Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vendas a descoberto proíbidas (curtos, shorts). Que efeitos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bEMdISPOSTO » 4/5/2010 12:51

Ulisses Pereira Escreveu:Deixo aqui o link para mais um excelente artigo do PSG:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=423565

O Pedro Santos Guerreiro comenta, neste artigo, a questão da tributação das mais valias e do "short selling".

Consegue ser crítico em relação a ambas as questões sem o ser na totalidade, mas sim em aspectos específicos e isso torna este artigo diferente. E muito bem escrito, como sempre.

Em relação à questão fiscal, estou plenamente de acordo, por isso, não vou chover no molhado.

Já no que toca ao "short selling", estou plenamente de acordo com ele quanto à proibição do "naked short selling". Quem quiser abrir poisções curtas, deve fazê-lo recorrendo a acções emprestadas. Se assim não for, no limite, alguém poderosíssimo financeiramente, pode vender, vender, vender, sem limites até as cotações chegarem ao zero.

Proibir os "shorts" seria um erro tremendo que países como o Japão perceberam tarde demais. Proibir o "naked short selling" é uma opção sensata. Mas discordo do PSG quando diz que é preciso divulgar divulgar as operações curtas. Porquê? Quando alguém compra acções não tem que o divulgar, a menos que fique com uma posição relevante na empresa. Quando se abre posições curtas, o critério deve ser o mesmo.

Demonizar os "shorts" costuma ser tão fácil para justuificar o mau desempenho das Bolsas como culpar os especuladores pela situação económica do país. Este é um artigo diferente.

Não se pense, contudo, que isto dos "shorts" é algo novo. Há mais de 100 anos que nos Estados Unidos assim é. Mas só vem ao de cima nos momentos de crise. Por que será?

Um abraço,
Ulisses

P.S. Ninguém "shorta" pequenas acções em Portugal. E vejam a variação que algumas tiveram nas últimas semanas...

Cada um tem o direito de estar curto ou estar longo.
O que acho um problema bem maior (e esse faz danos do caneco e é o caminho mais rápido para a falência) é a alavancagem. Se formos a ver as desgraças que a alavancagem já causou por esse mundo fora a tanta gente que não a sabe usar ou, achando que tinha tudo controlado apanhou grande(s) bordoada(s), teria muito mais nexo limitar (ou proibir) a alavancagem, nesse caso.

Já agora, ninguém se lembra nestes dias de gozar os curtos, tipo "vão ser squeezados", outra "squeezadela de curtos", ou "os curtos são "matéria prima para mais subidas"? Afinal não sofrem eles quando a coisa está bull? Não arriscam eles e muito? São malta como toda a gente, com uma desvantagem: todo o mundo quer ver as bolsas a subir e decisões políticas e económicas são tomadas com vista a isso, e meio mundo se compraz quando são "squeezados", mas quando têm o seu momento de lucros, todo o mal do mundo foi uma cabala que eles armaram!

Peçam um crédito à habitação ao banco, estourem o ordenado em férias e futilidades, e quando o banco disser que por falta de pagamento da prestação estão todas as subsequentes vencidas, digam que o banco é um "curto", que cheirou-lhe a sangue e quer dizimar-vos e vai fazer tudo para ficar com o vosso andar! Será assim? Sabemos que não. Logo, veja-se o mrcado como ele é!

'bora jogar! Não, não andamos a investir: andamos a jogar! :mrgreen:

Abraços
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Ulisses Pereira » 4/5/2010 12:51

Quico, esclareço já essa questão para quem não a conhece:

Short Selling (normal): Alguém recorre a acções que outros detêm para as vender, recomprando-as mais tarde (a um preço mais baixo, esperam eles) e voltar a entregá-las aos seus detentores originais.

Naked Short selling: Alguém vende acções sem as ter para as recomprar mais tarde.

Quico, sabes que sou um dos que mais tem lutado contra o ataque desmesurado contra os "shorts" (são uma explicação tão fácil para as quedas) , mas nesse caso acho que há uma diferença muito grande entre vender a descoberto e "comprar a descoberto", como lhe chamas. Quando "compras a descoberto" pedes dinheiro emprestado para comprares. Quando "shortas" nao me preocupa se pedes dinheiro emprestado para o fazer ou não. Preocupa-me sim, se essas acções existem...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Quico » 4/5/2010 12:43

Antes de mais, e para evitar discussões estéreis, seria bom que quem entrasse na discussão deste tópico soubesse primeiro a diferença entre:
:arrow: Short selling
:arrow: Naked short selling

É que há imeeeeensa diferença, e muitas vezes, quase por má fé, pretende-se confundir as duas numa só.

(É que também podem, caso não saibam, comprar a descoberto ... ou "Naked Call", se preferirem. Mas quando tudo sobe artificialmente, ninguém se chateia.)
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por jlmf » 4/5/2010 12:41

"Se a bolsa se vira contra as empresas, algo está errado. Desregulado. Ou desregulamentado."

E a bolsa vira-se contra as empresas ou as empresas é que aproveitam o lado bom e descuram preparação e regras básicas para suportarem o resto do pacote?

"Todos querem ganhar dinheiro. Uns sabem, outros não."

Não é assim em tudo? Pois claro que é, e se ao ganhar ainda se contribui para proporcionar liquidez a titulos que de outra forma e com qualquer corrente de ar, só caminhavam num sentido, melhor.

De resto bom artigo, em minha opinião, tem de certeza o mérito de levantar a questão, porque se não se escreve e debate, é muito fácil caír na facilidade dos bodes expiatórios e ainda aparece um politico qualquer promovido a expert a mandar para a fogueira quem anda de calções acusado dos males do mundo.
Editado pela última vez por jlmf em 4/5/2010 12:45, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Ulisses Pereira » 4/5/2010 12:33

Deixo aqui o link para mais um excelente artigo do PSG:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=423565

O Pedro Santos Guerreiro comenta, neste artigo, a questão da tributação das mais valias e do "short selling".

Consegue ser crítico em relação a ambas as questões sem o ser na totalidade, mas sim em aspectos específicos e isso torna este artigo diferente. E muito bem escrito, como sempre.

Em relação à questão fiscal, estou plenamente de acordo, por isso, não vou chover no molhado.

Já no que toca ao "short selling", estou plenamente de acordo com ele quanto à proibição do "naked short selling". Quem quiser abrir poisções curtas, deve fazê-lo recorrendo a acções emprestadas. Se assim não for, no limite, alguém poderosíssimo financeiramente, pode vender, vender, vender, sem limites até as cotações chegarem ao zero.

Proibir os "shorts" seria um erro tremendo que países como o Japão perceberam tarde demais. Proibir o "naked short selling" é uma opção sensata. Mas discordo do PSG quando diz que é preciso divulgar divulgar as operações curtas. Porquê? Quando alguém compra acções não tem que o divulgar, a menos que fique com uma posição relevante na empresa. Quando se abre posições curtas, o critério deve ser o mesmo.

Demonizar os "shorts" costuma ser tão fácil para justuificar o mau desempenho das Bolsas como culpar os especuladores pela situação económica do país. Este é um artigo diferente.

Não se pense, contudo, que isto dos "shorts" é algo novo. Há mais de 100 anos que nos Estados Unidos assim é. Mas só vem ao de cima nos momentos de crise. Por que será?

Um abraço,
Ulisses

P.S. Ninguém "shorta" pequenas acções em Portugal. E vejam a variação que algumas tiveram nas últimas semanas...

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jlmf » 4/5/2010 12:29

A moda vai pegando...

CMVM vai apertar as regras sobre as vendas de acções a descoberto

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai avançar com novas regras que dificultam as operações de vendas de acções a descobero (short selling), através das quais é possível especular contra as cotações das empresas cotadas.

Vai passar a ser obrigatório comunicar à CMVM das operações de short selling que sejam feitas com qualquer uma das 56 empresas cotadas na Euronext Lisboa, desde que o montante envolvido ultrapasse 0,20 por cento do capital de uma dada empresa, explica o Jornal de Negócios, que avançou hoje com esta notícia.

Actualmente já é obrigatório que os investidores comuniquem à CMVM (que regula o mercado de capitais nacional) as operações de short selling (com acções emprestadas ou mesmo sem acções) no caso de empresas que integram o PSI 20 e quando o montante envolvido nas negociações ultrapasse 0,25 por cento do capital da empresa.

Quando a nova regulamentação for publicada em Diário da República, vai também passar a ser proibido que os grupos de sociedades fazerem a compensação de posições curtas (vendedoras) e longas (compradoras) assumidas pelas suas participadas, avança ainda o Negócios.

As vendas de acções a descoberto têm como fundamento a atracção de liquidez e a diversificação do risco, mas são também usadas para pura especulação. É o caso de quando se pede acções emprestadas para as vender com a intenção de fazer cair o preço. O especulador recompra depois as acções mais baratas e devolve-as a quem as emprestou, ganhando a diferença na cotação (a que há que deduzir as comissões pagas).

http://economia.publico.pt/Noticia/cmvm ... lico.pt%29

Registado: 29/11/2007 4:15

por _x_ » 28/4/2010 15:43

Ou leram com o fogo no rabo ou só o que lhes interessava, possivelmente não me expremi bem!

Eu comecei por escrever que a culpa, não era dos especuladores mas dos estados que viviam acima da sua capacidade, revejam lá!

O que escrevi, foi somente, quando criadas as condições, a especulação é possível com muito dinheiro mesmo que no total do mercado, este represente pouco, pois é alavancado com informação que hoje em dia é super rápida.

Tanto é preversa quando desce baseado na desgraça de alguns, como quando sobe sem fundamento, na base da ganancia dos tolos.

PS - Ok, matilha poderá ser ofensivo, rectifico, fui com o rebanho.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Pedro447 » 28/4/2010 14:38

Superhomem, só para ti:

"O quê?! Mas podem-se vender acções a descoberto?! Como é que isso funciona? Não fazia ideia, estou chocado! :shock: " - primeiro-ministro de um país capitalista na europa ocidental, outono de 2008.

:lol:

Registado: 2/11/2008 16:17

por Supermann » 28/4/2010 14:30

TrendFX Escreveu:Eu acho que se devia banir os longos também. Dos maiores crimes financeiros que vi na minha vida foi ver lixo como a Pararede (agora Glintt) chegar a 10 euros ou coisa parecida, PT Multimédia (Zon) a 140, etc...

Portanto, fora com os longos, tem de acabar esta liberdade de se comprar sem qualquer restrição, levando os preços a níveis absurdos! Estes especuladores merecem uma lição! :x

:clap: :clap:

E ver lixo americano em 1999 a transaccionar a 1500 dollars por acção sem qualquer tipo de lucros...

Banir esses especuladores.

Estive a ver ontem os Hearings da GS no capitólio, e apesar de discordar algumas coisas do que os senadores acusavam a Goldman Sachs, ao menos não eram como cá que nem sabiam o que era um short.

Por lá, não só sabiam, como diziam que não tinham nada contra e sabiam que shorts seriam tão importantes como longos.

Portanto umas :clap: também para eles... :lol:

Registado: 18/12/2009 18:54

por Quico » 28/4/2010 14:19

TrendFX Escreveu:Eu acho que se devia banir os longos também. Dos maiores crimes financeiros que vi na minha vida foi ver lixo como a Pararede (agora Glintt) chegar a 10 euros ou coisa parecida, PT Multimédia (Zon) a 140, etc...

Portanto, fora com os longos, tem de acabar esta liberdade de se comprar sem qualquer restrição, levando os preços a níveis absurdos! Estes especuladores merecem uma lição! :x

:clap:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Supermann » 28/4/2010 14:12

_x_ Escreveu:Sem discordar de que a culpa foi dos paises terem vivido acima das suas posses, exagerando, tendo ficados embriagados com a entrada de dinheiro barato às paletes, o que acontece, é uma situação forçada dos especuladores.

Li neste forum, não sei onde, que tinha existido uma reunião de uns fundos, a conspirar para deitar abaixo a moeda europeia, na altura pensei, se calhar até é espectável, incrivel como estas coisas se ficam a saber!!! Assim perde-se o factor surpresa e perde efeito,,,, ESTAVA ERRADO!!!

Vieram os detratores dizer, naaa, era impossível, que mesmo todos juntos representavam uma misera gota no mercado, está visto, senão mesmo provado, que;

1 - havendo condições propricias, como exemplo, o que aconteceu no caso da crise asiatica em 1997, não é necessário grande esforço, bastando actuar criteriosamente com quantidades de dinheiro bem medidas.

2 - O mercado não é feito só de dinheiro aplicado directamente, desta vez, bastou semear umas noticias, mesmo que verdadeiras, a conta gotas nos momentos criticos, para, como li hoje, "SP deita gasolina na fogueira", parece encomendado por quem paga aos funcionários da SP, não parece? ou que a Alemanha, só no dia 10, depois das eleiçoes do dia 9, é que decide se ajuda, até lá é deixar arder.

Portanto, lá porque o desgraçado do ladrao já está no chão, e alguem grita, da-lhe mais, que torna a coisa menos cinica, justificavel ou aceitável.

O mal está feito, e os dois caminhos estão traçados, ou deixa-se arder até ficar carvão até dia 10, ou fazer como fizeram alguns paises na crise asiatica, fincar o pé rápido e em força, onde é que já ouvi isto?, e fazer frente aos oportunistas e partire-lhes os dentes mesmo que se fique de rastos, de qualquer modo, já se está a arder não é verdade?

Que fique para registo nas nossas mentes, que ninguem consegue controlar o mercado é MENTIRA, existindo condições tendo recursos e conhecimento consegue.

Pronto já desabafei!!

Ps- Curiosamente, juntei-me à matilha dos predadores e apostei curto no EUR/USD, shame on me!!

Sim claro. Porque quando essa noticia saiu da confraternização entre varios cabecilhas de fundos, o EURUSD não estava com uma tendência dominante de descida nem nada há meses ! Desde inicios de Dezembro que o Euro vem de tendencia descendente, para quê combate-la?

E porque raio um curto no EURUSD é pertencer à matilha?

Dizer isso, é a mesma coisa que dizer que quem está longo no dólar, é um abutre especulador que quer derrotar o euro...

Mas claro, fica sempre mais bonito dizer para causar mais impacto "Especuladors maléficos shortam Euro para o derrubar..."

Da mesma forma poder-se-ia dizer "Investidores com expectativas positivas do dólar..."

Mas não... :roll: é a mesmissima coisa, mas muito gostam de trocar os nomes e dar outro sentido ás coisas para se arranjar bode expiatório para tudo o que é problema..

por Pedro447 » 28/4/2010 13:40

Eu acho que se devia banir os longos também. Dos maiores crimes financeiros que vi na minha vida foi ver lixo como a Pararede (agora Glintt) chegar a 10 euros ou coisa parecida, PT Multimédia (Zon) a 140, etc...

por Eco Tretas » 28/4/2010 13:33

Ulisses Pereira Escreveu:É reconfortante olhar para este tópico e ver que a maioria já percebeu que aquilo que os políticos e a Comunicação Social vende, para quem frequenta o Caldeirão há algum tempo, já não passa.

A culpa do afundar de algumas Bolsas não é dos "shorts", dos especuladores ou de outra coisa qualquer.

Mas lá está... se calhar a culpa da Grécia ter andado a esconder o seu verdadeiro défice nos últimos anos foi também dos "shorts".

A culpa nunca é nossa. É sempre dos outros. Por isso, é tão fácil culpar os "shorts" quando as Bolsas caem.

Felizmente que, há anos, no Caldeirão os olhos estão abertos e vêem para lá da lenga-lenga que políticos e Comunicação Social nos vendem. E são esses que conseguem vencer nos mercados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

É fácil dar lições de moral, especialmente num dia como o de hoje, em que tudo é verdadeiro!

Agora, os shorts são uma solução para muitos problemas. Como o dos intermediários financeiros, que ganham mais comissões, com eles. Sabes isso muito bem! Se não fosse assim, todos sabemos que quando o mercado desce, a psicose instala-se, e comissões, népia, por ex.

Temo que os políticos não percebam que isto tem que servir para alguma coisa! Como isto já inverteu, já não apetecerá fazer nada. E embora detestando a senhorinha, acho que todos os Portugueses ficam com a ideia, por estes dias, de que há políticos que ainda falam verdade. Não gostam é deles, quanto mais votar neles.

Por isso, esta Sociedade está irremediavelmente condenada. Tenho poucas dúvidas sobre isso...

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por Caracole$ » 28/4/2010 12:30

Os "especuladores", têm um papel muito importante no sistema financeiro. Pois são eles os primeiros que
alertam dos exageros que estão a ser cometidos.
E fazem-no quaze sempre em momentos de uma certa
"euforia" financeira propícia a enganar o investidor comun.

Alertam, e, contra a maré posiçionam-se curtos!
Logo são os primeiros a terem o proveito dessas situações. Mas isso não é gratuito! É preciso muito trabalho, e aceitar o risco inerente :!:

Depois o resto:
investidores seguidores, midias, políticas,… Desinformação… :wall:

Um abraço
"Uma maçã por dia afasta o médico,… desde que se tenha boa pontaria" . Sir Winston Churchill

Registado: 9/4/2008 10:04

por _x_ » 28/4/2010 12:23

Sem discordar de que a culpa foi dos paises terem vivido acima das suas posses, exagerando, tendo ficados embriagados com a entrada de dinheiro barato às paletes, o que acontece, é uma situação forçada dos especuladores.

Li neste forum, não sei onde, que tinha existido uma reunião de uns fundos, a conspirar para deitar abaixo a moeda europeia, na altura pensei, se calhar até é espectável, incrivel como estas coisas se ficam a saber!!! Assim perde-se o factor surpresa e perde efeito,,,, ESTAVA ERRADO!!!

Vieram os detratores dizer, naaa, era impossível, que mesmo todos juntos representavam uma misera gota no mercado, está visto, senão mesmo provado, que;

1 - havendo condições propricias, como exemplo, o que aconteceu no caso da crise asiatica em 1997, não é necessário grande esforço, bastando actuar criteriosamente com quantidades de dinheiro bem medidas.

2 - O mercado não é feito só de dinheiro aplicado directamente, desta vez, bastou semear umas noticias, mesmo que verdadeiras, a conta gotas nos momentos criticos, para, como li hoje, "SP deita gasolina na fogueira", parece encomendado por quem paga aos funcionários da SP, não parece? ou que a Alemanha, só no dia 10, depois das eleiçoes do dia 9, é que decide se ajuda, até lá é deixar arder.

Portanto, lá porque o desgraçado do ladrao já está no chão, e alguem grita, da-lhe mais, que torna a coisa menos cinica, justificavel ou aceitável.

O mal está feito, e os dois caminhos estão traçados, ou deixa-se arder até ficar carvão até dia 10, ou fazer como fizeram alguns paises na crise asiatica, fincar o pé rápido e em força, onde é que já ouvi isto?, e fazer frente aos oportunistas e partire-lhes os dentes mesmo que se fique de rastos, de qualquer modo, já se está a arder não é verdade?

Que fique para registo nas nossas mentes, que ninguem consegue controlar o mercado é MENTIRA, existindo condições tendo recursos e conhecimento consegue.

Pronto já desabafei!!

Ps- Curiosamente, juntei-me à matilha dos predadores e apostei curto no EUR/USD, shame on me!!

Registado: 9/1/2008 17:56

por Ulisses Pereira » 28/4/2010 12:01

É reconfortante olhar para este tópico e ver que a maioria já percebeu que aquilo que os políticos e a Comunicação Social vende, para quem frequenta o Caldeirão há algum tempo, já não passa.

A culpa do afundar de algumas Bolsas não é dos "shorts", dos especuladores ou de outra coisa qualquer.

Mas lá está... se calhar a culpa da Grécia ter andado a esconder o seu verdadeiro défice nos últimos anos foi também dos "shorts".

A culpa nunca é nossa. É sempre dos outros. Por isso, é tão fácil culpar os "shorts" quando as Bolsas caem.

Felizmente que, há anos, no Caldeirão os olhos estão abertos e vêem para lá da lenga-lenga que políticos e Comunicação Social nos vendem. E são esses que conseguem vencer nos mercados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 28/4/2010 11:02

O que vale é que nesta altura surgem os profetas do costume, e vêm sempre as mesmas conversas e desculpas...
Mudam os tempos, mas os pensamentos permanecem...
Parece que ninguem aprendeu com as quedas que se deram nos ultimos anos...
Comprar agora é como apanhar facas a cair do céu, tanto pode dar certo como ser uma grande asneirada...
O que hoje pode estar a recuperar, amanha pode abrir ainda mais abaixo e quando pensamos que está tudo controlado, levasse uma talhada...
Cuidado é o que se precisa, não entremos em ilusões que o mercado já esteve a cair 6% e agora só cai 2%... Claro que é uma grande recuperação, mas será que os 6% não foram um panico e não estava muito esticado o movimento!? Deixemos andar...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Eco Tretas » 28/4/2010 10:35

TrendFX Escreveu:Se há coisa que eu acho absolutamente fascinante nas pessoas, quando estão num ambiente financeiro, é a sua capacidade de cometerem os mesmos erros constantemente, esperarem bons resultados porque "desta vez é diferente", e de se livrarem das responsabilidades sempre da mesma forma. Tenho uma série de livros que cobrem tudo o que é que crise financeira, desde a de 2008, até à de 1907, e nunca deixo de ficar surpreendido por ver que a mentalidade de 1907 era igual à de 2008, e agora 2010.

Os especuladores, os curtos, os hedge-funds, já imagino o sr. Louçã a falar nas off-shores dentro de dias, é inevitável... estão encontradas as causas da crise, está tudo bem então, podemos ficar descansados. :roll:

Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results. - Albert Einstein

É fascinante estar tudo igual, porque se reparares bem, nada foi feito!
Havia aqui um thread há uns tempos a perguntar se algum de nós tiraria partido de inside information? Tens dúvidas de que os tubarões tiram? Ou que aquilo na Goldman Sachs foi só um empregadozinho que se portou mal?

Ecotretas

por Pedro447 » 28/4/2010 10:28

Se há coisa que eu acho absolutamente fascinante nas pessoas, quando estão num ambiente financeiro, é a sua capacidade de cometerem os mesmos erros constantemente, esperarem bons resultados porque "desta vez é diferente", e de se livrarem das responsabilidades sempre da mesma forma. Tenho uma série de livros que cobrem tudo o que é que crise financeira, desde a de 2008, até à de 1907, e nunca deixo de ficar surpreendido por ver que a mentalidade de 1907 era igual à de 2008, e agora 2010.

Os especuladores, os curtos, os hedge-funds, já imagino o sr. Louçã a falar nas off-shores dentro de dias, é inevitável... estão encontradas as causas da crise, está tudo bem então, podemos ficar descansados. :roll:

Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results. - Albert Einstein

por nunofaustino » 28/4/2010 10:07

Em 2008 no Paquistão foi lançada uma lei que impedia a bolsa de cair mais de 1%. O resultado foi que a bolsa caiu 1% todos os dias até a lei ser alterada.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Eco Tretas » 28/4/2010 10:04

helderjsm Escreveu:Uma coisa é certa em dias como hoje quando se pensa que por exemplo o BCP vendeu 58 milhões de acções isso quer dizer que alguém as comprou. Ora eu não sei fazer bem contas mas se forem os curtos a fechar posições então isso quer dizer que existiam pelo menos 58 milhões a descoberto. Ou então alguém está a comprar à força toda e sem medo.

Nota não estou a culpar curtos nem longos. Só quero dizer que esta liquidez extraordinária cheira-me a esturro. Mas como já disse não sei fazer contas :P

Bem visto Helder! Há aqueles que estão inebriados nisto. Não interessa que seja anti-económico, anti-humano, anti-sociedade...

Pensando bem, é isto mesmo! Quem é que está a comprar? Quem é? E essa é uma resposta fácil, para quem tem acesso aos dados!

Ecotretas

por helderjsm » 28/4/2010 9:51

Uma coisa é certa em dias como hoje quando se pensa que por exemplo o BCP vendeu 58 milhões de acções isso quer dizer que alguém as comprou. Ora eu não sei fazer bem contas mas se forem os curtos a fechar posições então isso quer dizer que existiam pelo menos 58 milhões a descoberto. Ou então alguém está a comprar à força toda e sem medo.

Nota não estou a culpar curtos nem longos. Só quero dizer que esta liquidez extraordinária cheira-me a esturro. Mas como já disse não sei fazer contas :P

Registado: 23/10/2009 8:52

por MarcoAntonio » 28/4/2010 9:45

Eco Tretas, isso é inconcebível.

Já agora, em 2008, quando entraram em vigor as limitações às posições curtas nos Estados Unidos, os mercados entraram na fase mais violenta das quedas e algumas das piores sessões dos últimos anos.

Quem ainda julga que a culpa destas quedas é dos "curtos"... enfim, não aprende nunca!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Supermann » 28/4/2010 9:40

Culpar curtos... :roll: vai lá tirar os curtos e veremos quanto mais isto nao desce...

Sempre foi assim e continuará assim.

por Eco Tretas » 28/4/2010 9:39

Supermann Escreveu:a currto prazo pode significar subida,, derivado dos curtos fecharem as suas posições, aliás deve ser o que está acontecer hoje...

mas assim que a força compradora derivada desses intervenientes, volta a pressão vendedora e na minha opinião ainda mais forte, porqrue agora, nao há almofada por baixo a amparar as quedas, fruto da força compradora dos lucros que vão fechando posições a fazer mais valias...

Os Governos nao aprendem...

Não sejamos ingénuos! Os curtos explicam uma boa parte do que está a acontecer. E é fácil perceber porquê. As casas de rating vão descer o rating. Todos os amigos lá do sítio sabem. Há vários dias que estiveram a vender. Agora compram. O mal já está feito.

Mas vai continuar! Por isso, não é como fizeram os gregos. É por tempo indeterminado. E não deixar comprar os que estão curtos. Obrigá-los a sair quando fôr determinado politicamente.

Acabava-se esta palhaçada facilmente. Mas não há tomates na Europa, muito menos obviamente na Alemanha.

Ecotretas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], m-m, nbms2012, niceboy, OCTAMA, peterteam2, trilhos2006 e 155 visitantes