Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

França e Itália preparam-se para banir short selling

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marco Martins » 18/8/2011 18:39

MarcoAntonio Escreveu:
aguiarc Escreveu:eu acho bem que se proíba o short selling.
para começar acaba com a malta a querer que as cotações desçam. isso já é uma boa razão!
As empresas Portuguesas têm é k resistir e ter quem acredite nelas.

Bom, em primeiro lugar, estás a partir do pressuposto que as acções caiem por causa do short-selling (ou que sobem mais na ausência dele). Aconselho-te a ler o par de documentos que já foram aqui colocados que mostram o que é que realmente aconteceu ao mercado quando foram proibidos noutras ocasiões...

Não há evidêncais de que a proibição do short-selling melhore as condições do mercado, antes pelo contrário.

Outra questão: vamos assumir que as acções subiriam mais na ausência de short-selling: o que é achas prioritário, o mercado avaliar bem as acções ou as acções subirem de valor independentemente das condições do mercado e do seu valor, isto é, achas prioritário que as acções subam, ainda que isso seja conseguido de forma artificial?

Para já as condições de mercado não estão a melhorar...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 18/8/2011 15:04

VirtuaGod Escreveu:
Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:Eu proibia era já as vendas por 15 dias. E compras, só mesmo em uptick. 8-)

Ó chefe, essa tem direitos de autor. :shame:

A regra do uptick deve ser mais velha que tu pois remonta a 1938!! Se há direitos de autor não devem ser teus :mrgreen:

Eu também não disse que eram meus. :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 12:21

por migluso » 18/8/2011 15:02

artista Escreveu:
Pickbull Escreveu:
JCS Escreveu:O Dexia (que não pode ser shortado) cai neste momento mais de 8%... quem diria (ironia)... quem será que está a vender então? :roll: 8-)

E esta hein?

Ao menos que alguém beneficiasse com o movimento de descida e assim ao menos não perdiam todos... mas enfim...

JCS

O Prof. Marcelo já te explica isso no fim de semana. :wink:

Sem short's o mercado fica até menos líquido e por isso mais vulnerável à tendência vigente! :)

Prof. Marcelo,

Por favor explique aos portugueses o que é um short squeeze rally e porque é que os políticos acabaram com o único "fluxo" capaz de fazer o mercado subir.

wow... que números... tá tudo f.....
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por VirtuaGod » 18/8/2011 15:01

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:Eu proibia era já as vendas por 15 dias. E compras, só mesmo em uptick. 8-)

A regra do uptick deve ser mais velha que tu pois remonta a 1938!! Se há direitos de autor não devem ser teus :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por artista_ » 18/8/2011 14:56

Pickbull Escreveu:
JCS Escreveu:O Dexia (que não pode ser shortado) cai neste momento mais de 8%... quem diria (ironia)... quem será que está a vender então? :roll: 8-)

E esta hein?

Ao menos que alguém beneficiasse com o movimento de descida e assim ao menos não perdiam todos... mas enfim...

JCS

Sem short's o mercado fica até menos líquido e por isso mais vulnerável à tendência vigente! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pecarpin » 18/8/2011 14:52

Com toda a conversa sobre o naked short-selling, desencantei este documentário da Bloomberg com alguns aninhos que achei bastante interessante:

http://video.google.com/videoplay?docid=4490541725797746038

Espero que não seja repost e, caso seja, peço desculpa. Mas acho que vai bem no contexto deste tópico.
Cumprimentos,
Pedro

Registado: 1/12/2010 14:13

por Elias » 18/8/2011 14:33

Dexia já cai 11% e a Société Générale cai 8%.

por Marco Martins » 18/8/2011 13:29

migluso Escreveu:
JCS Escreveu:O Dexia (que não pode ser shortado) cai neste momento mais de 8%...

JCS

Terá sido o Dexia a financiar-se em 500mm junto do BCE?

http://www.zerohedge.com/news/behind-sc ... y-cash-ecb

Se fosse o Dexia (creio que é Belga) isso seria uma facada sem capacidade de resposta à Bélgica e à Europa!!

Como é que um país sem governo irá ter capacidade para tomar medidas impopulares para conseguir socorrer a uma das suas instituições financeiras?

* corrigi onde tinha (creio que é ) para (creio que é Belga) ... foi um lapso meu na escrita, pois não tenho qualquer tipo de indicações de que seja o Dexia!
Editado pela última vez por Marco Martins em 18/8/2011 14:42, num total de 1 vez.

Registado: 7/4/2007 17:13

por JCS » 18/8/2011 12:36

Nos comentários falam no Société Generale. Como mundo está já é impossivel saber ao certo, na fase em que estamos pode ser qualquer um praticamente...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Pickbull » 18/8/2011 12:36

E esta hein?

JCS

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por migluso » 18/8/2011 12:28

JCS Escreveu:O Dexia (que não pode ser shortado) cai neste momento mais de 8%...

JCS

Terá sido o Dexia a financiar-se em 500mm junto do BCE?

http://www.zerohedge.com/news/behind-sc ... y-cash-ecb
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 18/8/2011 12:14

Elias Escreveu:Ó chefe, essa tem direitos de autor. :shame:

Caríssimo, não estou a ver no post o simbolo © mas, pelo sim, pelo não, vou agora ligar para o INPI e saber se está registada. :mrgreen:

Eu estou é a ficar velho porque, até agora, a maior parte do meu tempo de trading foi passado com o raio da regra do uptick nos states. Quantas vezes tínhamos de estar à espera da subida dum tick para poder shortar. Nas ordens de stop limit então, quando não se estava à frente do PC, não eram raras as vezes em que se ficava a ver navios. Bendita hora em que acabaram com isso.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 18/8/2011 12:02

por Automech » 18/8/2011 11:49

Eu proibia era já as vendas por 15 dias. E compras, só mesmo em uptick. 8-)

por JCS » 18/8/2011 11:48

Elias Escreveu:Devem ser os canalhas dos especuladores a pressionarem os preços em baixa para depois comprarem mais barato :twisted:

Só podem. Esses criminosos que ganham com a desgraça dos outros. Aposto que esta queda de 8% hoje já não é desgraça para ninguém... :twisted:
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Elias » 18/8/2011 11:43

E esta hein?

JCS

Devem ser os canalhas dos especuladores a pressionarem os preços em baixa para depois comprarem mais barato :twisted:

por JCS » 18/8/2011 11:33

O Dexia (que não pode ser shortado) cai neste momento mais de 8%... quem diria (ironia)... quem será que está a vender então? :roll: 8-)

E esta hein?

JCS
"Every trade is a test"

por Mares » 17/8/2011 9:30

Elias Escreveu:
Mares Escreveu:Suponho que não esteja a falar nenhuma novidade para ti.

Supões bem :wink:

Vêmos que a discussão sobre proteger o investimento atráves de seguros é algo que interessa aos investidores mais "cuidadosos".

Também muitas empresas precisam de fazer "hedging" sobre de3terminado activo (empresa aérea na cotação do petróleo, empresa exportadora no câmbio, etc, etc). E existem casos de empresas que utilizaram esse mecanismo, índo muito além dessa proteção e passaram a especular no mercado... algumas delas falíram e colocaram milhares de trabalhadores no desemprego...

Existe ainda um outro lado mais negro do mercado, em que tirar a "comida dos pobres" e coloca os preços dos bens alimentares na estratosfera (por exemplo).

No final são eles que "comem" tudo, enquanto milhões de pessoas morrem à fome.

Isso não é mercado.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 17/8/2011 9:14

Mares Escreveu:Suponho que não esteja a falar nenhuma novidade para ti.

Supões bem :wink:

por Mares » 17/8/2011 9:13

Elias Escreveu:
Mares Escreveu:Então as crises financeiras surgem de fortes quedas nos mercados de ações.

As quedas nos mercados de acções só afectam directamente as empresas que investem directamente nesses mercados, não é?

Existe esse problema... Elas tem participações em outras empresas e o lucro não provêm apenas das suas actividades, mas também de participações cruzadas.

Quando dá para o "torto", existe um efeito de contágio que se alastra a todo mercado.

Suponho que não esteja a falar nenhuma novidade para ti.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por MarcoAntonio » 17/8/2011 2:14

Seaman Escreveu:Marco,

concordo que as Opções são um excelente instrumento financeiro não só pelas estratégias de hedging que permitem (principalmente para quem tem posições longas alavancadas ou que não tem flexibilidade para se desfazer delas quando quiser) mas infelizmente não há Opções sobre acções do PSI20.

Desconheço o funcionamento dos Warrants.

A diferença essencial entre um warrant e uma opção é o facto de um opção poder ser "shortada" e um warrant não.

Isto depois tem consequências, nomeadamente no pricing: o pricing da opção (volatilidade implícita e etc) é obtido pelo mercado; o pricing do warrant é unilateral, é o emitente que calcula (estima, estipula, whatever) a volatilidade implícita e decide quanto o warrant vale, seguindo o modelo de Black-Scholes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Seaman » 17/8/2011 2:10

Marco,

concordo que as Opções são um excelente instrumento financeiro não só pelas estratégias de hedging que permitem (principalmente para quem tem posições longas alavancadas ou que não tem flexibilidade para se desfazer delas quando quiser) mas infelizmente não há Opções sobre acções do PSI20.

Desconheço o funcionamento dos Warrants.

Gostaria que houvesse Opções do tipo Europeias ou mesmo do tipo Americanas sobre as acções do PSI20.

Muita informação útil retiraria das listas diárias das cotações das call e puts dessas Opções (por exemplo a volatilidade implícita, etc).

.

Registado: 4/4/2009 0:57

por MarcoAntonio » 17/8/2011 2:02

Já agora, para resumir a ideia das opções/warrants, é basicamente isto:

> imaginemos que eu abro uma posição na acção XPTO, é uma posição significativa e que eu quero deter seja lá porque motivo for (estratégico, por exemplo) e da qual não me vou desfazer;

> suponhamos que eu abro a posição a 10 euros e estou disponível para perder até 1 euro por acção (mais qualquer coisa);

> então, acompanho essa posição com a aquisição de puts com strike a 9 euros dentro do meu prazo de investimento e na quantidade apropriada em função da paridade (eu posso ir fazendo uma espécie de roll-over de puts ao longo do tempo, sublinhe-se);

Note-se que, neste exemplo, não estou protegido para quedas inferiores a um euro e ainda que eu terei uma despesa adicional por via da perda de valor temporal, o que se pode entender como o prémio do seguro.

A paridade/alavancagem é particularmente interessante neste tipo de aplicação pois permite empatar menos capital adicional na parcela que existe para proteger o investimento maior como acontece igualmente outras formas de hedging.

Também é importante assinalar que a acção pode valorizar indiscriminadamente, mas o warrant não passa para baixo de zero (existe um tecto para a perda no warrant, basicamente é o preço que se pagou para estar segurado). Será indiferente se a acção sobe de 10 para 30 ou 50, essas subidas não serão canceladas pelo warrant...

Isto é impossível replicar só com acções.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/8/2011 2:10, num total de 1 vez.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 17/8/2011 1:52

Elias, eu quando falei em seguro é porque são mesmo um seguro. Tu se tiveres apenas acções não consegues evitar que um gap passe por cima do teu stop loss, ao passo que com acções+puts consegues garantir um stop. Custa é dinheiro, obviamente. :wink:

por MarcoAntonio » 17/8/2011 1:45

Elias Escreveu:Sim, em rigor não é a mesma coisa, mas tem semelhanças :P

É "semelhante" mas não é igual.

E tanto não é igual que originalmente e conceptualmente, as opções foram criadas precisamente para esse tipo de aplicação (alguém que por exemplo detém uma posição num activo em acções e quer segurar essa posição de determinada forma).

Claro que com o tempo (possivelmente bem rapidamente) passaram a ser negociados de forma autónoma porque obviamente também podem ser utilizados para especular/tradar "sozinhos".

Mas não é efectivamente o mesmo que deter posições longas e curtas ao mesmo tempo.

Também convém referir que é "corrente" dizer-se que alguém que comprou puts "shortou" mas é uma imprecisão (que só ocorre provavelmente na europa, uma vez que por exemplo nos estados unidos isso daria azo a confusão imediata). Alguém que compra puts está a apostar na queda (e "tenderá a ganhar" com a queda) mas não está efectivamente a shortar nada (a única posição que detém é longa).
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, yggy e 360 visitantes