto, deduzo que nao leu.
Entao leia, antes de reagir a quente.
Mas, repare que falou em dois grupos, que em minha opinião são bastante pouco significativos no ensino... e esqueceu-se de referir o grande grupo, o dos bons profissionais?! Porquê?
E o resto que escrevi no post, não lhe merecem nenhum reparo? Leu os artigos que citei? Não são o contrário do que tencionou escrever?
Cumprimentos,
Agradec,o a sua atenc,ao e retribuo os cumprimentos.
Se tivesse lido os meus escritos e nao tivesse "pegado" num extracto descontextualizado, teria percebido que eu acredito 1. que existem professores excedentaarios 2. que apoio a sua saiida do sistema 3. que sei existirem professores impreparados (vs. ignorantes, isso agora nao interessa), 4. que lamento a forma como os a) governos b) a Sociedade trata os professores 5. eu prooprio nao teria estaleca para executar a func,ao.
Que existem professores exiimios, bem preparados e sao a maioria ? Claro ! Nunca disse o contraario. Ee aqui que "entra" a noc,ao de corporativismo. Fala-se de uma minoria que a proopria maioria deveria querer excluir e Pimba ! estamos a generalizar e a atacar a classe... nao ha pacieencia, majomo.
Por entender que a func,ao social de professor ee instrumentalmente criitica no desenvolvimento da Sociedade essa ee a motivac,o do meu envolvimento num assunto (leia posts anteriores) que nao conhec,o bem. Isso nao me desqualifica na emissao como interlocutor interessado na mateeria. Nos fooruns fala-se muitas vezes do que nao se conhece muito bem, entendo que o majomo jaa teraa emitido opinioes em assuntos que nao sao do seu conhecimento nuclear. Ora a Educac,ao ee de TODOS. Pagamos impostos, isto ee, custeamos o sistema de ensino, logo, estamos qualificados para ter e emitir opiniao. Oobvio que nao deve ser injusta. Mas entao o mou amigo que estaa dentro do "sistema" ora entao diga-me laa se nao encontrou colegas que deviam ser alunos e nao professores ? Isso tambeem nao disse. Restou-lhe defender o particular do ataque ser aa maioria e nao aa minoria. Ee pouco. Pior: ee estreito (redutor).
Menhum professor devia ser impreparado/ignorante. Sabe, certamente melhor do que eu, que laa foram parar milhares de criaturas sem qualquer preparac,ao (fiquemos definitivamente com este vocaabulo). Se era pela fuga aas "matemaaticas" (uma forma de referir as cieencias exactas das quais FUGIRAM esses milhares, os que foram para aas chamadas Humanidades e Ciencias Sociais), ou simplesmente porque era o emprego que esses elementos conseguiam nos uultimos 20 anos e, nesta loogica, foram parar ao Ensino como docentes milhares de impreparados. Eu diria que este fenoomeno desastroso seria de extrema preocupac,ao para, mais do que Pais e outros, os docentes de "vocac,ao" ou carreira.
Diria...
Bom. Chega. Deve faltar alguma ideia mas, por exaustao de interesse pessoal, fico-me por aqui.
Os docentes militantes que tratem o assunto se, como ee de esperar, sao cidadaos reesponsaaveis.
Cumprimentos.
Nota final: conhec,o pessoalmente professores do Secundaario que escrevem com erros de ortografia (coisihas de arripiar) e nao conseguem obter o Mestrado, apesar de poderem pagar eese "negoocio", sem a ajuda externa. Autenticos Ignor... perdao ! Impreparados.

bboniek00 Escreveu:majomo Escreveu:...
majomo:
Leia o que foi escrito em todo o toopico e concluiraa que a classificac,ao de "criitica generalizada" estaa incorrecta. Presumindo que sabe interpretar um texto, deduzo que nao leu.
Mas, repare que falou em dois grupos, que em minha opinião são bastante pouco significativos no ensino... e esqueceu-se de referir o grande grupo, o dos bons profissionais?! Porquê?
E o resto que escrevi no post, não lhe merecem nenhum reparo? Leu os artigos que citei? Não são o contrário do que tencionou escrever?
Cumprimentos,
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
majomo Escreveu:bboniek00 Escreveu:"...nessa gente..." refiro-me
1. aos professores em fim de carreira que ignoram o estado de precariedade dos mais novos, sendo que muitos (muitos ee vago, eu sei, aqui refere-se a "mais que a conta"), arrastam os rabos pelas escolas com estrateegias de fazer passar o tempo e arquivar o vencimento sem muita chatice (gabo-lhes ainda assim a Paciencia de aturar autenticos centros de reeducac,ao de delinquentes);
2. aos mais novos que sao culturalmente ignorantes, impreparados, e que foram parar a professores porque se licenciaram a fugir das "matemaaticas" em cursos que Portugal nao precisou nem nunca ha-de precisar.
Quanto a mim estes dois tipos nao fazem falta ao Sistema de Ensino que ee Crucial para Portugal a meedio e longo prazo.
Devem ser raapidamente descartadosbboniek00 Escreveu:Ee assim: quando se tocam em interesses corporativos a reac,ao, ja tantas vezes reppetida que, portanto, esperada, ee do geenero:
"isso nao ee assim, vocees nao percebem nada disto, emprenharam pelos ouvidos" e outras peerolas de quem discute os assuntos matando o mensageiro.
Ao contraario do "artista", que contrapoos argumentos e deixou questoes sobre o que eu escrevi, outros apenas revelaram a sua irritac,ao e, atrevia-me a dizer, sao parte interessada, quic,a conhecedora, na mateeria. Este envolvimento de que nao podem ser criticados e como em muitas outras circunstancias, deixa-oe ainda menos preparados para discutir o assunto do que estaa menos inteirado da questao, tal como eu, nenhum pejo em reconhecee-lo, cheio de vontade de aprender com quem, ao argumentar me acrescente conhecimento. Acusar-me de estar graavido (e pelos ouvidos) nada me ensinou.
Fica atee por provar se esses elementos sao conhecedores do meio de ensino e, definitivamente, por saber o que teem a dizer concretamente sobre a questao.
Eu, e as minhas opinioes menos saabias, NAO sao o problema de Ensino. Sinto-me lisonjeado com tal defereencia mas, se pudesse escolher, gostaria de aprender com quem alega saber tanto e nada disse.
Reitero que nao estou para pagar professores excedentaarios. Se ha por aii alguns... que tal "irem-se fazendo aa Vida ?"
As tua palavras e as do autor do tópico revelam uma tremenda falta de conhecimento e uns preconceitos bastante errados, em lugar de argumentarem com factos reais, limitam-se a tecer críticas vagas, com chavões já conhecidos "os professores não trabalham... são ignorantes e mal preparados..."
Neste sentido, colocam em causa o meu profissionalismo e os de muitos outros colegas com quem trabalho... dado que a vossa critica foi generalizada.
E como me acho altamente preparado e ao nível do profissionalismo não admito que ninguém o coloque em causa... escrevo o seguinte, apesar de achar que será perca de tempo, tipo tentar ensinar a quem não quer aprender, mas aqui vai.
Numa altura em que se está a desinvestir fortemente na educação em Portugal... com um critério exclusivamente económico, que indubitavelmente coloca em causa a qualidade do ensino e por consequência o futuro do país... muita gente acha bem...
Vejamos o que é recomendado, por exemplo, pela OCDE.
OCDE pede investimento em educação como saída da crise a longo prazo
Nos EUA o atual presidente privilegiou a educação quando teve de decidir pelos cortes na despesa...
Mas por cá acontece isto
Portugal é único da OCDE a cortar na Educação
Mas, "mais dinheiro não significa mais resultados"...
não e sim...
Uma coisa parece ser certa, apostar mais nos professores, na sua formação, no reconhecimento do seu trabalho, no criar de bons condições... significa melhores resultados... ler o último parágrafo do seguinte artigo
Investir mais em educação não garante resultados melhores, afirma OCDE
Outro exemplo citado por todos como um bom sistema de ensino, a Finlândia, lá praticamente não existe ensino privado, pois o público revela um alto nível de qualidade...
há um compromisso com a educação, a profissão mais desejada é a de professor... não há muitos alunos por turma e as escolas são pequenas organizações, ao contrário do que por cá se está a a fazer com os hiper-mega-agrupamentos de milhares de alunos...
Ainda relacionado o tópico, o seu autor, desconhece por completo o atual sistema de gerir uma escolajarc Escreveu:A oposição aos Mega Agrupamentos está a generalizar-se. O que se passa neste momento pelo Algarve é que nenhum dos senhores diretores quer largar o osso. O mal seria menor se tal não equivalesse a termos de pagar a fatura; o número de alunos por turma é já um sinal de que muitos não irão agrupar-se . É fácil perceber a dimensão do estrago: se a imposição de quem nos empresta aponta para uma redução gigantesca e se não se reduz pela via da eliminação de subsídios generosos a milhares de professores... ou os que dão aulas levam com mais alunos, ou ficam com os que têm e pagam ainda mais do seu ordenado. Os professores cá por baixo estão chocados, mas calados na sua generalidade pois conhecem alguns daqueles que se recusam a sair do galinheiro. Só visto! Este País vai pela via da Grécia e nós vamos na cantiga desta gente que o que não quer é dar aulas e ainda se julga num patamar superior. Estamos a perder a paciência com tanta hipocrisia. A solução passa por acabarem com os subsídios, caso contrário eles não aceitarão os megas. E já há confirmação de que alguns não irão mesmo agrupar. Palhaçada à vista!
É mesmo palhaçada o que dizes... pois a contestação que existe é a da defesa do ensino público de qualidade e essa contestação está a ser feita pelos conselhos gerais das escolas, que integram elementos de toda a comunidade educativa...
Enfim... o nosso sistema de ensino já é mau de si... e com estas medidas ficará muito pior...
Gostava muito, sinceramente, de estar enganado...
é-me difícil de entender estas opiniões que a educação é um fardo... e os professores e as escolas são um mal para o país... e depois querem um país mais desenvolvido...
majomo:

Angrense Escreveu:
não recebo qualquer subsídio! Já houve tempos em que existiu um subsídio de insularidade, mas já não existe. De qualquer forma, ninguém se pode queixar, só está no ensino quem quer e, dado o tempo em que vivemos, cada um tem que se sujeitar às circunstâncias de acordo com os sacrifícios que se dispõe a fazer. No meu caso, ando nisto há 3 anos, a saltar de ilha em ilha com a casa às costas. Mas hey, sou um preguiçoso, com um salário acima da média, que se habituou ao poleiro e tem a mania que é mais do que os outros. O que se há de fazer, sou um enjoadinho... por isso é que estou a chegar agora do trabalho, para preparar as aulas que começam amanhã às 8.
Acho o teu exemplo assinalável, felizmente é o mesmo de muitos que vejo regularmente nas escolas. Pessoas que ainda estão pior que eu (não parece possível mas é!

A única questão que se coloca é relativamente à qualidade do sistema de ensino. Se o país ainda se afundar mais, as condições que dão atualmente aos professores, acabarão por ser aceitáveis no contexto do país, mas se recuperar-mos (vamos rezar todos) as condições acabam por ser muito pouco atrativas e o ensino provavelmente vai-se deteriorar (isso já está a acontecer mas não devido aos cortes nos salários e condições dos professores)...
abraço
Editado pela última vez por artista_ em 17/5/2012 11:43, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
bboniek00 Escreveu:"...nessa gente..." refiro-me
1. aos professores em fim de carreira que ignoram o estado de precariedade dos mais novos, sendo que muitos (muitos ee vago, eu sei, aqui refere-se a "mais que a conta"), arrastam os rabos pelas escolas com estrateegias de fazer passar o tempo e arquivar o vencimento sem muita chatice (gabo-lhes ainda assim a Paciencia de aturar autenticos centros de reeducac,ao de delinquentes);
2. aos mais novos que sao culturalmente ignorantes, impreparados, e que foram parar a professores porque se licenciaram a fugir das "matemaaticas" em cursos que Portugal nao precisou nem nunca ha-de precisar.
Quanto a mim estes dois tipos nao fazem falta ao Sistema de Ensino que ee Crucial para Portugal a meedio e longo prazo.
Devem ser raapidamente descartados
bboniek00 Escreveu:Ee assim: quando se tocam em interesses corporativos a reac,ao, ja tantas vezes reppetida que, portanto, esperada, ee do geenero:
"isso nao ee assim, vocees nao percebem nada disto, emprenharam pelos ouvidos" e outras peerolas de quem discute os assuntos matando o mensageiro.
Ao contraario do "artista", que contrapoos argumentos e deixou questoes sobre o que eu escrevi, outros apenas revelaram a sua irritac,ao e, atrevia-me a dizer, sao parte interessada, quic,a conhecedora, na mateeria. Este envolvimento de que nao podem ser criticados e como em muitas outras circunstancias, deixa-oe ainda menos preparados para discutir o assunto do que estaa menos inteirado da questao, tal como eu, nenhum pejo em reconhecee-lo, cheio de vontade de aprender com quem, ao argumentar me acrescente conhecimento. Acusar-me de estar graavido (e pelos ouvidos) nada me ensinou.
Fica atee por provar se esses elementos sao conhecedores do meio de ensino e, definitivamente, por saber o que teem a dizer concretamente sobre a questao.
Eu, e as minhas opinioes menos saabias, NAO sao o problema de Ensino. Sinto-me lisonjeado com tal defereencia mas, se pudesse escolher, gostaria de aprender com quem alega saber tanto e nada disse.
Reitero que nao estou para pagar professores excedentaarios. Se ha por aii alguns... que tal "irem-se fazendo aa Vida ?"
As tua palavras e as do autor do tópico revelam uma tremenda falta de conhecimento e uns preconceitos bastante errados, em lugar de argumentarem com factos reais, limitam-se a tecer críticas vagas, com chavões já conhecidos "os professores não trabalham... são ignorantes e mal preparados..."
Neste sentido, colocam em causa o meu profissionalismo e os de muitos outros colegas com quem trabalho... dado que a vossa critica foi generalizada.
E como me acho altamente preparado e ao nível do profissionalismo não admito que ninguém o coloque em causa... escrevo o seguinte, apesar de achar que será perca de tempo, tipo tentar ensinar a quem não quer aprender, mas aqui vai.
Numa altura em que se está a desinvestir fortemente na educação em Portugal... com um critério exclusivamente económico, que indubitavelmente coloca em causa a qualidade do ensino e por consequência o futuro do país... muita gente acha bem...
Vejamos o que é recomendado, por exemplo, pela OCDE.
OCDE pede investimento em educação como saída da crise a longo prazo
Nos EUA o atual presidente privilegiou a educação quando teve de decidir pelos cortes na despesa...
Mas por cá acontece isto
Portugal é único da OCDE a cortar na Educação
Mas, "mais dinheiro não significa mais resultados"...
não e sim...
Uma coisa parece ser certa, apostar mais nos professores, na sua formação, no reconhecimento do seu trabalho, no criar de bons condições... significa melhores resultados... ler o último parágrafo do seguinte artigo
Investir mais em educação não garante resultados melhores, afirma OCDE
Outro exemplo citado por todos como um bom sistema de ensino, a Finlândia, lá praticamente não existe ensino privado, pois o público revela um alto nível de qualidade...
há um compromisso com a educação, a profissão mais desejada é a de professor... não há muitos alunos por turma e as escolas são pequenas organizações, ao contrário do que por cá se está a a fazer com os hiper-mega-agrupamentos de milhares de alunos...
Ainda relacionado o tópico, o seu autor, desconhece por completo o atual sistema de gerir uma escola
jarc Escreveu:A oposição aos Mega Agrupamentos está a generalizar-se. O que se passa neste momento pelo Algarve é que nenhum dos senhores diretores quer largar o osso. O mal seria menor se tal não equivalesse a termos de pagar a fatura; o número de alunos por turma é já um sinal de que muitos não irão agrupar-se . É fácil perceber a dimensão do estrago: se a imposição de quem nos empresta aponta para uma redução gigantesca e se não se reduz pela via da eliminação de subsídios generosos a milhares de professores... ou os que dão aulas levam com mais alunos, ou ficam com os que têm e pagam ainda mais do seu ordenado. Os professores cá por baixo estão chocados, mas calados na sua generalidade pois conhecem alguns daqueles que se recusam a sair do galinheiro. Só visto! Este País vai pela via da Grécia e nós vamos na cantiga desta gente que o que não quer é dar aulas e ainda se julga num patamar superior. Estamos a perder a paciência com tanta hipocrisia. A solução passa por acabarem com os subsídios, caso contrário eles não aceitarão os megas. E já há confirmação de que alguns não irão mesmo agrupar. Palhaçada à vista!
É mesmo palhaçada o que dizes... pois a contestação que existe é a da defesa do ensino público de qualidade e essa contestação está a ser feita pelos conselhos gerais das escolas, que integram elementos de toda a comunidade educativa...
Enfim... o nosso sistema de ensino já é mau de si... e com estas medidas ficará muito pior...
Gostava muito, sinceramente, de estar enganado...
é-me difícil de entender estas opiniões que a educação é um fardo... e os professores e as escolas são um mal para o país... e depois querem um país mais desenvolvido...

-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Prof contratado é cão a roer osso;
Prof velho do quadro é leão a comer lombo deitado em cima da presa. Sai umas horas no GIB, jornal escolar, actividades que nem se sabe o que são, as melhores turmas... 12ºs anos sempre, mas que estão nos horários dos tempos lectivos... e tem sempre horários com dias livres ou 2ª ou 6ª Feira sempre... com as reduções, isto para os do quadro velhos e claro salário de príncipe. Contratados tem horário completo? Se tiverem, tem um horário com mais furos que uma assador de castanhas, todos os dias (dia livre não existe) e sem direito a subsidio de refeição... e as turmas claro... Cursos profissionais e CEFs, que parecem bandos de terroristas. Com sorte são colocados a 200Kms de casa, sem ajudas de custo e salário que não ultrapassa os 1000€ se e só se tiverem horário completo. E claro, com horários eternamente temporários... julho e agosto nunca aparecem no contrato.
- Registado: 28/4/2010 9:02
Re: Mudanc,as de discurso, leituras.
AikyFriu Escreveu:bboniek00 Escreveu:Breve comentaarios:
1. Admito sempre que posso estar errado, considero essa atitude um acto de inteligencia
2. "profs todos pulhas" nao foi, a meu ver, a melhor leitura do que escrevi. Mas ficamos assim.
3. o que dizes sobre alguns profs mais novos nao serem ignorantes mas antes impreparados (os teus prooprios termos)... hummm... nao me agradam discussoes de semaantica pura. Entao estaa bem, estao impreparados, sem ignoraancia, dao-se a ensinar o que nao sabem.
Ee a minha noc,ao de Ignoraancia que ee de banda larga...![]()
Sempre a consideraa-lo, mas nao me trates melhor soo por admitires que eu me tornei mais flexiivel num argumento: ee um juiizo de valor (intelectual) e uma condicionante que nao acrescenta valor. E juiizos de valor individuais (ad hominem) nao sao benvindos, pois nao ? Nao somos figuras puublicas, eu nao sou o Nuno Crato e posso, livremente, expoor as minhas ideias no foorum. Gostamos todos ee de respostas como a tua, com algum conhecimento de causa e com vontade de partilhar.
Acho que interpretamos de forma diferente o termo "Impreparado": para ti impreparado tem a ver com a falta de conhecimentos na área, para mim impreparado não tem a ver com os "conhecimentos cientificos", mas sim com o dia a dia da escola.
Estou-me a referir à maneira de lidar com turmas demasiado grandes e heterogéneas, com a indisciplina (por vezes incuindo os pais), com crianças sub-dotadas, com crianças sobre-dotadas, com programas disciplinares inadequados, com o baixar o nivel do discurso de modo a ser compreendido pelos alunos (muitas vezes não é fácil), com a falta de vontade de trabalhar por parte dos alunos, com os alunos que desmaiam a meio da manhã porque ainda não terem comidom nada, com os alunos que, após 6 horas numa sala estão fartos da escola, com o facto de teres uma aula muito bem preparada e chegares à sala e verificares que o projector de video que requisitaste está avariado (o portátil é o teu), com um sem numero de situações que só quem as vive é que consegue imaginar.
Este tipo de coisas, de modo geral, não se estuda na universidade.
Acrescento que, mais importante do que os conhecimentos cientificos que o professor adquire na universidade é a capacidade de aquirir e adaptar novos conhecimentos. Um professor, para fazer o seu papel adequadamente tem que ser um eterno estudante, não só devido à evolução do conhecimento e técnicas, como também pela diversidade de conhecimentos que tem que transmitir aos seus alunos.
NOTA: quando se lê um post quase sempre fazemos um "juizo de valor individual", é inevitável. Num espaço como este reservo-me o direito de ser responder como me achar mais conveniente e sim, fazendo juizos de valor sobre quem escreveu o post
Sem querer ser rebarbativo:
.compreendi a intenc,ao de te referires aa impreparac,ao nas teecnicas pedagoogicas vs. a vertente cientiifica; reconhecendo a diferenc,a, concebo que ee difiicil a transfereencia de conhecimento teecnico/cientiifico sem uma base pedagoogica conveniente. Por isso considerar ignorante o impreparado. Acrescem a esta impreparac,ao as condic,oes deficientes, frustrantes (alinhaste umas quantas que conheces directamente e eu quase adivinho pelo pouco que sei do meio escolar nos tempos que passam), e imagino o somatoorio de um professor mal preparado e enfentando circunstancias adversas, hostis. Mesmo que continue a considerar ignorante/impreparado o professor nestas condic,oes nao o responsabilizo, antes lamento a sua situac,ao.
.nada do que disse pode justificar, tal como entendo ser o caso, a existencia de excedente de professores. Se isso se devesse aas precaarias condic,oes de ensino o que ha a fazer ee sanar essas condic,oes, o que, incontornaavelmente, passa pela instalac,ao de um clima de Disciplina e Respeito que andam pelas ruas da amargura; passa igualmente pela responsabilizac,ao dos paizinhos que poem os rebentos aa porta da escola e, muitos deles, pouco mais fazem no ambito da educac,ao acadeemica dos filhos.
.em relac,ao aa questao do "juiizo de valor" nao fui claro, mas tentei. Ee claro que os fazemos em relac,ao ao conteuudo/substancia do que ee expresso, repito, isso ee oobvio, inerente. Por isso ter referido os que sao dirigidos ad hominem, creio que nao consideraaveis. E o contexto era a tua afirmac,ao (jaa laa vao uns posts e meio...) que ias responder porque eu tinha alterado a minha posic,ao de "bota-abaixo" (profs todos pulhas), para uma de "reconhecer que nem sempre estou certo".
Ora a resposta que deste contemplava um esclarecimento, foi por ti formulada de forma voluntaaria, e eu nao estou preparado para receber notas como essa que prenuncia: vou-te responder porque te estaas a portar melhor. Isso ficaraa para uma turma cheia de saguins do bairro social mais prooximo.
.em qualquer caso nao confundir um estilo mais truculento da desconsiderac,ao pessoal, que nao faria sentido uma vez que nao nos conhecemos e vivemos bem com ideias diversas. O termo "corporativo" levanta sempre alguma celeuma... se tivesse usado "consciencia de classe" apareciam os mentores da Ordem e Progresso a chamar-me Trotskista ou pior

artista Escreveu:Angrense Escreveu:O que é que está a precisar de uma limpeza? Satisfaz-te a qualidade do ensino em Portugal? Achas que pela criação de mega-agrupamentos, a situação vai melhorar?
O problema não está nos professores, pelo menos na sua maioria. A maior parte deles ganha uma porcaria, tendo em conta as despesas de deslocação, habitação, ... Se não te convence, dou-te o meu exemplo. Sou do Norte, estou colocado em Angra do Heroísmo, a receber 870 euros, trezentos dos quais vão para habitação. Vou a casa de 3 em 3 meses, e pago 330 euros pela viagem. Não recebo subsídio de férias nem de natal, sou um quase trabalhador independente. Se quero poupar algum, faço mais umas horas à noite todos os dias da semana. Queres trocar?
Atenção, não me estou a queixar, apenas a dar-te um exemplo de que as coisas não são bem como as pintas. Só estou nisto porque gosto do que faço e me sujeito ao sacrifício.
Não me leves a mal, mas o que está a precisar de uma limpeza são mentalidades como a tua!
Cumprimentos,
Angrense
Infelizmente a tua é a realidade de muitos docentes em Portugal, e ainda há alguns em pior situação, alguns que nem conseguem colocação...
Para muitos aqui no forum talvez esta história consiga iluminar algumas mentes bastante mal informadas!
Já agora Agrense, tens algum subsídio por estares tão longe da tua morada?
Boa sorte e paciência..
Boas,
não recebo qualquer subsídio! Já houve tempos em que existiu um subsídio de insularidade, mas já não existe. De qualquer forma, ninguém se pode queixar, só está no ensino quem quer e, dado o tempo em que vivemos, cada um tem que se sujeitar às circunstâncias de acordo com os sacrifícios que se dispõe a fazer. No meu caso, ando nisto há 3 anos, a saltar de ilha em ilha com a casa às costas. Mas hey, sou um preguiçoso, com um salário acima da média, que se habituou ao poleiro e tem a mania que é mais do que os outros. O que se há de fazer, sou um enjoadinho... por isso é que estou a chegar agora do trabalho, para preparar as aulas que começam amanhã às 8.
Cumprimentos,
Angrense
- Registado: 8/3/2012 19:45
Re: Mudanc,as de discurso, leituras.
bboniek00 Escreveu:Breve comentaarios:
1. Admito sempre que posso estar errado, considero essa atitude um acto de inteligencia
2. "profs todos pulhas" nao foi, a meu ver, a melhor leitura do que escrevi. Mas ficamos assim.
3. o que dizes sobre alguns profs mais novos nao serem ignorantes mas antes impreparados (os teus prooprios termos)... hummm... nao me agradam discussoes de semaantica pura. Entao estaa bem, estao impreparados, sem ignoraancia, dao-se a ensinar o que nao sabem.
Ee a minha noc,ao de Ignoraancia que ee de banda larga...![]()
Sempre a consideraa-lo, mas nao me trates melhor soo por admitires que eu me tornei mais flexiivel num argumento: ee um juiizo de valor (intelectual) e uma condicionante que nao acrescenta valor. E juiizos de valor individuais (ad hominem) nao sao benvindos, pois nao ? Nao somos figuras puublicas, eu nao sou o Nuno Crato e posso, livremente, expoor as minhas ideias no foorum. Gostamos todos ee de respostas como a tua, com algum conhecimento de causa e com vontade de partilhar.
Acho que interpretamos de forma diferente o termo "Impreparado": para ti impreparado tem a ver com a falta de conhecimentos na área, para mim impreparado não tem a ver com os "conhecimentos cientificos", mas sim com o dia a dia da escola.
Estou-me a referir à maneira de lidar com turmas demasiado grandes e heterogéneas, com a indisciplina (por vezes incuindo os pais), com crianças sub-dotadas, com crianças sobre-dotadas, com programas disciplinares inadequados, com o baixar o nivel do discurso de modo a ser compreendido pelos alunos (muitas vezes não é fácil), com a falta de vontade de trabalhar por parte dos alunos, com os alunos que desmaiam a meio da manhã porque ainda não terem comidom nada, com os alunos que, após 6 horas numa sala estão fartos da escola, com o facto de teres uma aula muito bem preparada e chegares à sala e verificares que o projector de video que requisitaste está avariado (o portátil é o teu), com um sem numero de situações que só quem as vive é que consegue imaginar.
Este tipo de coisas, de modo geral, não se estuda na universidade.
Acrescento que, mais importante do que os conhecimentos cientificos que o professor adquire na universidade é a capacidade de aquirir e adaptar novos conhecimentos. Um professor, para fazer o seu papel adequadamente tem que ser um eterno estudante, não só devido à evolução do conhecimento e técnicas, como também pela diversidade de conhecimentos que tem que transmitir aos seus alunos.
NOTA: quando se lê um post quase sempre fazemos um "juizo de valor individual", é inevitável. Num espaço como este reservo-me o direito de ser responder como me achar mais conveniente e sim, fazendo juizos de valor sobre quem escreveu o post
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
ferradm Escreveu:bboniek00 Escreveu:Ee assim: quando se tocam em interesses corporativos a reac,ao, ja tantas vezes reppetida que, portanto, esperada, ee do geenero:
Não é uma questão de corporativismo. A questão é que as críticas que aqui são feitas são tão absurdas e ao mesmo tempo revelam ignorãncia total sobre o assunto, porque não passam de críticas gratuitas aos professores.
É dificil a alguém que está dentro do sistema, que lida diáriamente com tantas dificuldades que hoje se colocam numa escola, ler o que aqui é dito por alguns intervenientes sem se irritar.
Trazem exemplos aterradores que conhecem ou que alguem lhe disse e tomam de imediato o todo pela parte. Pois eu posso arranjar 10, bons exemplos por cada 1 mau que me apresentem.
Pois eu gostaria de convidar qq um daquels mais críticos neste forum a passar uma semana numa escola e acompanhar de perto o trabalho de um professor que é diretor de turma, que tem 7 turmas de níveis diferentes e que em cada turma tem um aluno com necessidades educativas especiais. E isto numa escola perfeitamente normal. Já nem falo nas escolas em meios urbanos com casos sociais graves.
Analisar o processo burocrático a que hoje os professores estão sujeitos e ver o ordenado que auferem ao fim do mês. Depois sim já legitimamente faziam as criticas que entendem-se.
Nao posso deixar de o dizer:
Creio que nao seria capaz, nao o quereria certamente, ser professor nas condic,oes em que hoje eles trabalham nas escolas e a desautorizac,ao a que foram sujeitos. Assistem-lhes razoes de queixa das mais fortes em Portugal no que diz respeito aos meios de trabalho. Eu quando me "defendo da matilha" nao deixo de gostar de caes, de reconhecer os seus dons de fidelidade, mas nao sou obrigado a ser mordido.
Soo faltava eu vir para aqui atacar os professores em geral... nada disso.

Mudanc,as de discurso, leituras.
Breve comentaarios:
Ee a minha noc,ao de Ignoraancia que ee de banda larga...
Ee a minha noc,ao de Ignoraancia que ee de banda larga...

bboniek00 Escreveu:Ee assim: quando se tocam em interesses corporativos a reac,ao, ja tantas vezes reppetida que, portanto, esperada, ee do geenero:
Não é uma questão de corporativismo. A questão é que as críticas que aqui são feitas são tão absurdas e ao mesmo tempo revelam ignorãncia total sobre o assunto, porque não passam de críticas gratuitas aos professores.
É dificil a alguém que está dentro do sistema, que lida diáriamente com tantas dificuldades que hoje se colocam numa escola, ler o que aqui é dito por alguns intervenientes sem se irritar.
Trazem exemplos aterradores que conhecem ou que alguem lhe disse e tomam de imediato o todo pela parte. Pois eu posso arranjar 10, bons exemplos por cada 1 mau que me apresentem.
Pois eu gostaria de convidar qq um daquels mais críticos neste forum a passar uma semana numa escola e acompanhar de perto o trabalho de um professor que é diretor de turma, que tem 7 turmas de níveis diferentes e que em cada turma tem um aluno com necessidades educativas especiais. E isto numa escola perfeitamente normal. Já nem falo nas escolas em meios urbanos com casos sociais graves.
Analisar o processo burocrático a que hoje os professores estão sujeitos e ver o ordenado que auferem ao fim do mês. Depois sim já legitimamente faziam as criticas que entendem-se.
- Registado: 25/1/2012 12:00
Não é coorporativismo... é alguém que está dentro da escola, que nos ultimos 10 anos esteve na gestão, que está no ensino por opção e que sempre acreditou e continuará a acreditar que o principal numa escola são os alunos (no sentido restrito, não incluindo aqueles que fazem da escola um campo de batalha - algumas vezes fisica, muitas vezes psicológica; às vezes contra os professores/funcionários, muitas vezes contra outros alunos).
Como mudaste o tom do teu discurso, que passou do "aqueles pulhas dos profs" para "admito que posso estar errado", vou-te responder com base do que eu conheço das escolas secundárias (admito que seja válido para o 3º ciclo)
1- Não percebo o que é que um professor em fim de carreira pode fazer para minorar o estado de precariedade dos mais novos.
Na parte que referes que há "professores em fim de carreira arrastam os rabos pelas escolas", admito que há anos existiam alguns, mas muitos menos do que o que se pensa. No entanto esses professores aproveitaram a hipóteses de antecipar a reforma. Os que não tinham idade, com todo o trabalho nas escolas, com o fim do isolamento das disciplinas, tiveram que trabalhar a sério. Não digo que não existam, mas são poucos e em limitados a 2 ou 3 disciplinas. E não são necessariamente "professores" em fim de carreira!!
bboniek00 Escreveu:2. aos mais novos que sao culturalmente ignorantes, impreparados, e que foram parar a professores porque se licenciaram a fugir das "matemaaticas" em cursos que Portugal nao precisou nem nunca ha-de precisar.
Todos os professores mais novos têm licenciaturas (corrijo: mestrados pós Bolonha) em cursos via ensino. Se não tiverem não vale a pena pensarem em entrar no ensino (pelo menos para já), por isso não faz sentido dizeres que são professores que se licenciaram a fugir das "matemáticas". A comprovar isto é o facto da matemática ainda ser um dos grupos com mais candidatos. Se Portugal precisa desses cursos? em minha opinião sim! acredito que ainda não temos falta de professores por várias jogadas do ministério: aumento do nº de horas lectivas, passagem de aulas e cargos para horas não lectivas, aumento de alunos por turma, diminuição do nº de disciplinas (neste ponto concordo, pois a carga horária dos nossos alunos é brutal comparada com a dos outros países da Europa, nomeadamente a da Finlandia).
De qualquer modo, tal como ninguém se questiona se há cursos noutras áreas a mais porque será problema se houver professores a mais?
Quanto aos novos professores serem culturalmente ignorantes, não posso concordar.
Concordo que são impreparados, não por culpa deles, mas por culpa das Universidades que permitiram que o ano que os futuros professores estavam na escola, com turmas reais, fosse substituido por... qualquer coisa na universidade. Mas mesmo isto é facilmente ultrapassado, por um lado estes jovens trazem muita energia e vontade de aprender, por outro lado contam com o apoio dos mais velhos.
Como em tudo existem excepções!!!!
Para acabar quero que fique bem claro que não acho que o governo tenha obrigação de empregar ninguém que não seja necessário. Por isso estou contra os sindicatos que reclamam que há professores desempregados.
Não concordo é com o elevado nº de alunos por turma. Por exemplo o nº de alunos das turmas dos cursos profissionais passou de 18-23 para 26-30.
Imaginam o que é dar aulas numa disciplina prática em que tens 15 alunos e apenas material para 3 ou 4? e informática numa sala com 30 alunos e 8 ou 9 computadores? ou matemática com 30 alunos que não sabem fazer 2+2, nem querem saber?
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Para ser sincero conheço muito mal o assunto dos mega-agrupamentos...
Relativamente aos subsídios para quem trabalha na direção de uma escola também não conheço muitas situações a fundo. A única que conheço é de um amigo meu que esteve menos de um ano na direção de uma escola. Ganhava mais 400 euros por mês, disse-me que nem por mais 1000 e ficou todo contente quando no final do ano letivo a escola foi agrupada com outras e a direção da escola onde ele estava teve de sair! É apenas um caso não sei até que ponto é ou não representativo!
Relativamente aos subsídios para quem trabalha na direção de uma escola também não conheço muitas situações a fundo. A única que conheço é de um amigo meu que esteve menos de um ano na direção de uma escola. Ganhava mais 400 euros por mês, disse-me que nem por mais 1000 e ficou todo contente quando no final do ano letivo a escola foi agrupada com outras e a direção da escola onde ele estava teve de sair! É apenas um caso não sei até que ponto é ou não representativo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, CORTIÇA, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 332 visitantes