Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Revolução na economia seria trabalhar muito menos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LFA1 » 13/1/2012 17:43

Rmachado escreveu:

É caso para dizer que estás a ver mal...
Onde vês um policia a trabalhar 21 horas (que é uma provocação dos autores) vias 2.... por exemplo fazendo 42 horas.

Volto a dizer: não há no "mercado de trabalho" polícias para contratar por forma a ver dois polícias em vez de um (os polícias, para estarem aptos a exercer a função que lhes incumbe, precisam de formação específica, formação essa que leva tempo e dinheiro).

Registado: 25/5/2009 23:18

por escada1 » 13/1/2012 17:26

Sobre uns projectos em que vou necessitar de algumas coisas vindas da China, vejam o PS que enviaram-me:

OU SEJA, até na CHINA eles têm daqui a pouco mais férias do que nós !

PS: we are going to have Chinese New Year Holiday from Jan,18th to Jan,30th. And dometic courier closed from Jan 17th to Jan,30th. If u'd like to recv goods this month ,pls order these 2 days.

Registado: 23/8/2011 11:35

por rmachado » 13/1/2012 17:21

LFA1 Escreveu:Djovarius escreveu:

Só uma achega:

Isso funciona na Função Pública. Os Alemães já o fizeram para evitar despedimentos.

Sim, já estou a ver os médicos e os enfermmeiros que trabalham nos hospitais a trabalharem 21 horas por semana e os doentes à porta à espera...
Já estou a ver os magistrados e os funcionários dos tribunais a trabalharem metade do horário e os processos a ganhar bolor nas prateleiras...
Já estou a ver o número de efectivos da PSP e da GNR a trabalhar 21 horas por semana... e os amigos do alheio a agradecerem...
Já estou a ver os professores a darem aulas a turmas de mais de quarenta alunos...
Já estou a ver o pessoal das forças armadas a fechar às segundas, quintas e sábados, por falta de efectivos a comparecer ao serviço...

Enfim, podia continuar, mas não vale a pena. É evidente que em funções onde se exige um acentuado grau de especialização técnica e formação específica (o que sucede em variadíssimas profissões no âmbito da função pública), isto nunca poderia funcionar, pois não existem "no mercado" pessoas que pudessem ser contratadas para substituir os que já estão em funções se estes desatassem a trabalhar 21 horas por semana.
Aliás, veja-se o fiasco que foi o dito DL nº 325/99, que teve uma aplicação e adesão praticamente nula, o que logo ditou a sua revogação.
Para além disto, é óbvio que para quem ganha o ordenado mínimo nacional, ou até um pouco mais, não constitui uma opção abdicar de metade do salário (mais a mais numa altura em que os impostos sobem todos os dias), a menos que queira deixar os filhos passar fome!

É caso para dizer que estás a ver mal...
Onde vês um policia a trabalhar 21 horas (que é uma provocação dos autores) vias 2.... por exemplo fazendo 42 horas.

Registado: 24/8/2004 10:42

por LFA1 » 13/1/2012 17:07

Djovarius escreveu:

Só uma achega:

Isso funciona na Função Pública. Os Alemães já o fizeram para evitar despedimentos.

Sim, já estou a ver os médicos e os enfermmeiros que trabalham nos hospitais a trabalharem 21 horas por semana e os doentes à porta à espera...
Já estou a ver os magistrados e os funcionários dos tribunais a trabalharem metade do horário e os processos a ganhar bolor nas prateleiras...
Já estou a ver o número de efectivos da PSP e da GNR a trabalhar 21 horas por semana... e os amigos do alheio a agradecerem...
Já estou a ver os professores a darem aulas a turmas de mais de quarenta alunos...
Já estou a ver o pessoal das forças armadas a fechar às segundas, quintas e sábados, por falta de efectivos a comparecer ao serviço...

Enfim, podia continuar, mas não vale a pena. É evidente que em funções onde se exige um acentuado grau de especialização técnica e formação específica (o que sucede em variadíssimas profissões no âmbito da função pública), isto nunca poderia funcionar, pois não existem "no mercado" pessoas que pudessem ser contratadas para substituir os que já estão em funções se estes desatassem a trabalhar 21 horas por semana.
Aliás, veja-se o fiasco que foi o dito DL nº 325/99, que teve uma aplicação e adesão praticamente nula, o que logo ditou a sua revogação.
Para além disto, é óbvio que para quem ganha o ordenado mínimo nacional, ou até um pouco mais, não constitui uma opção abdicar de metade do salário (mais a mais numa altura em que os impostos sobem todos os dias), a menos que queira deixar os filhos passar fome!

Registado: 25/5/2009 23:18

por escada1 » 13/1/2012 15:55

1-Dedicação e aprendizagem, é algo importante, no trabalho, cada dia, se aprende mais alguma coisa, ou se inova em algo mais.Isos deve ser valorizado.
O facto de se estar no trabalho, até pode significar que estamos a tentar desenvolver algumas solução nova ou estudar algo necessário.Trabalho é muito relativo.
Devia trabalhar-se mais por objectivos.Por objectivos vemos uma meta, e claro um prémio por isso.
Práticamente todas as profissoões podem ter objectivos definidos.
De preferência individuais e colectivos.

2-A experiência tem de ser valorizada, mas no geral em Portugal dá-se muito pouca importância a isso.
Alias, devemos ser o único país do mundo a impor as mais as idades máximas mais baixas para cargos tecnicos ou de expecialidade.

3-Nós não temos ou é praticamente inexistente, empresários.Temos é patroes.

4-Para os patroes por exemplo é dificil fazer entender, que se juntassem algumas empresas de uma zona geográfica, e ai criassem um infantário para os filhos dos seus colaboradores, era um gigantesco factor de produtividade (mesmo que os colaboradores nada pagassem).
Mas não entendem, porque são pessoas muito limitadas.

Vejamos:
Infantário perto do local de trabalho, e a funcionar em colaboração com a empresa significa por exemplo:

1-Se tiver de sair mais tarde, as crianças continuam a ser assistidas, e não terá por isso o colaborador de sair.
2-Se for o caso, a criança até poderia tomar o jantar no infantário, sendo por isso menos um factor a condicionar o funcionário.
3-Não ter de siar mais cedo para ir buscar as crianças.

Só isto pode representar um ganho muito substâncial.
Mas enfim, a nossa classe empresarial é estupida demais para entender factos mais do que obvios.

por db7 » 13/1/2012 15:44

É claro que isto em Portugal nunca poderia funcionar, não só porque os salários são demasiado baixos mas sobretudo pelo custo de vida elevadíssimo para o que a grande maioria aufere ao fim do mês.

Digo-vos com conhecimento de causa (viajo regulamente para a Alemanha) que muitos alimentos básicos lá são ao mesmo preços ou mais baratos que cá, já para não falar em niveas, etc. ,carros mais baratos e um salário 3 vezes superior ao nosso.

Penso que a solução não passa por diminuir o salário conseguindo assim que mais pessoas trabalhem. O resultado disso seria a pobreza generalizada.

Se as pessoas hoje já entregam casas que se fartam aos bancos com uma medida destas ia ser bonito...

Registado: 13/7/2011 8:39

por fooman » 13/1/2012 15:26

artista1939 Escreveu:O problema não é trabalhar menos ou mais.
É fazer o que se gosta. Se gostar do seu trabalho todos os dias se vai esforçar para fazer mais e melhor que no dia anterior. E isso faz toda a diferença.

Os meus .02

100% de acordo. Se gostares do que fazes, deixarás de olhar para o trabalho como uma coisa má. Eu detestaria que amanhã o meu "patrão" me dissesse que só poderia trabalhar 21 horas por semana...

Na minha opinião, a proposta pode ser lida por vários prismas, mas não deixa de ser ridícula porque contraria exactamente o principio de que quanto mais tempo se tem de lazer, mais se consome. É um fenómeno que está mais que estudado. Por essa mesma razão é que a maioria dos países aderiu à moda de permitir que os super-hiper-e demais lojas se mantenham abertas ao domingo.

E não responde a outra pergunta - como é que as economias se iriam reconverter para passarem a trabalhar só 21horas por semana. E porque não 20? ou 15? ou 30? porquê o valor pouco redondo de 21? Que tipo de crises teríamos? qual o impacto de uma medida destas?

Não era melhor deixar a economia decidir por ela própria?

Dou um exemplo, na Holanda 75% das mulheres com filhos trabalham (nos seus trabalhos normais, porque ter filhos já é um trabalho em si 24/7) apenas 4 dias por semana. Isto acontece porque fica muito mais caro meter o filho na creche um dia a mais por semana do que o montante que perdem por trabalharem um dia a menos. Claro que tudo isto é REGULADO e não acontece por acaso, mas foi a própria economia a ditar as regras!

Registado: 29/11/2007 3:26

por Automech » 13/1/2012 14:05

escada1 Escreveu: resolveram emprateleirar este senhor.

Uma coisa tipicamente portuguesa que se pode agradecer à magnifica legislação laboral que temos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por djovarius » 13/1/2012 14:00

Só uma achega:

Isso não funciona na maioria das áreas de serviços (como o Turismo) onde o trabalho requer muitas horas ao serviço, embora a intensidade do trabalho não se compare a outras áreas.

Isso pode funcionar no setor industrial a espaços, mas depende das condições tecnológicas de cada uma, pelo há que analisar cada caso.

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por _urbanista_ » 13/1/2012 13:56

Portugueses são os que permanecem na vida activa até mais tarde

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=531439

Registado: 29/6/2009 12:38

por escada1 » 13/1/2012 12:07

Vou-vos contar uma história que foi-me dita na primeira pessoa.
Era um respeitável cavalheiro, licenciado em engeharia.Estava (ainda penso que está), a trabalhar numa empresa.Sempre foi dedicado e dedicou-se.
MAS devido a interesses do alguns grupos (contratos de outsoursing desnecessários, etc) resolveram emprateleirar este senhor.
Assim, os accionistas desta empresa estão a pagar um brutal ordenado a este senhor (que não pode mudar a situação), enquanto outros estão a roubar a empresa.
E olhe que não é uma empresa qualquer.
Um exemplo, e como este conheço muitos outros.

por Inspirado » 13/1/2012 10:42

Bom dia a todos,

Gosto muito de ler os comentários da nossa colega Pata-Hari, é uma Grande mais-valia para este fórum, mas desta vez, penso que não tem razão.

O problema deste País, não está nos nosos ordenados, mas sim lá mais em cima, e atente-se por exemplo nas nomeações para a EDP e para as Águas de Portugal, são sempre os mesmos, e com as empresas do costume a polular à volta do Estado.
Reformas principescas ao fim de alguns poucos anos de estarem no governo...
Já repararam nas sessões do Parlamento Britânico? Comparem os portáteis deles com os dos nossos deputados, eles estão ali para trabalhar ou para andarem na net? Por alguma razão houve um que queria que proibissem a entrada de máquinas fotográficas para as galerias...
São milhares de sanguessugas que não precisam de ter empresas de sucesso para se orientar na vida, e são sempre os mesmos desde há décadas, o dinheiro vai sempre parar aos mesmos, com decisões tomadas pelos mesmos, nem sequer há rotatividade ou renovação das ideias.

Podemos dividir os nossos ordenados as vezes que quisermos, que o problema não está aí, o País gera riqueza, mas é sugada semnpre para os bolsos dos mesmos, e estrafanada com as suas mordomias. Isto assim não vai lá.

Não estou a dizer para desistirmos, obviamente que devemos dar o nosso melhor e mais um pouco, mas dividir ordenados de 1000€, e passar a ganhar 500€? Não concordo. Nem pensar nisso.

Bons Negócios a todos.

Registado: 31/10/2009 3:30

por artista1939 » 13/1/2012 1:13

O problema não é trabalhar menos ou mais.
É fazer o que se gosta. Se gostar do seu trabalho todos os dias se vai esforçar para fazer mais e melhor que no dia anterior. E isso faz toda a diferença.

Os meus .02
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por sargotrons » 13/1/2012 1:09

Pode ser sempre como no UK, o estado não comparticipa as creches nos primeiros 3 anos. Uma mensalidade é em média superior a 1000£, logo ter dois filhos não compensa financeiramente um dos dois pais trabalhar a tempo inteiro.
Resulta, em que os casais tem os filhos de seguida com o menor intervalo possível e normalmente a mãe fica em casa nos primeiros anos e depois até à primária trabalha em part time. A nível de balanço de força de trabalho do UK quase que reduz a 50%.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por e-finance » 13/1/2012 0:46

Este tipo de propostas são sempre muito giras porque quem as defende foge sempre a falar em valores, inúmera as enormes vantagens, mas depois quando chega a parte de dizer que as pessoas passavam a viver com metade desvalorizam. Esta proposta foi apresentada por uma tipa no programa olhos nos olhos e de imediato o Medina Carreira argumentou que não funcionava porque as pessoas não conseguem viver com tão pouco rendimento.

Idiotices de quem não faz ideia do que é viver com ordenados mínimos, eu felizmente ainda ganho cerca de 2 mínimos.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por Tlaloc » 13/1/2012 0:25

mas isso tens de ganhar 27.500 por ano, todos os anos. Sao 2000 por mês. muito acima do medio em portugal. E no mundo inteiro, as hordas asiaticas, africanas e sul americanas mandam a media para baixo. Alguem se quer comparar com um gajo do bangladesh ? Livra..se calhar vao dizer..é melhor que nada!

Registado: 29/11/2007 13:54

por atomez » 13/1/2012 0:23

Se calhar há por aí neste país mais "gente rica" do que pensam...

Sabem quanto é preciso para estarem dentro dos 1% de maiores rendimentos a nível mundial???

$35000, cerca de 27.500€, anuais.

Se olharem à volta, pelo menos aqui pelo Caldeiro, há bastante gente nos 1% mais ricos do mundo.

Os outros 99% vivem com bem menos que isso.

"Frugalidade e Estilo" é um princípio com que me identifico.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Tlaloc » 13/1/2012 0:23

Ok, respeito alguem que escreve pelo telemovel, é um trabalho dos diabos.

por Pata-Hari » 13/1/2012 0:21

ducon00 Escreveu:Vai la à suiça perguntar à empregada se ela quer ganhar metade mas tem mais tempo livre para apanhar sol e ver os passaros no jardim. É o quer. Eu conheço empregadas lá, e ganham bem, comparativamente aqui, mas tens os impostos, o seguro de saude, o aluguer da casa, as utilities todas, comer etc. Com meio salario so pagas a casa. O resto vem de onde, pata ?

Está descansado que os preços das rendas também ajustam.

A empregada na suiça nao quer pelo que te disse. Lá, ganha quase tanto como o dr. Por isso se esfola ( a minha capacidade de argumentaçao via telemovel está altamente comprometida -só para avisar)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Tlaloc » 13/1/2012 0:21

entao a tua soluçao é sermos tipo cuba, todos miseraveis mas a trabalhar com honradez e afinco para termos direito a uma lata de feijoes em dias de festa. Que bela sociedade, e depois todos partilhamos umas coisas com os outros, em cada vizinho um amigo, um companheiro! Eu planto tomates no terraço e ele aboboras e trocamos. Quase me veem as lagrimas aos olhos, nao sei porque os cubanos querem ser como nos. O fidel afinal é que sabia tudo.

por Tlaloc » 13/1/2012 0:16

Vai la à suiça perguntar à empregada se ela quer ganhar metade mas tem mais tempo livre para apanhar sol e ver os passaros no jardim. É o quer. Eu conheço empregadas lá, e ganham bem, comparativamente aqui, mas tens os impostos, o seguro de saude, o aluguer da casa, as utilities todas, comer etc. Com meio salario so pagas a casa. O resto vem de onde, pata ?

por Pata-Hari » 13/1/2012 0:16

ducon00 Escreveu:Seja... 300 euros por pessoa. O casal ganha 600 euros. Até lhes dou uma casa só para nao te apoquentares, só pagam electricidade, gas, agua e vá internet caramba. Dou-lhe 150 euros ( sao 4 pessoas)por mês nisso. Ficam com 450 euros. Como têm de ir bulir e pronto, um deles ate vai a pe mas o outro vai de comboio, tira aí mais uns 40 euros por mês. sobram 410 euros. Vamos lá a comprar comer, 2 adultos e crianças, epá, tem de ser pelo menos uns belos 300 euros por mês (e ponho por baixo, eu só para mim gasto 200 em paparoca,mas tb se calhar mimo-me, manias). Ainda temos 110 euros para a familia. Ainda temos o condominio, que isto é gente de apartamento, seguro da casa (nao ha cá carro, frugalidade a qt obrigas), despesas de saude (os putos apanham tudo e a mulher compra a pilula, que isto tá mau para mais). Nao ha restaurantes, cinema, passeios ao fim de semana so ao jardim da esquina, livros e concertos sao um luxo inacessivel, e claro, nao ha ca ferias nem maquinas fotograficas. enfim, uma vida à sec. 18 Comer, dormir e ver Tv.

Também acho. O melhor é manter o ordenado dos dois. E despedir os vizinhos.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 13/1/2012 0:14

ducon00 Escreveu:Sim , ja passei e na suiça tb , e conheço o que dizes, de facto os serviços são muito caros lá, e a comida por exemplo é mais ou menos ao mesmo preço. Mas tb deves saber que os impostos sao elevadissimos lá. Para melhor redistribuir.

É mesmo isso. Mas tu nao aceitas ganhar tanto quanto a empregada (porque ela ganha. e depois paga menos impostos.)

O engraçado é que a ideia do artigo é de melhor distribuição e equidade mas, tu argumentas o contrário porque não queres perder benesses.
Administrador Fórum

por Tlaloc » 13/1/2012 0:12

Aahaha... davam optimos programas e series nessa altura :mrgreen:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, HFCA, icemetal, Luzemburg, m-m, malakas, Mar58, MiamiBlue, MR32, niceboy, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 773 visitantes