Caldeirão da Bolsa

FX: Round 2

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sulla » 17/12/2007 23:07

Que média/standart usas nas Bollinger?
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Branc0 » 17/12/2007 15:15

Stop activado.

Resultados até agora:
2 Trades efectuados (1W/1L)
-25 PIPs

Estamos a chegar a uma parte do ano em que o mercado começa a acalmar para as férias de natal. Vamos ver se vai haver mais algum trade este ano ou se ficamos por aqui até 2008.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Branc0 » 17/12/2007 10:31

Sulla Escreveu:Como aplicas os P points nessa plataforma?
Cálculo manual?

Sim, Excell is your friend :)

EDIT: Aproveitar para dizer que durante a noite a minha ordem curta entrou a 113.10.

Quando acordei não gostei muito do que vi e coloquei um stop mais perto do ponto de entrada nos 113.40

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Sulla » 17/12/2007 9:23

Como aplicas os P points nessa plataforma?
Cálculo manual?
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Branc0 » 17/12/2007 0:14

Podemos estar aqui a assistir a uma formação de uma PIN bar como se pode ver na imagem em anexo.

É importante seguir a candle até ao fecho e se respeitar as regras estar atento a uma entrada curta na zona dos 113.15
Anexos
20071216.JPG
PIN bar in training...
20071216.JPG (10.65 KiB) Visualizado 4680 vezes

por Branc0 » 14/12/2007 14:58

Vale a pena se quiseres construir sistemas mecânicos e saber como medir os resultados do sistema ele mostra-te algumas medidas interessantes. Também como leitura de fim de semana é sempre interessante ver como era a vida das tartarugas.

Comprar apenas pelo sistema em si não compensa. Usei o sistema para fazer backtest e era impossível de praticar com o capital que tenho, abaixo de 200 mil USD não vale a pena e tens drawdowns consideraveis que eu não penso que fosse capaz de assumir psicologicamente.

O backtest, infelizmente não tenho meios mecânicos, de forma que vou candle a candle testando o sistema.

por LTCM » 14/12/2007 14:47

Branc0 Escreveu:Ao ler o Way of the Turtle...

O FX tem a vantagem de ser contínuo desde Domingo às 20h até Sexta à mesma hora o que reduz a nossa exposição a "price shocks" deste género e é também a razão pela qual muita gente fecha sempre as suas posições à sexta.

Oi Branc0,
vale a pena o livro do Curtis Faith?
Existe um sistema que procura explorar essa situação de pausa e medo (F-d-s no FOREX) não sei se entretanto perdeu o "EDGE", mas aplicando quantias baixas era capaz de ser interessante como forma de pagamento pelo risco que se corre ao deter posições no FOREX durante os fins de semana.

O nome dele é “one night stand”

Boa sorte

P.S. Como é que fazes o Backtest ao teu sistema?

Registado: 28/2/2007 14:18

por Branc0 » 13/12/2007 13:18

Como não há assim mais nenhum tópico sobre mercados cambiais faço um breve Hijack do meu próprio tópico para deixar aqui esta noticia de que a China promete deixar flutuar a sua moeda mais um pouco do que tem feito até agora.

Positivo tanto para os EUA como para a UE que tem um défice comercial com a China bastante elevado.

por Camisa Roxa » 12/12/2007 18:05

pvg80713 Escreveu:camisa,
estavamos a falar do USD JPY...
abraço

eu sei, apenas quis dar o exemplo de 1 indicador que podem utilizar

é evidente que o indicador dá para todos os crosses
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por pvg80713 » 12/12/2007 17:57

camisa,
estavamos a falar do USD JPY...
abraço

Registado: 19/4/2005 11:11

por Camisa Roxa » 12/12/2007 17:49

No metatrader podem utilizar o indicador BB Squeeze: quando os pontinhos são cinzentos, está em curso um apertar das Bollinger Bands...
Anexos
BB.JPG
BB.JPG (173.81 KiB) Visualizado 4815 vezes
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Branc0 » 12/12/2007 17:46

pvg80713 Escreveu:ok, branc0, se desta vez percebi....
temos que esperar pelo próximo funil ?

parabéns por se ter levantado ! a mim dá-me ânimo !

Correcto :)

por pvg80713 » 12/12/2007 17:37

ok, branc0, se desta vez percebi....
temos que esperar pelo próximo funil ?

parabéns por se ter levantado ! a mim dá-me ânimo !

por Branc0 » 12/12/2007 17:20

pvg80713 Escreveu:caro branc0, aquele gráfico... representa uma semana. Cada barra 30min........

Ok, tinha percebido mal. Volto a colocar aqui o grafico agora com duas linhas horizontais que representam S1 e R1 do Pivot Point.

Acho que fica claro :)
Anexos
barra.JPG
barra.JPG (35.6 KiB) Visualizado 4844 vezes

por pvg80713 » 12/12/2007 17:07

caro branc0, aquele gráfico... representa uma semana. Cada barra 30min........

por Branc0 » 12/12/2007 17:01

pvg80713 Escreveu:time frame : uma semana

Pois... eu não fiz os testes baseados nesse time frame. Penso até que, com uma olhada de rajada para o grafico semanal, que as bandas de bollinger nunca chegam a mostrar uma verdadeira consolidação nesse timeframe (ou fazem-no tão raramente que não vale a pena estar à espera de trade signals nesse horizonte temporal).

Utilizei candles de 4 horas porque abaixo disso há muito "ruido" que não interessa e acima disso começam a haver poucos sinais de entrada.

Para o segundo sistema baseado nas PIN bars já uso candles entre as 4h e 24h para procurar os padrões (note-se que os padrões em si devem ser conhecidos por outros traders como casos especiais de falling stars).

por pvg80713 » 12/12/2007 16:56

time frame : uma semana. Pivot Points o standard relativamente ao ultimo dia. Alias nao calculei os P.P., foi o que o sistema me deu.
Editado pela última vez por pvg80713 em 12/12/2007 17:03, num total de 1 vez.

por Branc0 » 12/12/2007 16:32

pvg80713 Escreveu:ou seja,
se ele tinha rompido os pivot points e bandas de bollinger, não devias ter mudado para longo ?

abraço branc0, só quero aprender contigo !

Esse gráfico é com que time frame? E esses pivots são calculados com que valores?

Ontem ao meio-dia o meu calculo dos pivot points dava o seguinte:
Pivot: 111.83
S1 111.55 R1 112.24
S2 111.14 R2 112.52
S3 110.86 R3 112.93

Tem em atenção que estou a usar as ultimas 24 horas e não uso a candle que ainda está aberta. Ou seja no timeframe de 4 horas conto de 10-12-07 às 08h até 11-12-07 às 12h (hora a que fecha a candle das 08h).

Depois para entradas curtas tiro 5 pips (os 111.50 que falei ontem) e adiciono 10 a entradas longas (a diferença é porque pago 5 de spread e os valores que tenho no gráfico são de bid).

Ou seja, não entrei longo porque como podes ver, depois das 12 horas o preço não foi acima dos 112.34.

pvg80713 Escreveu:e seguindo este raciocinio, não devias estar curto a estes valores outra vez ?

Não. Neste momento as bandas de bollinger estão muito separadas para fazer entradas de acordo com o primeiro sistema. Fui stopado estou fora há que esperar que se volte a repetir o cenário.

As bandas que uso são de 18 candles.

Volto a referir que não aconselho ninguém a negociar com este sistema. Tem um perfil de risco que eu estou disposto a assumir mas não quer dizer que seja um perfil adequado a outras pessoas.

EDIT: Ai a minha cabeça... ora e vai um... realmente estou a calcular os Pivots com base nas ultimas 28 horas e não nas ultimas 24h como tinha dito. De qualquer das formas vou continuar a calcular com base em 28h porque foi assim que fiz o backtest

por pvg80713 » 12/12/2007 16:18

e seguindo este raciocinio, não devias estar curto a estes valores outra vez ?

sinceramente,
boa sorte ! e um grande abraço !

por pvg80713 » 12/12/2007 16:16

ou seja,
se ele tinha rompido os pivot points e bandas de bollinger, não devias ter mudado para longo ?

abraço branc0, só quero aprender contigo !

por pvg80713 » 12/12/2007 16:14

branc0,
deixo aqui o gráfico. como já disse, ainda não percebi bem o teu sistema, mas espero que as tuas razões possam ser deduzidas de um gráfico como este, que tem todos os elementos a que tu te referes.
Cumprimentos
Anexos
branc0.jpg
branc0.jpg (57.27 KiB) Visualizado 5656 vezes

por Branc0 » 12/12/2007 15:16

Stop activado no 1º trade aos 111.45 devido às noticias do FED sobre a injecção de liquidez que originou alguma volatilidade disparando o meu stop.

É pena ver um trade que se extendeu por 100 pips ser reduzido a 5 pips mas é assim que as coisas são. Ficarei à caça do próximo trade :)

EDIT: Já agora queria acrescentar aqui um pensamento que tive há varias semanas e é uma das razões para gostar tanto do FX.

Ao ler o Way of the Turtle e a estudar os métodos que utilizavam para entrar e sair dos trades reparei que o método que Richard Dennis ensinou às tartarugas sofreu um drawdown de cerca de 70% em 1987. Por estranho que pareça este perca não foi devido ao crash mas devido ao pânico do FED durante a noite.

Desnorteados e sem perceberem muito bem porque é que o mercado tinha afundado daquela maneira fizeram aquilo que costumam fazer (quando só temos um martelo todos os problemas parecem pregos) e baixaram as taxas de juro. O mercado abriu em gap-up e a conta de umas das tartarugas passou de um dia para o outro de 20 milhões de USD para 6 milhões de USD ... 14 milhões foram pelo cano devido ao gap up.

Ele falava disto acerca do Money Management, se as tartarugas não tivessem as regras que tinham (maximo de unidades por cada contrato em que os mercados não podiam estar fortemente relacionados) então provavelmente a conta teria ido parar bem ao vermelho e alguém iria fazer uma margin call muito desagradável.

Lembrei-me disto agora obviamente por causa deste anuncio do FED e lembrei-me mesmo, quem entrou short ontem devido ao corte reduzido do FED o anuncio de hoje vai ser uma dor na carteira e o pior é que não há nada que possam fazer porque o mercado só abriu 20 minutos depois.

O FX tem a vantagem de ser contínuo desde Domingo às 20h até Sexta à mesma hora o que reduz a nossa exposição a "price shocks" deste género e é também a razão pela qual muita gente fecha sempre as suas posições à sexta. Um ataque terrorista em Manhattan num sábado de manhã pode ser muito improvável mas teria consequências extremas na carteira (não falando nas consequências humanas e politicas obviamente) e quem diz ataques terroristas diz outra coisa qualquer com capacidade de danificar a estrutura económica de um país (causas naturais também se aplicam).

Aprendi num livro que recomendo bastantes vezes, Fooled By Randomness, que não vale a pena ter um sistema que ganhe 99% das vezes se no outro 1% ele limpa a nossa conta porque no fim o resultado esperado é termos a conta limpa - até lá é uma questão de quanto tempo demora.

E pronto, queria deixar só esta filosofia de algibeira no ar já que o Tio Ben não me deixou ganhar uns trocos e tou danado com ele :)

por Branc0 » 12/12/2007 10:33

Já agora, ficam aqui os documentos que descrevem o segundo sistema que mencionei no primeiro post. A este não fiz alterações nenhumas já que não me apeteceu andar a fazer backtests novamente.

Provavelmente alguns de vós vão reconhecer o método :)
Anexos
Pin%20bars-introduction.pdf
PIN Bar 1
(175.22 KiB) Transferido 491 Vezes
Pin%20bars-advanced.pdf
PIN Bar 2
(112.7 KiB) Transferido 478 Vezes

por Thunder » 12/12/2007 1:07

Branco vai dando conta dos teus trades, ok? :)

Realmente a questão dos stops parece estranha mas se dizes que o sistema não os ativa em demasia é o que interessa. Tu é que conheces o sistema.

Quanto ao trade em si.....

A parte de que falas em saber se o par vai pra cima ou pra baixo. É aí que eu acho importante ter uma noção do que o SP500 anda a fazer. No curto prazo sendo um par de carry-trade o USDJPY funciona muito como um barómetro da aversão ao risco que os investidores tem naquele dado momento. Viste hoje a queda brutal exactamente no mesmo momento que o FED "só" cortou 25 pts? Teres uma ideia de como andam os mercados accionistas dá-nos umas luzes sobre como devemos encarar as entradas nos pares de carry-trade.

Numa posiçao curta "pagas" os diferencial das taxas entre os dois países, o que deve ser também considerado.

Um abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por Branc0 » 11/12/2007 23:57

Oi Thunder,

Não fico nada chateado com os comentários bem pelo contrário :)

Tenciono seguir os meus dois sistemas e ser fiel. Foram backtested e sei que têm o que se chama de "positive expectancy". A partir daqui é apenas uma questão de ficar vivo e disciplinado até o retorno vir. Perdi horas e horas em backtests... se não serviram para mais nada ao menos serviram para aumentar a confiança e o respeito pelos sistemas que fui testando.

A pressão na conta é alguma, mas já me sinto mais confortável. Pouco mais de 4% de risco por negócio (sei que referi 5% mas eram contas de cabeça) era uma coisa a que estava bem habituado noutros mercados, a diferença é que se calhar aqui o meu holding period é mais pequeno e daí possa ser maior o risco. De qualquer das formas o drawdown maximo foi sempre o foco dos backtests e estou confiante que não me traiam (sei que 3 anos de backtests não é muita coisa, mas infelizmente não tenho sistema de automatizar os testes e usando candles de 4 horas acaba por ser uma quantidade de dados ainda relevante).

Em relação aos stop losses relativamente apertados assim que os vi (o autor original uso stops de 30 pips) também achei que ele era maluco. Mas depois fiquei bastante surpreendido quando em backtest era raro eles baterem lá. Como em muitas outras coisas depende das condições de mercado e as condições que defini aparentemente são favoraveis a um stop "apertado".

E confesso que o facto de ser "matreiro" dá "pica" ;)

Um abraço!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cmsbarros, Google [Bot], latbal, m-m, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PMP69, trilhos2006, yggy e 119 visitantes