Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Concorda com o veto da OPA por parte do Governo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Concorda com a utilização da "golden share" do Governo para vetar a OPA sobre a Vivo?

Sim, concordo.
80
40%
Não concordo.
120
60%

Total de votos : 200

por Elias » 30/6/2010 18:42

Lion_Heart Escreveu:No entanto também percebo que se defendam interesses Nacionais

Interesse Nacional parte I - a malta não acha bem que os brasileiros (CSN) controlem uma empresa portuguesa (Cimpor) e por isso vota contra a OPA - porreiro pá!

Interesse Nacional parte II - a malta já acha bem que os portugueses (PT) controlem uma empresa brasileira (Vivo) e por isso veta a venda - ainda mais porreiro pá!

Resquícios de colonialismo?

Registado: 5/11/2002 12:21

por atomez » 30/6/2010 18:41

Mas alguém por aqui acha realmente que o Governo (este ou outro) defende os interesses do País ???

O Governo defende os interesses do Governo. E mai nada!

Só queria ver a cara deles se um dia destes o Lula acordar e disser:

"O quê, andam aqui os novos-velhos colonialistas portugueses e espanhois a disputar uma fatia do nosso querido país?"

E nacionalizam a VIVO.

É, só queria ver a cara deles...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Lion_Heart » 30/6/2010 18:37

O Estado não deve ter Golden Shares e muito menos intervir nos mercados.

Mas tanto por ca como noutros Países isso é impossivel.

Por causa disso o capitalismo é uma coisa estranha e nao funciona como deve ser.

No entanto também percebo que se defendam interesses Nacionais, mas tem que ser os acionistas a pedir ajuda ao Estado ou fazer lobby.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por pdcarrico » 30/6/2010 18:33

Pepi,

Bruxelas pode anular as GS, mas até isso acontecer, existem dois tipos de acções, como aliás existem em clubes de futebol. Está nos estatutos. O que passou na imprensa é que jamais eles poderiam ser usados até porque Bruxelas não o deixaria. Talvez por isso eu ache que o veto é provisório, mas para já ainda existem e o facto é que o estado não vendeu ainda as suas 500 acções.

Os outros accionistas sabem disso e talvez por isso não valorizem a PT em cotação maior.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por pepi » 30/6/2010 18:27

ANONIMO111 Escreveu:Nao concordo , mas compreendo , nao critico e aceito perfeitamente.Afirmo que o uso da Golden Share por parte do Governo teve origem nas afirmaçoes dos Gestores da PT ,nos senhores Accionistas e na Opiniao Publica em Geral , que estes senhores fizeram passar.

Mas os accionistas não devem "fazer passar" as suas afirmações na AG através do seu voto?! E 75% "fizeram passar" que queriam vender...

Registado: 17/3/2009 14:43

por pepi » 30/6/2010 18:25

Zezezinho Escreveu:
Bull Bull Escreveu:sim concordo

Uma coisa é o interesse do Estado e o outro dos accionistas

Também eu concordo pelas mesmas razões.

Mas pera lá, a Portugal Telecom é uma empresa pública ou privada? Qual a participação que o Estado tem nesta sociedade cotada em bolsa?

Se o Estado quer controlar a PTC, não deveria tê-la privatizado. Querem viver numa economia capitalista e de mercado, mas com o Estado a controlar empresas privadas?! Isso não será a quadratura do círculo?! Então porque haveriam investidores interessados em investir na PTC se o Estado actua contra o interesse desses investidores/accionistas?!

Preocupa-me que direitos elementares de uma economia de mercado sejam postos em causa desta forma, e que ainda por cima haja tanta gente apoiar essas medidas...

Registado: 17/3/2009 14:43

por ANONIMO111 » 30/6/2010 18:20

Nao concordo , mas compreendo , nao critico e aceito perfeitamente.Afirmo que o uso da Golden Share por parte do Governo teve origem nas afirmaçoes dos Gestores da PT ,nos senhores Accionistas e na Opiniao Publica em Geral , que estes senhores fizeram passar.

Registado: 29/11/2007 1:44

por pdcarrico » 30/6/2010 18:20

Caro Ulisses,

Eu não concordo e vou votar dessa forma, mas o direito de uso da GS não é meu nem de ninguém daqui do forum, mas sim do Governo, e a legalidade deve ser questionada por Bruxelas e não por nós.

Os interesses de Portugal têm de ser melhor explicados. E admito que em função dessa explicação até possa mudar de voto. O que é necessário que se explique é de que forma ficam afectados investimentos de investigação que são feitos em Portugal e que se exportam para o Brasil.

Sempre tive noção que a PTInovação fosse das poucas empresas Portuguesas que conseguem remar contra a maré de inexistência investimento privado em inovação e tecnologia. As competências neste domínio são aliás reconhecidas e se seriam preteridas por uma questão de serem Portuguesas e não por uma questão de valor de mercado, isso constitui para mim uma violação ao mercado tão grave quanto o foi o veto a esta venda.

Não é uma questão de nacionalismo bacoco, nem mesmo de um novo duelo Portugal x Espanha. Para mim, o que é necessário que se explique, é qual a motivação do veto. E que se diga de forma clara o que Portugal perde com a venda. Em função disso e se se tornar claro que existe perda muito significativa para o País, então o Governo terá feito o que lhe competia, embora eu acredite que Bruxelas anule a decisão e torne ainda mais penosa a utilização da GS.

Quanto à questão legal, como já disse, cabe a Bruxelas decidir, e os accionistas já deviam saber que havia esta hipótese de bomba atómica.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por pedro200 » 30/6/2010 18:17

Zezezinho Escreveu:

Este veto do Governo é uma vergonha! Sou contra. E ainda dizem que estamos num país desenvolvido....

Registado: 1/9/2009 10:52

por careca79 » 30/6/2010 18:16

A minha opinião.

Estou a favor que a PT fique com a Vivo numa óptica de negócio e de mais valias a médio e longo prazo, bem como para o seu crescimento.

Estou totalmente contra o governo intrometer-se numa decisão de accionistas de uma empresa, o que além de prejudicar a imagem da PT cá dentro e lá fora, vai de certeza prejudicar todas as outras acções e todos os outros investimentos que algum estrangeiro queira cá vir fazer.

A procissão ainda vai no adro e muita tinta vai correr, de certeza que isto não fica por aqui.

Abraço.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal

Registado: 29/11/2007 3:04

por Zezezinho » 30/6/2010 18:09

Registado: 30/6/2010 0:10

por Bull Bull » 30/6/2010 18:08

sim concordo

Registado: 21/12/2009 18:46

por otangas » 30/6/2010 18:04

Por uma questão de princípios, estou 100% contra.

E estou a estranhar a votação estar neste momento 50/50...

Registado: 25/3/2009 22:02

por pocoyo » 30/6/2010 18:01

Ulisses, não falta o "quero lá saber"?

Eu sou contra.

Registado: 15/1/2010 15:30

Concorda com o veto da OPA por parte do Governo?

por Ulisses Pereira » 30/6/2010 17:52

Com tanta polémica, acho que se justifica a abertura de uma sondagem sobre a decisão de hoje do Governo em utilizar a "golden share" para vetar a OPA da Telefonica sobre a Vivo.

A minha opinião é sobjeamente conhecida e está expressa no tópico da PT.

Qual será a opinião dominante aqui no Caldeirão?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PacoNasssa, PXYC, rg7803 e 113 visitantes