Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
não esquecer que, os padrões técnicos apenas validam, quando se materializam, por ora €9, não passa dum desejo.
se em 2026 os € 180 milhões com recorrentes ou não recorrentes se conseguirem verificar, a zona dos €9 será uma certeza
caso a mota faça novos máximos em 2025, acima dos € 5,94 passados, a zona dos €7 talvez em meados do 1T 2026, será real
- Registado: 2/4/2025 19:55
Bem, em termos de análise técnica, como tinha dito antes, os limites de um triângulo, ou de qualquer outro padrão delimitado por linhas pode ser algo difuso.
Neste post o Aqui_Vale optou por um traçado rígido de acordo com regras próprias e validou o breaktrough do padrão pelo lado descendente com a confirmação de fecho de 3 dias.
No entanto, tal como referi, ser muito rígido com o traçado dos padrões, pode por vezes levar a interpretações erradas.
Espero que tenhas reentrado Vale.
Olhando novamente para o gráfico, consigo retraçar o triângulo simétrico com pelo menos 3 pontos de contacto na linha inferior.
O que interessa mesmo é o inequívoco breakout do triângulo (pelo lado ascendente), acompanhado de 2 sinais de compra relevantes, o do indicador "Parabolic SAR" (bearish há 19 sessões) e o crossover das linhas no indicador MACD.
O breakout foi em volume, 177% superior ao volume médio dos últimos 180 dias e em contra-ciclo com o PSI (que fechou negativo) e com as principais praças europeias.
O setor da construção europeu teve alguns ganhos expressivos, especialmente nas construtoras nórdicas, já as espanholas ficaram na linha de água e a FCC até fechou 1,59% negativa.
Pelo padrão do intraday, pareceu-me que podemos estar a assistir ao fecho de alguns shorts massivos.
Notem que o breakout do triângulo simétrico permite traçar uma projeção de subida equivalente à base do triângulo, ou seja, até aos 6.43€, um ganho de 17.41%.
Se repescarem este meu antigo post reforço a iminência do breakout do neckline do que eu ainda insisto ser um padrão Cup & Handle com projeção perto dos 9€.
Amanhã, a neckline do padrão C&H situar-se-á nos 5.747€ (+4.87% face ao fecho de hoje), pelo que se a cotação subir acima deste valor, poderá despoletar novas compras e servir de short squeeze (definitivo
)
Neste post o Aqui_Vale optou por um traçado rígido de acordo com regras próprias e validou o breaktrough do padrão pelo lado descendente com a confirmação de fecho de 3 dias.
No entanto, tal como referi, ser muito rígido com o traçado dos padrões, pode por vezes levar a interpretações erradas.
Espero que tenhas reentrado Vale.
Olhando novamente para o gráfico, consigo retraçar o triângulo simétrico com pelo menos 3 pontos de contacto na linha inferior.
O que interessa mesmo é o inequívoco breakout do triângulo (pelo lado ascendente), acompanhado de 2 sinais de compra relevantes, o do indicador "Parabolic SAR" (bearish há 19 sessões) e o crossover das linhas no indicador MACD.
O breakout foi em volume, 177% superior ao volume médio dos últimos 180 dias e em contra-ciclo com o PSI (que fechou negativo) e com as principais praças europeias.
O setor da construção europeu teve alguns ganhos expressivos, especialmente nas construtoras nórdicas, já as espanholas ficaram na linha de água e a FCC até fechou 1,59% negativa.
Pelo padrão do intraday, pareceu-me que podemos estar a assistir ao fecho de alguns shorts massivos.
Notem que o breakout do triângulo simétrico permite traçar uma projeção de subida equivalente à base do triângulo, ou seja, até aos 6.43€, um ganho de 17.41%.
Se repescarem este meu antigo post reforço a iminência do breakout do neckline do que eu ainda insisto ser um padrão Cup & Handle com projeção perto dos 9€.
Amanhã, a neckline do padrão C&H situar-se-á nos 5.747€ (+4.87% face ao fecho de hoje), pelo que se a cotação subir acima deste valor, poderá despoletar novas compras e servir de short squeeze (definitivo
)Re: Mota Engil - Tópico Geral
SA Traffic Escreveu:Massao1 Escreveu:El fallo fue anunciado anoche por la Agencia Reguladora del Transporte Ferroviario (ARTF) que encabeza Andrés Lajous, que determinó adjudicar al consorcio un contrato por 20 mil 203 millones de pesos.
Exato, não sei por que ainda não há notícias em Portugal. Devem estar à espera que o contrato seja assinado, o que terá de acontecer até dia 10 de Out. São mais 1.000 milhões de euros.
A notícia é boa, mas calma lá com as contas, é que 20 203 milhões de pesos mexicanos não chegam a 1.000 M€ (fica lá perto).
Acresce ainda que o consórcio designado por "PARTICIPACIÓN CONJUNTA DE: MOTA - ENGIL MÉXICO SAPI DE C.V., MOTA- ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO, S.A., MOTA ENGIL AEROPUERTOS DEL NORTE SAPI DE C.V. Y MONTA-ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO ÁFRICA, S.A." não refere o quanto cabe a cada um dos elementos do consórcio.
Mesmo assumindo uma distribuição proporcional (ou seja 1/3 a cada um), a percentagem de consolidadação, nas contas da Mota-Engil, das empresas com sufixo "SAPI de C.V." (Sociedade Anónima Promotora de Inversión de Capital Variable) (uma forma jurídica mexicana) pode variar.
Por exemplo, no último relatório de contas intercalar a "Mota-Engil Aeropuertos del Norte SAPI de C.V." estava consolidada a 51%.
Portanto quanto destes 942M€ caberá aos acionistas da Mota-Engil (ou seja, quanto não se perderá nos interesses minoritários), ainda é uma questão por apurar. Mas é possível que seja contabilizado cerca de metade deste valor.
Talvez tenha sido o catalisador para um novo frenesim de compras que começou ontem (a adjudicação foi na segunda-feira).
Segue post com a a análise técnica que acho mais relevante no imediato (num novo post que este já vai longo).
Essa fixação? Política pura, nada mais. A Mota tem um P/L de 9. Das 7 magníficas algumas têm perto de 200! É por isso que essas posições a descoberto são tão frágeis e é tbm por isso que facilmente desatam a comprar com receio de perder a mão. Com o índice a apontar para cima não me surpreenderia que num ápice se aproxime de 6.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Estava tudo no grafico, aliviou ate a lta e subiu em frexa, volume muito acima da media com obviamente shorts a reduzir,,
Guerra estará ali nos 5.80...se passar temos tourada
Guerra estará ali nos 5.80...se passar temos tourada
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
SA Traffic Escreveu:https://periodicocorreo.com.mx/vida-publica/2025/oct/07/consorcio-portugues-construira-ferrocarril-apaseo-irapuato-139975.html
Mais um contracto a justificar a subida de hoje ainda n saiu a not'icia em Portugal parece-me.
Obrigado SA Traffic, tinha-me escapado essa notícia. Por mais que os riscos a queiram atirar para os 3€, a atividade real da empresa há-de prevalecer a longo prazo.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Massao1 Escreveu:El fallo fue anunciado anoche por la Agencia Reguladora del Transporte Ferroviario (ARTF) que encabeza Andrés Lajous, que determinó adjudicar al consorcio un contrato por 20 mil 203 millones de pesos.
Exato, não sei por que ainda não há notícias em Portugal. Devem estar à espera que o contrato seja assinado, o que terá de acontecer até dia 10 de Out. São mais 1.000 milhões de euros.
- Registado: 24/9/2025 20:13
El fallo fue anunciado anoche por la Agencia Reguladora del Transporte Ferroviario (ARTF) que encabeza Andrés Lajous, que determinó adjudicar al consorcio un contrato por 20 mil 203 millones de pesos.
- Registado: 5/10/2009 12:35
https://periodicocorreo.com.mx/vida-pub ... 39975.html
Mais um contracto a justificar a subida de hoje ainda n saiu a not'icia em Portugal parece-me.
FOMO = Fear Of Missing Out
Alguma vez sentiste FOMO?
O medo de estar a perder algo ou de ficar de fora pode levar-te a tomar decisões emotivas e irracionais.
Não será certamente o caso da Mota-Engil com oscilações impróprias para cardíacos.
A grande subida de hoje (e com volume) estará ligada a compras dos shorts?
By Nirvana
Alguma vez sentiste FOMO?
O medo de estar a perder algo ou de ficar de fora pode levar-te a tomar decisões emotivas e irracionais.
Não será certamente o caso da Mota-Engil com oscilações impróprias para cardíacos.
A grande subida de hoje (e com volume) estará ligada a compras dos shorts?
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Com o índice a apontar para cima de 8300, a Mota deverá ir mesmo para cima.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Parece que...
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
- Registado: 16/9/2014 15:30
quem acredita na probabilidade de conseguir comprar na zona dos €3,50.
eu acredito que antes do preço visitar essa zona, conseguir-se-á vender e comprar 1 mota por €7.
- Registado: 2/4/2025 19:55
eu continuo com a minha fezada, mas o raio do triângulo está farto de ser martelado.
era bom que o momento de consolidação acabasse e tomasse um rumo definitivo rápido, que isto não faz bem ao coração.
com o aumento de volume de hoje, os 10% até ao último máximo mantém se como objetivo.
era bom que o momento de consolidação acabasse e tomasse um rumo definitivo rápido, que isto não faz bem ao coração.
com o aumento de volume de hoje, os 10% até ao último máximo mantém se como objetivo.
- Registado: 21/8/2011 19:31
Caros, Segue em anexo o comunicado sobre a adjudicação de novos contratos no Brasil, com os seguintes destaques: Novo contrato assinado com a Petrobras no valor de aproximadamente € 700 milhões (participação de 33% no consórcio): Duração estimada de 50 meses; O contrato abrange o projeto, construção, montagem, comissionamento, operação assistida e integração com a Refinaria Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Outro contrato para a extensão de cinco meses de um contrato atualmente em andamento, no valor de cerca de € 35 milhões: Prestação de serviços de coleta, beneficiamento, destinação final e descarte para as linhas flexíveis dos “Armazéns Submarinos” da Bacia de Campos. Com estes contratos, a MOTA-ENGIL reforça a sua carteira de encomendas e a sua presença na América Latina
- Registado: 5/10/2009 12:35
Grande contrato. Não me admirava de ver um dia a Mota-Engil a dez euros.
- Registado: 20/11/2015 17:22
- Registado: 28/8/2020 21:46
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:E porque hoje é sexta feira...
Atualização.
CumPrim/
ValeAquilino
Obrigado pelo grande e precioso contributo.
Que nunca por vencidos se conheçam
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
E porque hoje é sexta feira...
Atualização.
CumPrim/
ValeAquilino
Atualização.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Eduardo R. Escreveu:Não percebo essa fixação com short-sellers. O consenso no tópico é que a Mota-Engil está sub-avaliada e, como tal, deverá valorizar no futuro. Os short-sellers acreditam que a empresa está sobre-avaliada e, como tal, acreditam que irá desvalorizar no futuro. Em termos fundamentais, qual é a diferença entre os diferentes players na Mota-Engil? Teorias da conspiração e apelos a manobras concertadas é uma forma emocional de estar no mercado que nunca se traduzirá em lucros.
Além de que, não esquecer, um short-seller hoje é um comprador amanhã. A expetativa desses players é comprar mais abaixo do preço atual, mas frequentemente dá-se o caso de terem de comprar acima se a empresa tiver mérito e se valorizar entretanto.
Convém nao esquecer o pormair de a Mota-Engil ser a cotada do PSI com maior número de ações na mão dos fundos abutres, na minha opinião isso faz toda a diferença negativamente
- Registado: 28/5/2025 23:55
Continuo convencido que uma entrada até 5 poderá ter muito sucesso.
Eduardo R. Escreveu:Não percebo essa fixação com short-sellers. O consenso no tópico é que a Mota-Engil está sub-avaliada e, como tal, deverá valorizar no futuro. Os short-sellers acreditam que a empresa está sobre-avaliada e, como tal, acreditam que irá desvalorizar no futuro. Em termos fundamentais, qual é a diferença entre os diferentes players na Mota-Engil? Teorias da conspiração e apelos a manobras concertadas é uma forma emocional de estar no mercado que nunca se traduzirá em lucros.
Além de que, não esquecer, um short-seller hoje é um comprador amanhã. A expetativa desses players é comprar mais abaixo do preço atual, mas frequentemente dá-se o caso de terem de comprar acima se a empresa tiver mérito e se valorizar entretanto.
Free floating muito baixo, no índice português talvez só a Semapa tenha um valor % de ações no mercado mais baixo que a Mota Engil. O que facilita criar pressão de venda ou de compra e originar movimentos de descida ou subida “explosivos”.
Exposição elevada a mercados emergentes instáveis e imprevisíveis, a dependência de obras públicas sujeita às políticas do país, com projectos suscetíveis a noticias mais especulativas, criando euforia/pânico, e voltando ao início,
a falta de liquidez faz com que o efeito provocado na subida/descida do preço seja ainda maior. Os fundo aproveitam para ter posições a descoberto ou long e fazer dinheiro rápido, quer short quer long vai dependendo.
NirSup Escreveu:tami Escreveu:Tive 2 tenbaggers na minha carteira, a SMCI e a Applovin, e têm em comum o facto de terem sido muito atacadas por fundos que shortaram a ação. Acabei por vender a SMCI, porque me parecia haver um fundo de razão para eles, mas na Applovin reforcei sempre que eles emitiam relatórios para a fazer cair, por não fazerem sentido .
Caro Tami
Você tem esperto nos cabeça!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A SMCI fez 60 dólares, há umas semanas. Alguém a atirou para os 45 dólares. Por causa de um relatório não muito positivo. Comprei a 45.
E só as vendo aos 60 dólares. Já faltou mais.
By Nirvana
Vendi 66% em Fevereiro de 2024 nos $850, e o resto em Agosto (quando eles falharam um ER com justificações meio manhosas) nos $485, e deixei de acompanhar (está nos favoritos, mas tenho ignorado). Queria manter essa posição por muitos anos, mas perdi a confiança na gestão, e havia alternativas melhores na altura, Pelos valores que referes, deve ter feito um split 10:1 entretanto. Boa sorte!
- Registado: 28/12/2015 16:15
Ótimo comentário.
Há que encontrar sempre uma desculpa, um motivo, uma explicação, principalmente se em algum momento a conjuntura nao vai de encontro às expectativas que se têm.
Neste caso há quem veja o diabo nos shorters.
Outros haverá que o vêem talvez em cartas de tarot, no estado do tempo, no gato preto do vizinho,...
- Registado: 28/8/2020 21:46
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 931 visitantes