off topic: "Propinas" no ensino secundário!
JMHP Escreveu:Ao fim de um dia inteiro com o país a reagir ao anúncio de Passos Coelho de que o ensino secundário podia vir a ser pago, o ministro da Educação veio esclarecer as palavras do primeiro-ministro:"Nunca o Governo pôs em causa a gratuitidade da escolaridade obrigatória". Na prática significa que o Executivo não irá taxar o ensino obrigatório previsto até aos 18 anos, mas acredita que há margem para taxar alunos que estejam a frequentar a escola pública fora desta faixa etária.
Uma explicação que serviu para minimizar a contestação que já se vivia dentro dos partidos que sustentam a maioria.
O CDS garantiu mesmo ao Diário Económico quenão vai aceitar qualquer pagamento na Educação que incida sobre o ensino obrigatório definido até aos 18 anos de idade: o financiamento repartido sugerido pelo primeiro-ministro na entrevista à TVI e vistos como co-pagamentos, "não podem ser aplicados na componente obrigatória do ensino", assumiu Michael Seufert, numa opinião partilhada por Ribeiro e Castro.
http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 57494.html
Esta notícia é bem mais importante do que talvez possa parecer.
Á luz da mesma, o que PPC disse na entrevista, menos de 24 horas antes, é uma trapalhada de todo o tamanho que me parece reveladora do total desnorte deste governo.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Pata-Hari Escreveu:O privado mais caro é uma escolha de quem o paga! o público mais caro que o privado não dá escolha a quem não pode pagar!
É a mesma diferença que falar dos ordenados de administradores de empresas privadas ou de empresas públicas. Cada um faz com o seu dinheiro o que quer. Com o meu, sendo responsável por gerir o que é de todos tem que dar explicações.
Isso não é bem assim, continuas a insistir no relatório que te dá mais jeito!

O TC fez dois relatórios, no primeiro o público era mais barato, no segundo era o privado. Acho que a diferença estava na contabilização ou não dos gastos com a Parque Escolar. Enfim, contar eom estes gastos é no mínimo discutível... não contar também será! Mas é engraçado que o segundo relatório se tornou muito mais mediático... não sei porquê?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Que grande mal entendido , não pagar propinas não significa ser gratuito fala-se muito do que não se sabe ,
Na Europa verdadeiramente gratuito será o Luxemburgo eles até medico e enfermeiro na escola tem , em muitos países os livros são oferecidos .
Coexistindo varias formas de escola publico, municipal , católico , cooperativo etc . sendo verdade que todas estas escolas sao pagas com dinheiro publico, mesmo assim aos pais é pedido dinheiro mais ou menos dependendo do tipo de escola e das diversa actividades extra-curricular .
Na Europa verdadeiramente gratuito será o Luxemburgo eles até medico e enfermeiro na escola tem , em muitos países os livros são oferecidos .
Coexistindo varias formas de escola publico, municipal , católico , cooperativo etc . sendo verdade que todas estas escolas sao pagas com dinheiro publico, mesmo assim aos pais é pedido dinheiro mais ou menos dependendo do tipo de escola e das diversa actividades extra-curricular .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Ao fim de um dia inteiro com o país a reagir ao anúncio de Passos Coelho de que o ensino secundário podia vir a ser pago, o ministro da Educação veio esclarecer as palavras do primeiro-ministro:"Nunca o Governo pôs em causa a gratuitidade da escolaridade obrigatória". Na prática significa que o Executivo não irá taxar o ensino obrigatório previsto até aos 18 anos, mas acredita que há margem para taxar alunos que estejam a frequentar a escola pública fora desta faixa etária.
Uma explicação que serviu para minimizar a contestação que já se vivia dentro dos partidos que sustentam a maioria.
O CDS garantiu mesmo ao Diário Económico quenão vai aceitar qualquer pagamento na Educação que incida sobre o ensino obrigatório definido até aos 18 anos de idade: o financiamento repartido sugerido pelo primeiro-ministro na entrevista à TVI e vistos como co-pagamentos, "não podem ser aplicados na componente obrigatória do ensino", assumiu Michael Seufert, numa opinião partilhada por Ribeiro e Castro.
MiamiBlueHeart Escreveu:Alguém conhece outros países que obriguem a pagamento no ensino secundário? Se sim, em que moldes e quais os requisitos em que se baseia todo o processo?
Parece que só na Suécia e Portugal é que é tudo gratuito. Título da capa do Diártio económico de hoje.
- Registado: 26/8/2007 20:40
Re: Ora bem !
bboniek00 Escreveu:
Desde que o puublico nao ande a financiar o privado... o que nao acontece.
Eu queria era privados que nao andassem aas cavalitas do nosso grude... e desses ha poucos.
Se o puublico acabasse a maior parte dessa gente tinha que ir vender pasteeis de nata.
Não percebi....explica melhor.
Ora bem !
Pata-Hari Escreveu:O privado mais caro é uma escolha de quem o paga! o público mais caro que o privado não dá escolha a quem não pode pagar!
É a mesma diferença que falar dos ordenados de administradores de empresas privadas ou de empresas públicas. Cada um faz com o seu dinheiro o que quer. Com o meu, sendo responsável por gerir o que é de todos tem que dar explicações.
Desde que o puublico nao ande a financiar o privado... o que nao acontece.
Eu queria era privados que nao andassem aas cavalitas do nosso grude... e desses ha poucos.
Se o puublico acabasse a maior parte dessa gente tinha que ir vender pasteeis de nata.

- Registado: 22/4/2003 23:12
O privado mais caro é uma escolha de quem o paga! o público mais caro que o privado não dá escolha a quem não pode pagar!
A mim o que me choca é o que o keijas diz. O ensino é e deve ser obrigatório, é a base que nos permite vir a crescer no futuro e conseguir dar a volta a este país. Sabe-se que o diferencial de custos entre o ensino privado e público (o privado sai mais barato) tem como causa os ordenados claramente acima da média da OCDE dos professores com mais anos de carreira. E corrige-se o problema carregando nos alunos em quem deveríamos investir e que são a única safa futura deste país. Serei eu apenas a achar que isto é a loucura e que o ensino deveria ser um direito absoluto dos alunos e que é o problema dos ordenados tem que ser tratado pelo que é e não descarregando em cima de quem nada tem a ver com a questão e tem o direito de usufruir do serviço?
(da minha parte eu só vejo um modo de corrigir a questão dos ordenados, que é privatizando, alocando cheques a todos alunos e obrigando quem ganha "demais" no público a passar para o privado ajustando portanto o seu ordenado. Havendo outras formas, melhor ainda).
(da minha parte eu só vejo um modo de corrigir a questão dos ordenados, que é privatizando, alocando cheques a todos alunos e obrigando quem ganha "demais" no público a passar para o privado ajustando portanto o seu ordenado. Havendo outras formas, melhor ainda).
Estou com Jorge Miranda e muito admirado com Bacelar Gouveia...
"Jorge Miranda não tem dúvidas: à luz da Constituição Portuguesa, se o ensino secundário é obrigatório, tem de ser gratuito."
http://economico.sapo.pt/noticias/taxar ... 57433.html
Aliás, para mim, isto vai além da questão da constitucionalidade.
PPC, para onde caminhas?
PP, estás (convenientemente) no estrangeiro?
"Jorge Miranda não tem dúvidas: à luz da Constituição Portuguesa, se o ensino secundário é obrigatório, tem de ser gratuito."
http://economico.sapo.pt/noticias/taxar ... 57433.html
Aliás, para mim, isto vai além da questão da constitucionalidade.
PPC, para onde caminhas?
PP, estás (convenientemente) no estrangeiro?
alexandre7ias Escreveu:Pensando bem, o ensino devia acabar!
Devíamos primeiro trabalhar e depois com e experiência adquirida fazíamos como o Relvas!
estás a ser um pouquinho moderado
penso que o ideal era meter o pessoal a bulir a partir aos 5/6 anos
para estudar tinham vagar quando fossem velhotes
- Registado: 17/5/2008 19:41
keijas Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:O ensino, entretanto, vai deixar de ser obrigatório. Como é que podes ter uma politica de baixos salários com o pessoal instruído? Pobres com licenciaturas não? Não pode.
olha que a "boca" do PPC não tem nada a ver com o ensino superior,aí já se pagam propinas
esta medida aponta para o pagamento de propinas no ensino obrigatório
Claro que sim, eu também paguei, mas eu estava a falar do obrigatório mesmo. É mais fácil chegar à universidade com os outros ciclos gratuítos. O custo do percurso escolar fica mais acessivel.
Mas esta malta está-se nas tintas, não ouviram o coelho ontem? Andou estas semanas a amansar o portas, depois de ter o orçamento aprovado na assembleia, já levou um chuto, foi despromovido de 2º para 3º no governo. É bem feito, para abrir os olhos.

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
MiamiBlueHeart Escreveu:Onelife Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Alguém conhece outros países que obriguem a pagamento no ensino secundário? Se sim, em que moldes e quais os requisitos em que se baseia todo o processo?
Epá, e era bom que nesse país qualquer colaborador da classe média pagasse 50% (ou mais) do seu rendimento mensal ao estado (entre SS e IRS), as empresas que empregam o trabalhador pagassem mais 25% do rendimento do trabalhador ao estado e também onde o IVA seja 23%
Meu Caro,
Trata-se unicamente de conhecer se existe algo similar e, se existir, em que moldes funciona.
Ainda não me prenunciei acerca do princípio/ ideologia que está por detrás da ideia.
Certo. Estamos de acordo.
Há que comparar o que é comparável e perceber a diferença entre o que é diferente. Cumpts.
- Registado: 16/8/2007 14:49
Onelife Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Alguém conhece outros países que obriguem a pagamento no ensino secundário? Se sim, em que moldes e quais os requisitos em que se baseia todo o processo?
Epá, e era bom que nesse país qualquer colaborador da classe média pagasse 50% (ou mais) do seu rendimento mensal ao estado (entre SS e IRS), as empresas que empregam o trabalhador pagassem mais 25% do rendimento do trabalhador ao estado e também onde o IVA seja 23%
Meu Caro,
Trata-se unicamente de conhecer se existe algo similar e, se existir, em que moldes funciona.
Ainda não me prenunciei acerca do princípio/ ideologia que está por detrás da ideia.
- Registado: 17/10/2010 19:32
MiamiBlueHeart Escreveu:Alguém conhece outros países que obriguem a pagamento no ensino secundário? Se sim, em que moldes e quais os requisitos em que se baseia todo o processo?
- Registado: 16/8/2007 14:49
tavaverquenao2 Escreveu:O ensino, entretanto, vai deixar de ser obrigatório. Como é que podes ter uma politica de baixos salários com o pessoal instruído? Pobres com licenciaturas não? Não pode.
olha que a "boca" do PPC não tem nada a ver com o ensino superior,aí já se pagam propinas
esta medida aponta para o pagamento de propinas no ensino obrigatório
daí concluir que... és obrigado a estudar mas, mas para o fazeres tens de pagar
Onelife Escreveu:Vamos ter, final e assumidamente, escolas para pobres e escolas para ricos. Sendo que os pobres também não poderão pagar as propinas, pelo que talvez a receitas cálculada no Excel do Gaspar volte a "ficar aquem das previsões".
as escolas para os pobres vai ser a rua
se hoje, em muitos casos, não há dinheiro para os livros como pode haver para pagar propinas?
se é assumido,inclusivé pelo governo, que há milhares de crianças que vão prá escola sem comer e que em muitos casos é na escola que obtêm alguma refeição, o que é que estes governantes pensam? [/code]
- Anexos
-
- propinas.jpg (47.7 KiB) Visualizado 3361 vezes
- Registado: 17/5/2008 19:41
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: jprgodinho, LMMV, Luzemburg, Manchini888, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 337 visitantes