Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal vai ser dos mais competitivos da Europa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ToshB » 5/2/2013 14:49

Deixo aqui a imagem que pus noutro tópico: Portugal subiu bastante de 2010 para 2011 no índice 'Ease of Doing Business'. De notar que está à frente da Espanha, Itália e Grécia por uma boa margem, e à frente de países como a Bélgica, França e Holanda. Este índice tem em conta o sistema judicial, burocracia, impostos e corrupção, pelo que com as reformas que estão a acontecer prevejo que Portugal continue a subir. Portugal tem tudo para crescer muito mais que o resto da Europa, somente pelo facto de que aqui o custo de trabalho é muito menor do que no resto da Europa ocidental. Obviamente que estamos a competir é com os países da Europa de Leste, e os ministros precisam de ter isso bem em conta para aplicar medidas que tornem Portugal mais atractivo ao investimento.
Anexos
easeofdoingbusiness.png
easeofdoingbusiness.png (30.28 KiB) Visualizado 1345 vezes
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por mais_um » 4/2/2013 23:06

Li o "artigo de opinião" no jornal, se tiverem oportunidade leiam, vale a pena.

Empresário têxtil diz "basta" ao ministro da Economia

É numa carta aberta publicada esta segunda-feira, 4 de Fevereiro, em alguns jornais que um empresário têxtil reclama a devolução atempada do IVA pelo Estado. Mostra o que a sua empresa paga de impostos e reclama que não seja o sector privado a pagar tudo.

É numa carta aberta, que foi paga como publicidade por Luís Miguel Guimarães, que este empresário têxtil mostra as contas da sua empresa, nomeadamente o que paga de IRC e de taxas para a segurança social.

Uma carta dirigida ao ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira. Luís Miguel Guimarães é administrador e accionista da Arestagest, que tem cinco empresas dedicadas à indústria têxtil. Uma delas, a Polopique – uma das fornecedoras da Inditex – emprega, segundo escreve o seu administrador, 200 pessoas, tendo 110 entrado ao serviço a partir de meados de 2010.

Das cinco empresas têxteis, duas operam no exterior (Brasil e Moçambique). As três portuguesas empregam 600 pessoas, tendo os trabalhadores como retribuição mínima de 600 euros e sendo objectivo da empresa que até 2015, este salário suba para 800 euros.

A empresa conta contratar, no primeiro trimestre deste ano, mais 100 trabalhadores, "maioritariamente em situação de desemprego". Já em 2011 adquiriu uma sociedade que se encontrava em insolvência absorvendo 320 trabalhadores que iriam para o desemprego.

Luís Miguel Guimarães mostra a facturação da Polopique desde 2003 e quanto pagou de impostos e de segurança social. Só em 2011, ano em que facturou 71,7 milhões, pagou 1,4 milhões nessas duas componentes.

O grupo factura 100 milhões de euros, sendo 90% para exportação.

Com base na situação da sua empresa e mostrando estes números, Luís Miguel Guimarães reclama que o Estado cumpra, também ele, as suas obrigações. Garante que o Estado está com a devolução do IVA atrasada. O grupo tem para receber, dos meses de Outubro e Novembro, 3,9 milhões de euros. "Tal atraso não foi acompanhado de qualquer informação credível que o justificasse ou mesmo de qualquer previsão quanto ao momento em que se verificará a sua entrega".

E é com pontos de interrogação que deixa a mensagem: "considerando a dificuldade de acesso ao crédito com a qual nos deparamos a que acresce a situação de incumprimento pelo Estado supradescrita, que fazer? Não pagar também?"

E fala em desilusão em relação ao actual Governo, no qual depositou confiança. "Continua a ser o trabalhador privado a ter que pagar todo o despesismo excessivo fomentado pelo Estado português". "Dois terços da população activa portuguesa (sector privado) paga para que um terço viva principescamente".

As críticas vão para o Governo, mas também para o PS e até para Tribunal Constitucional e Presidente da República.

É por isso que escreve ao ministro mas com uma mensagem para o sector privado. É altura, diz, de dizer "basta". "Sofremos e lutamos pelas nossas empresas, com reflexo imediato no País. Somos nós, pequenos e médios empresários que pagamos pelos erros, roubos e abusos de poder de um sem fim de mal intenacionados que, como se não bastasse, o dizem fazer por amor à Pátria".

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... nomia.html

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Adam hedge » 15/1/2013 19:44

mais_um Escreveu:
Adamhedge Escreveu:
mais_um Escreveu:
Adamhedge Escreveu:não será aqui o sitio ideal para esta noticia,mas portugal não sabe agradecer os amigos que tem,por ex. o chavez já pagou a reparaçao de um navio aos estaleiros de viana?e os magalhaes já pagou?

com amigos assim quem precisa de inimigos :?

Não me recordo de queixas da JP Sá Couto e dos ENVC.

boa tarde caro mais-um ,não sei se estou a cometer um erro,mas lembro-me de ler uma noticia da reparaçao de um navio e que a conta estava para pagar,e que as remessas de magalhaes para a venezuela não tinham sido pagos,mas ok posso ser eu a ter um lapço de memoria,ou pior ainda não consigo ser isento qd se refere a noticias que envolvam ex ministros do socrás,algo q eu tenho que apreender a ultrapassar,mas por enquanto...

:mrgreen:

Talvez gostes mais desta, já que o PP não é do PS ...

tambem nao gosto do pp nem do portas,entao esse é falso como as cobras,espero que nós portugueses não venhamos a sofrer na pele essa falsidade... basta o inseguro acenar e prometer algo para depois de eleiçoes que o paulinho vai logo.
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

Re: Re

por mais_um » 15/1/2013 15:54

Cem pt Escreveu:Amigo Plus One:

Uma vez que citaste o país onde presentemente estou a trabalhar deixa-me apenas fazer um esclarecimento.

Quem arranja negócios de exportações, seja de bens ou serviços, não são os governos de Portugal e da Venezuela mas sim as empresas privadas portuguesas que aqui estão insataladas e que têm de se mexer muito bem para estabelecer os contactos certos (o que é muito mais difícil do que possa parecer à partida), negociar condições e assinar os contratos.

O trabalho comercial é muito difícil e a contraparte venezuelana é muita dura a impor as suas condições, há muita concorrência estrangeira a querer também fazer negócios em todas as áreas, a começar pela chinesa (com preços de arrasar) e pela espanhola que tem a facilidade da língua, no entanto tudo se consegue com muito esforço e um bom ambiente criado por boas experiências de negócios anteriores bem sucedidos neste mercado, detalhe que é muito importante para criar confiança e avançarmos com novos projetos e contactos.

Eles aqui ficam essencialmente admirados connosco porque cumprimos escrupulosamente os objetivos e, essencialmente, os prazos, coisa que aqui não estão habituados a ver porque quando falta alguma matéria prima ou equipamento essencial fica tudo de braços cruzados à espera e ninguém se rala! Esta mensagem de cumprimento dos contratos a tempo espalha-se depressa e é uma das razões pela qual somos muito bem aceites pelos potenciais clientes com quem estabelecemos contacto, sejam públicos ou privados.

É também crucial a introdução de muito "know-how" de conhecimentos do setor onde trabalhamos e a introdução de equipamentos de ponta muito produtivos, o que dá uma boa vantagem concorrencial às poucas e boas empresas portuguesas que aqui trabalham, o que aliado ao grande esforço de produtividade dos nossos trabalhadores expatriados nos vai permitindo ser competitivos e ter sucesso neste grande mercado potencial, que ainda tem muito para oferecer, na obtenção de proveitos e retornos interessantes que em Portugal seriam impensáveis nos próximos anos.

Fica mais uma vez frisado o esclarecimento: por aí os políticos, sejam do PS ou do PSD/CDS, tentam aproveitar-se do trabalho extenuante de sapa dos privados para publicitarem que conseguiram ou conseguem isto e mais aquilo em novos negócios, nada mais errado!

Abraço.

Boas! :wink:

Obviamente que o mérito é das empresas portuguesas, no entanto no caso da Venezuela onde o Estado tem um papel muito forte na economia por vezes as empresas necessitam de uma ajuda institucional. A empresa onde a minha mulher trabalha (uma multinacional francesa) abandonou a produção nesse mercado por não conseguirem pagar as importações. Já que aparentemente é o Estado Venezuelano que controla os pagamentos para o exterior, mesmo das empresas privadas.

http://economia.ig.com.br/2012-12-14/ex ... zuela.html

Mas o ponto tinha a ver com associação do PS à Venezuela como "amigos", quando o PSD e o PP fazem o mesmo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Re

por Cem pt » 15/1/2013 15:27

Amigo Plus One:

Uma vez que citaste o país onde presentemente estou a trabalhar deixa-me apenas fazer um esclarecimento.

Quem arranja negócios de exportações, seja de bens ou serviços, não são os governos de Portugal e da Venezuela mas sim as empresas privadas portuguesas que aqui estão insataladas e que têm de se mexer muito bem para estabelecer os contactos certos (o que é muito mais difícil do que possa parecer à partida), negociar condições e assinar os contratos.

O trabalho comercial é muito difícil e a contraparte venezuelana é muita dura a impor as suas condições, há muita concorrência estrangeira a querer também fazer negócios em todas as áreas, a começar pela chinesa (com preços de arrasar) e pela espanhola que tem a facilidade da língua, no entanto tudo se consegue com muito esforço e um bom ambiente criado por boas experiências de negócios anteriores bem sucedidos neste mercado, detalhe que é muito importante para criar confiança e avançarmos com novos projetos e contactos.

Eles aqui ficam essencialmente admirados connosco porque cumprimos escrupulosamente os objetivos e, essencialmente, os prazos, coisa que aqui não estão habituados a ver porque quando falta alguma matéria prima ou equipamento essencial, situação mais que comum por estes lados, fica tudo de braços cruzados à espera e ninguém se rala! Esta mensagem de cumprimento dos contratos a tempo espalha-se depressa e é uma das razões pela qual somos muito bem aceites pelos potenciais clientes com quem estabelecemos contacto, sejam públicos ou privados.

É também crucial a introdução de muito "know-how" de conhecimentos do setor onde trabalhamos e a introdução de equipamentos de ponta muito produtivos, o que dá uma boa vantagem concorrencial às poucas e boas empresas portuguesas que aqui trabalham, o que aliado ao grande esforço de produtividade dos nossos trabalhadores expatriados nos vai permitindo ser competitivos e ter sucesso neste grande mercado potencial, que ainda tem muito para oferecer, na obtenção de proveitos e retornos interessantes que em Portugal seriam impensáveis nos próximos anos.

Fica mais uma vez frisado o esclarecimento: por aí os políticos, sejam do PS ou do PSD/CDS, tentam aproveitar-se do trabalho extenuante de sapa dos privados para publicitarem que conseguiram ou conseguem isto e mais aquilo em novos negócios, nada mais errado!

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Lion_Heart » 15/1/2013 15:16

Qualquer amigo do Ps é amigo do Psd e vice versa , desde que pague as cotas...
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mais_um » 15/1/2013 14:48

Adamhedge Escreveu:
mais_um Escreveu:
Adamhedge Escreveu:não será aqui o sitio ideal para esta noticia,mas portugal não sabe agradecer os amigos que tem,por ex. o chavez já pagou a reparaçao de um navio aos estaleiros de viana?e os magalhaes já pagou?

boa tarde caro mais-um ,não sei se estou a cometer um erro,mas lembro-me de ler uma noticia da reparaçao de um navio e que a conta estava para pagar,e que as remessas de magalhaes para a venezuela não tinham sido pagos,mas ok posso ser eu a ter um lapço de memoria,ou pior ainda não consigo ser isento qd se refere a noticias que envolvam ex ministros do socrás,algo q eu tenho que apreender a ultrapassar,mas por enquanto...

:mrgreen:

Talvez gostes mais desta, já que o PP não é do PS ...

Venezuela desbloqueia pagamento de 50 milhões de euros a empresas portuguesas

9 de Setembro, 2012

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou hoje que o governo venezuelano desbloqueou o equivalente a 50 milhões de euros para pagar dívidas a empresas portuguesas.
O chefe da diplomacia portuguesa falava aos jornalistas após o encerramento da sétima reunião da comissão mista de acompanhamento bilateral Portugal/Venezuela.

«Haviam cerca de 50 milhões de euros que estavam pendentes e foram desbloqueados» para pagamentos, nomeadamente das áreas agro-alimentar, conservas e medicamentos, indicou.

Paulo Portas salientou que «para as empresas portuguesas que fazem vendas para a Venezuela é muito importante neste momento não haverem muitos atrasos nos pagamentos».

«Estes pagamentos ficaram, graças a Deus, resolvidos com muito espírito entre as duas partes», declarou o ministro, afirmando que tanto o seu como o Ministério da Economia têm feito «um trabalho intenso a favor das empresas portuguesas» e por isso fazem coincidir visitas políticas com missões empresariais.

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=58735

E afinal parece que este governo gostou dos amigos que o Socrates arranjou...

É o segundo mercado de Portugal na América Latina. A tendência é positiva, a avaliar pelo último relatório da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Nos primeiros seis meses deste ano, as exportações de Portugal para a Venezuela alcançaram os 159 milhões de euros, mais do que em todo o ano de 2011 (152,8).

(...)

A Venezuela era uma aposta do ex-primeiro-ministro José Sócrates - com ele foi assinado, em Maio de 2008, o Acordo Marco Complementar Económico e Energético entre a República Bolivariana de Venezuela e a República Portuguesa. Pragmático, o executivo liderado por Pedro Passos Coelho tratou de retomar e aprofundar a relação. Há um mês, os dois países assinaram 14 novos acordos de cooperação.

http://publico.pt/mundo/noticia/exporta ... os-1565917

Re: Portugal vai ser dos mais competitivos da Europa

por meu-gôdo » 15/1/2013 14:42

AutoMech Escreveu:
Joca601 Escreveu:é verdade, nós não somos alemães, mas na alemanha trabalhamos melhor que os alemães... não é por acaso que estão a contratar portugueses aos milhares.

Isso é uma falácia. As pessoas que emigram não são representativas do universo total dos Portugueses.

Só para dar o exemplo, quantos milhares de FPs é que conhecem que tenham largado a função pública nos últimos 20 anos e emigraram, por exemplo ?

Milhares não conheço, mas conheço pelo menos dois. Eu e uma colega fizemo-lo. Quanto a mim, não estou arrependido...

Registado: 4/7/2006 19:54

por Adam hedge » 15/1/2013 14:29

mais_um Escreveu:

ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

por mais_um » 15/1/2013 14:23

por Adam hedge » 15/1/2013 14:17

não será aqui o sitio ideal para esta noticia,mas portugal não sabe agradecer os amigos que tem,por ex. o chavez já pagou a reparaçao de um navio aos estaleiros de viana?e os magalhaes já pagou?

Anexos
pinho.PNG
pinho.PNG (88.84 KiB) Visualizado 2352 vezes
ficarão para trás.

por MiamiBlue » 15/1/2013 9:14

lfhm Escreveu:
Joca601 Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Joca601 Escreveu:é verdade, nós não somos alemães, mas na alemanha trabalhamos melhor que os alemães... não é por acaso que estão a contratar portugueses aos milhares.

Isso é uma falácia. As pessoas que emigram não são representativas do universo total dos Portugueses.

Só para dar o exemplo, quantos milhares de FPs é que conhecem que tenham largado a função pública nos últimos 20 anos e emigraram, por exemplo ?

não sei se é uma falácia ou não... o que eu sei, é que preferem portugueses a outras nacionalidades. e também sei que somos bem vistos no estrangeiro como trabalhadores competentes...
na tua opinião, só os bons é que vão para fora???

Nem mais... A mão de obra que está a ser exportada tem sempre alto nível de formação e sai do país não por num arranjar emprego mas para ter um salário melhor.

Basta olhar para a nossa História de imigração para ver como isso não corresponde à verdade.

Atualmente a taxa de pessoas de licenciados que sai do país, aumentou imenso, mas isso porquê?? Quem não sabe a resposta basta conhecer quem umas pessoas que estejam lá fora ou ver os noticiários.. O problema é em 80% dos casos sempre o mesmo- DESEMPREGO.

E dos licenciados que saem para o exterior, existe um elevado número que sai porque apesar de trabalhar duramente e ser altamente especializado, ganha menos de 1500 euros.

Seria interessante saber, que tipo de formação têm os imigrantes atualmente no seu todo..

O problema de Portugal é um problema de Gestão e Organizacional- faltam líderes com visão e um país que acredite neles. Problema das empresas e o Estado..

Registado: 17/10/2010 19:32

por BearManBull » 15/1/2013 5:55

Joca601 Escreveu:
AutoMech Escreveu:

não sei se é uma falácia ou não... o que eu sei, é que preferem portugueses a outras nacionalidades. e também sei que somos bem vistos no estrangeiro como trabalhadores competentes...

Nem mais... A mão de obra que está a ser exportada tem sempre alto nível de formação e sai do país não por num arranjar emprego mas para ter um salário melhor.

Registado: 15/2/2011 11:59

por sergix » 15/1/2013 1:45

Outra vez a historia do Oasis?

Registado: 4/1/2008 2:33

por MarcoAntonio » 15/1/2013 1:38

Sr_SNiper Escreveu:Este é um off topic, ou é mesmo um tópico a sério? É que o título engana...

Sinceramente, o título parece-me adequado para o conteúdo.

Quanto a ser um off-topic, só para quem entender que a performance económica das empresas não se reflecte de forma alguma na performance bolsista das respectivas cotadas, mas isso é quanto muito uma posição pessoal, não serve para separar claramente o que é off-topic do que não é.

Nas condições actuais, pelo peso/impacto que as medidas político-orçamentais têm nas condições económicas em geral (sejam essas medidas tomadas por iniciativa interna sejam por imposição no ambito da intervenção internacional) é praticamente inevitável que qualquer tópico sobre o tema tenha igualmente uma forte componente política.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lion_Heart » 15/1/2013 1:25

LOL.

só o ps hoje já deu três ou quatro versões sobre a adse, a ultima era que custava votos mexer...

só somos competitivos na aldrabice.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Sr_SNiper » 15/1/2013 1:17

Este é um off topic, ou é mesmo um tópico a sério? É que o título engana...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Automech » 15/1/2013 1:12

OK. Se tu achas que quem emigra é igual a quem cá fica, quem sou eu para te convencer do contrário.

Duvido que tenhas interesse em aprender, mas se tiveres:
Amostragem
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Joca601 » 15/1/2013 0:32

AutoMech Escreveu:
Joca601 Escreveu:não sei se é uma falácia ou não... o que eu sei, é que preferem portugueses a outras nacionalidades. e também sei que somos bem vistos no estrangeiro como trabalhadores competentes...

As pessoas que emigram são pessoas de personalidade diferente, quando comparado com o universo total dos que trabalham em Portugal.

É o mesmo que chegares à Madeira, fazeres uma sondagem de intenções de voto e extrapolares os resultados para o país.

Os Madeirenses não representam o espectro político português, da mesma forma que os emigrantes não representam os trabalhadores portugueses, por uma série de razões que são de senso comum.

não concordo, como é obvio, os emigrantes representam os trabalhadores portugueses no estrangeiro, e a sua competência abre as portas a outros que lhes queiram seguir os passos...
outras nacionalidades não têm o mesmo sucesso que os emigrantes portugueses, porque será?

Registado: 7/1/2012 13:03

por Automech » 15/1/2013 0:23

Joca601 Escreveu:não sei se é uma falácia ou não... o que eu sei, é que preferem portugueses a outras nacionalidades. e também sei que somos bem vistos no estrangeiro como trabalhadores competentes...

As pessoas que emigram são pessoas de personalidade diferente, quando comparado com o universo total dos que trabalham em Portugal.

É o mesmo que chegares à Madeira, fazeres uma sondagem de intenções de voto e extrapolares os resultados para o país.

Os Madeirenses não representam o espectro político português, da mesma forma que os emigrantes não representam os trabalhadores portugueses, por uma série de razões que são de senso comum.

por rg7803 » 15/1/2013 0:17

Joca601 Escreveu:
AutoMech Escreveu:

os maus também vão...mas regressam depressa...
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Joca601 » 15/1/2013 0:13

AutoMech Escreveu:

por Automech » 14/1/2013 23:59

por Elias » 14/1/2013 23:51

Donde se conclui que o problema não é dos portugueses mas sim de Portugal: deve ser este sol a mais que nos faz mal 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Joca601 » 14/1/2013 23:48

Atomez Escreveu:Já agora podia fazer o jeito e dizer-nos como...

Joca601 Escreveu:... compara mesmo as reformas que estão a ser feitas no nosso país ao processo pelo qual passou a Alemanha há alguns anos. «Foi doloroso, mas os resultados hoje estão à vista», disse.

... como se nós fossemos alemães!!! :twisted:

Esta gente que sabe fazer dinheiro, também sabe identificar onde estão as oportunidades... talvez de fora se veja melhor o que se passa neste país.
Na realidade não sei se o homem está certo, mas gostava de acreditar que sim...

é verdade, nós não somos alemães, mas na alemanha trabalhamos melhor que os alemães... não é por acaso que estão a contratar portugueses aos milhares.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 342 visitantes