Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[Off-topic] Ensitel enxovalhada nas redes sociais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Camisa Roxa » 30/12/2010 16:07

mais_um Escreveu:
cogumelo Escreveu:Não consegui encontrar em lado nenhum que o vendedor é obrigado a trocar equipamentos defeituosos dentro do prazo de garantia ou nos 15 dias posteriores à compra.

penso que por lei é obrigado a trocar ou a reparar
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por mais_um » 30/12/2010 16:04

rmachado Escreveu:

Artigos 4, 5 e 6º.

Atenta o 6º.

Em relação ao 6º, a questão é com o produtor (neste caso seria a Nokia) e não com o vendedor (neste caso a Ensitel).

No site da DECO, econtrei este texto sobre o assunto:

Como activar a garantia?

De uma maneira geral, uma visita à loja é suficiente. Aí, o produto é entregue para reparação ou, pura e simplesmente, trocado por um novo. A opção é do consumidor, a não ser nos casos em que não é possível proceder-se a uma troca por o modelo estar esgotado ou por se considerar que a exigência do consumidor constitui um abuso de direito. Isto acontece quando, por exemplo, perante um pequeno defeito, facilmente reparável, este exige a substituição do bem.

Quando se adquire um produto, consciente de que este tem um defeito, perde-se o direito de apresentar uma reclamação. Por isso, se quiser efectivamente comprar algo com defeito, certifique-se de que obtém um bom desconto ou que o vendedor se compromete por escrito a reparar o dano. Lembre-se de que também não poderá reclamar se o dano se dever a uma má utilização.

Se não conseguir resolver o problema com o vendedor, porque este não aceita a sua reclamação ou não concorda com a proposta que lhe faz de resolução da situação, apresente uma reclamação por escrito, fazendo-o sempre por carta registada com aviso de recepção. Na carta, exija rapidez: 10 dias úteis para obter uma resposta deverão ser suficientes. Por vezes, é mais fácil solicitar a resolução de um problema junto do próprio fabricante ou de um representante de uma marca do que do vendedor, uma vez que estes são frequentemente mais sensíveis ao risco de transmitirem uma má imagem.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por tonirai » 30/12/2010 15:45

cogumelo Escreveu:Pelo sim pelo não tira uma fotocópia do talão e da factura. Just in case.

Se não estou em erro as TPVs da Worten são com impressão térmica e penso que a tinta acaba mesmo por desaparecer ao fim de algum tempo (e 5 anos é muito tempo).

Não sabia desse risco, obrigado pelo conselho :wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

por cogumelo » 30/12/2010 15:42

E este Natal, comprei uma TV na Worten, com extensão de garantia de +3 anos... uma coisa que o vendedor me disse, pelo facto de ficar com um período de garantia longo de 5 anos, foi que os recibos tendem a perder a cor ou tinta de impressão, e que se me apercebesse de tal, para passar lá com o recibo ainda legível, de modo a emitirem uma 2ª via (eu agradeci o aviso e respondi que no meu caso ficam bem guardados num arquivo sem manuseamento, e que tal não deveria acontecer).

Pelo sim pelo não tira uma fotocópia do talão e da factura. Just in case.

Se não estou em erro as TPVs da Worten são com impressão térmica e penso que a tinta acaba mesmo por desaparecer ao fim de algum tempo (e 5 anos é muito tempo).
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por tonirai » 30/12/2010 15:23

mais_um Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Eu, por acaso, acho o caso interessante porque sempre achei que um dos dramas deste país em termos de serviços (sim, tenho termos de comparação), é exactamente a falta de cultura de... serviço! e acho de extrema utilidade que estes casos sucedam para que as empresas possam (à força, infelizmente) aprender a melhor tratar os clientes.

Confesso que esta semana me apeteceu andar na mesma cruzada contra a worten quando se recusaram a emitir uma segunda via de um recibo (que preciso para a accionar a garantia da televisão) porque eu não fui capaz de lhes dizem em que dia comprei a televisão (e ando à dias a chatear os bancos de quem tenho cartões a pedir movimentos). De todos os dados que me poderiam pedir (nome, número de série, nif), queriam o dia da compra da televisão. Ou seja, o sistema está montado para garantir que o cliente se chateia tanto, tanto, tanto a desencantar o dia da compra que certamente desistirá de exercer o seu direito à garantia. Eu acho que isto é má fé e MUITO mau serviço. Worten, para mim, riscada do mapa dos lugares utilizáveis para compras. Não acho admissível.

humm... não estás a ser equilibrada, porque é que a Worten deveria gastar dinheiro para ter um sistema que resolvesse o problema dos clientes que não cumprem as regras das garantias? É só guardar os talões ou a factura, qual é a dificuldade?
No teu caso especifico, pediste factura da compra da TV? É que sem isso como queres que eles tiram uma 2ª via do teu recibo (estás a referir-te ao talão de compra?)?

Eu tenho um arquivo com todos os talões de compra de equipamentos que posso requerer a garantia, uma vez por ano, passo os que já acabaram a garantia desse arquivo para a pasta do seguro da casa, para em caso de roubo, incendio, inundação, etc.. apresentar comprovativo de aquisição e custo à companhia de seguros.

Procedo de forma muito semelhante à tua, mais-um.

E este Natal, comprei uma TV na Worten, com extensão de garantia de +3 anos... uma coisa que o vendedor me disse, pelo facto de ficar com um período de garantia longo de 5 anos, foi que os recibos tendem a perder a cor ou tinta de impressão, e que se me apercebesse de tal, para passar lá com o recibo ainda legível, de modo a emitirem uma 2ª via (eu agradeci o aviso e respondi que no meu caso ficam bem guardados num arquivo sem manuseamento, e que tal não deveria acontecer).

Registado: 19/4/2007 18:26

por rmachado » 30/12/2010 14:53

mais_um Escreveu:
cogumelo Escreveu:
rmachado escreveu:
Quis trocar que é um direito que a lei lhe confere

Já agora, se não te der muito trabalho podes indicar qual é a lei que referes?

Obrigado,
Alexandre Santos

Em anexo, legislação em vigor para uso doméstico.

Para utilização profissional, prevalece o código civil.

Obrigado.

Não consegui encontrar em lado nenhum que o vendedor é obrigado a trocar equipamentos defeituosos dentro do prazo de garantia ou nos 15 dias posteriores à compra.

Eventualmente pode estar nas condições de venda da Ensitel.

Artigos 4, 5 e 6º.

Atenta o 6º.

Registado: 24/8/2004 10:42

por habanero04 » 30/12/2010 14:03

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:Eu não estou a dizer que concordo ou deixo de concordar.

Acreditas que o resultado de todas as decisões judiciais são isentas e justas?

O nosso sistema judicial tem vários problemas.

Um deles é o facto de assentar essencialmente na prova testemunhal. E como as testemunhas podem mentir (e isso acontece muitas vezes), há muitas decisões injustas.

Não é só disso que se trata. Os juízes fazem parte do sistema e decidem para o lado que lhes convém mais. Diz-se que a justiça/tribunais é um orgão de soberania independente, mas isso é uma grande treta.

Registado: 8/11/2007 17:14

por mais_um » 30/12/2010 14:01

cogumelo Escreveu:
rmachado escreveu:

Obrigado,
Alexandre Santos

Obrigado.

Não consegui encontrar em lado nenhum que o vendedor é obrigado a trocar equipamentos defeituosos dentro do prazo de garantia ou nos 15 dias posteriores à compra.

Eventualmente pode estar nas condições de venda da Ensitel.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 30/12/2010 14:01

habanero04 Escreveu:Eu não estou a dizer que concordo ou deixo de concordar.

O nosso sistema judicial tem vários problemas.

Um deles é o facto de assentar essencialmente na prova testemunhal. E como as testemunhas podem mentir (e isso acontece muitas vezes), há muitas decisões injustas.

Registado: 5/11/2002 12:21

por habanero04 » 30/12/2010 13:59

mais_um Escreveu:
habanero04 Escreveu:
"A Ensitel não põe minimamente em causa qualquer tipo ou forma de liberdade de expressão, mas repudia, rejeita e não aceita ser alvo de uma autêntica campanha difamatória, assente em factos absolutamente falsos que têm como único intuito denegrir a imagem e boa reputação que a "Ensitel" construiu ao longo de 21 anos, apenas porque o cliente não se conformou com uma decisão judicial que lhe foi desfavorável".

E quem me garante que a decisão judicial é isenta e justa?

Se não concordas com a decisão, é garantidamente parcial e injusta! :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu não estou a dizer que concordo ou deixo de concordar.

por mais_um » 30/12/2010 13:57

habanero04 Escreveu:
"A Ensitel não põe minimamente em causa qualquer tipo ou forma de liberdade de expressão, mas repudia, rejeita e não aceita ser alvo de uma autêntica campanha difamatória, assente em factos absolutamente falsos que têm como único intuito denegrir a imagem e boa reputação que a "Ensitel" construiu ao longo de 21 anos, apenas porque o cliente não se conformou com uma decisão judicial que lhe foi desfavorável".

Se não concordas com a decisão, é garantidamente parcial e injusta! :lol: :lol: :lol: :lol:

por Pemides » 30/12/2010 13:57

Um blog post interessante:

(...)
Só quero fechar aqui com o seguinte: eu acompanho o blogue da Jonas há muito tempo. Não li os posts da Ensitel de rajada nos últimos dois dias, como muita gente que agora opina sem saber bem sobre o quê. Fui lendo os posts à medida que eles foram sendo publicados. Nunca aqui falei sobre o assunto. Era um problema entre a Jonas e a Ensitel que acabou por ser resolvido. Mal, na minha opinião. Mas é apenas a minha opinião. Não me manifestei nessa altura, não achei que me dissesse respeito. Passou a dizer-me respeito quando li que a Jonas foi intimada a retirar os posts do blogue dela. Porque já não é sobre uma empresa que tenta passar por cima dos direitos dos consumidores. É sobre uma empresa que tenta usar o seu poderio económico e a sua capacidade de pagar a advogados (ia escrever bons advogados, mas parece-me que não o são) para intim(id)ar uma pessoa a abdicar da sua liberdade de expressão. E isso, como precedente, é grave. Se dúvidas houvesse quanto ao despotismo da Ensitel, ele ficou esclarecido quando a primeira atitude da empresa foi apagar os comentários não abonatórios que lhes foram deixando as pessoas revoltadas. Reforçado pelo comunicado "vomitado" no final do dia de ontem. Não só a Ensitel mente, quando diz que não põe minimamente em causa a liberdade de expressão (mas quem é que apagou comentários no FB?), como se coloca num altar, suportado pelo débil argumento de terem 21 anos. Sim, e? Isso significa o quê, concretamente? Que há 21 anos atrás vocês não sabiam o que era o FB e continuam sem saber? O que eu quero não é que a Jonas tenha um telemóvel topo de gama, como se grita por aí. Nem creio que seja isso que ela quer. O que eu quero é que a Jonas (e eu, e toda a gente) seja livre de dar a sua opinião e de relatar factos da sua vida sem ter uns senhores com um lápis azul a medir as suas palavras.

A minha causa é essa.
(...)

http://girls-go.blogs.sapo.pt/647701.html
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por mais_um » 30/12/2010 13:56

Pemides Escreveu:Leste o blog da senhora? É que olhando para aquilo, não vejo lá nada que me pareça obviamente mentira, e dada a reputação da senhora duvido que seja.

Li a versão dela dos acontecimentos, não tenho forma de saber se é verdade ou não.

Mas sei que a decisão do tribunal existe.

Sobre a questão da difamação, aparentemente a Ensitel colocou o caso em tribunal. Se a Ensitel não desistir, saberemos se à luz da lei, o que ela escreveu é considerado difamação ou não.

por habanero04 » 30/12/2010 13:52

por urukai » 30/12/2010 13:51

Li algures que a Ensitel pegou nisto tudo agora em 2010 (quando o caso remontava e estava enterrado em 2009) porque se procurássemos ENSITEL no google, um dos primeiros resultados era o tal blog da senhora.

Ou seja, a google e o seu algoritmo de pesquisa é que geraram este problema todo! :twisted:

Registado: 11/5/2007 14:09

por Pemides » 30/12/2010 13:47

mais_um Escreveu:leste o principio do topico? É que segundo a Ensitel a questão é mesmo essa.

Leste o blog da senhora? É que olhando para aquilo, não vejo lá nada que me pareça obviamente mentira, e dada a reputação da senhora duvido que seja.

Eu li o comunicado da empresa, obrigado. Por "factos falsos", vindo num comunicado deste género, duma empresa que se está a refugir no "legalês", eu estou a interpretar "factos que não foram provados em tribinal".

Eu duvido muito que a senhora esteja a mentir no que diz no blog. Vai lê-lo, e diz-me o que é que achas que é mentira.

mais_um Escreveu:Considerando os comentários aqui sobre o assunto, até pelas brincadeiras que já foram feitas, a questão é muito mais a não troca do telemovel do que o resto.

Não, a questão não é de todo a troca de telemóvel. Vai ao facebook deles, vai ao twitter, lê as notícias, e percebe porque é que isto começou. Se a discussão aqui descambou para o assunto menos importante da troca ou não no telemóvel, é outra coisa. Mas tanto nos canais responsáveis por esta polémica como noutros fóruns, nao é isso que se está a discutir.
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

por cogumelo » 30/12/2010 13:40

rmachado escreveu:

Obrigado,
Alexandre Santos

Anexos
DecLei_84_2008_5afd881ad8ddf1680480f96fd83382eb-1.pdf
(214.95 KiB) Transferido 153 Vezes
Ministério da Economia e da Inovação.pdf
(30.96 KiB) Transferido 177 Vezes
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por mais_um » 30/12/2010 13:36

Pemides Escreveu:Que direito é que a Ensitel acha que tem de a intimar a apagar os posts do seu blog? A não ser que sejam factos falsos os que relata, eu penso que a senhora tem todo o direito a escrever o que quiser. E assim, a atitude da empresa pode ser vista como um atentado à liberdade de expressão. Foi por isso que começou esta avalanche de comentários nas redes sociais. Não é porque não lhe trocaram o raio do telemóvel (caso que já se passou há mais de um ano... e não houve nenhuma revolução por causa disso).

leste o principio do topico? É que segundo a Ensitel a questão é mesmo essa.

Pemides Escreveu: por estas últimas questões que a empresa está sob esta campanha de críticas... não é por causa de não ter trocado o telemóvel...

Considerando os comentários aqui sobre o assunto, até pelas brincadeiras que já foram feitas, a questão é muito mais a não troca do telemovel do que o resto.

por A330-300 » 30/12/2010 13:27

Olá ,

O azar da Enshitel é que apanhou pela frente uma senhora que é o exemplo daquilo que todos deveríamos ser.
Reclama pelos seus direitos e ao não obter sucesso , reclama por justiça.
O que ocorre é que isto aconteceu em um país de mansos e gente mal-intencionada.
Se todos fossem como esta senhora, todos ganhávamos. Ela não teria este problema , o caso não consumiria recursos em tribunal ao país e em última instância , se isto fosse uma gente com eles no sítio ,o país talvez não estivesse a caminho de ser intervencionado pelo FMI. Sim , porque um povo que se preze ,e que sabe reclamar , não permitiria que essa corja de ladrões se instalasse no poder e levasse o país ao descalabro.

Quanto ao tribunal de arbitragem , isso é outra vergonha tal como a Enshitel. Também já precisei dele , por uma conta de gás de 950 euros em um mês que eu tive em casa apenas 5 dias.Tinha como provar isso , provei também que não havia fugas e nada disso foi levado em consideração.

Este país é uma vergonha.È o resto daquilo que algum dia foi.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Pemides » 30/12/2010 13:21

Marco, todos os teus posts foram sobre o problema da senhora, o que me leva a pensar que estás a perder completamente o cerne da questão.

A senhora até podia não ter razão nenhuma... no limite, podia ter deixado cair o telemóvel na sanita e agora estar a tentar a devolução.

A questão aqui é que ela relatou o assunto no blog dela (acredito eu, e acredita toda a gente, até porque segundo parece a senhora tem uma boa reputação) como se passou. Até admitiu que perdeu em tribunal e tudo.

Que direito é que a Ensitel acha que tem de a intimar a apagar os posts do seu blog? A não ser que sejam factos falsos os que relata, eu penso que a senhora tem todo o direito a escrever o que quiser. E assim, a atitude da empresa pode ser vista como um atentado à liberdade de expressão. Foi por isso que começou esta avalanche de comentários nas redes sociais. Não é porque não lhe trocaram o raio do telemóvel (caso que já se passou há mais de um ano... e não houve nenhuma revolução por causa disso).

E depois, a coisa atingiu as dimensões que atingiu, devido ao comunicado da empresa, que mostra uma atitude prepotente, nada apropriada para uma assunto assim tão delicado.

É por estas últimas questões que a empresa está sob esta campanha de críticas... não é por causa de não ter trocado o telemóvel...

por mais_um » 30/12/2010 13:13

rmachado Escreveu:Quis trocar que é um direito que a lei lhe confere

Obrigado,

Alexandre Santos

por fatimafaria » 30/12/2010 12:57

Realmente deve ser muito aborrecido todos estes problemas por causa de uam questão tão fácil de resolver.

Mas ainda bem que aconteceu e que está a ter toda esta publicidade, porque assim já se está a enviar um recado daquilo que poderá acontecer a todos os outros

Registado: 2/5/2010 8:58

por rmachado » 30/12/2010 12:52

Parece-me que estão a confundir as coisas.

A Senhora teve um problema com o telele que como se pode constatar pelo link do Marco é real.

Quis trocar que é um direito que a lei lhe confere, mas a Ensitel não quis e a Senhora teimou... até ir a tribunal onde perdeu de uma maneira ridicula... que só mesmo em Portugal.

O que despoletou a questão toda foi o pedido de retirada dos posts dela e não o caso do telemóvel que a propria já tinha "enterrado".

É isto que provocou a questão.

Se fosse na Amazon por exemplo.. só perguntavam.. mandamos para onde.

É como a Pata refere, cultura de serviço é o que falta aqui, aliado a uma tremenda falta de marketing e terem ido por uma atitude que aparenta ser contra a liberdade de expressão.

Note-se tb que se relatarmos factos não pode ser considerado difamação.

(difamação será por exemplo o Sá Fernandes dizer que o senhor da BragaParques é corrupto... pois segundo o Tribunal ele não é...)

Registado: 24/8/2004 10:42

Re: recusar a recusa

por frodovic » 30/12/2010 12:34

dfviegas Escreveu:
dr house Escreveu:
mais_um Escreveu:
Drecksack Escreveu:Mas serei aqui o único a dar razão à Ensitel ?
Mas que palhaçada.

Formalmente a Ensitel tem razão, tanto que ganhou o caso na comissão arbrital, mas que na practica foi uma grande asneira, isso ninguém duvida.

É este aspecto que me parece ser o cerne da questão.
De acordo com o que está escrito no blog, o juiz deu razão à Ensitel porque o cliente devia ter "recusado a recusa" da ensitel em aceitar o tlm de volta.
Ora isto na prática é simplesmente impossível. Como se recusa uma recusa duma loja?? A única "arma" à disposição de um cliente em caso de "recusa da recusa" da loja é o livro de reclamações (e isso já tinha sido feito). Doutra forma a loja ganha sempre pois em última instância recusa sempre a recusa da recusa do cliente. :P

O que o juiz queria é que a senhora tivesse lá deixado o telemovel, ou então que chama-se a policia.

Mas obviamente que ninguem deixa um aparelho e vem-se embora, nem chama a policia para tratar deste tipo de assunto.
Logo sou completamente solidário com esta senhora.

Isso de não chamar a polícia é parvoíce.

Ainda o ano passado armei confusão no aeroporto pq uma companhia aérea se enganou a escrever o nome da minha mulher num bilhete e se estava a recusar a embarcá-la. Chamei a polícia e o assunto foi resolvido NA HORA !!

Registado: 12/2/2009 4:46

por frodovic » 30/12/2010 12:30

mais_um Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Eu, por acaso, acho o caso interessante porque sempre achei que um dos dramas deste país em termos de serviços (sim, tenho termos de comparação), é exactamente a falta de cultura de... serviço! e acho de extrema utilidade que estes casos sucedam para que as empresas possam (à força, infelizmente) aprender a melhor tratar os clientes.

Confesso que esta semana me apeteceu andar na mesma cruzada contra a worten quando se recusaram a emitir uma segunda via de um recibo (que preciso para a accionar a garantia da televisão) porque eu não fui capaz de lhes dizem em que dia comprei a televisão (e ando à dias a chatear os bancos de quem tenho cartões a pedir movimentos). De todos os dados que me poderiam pedir (nome, número de série, nif), queriam o dia da compra da televisão. Ou seja, o sistema está montado para garantir que o cliente se chateia tanto, tanto, tanto a desencantar o dia da compra que certamente desistirá de exercer o seu direito à garantia. Eu acho que isto é má fé e MUITO mau serviço. Worten, para mim, riscada do mapa dos lugares utilizáveis para compras. Não acho admissível.

humm... não estás a ser equilibrada, porque é que a Worten deveria gastar dinheiro para ter um sistema que resolvesse o problema dos clientes que não cumprem as regras das garantias? É só guardar os talões ou a factura, qual é a dificuldade?
No teu caso especifico, pediste factura da compra da TV? É que sem isso como queres que eles tiram uma 2ª via do teu recibo (estás a referir-te ao talão de compra?)?

Eu tenho um arquivo com todos os talões de compra de equipamentos que posso requerer a garantia, uma vez por ano, passo os que já acabaram a garantia desse arquivo para a pasta do seguro da casa, para em caso de roubo, incendio, inundação, etc.. apresentar comprovativo de aquisição e custo à companhia de seguros.

E depois guardas tudo na gaveta lá de casa para ir com os porcos caso haja um incêndio :) (noc noc batamos na madeira que eu não te desejo esse mal ...)

Registado: 12/2/2009 4:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, cmsbarros, Google [Bot], HFCA, iniciado1, karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, OCTAMA, peterteam2, PXYC, SidPer, TheKuby, trilhos2006 e 190 visitantes