Combustiveis: Bem essencial ou luxo?
Re: Ò Elias
Iniciado Escreveu:Ò Elias desculpa lá insistir.
Vou dar um exemplo concreto:
A minha mulher vive em Ourem e trabalha perto de Leiria,como não é funcionária publica , não tem hora de saída.
Quando o trabalho assim o exige tem de ficar mais meia hora ou uma hora (o que for preciso).
Como vês não tem a minima hipotese de andar de transportes publicos (mesmo que naquela zona existissem).
E como os empregos começam a ser escassos, a solução só pode ser viatura propria.
Infelizmente como ela existem montes de casos identicos
Não digo o contrário. Os transportes públicos não servem a toda a gente e há casos em que manifestamente não há essa opção.
Mas como referi acima, mesmo onde eles existem na sua maioria andam quase vazios, e deixando de lado a minha teoria de que as pessoas não querem andar de transportes públicos (vistos como coisa de pobre), a única conclusão é que se calhar não servem a ninguém.
Sendo assim, mais vale acabar com o transporte público.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Ò Elias
Ò Elias desculpa lá insistir.
A minha mulher vive em Ourem e trabalha perto de Leiria,como não é funcionária publica , não tem hora de saída.
Quando o trabalho assim o exige tem de ficar mais meia hora ou uma hora (o que for preciso).
Como vês não tem a minima hipotese de andar de transportes publicos (mesmo que naquela zona existissem).
E como os empregos começam a ser escassos, a solução só pode ser viatura propria.
Re: Combustiveis: Bem essencial ou luxo?
alvim Escreveu:Outra.
Um posto de combustível (pequeno)é atestado uma a duas vezes, de 15 em 15 dias. E o combustível é pago no dia em que o posto é abastecido. Mas se o pitroil aumentar 10 vezes nesses 15 dias..., o posto vai reflectir esse aumento.
E se o "pitroil" baixar 10 vezes nesses 15 dias, o preço nesse posto pequeno mantém-se alto?
- Registado: 10/10/2003 10:04
Mares Escreveu:Elias,
até sublinhei a tua frase... numa economia de mercado, achas possível existír um serviço de transportes gratuito? Mesmo que seja uma "boa ideia", qual sería a sustentabilidade desse serviço?
Mares,
Os transportes de hoje são altamente subsidiados, se aos utilizadores fosse pedido que pagassem o seu custo real, quase ninguém andava neles. A sustentabilidade resulta de subsídios e não da cobrança de bilhetes.
Dá uma espreitadela aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Free_public_transport
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:pdcarrico Escreveu:Acho particularmente engraçado que tanta gente use carro nas cidades, quando, por comparação ao lugar onde vivo, os transportes públicos são bons, baratos e diversificados. Se ao menos fossem mais procurados, talvez até as empresas de transportes públicos não fossem tão deficitárias.
Totalmente de acordo.
Vejo muita gente a queixar-se do preço dos combustíveis, mas a maioria simplesmente não quer andar de transportes públicos (que são vistos como o transporte dos pobres e dos imigrantes).
Pessoalmente defendo que os transportes urbanos deveriam ser gratuitos, ao mesmo tempo que o estacionamento nas cidades deveria ser mais caro e que deveria haver mão pesada sobre os carros mal estacionados.
Elias,
até sublinhei a tua frase... numa economia de mercado, achas possível existír um serviço de transportes gratuito? Mesmo que seja uma "boa ideia", qual sería a sustentabilidade desse serviço?
Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
resposta Elias
Ok, peço desculpa.
Ja subiu....
; Como tenho 1 deposito de 100 litros (ocupa-me a mala TODA), as visitas ao posto sao "espaçadas"
.
Mas mesmo assim....o hiato de preço, nao se justifica.

Ja subiu....

Mas mesmo assim....o hiato de preço, nao se justifica.

Iniciado Escreveu:Ò Elias quando falas em transportes publicos , estás a falar em Lisboa ou Porto certo?
falo de transportes públicos em geral.
bem sei que em muitos locais a oferta é escassa ou inexistente, mas não vamos alinhar na demagogia de dizer que só há transportes públicos em Lisboa e no Porto... há transportes públicos em muitos outros locais e no entanto muitas vezes andam vazios.
Na semana passada estive alguns dias em Évora onde existe uma rede de transportes urbanos denominada Trevo com uma série de linhas que servem toda a cidade e verifiquei que os autocarros andavam quase sempre às moscas. http://www.trevo.com.pt
Mas em Lisboa é a mesma coisa: a maioria dos autocarros que vejo passar a qualquer hora e em qualquer local da cidade tem lugares sentados disponíveis.
A minha teoria mantém-se: embora nalguns locais não haja transportes públicos disponíveis, a verdade é que onde eles existem as pessoas não os querem usar.
Pemides Escreveu:E espero que quem os pague sejam os habitantes dessas cidades... que a situação actual em que os habitantes de todo o resto do país andam a subsidiar o pessoal de lisboa e do porto para andarem de metro e de autocarro a preços ridículos, não tem jeito nenhum
exacto, tal como os habitantes de Lisboa e Porto pagam para subsidiar todos os transportes públicos do resto do país.
E espero que quem os pague sejam os habitantes dessas cidades... que a situação actual em que os habitantes de todo o resto do país andam a subsidiar o pessoal de lisboa e do porto para andarem de metro e de autocarro a preços ridículos, não tem jeito nenhum
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
Re: GPL
alvim Escreveu:No caso do GPL, que eu digo: "È caro", meto na Figueira a 0,58 centimos. Se for em Aveiras, custa 0,82 ou seja... MAIS de 40% !!!!!!
No posto da Figueira, ja me disseram que vender GPL a 0,58, dá um BOM LUCRO !!!!
- sem mais comentarios-
o preço do GPL na Figueira é de 63 e não de 58.
- Anexos
-
- gpl1.PNG (122.41 KiB) Visualizado 1845 vezes
GPL
No caso do GPL, que eu digo: "È caro", meto na Figueira a 0,58 centimos. Se for em Aveiras, custa 0,82 ou seja... MAIS de 40% !!!!!!
No posto da Figueira, ja me disseram que vender GPL a 0,58, dá um BOM LUCRO !!!!
- sem mais comentarios-

- sem mais comentarios-

MarcoAntonio Escreveu:Naisabel Escreveu:Veridico:
Hoje fui meter gasolina à GALP e por acaso estavam alguns agentes da PSP lá estacionados. Abasteci e paguei, de seguida abordei os agentes e perguntei porque não prendem estes tipos (GALP) de roubo. Adeus e boa noite.
------------
Em MENOS de 3 semana o combustivel sobe perto de 10cent (20 escudos)
A primeira aproveitar a subida antes do ano novo (IVA), a segunda logo no dia 1 (C/ IVA) e agora 15 dias dps mais 2cent e tal (5 escudos).
Lembro que, aquando da crise do crude, cada barril andou perto de 1,50$ e cá em Portugal andava neste preço, agora o preço está a 0,91$ e lá estamos nós no mesmo patamar.
Lamentável a ética praticada, mas mais lamentável de quem tem poder nada fazer e andam esses tipos a popularizarem-se para Presidentes...
E depois o povinho anda a trabalhar e esquece-se que quem se desloca em transportes próprios, uma parte do seu fluxo financeiro são para essas coisas quem nem sei que nome lhes hei-de chamar, se proxenetas ou organizações.
Isto é como o leite, quando se bebe, faz crescer e proteger contra os factores externos durante o crescimento e fortalece o sistema, quando não há combustível a máquina não anda, não sustenta, enfraquece e acaba por parar.
pfffff e ninguém nada diz, apenas "arrotam" quando abastecem.
Mas afinal, o combustível é um bem essencial ou um bem de luxo?
Alguém arrisca a dar-me uma resposta, é que realmente eu não sei, e pela vivência a cada dia que passa os bens essenciais estão em extinção.
A enésima pseudo-análise aos preços dos combustiveis com a mesma lenga-lenga do costume.![]()
Quando os combustiveis atingiram os preços mais altos em Julho de 2008, em correspondência com o topo do crude):
> Não existiam as promoções que existem hoje (estás a comparar preços que não são propriamente directamente comparáveis);
> O IVA encontrava-se a 20% (hoje encontra-se a 23%);
> O EURUSD encontrava-se pelos 1.58 contra os 1.34 actuais (o que tu deves comparar é o preço do crude em euros e não em dolars).
> E ainda sem contar nenhum dos factores anteriores, os preços estavam no mesmo patamar... vírgula: a Gasolina estava 5 centimos mais cara e o gasóleo estava 15 centimos mais caro.
Não faço ideia do que é que tu entendes por "mesmo patamar" mas também não interessa para nada, a análise faz-se com números concretos e abordando todos os factores relevantes. Ora, tudo somado e considerado - e a análise já foi realizada vezes sem conta, há até um tópico activo sobre o tema com mais de dois anos - sobra mt pouco por justificar...
Marco, efectivamente essas são as explicações que ouvimos constantemente do regulador, mas eu tenho algumas perguntas.
Porque há postos galp e repsol, que conseguem vender combustível 20 a 30 cêntimos mais baratos? ( e não estou a falar de hiperes)
Outra:
As nossas reservas dao para 3 meses. O que significa que o combustível que usamos hoje, foi comprado há 3 meses. Mas o preço do combustivel, reflecte o preço do pitroil/dia, se for de subida! se for de queda, é a media da semana.
Outra.
Um posto de combustível (pequeno)é atestado uma a duas vezes, de 15 em 15 dias. E o combustível é pago no dia em que o posto é abastecido. Mas se o pitroil aumentar 10 vezes nesses 15 dias..., o posto vai reflectir esse aumento.
O problema dos combustíveis NAO é o preço, é o Monopólio do sector.
pdcarrico Escreveu:Acho particularmente engraçado que tanta gente use carro nas cidades, quando, por comparação ao lugar onde vivo, os transportes públicos são bons, baratos e diversificados. Se ao menos fossem mais procurados, talvez até as empresas de transportes públicos não fossem tão deficitárias.
Totalmente de acordo.
Vejo muita gente a queixar-se do preço dos combustíveis, mas a maioria simplesmente não quer andar de transportes públicos (que são vistos como o transporte dos pobres e dos imigrantes).
Pessoalmente defendo que os transportes urbanos deveriam ser gratuitos, ao mesmo tempo que o estacionamento nas cidades deveria ser mais caro e que deveria haver mão pesada sobre os carros mal estacionados.
texto citado por naisabel, presumo que atribuído ao Marco /// Escreveu:
"Já pensei diferente. Hoje nada tenho contra a elevada taxa de imposto sobre os combustíveis em Portugal nem tão pouco sobre o ISP pois constata-se claramente que está perfeitamente ajustada ao comportamento dos tugas. Errado seria baixar estas taxas e alimentar ainda mais a extravagância gastadora tuga, o que penalizaria ainda mais a balança comercial! "
Acho que talvez peque um pouquinho por exagero, mas é só um pouquinho. No essencial acho que estou em 90% de acordo com o texto.
Acho particularmente engraçado que tanta gente use carro nas cidades, quando, por comparação ao lugar onde vivo, os transportes públicos são bons, baratos e diversificados. Se ao menos fossem mais procurados, talvez até as empresas de transportes públicos não fossem tão deficitárias.
Pedro Carriço
Naisabel Escreveu:Gostaria ainda de saber mais do pessoal que opina se é um bem essencial ou luxo
Não acho que seja uma coisa nem outra, mas sim um "bem de consumo".
Para mim bens essenciais são aqueles que são necessários à sobrevivência, o que não é manifestamente o caso. O que é essencial é a possibilidade de transporte, mas para isso existem os transportes públicos (muitos dos quais movidos a electricidade).
Bens de luxo são aqueles que só estão ao alcance de alguns (o que não é o caso dos combustíveis, que é um bem que todos usam).
Não vamos confundir o "não poder pagar" com o "não querer pagar".
Eu por exemplo, não tenho lá padrinhos e evito meter nas grandes distribuidoras. E acho que os descontos podiam ser maiores.
Mas oh Naisabel, será possível fazer uma ùnica conta e calcular baseada no EURUSD, o que já dá para ter uma noção da coisa?
Ou isto não lhe diz nada e vai insistir no argumento básico da cotação directa do crude?
Respondendo à questão, é um bem essencial e os impostos deveriam baixar ao contrário de outras opiniões. Mas o ladrão não é a Galp.
Mas oh Naisabel, será possível fazer uma ùnica conta e calcular baseada no EURUSD, o que já dá para ter uma noção da coisa?
Ou isto não lhe diz nada e vai insistir no argumento básico da cotação directa do crude?
Respondendo à questão, é um bem essencial e os impostos deveriam baixar ao contrário de outras opiniões. Mas o ladrão não é a Galp.
- Registado: 6/11/2008 13:21
Naisabel Escreveu:Oh MarcoAntónio da maneira como falas, e eu faria o mesmo, pareces que tens la o padrinho ou um tio na BP ou GALP, sempre a defendelos, mas percebo porquê e já sei qual a tua opinião sobre os combustíveis, essa extravagância dos tugas:
"Já pensei diferente. Hoje nada tenho contra a elevada taxa de imposto sobre os combustíveis em Portugal nem tão pouco sobre o ISP pois constata-se claramente que está perfeitamente ajustada ao comportamento dos tugas. Errado seria baixar estas taxas e alimentar ainda mais a extravagância gastadora tuga, o que penalizaria ainda mais a balança comercial! "
Naisabel, em tua opinião a gasolina devia estar à venda a que preço?
Oh MarcoAntónio da maneira como falas, e eu faria o mesmo, pareces que tens la o padrinho ou um tio na BP ou GALP, sempre a defendelos, mas percebo porquê e já sei qual a tua opinião sobre os combustíveis, essa extravagância dos tugas:
Editado pela última vez por Naisabel em 17/1/2011 13:29, num total de 1 vez.
- Registado: 30/11/2009 17:36
Naisabel Escreveu:Veridico:
Hoje fui meter gasolina à GALP e por acaso estavam alguns agentes da PSP lá estacionados. Abasteci e paguei, de seguida abordei os agentes e perguntei porque não prendem estes tipos (GALP) de roubo. Adeus e boa noite.
------------
Em MENOS de 3 semana o combustivel sobe perto de 10cent (20 escudos)
A primeira aproveitar a subida antes do ano novo (IVA), a segunda logo no dia 1 (C/ IVA) e agora 15 dias dps mais 2cent e tal (5 escudos).
Lembro que, aquando da crise do crude, cada barril andou perto de 1,50$ e cá em Portugal andava neste preço, agora o preço está a 0,91$ e lá estamos nós no mesmo patamar.
Lamentável a ética praticada, mas mais lamentável de quem tem poder nada fazer e andam esses tipos a popularizarem-se para Presidentes...
E depois o povinho anda a trabalhar e esquece-se que quem se desloca em transportes próprios, uma parte do seu fluxo financeiro são para essas coisas quem nem sei que nome lhes hei-de chamar, se proxenetas ou organizações.
Isto é como o leite, quando se bebe, faz crescer e proteger contra os factores externos durante o crescimento e fortalece o sistema, quando não há combustível a máquina não anda, não sustenta, enfraquece e acaba por parar.
pfffff e ninguém nada diz, apenas "arrotam" quando abastecem.
Mas afinal, o combustível é um bem essencial ou um bem de luxo?
Alguém arrisca a dar-me uma resposta, é que realmente eu não sei, e pela vivência a cada dia que passa os bens essenciais estão em extinção.
È verdade que a gasolina está cara . Mas vc além de contribuir para isso , na verdade não se importa muito ,porque se se importasse abastecia em postos de gasolina mais baratos, como os dos supermercados , alguns Cipol , etc.
Se eles podem vender mais barato, por que é que a GALP , BP , etc não pode?? Não me venham com tretas de que a outra gasolina não presta etc.
Eu só abasteço nos postos mais baratos por duas razões.
1. Não estou para dar dinheiro a ladrões.
2. Há que motivar aqueles que não são gananciosos a continuar no seu negócio e incentivá-los a abrir mais postos baratos para termos mais alternativas.
Recentemente a GALP abriu dois postos Low-cost. Dizem eles que a gasolina destes postos não tem uns aditivos XPTO e que estes postos não dão pontos para prêmios .Um engenheiro químico fez testes comparativos aos dois combustíveis para ver se realmente havia menos aditivos e disse que a única diferença é mesmo no preço.
Que deduções podemos tirar disto???
1.A GALP ao ser confrontada com a concorrência conseguiu logo baixar os preços que dizia ela até bem pouco tempo eram impossíveis de baixar.
2. Os tais prêmios engana trouxas afinal...são pagos.!! Sim , porque se os postos low-cost não acumulam pontos....
3.A Autoridade da concorrência é ineficaz ,inútil mesmo.Mas até entendo que haja aí pressão do governo , que ganha mais impostos quanto mais cara esteja a gasolina.
Quanto ao tuga...tem o que mereçe !! Para mim não há qualquer desculpa para não abasteçer em postos mais baratos.Não há !!
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Qnt aos preços, podes ver pelo menos duas qualidades no site da EIA (aquilo antes estava mais completo mas eles cortaram com uma grande parte do feed há uns meses atrás).
Lá tem valores diários do spot para o WTI (USA / Oklahoma) e para o Brent (Europa / Mar do Norte).
Lá tem valores diários do spot para o WTI (USA / Oklahoma) e para o Brent (Europa / Mar do Norte).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Atenção ao comparar preços do crude em diferentes regiões geográficas porque parte da diferença de preço justifica-se e é explicada pelas diferenças de qualidade entre os diversos crude (que depois tem implicações no custos de transformação).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
(manda o rapaz para o teu tópico do preço da gasolina - que nunca mais discute quanto paga).
Já agora, alguém tem aí à mão o preço de produção do crude nos diferentes países, já agora com percentagens na produção mundial? confesso que fiquei chocada quando vi os números na semana passada porque me apercebi que o preço de "equilíbrio" terá que ser muito mais elevado do que eu pensava
Já agora, alguém tem aí à mão o preço de produção do crude nos diferentes países, já agora com percentagens na produção mundial? confesso que fiquei chocada quando vi os números na semana passada porque me apercebi que o preço de "equilíbrio" terá que ser muito mais elevado do que eu pensava
Quem está ligado: