Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Discos Pedidos - PSI (28 de Janeiro)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Qual o índice que deseja ver analisado?

DAX (Alemanha)
26
11%
Nikkei (Japão)
20
8%
PSI (Portugal)
197
81%

Total de votos : 243

Re: Discos Pedidos - PSI (28 de Janeiro)

por tonirai » 2/2/2014 2:32

Azelha_Maia Escreveu:Aos Administradores do Forum,podem ponderar a colocação desta ou página semelhante como tópico fixo,daqueles que ficam sempre lá no topo?
Poupava-nos algum tempo e dava o merecido relevo a estas análises do Ulisses.
Obrigado.
Bom fim de semana a todos.

Adiciona-os aos teus favoritos do teu browser.
Ou então, desde o facelift do forum, podes até criar os teus favoritos dentro do forum, no "painel de controlo do utilizador".
Acho que resolve esse problema! :wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Azelha_Maia » 1/2/2014 13:18

Obrigado,zekinha1.
Continuo a não conseguir visualizar em full screen mas obrigado pelo contributo.
Estive a dar uma volta ao caldeirão e lá pela décima sexta página ou algo do género encontrei o link perdido :lol:
Foi postado originalmente pelo Federer (obrigado!) a 25/10/2013 e é isto:

[url]search.php?keywords=Discos&terms=all&author=&sc=1&sf=titleonly&sr=topics&sk=t&sd=d&st=0&ch=300&t=0&submit=Pesquisar[/url]

Uma página com todos os "episódios" dos discos pedidos!
Facilita-me imenso,espero que beneficie uns quantos mais.
Aos Administradores do Forum,podem ponderar a colocação desta ou página semelhante como tópico fixo,daqueles que ficam sempre lá no topo?
Poupava-nos algum tempo e dava o merecido relevo a estas análises do Ulisses.
Obrigado.
Bom fim de semana a todos.
"A culpa é da vontade"

Registado: 23/11/2008 16:24

por zekinha1 » 30/1/2014 22:59

Azelha_Maia Escreveu:Nunca consigo pôr full screen nestas análises..alguma alma caridosa que saiba o porquê e como posso resolver a coisa?
Utilizo o Firefox.
Tinha um link nos favoritos que entretanto perdi e que era um tópico/página aqui do caldeirão com todos os Discos Pedidos.
Quem postou isso e se por aqui andar e o puder postar novamente terá a minha eterna gratidão :wink:

Obrigado por mais uma excelente análise.Poder acompanhar um pensamento esclarecido e limpo de ruído é algo de impagável.Obrigado Ulisses uma vez mais.
Boas Férias e divirta-se,muito.

Penso que se fores directamente ao site do sapo videos ou clicares no link que o ulisses deixou uns posts em baixo consegues visualizar :-k

Registado: 19/10/2010 13:30

por Azelha_Maia » 30/1/2014 13:34

Nunca consigo pôr full screen nestas análises..alguma alma caridosa que saiba o porquê e como posso resolver a coisa?
Utilizo o Firefox.
Tinha um link nos favoritos que entretanto perdi e que era um tópico/página aqui do caldeirão com todos os Discos Pedidos.
Quem postou isso e se por aqui andar e o puder postar novamente terá a minha eterna gratidão :wink:

Obrigado por mais uma excelente análise.Poder acompanhar um pensamento esclarecido e limpo de ruído é algo de impagável.Obrigado Ulisses uma vez mais.
Boas Férias e divirta-se,muito.
"A culpa é da vontade"

Registado: 23/11/2008 16:24

por Ulisses Pereira » 29/1/2014 15:06

Dr. Tretas, vou tentar pensar nisso. O problema é que sempre que faço isso, o vídeo tem 10% das visualizações das análises sobre a Bolsa portuguesa...

jdmgg, a pergunta é muito complicada. Importante mas de muito difícil resposta. Sobretudo, porque não conheço o horizonte temporal. As minhas análises são, normalmente, feitas em termos de longo prazo que é o horizonte temporal que mais se ajusta à maioria dos investidores. E, nesse contexto, se se quer aproveitar um "Bull Market" tem que se estar preparado para se abdicar de algumas mais valias de curto prazo para nos mantermos na carruagem do Bull Market. Se o horizonte temporal é mais curto, como os "swing traders", aí faz sentido ir subindo os stops de forma a proteger as mais valias.

Tudo tem a ver com o horizonte temporal, já nem falando do perfil de risco.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Dr Tretas » 29/1/2014 13:10

Olá, obrigado pela excelente análise, como habitual.

Em todo o caso, para não haver um desequilíbrio tão grande na votação, talvez se pudessem fazer análises temáticas, por exemplo:
Tema Europa Central - a escolha seria entre o CAC, o DAX e o SMI.

Outros temas poderiam ser "BRICS", "PIIGS", "Ásia", "Nórdicos", etc.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Manel_invest » 28/1/2014 23:36

jdmmg Escreveu:Parabéns pela excelente análise ao PSI20 e agradeço pois também eu tenho aprendido muito de uma forma completamente gratuita.

Uma questão que me ocorre desde a semana passada é a seguinte, estando um investidor exposto a determinada acção em que acumulou em relativamente pouco tempo cerca de 25%, o que deve fazer? Deve vender agora, realizando essa mais valia substancial, ou deve deixar o trade seguir o seu caminho, uma vez que tem stop definido um pouco abaixo do anterior mínimo relativo, mas cuja distância até esse mínimo relativo anula por completo a mais valia potencial entretanto acumulada? É uma situação que me deixa muito indeciso. Acrescento ainda mais um ponto que pode ser importante, tal como o PSI20 quebrou recentemente uma resistência horizontal nos cerca de 6300-6400 pontos, também essa ação quebrou uma resistência horizontal aproximadamente na mesma altura, estando essa resistência horizontal a cerca de 5% da cotação actual, cotação essa que tem vindo a acompanhar as quedas das últimas sessões da mesma forma que a generalidade das cotadas.

Se o Ulisses tivesse a amabilidade de dar a sua opinião de profissional, ou como um profissional reage nestas situações, ficaria muito grato. Agradeço também aos outros colegas de fórum que tenham a amabilidade de partilhar as suas visões acerca desta situação. Penso que esta dúvida será muito frequente (ou não) e uma com que todos nos deparamos frequentemente, principalmente numa situação em que o PSI20 poderá estar numa fase de correção cuja duração não sabemos e cuja amplitude desconhecemos.

Não disse qual a ação em causa porque neste momento acho que podemos estar, muitos de nós, neste dilema relativamente a várias ações do nosso PSI20 ou até mesmo de outros índices. Se for necessário dizer uma ação que me vem à mente desde já e sobre a qual tenho uma posição, direi com todo o gosto, se considerarem necessário para poderem proferir uma opinião.

Desde já os meus agradecimentos e um abraço.

Sou uma novato. Penso que não existe uma resposta definida, depende da estratégia de cada investidor.

Se fosse eu subiria o valor da stop loss, por exemplo se está a ganhar 25% para um valor 15 ou 20% acima do valor de compra inicial, de forma a conseguir sempre garatir parte das mais valias que já são substanciais, mas deixar correr os ganhos caso venham a existir. Obviamente que não é uma estratégia 100% mas essas penso que não existem...

Registado: 25/1/2014 22:15

por jdmmg » 28/1/2014 23:18

Parabéns pela excelente análise ao PSI20 e agradeço pois também eu tenho aprendido muito de uma forma completamente gratuita.

Uma questão que me ocorre desde a semana passada é a seguinte, estando um investidor exposto a determinada acção em que acumulou em relativamente pouco tempo cerca de 25%, o que deve fazer? Deve vender agora, realizando essa mais valia substancial, ou deve deixar o trade seguir o seu caminho, uma vez que tem stop definido um pouco abaixo do anterior mínimo relativo, mas cuja distância até esse mínimo relativo anula por completo a mais valia potencial entretanto acumulada? É uma situação que me deixa muito indeciso. Acrescento ainda mais um ponto que pode ser importante, tal como o PSI20 quebrou recentemente uma resistência horizontal nos cerca de 6300-6400 pontos, também essa ação quebrou uma resistência horizontal aproximadamente na mesma altura, estando essa resistência horizontal a cerca de 5% da cotação actual, cotação essa que tem vindo a acompanhar as quedas das últimas sessões da mesma forma que a generalidade das cotadas.

Se o Ulisses tivesse a amabilidade de dar a sua opinião de profissional, ou como um profissional reage nestas situações, ficaria muito grato. Agradeço também aos outros colegas de fórum que tenham a amabilidade de partilhar as suas visões acerca desta situação. Penso que esta dúvida será muito frequente (ou não) e uma com que todos nos deparamos frequentemente, principalmente numa situação em que o PSI20 poderá estar numa fase de correção cuja duração não sabemos e cuja amplitude desconhecemos.

Não disse qual a ação em causa porque neste momento acho que podemos estar, muitos de nós, neste dilema relativamente a várias ações do nosso PSI20 ou até mesmo de outros índices. Se for necessário dizer uma ação que me vem à mente desde já e sobre a qual tenho uma posição, direi com todo o gosto, se considerarem necessário para poderem proferir uma opinião.

Desde já os meus agradecimentos e um abraço.

Registado: 1/9/2013 14:06

por pepe7 » 28/1/2014 22:43

Boa noite.
Mais uma excelente analise, Obrigado
As correcções são "saudáveis" para reforçar ou entrar, atentos sempre aos suportes 6300 depois os 6100.
"Interessante/curiosa" e impropria para cardíacos aquela vela "monstruosa" em "gap dow" no dia 27/10/1997, que depois cavalgou para subidas fantásticas, sem duvida.
E na actual Correcção já tivemos uma "gap dow", mas nada parecida à de 1997 :P
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por kudos » 28/1/2014 20:07

TheMolle Escreveu:Não é que isto faça qualquer diferença para o PSI20, mas:

Eu consideraro-me um novato no mundo dos mercados, e posso até afirmar que o meu primeiro trade foi baseado no, tão forte argumento, do feeling, da intuição! - Epah, BES a este valor só poderá subir! E não é que subiu mesmo. Mas depressa me me apercebi, que se não tivesse subido eu ficaria sem saber o que fazer. Felizmente correu bem, mas foi o suficiente para eu perceber que este não era, de todo, a melhor forma de estar no mercado. Nos mercados, assim como na vida, se tomamos uma posição, há que ter fundamento o mais credível possível para essa tomada de posição. Esta é a minha forma de estar na vida e foi por isso que percebi que alo teria de mudar.

Este foi o inicio da minha experiência, e desde então, muita coisa mudou. Sobretudo a forma como olho para o mercado e a interpretação que faço do mesmo. Para isso, muito contribuiu este forúm e muitos dos seus utilizadores. O Caldeirão é um forúm magnifico, mas embora a moderação faça um óptimo trabalho (obviamente que cada um tem direito a expressar a sua opinião, mas...) aqui se encontra do melhor e do pior. Faço minhas as palavras do Ulisses num dos seus últimos posts no tópico do BCP, havendo a humildade suficiente pode-se aprender muito neste espaço.

Aconselho vivamente a todos os utilizadores, desde os novatos até aos mais experientes, a irem (ou voltarem) a consultar o tópico dos artigos didáticos. É um excelente auxiliar para nos fazer perceber como os mercados se comportam e sobretudo, a fazer-nos reflectir e conhecermos-nos enquanto investidores/traders.

Com esta sua análise ao PSI20 o Ulisses volta a falar muito da psicologia que envolve o mercado e os traders/investidores e mais uma vez dá-nos uma excelente lição. Não, não conheço o Ulisses e também estou certo de que o Ulisses não está sempre certo, mas no mínimo dos mínimos, é alguém que conhece muito bem os mercados, é alguém que sempre que faz uma análise ou toma uma posição consegue fundamentá-la com argumentos bastante válidos, ou no mínimo, muito pouco refutáveis. A mim tem-me dado muitas lições, completamente de borla! E por isso o meu muito obrigado. Poderei estender este agradecimento a alguns outros users deste espaço. Felizmente ainda há muito boa gente capaz de ajudar os outros fazendo-os aprender por si, ajudando-os sobretudo a adquirir conhecimento para que consigam no futuro ter ganhos consistentes em bolsa.

Se hoje em dia me consigo definir enquanto trader, se consigo definir uma estratégia de trade com pontos de entrada e saída definidos e suportados em fundamentos de análise técnica é porque estudei, porque me dediquei, e porque sei (ou pelo menos tento) aproveitar o que de melhor este espaço pode dar a cada utilizador.

Tudo isto para dizer que, mais uma vez, excelente análise Ulisses, belo contributo para o Caldeirão!

P.S: peço desculpa pela extensão do post :D

Desculpas não aceites! :lol: Parabéns pelo post!

Registado: 3/1/2014 17:58

por TheMolle » 28/1/2014 19:59

Não é que isto faça qualquer diferença para o PSI20, mas:

Eu consideraro-me um novato no mundo dos mercados, e posso até afirmar que o meu primeiro trade foi baseado no, tão forte argumento, do feeling, da intuição! - Epah, BES a este valor só poderá subir! E não é que subiu mesmo. Mas depressa me me apercebi, que se não tivesse subido eu ficaria sem saber o que fazer. Felizmente correu bem, mas foi o suficiente para eu perceber que este não era, de todo, a melhor forma de estar no mercado. Nos mercados, assim como na vida, se tomamos uma posição, há que ter fundamento o mais credível possível para essa tomada de posição. Esta é a minha forma de estar na vida e foi por isso que percebi que alo teria de mudar.

Este foi o inicio da minha experiência, e desde então, muita coisa mudou. Sobretudo a forma como olho para o mercado e a interpretação que faço do mesmo. Para isso, muito contribuiu este forúm e muitos dos seus utilizadores. O Caldeirão é um forúm magnifico, mas embora a moderação faça um óptimo trabalho (obviamente que cada um tem direito a expressar a sua opinião, mas...) aqui se encontra do melhor e do pior. Faço minhas as palavras do Ulisses num dos seus últimos posts no tópico do BCP, havendo a humildade suficiente pode-se aprender muito neste espaço.

Aconselho vivamente a todos os utilizadores, desde os novatos até aos mais experientes, a irem (ou voltarem) a consultar o tópico dos artigos didáticos. É um excelente auxiliar para nos fazer perceber como os mercados se comportam e sobretudo, a fazer-nos reflectir e conhecermos-nos enquanto investidores/traders.

Com esta sua análise ao PSI20 o Ulisses volta a falar muito da psicologia que envolve o mercado e os traders/investidores e mais uma vez dá-nos uma excelente lição. Não, não conheço o Ulisses e também estou certo de que o Ulisses não está sempre certo, mas no mínimo dos mínimos, é alguém que conhece muito bem os mercados, é alguém que sempre que faz uma análise ou toma uma posição consegue fundamentá-la com argumentos bastante válidos, ou no mínimo, muito pouco refutáveis. A mim tem-me dado muitas lições, completamente de borla! E por isso o meu muito obrigado. Poderei estender este agradecimento a alguns outros users deste espaço. Felizmente ainda há muito boa gente capaz de ajudar os outros fazendo-os aprender por si, ajudando-os sobretudo a adquirir conhecimento para que consigam no futuro ter ganhos consistentes em bolsa.

Se hoje em dia me consigo definir enquanto trader, se consigo definir uma estratégia de trade com pontos de entrada e saída definidos e suportados em fundamentos de análise técnica é porque estudei, porque me dediquei, e porque sei (ou pelo menos tento) aproveitar o que de melhor este espaço pode dar a cada utilizador.

Tudo isto para dizer que, mais uma vez, excelente análise Ulisses, belo contributo para o Caldeirão!

P.S: peço desculpa pela extensão do post :D

Registado: 19/7/2013 19:23

por j0a0 » 28/1/2014 17:09

Stresszero Escreveu:Bela aula de psicologia de mercados Ulisses.
Fico contente por não despires o orgulhoso fato Bull, por duas razões: uma é que irias constipar de certeza e outra é porque estou longo no psi20 e acredito que o caminho em 2014 é para cima.
Achei piada falares em pessoas que não conseguiram dormir à semana passada com estas quedas, imagino se tivessem no mercado, por exemplo em 2011.
Acho que são correções perfeitamente normais em Bull Market, e espero que nem venha a testar os 6.100 pontos

Abraço

Bons negócios!

Está bem dito! :mrgreen:
A questão é...

Caso vá até os 6100 é muito melhor vender já, e comprar outra vez aos 6100, para rentabilizar a coisa.
Mas eu nem ninguém sabe, o que é pena. :wink:
Já me dei mal nessa tentativa de "rentabilizar" e fiquei entalado. 2 Anos. :wall:
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por centropoly » 28/1/2014 17:03

Boas, Parabéns pela análise. :)
Concordo com o teu ponto de vista em tudo.
Só gostava de acrescentar, referindo-me àquele período de tempo onde reina a incerteza e ke tu referiste dizendo que podes "chegar tarde" a concluir se efectivamente Já estamos em Bear, devido às correcções serem normais (ke o são). Penso que se forem kebrados os 6600 pontos, entraremos definitivamente nesse tal período de indecisão Bear ou Bull, ou seja, entre os 6600 e os 6300 para onde seguirá? Pois actualmente o Psi20 encontra-se em cima da linha tendencial ascendente com suporte máximo a 6600 pontos.
Isto para dizer que esta kebra a verificar-se, não será de todo aconselhável aos investidores mais conservadores manterem-se dentro do mercado, pois o risco de bear market aumenta entre os 6600 e os 6300, considero por isso este período, o tal período de incerteza. No entanto, penso que Há boas hipóteses do PSI20 se manter nesta tendência ou quanto muito não baixar dos 6300 pontos, pois os tempos são de recuperação, mas... cuidado, efectivamente a quebra dos 6600 e desta linha tendencial ascendente são motivos de cautela redobrada e de maior risco. :wink:
Anexos
Psi20.jpg
Psi20.jpg (22.74 KiB) Visualizado 10189 vezes
----»BOLSA DE EMPRÉSTIMOS«----
Bons Negócios

Registado: 14/1/2014 12:45

por _Noah » 28/1/2014 17:01

Não votei no psi20 pois gostava de ouvir as tuas sábias palavras, noutros índices.

Mas, como sempre, muito boa análise... Como dizia o outro, "foi limpinho" :mrgreen:

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por STRESSZERO » 28/1/2014 16:58

Bela aula de psicologia de mercados Ulisses.
Fico contente por não despires o orgulhoso fato Bull, por duas razões: uma é que irias constipar de certeza e outra é porque estou longo no psi20 e acredito que o caminho em 2014 é para cima.
Achei piada falares em pessoas que não conseguiram dormir à semana passada com estas quedas, imagino se tivessem no mercado, por exemplo em 2011.
Acho que são correções perfeitamente normais em Bull Market, e espero que nem venha a testar os 6.100 pontos

Abraço

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

por Ulisses Pereira » 28/1/2014 16:47

Não consegues ver neste link? http://videos.sapo.pt/BzKITTWyqpG7PqggD1wz

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mst-1 » 28/1/2014 16:19

Este formato do video não da para tablets! Não consegues por num formato que seja compativel?

Registado: 19/4/2012 15:59

por Ulisses Pereira » 28/1/2014 15:37

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Discos Pedidos - Edição número 160

por epinay » 28/1/2014 15:31

Ulisses Pereira Escreveu:Votação encerrada.

Acho que ganhou o PSI. :-k

ATé já,
Ulisses

Por pouco... :lol:

Registado: 15/2/2012 12:50

por Ulisses Pereira » 28/1/2014 13:30

Votação encerrada.

Acho que ganhou o PSI. :-k

ATé já,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ROADSTER 1 » 28/1/2014 13:27

Votei no Nikkei porque estou dentro e a situação técnica não me parece de fàcil análise. Se não estou em erro, na última análise vídeo ao PSI 20 o Ulisses deu-nos como brinde o Nikkei. Se hoje repetisse a gentileza... :wink:

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por DC1989 » 28/1/2014 2:57

Nikkei 225

Registado: 27/11/2013 0:47

por Barth » 28/1/2014 0:35

psi 20

Registado: 5/10/2007 16:05

por 50_paus » 28/1/2014 0:08

Votei Nikkei só pa ficar nos 2 digitos... :lol:

Registado: 2/5/2012 11:44

por joao4702 » 28/1/2014 0:03

Ulisses Pereira Escreveu:A edição de amanhã dos "Discos Pedidos" vai ser dedicada aos índices. Podem escolher entre o Dax (Alemanha), o Nikkei (Japão) ou o PSI (Portugal). O sistema de votação é simples, basta clickarem lá em cima na acção que querem ver analisada. A mais votada será a acção analisada no vídeo de amanhã.

A votação termina às 12h30.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Achei engraçada a seleção...
A malta é muito bairrista...
PSI 20 Alé, Psi 20 Alé, Psi 20 Alé 3x :D
Isto vai ser renhido.

Abraço.

Registado: 21/9/2006 10:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], fosgass2020, GamesOver, Google [Bot], Jonas74, latbal, Luzemburg, m-m, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, trilhos2006, ze couves e 151 visitantes