Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2008 - Mês 01

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2008 - Mês 01- dia 03

por JAS » 3/1/2008 18:19

Hoje era um dia em que iria reduzir o Capital...
E foi reduzido para 0,75X.

JMT
Fiz uma pequena venda no fecho a 5,48.

VAA
Comprei umas a 0,12.

JAS
Anexos
cart 01-03.png
cart 01-03.png (59.5 KiB) Visualizado 3615 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: Re

por JAS » 3/1/2008 18:14

Bala Escreveu:Visto a coisa desta maneira, seria mais provável uma compra de Altri pela Semapa(ou vice-versa), mas não sei se a autoridade da concorrência o permitiria...

O mercado português representa apenas 5,7% das vendas da INA, não me parece que a AdC se fosse meter nisso...

Um abraço,
JAS

por Bala » 3/1/2008 14:59

JAS Escreveu:
Bala Escreveu:Será que partilha da minha opinião(e de mais uns quantos...) de que um pouco antes e a seguir as eleições irão se passar coisas estranhas?

Se te referes às eleições no BCP penso que podem haver grandes oscilações.
A dificuldade está em advinhar o sentido e a data...
Estava mais a pensar nas eleições de states...

JAS Escreveu:
JAS Escreveu:INA – Pode vir a ser objecto de uma OPA por parte dos produtores de pasta e papel.

Bala Escreveu:Da parte de produtores de pasta de papel será um pouco difícil, já que existe uma lei qualquer, que não permite os produtores serem também armazenistas. Digo lhe isso como orçamentista de artes gráficas...

Mas a PTI e a ALTR não comercializam papel directamente para os grandes clientes?

De qualquer forma a minha ideia é que serão as holdings a fazerem a OPA (SEM ou Cofihold).

De qualquer forma não percebo porque não podem os produtores de pasta ser distribuidores.

Os fabricantes de automóveis também os distribuem e não me parece que isso seja proibido...

Um abraço,
JAS

Não sei se os fabricantes agora podem distribuir directamente, mas eles que tentem descarregar os carros de um barco que se encontra dentro da área portuária, para ver o que o sindicato lhes diz(ou faz). :wink: Aqui é parecido, uns fabricam, outros armazenam, mandam comerciais as gráficas, vendem e transportam.

É verdade que se encomendar mais de 3 toneladas de papel, e apesar de a produção demorar 3-8 semanas, é possível encomendar directamente a fábrica. No limite se a fábrica souber que irá fazer mais encomendas durante o ano, e o total ultrapassa as 3 toneladas, existem casos onde eles aceitam encomendas de 500 kgs...(suficiente para produzir 100.000 folhas A4 Laser por exemplo). Logo que puder, irei postar aqui um link para o documento que regula isso. Agora o que é verdade é que não há nesse Portugal dos Pequeninos muitos clientes a pedirem tanto papel, em geral são 1.000, 10.000 eeee já se queixam que lhes falta espaço no armazém..

Quanto as sinergias resultantes de uma fusão/OPA, seriam mínimas, pois os armazenistas desempenham um papel importante que é ver os consumos dos seus clientes, e com base nisso alugar um armazêm onde guardam os diversos papéis: IORs, OLs, Couchés, Cartolinas, FinePapers, Autocolantes, Cartão etc... Quanto a Portucel, apesar de ser líder de mercado a nível de IOR/Laser, não produz nenhuma das outras modalidades, Quanto a Celbi(Altri), nem sei que tipo de papel produz, apenas sei que o seu forte, é produção de pasta de papel (praí 90%), o que é a Matéria Prima para a produção de papel IOR(Impressão Offset Revestido). Visto a coisa desta maneira, seria mais provável uma compra de Altri pela Semapa(ou vice-versa), mas não sei se a autoridade da concorrência o permitiria...

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por scpnuno » 3/1/2008 11:50

JAS Escreveu:o bigode é o mesmo a foto é que é melhor.

Bem, eu acredito, mas olha que está mais assustador...

JAS Escreveu:Podes estar descansada que não compro PAD nem te aconselho a recomprares aquelas que te disse para venderes a 0,32...

Tu podes estar descansado (e a Pad também) que não estou para lá virada...bem devia ter vendido a 0.32, pois devia, mas mesmo assim foram consideravelmente melhor do que estão agora. Eu acho que estão numa corriada a ver se apanham a VAA

JAS Escreveu:Bons tempos aqueles em que frequentavas o Café.

Bjs
JAS

Eu volto! Não sei se isto é interpretado como uma promessa ou uma ameaça, mas vou voltar. O Lan e o seu olho malandro que se cuidem

Beijos e um grande ano para ti
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Re

por JAS » 3/1/2008 3:16

Bala Escreveu:E ETFs já experimentou? Confesso que estou tentado pelos do BRIC...

Gosto de ser eu a gerir e, além das acções, os produtos que gosto são os TW's e W's.

Bala Escreveu:Será que partilha da minha opinião(e de mais uns quantos...) de que um pouco antes e a seguir as eleições irão se passar coisas estranhas?

Se te referes às eleições no BCP penso que podem haver grandes oscilações.
A dificuldade está em advinhar o sentido e a data...

JAS Escreveu:INA – Pode vir a ser objecto de uma OPA por parte dos produtores de pasta e papel.

Bala Escreveu:Da parte de produtores de pasta de papel será um pouco difícil, já que existe uma lei qualquer, que não permite os produtores serem também armazenistas. Digo lhe isso como orçamentista de artes gráficas...

Mas a PTI e a ALTR não comercializam papel directamente para os grandes clientes?

De qualquer forma a minha ideia é que serão as holdings a fazerem a OPA (SEM ou Cofihold).

De qualquer forma não percebo porque não podem os produtores de pasta ser distribuidores.

Os fabricantes de automóveis também os distribuem e não me parece que isso seja proibido...

Um abraço,
JAS

-----------------

jarc Escreveu:38%? Bem bom...A coisa até nem correu mal.

38%? Até fui ver se me tinha enganado a dar esse número nalgum lado.
Será necessário actualizares a graduação das lentes ou foi apenas fruto de escreveres à hora da sesta pós-repasto?

Um abraço,
JAS

-----------------

scpnuno Escreveu:Que raio aconteceu ao teu bigode? Cresceu ou puseste uma lupa? É a visão através dos vidros do aquário? Fogo, apanhei um tal susto que até me pareceu ter lido que ias comprar Pad...

o bigode é o mesmo a foto é que é melhor.

Podes estar descansada que não compro PAD nem te aconselho a recomprares aquelas que te disse para venderes a 0,32...

Bons tempos aqueles em que frequentavas o Café.

Bjs
JAS

Estratégia

por jarc » 2/1/2008 22:46

38%? Bem bom...A coisa até nem correu mal. A JM foi de facto a estrela que brilhou e é provável que continue a brilhar, mas como dizes há muito tempo para comprar. Os fundamentais das cotações estão cada vez menos lá. Vamos lá ver se o Nasdaq amanhá arrebita qualquer coisita para meter mais um ferro curto na Apple e na Google. Entretanto estou de olho no D. Bank, é uma questão de paciência para esperar que venha de novo abaixo, com calma isto até se leva bem.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Bala » 2/1/2008 21:57

Boas JAS!
Antes de mais felicito o pela rendibilidade, pela consistência de resultados e acima de tudo, pelo saber que tem transmitido aos caldeireiros, como eu.

Tenho para si 2 perguntas e uma informação:

:arrow:
JAS Escreveu:3.3. Fundos

Ter andado num fundo de Biotecnologia foi engraçado mas não passou daí.
Os Fundos não são adequados ao meu perfil de investidor…

E ETFs já experimentou? Confesso que estou tentado pelos do BRIC...

JAS Escreveu:2.4. Variações de Capital

É muito provável que durante o 1º Trimestre, ou mesmo 1º Semestre, ande pouco investido e que venha a reduzir o capital investido até 0,5X.

Em condições que considere particularmente favoráveis o capital pode vir a ser aumentado até 2X.

Será que partilha da minha opinião(e de mais uns quantos...) de que um pouco antes e a seguir as eleições irão se passar coisas estranhas?

Da parte de produtores de pasta de papel será um pouco difícil, já que existe uma lei qualquer, que não permite os produtores serem também armazenistas. Digo lhe isso como orçamentista de artes gráficas...

Abraço e um bom ano...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

Carteira JAS*2008 - Mês 01- dia 02

por JAS » 2/1/2008 19:17

Hoje era um dia em que teria que fazer vendas para me preparar para algumas alterações na Carteirinha...

BCP
Não me seduz a ideia de aquilo mudar de nome para "BCB"...
Como já me bastam os W's a venda de acções tornava-se quase obrigatória e nem se pode dizer que tenha sido má ideia pois ainda vendi a 2,90 e 2,88 e ele caíu de tarde.
A posição em acções ficará em 10% nos tempos mais próximos pois os 6% em W's equivalem a muito mais.

JMT
É a minha principal aposta para este ano mas reduzi a posição em acções para a zona dos 25% com venda a 5,59.
Deter mais de 15% da carteira em W's da JMT chega e sobra...

Quanto a compra de outros títulos temos muito tempo, não tenho pressa nenhuma.

JAS
Anexos
cart 01-02.png
cart 01-02.png (59.15 KiB) Visualizado 4981 vezes

por charles » 2/1/2008 18:17

Este gajo não é o JAS, é um sosia, basta ver pelo bigode :mrgreen: .

Sobre a carteira pessoalmente, deixo a minha dica,

Altri
Brisa
Cimpor
Jmt
Impresa
Mota Engil

E um abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por engenheiro » 2/1/2008 17:11

Muito embora não acompanhe muito de perto o psi20, estou sempre atento à carteira JAS.

Não é minha intenção investir em nenhuma empresa portuguesa mas, a BRISA parece-me uma boa escolha. Talvez fosse a única em que efectuava compras durante 2008.

Em termos fundamentais é uma boa empresa, e em termos bolsistas reais, o que posso dizer ao longo destes anos habituou-nos a um ano flat intercalado entre dois anos de boas subidas. O ano de 2007 pode ser considerado na minha perspectiva para esta empresa como um ano flat, logo as probabilidades de êxito na cotação aumentam significativamente para este ano de 2008

Bom Ano para a carteira :wink:

Registado: 28/2/2007 11:58

por redhot » 2/1/2008 15:25

Boa sorte JAS,

Tu és uma espécie de guia para os mais novos como eu. Seguimos-te atentamente.

NOTA: Essa nova perspectiva do teu bigode é que ainda não estou habituado. É como se não fosses tu.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por scpnuno » 2/1/2008 15:14

Uma duvida muito pertinente

Que raio aconteceu ao teu bigode? Cresceu ou puseste uma lupa? É a visão através dos vidros do aquário? Fogo, apanhei um tal susto que até me pareceu ter lido que ias comprar Pad...

Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Navete » 2/1/2008 15:12

Boas tardes grande JAS.
Em relação ao BCP, é obvio que quando achar um fundo, a cotação suba. O problema está em achar o fundo...
Sobre a VAFK, tambem tenho, mas ando a perder a paçiência, não sobe e é sensivel ás descargas.
Porque têm fé nela?
TDU, tambem foi a minha facada em 2007, só perdi 30% do meu capital... :oops:

Registado: 29/10/2007 16:09

Carteira JAS*2008 - Mês 01

por JAS » 2/1/2008 14:24

Estratégia 2008

1. Capital
Será similar ao capital base de 2007 pois retirei os lucros como de costume.
Continuará a ser X para todos os efeitos.

2. Composição

2.1. Acções

Continuarei apenas no PSI, que me chega muito bem, e dentro deste continuarei a limitar as minhas escolhas a meia dúzia de títulos com boa AF e/ou condições que considero particularmente favoráveis em 2008.

JMT – O Mercado Polaco é e será cada vez mais uma boa aposta.

BCP - Porque não? Depois de cair acho que tenderá a subir.

BPI – Há sempre uma OPA em perspectiva e o cenário de fusão com o BCP mantém-se…

SEM – Uma concentração no sector da pasta é possível e a SEM terá um papel importante.

PTI – Preferencialmente andarei na “dona” mas pode ser que também invista nela directamente.

INA – Pode vir a ser objecto de uma OPA por parte dos produtores de pasta e papel.

ALTR – Além do mais também é especulativa…

VAA – Continuo a pensar que 2008 será o ano das grandes alterações…

BRI – Empresa rentável, título defensivo para épocas de crise e que até pode ser opada pelos espanhóis.

CPR – O novo aeroporto de Lisboa será um grande consumidor de cimento e a Lafarge pode vir a tentar o controle …

TDU – É dos títulos mais previsíveis pois as subidas são ditadas pelas cotações do BCP/CPR.

SON – Embora me costume dar mal com as acções do grupo a holding é sempre um título sólido.

GALP – A estes preços não me parece apetecível mas pode ser que um dia corrija.

Embora a lista contenha 11 títulos do PSI.20 e ainda mais 2 small caps não é natural que ande investido em mais de 5 títulos.

As acções terão um peso máximo de 75% da Carteira.

2.2. Turbo Warrants e Warrants

O meu mercado de eleição para os Turbos continuará a ser o DAX.

Para o PSI e acções do PSI, na falta de Turbos, utilizarei Warrants normais.

Este ano o peso dos TW’s e W’s ficará limitado a 20%.

2.3. Cash

Procurarei manter sempre um mínimo de 5% em cash para eventuais reforços ou aproveitamento de “saldos”…

2.4. Variações de Capital

É muito provável que durante o 1º Trimestre, ou mesmo 1º Semestre, ande pouco investido e que venha a reduzir o capital investido até 0,5X.

Em condições que considere particularmente favoráveis o capital pode vir a ser aumentado até 2X.

3. Análise da Carteira 2007

3.1. Acções

Na prática os resultados da Carteira resultaram quase exclusivamente dos resultados nas Acções pois os Warrants e uma experiência em Fundos pouco contribuíram.

O ano foi extremamente difícil, com altos e baixos muito significativos, e ter conseguido uma rentabilidade de quase 3xPSI é bastante bom.

Dos 47% a JMT contribuiu com 27,6% (trades que terão tido rentabilidades de cerca de 78% admitindo que o capital investido foi da ordem dos 35% da carteira) e a VAA com 10,7% (50% com cerca de 20% da Carteira).

Tudo o resto dá quase zero pelo que não vale muito a pena andar a diversificar demais…

A estratégia de “poucos títulos mas bons” e o “acompanhamento dos cof’s diariamente” conduziu a bons resultados e parece ser adequada para o meu perfil.
Nada a mudar.

Os maiores prejuízos resultaram da SNC (porque falhou a OPA à PTC) e da TDU.

A maior asneira foi ter vendido uns TW’s da Galp a 0,85, com prejuízo, e vê-los passar dos 5,00 uns tempos depois…

3.2. Warrants

Apesar de, em média, lhes ter afectado menos de 10% da Carteira eles contribuíram negativamente para a rentabilidade o que parece ser muito mau…

Foi mau pois, se não me enganei a contar, em 40 trades de resultado significativo terei tido 29 trades positivos contra 11 negativos.
E isso deveria ter-me dado uma maior rentabilidade…

De qualquer forma, tendo tido 2 trades fortemente negativos (SNC -2,6% e o actual do BCP -3,3%), ter conseguido absorver esses prejuízos quase na totalidade não é mau de todo…

3.3. Fundos

Ter andado num fundo de Biotecnologia foi engraçado mas não passou daí.
Os Fundos não são adequados ao meu perfil de investidor…

JAS

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Feedfetcher, rg7803 e 48 visitantes