O fim do Mundo Financeiro como o conhecemos está por horas
Sargotronss Escreveu:migluso,
tens esse gráfico para o UK?
http://www.tradingeconomics.com/united- ... unt-to-gdp
http://www.tradingeconomics.com/
Cumps
- Anexos
-
- united-kingdom-current-account-to-gdp.png (17.16 KiB) Visualizado 1349 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
João, pode reflectir duas coisas: ou (como sugeriu o artigo na página anterior), o retorno do euro a casa por necessidades de recapitalização, ou apenas uma muito pior competitividade das empresas americanas face ao grosso da Europa (alemanha e frança, que continuam a ter um trade surplus). Há quem defenda que a competitividade das empresas americanas é hoje tão fraca que o dollar deveria valer 1.8 (bem, diga-se em abono, há sempre quem defenda tudo-e-mais-um-par-de-botas, vide o roubini que até acertou no totoloto).
migluso,
Mudando de assunto...
http://ec.europa.eu/economy_finance/art ... nds_en.htm
Mudando de assunto...
With the publication of the Green Paper on Stability Bonds today, the Commission is taking forward, in a structured way, the important debate on the joint issuance of debt in the euro area. By putting forth three options for such bonds and providing a detailed analysis of their financial and legal implications, the Commission is framing the debate, as well as setting out a clear timeline for the next steps.
The Green Paper on Stability Bonds analyses the potential benefits and challenges of three approaches to the joint issuance of debt in the euro area. The paper sets out the likely effects of each of these approaches on Member States’ funding costs, European financial integration, financial market stability and the global attractiveness of EU financial markets. It also considers the risks of moral hazard posed by each approach, as well as its implications in terms of Treaty change.
http://ec.europa.eu/economy_finance/art ... nds_en.htm
Não faz mal!...
Não obstante os desequilíbrios intra zona euro (imagino que os mesmos se verifiquem nos EUA ou na China) a zona euro como um todo deve ser dos grandes espaços económicos mais próximos do equilíbrio com o exterior.
Podemos ver com base no Big Mac Index:
http://www.economist.com/blogs/dailycha ... -mac-index
Não encontro o link para um estudo que vi há dias, cuja conclusão era que, com base na Real Effective Exchange Rate (REER), o euro estava em equilíbrio
http://www.imf.org/external/pubs/ft/fan ... basics.pdf
Com base na Balança de Transacções Correntes, chego igualmente à conclusão que o euro está próximo do equilíbrio relativamente ao exterior.
Obviamente, numa situação de pânico sobre o futuro da moeda, de pouco deve valer estes dados que apresentei.
Podemos ver com base no Big Mac Index:
http://www.economist.com/blogs/dailycha ... -mac-index
Não encontro o link para um estudo que vi há dias, cuja conclusão era que, com base na Real Effective Exchange Rate (REER), o euro estava em equilíbrio
http://www.imf.org/external/pubs/ft/fan ... basics.pdf
Com base na Balança de Transacções Correntes, chego igualmente à conclusão que o euro está próximo do equilíbrio relativamente ao exterior.
Obviamente, numa situação de pânico sobre o futuro da moeda, de pouco deve valer estes dados que apresentei.
- Anexos
-
- euro-area-current-account-to-gdp.png (14.67 KiB) Visualizado 1640 vezes
-
- united-states-current-account-to-gdp.png (18.19 KiB) Visualizado 1641 vezes
-
- china-current-account-to-gdp.png (17.06 KiB) Visualizado 1634 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Pata-Hari Escreveu:O estranho disto é que apesar de artigos deste tipo, o euro ainda não se estampou à grande face ao dólar. Algo não bate certo....
O que, não abonando a favor do EUR, reflecte que o USD é ainda um mal maior, acho.
abx Escreveu:Meu caro. O capitalismo é imortal seja desta forma ou de outra IGUAL.
Primeiro porque faz parte da natureza humana. Depois porque tem uma capacidade de adaptação brutal, que lhe permite sempre sobreviver.
Até a China comunista já é capitalista!
Não, não é, tal como nós entendemos uma economia capitalista, pois creio que assim fosse o Yuan não teria um cambio tão (artificialmente) baixo como tem.
pvg80713 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Se me permites, então onde param as tuas poupanças??
Interactive Brokers + Fundos Estrangeiros no Best
achas que estão seguras ?
Seguras de quê? De portugal sair do euro estão seguríssimas

@TrisquelBoa

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Bem, escrevi que o bem de uns é o mal de outros, espero bem que não seja assim. Nas questões monetárias parece haver um conflito de interesses, mas no resto, em princípio a construção é de soma positiva, ou seja, o bem de uns é o bem de outros...Sabendo-me optimista por natureza fiquei preocupado por escrever algo assim...
- Registado: 28/5/2008 1:17
Em relação ao fim do Euro já estive bem mais pessimista, mas depois de ver a estrutura accionista dos bancos Europeus, a rede de credores/devedores e a dependência de vários países da importação de bens essenciais (energia e alimentação), cheguei a algumas conclusões.
1) O único país que tem condições para sair do Euro é a Alemanha, e não o faz porque não lhe convém. No limite, poderia sair para evitar a inflação-mas os beneficios seriam limitados pelo provavel colapso das indústrias exportadoras.
2) No fundo, os Europeus parecem ter acordado de repente para a realidade com que sonharam: uma Europa unida para o bem e para o mal. Só que o bem de uns é o mal de outros (até parece que ninguém sabia!) e agora vai tudo ter de ser negociado a sério.
3) Acabaram os passeios dos alegres tipo "Cimeira de Lisboa". Vamos passar da Burocracia para a Tecnocracia. As intermináveis e inconclusivas reuniões com participação da de tudo e todos, estão a ser substituídas por mais rápidas e mais discretas ponderações sobre pareceres especializados de peritos, longe dos holofotes da opinião publica.
4) A solução final não existe, vai ser necessária uma negociação passo a passo, continuar o braço de ferro entre a monetização e a austeridade. É possível que a austeridade tenha efeitos depressivos sobre as Economias do sul que evitem o sobreaquecimento da Alemanha, que passa a ser mais permissiva em relação ao "Quantitative Easing" do BCE.
Ou seja, tudo fica mais ou menos na mesma. Citando o nosso ícone:
"Wall Street never changes, the pockets change, the suckers change, the stocks change, but Wall Street never changes, because human nature never changes..."
Jesse Livermore.
1) O único país que tem condições para sair do Euro é a Alemanha, e não o faz porque não lhe convém. No limite, poderia sair para evitar a inflação-mas os beneficios seriam limitados pelo provavel colapso das indústrias exportadoras.
2) No fundo, os Europeus parecem ter acordado de repente para a realidade com que sonharam: uma Europa unida para o bem e para o mal. Só que o bem de uns é o mal de outros (até parece que ninguém sabia!) e agora vai tudo ter de ser negociado a sério.
3) Acabaram os passeios dos alegres tipo "Cimeira de Lisboa". Vamos passar da Burocracia para a Tecnocracia. As intermináveis e inconclusivas reuniões com participação da de tudo e todos, estão a ser substituídas por mais rápidas e mais discretas ponderações sobre pareceres especializados de peritos, longe dos holofotes da opinião publica.
4) A solução final não existe, vai ser necessária uma negociação passo a passo, continuar o braço de ferro entre a monetização e a austeridade. É possível que a austeridade tenha efeitos depressivos sobre as Economias do sul que evitem o sobreaquecimento da Alemanha, que passa a ser mais permissiva em relação ao "Quantitative Easing" do BCE.
Ou seja, tudo fica mais ou menos na mesma. Citando o nosso ícone:
"Wall Street never changes, the pockets change, the suckers change, the stocks change, but Wall Street never changes, because human nature never changes..."
Jesse Livermore.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Eu acho isto tudo dum alarmismo desenfreado cuja finalidade é a de deitar areia para os olhos dos europeus, torná-los vulneráveis aos designios americanos etc. Tomaram as outras regiões do mundo serem como a europa, paridade do euro face ao dólar?, mas o dólar está super valorizado, eles esforçam-se por o desvalorizar só que face à crise da europa também o euro tem vindo a desvalorizar, eu acho até que muitos destes problemas são induzidos pelos EUA para tentarem salvar a face deles, e preparem-se que isto só lá vai é com mais guerras, eles estão a preparar a guerra na Síria, não deve tardar, para depois irem ao Irão, aquilo é uma economia que só funciona à base de bombas e guerras, são uns desgraçados que vivem em barracas de madeira, mal vem uma ventania e aquilo é só vêlas a voar.
Os bombardeiros estacionados na Grâ Bretanha já fizeram a viagem para a zona de impacto....
Os bombardeiros estacionados na Grâ Bretanha já fizeram a viagem para a zona de impacto....
- Registado: 6/4/2005 10:39
Vejamos;
qual a diferença de ter o euro em 1,35 ou 1,20 ?
ZERO
A verdade é que por piores que sejam as noticias o euro NUNCA cai.
Alias mantem-se sempre.
E ALIAS, o ano passado estava bem pior (o euro dolar), e no entanto a zona euro está bem pior, hoje, mas o euro está muito mais forte
.
Na minha opinião temos:
1-Não seram impressos euros, e por isso o euro vale muito.
2-Os americanos estão a imprimir dolar em excesso.
3-Só acho estranho é não haver algum panico.
Eu no entanto converti muito do dinheiro que tenho para dolares.
Mas confesso que estou muito confuso.
qual a diferença de ter o euro em 1,35 ou 1,20 ?
ZERO
A verdade é que por piores que sejam as noticias o euro NUNCA cai.
Alias mantem-se sempre.
E ALIAS, o ano passado estava bem pior (o euro dolar), e no entanto a zona euro está bem pior, hoje, mas o euro está muito mais forte
.
Na minha opinião temos:
1-Não seram impressos euros, e por isso o euro vale muito.
2-Os americanos estão a imprimir dolar em excesso.
3-Só acho estranho é não haver algum panico.
Eu no entanto converti muito do dinheiro que tenho para dolares.
Mas confesso que estou muito confuso.
- Registado: 5/4/2010 21:14
VirtuaGod Escreveu:...Se alguém quiser o artigo "The Degeneration of EMU" que me envie PM!!
Asssim fica disponivel para todos!
http://www.kotlikoff.net/sites/default/ ... ffairs.pdf
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
The Economist: Euro pode colapsar "dentro de semanas&qu
The Economist: Euro pode colapsar "dentro de semanas"
Revista britânica The Economist alerta que o risco de a moeda única se desintegrar "dentro de semanas é altamente alarmante”.
"A crise na zona euro está a provocar o pânico. O risco de a moeda única se desintegrar dentro de semanas é altamente alarmante", alerta a The Economist num artigo publicado este sábado.
A revista britânica sublinha que sublinha que "mês após mês" a crise da zona euro alastrou "da periferia vulnerável da zona euro para os países 'core'", lembrando que primeiro foi a Grécia, depois a Irlanda e Portugal, e agora a Espanha e Itália".
Para agravar ainda mais a situação, diz a The Economist, "existem sinais de que a economia da zona euro está a caminhar para uma recessão, se é que já não está nessa situação", notando que a produção industrial na região caiu 6,4% em Setembro, o maior declínio desde Dezembro de 2008.
"Agora, é provável uma calamidade ainda maior. A intensificação das pressões financeiras aumenta as probabilidades de um 'default' desordeiro de um país, uma corrida aos depósitos dos bancos ou uma revolta contra a austeridade, que marcaria o início do fim da zona euro", acrescenta.
Num outro artigo, também publicado este sábado, intitulado 'É realmente o fim', a The Economist escreve que, mesmo com a zona euro a caminhar inevitavelmente para um "crash", a maioria dos cidadãos assume que, no final, os líderes tomarão medidas para salvar o euro.
A The Economist tece duras criticas à forma como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Banco Central Europeu (BCE) estão a liderar com a crise.
http://economico.sapo.pt/noticias/the-e ... 32378.html
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Why E.U. collapse is more likely than the fall of the euro by Niall Ferguson
Niall Ferguson is one of Britain's most renowned historians. He is Laurence A. Tisch Professor of History at Harvard University, a Senior Research Fellow of Jesus College, Oxford and a Senior Fellow of the Hoover Institution, Stanford University. He is the bestselling author of Paper and Iron, The House of Rothschild, The Pity of War, The Cash Nexus, Empire, Colossus, The War of the World and The Ascent of Money. He also writes regularly for newspapers and magazines all over the world.
P.S. Não me apeteceu procurar o tópico do fim do euro (ainda procurei mas....) e como para mim estes tópicos do fim do mundo são todos iguais
P.S.S. São muito poucas as pessoas de que sou fã e ouço com atenção. Este tipo é das poucas pessoas com um nível de visão suficientemente abrangente para eu achar válida. É também irritantemente isento. Foi das poucas pessoas que previu a dificuldade (e o porquê com bastante precisão) de avançar com o Euro. Se alguém quiser o artigo "The Degeneration of EMU" que me envie PM!!
Niall Ferguson is one of Britain's most renowned historians. He is Laurence A. Tisch Professor of History at Harvard University, a Senior Research Fellow of Jesus College, Oxford and a Senior Fellow of the Hoover Institution, Stanford University. He is the bestselling author of Paper and Iron, The House of Rothschild, The Pity of War, The Cash Nexus, Empire, Colossus, The War of the World and The Ascent of Money. He also writes regularly for newspapers and magazines all over the world.
P.S. Não me apeteceu procurar o tópico do fim do euro (ainda procurei mas....) e como para mim estes tópicos do fim do mundo são todos iguais

P.S.S. São muito poucas as pessoas de que sou fã e ouço com atenção. Este tipo é das poucas pessoas com um nível de visão suficientemente abrangente para eu achar válida. É também irritantemente isento. Foi das poucas pessoas que previu a dificuldade (e o porquê com bastante precisão) de avançar com o Euro. Se alguém quiser o artigo "The Degeneration of EMU" que me envie PM!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Sr_SNiper Escreveu:Se me permites, então onde param as tuas poupanças??
Interactive Brokers + Fundos Estrangeiros no Best

Pata-Hari Escreveu:Virtua, acho estranho que o euro não esteja a enfraquecer de modo muito claro face às crescentes dificuldades das economias europeias e o crescente stress no que concerne à sobrevivência da zona euro enquanto união. É discrepante.
Pode ler-se no http://www.economist.com/node/21540259
isto: A repatriação de fundos por bancos da zona do euro pode explicar por que o euro tem sido notavelmente estável em relação ao dólar nas últimas semanas, apesar de convulsões internas da zona
- Registado: 9/8/2005 11:17
VirtuaGod Escreveu:pvg80713 Escreveu:"The prospect that one country might break its ties to the euro, voluntarily or not, would cause widespread bank runs in other weak economies."
Se a grécia sair do euro por ex."voluntarily or not" acha que aqui em pt "other weak economies" não ia tudo levantar o € dos bancos a pensar que seriamos os próximos a sair?
Tb já pensei que as mentes brilhantes na Europa se lembrassem de fazer referendos para ver se cada país pretende ficar na zona euro. O resultado seria o mesmo. Bank runs. Se daqui a 3 meses houvesse um referendo para ver se saiamos do euro ia já levantar as minhas poupanças e pôr num sitio mais seguro até depois do referendo. Se ficassemos no euro é bem, se não ficassemos no euro ganhava $ com a desvalorização do escudo.
P.S. Cenário hipotético porque eu não tenho poupanças elegíveis a conversão em bancos nacionais.
Se a Grécia saisse do Euro ia levantar o meu guito todo no dia seguinte...
Se me permites, então onde param as tuas poupanças??
Lose your opinion, not your money
pvg80713 Escreveu:"The prospect that one country might break its ties to the euro, voluntarily or not, would cause widespread bank runs in other weak economies."
Se a grécia sair do euro por ex."voluntarily or not" acha que aqui em pt "other weak economies" não ia tudo levantar o € dos bancos a pensar que seriamos os próximos a sair?
Tb já pensei que as mentes brilhantes na Europa se lembrassem de fazer referendos para ver se cada país pretende ficar na zona euro. O resultado seria o mesmo. Bank runs. Se daqui a 3 meses houvesse um referendo para ver se saiamos do euro ia já levantar as minhas poupanças e pôr num sitio mais seguro até depois do referendo. Se ficassemos no euro é bem, se não ficassemos no euro ganhava $ com a desvalorização do escudo.
P.S. Cenário hipotético porque eu não tenho poupanças elegíveis a conversão em bancos nacionais.
Não é isolacionismo!
É a melhor solução ou então só admitir produtos oriundos do espaço extracomunitário se obedecerem a critérios de manufactura semelhantes aos do Ocidente!
Nós não conseguimos, nem queremos competir com mão de obra escrava!
É a melhor solução ou então só admitir produtos oriundos do espaço extracomunitário se obedecerem a critérios de manufactura semelhantes aos do Ocidente!
Nós não conseguimos, nem queremos competir com mão de obra escrava!
- Registado: 3/5/2007 13:55
mfsr1980 Escreveu:Tudo o que vier fora do espaço Europeu deverá sofrer agravamento de impostos ou racionalização.
A Europa têm de favorecer os produtos produzidos na Europa e incentivar as trocas intracomunitárias.
O isolacionismo não é solução. Estamos no século XXI.
- Registado: 27/5/2011 15:57
Re
Sem dúvida que o artigo do "Economist" sugerido pelo Amigo é de leitura obrigatória: muito bem escrito e ao mesmo tempo assustador, a parte final dá pistas para a resolução da crise mas tudo depende em último grau da abertura dos alemães...
Em resposta à dúvida colocada pela amiga Patarocas, em relação ao facto do Euro ainda não ter descambado por aí abaixo de forma descontrolada, talvez esta passagem do artigo seja esclarecedora:
"Banks are frantically shedding assets both to raise cash and to ration their capital in order to meet European Union minimum capital-adequacy targets by next June. The early victims of this deleveraging are borrowers in emerging markets. The euro zone’s eastern neighbours may be hit particularly hard: the Turkish lira, for instance, has come under pressure in the past week, a hint that money is flowing out. The repatriation of funds by euro-zone banks might explain why the euro has been remarkably stable against the dollar in recent weeks, despite the zone’s internal convulsions. But businesses and householders at home will also soon be hurt by scarcer credit and rising interest rates, as the banks’ higher funding costs are passed on."
Quanto a medidas a tomar ou estratégias a adoptar quanto ao trading, as tendências semanais e diárias confirmam-no em absoluto, parece evidente continuar a ser uma boa opção defensiva a venda de Euros e a compra de Dollars, esta lógica parece-me irrebatível nesta altura.
Continuação de bom fim-de-semana.
Cem
Em resposta à dúvida colocada pela amiga Patarocas, em relação ao facto do Euro ainda não ter descambado por aí abaixo de forma descontrolada, talvez esta passagem do artigo seja esclarecedora:
"Banks are frantically shedding assets both to raise cash and to ration their capital in order to meet European Union minimum capital-adequacy targets by next June. The early victims of this deleveraging are borrowers in emerging markets. The euro zone’s eastern neighbours may be hit particularly hard: the Turkish lira, for instance, has come under pressure in the past week, a hint that money is flowing out. The repatriation of funds by euro-zone banks might explain why the euro has been remarkably stable against the dollar in recent weeks, despite the zone’s internal convulsions. But businesses and householders at home will also soon be hurt by scarcer credit and rising interest rates, as the banks’ higher funding costs are passed on."
Quanto a medidas a tomar ou estratégias a adoptar quanto ao trading, as tendências semanais e diárias confirmam-no em absoluto, parece evidente continuar a ser uma boa opção defensiva a venda de Euros e a compra de Dollars, esta lógica parece-me irrebatível nesta altura.
Continuação de bom fim-de-semana.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21