Erro humano na base do 'crash'
Está no zero hedge um artigo muito bom onde explicam o que pode ter acontecido.
Mesmo no final é resumido mais ou menos como isto:
Os sistemas de HFT ( High Frequency Trading ) estão programados ( para fornecer liquidez, dizem eles ) a colocar ordens de compra sempre acima das ordens de compra passivas que são introduzidas pelos investidores humanos.
Isto é se eu coloco uma ordem a 1,345 o sistema automaticamente coloca uma a 1,346 e assim sucessivamente...
Ao longo do último ano, isto tem vindo a desmotivar os investidores normais a terem ordens passivas, porque muitas vezes não são satisfeitas e passam a comprar diretamente ao mercado.
Ora como se percebe os cofres vão ficando com poucas ordens incapazes de absorver ordens de venda maiores que possam ser introduzidas por erro, ou não
, e estamos a jeito de problemas como o de ontem
Foi um erro humano sim, mas o erro de a humanidade ser o que é e como é... Ontem muitos pequenos e médios investidores podem ter ido à falência ou ter sofrido perdas grandes, devido ao HFT
Eu vou repensar seriamnete o uso de CFD´s
Abraços
http://www.zerohedge.com/article/day-market-almost-died-courtesy-high-frequency-trading[url][/url]
Mesmo no final é resumido mais ou menos como isto:
Os sistemas de HFT ( High Frequency Trading ) estão programados ( para fornecer liquidez, dizem eles ) a colocar ordens de compra sempre acima das ordens de compra passivas que são introduzidas pelos investidores humanos.
Isto é se eu coloco uma ordem a 1,345 o sistema automaticamente coloca uma a 1,346 e assim sucessivamente...
Ao longo do último ano, isto tem vindo a desmotivar os investidores normais a terem ordens passivas, porque muitas vezes não são satisfeitas e passam a comprar diretamente ao mercado.
Ora como se percebe os cofres vão ficando com poucas ordens incapazes de absorver ordens de venda maiores que possam ser introduzidas por erro, ou não

Foi um erro humano sim, mas o erro de a humanidade ser o que é e como é... Ontem muitos pequenos e médios investidores podem ter ido à falência ou ter sofrido perdas grandes, devido ao HFT
Eu vou repensar seriamnete o uso de CFD´s
Abraços
http://www.zerohedge.com/article/day-market-almost-died-courtesy-high-frequency-trading[url][/url]
- Registado: 8/1/2010 12:53
Uma questão que me parece muito interessante e que não vi ninguem a levantar é como é que alguem que não possa estar sempre de olho no mercado pode ao mesmo tempo, ter uma estratégia bem definida com stop losses e evitar estas "anomalias"...
Foi uma "sorte" isto ter ocorrido fora das horas em que correm as bolsas europeias, caso contrário teriamos um enorme choro e revolta de quem ainda está longo em comparação com quem euforia e alegria de quem estaria curto...
Obviamente um stop loss activado é um mal menor comparado com uma calamidade na bolsa e ficarmos a arder, mas como evitar, ou mesmo tirar proveito destes movimentos?
Foi uma "sorte" isto ter ocorrido fora das horas em que correm as bolsas europeias, caso contrário teriamos um enorme choro e revolta de quem ainda está longo em comparação com quem euforia e alegria de quem estaria curto...
Obviamente um stop loss activado é um mal menor comparado com uma calamidade na bolsa e ficarmos a arder, mas como evitar, ou mesmo tirar proveito destes movimentos?
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
A realidade é que antes dos erros os indices ja baixavam cerca de 3% !!! o que revela bem uma falta de confiança e receio de alastramento da crise.
O que eu li:
Sera que aparecerem "outras Grécias" a CE (e a ...Alemanha ...) vao desejar de novo meter as maos nos bolsos para um apoio financeiro ?... (se a decisao ja nao foi facil com a Grécia ...)

O que eu li:
Sera que aparecerem "outras Grécias" a CE (e a ...Alemanha ...) vao desejar de novo meter as maos nos bolsos para um apoio financeiro ?... (se a decisao ja nao foi facil com a Grécia ...)

- Anexos
-
- Crise.jpg (3.29 KiB) Visualizado 2643 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Ulisses Pereira Escreveu:Ninguém digita letras nas ordens... Sinceramente, acho uma explicação sem sentido. E se foi um erro a digitar um número também é altamente improvável já que a maioria dos softwares detecta essa discrepância. Se foi um erro, faz muito mais sentido que algum algoritmo tenha "dado o berro".
Se foi um erro.
Se foi um erro.
Por que é que insisto nos "ses"? Porque, uma vez mais, estamos a tentar acreditar que o mercado não faz um movimento assim pelo simples despoletar de ordens. Estamos a tentar acreditar.
Apenas.
Bom dia Ulisses,
Se por hipotese não foi um erro...

Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Erro humano???
Beass Escreveu:Bull Bull Escreveu:Beass Escreveu:Como pessimista, acredito que algo poderá estar para acontecer, e será deste lado do Atlântico.
Nesta perspectiva, alguém pensou, mais vale perder 10%, que mais ou mesmo tudo.
Na história dos mercados, já muito se passou, incluindo o fecho dos mesmos. E como sempre a história se repete ...
se foi um fundo nada garante que mais vale tenha perdido 10%, podia muito bem ter sido em vez de ganhar 40% prefiro ganhar 30%
Sobre 1987, as maquinas fizeram uma moça bem maior.
Vamos ter calma e ver as próximas sessões e não agir por impulso
Não é importante se foi perder 10% ou ganhar -10%, o que interessa é que alguém (e com força no mercado, pois pela quantidade de acções) quis sair do mercado, e saiu repentinamente. Isso sim, é que é de desconfiar, e preocupante.
Estou totalmente de acordo, esperar desconfiado
Bull Bull Escreveu:Beass Escreveu:Como pessimista, acredito que algo poderá estar para acontecer, e será deste lado do Atlântico.
Na história dos mercados, já muito se passou, incluindo o fecho dos mesmos. E como sempre a história se repete ...
se foi um fundo nada garante que mais vale tenha perdido 10%, podia muito bem ter sido em vez de ganhar 40% prefiro ganhar 30%
Não é importante se foi perder 10% ou ganhar -10%, o que interessa é que alguém (e com força no mercado, pois pela quantidade de acções) quis sair do mercado, e saiu repentinamente. Isso sim, é que é de desconfiar, e preocupante.
- Registado: 7/5/2010 10:24
Bull Bull Escreveu:Só gostava saber se foi um erro, as pessoas prejudicadas e que deveriam ter sido bem muitas, como ficam numa situação dessas?
Devem ter sido tantas como as beneficiadas. Não se esqueça que para cada venda houve uma compra... facto muitas vezes esquecido.

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Erros aos pontapés
Isto de erros nas bolsas é muito mais habitual do que a maioria possa pensar! Apenas algumas pérolas:
in http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/7909627.stm
in http://mike2.openmethodology.org/w/images/0/0d/Executive_Overview_on_Data_Quality_Improvement.pdf
in http://www.adelard.com/web/hnav/services/OperationalRisk/csfi_talk.html
in http://business.timesonline.co.uk/tol/business/industry_sectors/banking_and_finance/article775136.ece
Ecotretas
in http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/7909627.stm
According to reports, a UBS Securities Japan employee had been trying to buy 30 million yen of bonds in computer games firm Capcom, but because of a computer error, 3 trillion yen's worth was ordered instead.
in http://mike2.openmethodology.org/w/images/0/0d/Executive_Overview_on_Data_Quality_Improvement.pdf
On October 2, 2002, Bear, Stearns placed an order to sell $4 billion in stocks – but the order was intended to be for only $4 million. While the orders were cancelled within minutes, $622 million in stock had been sold in error and Bear, Stearns needed to pay the difference in price to buy it back.
in http://www.adelard.com/web/hnav/services/OperationalRisk/csfi_talk.html
Thirty-six years later on 18th Nov 1998 a junior trader cost his employers an estimated 10 million pounds after a training exercise went disastrously wrong and he ended up taking part in an 11.5-billion-pound transaction. The trader, who worked for a German financial institution, apparently pressed the wrong buttons on his computer and caused panic on dealing floors in the City. German bond futures are predominantly traded on Eurex, a German-based electronic exchange, on which traders say it is relatively easy to enter the dealing programme instead of the training simulation programme
in http://business.timesonline.co.uk/tol/business/industry_sectors/banking_and_finance/article775136.ece
Losses from the trade were sufficient to force Mizuho to cancel all end-of-year bonuses from the securities arm. The trader, believed to be a 24-year-old woman relatively inexperienced on the dealing floor, had wanted to sell one share in J Com, a new telecoms firm, for Y600,000. She mistyped the order and sold 600,000 shares at Y1 each.
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Beass Escreveu:Como pessimista, acredito que algo poderá estar para acontecer, e será deste lado do Atlântico.
Erro humano???
Como pessimista, acredito que algo poderá estar para acontecer, e será deste lado do Atlântico.
- Registado: 7/5/2010 10:24
Ando nos mercados há cerca de 3 anos e, na minha humilde opinião, não poderia estar mais de acordo com esta opinião do Ulisses.
Quando sobe quase 10% ninguém se "engana" a "teclar"...
Mas quando há estas quedas, tem de haver uma explicação qualquer (complicadíssima) que não a simples venda!
Se existe quem compra, com certeza que existirá quem quer sair do mercado o mais rapidamente possível.
Tão simples como isso...
Bons negócios...
Quando sobe quase 10% ninguém se "engana" a "teclar"...
Mas quando há estas quedas, tem de haver uma explicação qualquer (complicadíssima) que não a simples venda!
Se existe quem compra, com certeza que existirá quem quer sair do mercado o mais rapidamente possível.
Tão simples como isso...
Bons negócios...

Ulisses Pereira Escreveu:Ninguém digita letras nas ordens... Sinceramente, acho uma explicação sem sentido. E se foi um erro a digitar um número também é altamente improvável já que a maioria dos softwares detecta essa discrepância. Se foi um erro, faz muito mais sentido que algum algoritmo tenha "dado o berro".
Se foi um erro.
Se foi um erro.
Por que é que insisto nos "ses"? Porque, uma vez mais, estamos a tentar acreditar que o mercado não faz um movimento assim pelo simples despoletar de ordens. Estamos a tentar acreditar.
Apenas.
- Registado: 13/6/2008 10:22
Bom dia!
Mau dia!
Bom posso vos dizer que ontem perto das 19:45 tive de assumir uma perda considerável na minha carteira.
A dimensão da perda resulta, para além do seu montante (uns mesitos de ordenado) tem também como saldo igualmente negativo o facto de deitar para o lixo todo o trabalho, (ganho) conseguido nos últimos dois meses...ou seja andei a fazer trade para o "boneco".
Sai de casa pelas 17:00 com posições abertas sobre o DAX, fui espairecer dar uma volta apreciar as vistas, confiante numa inversão das américas até ao final da sessão.
Por volta das 19:30 de volta ao lar passo numa agência do BPI para fazer um ponto de situação...saltou á vista os -4% do Nasdaq. Começei logo a fazer contas de cabeça pelos piores motivos claro.
Fui para a rua com uma expectativa chegeui a casa com um cenário 180º ao contrário, (em apenas duas horas e meia).
Tinha dois contratos sobre o Dax com os strikes 5650 e 5750, ao ligar o PC verifiquei que qualquer um deles chegou a estar ko...o 5750 aida aceito o 5650 ultrapassa o meu poder de encaixe.
Claro a minha reação foi vender (voçês fariam o quê?). O 5750 foi vendido "out of money" deram-me 16 cêntimos por ele...pois num minuto a cotação tinha variações de 15 a 20 pts. Ora estava acima do strike ora passava para baixo.
Para concluir, o mais grave o meio de isto tudo considero que nem é a perda financeira, perdas acontecem, desde Janeiro já cheguei a somar perdas idênticas mas em várias parcelas não de uma só vez. Todas elas recuperadas e ultrapassadas.
O grave desta vez é o sentimento de falta de confiança gerado pelo que vi ontem. Ou seja ontem até ás 17:00 era um trader confiante no mercado e no que estava a fazer, neste momento não sei o que fazer. E para quem tem algo a recuperar não saber o que fazer para o conseguir, é bem pior que ter perdido.
Sem a auto confiança que tinha ontem ás 17:00 a recuperação poderá levar meses anos ou nunca ocorrer.
E é isso que me preocupa mais que a perda que sofri.
Mau dia!
Bom posso vos dizer que ontem perto das 19:45 tive de assumir uma perda considerável na minha carteira.
A dimensão da perda resulta, para além do seu montante (uns mesitos de ordenado) tem também como saldo igualmente negativo o facto de deitar para o lixo todo o trabalho, (ganho) conseguido nos últimos dois meses...ou seja andei a fazer trade para o "boneco".
Sai de casa pelas 17:00 com posições abertas sobre o DAX, fui espairecer dar uma volta apreciar as vistas, confiante numa inversão das américas até ao final da sessão.
Por volta das 19:30 de volta ao lar passo numa agência do BPI para fazer um ponto de situação...saltou á vista os -4% do Nasdaq. Começei logo a fazer contas de cabeça pelos piores motivos claro.
Fui para a rua com uma expectativa chegeui a casa com um cenário 180º ao contrário, (em apenas duas horas e meia).
Tinha dois contratos sobre o Dax com os strikes 5650 e 5750, ao ligar o PC verifiquei que qualquer um deles chegou a estar ko...o 5750 aida aceito o 5650 ultrapassa o meu poder de encaixe.
Claro a minha reação foi vender (voçês fariam o quê?). O 5750 foi vendido "out of money" deram-me 16 cêntimos por ele...pois num minuto a cotação tinha variações de 15 a 20 pts. Ora estava acima do strike ora passava para baixo.
Para concluir, o mais grave o meio de isto tudo considero que nem é a perda financeira, perdas acontecem, desde Janeiro já cheguei a somar perdas idênticas mas em várias parcelas não de uma só vez. Todas elas recuperadas e ultrapassadas.
O grave desta vez é o sentimento de falta de confiança gerado pelo que vi ontem. Ou seja ontem até ás 17:00 era um trader confiante no mercado e no que estava a fazer, neste momento não sei o que fazer. E para quem tem algo a recuperar não saber o que fazer para o conseguir, é bem pior que ter perdido.
Sem a auto confiança que tinha ontem ás 17:00 a recuperação poderá levar meses anos ou nunca ocorrer.
E é isso que me preocupa mais que a perda que sofri.
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam 

- Registado: 16/11/2006 12:47
Reguladores e mercados norte-americanos respondem aos erros de negociação
Os reguladores norte-americanos planeiam apurar se as quedas abruptas de ontem foram provocadas por operadores profissionais ou se estes procuraram lucrar ilegalmente duracom as quedas acentuadas que se registaram no mercado, por introdução de ordens erradas.
A SEC planeia apurar se as quedas abruptas de ontem foram provocadas por operadores profissionais que procuravam lucrar ilegalmente durante com as quedas acentuadas que se registaram no mercado e o GrupoNasdak OMX vai cancelar todos os negócios realizados nos seus mercados, realizados a preços superiores ou inferiores em 60%, ao preço das acções 19h40 de ontem.
Responsáveis da SEC começaram a preparar um inquérito para apurar se as ordens que agravaram a descida de ontem do Dow Jones Industrial Average, foram introduzidas acidentalmente ou deliberadamente, para beneficiar da queda de 9,4% do índice, que agravou as perdas do índice em mais de 700 mil milhões de dólares, em menos de dez minutos.
O Grupo Nasdaq OMX anunciou que vai cancelar os negócios de todos os índices, realizados a preços 60% acima ou abaixo do preço a que se encontravam as acções ontem, às 14h40 hora de Nova Iorque (19h40 em Lisboa) a que se deram as quedas acentuadas. A decisão é irrevogável, seguindo os responsáveis que falaram com a Bloomberg.
Ontem registaram-se tumultos na sessão norte-americana, com uma vaga de ordens de venda electrónicas a exacerbarem as vendas generalizadas que vinham sendo provocadas por receios de que a crise orçamental europeia penalize a retoma económica. O Dow Jones Industrial Average chegou a eliminar mais de 1 bilião de dólares durante a sessão, tendo chegado a descer 1.000 pontos e a registar uma descida intra diária de 9,2%.
O porta-voz da NYSE Euronext Rich Adamontis disse ontem à Bloomberg que se verificou um conjunto de negócios errados".
"Alguém carrega no botão errado e toda a gente se dirigie à mesma porta à mesma hora", disse o chefe de investimentos do Highmarrk Capital Management, David Goerz à agência noticiosa."Foi azar. Claramente foi um factor [importante]. Quando se tem muito cépticismo no mercado, isso só agrava o problema".
Os reguladores norte-americanos planeiam apurar se as quedas abruptas de ontem foram provocadas por operadores profissionais ou se estes procuraram lucrar ilegalmente duracom as quedas acentuadas que se registaram no mercado, por introdução de ordens erradas.
A SEC planeia apurar se as quedas abruptas de ontem foram provocadas por operadores profissionais que procuravam lucrar ilegalmente durante com as quedas acentuadas que se registaram no mercado e o GrupoNasdak OMX vai cancelar todos os negócios realizados nos seus mercados, realizados a preços superiores ou inferiores em 60%, ao preço das acções 19h40 de ontem.
Responsáveis da SEC começaram a preparar um inquérito para apurar se as ordens que agravaram a descida de ontem do Dow Jones Industrial Average, foram introduzidas acidentalmente ou deliberadamente, para beneficiar da queda de 9,4% do índice, que agravou as perdas do índice em mais de 700 mil milhões de dólares, em menos de dez minutos.
O Grupo Nasdaq OMX anunciou que vai cancelar os negócios de todos os índices, realizados a preços 60% acima ou abaixo do preço a que se encontravam as acções ontem, às 14h40 hora de Nova Iorque (19h40 em Lisboa) a que se deram as quedas acentuadas. A decisão é irrevogável, seguindo os responsáveis que falaram com a Bloomberg.
Ontem registaram-se tumultos na sessão norte-americana, com uma vaga de ordens de venda electrónicas a exacerbarem as vendas generalizadas que vinham sendo provocadas por receios de que a crise orçamental europeia penalize a retoma económica. O Dow Jones Industrial Average chegou a eliminar mais de 1 bilião de dólares durante a sessão, tendo chegado a descer 1.000 pontos e a registar uma descida intra diária de 9,2%.
O porta-voz da NYSE Euronext Rich Adamontis disse ontem à Bloomberg que se verificou um conjunto de negócios errados".
"Alguém carrega no botão errado e toda a gente se dirigie à mesma porta à mesma hora", disse o chefe de investimentos do Highmarrk Capital Management, David Goerz à agência noticiosa."Foi azar. Claramente foi um factor [importante]. Quando se tem muito cépticismo no mercado, isso só agrava o problema".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
É bem feita e não foi erro!
Estes malditos sistemas automaticos de negociação que funcionam com base em logaritmos e muita informação previligiada onde se encontram os stops a nivel mundial etc... dá nestas porcarias. OLhem aos graficos dos indices deste 2000...isto é o mercado feito por humanos?? Subidas meteoricas e descidas ao abismo???
Só digo bem feito se o fundo faliu e deu o berro como diz o Ulisses, e não a quem perdeu tudo ontem em algo que deveria ser impossivel. Eu até ganhei mas isto vai ser cada vez pior daqui para a frente, sem racionalidade só loucura por sistemas sem sentimentos.
Só digo bem feito se o fundo faliu e deu o berro como diz o Ulisses, e não a quem perdeu tudo ontem em algo que deveria ser impossivel. Eu até ganhei mas isto vai ser cada vez pior daqui para a frente, sem racionalidade só loucura por sistemas sem sentimentos.
- Registado: 8/4/2009 21:30
Bull Bull Escreveu:"Outro crash de enorme relevo foi o de Outubro de 1987 na wall street, e não só pela violência da queda (22,8% num único dia), mas por ter sido desencadeado provavelmente por programas de computador, ordenando vendas automáticas- assim conclui a comissão do congresso nomeada para o efeito". Foi, pois, provavelmente despoletado directamente por máquinas, e não por homens. "
Como vimos no gráfico o SP teve em forte baixa 2 dias e poucos dias depois retomou o rumo que estava, que era um bull market
E depois em apenas uma duzia de anos os indices subiram quase sem parar uns 500% (dos cerca de 230 pontos para os 1500). Formava-se a Credit Bubble.
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
whitebala Escreveu:Bull Bull Escreveu:julgo que aconteceu um caso desses, mas não consigo de momento dizer a sua data, mas que já li isso é algum lado li
Eu tenho ideia de em 2004 ou 2005 ter acontecido algo parecido sobre uma ordem errada. Alguem com melhor memória?
Aproveito tambem para comentar que (como quase sempre) o Ulisses tem razão:
Independenbtmente das causas esta situação é um sinal de alerta e revela uma baixa disponibilidade de compradores
Abraço
Neste caso, onde deparamos com uma enorme vela de descida, até poderia haver compradores mas ao depararem com uma situação dessas, a pessoa pergunta o que está acontecer e espera saber para poder entrar. Afinal a recuperação também foi violenta que poderá indicar alguma coisa.
Fiquei preocupado e muito cauteloso e estarei atento ás próximas sessões, mas continuo positivo no médio prazo. Nenhum suporte foi quebrado que pudesse levar a pensar ao contrário.
Não podemos esquecer que de cabeça quente reagimos por impulso e ontem a queda não foi originado talvez por um erro mas por muitas ordens dadas pelo pânico
.
Howdy,
Importa aqui ressalvar que não houve nenhum crash.
uma descida de 4, 5 ou mesmo 6% não é um crash.
Ontem "wall street" desceu menos que isso.
O que leva a especular que esta noticia do erro humano seja uma farsa para invitar que alastre o medo pelo a incerteza do PIIGS na Europa e não säo só os PIGS mas estes são mais vulneráveis a especulação.
Enfim tenham cuidado quando dão exemplos depois de um crash volta a tendência normal, porque não é bem assim
BR
Importa aqui ressalvar que não houve nenhum crash.
uma descida de 4, 5 ou mesmo 6% não é um crash.
Ontem "wall street" desceu menos que isso.
O que leva a especular que esta noticia do erro humano seja uma farsa para invitar que alastre o medo pelo a incerteza do PIIGS na Europa e não säo só os PIGS mas estes são mais vulneráveis a especulação.
Enfim tenham cuidado quando dão exemplos depois de um crash volta a tendência normal, porque não é bem assim
BR
Bull Bull Escreveu:julgo que aconteceu um caso desses, mas não consigo de momento dizer a sua data, mas que já li isso é algum lado li
Eu tenho ideia de em 2004 ou 2005 ter acontecido algo parecido sobre uma ordem errada. Alguem com melhor memória?
Aproveito tambem para comentar que (como quase sempre) o Ulisses tem razão:
Independenbtmente das causas esta situação é um sinal de alerta e revela uma baixa disponibilidade de compradores
Abraço
Let´s Cruise forever
Caros leitores, ontem falou-se se um erro, não estou dizer que não, mas acredito que algo passou e talvez possa ter sido um erro, estando mais inclinado para essa versão, mas fiquei preocupado e bastante cauteloso, o que me fará estar atento ás próximas sessões.
Vou deixar aqui um exemplo bem pior com uma desvalorização pior. Por aquilo que encontrei num livro bastante conceituado, para mim o mais recomendado sobre bolsa, falo, Ganhar em Bolsa do Fernando Braga de Matos.
Então diz assim:
"Outro crash de enorme relevo foi o de Outubro de 1987 na wall street, e não só pela violência da queda (22,8% num único dia), mas por ter sido desencadeado provavelmente por programas de computador, ordenando vendas automáticas- assim conclui a comissão do congresso nomeada para o efeito". Foi, pois, provavelmente despoletado directamente por máquinas, e não por homens. "
Como vimos no gráfico o SP teve em forte baixa 2 dias e poucos dias depois retomou o rumo que estava, que era um bull market
Vou deixar aqui um exemplo bem pior com uma desvalorização pior. Por aquilo que encontrei num livro bastante conceituado, para mim o mais recomendado sobre bolsa, falo, Ganhar em Bolsa do Fernando Braga de Matos.
Então diz assim:
"Outro crash de enorme relevo foi o de Outubro de 1987 na wall street, e não só pela violência da queda (22,8% num único dia), mas por ter sido desencadeado provavelmente por programas de computador, ordenando vendas automáticas- assim conclui a comissão do congresso nomeada para o efeito". Foi, pois, provavelmente despoletado directamente por máquinas, e não por homens. "
- Anexos
-
- daytrade.png (176.85 KiB) Visualizado 3166 vezes
-
- target.png (174.74 KiB) Visualizado 3177 vezes
So uma questao, se foi de facto um "erro" pq é q o Forex começou a afundar 5/10m antes?
O EURJPY começou a cair as 19.05, 5m depois as 19.10 o SPX seguu o mesmo caminho.
Deixo a imaginaçao de cada um o pq do que se sucedeu ontem, tanto da queda como da recuperaçao. Eu tenho a minha ideia, mas é escusado partilha-la, visto ir alimentar mais discussoes e o objectivo deste post é apenas alertar as pessoas para verem e pensarem antes de acreditarem no q ouvem ou leem.
O EURJPY começou a cair as 19.05, 5m depois as 19.10 o SPX seguu o mesmo caminho.
Deixo a imaginaçao de cada um o pq do que se sucedeu ontem, tanto da queda como da recuperaçao. Eu tenho a minha ideia, mas é escusado partilha-la, visto ir alimentar mais discussoes e o objectivo deste post é apenas alertar as pessoas para verem e pensarem antes de acreditarem no q ouvem ou leem.
Abraço
Lion_Heart Escreveu:Para mim esta queda pode estar mais relacionada com o eur/usd que com o "erro" . A estes valores o usd pode estar a ficar "caro" e o que levou os mercados americanos a subir pode estar a inverter.
Alguém resolveu sair do mercado e levou ao "panico" electronico.
Se fosse um humano divido que isso acontecia assim rapido.
Exatamente, tambem partilho da tua opinião.
Veremos nas proximas sessões o que vai acontecer.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Um "glitch" tão estranho não deve ter uma só causa, o mais palusível é que se tenha dado o encadeamento de várias, como um erro que despoletou a quebra de um suporte importante e sistemas automáticos (tipo high frequency trading) o tenham amplificado.
O que é certo é que tão depressa como aconteceu... desaconteceu!
Pode ser sinal que outros mecanismos automáticos tenham logo tirado partido da situação, o que parece ser confirmado pelos altos volumes nesse quarto de hora.
Me thinkz.
O que é certo é que tão depressa como aconteceu... desaconteceu!
Pode ser sinal que outros mecanismos automáticos tenham logo tirado partido da situação, o que parece ser confirmado pelos altos volumes nesse quarto de hora.
Me thinkz.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Obrigado Ulisses.
Durante o jantar segui a CNBC e os comentadores estavam um tanto ou quanto "à nora". Vários disseram que a culpa é de o trading estar entregue às máquinas, que se fossem os "humanos" isto nunca aconteceria, etc.
Durante o jantar segui a CNBC e os comentadores estavam um tanto ou quanto "à nora". Vários disseram que a culpa é de o trading estar entregue às máquinas, que se fossem os "humanos" isto nunca aconteceria, etc.
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West
- Registado: 12/10/2007 17:50
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 86 visitantes