Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Influencia de Itália no BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Adam Brave » 9/11/2011 23:23

Afonso, com o teu ultimo comentário já aprendi mais qq coisa. Os mecanismos de stop loss e stop gain :)

Eu quero investir como de resto acho que é o desejo de qualquer pessoa que tenha dinheiro de parte. A bolsa é uma opção de investimento mto popular e muito falada e dentro desta opção o BCP é o tema quente do momento. Não é à toa q o topico do BCP ja leva quase 500 páginas neste forum daí insistir mais nele nesta fase mas tá visto que para já está longe de ser um investimento recomendável. =)

Registado: 9/11/2011 16:04

por mcarvalho » 9/11/2011 23:08

Caros amigos

qualquer mer-a ou traque tem influencia no BCP

ou vice versa

Registado: 17/2/2004 1:38

por Afonso80 » 9/11/2011 23:00

Adam Brave, o meu comentário, embora tenha sido em tom irónico, encerra uma grande verdade (pelo menos para mim assim foi): quando não se sabe o que é a Bolsa é bom perder dinheiro nas primeiras vezes em que nos pomos a comprar, comprar. Pode aprender-se muito quando se perde dinheiro, pelo menos aprender a "ficar quieto".

Acredite que deste lado não está nenhum expert incomodado com "novatos". Aliás, a pertencer a alguma categoria seria à dos novatos e não à dos experts.
O meu primeiro investimento em Bolsa foi em 2006 com a OPV da Galp. Não sabia NADA de Bolsa mas acabou por ser um negócio excelente porque 300 acções compradas a 5,65 ou algo assim foram vendidas ao longo do tempo ao preço médio de 15,30. Contente com a subida da GALP, comprei em Dezembro de 2007 acções da Sonae Indústria e Cimpor. Porquê? Porque a revista Carteira (a minha bíblia da altura) dizia que eram as acções do ano 2008. Gráficos? O que era isso? Por vergonha nem lhe digo quando é que as vendi, mas garanto-lhe que a perda na Sonae Indústria, embora se tenha traduzido em trocos, corresponde a uma percentagem assustadora e que podia e devia ter sido evitada com recurso a stop loss.

E porquê esta conversa toda? Porque foram as perdas com a Sonae Indústria (e também com a Sonae SGPS) que me levaram a ter cautela e a passar a investir de forma completamente diferente.

Foi o Adam Brave que logo no 1.º post disse que nunca investiu em acções e que pouco percebia deste mundo, daí a surpresa de tanta gente em vê-lo querer entrar cheio de "gana".
Acredite que ninguém o quis achincalhar, apenas abrir-lhe os olhos!
Se não aceitar os muitos conselhos que os outros foristas já lhe deram, vá por mim, invista e veja que quando se perde dinheiro também se aprende. :wink:
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por Adam Brave » 9/11/2011 22:22

Afonso80 Escreveu:
Adam Brave Escreveu:Uma pergunta. Suponhamos que nos próximos dias as acções do BCP por um motivo qualquer começavam a subir. Digamos que daqui a uma semana as acções estavam a valer 0,20€. Seria um bom indicador para investir nelas?

Caro Adão Corajoso, com tanta vontade em negociar em bolsa só lhe posso dar um conselho: FORÇA!
Sabe porquê? Porque perder dinheiro é uma óptima forma de não repetir a brincadeira de nos metermos naquilo que não percebemos.

Boa sorte e não se desgrace!

Caro Afonso80, como já disse anteriormente estou aqui para aprender e tirar algumas duvidas e como já foi dito anteriormente este é um bom local para fazer todas as perguntas relacionadas com o tema. Como tal o teu comentário foi totalmente despropositado e não acrescentou nada de novo. Se não gostas de aturar novatos neste mundo das acções de certeza que terás imensos tópicos onde podes discutir com pessoal que também perceba do tema. Portanto se não for para ajudar acho que farias melhor em n comentar sequer.

Relativamente à minha pergunta ela veio na sequência de algo que Ulisses disse anteriormente:

"Por último, todos falam da recuperação. Mas há algum sinal disso? Há quanto tempo não se fala dessa recuperação? Por que não se espera por essa recuperação para se investir?"

Logo parece-me pertinente esclarecer se um aumento do valor das acções para 20,30 ou 40 cêntimos no futuro podia ser encarado como um indicador de inversão.

por PIKAS » 9/11/2011 22:22

Afonso80 Escreveu:
Adam Brave Escreveu:Uma pergunta. Suponhamos que nos próximos dias as acções do BCP por um motivo qualquer começavam a subir. Digamos que daqui a uma semana as acções estavam a valer 0,20€. Seria um bom indicador para investir nelas?

Caro Adão Corajoso, com tanta vontade em negociar em bolsa só lhe posso dar um conselho: FORÇA!
Sabe porquê? Porque perder dinheiro é uma óptima forma de não repetir a brincadeira de nos metermos naquilo que não percebemos.

Bom conselho, sem dúvida.

Já agora para entrar na onda. Na Nazaré foram 30 metros, não foi? O mar onde o BCP está tem ondas muito maiores. Se as apanhar o resultado é fenomenal, senão morre afogado.
Ah, a propósito: você não sabe nadar. Ainda assim arrisca?
Por mim, estou na praia e afastado da rebentação não vá vir uma onda que me molhe até ao pescoço... e vem aí uma onda, daquelas....
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por silviosilva2 » 9/11/2011 22:17

quando se investe não se pode apenas analisar graficos e subidas e descidas mas sim a situação. se o bcp subir de 0,11 para 0,20 em uma semana era uma subida de 90%. para tal acontecer algo bastante benefico para o bcp teria que acontecer só assim os investidores viam o bcp com um grande potencial de valorização, no entanto não quer dizer que ia continuar a valorizar, só porque subiu de 0,11 para 0,20

Registado: 23/9/2011 19:31

por Afonso80 » 9/11/2011 22:11

"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por Adam Brave » 9/11/2011 21:51

Uma pergunta. Suponhamos que nos próximos dias as acções do BCP por um motivo qualquer começavam a subir. Digamos que daqui a uma semana as acções estavam a valer 0,20€. Seria um bom indicador para investir nelas?

por Blue Epsilon » 9/11/2011 19:14

Quem manda são os mercados e os mercados acham é que os bancos estão todos caros.

Haverá melhor investimento neste momento do que shortar a banca?
:twisted:
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Sr_SNiper » 9/11/2011 19:12

Adam Brave Escreveu:É melhor ver outro sitio onde investir :)

Obrigado pelas respostas!

Procura por empreas com preços ridicularmente altos, v~e o gráfico da Jeronimo Martins e da Air Liquid por exemplo, vê a evolução da cotação nos últimos 10 anos...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Adam Brave » 9/11/2011 18:21

É melhor ver outro sitio onde investir :)

Obrigado pelas respostas!

Re: Influencia de Itália no BCP

por Sr_SNiper » 9/11/2011 17:39

Adam Brave Escreveu:Boas pessoal,

Estava a pensar em comprar acções do BCP dado o seu valor ridículo no momento mas com esta crise italiana não sei se o devo fazer. Nunca investi em acções e tenho pouco conhecimento nesta área.

Qual é a vossa opinião?
Que consequências pode ter esta crise italiana nas acções do BCP?
Acham que é um bom investimento?

Cumprimentos

Com todo o respeito, por estares a comprar acçoes do BCP que estão a preços ridiculos, vê-se logo que não tens esperiencia na área ( atenção que eu tambem nao sou nenhum guro )
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por PIKAS » 9/11/2011 17:13

Adam Brave Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Valorizam porquê? Isso já não é uma suposição, é praticamente um dado.

Se o estado adquirir ou quando o estado adquirir o BCP este deverá injectar lá capital de forma a recuperar o banco. Não é de acreditar que as acções valorizem com este investimento?

Há duas formas de ver a questão:

1ª - Um novo acionista ( neste caso o estado ) injecta dinheiro fresco no banco e a gestão, com esse dinheiro, consolida o negócio, compra posições noutros bancos ou noutras áreas de negócio, expande o core do banco, consegue mais clientes, mais margem, menos custos, blá, blá, blá.

Este processo cria valor, o banco fica mais rico, tem mais lucros, pode distribuir melhores dividendos. Em suma: é positivo.

2ª - Um novo acionista ( neste caso o estado ) injecta dinheiro fresco no banco e a gestão, com esse dinheiro, vai tapar buracos, desfazer imparidades, provisionar crédito mal parado, reforçar rácios, blá, blá, blá.

Este processo não cria valor, o dinheiro injectado não se multiplica, não gera lucros logo não enriquece o banco nem dá melhores dividendos. Os milhares de milhões desaparecem num ápice, o número de acções multiplica-se assustadoramente diluindo o valor das já existentes e, no fim, o banco vale apenas um pouco mais.

Uma coisa é certa: fica com o balanço mais saudável e a partir daí, com uma boa gestão, pode começar a entrar por um caminho positivo mas esse caminho é muito longo e demorado.

Quem acha que o BCP está barato que se prepare para ver o que é um banco barato quando o estado entrar. Aí sim. Vai ficar barato, agora, mesmo a 0,11 está carissimo.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por CerealKiler » 9/11/2011 17:09

o BCP parece o Fortis... só falta a intervensão do estado e retalhar... :oops:

Registado: 1/4/2008 17:29

por alvim » 9/11/2011 16:41

Instala uma plataforma de bolsa DEMO, sao gratis e funcionam durante 30 dias.

Dao-te 100 000€ virtuais para investires.

Começa com alguns negocios na bolsa portuguesa, e em pequenas quantidades, tal como farias com dinheiro real.

Aquilo tem muito grafico que podes usar. Estuda-os e vai treinando.
No youtube há muita video-aula sobre graficos. Uns bons outros maus. Mas com a pratica vais reconhecendo o que é boa informaçao e o que é má (tambem faz parte da aprendizagem)

Depois há meia duzia de sites "obrigatorios"
tipo:
www.finviz.com

http://www.forexfactory.com/calendar.ph ... b3af3925c1

etc

Registado: 29/11/2007 1:52

por Ulisses Pereira » 9/11/2011 16:37

Sim, o Estado vai colocar lá dinheiro, num aumento de capital, recebendo em troca uma gigantesca posição accionista. Isso coloca o BCP a salvo de uma falência (óptima notícia para os depositantes), mas provoca uma ainda maior diluição dos lucros pelos actuais accionistas. Mas toda a esta situação está a ser já descontada pelos mercados, sendo que o Estado não tem fama de ser grande gestor de nada, como sabes. E, apesar de Passos Coelho pretender definir uma figura passiva do estado como accionista, ainda teremos que ver isso.

Por último, todos falam da recuperação. Mas há algum sinal disso? Há quanto tempo não se fala dessa recuperação? Por que não se espera por essa recuperação para se investir?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Adam Brave » 9/11/2011 16:29

alvim Escreveu:

Estava a pensar em comprar acções do BCP ....

Nunca investi em acções e tenho pouco conhecimento nesta área.

Cumprimentos

Se nao tens conhecimentos ou tens duvidas... NAO INVISTAS!!!

No entanto, começa a frequentar foruns como este. Faz muitas perguntas, e instala uma plataforma de bolsa (demo) no teu computador. eles dao 100 000€ virtuais para se brincar com acçoes, entre outros produtos.

Usa e abusa das plataformas demo.
E tira as duvidas aqui.

Daqui a 6 a 12 meses, talvez ja te sintas seguro a fazer investimentos na BOLSA, com dinheiro real.

Precisamente por não ter conhecimentos é que estou a perguntar aqui :)

por Adam Brave » 9/11/2011 16:27

Ulisses Pereira Escreveu:Valorizam porquê? Isso já não é uma suposição, é praticamente um dado.

Se o estado adquirir ou quando o estado adquirir o BCP este deverá injectar lá capital de forma a recuperar o banco. Não é de acreditar que as acções valorizem com este investimento?

por alvim » 9/11/2011 16:25

Estava a pensar em comprar acções do BCP ....

Nunca investi em acções e tenho pouco conhecimento nesta área.

Cumprimentos

Se nao tens conhecimentos ou tens duvidas... NAO INVISTAS!!!

No entanto, começa a frequentar foruns como este. Faz muitas perguntas, e instala uma plataforma de bolsa (demo) no teu computador. eles dao 100 000€ virtuais para se brincar com acçoes, entre outros produtos.

Usa e abusa das plataformas demo.
E tira as duvidas aqui.

Daqui a 6 a 12 meses, talvez ja te sintas seguro a fazer investimentos na BOLSA, com dinheiro real.

Registado: 29/11/2007 1:52

por Ulisses Pereira » 9/11/2011 16:24

Valorizam porquê? Isso já não é uma suposição, é praticamente um dado.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Adam Brave » 9/11/2011 16:22

Ulisses Pereira Escreveu:Adam, essa tua afirmação deixará de ser verdadeira, já que é cada vez mais provável que se torne um Banco em que o Estado vá ter uma posição gigante...

Um abraço,
Ulisses

Ainda que o estado adquira essa posição gigante, se o fizer as acções valorizam certo?

por Adam Brave » 9/11/2011 16:20

Mas o que acham que vai acontecer ao BCP? Desaparecer simplesmente? Fundamentem um pouco as vossas respostas para tentar perceber melhor o que pode acontecer.

por Ulisses Pereira » 9/11/2011 16:19

Adam, essa tua afirmação deixará de ser verdadeira, já que é cada vez mais provável que se torne um Banco em que o Estado vá ter uma posição gigante...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Zecatreca_1001 » 9/11/2011 16:18

Até o homem do café da esquina anda a comprar acções do BCP.....e ainda pensas em comprar?
já não há pachorra pro BCP! :wall:

Registado: 29/11/2007 10:54

por Adam Brave » 9/11/2011 16:17

Mas não será de esperar que a longo prazo elas subam? Trata-se do maior banco privado português...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, FalcãoBeira, Google [Bot], josehenry400, paul_invest, PAULOJOAO, VALHALLA e 277 visitantes