Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Onde aplicar 500.000€ com perfil conservador?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Onde aplicar 500.000€ com perfil conservador?

por Midas » 29/12/2013 18:15

AutoMech Escreveu:Não percebi. As CLNs passaram a estar vedadas a quem tenha um património inferior a 500K ?

Também inclui os CLNs:

Jornal de Negócios Escreveu:O acordo subscrito por 19 bancos nacionais, entre os quais CGD, BES, BPI, BCP e Santander, prevê a proibição da venda de produtos financeiros altamente complexos a clientes do retalho, de modo a proteger os pequenos investidores destes investimentos de alto risco. A excepção aplica-se a clientes qualificados e investidores com um património financeiro superior a meio milhão de euros, excluindo depósitos bancários.

(...)

O protocolo prevê assim que deixem de ser vendidos ao balcão produtos com alerta gráfico laranja ou vermelho, onde existe risco elevado de perdas de capital, e "cuja média das taxas de rentabilidade esperadas entre o percentil 20% e 80% seja negativa". É proibida ainda a comercialização de produtos com o mesmo nível de alerta e cujo rendimento dependa de mais de três mecanismos.

Mas... :-"

Jornal de Negócios Escreveu:Ainda assim, o protocolo não exclui a possibilidade dos pequenos investidores, de livre vontade, pedirem para investir num produto de elevada complexidade. Ou seja, só não pode é ser o banco a oferecer estes produtos. As alterações entram em vigor no início de 2014 e têm a duração de um ano, sendo automaticamente renovadas por períodos de um ano.

Fonte: Jornal de Negócios - Subscrição de produtos altamente complexos só a pedido do cliente (10 Dezembro 2013, 23:21)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/subscricao_de_produtos_altamente_complexos_so_a_pedido_do_cliente.html

Conclusão:
Os bancos não podem vender, mas nós podemos comprar. :twisted:
Mais a sério, só podemos comprar se a iniciativa for nossa. Mas se o banco não os pode oferecer/apresentar, como os pequenos investidores tem conhecimento destes produtos? Só se os investidores de retalho andarem constantemente a perguntar.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Automech » 29/12/2013 1:49

Não percebi. As CLNs passaram a estar vedadas a quem tenha um património inferior a 500K ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por bolsa » 28/12/2013 0:41

Sr_SNiper Escreveu:Tens todo o teu dinheiro investido em ações da Banca em Portugal, ou estás a recomendar uma coisa que não fazes?
Grande abraço

Na exposição nacional é de facto isso, há já algum tempo e numa perspectiva de longo prazo.....

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por Midas » 27/12/2013 22:11

Serra Lapa Escreveu:Desculpem a ignorância, mas o que é CLN?

O que eu faria com 500k? A ti cabe-te decidir, em função de uma situação que te sintas confortável. No meu caso se tivesse 500K, cerca de 300K iam diectos para certificados poupança mais, 100k certificados de aforro pensando em oportunidades que surgissem e os restantes 100k, acções (essencialmente conservadoras e com bons dividendos ). É no fundo a estratégia que eu faço com o meu pé de meia (embora a percentagem de acções seja maior, porque o guito é menor e arrisco um pouco mais)

O que sugeres, significaria:
60% CTPM
20% CA (mesmo que seja a curto/médio prazo)
20% acções

Ou seja, 80% em instrumentos de dívida pública. Não seria muita exposição ao mesmo ao emitente? 80% no Estado Português.

Em relação ao CLN ou "Credit-Linked Notes", basicamente é um tipo de produto financeiro estruturado, constituído por uma obrigação e um CDS ("Credit Default Swap"), que dá mais rendimento do que o cupão dessa obrigação, por receber também o "prémio" do CDS. O CLN tem o risco do emitente da obrigação e do emitente do CDS. As TANB dos CLNs mencionadas anteriormente neste tópico, já foi chão que deu uvas, foram numa altura em as yields das obrigações eram elevadas e o risco de default maior. As TANB dos últimos CLNs comercializados para investidores de retalho, (que custavam no mínimo 1.000 EUR), que foram comercializadas este mês no Banco Best, rondavam os 4% e um prazo aproximado de 3 anos:

XS1002872775 - CLN Telecom Italia SpA 2016
As Notes pagam um cupão mensal fixo a uma taxa de 4.00% ao ano (TANB)
Data de Emissão é dia 27 de Dezembro de 2013
Data de Maturidade é dia 20 de Dezembro de 2016

XS1004411523 - CLN Peugeot SA 2016
As Notes pagam um cupão mensal fixo a uma taxa de 4.35% ao ano (TANB)
Data de Emissão é dia 30 de Dezembro de 2013
Data de Maturidade é dia 20 de Dezembro de 2016

Mas este tipo de produtos financeiros, agora estão vedados ao pequeno investidor. Só para investidores com um património minimo de 500.000 EUR. (A quem sair o Euromilhões, já é considerado um investidor informado e os licenciados/doutorados na área financeira, mas sem meio milhão de EUR, não percebem nada de investimentos :twisted: )

Jornal de Negócios Escreveu:A excepção aplica-se a clientes qualificados e investidores com um património financeiro superior a meio milhão de euros, excluindo depósitos bancários.

Jornal de Negócios - Subscrição de produtos altamente complexos só a pedido do cliente (10 Dezembro 2013, 23:21)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/subscricao_de_produtos_altamente_complexos_so_a_pedido_do_cliente.html

Tens aqui, alguns exemplos dos CLNs mais recentes e a sua documentação:

Hyoga em 10/9/2013 17:59 Escreveu:Boa tarde,

Perdoem-me se este não é o local adequado para colocar a seguinte questão:
- O que acham deste produto CLN Thyssenkrupp AG 2018:
(https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... =ESTRUT002)
(https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/b ... G_2018.pdf)

Obrigado!

Fonte: Obrigações II
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77300&p=1058636#p1058611

Hyoga em 7/10/2013 7:49 Escreveu:CLN British Airways PLC 2018
Prazo: 5 anos e 51 dias;
Data de maturidade: 20 de Novembro de 2018;
Taxa: 6% TANB;
Pagamento de Juros: Mensal;
Montante mínimo de investimento: 1.000€;

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd28585.pdf
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd28587.pdf

Fonte: Obrigações II
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77300&p=1063964#p1063955

Do mesmo criador deste tópico, mas de outro tópico também criado por ele, um CLN da Telecom Italia SpA (e Espírito Santo Investment), comercializado pelo Banco Best:

Drecksack em 6/8/2013 Escreveu:Nova estrutura Credit linked Note com emitente o BBVA e subjacente a Telecom Itália. O cupãp é de 5,9%.

Informações Fundamentais ao Investidor: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd28131.pdf
Final Terms: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd28134.pdf
Sumário do Programa: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd28133.pdf
Prospecto (Offering Circular): http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd28132.pdf

Parece-me bastante interessante.

Fonte: CLN da Telecom Italia a 5,9%
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82382&p=1053618
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Andre.pt » 27/12/2013 21:52

No meu entender acho muito arriscado apostar tudo no mesmo sector, neste caso na banca. E também não acho realmente que daqui algum tempo se vá olhar para o valor da banca e considerar o pre de hoje irrisório. Sim acho que tem potencial de subida, mas dai a fazer esse tipo de jogadas, com o meu dinheiro não.
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por Sr_SNiper » 27/12/2013 20:34

Tens todo o teu dinheiro investido em ações da Banca em Portugal, ou estás a recomendar uma coisa que não fazes?
Grande abraço
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

Re

por bolsa » 27/12/2013 15:24

Eu sei que a minha proposta vai ser considerada polémica mas aqui vai:

Aplicava a totalidade em percentagens por título flexíveis na Banca Nacional, julgo que todos reconhecemos que daqui a algum tempo quando olharmos para as cotações actuais dos principais bancos, elas serão absolutamente risíveis.
Como argumento quer queiramos e reconheçamos ou não a recuperação económica está em marcha (eu próprio tenho grandes dúvidas) mas os argumentos económicos é que valem, o resto é especulação.
É na banca obviamente onde mais se irá reflectir e observar mais intensamente essa recuperação.
Fugi um pouco à pergunta mas é esta a minha opinião.

Cump.s, B.N. e B.A.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por penas2013 » 27/12/2013 12:49

Eu arrisco muito e até hoje sempre arrisquei, quer em novos negócios quer nas próprias acções...
Neste momento estou a investir praticamente tudo com perfil conservador e estou a apostar no turismo (está a crescer em Portugal).
Como tenho imóveis com potencial turístico, estou a entregar a uma empresa que me explora os mesmos, sem ter trabalho nenhum e sem risco de não receber (e tudo legal, já que a fiscalização anda em cima do aluguer temporário).
Sinceramente cansei-me de arrendar, pois todos os meses tinha problemas...além dos primeiros 1,5 meses serem para a imobiliária. Cheguei a não receber nenhuma renda de um imóvel que arrendei...
Investi recentemente em imóveis, mas nada para arrendamento. Tudo para o turismo. Para além disso acredito na valorização dos mesmos.

Registado: 27/12/2013 12:30

por Pata-Hari » 27/12/2013 12:28

Rentabilidade target de 5% dados os níveis de taxa e de inflação, não é compativel com muito conservadorismo (são 4 pontos percentuais acima de qualquer um destes números, o que não é um perfil conservador). Ou se assume risco em prazo (maturidade), ou em emitentes, ou em tipo de aplicações para poderes lá chegar (ou num misto das 3, claro).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Massao1 » 27/12/2013 11:11

andre.vez Escreveu:Bom, vai investir no imobiliário, num sítio onde arrendas bem, tens um rendimento a entrar todos os meses ou semanas, e que quando queiras vender, vendas rápido.

No BCP, após uma retração se houver.

Registado: 5/10/2009 12:35

por Andre.pt » 27/12/2013 11:08

Bom, vai investir no imobiliário, num sítio onde arrendas bem, tens um rendimento a entrar todos os meses ou semanas, e que quando queiras vender, vendas rápido.
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por MatildeSerrano » 27/12/2013 10:54

Serra Lapa Escreveu:Desculpem a ignorância, mas o que é CLN?

O que eu faria com 500k? A ti cabe-te decidir, em função de uma situação que te sintas confortável. No meu caso se tivesse 500K, cerca de 300K iam diectos para certificados poupança mais, 100k certificados de aforro pensando em oportunidades que surgissem e os restantes 100k, acções (essencialmente conservadoras e com bons dividendos ). É no fundo a estratégia que eu faço com o meu pé de meia (embora a percentagem de acções seja maior, porque o guito é menor e arrisco um pouco mais)

A rentabilidade dos certificados de aforro é uma miséria.
E certificados de poupança? O que é que são certificados de poupança?

Acções já eu estou também metido.
Quero simplesmente investir o dinheiro numa aplicação que me dê bons rendimentos e que eu não precise de me preocupar.

Registado: 30/6/2008 20:42

por SERRA LAPA » 27/12/2013 6:18

Desculpem a ignorância, mas o que é CLN?

Registado: 17/3/2008 4:57

por Sr_SNiper » 27/12/2013 2:11

VirtuaGod Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Não digo que não se invista em activos com risco

Em relação a ti a minha questão é, achas que se deva investir em activos consevadores??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Se calhar com meio milhão já não andavas aí tanto nas junk bonds e usavas apenas parte (100 ou 200k) :mrgreen:

Epá, eu acho que as pessoas devem ter noção dos riscos e dos retornos possíveis, depois cada um tem o seu perfil, quem começa com uma pequena base, com 5% ao ano nunca mais lá chega, para as coisas andarem mais rápido e alargar a base, tem que se andar no mínimo a 10% ao ano.
E repara que falo 10%, se calhar com ações e CFD´s falaria em 40%, mas o risco em minha opinião era exponencialmente maior do que o que corro ao escolher criteriosamente obrigações junk.

por VirtuaGod » 27/12/2013 2:03

Sr_SNiper Escreveu:Não digo que não se invista em activos com risco

Em relação a ti a minha questão é, achas que se deva investir em activos conservadores??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Se calhar com meio milhão já não andavas aí tanto nas junk bonds e usavas apenas parte (100 ou 200k) :mrgreen:
Editado pela última vez por VirtuaGod em 27/12/2013 2:11, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 27/12/2013 1:59

No meu caso eu saberia o que fazer, mas se não soubesse, ouviria com muita atenção as recomendações do Deus Virtual e diria a quem me recomendou 100% num CLN que ele sabe tanto de gestão de carteiras como eu de física nuclear. A quem diz que as OT´s não tem risco, também não daria muita atenção. Não digo que não se invista em activos com risco, tem é que se ter a perfeita noção do risco que se corre.

por VirtuaGod » 27/12/2013 1:39

1. A liquidez de um CLN para compra não é a mesma que para venda. Pode-se vender um CLN quando quiser. Está-se sujeito é ao preço que o BEST quiser pagar;

2. "O risco é idêntico às obrigações, mas também incluindo o risco da entidade bancária". cof cof

3.
"o facto de serem vários activos, faz com que o risco esteja distribuído por 5" cof cof 2

4. Estamos a falar de 5 CLNs ou um CLN com 5 empresas? (e aí seria provavelmente um FTD, First To Default e se fôr foge como o diabo da cruz que aí é o risco do CLN normal ao quadrado);

5. O Banif não é banco que se preze para se incluir numa classificação de DPs; :twisted:

6."Se consideras a dívida pública um produto de risco ou não é contigo, eu não considero." Não é como se o risco fosse subjectivo para eu achar que algo tem risco e outra pessoa não. Está bem que ultimamente o risco baixou bastante mas...[/b]

P.S.- Esta agora é uma pergunta do meu estilo pois é o que normalmente faço quando não compreendo alguém. Porque consideras um CLN conservador se a CMVM o considera risco 5? (o mais elevado possível e com ponto de exclamação vermelhusco :twisted: ) Se quiseres até pergunta aos tipos do Best que gostaria de saber a resposta deles... :twisted:
Editado pela última vez por VirtuaGod em 27/12/2013 2:08, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Sr_SNiper » 27/12/2013 1:35

joaobarb Escreveu:OTs já não dão uvas das gordas, mas não parece ser isso que o OP procura, quer algo sem risco.
Para um perfil conservador as OTs ainda são o melhor produto, a nivel de risco, rentabilidade, liquidez.

As OT´s não têm risco? Para mim o rácio risco/retorno das OT´s já não é interessante

por joaobarb » 27/12/2013 1:31

OTs já não dão uvas das gordas, mas não parece ser isso que o OP procura, quer algo sem risco.
Para um perfil conservador as OTs ainda são o melhor produto, a nivel de risco, rentabilidade, liquidez.

Registado: 14/6/2008 5:55

por Sr_SNiper » 27/12/2013 1:28

Ramiro S Escreveu:
Drecksack Escreveu:Não há banco nenhum nacional que ofereça 4,5% ou 5% para depósito a prazo.

Engana-se, amigo. Tenho conhecimento factual de uma taxa de 6% TANB para a renovação, em novembro p.p., de um DP de 1,5M€.
Para valores elevados, clientes com força negocial conseguem taxas que o "comum dos mortais" nem sonha...

Isso parece-me altamente improvável, mesmo para 1.5M, nem sei porque é que o banco o faria quando se pode financiar mais barato.

por Sr_SNiper » 27/12/2013 1:24

As OT´s foi chão que já deu uvas...

por joaobarb » 27/12/2013 1:19

Não faz sentido nenhum investir num produto ilíquido de taxa bruta 6% a 6 anos. A falta de possibilidade de resgate antecipado é em si própria um risco (e exige um prémio maior que esse), ou porque podes precisar do dinheiro ou porque podes perder uma oportunidade que apareça.
O mercado de acções é muito mais líquido e rentável, e num prazo de 6 anos tem boas probabilidades de ser um investimento de retorno positivo numa carteira diversificada, e muito mais ainda estando nós em bull market.
Dito isto, e achando que não queres acções, a melhor hipótese para rentabilidades da ordem dos 6% são obrigações do tesouro, compradas em mercado secundário. Escolhendo bem os timings de entrada e de saída rendem até mais do que 6%. Se consideras a dívida pública um produto de risco ou não é contigo, eu não considero.

Registado: 14/6/2008 5:55

por Ramiiro_Santiago » 27/12/2013 1:18

Drecksack Escreveu:Não há banco nenhum nacional que ofereça 4,5% ou 5% para depósito a prazo.

Engana-se, amigo. Tenho conhecimento factual de uma taxa de 6% TANB para a renovação, em novembro p.p., de um DP de 1,5M€.
Para valores elevados, clientes com força negocial conseguem taxas que o "comum dos mortais" nem sonha...
Editado pela última vez por Ramiiro_Santiago em 27/12/2013 1:20, num total de 1 vez.

Registado: 25/11/2013 11:57

por Sr_SNiper » 27/12/2013 1:01

A primeira questão é saberes o que é um CLN.
A segunda questão é saber que a liquidez é praticamente zero. Já tentei comprar alguns e é impossível
Com 500k, nunca meti o guito numa aplicação onde só o poderia ver daqui a 6 anos, em 6 anos devem aparecer tantas boas oportunidades que nem as sei quantificar.
Com 500k geria eu o guito e nunca mais trabalharia.
PS: Teria gastos na ordem de 1k mês e tenho a certeza que o património aumentaria com o tempo.

por :>Lafs » 27/12/2013 0:20

Drecksack Escreveu:
lafs Escreveu:Se queres aplicar os €€€€ com um perfil conservador compra certificados de aforro ou então negoceia um boa taxa de juro com o teu banco para uma apliação ao ano ( 4,5% a 5 % Brutos) que já te dá um valor consíderalvel por ano, ainda podes negociar o pagamento mensal dos juros \:D/ \:D/ \:D/

Não há banco nenhum nacional que ofereça 4,5% ou 5% para depósito a prazo.
A taxa de juros de certificados de aforro também não é nada por aí além.
Estou à procura de algo acima dos 5%.

Acima de 5% já inclui algum risco....

Existe bancos que para uma aplicação a 1 ano para esse valor consegues na boa 4,5 a 5 % de juros Brutos...

Registado: 16/12/2013 23:39
Localização: Algures no Pacifico Sul à deriva em cima de um bote

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA e 210 visitantes