José Socrates
fafite Escreveu:Não sei porquê. Tambem há quem admire PPC, O JS,O Cavaco, etc... e todos eles sem excepção tambem têm os seus defeitos.
Não se trata de admirar ou não admirar! O JS teve uma maioria absoluta para reformar e o que é que ele fez? Aumentou impostos e encheu o aparelho de estado de "BOYS"!
- Registado: 3/5/2007 13:55
Parabéns a vocês
Alguém dizia que nesta vida só existem duas certezas: a morte e os impostos. Em Portugal, é preciso acrescentar a despesa. Até porque a despesa anda sempre associada aos impostos: quanto mais cresce a primeira, mais crescem os segundos.
10 Outubro 2010
Nº de votos (21) Comentários (1) Por:João Pereira Coutinho, colunista
E na história recente do Portugal democrático, ambos têm crescido com regularidade e zelo. Por isso é de aplaudir mais um aniversário da nossa Direcção--Geral de Contribuições e Impostos, que resolveu festejar a data com um festim de 220 mil euros. A cifra, cautela, não é exacta: informa o DN que aos 220 mil é preciso somar o alojamento de 900 chefes das Finanças vindos da província e obrigados a pernoitar na capital.
Se imaginarmos que essas ilustres criaturas não ficaram instaladas nas pensões da baixa, a coisa deve ter furado os 400 mil euros. Há quem espume de indignação perante a obscenidade dos números. Não contem comigo. Juntamente com Cristiano Ronaldo e a fadista Mariza, a nossa Direcção--Geral de Contribuições e Impostos, que engorda de ano para ano, é um caso raro de sucesso nacional. E se ela não tem motivos para festejar, quem tem?
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... s020832737
Alguém dizia que nesta vida só existem duas certezas: a morte e os impostos. Em Portugal, é preciso acrescentar a despesa. Até porque a despesa anda sempre associada aos impostos: quanto mais cresce a primeira, mais crescem os segundos.
10 Outubro 2010
Nº de votos (21) Comentários (1) Por:João Pereira Coutinho, colunista
E na história recente do Portugal democrático, ambos têm crescido com regularidade e zelo. Por isso é de aplaudir mais um aniversário da nossa Direcção--Geral de Contribuições e Impostos, que resolveu festejar a data com um festim de 220 mil euros. A cifra, cautela, não é exacta: informa o DN que aos 220 mil é preciso somar o alojamento de 900 chefes das Finanças vindos da província e obrigados a pernoitar na capital.
Se imaginarmos que essas ilustres criaturas não ficaram instaladas nas pensões da baixa, a coisa deve ter furado os 400 mil euros. Há quem espume de indignação perante a obscenidade dos números. Não contem comigo. Juntamente com Cristiano Ronaldo e a fadista Mariza, a nossa Direcção--Geral de Contribuições e Impostos, que engorda de ano para ano, é um caso raro de sucesso nacional. E se ela não tem motivos para festejar, quem tem?
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... s020832737
- Registado: 18/12/2003 11:44
A-330 Escreveu:Eu nem quero acreditar no que eu li no primeiro post...
Será isto uma ironia ? Não !! Ele estava a gozar com o pessoal ...Ou será que tomou umas a mais no almoço?? Sabem como é...sábado , família reunida,mau tempo não há onde ir...e o vinho vai descendo...
Bem também pode ser que o Deep Purple esteja com gripe e tomou umas pastilhas enganado..
Mas se estava mesmo a falar a sério , eu só espero que não haja asssim muita gente a pensar como ele. Porque eu até acho que essas pessoas merecem o primeiro ministro que tem , mas eu não !! Eu não mereço !!
Olhe Deep Purple , tente não esteriorizar muito isso , porque as pessoas andam de cabeça quente..de repente ainda encontra um que gosta de beber para esqueçer os problemas que passou a ter quando a crise lhe tirou o emprego e tem azar...
Olhe , tente ir dormir cedo hoje , descanse bem e amanhã pode ser que já acorde melhor.
A330
Não sei porquê. Tambem há quem admire PPC, O JS,O Cavaco, etc... e todos eles sem excepção tambem têm os seus defeitos.
Eu gostava de saber depois de chegarmos ao ponto que chegámos (e não foi só culpa de Sócrates), quem é que vinha com uma varinha mágica e conseguia resolver tudo sem que nós sentissemos nenhuma dor.
Bem sei que ele tomou as medidas que tomou porque não teve outro remédio, mas isso não faz dele um´mau primeiro ministro, talvez um pouco naif porque pensou que conseguia resolver o problema sem pedir sacrificios.
JS podia inclusive ter abandonado o barco antes de chegar a este ponto, como aliás alguns fizeram. Mas não apesas de tudo mantem-se.
Continuo a dizer que o maior erro dele foi não ter feito o corte nos ordenados e subsidios quando teve maioria absoluta e não depensia de ninguem para aprovar. Mas agora pergunto se ele tivesse feito isso nessa altura acham que o PSD iria concordar?
Não! Iria isso sim aproveitar tudo para o deitar abaixo. Porque não se esqueçam que se agora todos concordam com os cortes dos salários na função pública,é porque tal como o JS são obrigados.
- Registado: 2/5/2010 8:58
Pastel Escreveu:ehhh..não quero que tenham pena de mim nem de ninguém.
O meu post efectivamente foi "sucinto", e em jeito de desabafo![]()
Mas também vai uma grande distância entre escrever NÃO até alguém entender que não faço ideia que vivo em sociedade.
Obviamente respeito a decisão da maioria da sociedade, apesar de discordar dela.
O que podia ser feito para melhorar?
Para mim começa pelas bases.. ou seja educação, seja na escola, seja em casa, seja na sociedade. Enquanto não existir educação, não há respeito pelos outros, não há sentido de estado, não há evolução, é tudo ao molho e fé em deus.
Tudo o que se fizer sem este pressuposto, para mim serão medidas meramente acessórias no tempo, provisórias, avulsas e vagas ideias de um projecto de viver em sociedade.
Pode parecer amargo e simplista, mas para mim é básico. Tendo "educação", o resto vem quase tudo naturalmente por acréscimo.
Valores.. existe alguma crise de valores.
E isso dava para escrever milhares de posts, fiquemos por aqui, ainda para mais num tópico com este nome..
sim senhor! de acordo!
se me permites acrescentar um promenor já que falamos na escala e ordem de importância das soluções.
A educação é o que normalmente é identificado como a prioridade nas soluções, mas arrisco a enumerar uma coisa antes dessa. Parece evidente, parece ridiculo, parece preciosismo ou avaria, mas antes de educarmos temos que saber o que educar e como educar.
Cabe aos pais, às escolas, aos governos e às sociedades reflectirem para educar.
Sou da opinião que se não for por aqui não há educação que vingue. Digo isto, porque há o risco de nos cingirmos a pequenas ideias.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
migluso Escreveu:
Discordo de ti em tudo.
- O governo não é quem sabe melhor.
Referia-me aos assuntos de Estado; ao conjunto de problemas para resolver, batatas quentes e frias; aos assuntos críticos; assuntos sigilosos; segredos de Estado; às contas que os ministro das finanças faz, aos compromissos e aos seus preços, aos assuntos aos verdadeiros desafios da governação.
Nós aqui a falar sobre a governação somos reis, temos todas e quaisquer soluções para todas as questões e facilmente chegamos à conclusão que governar é fácil. No entanto eu não acredito que o seja. Este facto, contudo, não legitima ou justifica qualquer decisão ou justifica o governação que é feita, mas para mim é um facto a ter em conta.
migluso Escreveu:- Um governo é eleito para cumprir o programa com que se apresentou à população. Não temos que aceitar algo que é o oposto daquilo que o povo o mandatou para executar.
Ora aí está uma consideração interessante e onde eu sou crítico também.
Se por um lado é indispensável saber qual a visão que os candidatos ao governo têm sobre os vários assuntos da vida pública, por outro lado acho completamente errado um programa eleitoral em que os candidatos quase que tomam medidas antecipadas, comprometendo-se a isto e àquilo. Para mim, é começar logo mal. Não reconheço conhecimentos suficientes a nenhum candidato para apresentar programas como se fossem governar Portugal a partir do zero ou como se pudessem fazer viragens bruscas à esquerda ou à direita. Esta direita e esquerda que falo tem a ver com os lado e não com os quadrantes políticos, pois também tenho duvido que se possa governar apenas de um dos lados.
Resumindo, o que espero de um candidato é saber a sua visão sobre as coisas, menos promessas e mais resultados.
migluso Escreveu:- As regras não têm que ser aceites, porque o governo é o primeiro a não cumprir as regras.
Quando digo regras, refiro-me ao sistema político que temos em vigor. São essas as regras que temos. Com tanta discussão sobre o rumo do país, começo a achar que a discussão tem que ir mais atrás, porque os problemas têm sido mais ou menos transversais a todos os governos e não temos garantias de deixar de os ter.
Pior do que isso, temos o primeiro-ministro eleito à luz das regras em vigor e ainda está em funções, pelo que arrisco a dizer que até confirmação em contrário, está tudo a correr segundo as regras.
migluso Escreveu:Repara, eu não falei no JS. Falei no Governo enquanto instituição. E serve tanto para este como para os anteriores e os que hão-de vir.
O povo tem que exigir um aprofundamento democrático.
Ah OK! Aqui então estamos de acordo!
Quanto a Sócrates, acho que foi mais um valente que foi primeiro-ministro. Tiro-lhe o chapéu, pois eu não o teria conseguido fazer. Teria desistido há muito tempo por falta de competências. Lá frente às questões, à opinião pública, aos nossos interesses imediatos e directos, aos dilemas, às dúvidas, à necessidade de ter uma forte visão e estratégia que leve o país de um ponto A para um ponto melhor B, por entre os acontecimentos diários, não é tarefa fácil.
Ficou muito longe de um bom resultado nas melhorias que se esperavam em todos os sectores, mas confesso que as nossas expectativas estavam mais no plano da fé do que no plano da razão. Tinhamos fé num gajo.
Se não reflectirmos e afinarmos o nosso sistema político vamos ter disto por muito tempo!
pepi Escreveu:pepi Escreveu:LTCM Escreveu:pepi Escreveu:Eu li coisas inacreditáveis neste tópico... mas quem é que nos governou nos últimos 5 ANOS?!
A questão é mais do género: Quem nos governou nos últimos 25?
OK?
Ok, já agora responde à questão...
Então respondo eu:
José Sócrates (2005 - ????)
Santana Lopes/Paulo Portas (2004-2005)
Durão Barroso/Paulo Portas (2002-2004)
António Guterres (1995-2002 )
Cavaco Silva (1986 -1995)
Mário Soares (1983-1985)
Pinto Balsemão (1981-1983)
Sá Carneiro (1980)
Maria de Lurdes Pintasilgo (1979).
Mota Pinto (1978)
Mário Soares (1976-1978)
Pinheiro de Azevedo (1975)
Interessante seria colocar um grafico com o crescimento do PIB e do endividamento nestes períodos...
ou mais em detalhe (e com todos...):
Junta de Salvação Nacional, de 25 de Abril de 1974 a 16 de Maio de 1974
Adelino da Palma Carlos, Primeiro-Ministro, de 16 de Maio a 18 de Julho de 1974
Vasco dos Santos Gonçalves, Primeiro-Ministro, de 18 de Julho a 30 de Setembro de 1974; de 30 de Setembro de 1974 a 26 de Março de 1975; de 26 de Março a 8 de Agosto de 1975; de 8 de Agosto a 19 de Setembro de 1975
José Baptista Pinheiro de Azevedo, Primeiro-Ministro, de 19 de Setembro de 1975 a 23 de Julho de 1976
Mário Alberto Nobre Lopes Soares, Primeiro-Ministro, de 23 de Julho de 1976 a 23 de Janeiro de 1978; de 23 de Janeiro a 29 de Agosto de 1978
Alfredo Jorge Nobre da Costa, Primeiro-Ministro, de 29 de Agosto a 22 de Novembro de 1978
Carlos Alberto da Mota Pinto, Primeiro-Ministro, de 22 e Novembro de 1978 a 7 de Julho de 1979
Maria de Lurdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo, Primeira-Ministra, de 7 de Julho de 1979 a 3 de Janeiro de 1980
Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro, Primeiro-Ministro, de 3 de Janeiro de 1980 a 4 de Dezembro de 1980, na sequência do seu falecimento, tendo o governo ficado em funções até 9 de Janeiro de 1981
Francisco José Pereira Pinto Balsemão, Primeiro-Ministro, de 9 de Janeiro a 4 de Setembro de 1981; de 4 de Setembro de 1981 a 9 de Junho de 1983
Mário Alberto Nobre Lopes Soares, Primeiro-Ministro, de 9 de Junho de 1983 a 6 de Novembro de 1985
Aníbal António Cavaco Silva, Primeiro-Ministro, 6 de Novembro de 1985 a 17 de Agosto de 1987; de 17 de Agosto de 1987 a 31 de Outubro de 1991; de 31 de Outubro de 1991 a 28 de Outubro de 1995
António Manuel de Brito Guterres,Primeiro-Ministro, de 28 de Outubro de 1995 a 25 de Outubro de 1999; de 25 de Outubro de 1999 a 6 de Abril de 2002
José Manuel Durão Barroso, Primeiro-Ministro, 6 de Abril de 2002 a 17 de Julho de 2004
Pedro Miguel Santana Lopes, Primeiro-Ministro, 17 de Julho de 2004 a 12 de Março de 2005
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
pepi Escreveu:pepi Escreveu:LTCM Escreveu:pepi Escreveu:Eu li coisas inacreditáveis neste tópico... mas quem é que nos governou nos últimos 5 ANOS?!
OK?
Então respondo eu:
Mário Soares (1983-1985)
Sá Carneiro (1980)
Mota Pinto (1978)
Mário Soares (1976-1978)
Interessante seria colocar um grafico com o crescimento do PIB e do endividamento nestes períodos...
Já agora com um pouco mais de informação....
quem governou o país desde o 1º governo constitucional:
de 23/07/1976 a 29/08/1978, PS em minoria,
de 29/08/1978 a 03/01/1980, governos de iniciativa presidencial
de 03/01/1980 a 09/06/1983, AD (PPD/PSD, CDS e PPM) em maioria
de 09/06/1983 a 06/11/1985, Bloco central (PS e PSD) em maioria
de 06/11/1985 a 17/08/1987, PSD em minoria
de 17/08/1987 a 28/10/1995, PSD em maioria
de 28/10/1995 a 06/04/2002, PS em minoria
de 06/04/2002 a 12/03/2005, PSD e CDS/PP em maioria
de 12/03/2005 a 26/10/2009, PS em maioria
de 26/10/2009 a .................., PS em minoria
Fonte: www.portugal.gov.pt
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
bolo Escreveu:Pastel Escreveu:bolo Escreveu:Escolhemos Sócrates não escolhemos?
NÃO
![]()
![]()
![]()
entendo o que sentes!
mas se já és uma pessoa grande não precisas que tenham pena de ti.
vives num país com mais 10 000 000 pessoas e tens que ter consciência disso. Portugal não é uma moradia ou uma ilha autónoma só com um morador.
a minha questão é perceber se as regras que temos para nos governarmos são boas, más ou se podiam ser melhores e como.
A questão é saber como se pode fazer melhor.
Podemos mandar fazer um alvo com a figura do sócrates, encomendar meia dúzia para os governos seguintes e despejar neles a nossa raiva, angústia e frustração por o nosso país não ser uma maravilha.
Podemos também tentar perceberm, para além dos defeitos das pessoas, porque quase todas os têm, o que é que podia ser diferente para melhor.
ehhh..não quero que tenham pena de mim nem de ninguém.
O meu post efectivamente foi "sucinto", e em jeito de desabafo

Mas também vai uma grande distância entre escrever NÃO até alguém entender que não faço ideia que vivo em sociedade.
Obviamente respeito a decisão da maioria da sociedade, apesar de discordar dela.
O que podia ser feito para melhorar?
Para mim começa pelas bases.. ou seja educação, seja na escola, seja em casa, seja na sociedade. Enquanto não existir educação, não há respeito pelos outros, não há sentido de estado, não há evolução, é tudo ao molho e fé em deus.
Tudo o que se fizer sem este pressuposto, para mim serão medidas meramente acessórias no tempo, provisórias, avulsas e vagas ideias de um projecto de viver em sociedade.
Pode parecer amargo e simplista, mas para mim é básico. Tendo "educação", o resto vem quase tudo naturalmente por acréscimo.
Valores.. existe alguma crise de valores.
E isso dava para escrever milhares de posts, fiquemos por aqui, ainda para mais num tópico com este nome..
- Registado: 29/11/2007 11:30
pepi Escreveu:LTCM Escreveu:pepi Escreveu:Eu li coisas inacreditáveis neste tópico... mas quem é que nos governou nos últimos 5 ANOS?!
OK?
Então respondo eu:
Mário Soares (1983-1985)
Sá Carneiro (1980)
Mota Pinto (1978)
Mário Soares (1976-1978)
- Registado: 17/3/2009 14:43
bolo Escreveu:
O Estado português gasta mais do que tem . ( . isto foi um ponto final)
Ainda é possível discutir como tem sido aplicado o dinheiro, mas o governo é quem melhor sabe. Lá têm as suas regras.
Nós escolhemos um primeiro-ministro para formar governo e governar e é o que ele está a fazer. Lá à maneira dele. Temos que aceitar. São as regras!
Discordo de ti em tudo.
- O governo não é quem sabe melhor.
- Um governo é eleito para cumprir o programa com que se apresentou à população. Não temos que aceitar algo que é o oposto daquilo que o povo o mandatou para executar.
- As regras não têm que ser aceites, porque o governo é o primeiro a não cumprir as regras.
Repara, eu não falei no JS. Falei no Governo enquanto instituição. E serve tanto para este como para os anteriores e os que hão-de vir.
O povo tem que exigir um aprofundamento democrático.
EDIT: Desculpa bolo, concordo plenamente com a tua primeira afirmação.
Editado pela última vez por migluso em 11/10/2010 15:06, num total de 1 vez.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Nyk Escreveu:
Se não acreditas, vais começar acreditar, e já que o José Socrates começa a ter as costa largas, vamos culpa-lo por toda a crise, por todos os males e já agora por toda a divida que o país tem.
Nyk,
Não percebi o "se não acreditas, vais começar acreditar..." Vou passar a acreditar em quê? Que o AutoMech vai passar a admirar o Sócrates?
É provável, eu não o conheço, mas pelo que leio no fórum aquela frase seria uma surpresa.
Foi só isso que quis dizer e foi também para descontrair um bocadinho.
Leste o meu post a seguir a este que citas? Se leres com atenção verificas que eu falo nos anos 2002/2003, portanto, não estou a atribuir culpas apenas ao JS.
Mas, vá lá, atribuo 90% da responsabilidade ao senhor.
abraço
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Pastel Escreveu:bolo Escreveu:Escolhemos Sócrates não escolhemos?
NÃO

entendo o que sentes!
mas se já és uma pessoa grande não precisas que tenham pena de ti.
vives num país com mais 10 000 000 pessoas e tens que ter consciência disso. Portugal não é uma moradia ou uma ilha autónoma só com um morador.
a minha questão é perceber se as regras que temos para nos governarmos são boas, más ou se podiam ser melhores e como.
A questão é saber como se pode fazer melhor.
Podemos mandar fazer um alvo com a figura do sócrates, encomendar meia dúzia para os governos seguintes e despejar neles a nossa raiva, angústia e frustração por o nosso país não ser uma maravilha.
Podemos também tentar perceberm, para além dos defeitos das pessoas, porque quase todas os têm, o que é que podia ser diferente para melhor.
pepi Escreveu:Eu li coisas inacreditáveis neste tópico... mas quem é que nos governou nos últimos 5 ANOS?!
OK?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
migluso Escreveu:AutoMech Escreveu:A-330 Escreveu:Nyk Escreveu:AutoMech Escreveu:Nyk,
Agora admiro o José Socrates, acho que numa altura destas tem tentado com que o País siga em frente e se recomponha desta péssima situação não cruzando os braços.
A-330, atenção que essa citação não é minha. É do Nyk.
AutoMech,
Nem queria acreditar no que estava a ler...
Se não acreditas, vais começar acreditar, e já que o José Socrates começa a ter as costa largas, vamos culpa-lo por toda a crise, por todos os males e já agora por toda a divida que o país tem.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
bolo Escreveu:pepi Escreveu:Epah, a cegueira e estupidez tem limites, este tópico só me dá + vontade de emigrar de vez...
é concerteza uma escolha a ter em conta para quem não se adapta cá!
Por mais que nos custe crer, nós elegemos Sócrates para nos governar. É o que ele está a fazer. Se gostamos, se lhe chamamos governo ou governação, já é do foro da interpretação de cada um.
Ele está a cumprir as regras e ainda não foi preso.
Escolhemos Sócrates não escolhemos?
A maioria escolheu, aparentemente eu pertenço à minoria...
pepi Escreveu:Epah, a cegueira e estupidez tem limites, este tópico só me dá + vontade de emigrar de vez...
é concerteza uma escolha a ter em conta para quem não se adapta cá!
Por mais que nos custe crer, nós elegemos Sócrates para nos governar. É o que ele está a fazer. Se gostamos, se lhe chamamos governo ou governação, já é do foro da interpretação de cada um.
Ele está a cumprir as regras e ainda não foi preso.
Escolhemos Sócrates não escolhemos?
Editado pela última vez por bolo em 11/10/2010 13:24, num total de 1 vez.
bolo Escreveu:migluso Escreveu:JS fez aquilo que deveria ter sido feito, o mais tardar, em 2002/2003.
Mas não o fez por vontade própria ou sequer por achar que seria necessário, de outro modo a execução orçamental de 2009 não teria sido tão desastrosa.
JS tomou estas medidas porque está encostado à parede e tem a espada do FMI encostada à garganta, o facão da UE a tocar-lhe no estômago e o canivete do ministro das finanças a fazer-lhe cócegas nos ditos cujos.
JS não teve um acto de coragem. Foi, antes, um acto de desespero.
Ainda é possível discutir como tem sido aplicado o dinheiro, mas o governo é quem melhor sabe. Lá têm as suas regras.
Nós escolhemos um primeiro-ministro para formar governo e governar e é o que ele está a fazer. Lá à maneira dele. Temos que aceitar. São as regras!
Eu li coisas inacreditáveis neste tópico... mas quem é que nos governou nos últimos 5 ANOS?!
É que parece que o Socas apenas está lá há um ano e coitado, nem foi ele que baixou o IVA para 20%, nem aumentou os Funcionários Públicos 2,9%, lançou PPP a torto e a direito, esbanjou dinheiro em Magalhaes e coisas similares, etc etc...
Epah, a cegueira e estupidez tem limites, este tópico só me dá + vontade de emigrar de vez...
migluso Escreveu:JS fez aquilo que deveria ter sido feito, o mais tardar, em 2002/2003.
Mas não o fez por vontade própria ou sequer por achar que seria necessário, de outro modo a execução orçamental de 2009 não teria sido tão desastrosa.
JS tomou estas medidas porque está encostado à parede e tem a espada do FMI encostada à garganta, o facão da UE a tocar-lhe no estômago e o canivete do ministro das finanças a fazer-lhe cócegas nos ditos cujos.
JS fez aquilo que deveria ter sido feito, o mais tardar, em 2002/2003.
AutoMech Escreveu:A-330 Escreveu:Nyk Escreveu:AutoMech Escreveu:Nyk,
Agora admiro o José Socrates, acho que numa altura destas tem tentado com que o País siga em frente e se recomponha desta péssima situação não cruzando os braços.
A-330, atenção que essa citação não é minha. É do Nyk.
AutoMech,
Nem queria acreditar no que estava a ler...

Resumindo:
parece-me inútil, estéril e um esforço sem qualquer sentido discutir, se o primeiro-ministro é bom ou mau, depois das eleições porque também não o fazemos antes.
O que fazemos antes das eleições é uma dança de sedução entre um candidato a primeiro-ministro e um povo que pouco sabe de governar, sem critérios que garantam à partida aquilo que nós esperamos dele.
Por outro lado, parece-me errado discutir sobre as pessoas ( que são postas na berlinda como primeiros ministros), quando antes não discutirmos sobre a eficiência do sistema político, sobre a eficiência e adequabilidade das suas ferramentas, das suas garantias e das suas obrigações.
Muito antes das pessoas, porque as há para todos os gostos, aquilo que precisa de ser melhorado é o nosso sistema político, de forma a melhorar os seus mecanismo de formação e garantia de governo.
parece-me inútil, estéril e um esforço sem qualquer sentido discutir, se o primeiro-ministro é bom ou mau, depois das eleições porque também não o fazemos antes.
O que fazemos antes das eleições é uma dança de sedução entre um candidato a primeiro-ministro e um povo que pouco sabe de governar, sem critérios que garantam à partida aquilo que nós esperamos dele.
Por outro lado, parece-me errado discutir sobre as pessoas ( que são postas na berlinda como primeiros ministros), quando antes não discutirmos sobre a eficiência do sistema político, sobre a eficiência e adequabilidade das suas ferramentas, das suas garantias e das suas obrigações.
Muito antes das pessoas, porque as há para todos os gostos, aquilo que precisa de ser melhorado é o nosso sistema político, de forma a melhorar os seus mecanismo de formação e garantia de governo.
Quem está ligado: