Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Educação superior na área Financeira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Educação superior na área Financeira

por Pata-Hari » 17/12/2013 16:50

Uma coisa é certa, se não tentares, não conseguirás nada nem saberás se poderias ter feito algo ou não. E se te disserem que não estão interessados, não morreste nem te cairam os parentes na lama. Falhar por não se tentar é que não tem qualquer justificação.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por megabiscoito » 17/12/2013 15:13

Pois, de facto os primeiros anos do curso não foram os melhores e tal influenciou a minha média negativamente. Não devo por isso ter grandes possibilidades.
Nós não somos muito orientados pela média, o mais importante para nós é o resultado que conseguimos obter num exame de especialidade no fim do curso.

Registado: 17/12/2013 4:25

por Pata-Hari » 17/12/2013 14:35

Não te sei dizer, mas sim, são exigentes e escolhem os melhores de cada área. Na altura em que me formei, escolhiam as pessoas que queriam entrevistar. Dado que não estás nesse processo, eu faria uma candidatura espontanea e logo verás.
Administrador Fórum

por megabiscoito » 17/12/2013 14:24

Obrigado.

Já tinha verificado que empresas de consultadoria como a McKinsey podem contratar pessoas da minha área profissional. No entanto, tenho a ideia que é extremamente díficil o processo de selecção. É verdade? Qual o tipo de abordagem recomendada para falar com eles?

por Pata-Hari » 17/12/2013 10:34

Acho que há empresas que usam muito gente com capacidade em diferentes áreas e que investem em formação dessas pessoas. Estou a pensar especificamente na Mckinsey que contrata gente de diferentes backgrounds porque tem projectos em áreas diferentes áreas e precisa de consultores que possam entender os temas. Não é de todo incomun terem médicos. Porque não falas com eles? para além de uma excelente empresa, são uma excelente escola e apoiam imensamente a formação dos seus consultores.
Administrador Fórum

por megabiscoito » 17/12/2013 4:55

E agora uma questão, porventura radical..

Alguém com formação em Medicina, com 35 anos, se pretendesse uma mudança total de carreira (eventualmente para a área financeira) acham que seria possível?

Opto pelas finanças tendo em conta o meu perfil. Poderia optar por um MBA (o qual é realizado por vários médicos), mas julgo que um MBA é mais vocacionado para a gestão e administração (gestão de pessoas e processos). Assim, como não me considero propriamente um líder, julgo que estaria mais vocacionado para a área das finanças. (Também testes de orientação que realizei revelam maior interesse por Finanças e Áreas de Negócio do que por Supervisão e Gestão).

Tendo realizado estes testes, decidi explorar se é realista efectuar uma mudança. Se não for realista, terei de me conformar.

Verifiquei a pós-graduação de Análise Financeira e apenas tenho informações. Sei que já foi frequentada por Engenheiros (o que é compreensível), mas também por Arquitectos, ou por pessoas de Letras, e assim, julgo que teria acesso.
No entanto desconheço as saídas profissionais, e como vocês referem talvez existam melhores escolhas.

Assim, o que pensam do meu problema? Qual o curso mais adequado e mais reputado?

Um CFA talvez ainda o conseguisse realizar. Um exame da especialidade de medicina são cerca de 1200 horas. Mas claro que o tipo de estudo e diferente.

Conheço um percurso de acesso ao Asset Managment, mas é de um primo meu, e foi no estrangeiro. Ele fez Gestão ou Economia em Paris, e depois fez uma pós-graduação em Finanças também em Paris. Em termos profissionais, passou por Auditor da PWC, depois iniciou como Portfolio Manager em Paris e agora no DB (DWS) em Frankfurt. Ele não tem CFA. Também já me referiu que nunca foi dos melhores (não sei se é verdade). Mas talvez em Paris exista mais oferta de sociedades de investimento e ele começou por baixo. Ele é mas é muito forte em línguas: domina fluentemente 5 línguas.

por Midas » 25/7/2013 14:36

Sr_SNiper Escreveu:Deves começar por aqui, em Portugal é a chave do sucesso

:mrgreen:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Sr_SNiper » 23/7/2013 23:59

Deves começar por aqui, em Portugal é a chave do sucesso
Anexos
livro.jpg
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por VirtuaGod » 18/7/2013 14:52

sqezer Escreveu:Relativamente a quem ja com a decisao de realizar o CFA qual o plano de estudos que estão a pensar fazer? quantas horas por dia? decidir fazer o exame com 6 meses de preparaçao, ou tem que ser mais?

300 horas é o recomendado, se bem que não serias o primeiro a estudar 500 horas. Asumo que um valor entre 300 e 500 horas é o necessário! E sim, espaçado, algo tipo 2 ou 3 horas por dia, não 8 horas dia.

sqezer Escreveu:Consideram que trabalhando full time conseguimos fazer a preparação necessária para o exame?

Isso depende de ti, do trabalho e da vida pessoal. Se conseguires 2 horas por dia de estudo é mais que suficiente se juntares os fim de semana intensivos de revisão de matéria!

sqezer Escreveu:Por último, que mudanças esperam obter a nivel profissional pós CFA? Promoção? Mudança de emprego, por cá? emigrar? em que area? e aumento de salario, em quanto?.

Isso depende do trabalho que tens e da ligação com a área financeira. Normalmente CFA é para a área de banca de investimentos, não vejo grande impacto na área de gestão (não quer dizer que esteja correcto mas a verdade é que não tenho visto nada nesse sentido). A nível pessoal o conhecimento obtido é a grande mais valia para mim, em termos profissionais é mais numa perspectiva de abertura de portas no estrangeiro. Não sei se dão muito valor ao CFA aqui em PT. Aliás acho que "quem manda", no meu caso, nem sabe o que é o CFA e se sabe nem sabe dar valor. Mas como o "conhecimento" está ligado com a minha performance e a minha performance está ligada com o meu salário diria que há uma ligação indirecta entre o meu salário e o CFA, mas não é por ter a certificação que tenho um aumento salarial.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Xiça » 18/7/2013 12:14

Estou agora a terminar o mestrado e o próximo passo será o CFA por isto agradeço desde já o contributo de todos para o topico.

Relativamente a quem ja com a decisao de realizar o CFA qual o plano de estudos que estão a pensar fazer? quantas horas por dia? decidir fazer o exame com 6 meses de preparaçao, ou tem que ser mais?

Consideram que trabalhando full time conseguimos fazer a preparação necessária para o exame?

Por último, que mudanças esperam obter a nivel profissional pós CFA? Promoção? Mudança de emprego, por cá? emigrar? em que area? e aumento de salario, em quanto?

Obrigado.

Registado: 14/5/2011 18:59

por r.cc » 18/7/2013 11:44

Bom dia

Obrigado virtuagod... entretanto vê se te agarras aos livros e te preparas para o verão de 2014.;)

Cumprts

Registado: 17/7/2013 10:43

por VirtuaGod » 18/7/2013 2:54

r.cc Escreveu:Mas não me queres fornecer os nomes dos tais 6 livros ou para ser ainda mais preciso das tais 3000 páginas?eheh. já era uma excelente ajuda.. pq de momento não tenho o dinheiro para me inscrever já no curso, pelo que iria arranjar os livros e estudar e logo vejo se acho plausivel pensar em junho/julho ou "chuto" logo para o natal de 2014?

São livros oficiais, que eles só dão quando nos inscreveremos no exame. Mas podes procurar os livros da Kaplan cfa level 1no google que com jeitinho consegues encontrar :wink:

Aqui está outro site/forum bom sobre o CFA: http://www.300hours.com/, em baixo tem um "Free CFA Material". Não sei se é bom mas não custa experimentar :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por r.cc » 18/7/2013 0:44

[quote="VirtuaGod"]Pessoalmente ainda que vá estudando dou por mim a adiar o CFA cada vez mais lol. Da maneira que isto vai nem no Verão de 2014 vou fazer (que foi o programado depois do primeiro adiamento).

Antes de mais, obrigado pela tua resposta..

Pois eu compreendo.. pelo que li tem mesmo de virar uma prioridade.. não é um curso que possa ser encarado como fazer uma pós-graduaçao (n desfazendo até pq tenho uma) em que se quer enriquecer o cv mas dá para ir fazendo..

Mas não me queres fornecer os nomes dos tais 6 livros ou para ser ainda mais preciso das tais 3000 páginas?eheh. já era uma excelente ajuda.. pq de momento não tenho o dinheiro para me inscrever já no curso, pelo que iria arranjar os livros e estudar e logo vejo se acho plausivel pensar em junho/julho ou "chuto" logo para o natal de 2014?

Obrigado uma vez mais pela ajuda.

Cmprts

por VirtuaGod » 17/7/2013 16:23

Pessoalmente ainda que vá estudando dou por mim a adiar o CFA cada vez mais lol. Da maneira que isto vai nem no Verão de 2014 vou fazer (que foi o programado depois do primeiro adiamento).

:arrow: O fórum que postei continua a ser muito bom.
:arrow: Quando te registares no exame o CFA institute dá-te toda a bibliografia necessária, 6 livros e quase 3000 páginas por exame
:arrow: Caso queiras podes comprar bibliografia extra através de empresas especializadas (podes ver a publicidade no analystforum, sendo que depois de muito ler a minha preferida é a Elan Guides)
:arrow: Consegues "arranjar" on-line os livros da Kaplan
:arrow: Para quem ainda está de fora, como eu, há uma colecção de livros do CFA Intitute que tem muito do currículo/body of knowledge: http://www.cfapubs.org/loi/inv. De momento estou a estudar o The New Wealth Management: The Financial Advisor’s Guide to Managing and Investing Client Assets

por r.cc » 17/7/2013 10:53

Bom dia a todos,

Sou novo no fórum (registo realizado hoje) e descobri-o ao pesquisar info acerca do CFA..

De há uma semana para cá dei por mim seriamente tentado a dar um upgrade na minha formação e com isso "alavancar" o meu cv.. Tal decisão vem na sequência de um opção que tomei a nível profissional que por motivos alheios á minha pessoa acabou por não correr como desejado. Mas pronto..faz parte da vida e só há que aprender com isto.

Bem posto isto, e porque não tem qq interessa para o fórum, o que gostaria de saber(nomeadamente do VirtuaGod e do Paulo.. porque são quem vejo que já esta a trilhar o caminho) era qual a bibliografia que estão a utilizar na preparação para o exame de nível 1 e se mantêm a referencia ao fórum que o virtuagod "postou"? Estou a pensar em preparar-me para o exame do verão de 2014 (pois acho que me sobra muito pouco tempo para dezembro e por questões tb financeiras).

Gostaria que me dessem todas as dicas que acharem importantes e agradeço desde já a vossa preciosa ajuda..

espero que o estudo esteja a correr bem.

Cumprimentos a todos

por VirtuaGod » 9/5/2013 2:25

por paulop2009 » 18/2/2013 16:19

VirtuaGod Escreveu:Elan Guides. Vou comprar o pacote completo, ou quase completo. 1000 euros para o CFA + 1000 euros para os Ellan Guide.

Pelo que li os kaplan são mais "comerciais" enquanto os Ellan são de melhor (embora ligeira) qualidade.

Gosto muito do Question bank da Kaplan e é provavel que o compre à parte!!

Vais fazer no Natal 2013?

Sim. 7/dez de 2013. Em madrid... Isto, claro, se o meu trabalho mo permitir. Nas últimas 3 semanas não tenho estudado nada... De qualquer forma o dinheiro já está pago.

Registado: 15/9/2010 15:02

por VirtuaGod » 18/2/2013 16:13

Elan Guides. Vou comprar o pacote completo, ou quase completo. 1000 euros para o CFA + 1000 euros para os Ellan Guide.

Pelo que li os kaplan são mais "comerciais" enquanto os Ellan são de melhor (embora ligeira) qualidade.

Gosto muito do Question bank da Kaplan e é provavel que o compre à parte!!

Vais fazer no Natal 2013?

por paulop2009 » 18/2/2013 15:47

VirtuaGod Escreveu:é o que dizes, tem muito lixo, mas eu sou um pesquisador e lá vou encontrando coisas +/- relevantes como esta da calculadora. Mas qualquer dúvida que eu tenha já estou a contar passar por lá.

Tb é muito bom ver o que o pessoal diz dos apontamentos das 3rd party como os da Kaplan/Stalla/Elan!! Foi mais para isso que os usei.

Eu tb utilizei o forum p isso. Já agora, o que é que concluíste?

Eu optei pelos Kaplan.

O meu método de estudo tem sido ler os apontamentos do Kaplan, quando há algo que eu vejo que não está bem explicado vou ao curriculum. Depois vejo o vídeo do Arif e termino com o questionário.

Esta tem sido a minha rotina.

por VirtuaGod » 18/2/2013 14:48

é o que dizes, tem muito lixo, mas eu sou um pesquisador e lá vou encontrando coisas +/- relevantes como esta da calculadora. Mas qualquer dúvida que eu tenha já estou a contar passar por lá.

Tb é muito bom ver o que o pessoal diz dos apontamentos das 3rd party como os da Kaplan/Stalla/Elan!! Foi mais para isso que os usei.

por paulop2009 » 18/2/2013 14:04

VirtuaGod Escreveu:Se quiseres onde partilhar tens aqui um bom fórum (não se se já falei dele ou não): http://www.analystforum.com/forums/cfa-forums

Sim, vi num post teu anterior. Aquilo tem lá gente boa mas tb tem muito lixo. A minha ideia era mais arranja um grupo de meia dúzia de contactos (se estiverem na mesma time zone, melhor) de gente esperta com quem trocar algumas ideias/dúvidas.

Tens tirado muito balor desse forum?

por paulop2009 » 18/2/2013 13:53

VirtuaGod Escreveu:Vou, está programado tirar o primeiro nível no Verão de 2014.

Se quiseres onde partilhar tens aqui um bom fórum (não se se já falei dele ou não): http://www.analystforum.com/forums/cfa-forums

Sim, não vais comprar mas fácilmente me dizes se tens alguma dificuldade em introduzir os dados. Refiro-me a essa feiosa sim LOL

Eu inscrevi-me para dezembro deste ano. Vamos lá ver...

Não tenho dificuldade em introduzir dados.

Não sei se reparaste mas esta está agora com 21% de desconto...

http://amzn.to/12Bqmvm

é aproveitar os saldos... :)

por VirtuaGod » 18/2/2013 13:26

Vou, está programado tirar o primeiro nível no Verão de 2014.

Se quiseres onde partilhar tens aqui um bom fórum (não se se já falei dele ou não): http://www.analystforum.com/forums/cfa-forums

Sim, não vais comprar mas fácilmente me dizes se tens alguma dificuldade em introduzir os dados. Refiro-me a essa feiosa sim LOL

por paulop2009 » 18/2/2013 13:11

VirtuaGod Escreveu:Li que a BA II Plus normal, que é significativamente mais feia, é contudo melhor na introdução de dados, as teclas são mais moles.

Depois diz-me se tens alguma dificuldade com essa calculadora, ou são os americanos a complicar, para eu tomar uma decisão mais informada sff...

Referes-te a esta?

http://amzn.to/151dUmY

Nunca meti as mãos nesta, pelo que me é difícil comparar. Olhando para ela, talvez tenha as teclas mais moles... Mas é difícil dizer não tendo feito uma "side by side"...

Acho que é tudo uma questão de hábito. Eu diria que o melhor é comprares o mais rápido possível para poderes começar a martelar nela e nos livros... :)

Vais meter-te nisto? Se sim, podíamos criar um tópico só sobre o CFA para trocarmos ideias/dúvidas, links úteis...

por VirtuaGod » 18/2/2013 12:19

Li que a BA II Plus normal, que é significativamente mais feia, é contudo melhor na introdução de dados, as teclas são mais moles.

Depois diz-me se tens alguma dificuldade com essa calculadora, ou são os americanos a complicar, para eu tomar uma decisão mais informada sff...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA e 249 visitantes