Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alexandre Soares dos Santos:«Considero que fui roubado»

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Alexandre Soares dos Santos:«Considero que fui roubado»

por Mares » 9/9/2011 14:21

Elias Escreveu:
Mart77 Escreveu:
Elias Escreveu:
Mart77 Escreveu:Tu quando falaste nos 5000€ referiste que era ordenado base.

Eu não escrevi tal coisa!

Desculpa faltou-me o ponto de interrugação, vou fazer o edit!

Ok, assim é outra coisa. :)

Agora a questão é esta: o trabalho de um empregado de caixa vale 5000 euros?

Se a função começa a ser muito cara, tem de acontecer uma de duas coisas: ou aumento o preço dos produtos e perco competitividade, ou corto nos custos e substituo empregados de caixa por máquinas como fgaz o Belmiro.

Qual é a diferença entre um caixa de supermercado e um caixa de um banco?

(As redes de supermercados ainda tem lucros... os bancos tem dívidas).

Qual é a diferença uma caixa ATM e uma caixa automática de supermercado?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 9/9/2011 14:17

Mart77 Escreveu:
Elias Escreveu:

Ok, assim é outra coisa. :)

Agora a questão é esta: o trabalho de um empregado de caixa vale 5000 euros?

Se a função começa a ser muito cara, tem de acontecer uma de duas coisas: ou aumento o preço dos produtos e perco competitividade, ou corto nos custos e substituo empregados de caixa por máquinas como fgaz o Belmiro.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Mart77 » 9/9/2011 14:13

Elias Escreveu:

Registado: 18/8/2011 20:50

por Elias » 9/9/2011 14:12

por Mart77 » 9/9/2011 14:07

Elias Escreveu:
Mart77 Escreveu:Não sendo o oscar respondo, sim dependendo do nº de empregados e resultados liquidos anuais. Qual seria o problema da distrubuição dos resultados com os empregados, pq eu nunca percebi!

Este aspecto é muito interessante.

Tu por acaso ouviste a entrevista? É que o Soares dos Santos refere explicitamente que os empregados, para além do salário base, têm prémios de produtividade, em função dos resultados obtidos (quer os individuais, quer os da empresa).

Mas eu disse que os 5000€ era ordenado base? Tu quando falaste nos 5000€ referiste que era ordenado base? Os prémios produtividade não é rendimento? O que queria dizer 5000 de rendimento dependendo dos empregados e do rendimento liquido da empresa não invalida que o seu empregado chamado vá-lá de "base" possa ganhar 5.000€.
Editado pela última vez por Mart77 em 9/9/2011 14:14, num total de 1 vez.

por rmachado » 9/9/2011 13:59

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Acho que devia ser pagos mais perto dos 700 do que dos 475 (ou perto disso)

Bem, mas enquanto houver pessoas dispostas a trabalhar por 475, os salários não vão subir para os 700.

Achas que se deve censurar quem aceita trabalhar por 475?

Infelizmente não... mas depois tb não se admirem que não queiram trabalhar...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Mart77 » 9/9/2011 13:59

"Por exemplo, Soares dos Santos disse que, na abertura de uma loja no Algarve tinha 29 postos de trabalho e apenas quatro foram ocupados. Da mesma forma, disse que, no Algarve, os funcionários falham ao trabalho vários dias por mês"

Mas o homem tem algum problema com o Algarve? Já não é a 1ª vez que fala da região. Pergunto a lei da oferta e da procura não se aplica na empresa dele...se não existe funcionários é pq eles tem alternativas e não aceitam as condições que ele oferece...ele aumenta e preencha as vagas...simples! Ou então sai do Algarve pq não tem funcionários.
E existe outra coisa chamada mobilidade (aplica-se também ao netos do Sr que foram lá para fora) os trabalhos no Algarve não são só para os "algarvios" será que de outros pontos do País não acharam atractivos os postos que o Sr tinha para oferecer?

Atenção: Não quero que fiquem com a ideia de no Algarve não quererem investidores como este Sr(o que seria completamente contrário com o passado da região). O que pretendo dizer é que ele quer ganhar € (normal) os outros também!(sendo empregados já não lhe parece tão normal)

P.s. Essa de no Algarve faltam mais quer dizer o que concretamente?
Editado pela última vez por Mart77 em 9/9/2011 14:01, num total de 2 vezes.

por Elias » 9/9/2011 13:55

rmachado Escreveu:Acho que devia ser pagos mais perto dos 700 do que dos 475 (ou perto disso)

Bem, mas enquanto houver pessoas dispostas a trabalhar por 475, os salários não vão subir para os 700.

Achas que se deve censurar quem aceita trabalhar por 475?

por rmachado » 9/9/2011 13:51

Elias Escreveu:
Mares Escreveu:Mas para trabalhar numa caixa de supermercado, onde a eficiência não deverá ser de extrema importância, ficar la mais tempo (e com salários baixos), poderá baixar ainda mais os "custos do trabalho".

rmachado Escreveu:Até pode pagar mal aos caixas... :)

Mas qual é a base para afirmar que o salário dos caixas é baixo?

E já agora, qual deveria ser o salário de um caixa?

Normalmente é o Salário minimo.. conehço quem trabalhava nelas e era o que recebia.

Agora tb conheço quem trabalhe agora e recebe perto de 700..

O sálario de um caixa devia ser na medida da qualidade do mesmo... e não me venham dizer que é um trabalho indiferenciado que não é bem assim..

Tens os que fazem aquilo com uma eficiência brutal e os "outros"...
Além do mais não deixam de ser um pouco a cara visivel do supermercado.

Acho que devia ser pagos mais perto dos 700 do que dos 475 (ou perto disso)

por Elias » 9/9/2011 13:51

Mart77 Escreveu:Não sendo o oscar respondo, sim dependendo do nº de empregados e resultados liquidos anuais. Qual seria o problema da distrubuição dos resultados com os empregados, pq eu nunca percebi!

Este aspecto é muito interessante.

Tu por acaso ouviste a entrevista? É que o Soares dos Santos refere explicitamente que os empregados, para além do salário base, têm prémios de produtividade, em função dos resultados obtidos (quer os individuais, quer os da empresa).

por Elias » 9/9/2011 13:50

pdcarrico Escreveu:Mal por mal, prefiro o Belmiro, que é em termos de negócio é igual, mas para mim é muito mais genuíno.

Pois é... mas o Belmiro já começou as substituir os "caixas humanos" por "caixas automáticos" em que o cliente passa as suas próprias compras...

Este modelo já existe em vários hipermercados Continente e se a tendência se mantiver, então os "caixas mal pagos" darão progressivamente lugar a postos de trabalho extintos.

por rmachado » 9/9/2011 13:49

AikyFriu Escreveu:Boas
Não sei quais as condições dos 29 postos de trabalho desta empresa.
Mas porque estamos a falar em supermercados no Algarve, dou o exemplo do Continente que quando abriu em Loulé, tinha cerca de 20 vagas (não me lembro bem o nº exacto) e preencheu 3 em tempo útil.
As condições que ofereciam? um luxo: ordenado minimo e trabalho entre 10 a 12 horas por dia. Claro que no contrato não estavam estas horas, apenas estavam as horas entre a abertura do supermercado e o fecho.

Outro exemplo: há 2 anos o meu filho, para ganhar umas coroas nas féria de verão, inscreveu-se para repositor no Modelo. Assinou um contrato onde recebia um ordenado à hora calculado com base no ordenado mínimo e trabalhava das 23h00 às 2h00. Esteve lá 2 meses e raros os dias conseguia sair antes da 4 da manhã. Claro que não ganhou um cêntimo a mais por isso.

Depois admiram-se de não preencher as vagas.

Pois... nesse particular tens muita razão.

Um dos grandes problemas é termos um ordenado minimo que faz juz ao nome... o que não é bom e até os patrões referem isto (pelo menos os que querem ver para além do "habitual").

Agora qual seria o valor justo? É discutivel mas se tivermos em conta que a mediana de salário é 700 Euros (ou perto disso) mas a média é 1000... talvez o mesmo devesse ser uns 650 no minimo,

por Mart77 » 9/9/2011 13:48

oscar.coelho Escreveu:
Elias Escreveu:Na realidade não percebo onde queres chegar com esta linha de argumentação.

Por mim a resposta pode ser: 5000.00€ (acho um valor jeitoso).

oscar se tu fosses dono de um supermercado pagavas 5000 euros aos teus empregados?

Não sendo o oscar respondo, sim dependendo do nº de empregados e resultados liquidos anuais. Qual seria o problema da distrubuição dos resultados com os empregados, pq eu nunca percebi!

por Elias » 9/9/2011 13:42

pdcarrico Escreveu:O que eu não gosto, é aquela pose de homem de Estado, quando se sabe que o que ele paga é uma miséria

Mas tu sabes quanto é que ele paga para afirmares que é uma miséria?

oscar.coelho Escreveu:Na realidade não percebo onde queres chegar com esta linha de argumentação.

oscar se tu fosses dono de um supermercado pagavas 5000 euros aos teus empregados?

por oscar.coelho » 9/9/2011 13:35

Elias Escreveu:
Mas tu achas que devem ser aumentados os salários?

Se sim, para quanto?

Elias Escreveu:
Mas qual é a base para afirmar que o salário dos caixas é baixo?

E já agora, qual deveria ser o salário de um caixa?

Na realidade não percebo onde queres chegar com esta linha de argumentação.

oscar

Registado: 12/6/2011 19:11

por pdcarrico » 9/9/2011 13:08

Elias Escreveu:De acordo, mas essas situações (trabalho a mais não remunerado) só acontece porque as pessoas se sujeitam a isso.

E se a lei não ajudar, as pessoas sujeitam-se ainda mais. As pessoas sujeitam-se porque têm de .. não porque queiram.

Elias Escreveu:

Se sim, para quanto?

Não Elias. Entendo perfeitamente que ele pague quanto queira, dentro da lei é claro.

O que eu não gosto, é aquela pose de homem de Estado, quando se sabe que o que ele paga é uma miséria e o que ele propõe parece ser apenas para benefício próprio. Não me agrada ver alguém que quer vender uma imagem de si próprio de uma maneira quando afinal é de outra.

Mal por mal, prefiro o Belmiro, que é em termos de negócio é igual, mas para mim é muito mais genuíno.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

Re: Pois ee !

por Mares » 9/9/2011 13:07

Elias Escreveu:
bboniek00 Escreveu: Ele paga mal (Pingo Doce, sabe bem pagar tao pouco...).

Podes concretizar / quantificar?

Se fôr dentro do preço de mercado:

Tipo de Contrato Oferecido
A Termo
Duração
4 (meses)
Trabalho a Tempo
Completo
Remuneração oferecida
506 Euro
Outras Regalias
O SALÁRIO TEM COMO TECTO BASE OS 506 EUROS ILIQUIDOS

http://www.centro-emprego.net/oferta-86 ... 1dd86.html

Tipo de Contrato Oferecido
A Termo
Duração
12 (meses)
Trabalho a Tempo
Completo
Remuneração oferecida
500 Euro
Subsídio de Refeição
49

http://www.centro-emprego.net/oferta-b2 ... 9560f.html

E muito outros exemplos em:

http://www.careerjet.pt/emprego-operado ... rcado.html
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por SMarq » 9/9/2011 13:06

Penso que as grandes cadeias de Hipers (JM e Continente) e principalmente as suas figuras de proa Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo estão a ferver e a ficar um pouco entalados.

Eu explico porquê?
As medidas que estes senhores queriam seriam algo deste tipo.
-Flexibilização do despedimento
-Redução do valor das indemnizações por despedimento
-Aumento da carga horária laboral
-As taxas do IVA ficarem conforme estão.
(Diga-se em abono da verdade qeu concordo que algumas delas não devem subir).

Algumas destas medidas já foram implementadas, mas estes senhores não foram habituados a que lhes toque também a eles! Apesar do partido que está no governo em termos idológicos poder favorecer estes senhores, o tiro está a sair pela colatra,... daí mencionar que estes senhores estão em pulgas,... e o senhor Belmiro de Azevedo anda muito calado.

Numa entrevista dada pelo Bispo do Porto, na TVI este referia que os mais ricos poderiam contribuir nesta fase dificil de várias formas e que não seria obrigatório o aumento do IRS para rendimentos mais elevados ou uma taxa sobre o património.
Concordo com ele,... mas alguém ouviu os senhores mais ricos de Portugal tomarem a iniciativa contribuir para saída desta crise,... tipico do patrão Português!

Nem apoiar efectivamente a produção Portuguesa estes senhores apoiam, e os poucos produtores nacionais que trabalham para estas cadeias são chulados até ao tutano! Limitam-se apenas a publicidade para atirar areia para os olhos dos Portugueses!
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por Elias » 9/9/2011 13:00

AikyFriu Escreveu:As condições que ofereciam? um luxo: ordenado minimo e trabalho entre 10 a 12 horas por dia. Claro que no contrato não estavam estas horas, apenas estavam as horas entre a abertura do supermercado e o fecho.

Outro exemplo: há 2 anos o meu filho, para ganhar umas coroas nas féria de verão, inscreveu-se para repositor no Modelo. Assinou um contrato onde recebia um ordenado à hora calculado com base no ordenado mínimo e trabalhava das 23h00 às 2h00. Esteve lá 2 meses e raros os dias conseguia sair antes da 4 da manhã. Claro que não ganhou um cêntimo a mais por isso.

De acordo, mas essas situações (trabalho a mais não remunerado) só acontece porque as pessoas se sujeitam a isso.

pdcarrico Escreveu:Repara que eu não questiono se a medida é certa ou não, mas como beneficia descaradamente quem a propõe, de forma até maior do que um aumento dos salários,

Se sim, para quanto?

por Mart77 » 9/9/2011 12:58

Gosto de ouvir este senhor em muitos aspectos, só tem um defeito para mim é tendencioso.

por pdcarrico » 9/9/2011 12:57

Elias Escreveu:
pdcarrico Escreveu:Sim Elias mas o meu ponto é aplicado a caixas e outros operadores. Existe uma necessidade de horas/trabalho de indiferenciados por loja. Se esse número de horas for feito por menos pessoas mas ao mesmo custo, baixa o encargo laboral.

Um aumento do número de horas não vai aumentar o VAB de cada loja do grupo, entendeste?

Achas que esse raciocínio se aplica a todo o tipo de comércio?

Não necessariamente. A comércios muito específicos a necessidade de mercado é diferente. Num hipermercado, o VAB vai variar em função da demografia e do poder de compra.

Repara que eu não questiono se a medida é certa ou não, mas como beneficia descaradamente quem a propõe, de forma até maior do que um aumento dos salários, entenderia que ele deveria ser mais comedido a fazer essa sugestão. poderia entender a proposta se a margem dele estivesse próxima de zero, ou estivesse com sérios problemas de liquidez ... mas não parece ser o caso.

A crise parece passar bem longe da família Soares dos Santos.
Pedro Carriço

por AikyFriu » 9/9/2011 12:55

Boas
Não sei quais as condições dos 29 postos de trabalho desta empresa.
Mas porque estamos a falar em supermercados no Algarve, dou o exemplo do Continente que quando abriu em Loulé, tinha cerca de 20 vagas (não me lembro bem o nº exacto) e preencheu 3 em tempo útil.
As condições que ofereciam? um luxo: ordenado minimo e trabalho entre 10 a 12 horas por dia. Claro que no contrato não estavam estas horas, apenas estavam as horas entre a abertura do supermercado e o fecho.

Depois admiram-se de não preencher as vagas.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por Elias » 9/9/2011 12:47

pdcarrico Escreveu:Sim Elias mas o meu ponto é aplicado a caixas e outros operadores. Existe uma necessidade de horas/trabalho de indiferenciados por loja. Se esse número de horas for feito por menos pessoas mas ao mesmo custo, baixa o encargo laboral.

Um aumento do número de horas não vai aumentar o VAB de cada loja do grupo, entendeste?

Achas que esse raciocínio se aplica a todo o tipo de comércio?

por pdcarrico » 9/9/2011 12:43

Elias Escreveu:
pdcarrico Escreveu:Não tenho uma estatística actualizada mas julgo estar certo se disser que o grosso dos funcionários trabalham na estrutura de distribuição - caixas, pessoal de loja, etc..

Não digo o contrário.

Mas há pouco só referiste os caixas.

Sim Elias mas o meu ponto é aplicado a caixas e outros operadores. Existe uma necessidade de horas/trabalho de indiferenciados por loja. Se esse número de horas for feito por menos pessoas mas ao mesmo custo, baixa o encargo laboral.

O mesmo não diria sobre uma empresa industrial que poderia facturar mais se tivesse o pessoal a trabalhar mais tempo.
Pedro Carriço

por pdcarrico » 9/9/2011 12:39

Já agora só para concretizar a questão da valuation vs lucro. Creio que 90% do valor da JM dado em relatórios de equity valuation é atribuído à Polónia mas apenas 55% da facturação e 65% do ebidta é que são de lá.

O facto é que o ebidta de 2011 em Portugal não caiu.
Pedro Carriço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, FalcãoBeira, Google Adsense [Bot], josehenry400, paul_invest, PAULOJOAO e 232 visitantes