Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - Delegados de Propaganda Médica (DPM)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ilusion » 22/7/2010 12:54

AlphaDraconisEP Escreveu:
ilusion Escreveu:
Fenicio Escreveu:Supostamente é a forma que os médicos tem de conhecer os novos produtos das farmacêuticas.

Olá fenício,

Estás a ser irónico certamente. É que para se ser minimamente competente seja em que área for é necessário se proceder a "actualizações".

Quem afirmou que eles são competentes? achas realmente que todos eles realizam "actualizações"?
Confesso que não sei mas sinceramente os que tenho apanhado deixam muito a desejar.

Além disso as actualizações nunca seriam suficientes para abordagem dos inumeros produtos e tipos de situações a usar.

ilusion Escreveu:Outro dos aspectos que considero contrários a essa visão de "dar a conhecer produtos" é que estando esses DPM ao serviço das farmaceuticas eles não vão certamente "vender" a imagem de um mau produto, mas sim a imagem que essas mesmas farmaceuticas desejam.

Isso é o que acontece em todos os ramos do mercado com qualquer comercial.

ilusion Escreveu:E além disso como referi porque não procuram os médicos por esses novos produtos?

Não é possivel procurar o que não se sabe se existe.

ilusion Escreveu:Que eu saiba há imensas revistas com estudos cientificos muito mais "fiáveis" do que a opinião desses DPM.

Bem verdade, mas não só são insuficientes para te explicar na integra o produto como não é meramente a opinião que eles têm, eles fundamentam(ou deviam fundamentar :P ).

ilusion Escreveu:Mas mesmo que fosse verdade essa questão de dar a conhecer, o que não é, o que ganham eles com isso? Os médicos sei o que ganham.. viagens para congressos em ilhas paradisiacas, em paises estrangeiros, umas prendinhas aqui e acolá, ....

Mais outra verdade, e sinceramente também não concordo com prendas :(.

ilusion Escreveu:mas e os doentes? O que ganham? Comprar o produto mais barato? Comprar o produto cientificamente comprovado como o melhor? Ou será que é aquele que é o que tem a melhor "máquina" a trabalhar para ele no backstage?

Teoricamente devia ser o produto mais apropriado para o seu caso mas no fundo acredito que é o tem melhor máquina no backstage :(.

Os médicos é que deviam ser mais imparciais e não ganhar ofertas das farmaceuticas.

Mais uma vez foco a questão no essencial. O doente. Enquanto que em qualquer ramo o comercial vende o produto ou ao consumidor final ou a um intermediário, o consumidor final tem sempre uma palavra a dizer em relação a querer ou não aquele produto. Neste caso não. São obrigados pelos médicos a levar com ele.
Quanto ao não se actualizarem, infelizmente é como em todos os ramos, mas neste mais grave do que em muitos porque trata-se da saude e em muitos casos da vida das pessoas.
Quanto ao não conhecerem os produtos, bem certamente que não irá ser o DPM a elucidá-los do produto, concedendo-lhes informações técnicas e detalhadas sobre determinado produto. Na maioria dos casos estes DPM nem curso superior possuem quanto mais seja ele qual for. Por isso e ao contrario do que se apregoa aqui as revistas cientificas são bastante actuais como é obvio, muitas delas gratuitas, online e outras com um valor muito reduzido face a importancia de se actualizarem e dos seus vencimentos. No fundo é bem melhor alguem trazer-lhes a "papinha na boca" e ainda por cima lhes darem umas prendinhas...

Registado: 27/8/2009 23:00

por MNFV » 22/7/2010 12:53

O PS pos na receita uma cruz em que o médico pode ou não bloquear o medicamento receitado.

Por defeito está desbloqueado e as farmácias podem substituir pelo genérico (curiosamente surge aqui outra questão: é que as farmácias ganham mais com os genéricos do que com as "marcas", tendo-se gerado uma guerra silenciosa de poderes instituidos, da qual muitas vezes a vitima é o paciente).

O PS tb está a introduzir a unidose, o que reduz o desperdicio das caixas.

Por ai, creio que tem feito bem.

ilusion Escreveu:
mnfv Escreveu:Dou-te um exemplo da "utilidade" do DPM.

Fui a uma consulta há uns anos ao médico de familia e diagnosticou-me uma amigdalite.

Perguntou se eu tinha pressa na cura, eu obviamente disse que sim pq trabalho e sou responsável. Então impingiu-me um antibiótico todo xpto de ultima geração não subvencionado que me custou 10x mais na farmácia o que me teria custado um genérico.

Que beneficios para mim? e que beneficios para o médico? E como é que os DPM depois sabem quem receitou que medicamento nas farmácias?

Grande máfias andam para ai, e nisto o PS bem tem lutado para os por na ordem, cambada de malandros.

Só não concordo em duas coisinhas contigo. Eles sabem perfeitamente quem receitou o medicamento, seja através das vendas do produto nas farmácias, seja hoje em dia através das despesas dos proprios hospitais, clinicas etc. A informatização trouxe maravilhas e milhões. O outro aspecto que não concordo e que o PS tenha tentado por todos na ordem. Politicos são mesmo isso, uma grande cambada de mentirosos que tenta apenas colocar os seus interesses acima dos das pessoas e para isso é só preciso ver para onde eles vão depois de deixarem os cargos politicos e quanto ganham.

Registado: 28/12/2007 17:02

por ilusion » 22/7/2010 12:48

mnfv Escreveu:Dou-te um exemplo da "utilidade" do DPM.

Fui a uma consulta há uns anos ao médico de familia e diagnosticou-me uma amigdalite.

Perguntou se eu tinha pressa na cura, eu obviamente disse que sim pq trabalho e sou responsável. Então impingiu-me um antibiótico todo xpto de ultima geração não subvencionado que me custou 10x mais na farmácia o que me teria custado um genérico.

Que beneficios para mim? e que beneficios para o médico? E como é que os DPM depois sabem quem receitou que medicamento nas farmácias?

Grande máfias andam para ai, e nisto o PS bem tem lutado para os por na ordem, cambada de malandros.

Só não concordo em duas coisinhas contigo. Eles sabem perfeitamente quem receitou o medicamento, seja através das vendas do produto nas farmácias, seja hoje em dia através das despesas dos proprios hospitais, clinicas etc. A informatização trouxe maravilhas e milhões. O outro aspecto que não concordo e que o PS tenha tentado por todos na ordem. Politicos são mesmo isso, uma grande cambada de mentirosos que tenta apenas colocar os seus interesses acima dos das pessoas e para isso é só preciso ver para onde eles vão depois de deixarem os cargos politicos e quanto ganham.

por ilusion » 22/7/2010 12:44

Flugufrelsarinn Escreveu:
ilusion Escreveu:
Fenicio Escreveu:Supostamente é a forma que os médicos tem de conhecer os novos produtos das farmacêuticas.

Olá fenício,

Estás a ser irónico certamente. É que para se ser minimamente competente seja em que área for é necessário se proceder a "actualizações". Outro dos aspectos que considero contrários a essa visão de "dar a conhecer produtos" é que estando esses DPM ao serviço das farmaceuticas eles não vão certamente "vender" a imagem de um mau produto, mas sim a imagem que essas mesmas farmaceuticas desejam. E além disso como referi porque não procuram os médicos por esses novos produtos? Que eu saiba há imensas revistas com estudos cientificos muito mais "fiáveis" do que a opinião desses DPM.
Mas mesmo que fosse verdade essa questão de dar a conhecer, o que não é, o que ganham eles com isso? Os médicos sei o que ganham.. viagens para congressos em ilhas paradisiacas, em paises estrangeiros, umas prendinhas aqui e acolá, mas e os doentes? O que ganham? Comprar o produto mais barato? Comprar o produto cientificamente comprovado como o melhor? Ou será que é aquele que é o que tem a melhor "máquina" a trabalhar para ele no backstage?

Há revistas científicas e revistas científicas e na área da medicina por um simples artigo nas melhores revistas pagas 20 dólares, e com jeitinho os gajos arranjam-te o que quiseres de borla algumas delas passado um ano fica gratuito ok. Depois nas revistas só tens aquilo que já foi feito e não aquilo que se está a fazer

É obvio que podemos actualizar-nos de outra forma põe-se o serviço a serviços mínimos e vai-se a congressos onde a maior parte do tempo é desperdiçado na vertente social.

Não sou médico sou técnico de diagnóstico e terapêutica, mas como no meu serviço tenho uma palavra a dizer no equipamento utilizado,por vezes tb tenho de os ouvir. Alguns são chatos ok mas é sempre bom e importante conhecer não so as novidades como as futuras novidades...

O resto é como comprar um carro vais ao vendedor x e Y todos te dizem maravilhas depois ou compras o melhor para ti ou compras a maior pechincha

Sinceramente não concordo. Quando vou comprar carro, lá está é para mim. Não é algo que vou "obrigar" os outros a comprar. Os médicos com as suas receitas condicionam os seus pacientes a ter de adquirir os produtos X,produtos esses que como se sabe sao baseados em principios activos e em muitos deles o doente e o estado podia poupar rios de dinheiro com a aquisição de genéricos. Mas porque é que não prescrevem? Porque nesses não há prendas nem viagens. Acabou-se com a vergonha que eram as prendas de computadores, etc etc mas agora há outro tipo de prendas. Produtos para eles, congressos, etc.
Se fosse aquisição para eles até que concordava contigo, o problema é que não é para eles.

por MNFV » 22/7/2010 12:42

Dou-te um exemplo da "utilidade" do DPM.

Registado: 28/12/2007 17:02

por flugufrelsarinn » 22/7/2010 12:16

ilusion Escreveu:

Olá fenício,

Estás a ser irónico certamente. É que para se ser minimamente competente seja em que área for é necessário se proceder a "actualizações". Outro dos aspectos que considero contrários a essa visão de "dar a conhecer produtos" é que estando esses DPM ao serviço das farmaceuticas eles não vão certamente "vender" a imagem de um mau produto, mas sim a imagem que essas mesmas farmaceuticas desejam. E além disso como referi porque não procuram os médicos por esses novos produtos? Que eu saiba há imensas revistas com estudos cientificos muito mais "fiáveis" do que a opinião desses DPM.
Mas mesmo que fosse verdade essa questão de dar a conhecer, o que não é, o que ganham eles com isso? Os médicos sei o que ganham.. viagens para congressos em ilhas paradisiacas, em paises estrangeiros, umas prendinhas aqui e acolá, mas e os doentes? O que ganham? Comprar o produto mais barato? Comprar o produto cientificamente comprovado como o melhor? Ou será que é aquele que é o que tem a melhor "máquina" a trabalhar para ele no backstage?

Há revistas científicas e revistas científicas e na área da medicina por um simples artigo nas melhores revistas pagas 20 dólares, e com jeitinho os gajos arranjam-te o que quiseres de borla algumas delas passado um ano fica gratuito ok. Depois nas revistas só tens aquilo que já foi feito e não aquilo que se está a fazer

É obvio que podemos actualizar-nos de outra forma põe-se o serviço a serviços mínimos e vai-se a congressos onde a maior parte do tempo é desperdiçado na vertente social.

Não sou médico sou técnico de diagnóstico e terapêutica, mas como no meu serviço tenho uma palavra a dizer no equipamento utilizado,por vezes tb tenho de os ouvir. Alguns são chatos ok mas é sempre bom e importante conhecer não so as novidades como as futuras novidades...

O resto é como comprar um carro vais ao vendedor x e Y todos te dizem maravilhas depois ou compras o melhor para ti ou compras a maior pechincha

Registado: 3/11/2008 18:35

por AlphaDraconisEP » 22/7/2010 12:16

ilusion Escreveu:

Olá fenício,

Estás a ser irónico certamente. É que para se ser minimamente competente seja em que área for é necessário se proceder a "actualizações".

Quem afirmou que eles são competentes? achas realmente que todos eles realizam "actualizações"?
Confesso que não sei mas sinceramente os que tenho apanhado deixam muito a desejar.

Além disso as actualizações nunca seriam suficientes para abordagem dos inumeros produtos e tipos de situações a usar.

ilusion Escreveu:Outro dos aspectos que considero contrários a essa visão de "dar a conhecer produtos" é que estando esses DPM ao serviço das farmaceuticas eles não vão certamente "vender" a imagem de um mau produto, mas sim a imagem que essas mesmas farmaceuticas desejam.

Isso é o que acontece em todos os ramos do mercado com qualquer comercial.

ilusion Escreveu:E além disso como referi porque não procuram os médicos por esses novos produtos?

Não é possivel procurar o que não se sabe se existe.

ilusion Escreveu:Que eu saiba há imensas revistas com estudos cientificos muito mais "fiáveis" do que a opinião desses DPM.

Bem verdade, mas não só são insuficientes para te explicar na integra o produto como não é meramente a opinião que eles têm, eles fundamentam(ou deviam fundamentar :P ).

ilusion Escreveu:Mas mesmo que fosse verdade essa questão de dar a conhecer, o que não é, o que ganham eles com isso? Os médicos sei o que ganham.. viagens para congressos em ilhas paradisiacas, em paises estrangeiros, umas prendinhas aqui e acolá, ....

Mais outra verdade, e sinceramente também não concordo com prendas :(.

ilusion Escreveu:mas e os doentes? O que ganham? Comprar o produto mais barato? Comprar o produto cientificamente comprovado como o melhor? Ou será que é aquele que é o que tem a melhor "máquina" a trabalhar para ele no backstage?

Teoricamente devia ser o produto mais apropriado para o seu caso mas no fundo acredito que é o tem melhor máquina no backstage :(.

Os médicos é que deviam ser mais imparciais e não ganhar ofertas das farmaceuticas.
Vive uma vida de cada vez.

Registado: 17/5/2010 18:24

por ilusion » 22/7/2010 11:45

Olá fenício,

por Fenicio » 22/7/2010 11:38

Supostamente é a forma que os médicos tem de conhecer os novos produtos das farmacêuticas.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Off topic - Delegados de Propaganda Médica (DPM)

por ilusion » 22/7/2010 11:22

Hoje numa ida ao hospital fiquei "parvinho" quando reparei enquanto estava a espera de ser atendido numa consulta, a quantidade enorme de delegados de propaganda médica que "acariciavam" os SRS DOUTORES, e sim com letra maiuscula porque eles gostam de ser apaparicados, com produtos novos, prendas, etc... É incrivel o tempo "perdido" por esses médicos a "atender" esses DPM.
As minhas questões são as seguintes:
Porque raio existem esses DMP?
Que benificio trazem aos doente?
Que ganham eles em troca?

Eu tenho a minha opinião pessoal até porque um amigo meu é um desses DPM, tenho familiares ligados às farmácias, mas gostaria de confrontar com outras opiniões...

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], VALHALLA e 68 visitantes