Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Directorio de profissionais do caldeirão?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por spranto » 7/12/2007 19:36

Futuro Engº Civil ainda em formação intensiva no DEC/FCTUC. 8-)

Abraços!

Registado: 28/8/2007 20:28

por Zarb-law » 7/12/2007 14:38

Licenciado pela FDL (Faculdade de Direito de Lisboa), mestrando no Curso de Ciências Jurídico-Políticas (FDL, claro!).

Depois da advocacia "por conta de outrem" e "a favor de outrem" :), consultor jurídico interno - www.camb-law.com -, com especialização em Direito Administrativo e Urbanismo.

Registado: 29/11/2007 14:33

Profissões

por joao4702 » 6/12/2007 20:56

Economista a exercer a função de gestor de conta numa empresa multinacional do ramo industrial.

cumprimentos.

Registado: 21/9/2006 10:04

por Marcohvm » 6/12/2007 15:42

Boa tarde a todos,
Profissional Gráfico - Área de Personalização.
Sou o gajo que mete os "códigozinhos" nas livranças de crédito dos bancos (por ex.) :mrgreen: :mrgreen:

Cmps,
Marco

P.S.: Ah, e também "derreto" dinheiro na bolsa, em part-time.
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

por bornes » 4/12/2007 20:29

bem...
boas a todos..
só venho cá para ver algumas dicas, mas como andam á procura de um(a) arquitecta, posso tb publicitar a minha mulher que é arquitecta de interiores, se servir a alguém pode pedir...
já agora.... quando é que vamos ter uns ganhos como antigamente, é que o que eu estou a ganhar só dá para viver sem trabalhar, queria comprar um carro novo...

Registado: 29/11/2007 2:18

por AMR » 3/12/2007 17:34

Crómio Escreveu:Caro AMR,

Até que considero interessante a filosofia oriental associada aos mercados, já que é muito difícil manter o equilíbrio entre os extremos espiritual/material.

De resto, acho que aqui a questão simplesmente se resume a:
Em que é que tu és mesmo bom?

Só há uma forma de descobrir, e, resta-me dizer, tal envolve obrigatoriamente (bons) negócio(s).

Confesso que não aplico a filosofia oriental aos mercados pois reflectem comportamentos condicionados, e esses (também) conheço (ou tento conhecer) bem.

No que sou bom?
Não fosse o facto de assinar tantos contratos de confidencialidade, até passaria ao lado da pouca modéstia - ou nenhuma.

Resta-me esperar que algum dos meus "pupilos", que "não conheço nem nunca vi na vida", algum dia lhe passe a palavra e que possamos ter o prazer de discutir, não os meus, mas os seus talentos, inclusivé aqueles em que ainda não sabe que é mesmo bom.

Não sou consultor financeiro.
Não sou curandeiro.
Não ensino a gerir.

Dou uma escolha: comprimido azul ou vermelho?
Depois: Welcome to the real world.

Objectivo? Nenhum, excepto tudo.
Resultado? Esse, mas colateral, o melhor vem antes.
Futuro? Não esse que achava melhor, mas bem melhor.

Também não sou padre, nem missionário, nem criador de nenhum culto, aliás, totalmente o oposto, pelo menos por ora, pois não me conhecem por passar ao lado de oportunidades de negócio. :mrgreen:

Quer saber no que (e se) sou bom?
O meu contacto está no meu site (contacto ou contact), url abaixo da assinatura, e neste vão estando assim, tipo nas calmas, exemplos do know-how.

Si vis pacem para bellum.

Peace.

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Registado: 5/9/2007 8:28

por Crómio » 3/12/2007 15:17

Caro AMR,

Desculpa mas não resisti ao comentário, é que é:

engenheiro informático, músico elitista, praticante de artes marciais (físicas e psicológicas), conhecedor de hipnotismo, coacher psicológico, táticas ninja e escritor, é claramente um homem dos sete instrumentos, um Leonardo da Vinci.

É isso, mais nada.

Até que considero interessante a filosofia oriental associada aos mercados, já que é muito difícil manter o equilíbrio entre os extremos espiritual/material.

De resto, acho que aqui a questão simplesmente se resume a:
Em que é que tu és mesmo bom?

Só me resta desejar,

Bons Negócios
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por AMR » 3/12/2007 13:52

michael Escreveu:Tens a certeza que não te chamas Leonardo da Vinci?

Noto claramento o cinismo sarcástico mas confesso que não entendi a mensagem subliminar. É suposto que essa pergunta retórica questione alguma coisa?

Terei todo o gosto em responder, assim como aos "mais não digo", se entender as questões.

Bons negócios.

Atenciosamente,
AMR

Registado: 5/9/2007 8:28

por Crómio » 1/12/2007 22:49

Tens a certeza que não te chamas Leonardo da Vinci?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
mais diria... mas não digo...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por michael » 1/12/2007 12:36

AMR Escreveu:Viva,

Estando para já num interrégeno profissional que espero prolongado, em esgrima com várias instituições privadas e do Estado, nada mais fazendo que investir (excepto este mês), eis-me então descrito no contexto do tópico:

- Engenharia Informática e de Sistemas (confesso, estou muito cansado disto em concreto, muita competição, muito má, mas o "dumping" e pressão comercial dá cabo de qualquer um com escrúpulos que não queira vender a alma), especializado em networking, optimização de código, algoritmos e segurança

- Música, profissional vincado mas (ainda) algo elitista (por ora), autor, compositor, intérprete, produtor e eng. de áudio (na minha página podem apreciar grande parte da minha obra sem pagar cheta -http://www.alvaromrocha.com/en/2007/10/music-by-alvaro-m-rocha.html -).

Aproveito para dizer que o site foi "melhorado" este fim de semana e continua a ser. A música passou de um "hobby", a algo muito sério (sempre foi um prazer) dado tantos inputs de que estaria a desperdiçar um talento raro e especial (não "o talento" no sentido lato, que todos podem ter, mas o "meu" em concreto, *ahem* ).

Vinque-se também o interesse no trabalho (que fiz, que faço, e que posso conseguir fazer). Esta é a "minha" arte, que estravaza como que infinita a velocidades incríveis.

- Artes Marciais, antes competia, mas a idade (32 agora), e os deliciosos maus hábitos (ler, ler e ler, dormir pouco devido a muito s*xo, levantamento de copos, arremesso de beatas, entre outros e profissionalismo extremo), fizeram-me voltar para o lado mais espiritual da coisa, diria mesmo quase "mágico".

Vendo que burro era na altura em que desperdiçava toneladas de calorias quando bastava um olhar, uma atitude certa, qualquer coisa dita "mental", e deixar a cabeça do outro "destrui-lo".

- Programação Neuro-Linguística (PNL), no quadro das artes marciais e da parte mais "mental" e "psicológica" da coisa deparei com várias correntes de pensamento, tendo-me quase especializado nesta.

Muito técnica e matemática, tal como a informática, revela surpreendentemente o impacto que a forma de uso da linguagem verbal e corporal pode ter no interlocutor assim como a forma como "pensamos" nelas.

Percebendo como o sistema nervoso se reflecte de acordo com os padrões do pensamento no corpo, e vice-versa - considerando tudo como um "sistema"

- Jogos de Poder, sim, é quase uma ciência. Mais uma vez, uma corrente "underground" de estudo mais social que psicológico.

A par da PNL, consegue passar as "artes marciais mentais" de um plano/cenário de um para um/alguns num determinado instante, para um plano/cenário de alguns para muitos, num instante prolongado.

Neste âmbito, a detecção de influências, desinformação, cadeias de acontecimentos, padrões, tendências, redes de contactos, etc, convergem ou divergem a partir da fonte que usa esses mesmos jogos

Um à parte- Teoria de Jogos, nada que estude "a fundo", mas no enquadramento disto tudo, e mais numa óptica "Zen" de frases "libertadoras", vejo a teoria como a arte matemática de prever tendências e fugir a ambiguidades ilógicas.

Sendo que adoro o loop da impressa no caso da bolsa:

A frase seguinte é verdadeira.
A frase anterior é falsa.

A minha táctica favorita, enquadrado em tudo acima, mas especialmente neste ultimo (Jogos de Poder), é a chamada "entrada teatral" - que causa muito bom impacto psicológico, desarma as defesas "mentais" e torna os sujeitos a esta entrada mais permeáveis à sugestão (hipnotismo, também sei umas coisas).

O filme "Batman Begins" aborda muitas das tácticas alegadamente "Ninja" que encaixam muito bem em algumas cenas mencionadas acima.

E assim nasceu o gosto pela política, gestão, economia e mercados, porque são intrigantes e porque espelham leis milenares de comportamento, causalidade e evolução, que, basicamentem, são as que "procuro" (intuir).

- BTW, também escrevo (e muito, como podem ver), rápido, com alguns erros gramaticais e ortográficos, dada a pressa de verter conteúdo, mas desde que comunique o que quero... óptimo.

Fui colaborador de várias revistas, com inúmeros artigos técnicos e de opinião e cheguei a ser director de uma.

E à luz disto tudo surgiu mais uma actividade, mas relativamente "secreta", por acidente, ao falar com tanta malta e a fazer tantos "filmes" que acabavam por se verificar como plausíveis:

Tornei-me numa espécie de "conselheiro de ocasião", mas entretanto vejo que mudaram o nome disso para "coaching", embora seja uma arte de dar e receber, e é nesse processo que se aprende, nem um nem outro sabem "nada" no início.

Mas muita malta anda aí armada ao pingarelho a ensinar a CEO's aquilo que eles já sabem, e estes ao menos ficam de consciência tranquila (faz-me lembrar quando tirava fotocópias das sebentas na faculdade, nunca lia, mas ao menos tinha-as)...

A malta criou então mais (uma área de) um negócio com um produto virtual, e agora é só génios do dito "coaching", perfeitamente legítimo, alguns devem ser bons.

O Mourinho e Scolari (outro tipo de "coaching", mais à séria) só são o que são porque fazer o que querem, quando querem a quem escolheram liderar para fazer e que lhes obedece ou baza - os treinadores adaptam o cenário a eles, criam as circunstâncias, e não o contrário (convém conseguirem e estes conseguem).

Um coacher no contexto dos executivos não pode ser paternalista nem vago para tirar stress - isso é entretenimento, não é lição de vida, é terapia, não é exercício.

E ensinar a liderar/gerir não é coaching, é escola. "Coaching" é fazer vir cá cima o que já lá está, fazer a pessoa auto-libertar-se, fazê-la "sentir" o cenário que a stressa, "intuir" a solução, sem esforço.

E no meu caso, cada caso é um caso, e alguns.. er... não têm mesmo solução. E assim nesta onda de "tipo" consultores, fica uma anedota em Post-Scriptum.

Abraços,
AMR
(passem lá no site sff, e clickem no menu da esquerda em "His music" (leia-se minha) :mrgreen: , e deleitem-se.

-------------------

PS - A anedota:

Um tipo vai a passar num Mercedes no meio do Alentejo (vulgo deserto para "alguns"), e depara-se com um enormíssio rebanho de ovelhas, sai do carro e vai ter com o Pastor dizendo-lhe, muito simpático, mesmo à vendedor armado ao pingarelho:

- Olá bom dia. Aposto que consigo adivinhar quantos animais tem em menos de 10 segundos. Se conseguir, posso ficar com uma ovelha?

O pastor, com a simpatia e pachorra típicas do Alentejo sorri e diz sorrateiro:

- Tábêm compadri, diga lá então quantas ovelhas tenhu eu.

O tipo bem vestido vai à mala do mercedes, tira um laptop, uma parabólica, carrega nuns botões e imediatamente diz:

- 301!

O Alentejano sorri perguntando:

- Muito bem, sim senhôr, escolha uma ovelha que eu ofereço.

O tipo de fato todo orgulhoso lá vai buscar uma, e no entretanto, o pastor alentejano diz-lhe:

- Compádri, e se eu adivinhar a sua profissão, você devolve-me a ovelha?

O tipo elegante de sapatos a reluzir e relógio para muscular o braço sorri luminosamente e diz:

- Então diga lá!

O Pastor dispara:

- Vocemessê é consultor não é?

O homem optimistó-positivo-tanto-que-até-enjoa esbugalha os olhos e responde:

- Como é que adivinhou???

O Pastor alentejano no seu bom tom pachorrento responde calma e ralaxadamente:

- É fácil compadre. Vocemessê apareceu aqui de lado nenhum, sem eu lhe pedir nada, cobrou-mi uma ovelha para me dizer aquilo que eu já sabia, e ainda por cima não percébi nada do assunto porque a ovelha que vocemessê escolheu é o meu cão.

-----------------
Tá tudo dito.
-----------------

Tens a certeza que não te chamas Leonardo da Vinci?

Registado: 28/12/2006 1:38

por carrancho » 30/11/2007 13:54

president Escreveu:coveiro... mas sou leitor assíduo do caldeirão

(:

Espero não precisar dos teus serviços nas próximas decadas!!! :P

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por president » 30/11/2007 13:52

coveiro... mas sou leitor assíduo do caldeirão

(:
You're never too old to learn something stupid (;

Registado: 31/7/2007 11:46

por minos » 28/11/2007 16:23

Muito obrigado a todos. Irei então em primeiro lugar falar com a Seg.Social. para ver o que dá.

Cumprimentos,
Minos

Registado: 12/9/2007 14:14

por Ed » 28/11/2007 16:12

minos,

Conheço bem esse tipo de instituição (IPSS - Cresce e Jardim de Infância) pois até já ocupei o cargo de Presidente de conselho fiscal num mandato e de Presidente da assembleia noutro mandato. (Ser Presidente da Direção é uma coisa que envolve muito trabalho, dedicação, e essencialmente muito tempo).
Nesta IPSS nenhum cargo era remunerado, nem na direcção nem em qualquer outro orgão, apenasa tendo sido aprovado em assembleia geral que os membros da direcção teriam o mesmo desconto na mensalidade dos filhos que já era atribuido por via do regulamento interno aos funcionários da instituição, para tentar motivar mais sócios a integrar/formar listas aquando das eleições.

Nesta instiuição, há muitos anos, também foi feudo de determinadas pessoas, embora apenas tiranas e não se aproveitando materialmente (penso), tendo a determinada altura sido feita "campanha" numa lista alternativa que acabou por ganhar as eleições seguintes. A partir daí, e desde há 15 anos, a instituição teve uma vida de progresso com uma vida financeira estável, tendo sido feito investimentos de qualidade tanto a nivel pedagógico como a nível das suas instalações (proprias) e equipamentos. (Nova cozinha industrial com as mais modernas exigencias e já controlada e aprovada pela ASAE, parque infantil com piso sintético, melhoramento significativo do conforto das salas, casas de banho modernas para os miudos, arranjos exteriores de jardim e do edificio, etc, para mencionar os mais importantes).

Actualmente, existe grande dificuldade em "arranjar" pessoas/sócios para integrar listas candidatas a assumir os orgãos sociais da instituição até porque muitos querem sair por acharem que já deram o seu contributo e os seus filhos já foram para a primária. A única vez que apareceram duas listas, a 2ª era encabeçada pelo presidente da Concelhia de um Partido Politico que foi derrotado tendo tida paenas 9% dos votos.

Mas falando o que te interessa, penso que deves é falar com a Segurança Social da zona.

Para ser uma IPSS, os estatutos e regulamento interno da Instiuição deve ser aprovado pela Segurança Social, pelo que eles podem facultar-te cópias dos mesmos. Para mudar uma situção dessas normalmente deve-se formar uma lista para as eleições seguintes (no nosso caso era de 2 em 2 anos, sendo obrigatório a convocação ser publicada num jornal), o que desde já envolve criar uma nucleo de pessoas dispostas a mudar o rumo dos acontecimentos, a trabalhar muito e fazer campanha. No caso de existirem suspeitas de peculato, a queixa à Segurança Social ( entidade que supervisiona estas instituições, mas era bonito ter provas e testemunhos) pode motivar uma destituição dos presentes orgãos sociais, que poderão ter de responder criminalmente, e a propria Segurança Social assegurar a gestão até existirem novos orgãos sociais.

A existirem indicios criminais, a propria Segurança Social poderá inspecionar a instituição, assim como pedir o auxilio da PJ?.. Agora cuidado é com quem falas na Seg.Social, pois pessoas nessa área há tantos anos de certeza que os tratam por tu. Tenta falar com alguém de lá que seja "isenta".

Cumprimentos e boa sorte...

Registado: 21/3/2003 18:01

por nunofaustino » 28/11/2007 11:28

O meu conselho é telefonares para a DECO e perguntares qual a melhor maneira de fazeres uma reclamação, mas penso que não será fácil... mas tb acho que estas situações devem ser expostas, pois para além de se desviar $$ que deveriam ser utilizados para os mais desfavorecidos, dá-se mau nome às boas IPSSs que fazem um excelente trabalho...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por lutav » 28/11/2007 11:12

PJ :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por minos » 28/11/2007 10:46

Pois é isso mesmo, já percebi que, obviamente, ao longo de 20 anos foram cimentando umas "amizades". Epá mas aquilo é demais, já falei com funcionários que sabem que há material que é levado da IPSS para o Jardim de infância particular deles. Ando eu a pagar para aquele pessoal encher-se às minhas custas! Tanto o director como a esposa não tem qualquer formação na área de educação, apresentam nítidos sinais exteriores de riqueza (vivendas e carros) Sendo que à partida ser director de uma IPSS não enriquece (na verdade acho que nem devem ser remunerados por serem directores, mas sim pela função que desempenham na instituição...)

por lutav » 28/11/2007 10:38

Minos, pela tua discricao, quem tem bons contactos, e bons professores, é mesmo os amiguinhos da Direccao do Jardim Infantil...

Prepara-te para te incomodares... :x

Registado: 22/9/2006 22:36

por minos » 28/11/2007 0:55

Boa noite, carissimos "colegas" de forum. Por acaso naão haverá ninguém por aqui ligado ao Min. Educação, Seg. Social ou IPSS, é que ando com um probleminha no Jardim de Infância - IPSS onde o meu filho está :evil: .

Estão a ver aquele tipo de IPSS onde a direcção é uma família inteira! Onde fazem trinta por uma linha para não dar recibos (natação, fardas e outros é tudo pela porta do cavalo), onde essa mesma família tem um jardim de infância particular na mesma rua da IPSS em que são directores (incompatibilidade não?!?), onde vão buscar o comer ao banco alimentar e não investem os fundos dados pela Seg.Social na IPSS, contudo não apresentam "lucros" (para onde irá o dinheiro?!?) Onde as quotizações pagas pelos sócios não tem direito a um recibo, onde nem sequer os sócios tem direito a receber os estatutos da instituição, afim de não poderem destituir uma direcção que está lá á cerca de 20 anos!!! (isto é possível?!?).

Agradeço alguma ajuda,
Cumprimentos
Minos

por redhot » 25/10/2007 15:04

Verdinho Escreveu:que me perdoem os defensores de pelos e da parte primitiva da coisa mas eu prefiros a ultima geraçao das macacas, aquela que vem sem pelos...
quanto á fruta ate que se comia agora

Sim sim de vez em quando aparecem-me aqui no Zoo umas macacas dessas a atirarem-me amendoins. Acho que são macacas brasileiras.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Verdinho » 25/10/2007 14:17

que me perdoem os defensores de pelos e da parte primitiva da coisa mas eu prefiros a ultima geraçao das macacas, aquela que vem sem pelos...
quanto á fruta ate que se comia agora

Registado: 15/3/2004 21:30

por scpnuno » 25/10/2007 14:13

MozHawk Escreveu:...
A ideia das macacas não é nada má, não senhora. Já as bananas, dispenso obrigado...

Um abraço,
MozHawk

Pois eu, pessoalmente, prefiro "macacos". Lamento se vos desapontei. Não há nada como encostar a cabeçinha cansada por um dia de bolsa a um peito cabeludo...

Quanto ás bananas, também dispenso. Mas um ananás...ai, um ananás dos verdadeiros, Moz, dos teus. Que saudadesssssssss (os daqui até parecem ananáses, o problema é quando se mordem)

Beijocas
(e uma manga? madurinha? sniffff)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MozHawk » 25/10/2007 14:04

Confesso que por vezes não acredito no que os meus olhos lêem. Mas este tópico, entre o sério e a piada, é uma fonte muito original de grandes gargalhadas a qualquer hora do dia.

A ideia das macacas não é nada má, não senhora. Já as bananas, dispenso obrigado...

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por NunoFilipe » 25/10/2007 13:08

Olá.
Eu sou eng. mecânico, trabalho numa metalomecânica, sobretudo para exportação.

Registado: 18/6/2007 8:14

por Enslaved » 25/10/2007 12:35

redhot Escreveu:Aqui vai o meu CV:

Profissão: Macaco
Local de trabalho: Jardim Zoológico de Lisboa
Interesses: Macacas e bananas.

Ao vosso dispor!

Está demais :lol: :lol: :lol:

Registado: 28/2/2007 18:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PacoNasssa, PXYC e 103 visitantes