Os portugueses não pedem factura.
Pata-Hari Escreveu:Mas eu não sou obrigada a pedir. Se me disserem: "quer pagar 100 ou 122 com factura?" e eu responder que quero os 100 e não preciso da factura, eu não cometi nenhuma ilegalidade (acho - ainda vem o mais_um citar o regulamento dos CTT ou da Carris para me mostrar o contrário).
Eu também escolhia os 100, pois 122 cheira-me a "IVA falso" que iria para o bolso dele em vez de ir para o estado. Se fosse 123 talvez já fosse IVA de verdade.

Sobre o tema da certificação, é preciso ver que quem produz o software pode sempre efectuar maroscas com o mesmo, pelo que seria absurdo a lei criar essa obrigação que daria em nada. O que me parece absurdo é os negócios B2B não serem obrigados. Ou seja, tenho uma fábrica que produz sapatos e como não vendo ao publico não sou obrigado a ter software certificado? De qualquer das formas existem sempre formas de em alguns negócios contornar isso tudo, sendo que me parece que estas leis têm pelo menos tido a virtude de moralizar um pouco e fazer diminuir nalgumas àreas a fuga ao fisco. Pelo menos pelo que me tenho apercebido.
Penso que existe um lei que nos restaurantes e similares é obrigatório pedir factura nos valores superores a 9,98€.
- Registado: 21/3/2003 18:01
rjmsilva Escreveu:Nyk Escreveu:rjmsilva Escreveu:Solução mais simples seria dinheiro electrónico, em que todas as transacções ficassem registadas.
Nem mais, se assim fosse, não havia fuga possivel!
Além de que iria colocar mais entraves aos negócios "ilícitos", tráfico de droga, prostituição, assaltos, etc
Mas isso não lhes interesa, pois descobria-se muitos podres de muita boa gentinha.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Nyk Escreveu:rjmsilva Escreveu:Solução mais simples seria dinheiro electrónico, em que todas as transacções ficassem registadas.
Além de que iria colocar mais entraves aos negócios "ilícitos", tráfico de droga, prostituição, assaltos, etc
- Registado: 27/12/2010 21:02
Lion_Heart Escreveu:FilRib Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Exijo um bom serviço, boa comida e um preço justo!
Mas o que é que eu ganho em pedir factura?
Temos de ver mais além. Nem tudo o que fazemos tem de nos trazer um ganho imediato.
O que é que perdes em pedir factura? Nada. Mete-a no lixo a seguir - se é um papel a mais que te incomoda, que é o que eu faço (muitas das vezes em frente ao comerciante quando ele se nega a passar e pergunta porquê).
O ganho que pode ter, é: sentires-te bem com a tua consciência porque contribuíste para a receita do estado e que deste um bom exemplo cívico. Pensar que se daqui a uns bons anos esta tua prática estiver instituída na mentalidade dos portugueses, talvez o país possa começar a sair do buraco...
Se eu pago os meus impostos, porque não hão-de pagar os outros também?
Eu continuo a insistir que o Estado ajuda e é conivente.
Eu só conheço Portugal como o único País onde aparece uma consulta de mesa e não uma factura/recibo.
Basta ir a Espanha a qualquer cafe ou restaurante e ver. Até no Brasil é obrigatorio.
Se fosse obrigatorio a excepção era facilmente panahada , sendo facultativo a excepção e quem cumpre.
Tens toda a razão, e contra mim falo, se fosse obrigatorio pedia a fatura, conforme acontece agora nos recibos da farmacia em que no proximo ano exigem o nome e nº. de contribuinte nos mesmos, de certeza que começavamos a pedir a facturazinha.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
FilRib Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Exijo um bom serviço, boa comida e um preço justo!
Temos de ver mais além. Nem tudo o que fazemos tem de nos trazer um ganho imediato.
O que é que perdes em pedir factura? Nada. Mete-a no lixo a seguir - se é um papel a mais que te incomoda, que é o que eu faço (muitas das vezes em frente ao comerciante quando ele se nega a passar e pergunta porquê).
O ganho que pode ter, é: sentires-te bem com a tua consciência porque contribuíste para a receita do estado e que deste um bom exemplo cívico. Pensar que se daqui a uns bons anos esta tua prática estiver instituída na mentalidade dos portugueses, talvez o país possa começar a sair do buraco...
Eu continuo a insistir que o Estado ajuda e é conivente.
Eu só conheço Portugal como o único País onde aparece uma consulta de mesa e não uma factura/recibo.
Basta ir a Espanha a qualquer cafe ou restaurante e ver. Até no Brasil é obrigatorio.
Se fosse obrigatorio a excepção era facilmente panahada , sendo facultativo a excepção e quem cumpre.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
mfsr1980 Escreveu:Exijo um bom serviço, boa comida e um preço justo!
- Registado: 4/8/2010 10:09
Portugal - O País dos Lobbies
Eu ainda gostava que alguém investigasse porque é que os grande grupos, Zara, Continente, Fnac e muitos mais GRANDES não foram obrigados a certificar os seus programas.
A data de 1 de Janeiro de 2011 saiu a seguinte lei em que todos os documentos emitidos ao consumidor final que não estejam certificados pela DGCI não tem qualquer valor legal ou seja são considerados proibidos a sua existência, talvez vá ter de contactar as TV's RTP1, SIC, TVI pois penso que estamos perante um caso sério e grave de falta de respeito para toda a concorrência.
A data de 1 de Janeiro de 2011 saiu a seguinte lei em que todos os documentos emitidos ao consumidor final que não estejam certificados pela DGCI não tem qualquer valor legal ou seja são considerados proibidos a sua existência, talvez vá ter de contactar as TV's RTP1, SIC, TVI pois penso que estamos perante um caso sério e grave de falta de respeito para toda a concorrência.
User mudou de nick - > Wallstreetrader
- Registado: 29/11/2007 2:13
rjmsilva Escreveu:Solução mais simples seria dinheiro electrónico, em que todas as transacções ficassem registadas.
No meu caso peço sempre factura.
Não estou para encher os bolsos destes pseudos empresários que querem enriquecer não à custa do estado mas sim à nossa custa.
E até dou um e exemplo,
Confrontado com dois preços um sem factura e outro com factuta, perguntei ao empresário se era comun da parte dele este tipo de negócio. Respondeu que sim.
Paguei com cheque o montante correspondente ao valor sem factura. Tirei um cópia do cheque e denunciei o caso às Finanças.
Se queremos um Portugal melhor, um estado mais transparente, e impostos mais baixos não podemos pactuar com este tipo de coisas
Não estou para encher os bolsos destes pseudos empresários que querem enriquecer não à custa do estado mas sim à nossa custa.
E até dou um e exemplo,
Confrontado com dois preços um sem factura e outro com factuta, perguntei ao empresário se era comun da parte dele este tipo de negócio. Respondeu que sim.
Paguei com cheque o montante correspondente ao valor sem factura. Tirei um cópia do cheque e denunciei o caso às Finanças.
Se queremos um Portugal melhor, um estado mais transparente, e impostos mais baixos não podemos pactuar com este tipo de coisas
- Registado: 10/1/2010 14:26
A-330 Escreveu:Não entendeu de todo o que escrevi.Mas eu explico melhor.O que eu disse é que mesmo aqueles que fazem igual ou pior ,não perdem a oportunidade de mandar uma boca assim que tem oportunidade , como se eles mesmos também não o fizessem.
Eu entendi perfeitamente. O único comentário que fizeram ao que escreveu veio do elias que concluiu que na sua óptica roubar um bocadinho não fazia muito mal. E eu achei engraçada a forma como ele se expressou.
Na sua resposta dá a entender que há uma legião de críticos ao que escreve, e basicamente se refere a estes como virgens imaculadas ou beatas perfeitas. Daí a minha sugestão para que você desça à Terra - houve duas pessoas que pegaram no seu texto! Duas! Uma fez um comentário simples e a outra, eu, achou o comentário engraçado.
A sua resposta é esta: "As diversas reações ao meu post ,mais do que previsíveis não tardaram.São normais nos humanos.Previsíveis.Universais.Tão básicas. "
Entendeu porque eu acho que você talvez tenha complexo de perseguição?
A-330 Escreveu:O meu amigo é bom a distorçer o que está escrito.Sobre os governantes , limito-me a julgar de acordo com o que vejo nas notícias diariamente. Se não vê as notícias ou acha que os noticiários estão todos enganados , ou que os governntes são todos honestos só porque não os conheçe pessoalmente ,quem precisa descer à Terra é voçê.Além do mais comparar uma factura de cerveja com os milhões que são desviados neste país me parece um oportunismo argumentativo.
Além do mais eu nunca nem sequer dei a entender que estava a agir corretamente ao não pedir as facturas.Leia lá o meu post outra vez com mais calminha.
Eu não distorci nada. Eu não acho que os políticos sejam honestos ou desonestos, só acho que quem é tão pró-activo a julgar a honestidade alheia e de forma tão veemente, deveria em outras circunstâncias ser mais exigente consigo próprio. Afinal de contas roubar um milhão é diferente de roubar uma unidade, mas é na mesma um roubo. Aliás para este ponto vale reeditar o comentário alegre e bem-disposto do Elias: "Traduzindo: roubar não faz mal, desde que só se roube um bocadinho."
Já agora e como me deu liberdade para o corrigir - distorcer, conhecer e você, não se escrevem com ç.
A-330 Escreveu:Menino 330 com medo de queixinhas...Só pode ser um bricalhão.![]()
Foram só duas vezes que lhe propuseram isso? Se tivesse pedido factura sempre,muitas mais vezes ouviria alguém a dizer-lhe que então teria que acrescentar o IVA.Acho que quem não vive na Terra não sou eu...
Sou brincalhão sim. Se brincarmos vivemos mais.
Não quis discutir a minha ou a sua experiência com facturas. Quis apenas dar a minha opinião sobre o assunto e sinceramente não quis nem quero agredir ninguém.
Só que me parece que o amigo A330 agora (e em outras ocasiões) apareceu de uma forma agressiva perfeitamente despropositada. E isso sinceramente não me parece o espírito de um forum na internet.
Apesar de discutir, às vezes com veemência, com diversos foristas, sempre procurei respeitar toda a gente e sempre procurei com o pouco que sei, discutir amigavelmente e dar a minha opinião sobre os assuntos.
Se o ofendi, não o fiz com intenção e peço-lhe desculpa, mas também diria que a forma como às vezes você se dirige às pessoas me parece agressiva, desproporcionada e até mesmo arrogante.
Da minha parte só espero que as nossas discussões futuras possam ser mais agradáveis e produtivas!
Cumprimentos!
Pedro Carriço
[/quote]
Oh A330,
Você parece um bocadinho afectado por algum complexo de perseguição. Primeiro que ninguém afirmou aqui que pede sempre factura. Segundo porque se discute o princípio de evasão fiscal e até aparecer este seu tópico meio surreal ninguém estava a levar as coisas para o lado pessoal.
Percebemos então que na sua ilustre perspectiva, quem entende errado fugir aos impostos é uma pseudo virgem imaculada, ou uma beata perfeita ou um cobardolas.[/quote]
Não entendeu de todo o que escrevi.O que eu disse é que mesmo aqueles que fazem igual ou pior ,não perdem a oportunidade de mandar uma boca assim que tem oportunidade , como se eles mesmos também não o fizessem.
[/quote]
Já diria que é grave que uma pessoa, que diariamente chuta postas de pescada sobre a honestidade de pessoas que nem conhece (você sobre os nossos governantes) não faça muito melhor na sua própria vida, e pelo que eu posso entender, apresente como acertada a prática de contribuir conscientemente para a evasão fiscal. [/quote]
O meu amigo é bom a distorçer o que está escrito.Sobre os governantes , limito-me a julgar de acordo com o que vejo nas notícias diariamente. Se não vê as notícias ou acha que os noticiários estão todos enganados , ou que os governntes são todos honestos só porque não os conheçe pessoalmente ,quem precisa descer à Terra é voçê.Além do mais comparar uma factura de cerveja com os milhões que são desviados neste país me parece um oportunismo argumentativo.
Além do mais eu nunca nem sequer dei a entender que estava a agir corretamente ao não pedir as facturas.Limitei-me a dizer o que fiz.Só isso.Leia lá o meu post outra vez com mais calminha.
[/quote]
Repare que não é por fugir aos impostos que eu agora o critico, mas sim por entender que ao fazê-lo, quase que pratica um direito universal. Eu já fugi aos impostos, e se quer que lhe diga já por duas vezes me propuseram (e eu aceitei) uma factura diminuida do valor do IVA. Num dos casos foi um serviço que não solicitei, e apenas paguei para evitar um problema de família, e no outro senti-me constrangido porque era uma pessoa conhecida. Em ambos os casos, não voltei a contratar as pessoas em questão.
Se me orgulho de ter fugido aos impostos? não. Se achei correcto fazê-lo? não. Se a minha experiência pessoal tem alguma coisa a ver com o que se discute neste fórum? não.
E sabe porquê?
Porque ninguém aqui vai fazer queixinhas ao senhor fiscal das finanças para dizer que eu ou o menino A330 não pagou o imposto que devia. Trata-se apenas e só de discutir se um procedimento que nos rouba devia ou não ser mais combatido.
Entendeu agora?
[/quote]
Menino 330 com medo de queixinhas...Só pode ser um bricalhão.
Foram só duas vezes que lhe propuseram isso? Se tivesse pedido factura sempre,muitas mais vezes ouviria alguém a dizer-lhe que então teria que acrescentar o IVA.E em outros casos não estaria a ser conivente com a fuga ao fisco.Acho que quem não vive na Terra não sou eu...
[/quote]
P.S. Já agora aprenda a escrever. Não sei qual a sua formação, mas você abusa dos ç's e coloca-os onde não deve. Palavras como "pareçer" não existem na escrita em Português.[/quote]
Há muitos anos que praticamente só escrevo em inglês por razões profissionais.O portugues acho que só o uso mesmo aqui e pouco mais.Mas como também não faz parte dos meus planos voltar a estudar português, agradeço que me vá corrigindo sempre que vir algo de mal em algum post meu , mesmo no futuro.Assim talvez aprenda alguma coisa consigo.
A330
Oh A330,
Você parece um bocadinho afectado por algum complexo de perseguição. Primeiro que ninguém afirmou aqui que pede sempre factura. Segundo porque se discute o princípio de evasão fiscal e até aparecer este seu tópico meio surreal ninguém estava a levar as coisas para o lado pessoal.
Percebemos então que na sua ilustre perspectiva, quem entende errado fugir aos impostos é uma pseudo virgem imaculada, ou uma beata perfeita ou um cobardolas.[/quote]
Não entendeu de todo o que escrevi.O que eu disse é que mesmo aqueles que fazem igual ou pior ,não perdem a oportunidade de mandar uma boca assim que tem oportunidade , como se eles mesmos também não o fizessem.
[/quote]
Já diria que é grave que uma pessoa, que diariamente chuta postas de pescada sobre a honestidade de pessoas que nem conhece (você sobre os nossos governantes) não faça muito melhor na sua própria vida, e pelo que eu posso entender, apresente como acertada a prática de contribuir conscientemente para a evasão fiscal. [/quote]
O meu amigo é bom a distorçer o que está escrito.Sobre os governantes , limito-me a julgar de acordo com o que vejo nas notícias diariamente. Se não vê as notícias ou acha que os noticiários estão todos enganados , ou que os governntes são todos honestos só porque não os conheçe pessoalmente ,quem precisa descer à Terra é voçê.Além do mais comparar uma factura de cerveja com os milhões que são desviados neste país me parece um oportunismo argumentativo.
Além do mais eu nunca nem sequer dei a entender que estava a agir corretamente ao não pedir as facturas.Limitei-me a dizer o que fiz.Só isso.Leia lá o meu post outra vez com mais calminha.
[/quote]
Repare que não é por fugir aos impostos que eu agora o critico, mas sim por entender que ao fazê-lo, quase que pratica um direito universal. Eu já fugi aos impostos, e se quer que lhe diga já por duas vezes me propuseram (e eu aceitei) uma factura diminuida do valor do IVA. Num dos casos foi um serviço que não solicitei, e apenas paguei para evitar um problema de família, e no outro senti-me constrangido porque era uma pessoa conhecida. Em ambos os casos, não voltei a contratar as pessoas em questão.
Se me orgulho de ter fugido aos impostos? não. Se achei correcto fazê-lo? não. Se a minha experiência pessoal tem alguma coisa a ver com o que se discute neste fórum? não.
E sabe porquê?
Porque ninguém aqui vai fazer queixinhas ao senhor fiscal das finanças para dizer que eu ou o menino A330 não pagou o imposto que devia. Trata-se apenas e só de discutir se um procedimento que nos rouba devia ou não ser mais combatido.
Entendeu agora?
[/quote]
Menino 330 com medo de queixinhas...Só pode ser um bricalhão.

Foram só duas vezes que lhe propuseram isso? Se tivesse pedido factura sempre,muitas mais vezes ouviria alguém a dizer-lhe que então teria que acrescentar o IVA.E em outros casos não estaria a ser conivente com a fuga ao fisco.Acho que quem não vive na Terra não sou eu...
[/quote]
P.S. Já agora aprenda a escrever. Não sei qual a sua formação, mas você abusa dos ç's e coloca-os onde não deve. Palavras como "pareçer" não existem na escrita em Português.[/quote]
Há muitos anos que praticamente só escrevo em inglês por razões profissionais.O portugues acho que só o uso mesmo aqui e pouco mais.Mas como também não faz parte dos meus planos voltar a estudar português, agradeço que me vá corrigindo sempre que vir algo de mal em algum post meu , mesmo no futuro.Assim talvez aprenda alguma coisa consigo.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
A-330 Escreveu:As pessoas são tão pouco interessantes...pela sua previsibilidade.
Podia não ter respondido a este tópico e até pensei em não fazê-lo porque teria que dizer a verdade.E a verdade é que em alguns casos citados por mim anteriormente não peço factura.
Mas depois , como gosto de observar e testar o comportamento humano , resolvi postar aqui a minha resposta(verdadeira), até mesmo como forma de diversão, já perfeitamente consciente de que voltaria a escrever neste tópico.
As diversas reações ao meu post ,mais do que previsíveis não tardaram.São normais nos humanos.Previsíveis.Universais.Tão básicas.
Passo a citar algumas dessas reações comportamentais:
- As pseudo virgens imaculadas.Fazem mas às escondidas
- As beatas.Perfeitas ,só criticam.Mas normalmente tem um telhadinho frágillllll......Ui!!
- Os que dizem fazer mas desconheçem a lei.Desculpa de mau pagador.Neste caso literalmente.
- Os "NIM".Para quem não sabe o que significa , basicamente são os cobardolas.Os que não se posicionam.Depois de duas páginas de tópico , ainda não disseram se alguma vez já contrataram um serviço sem nota ou não.
- E há aqueles que sinceramente assumem não serem os mais perfeitos ,ou tão perfeitos quanto os restantes acima,não tem a pretensão de ser ou de o pareçer, mas que longe estão de serem os piores , porque neste caso específico,até costumam pedir facturas na grande maioria das vezes.
O título do tópico faz uma afirmação:"os portugueses não pedem factura.."
Eu deixo aqui uma pergunta direta aos foristas.Incluídos os cidadãos exemplares que participam neste tópico:
Quem é que já foi a uma discoteca cheia e pediu uma fatura da cerveja?ou das várias que tomou?
Se calhar ainda vão dizer que nunca foram a uma discoteca..
A330
Oh A330,
Percebemos então que na sua ilustre perspectiva, quem entende errado fugir aos impostos é uma pseudo virgem imaculada, ou uma beata perfeita ou um cobardolas.
Desça à Terra, tenha juízo e aprenda que o mundo não gira à sua volta. O facto de as pessoas individualmente pedirem ou não factura é irrelevante para este debate, aliás diria que em situação limite toda a gente pode cometer uma infracção. Toda a gente poderá roubar se precisar de comer, toda a gente poderá andar depressa demais na estrada se estiver numa situação de emergência, toda a gente fugirá de pagar um imposto se tiver mesmo que ser.
A questão importante é se devemos ou não aceitar como certa uma prática que nos prejudica a todos. Porque efectivamente uma fuga à colecta fiscal significa um roubo que todos sofremos e que alguém cometeu. Nada de grave, roubos acontecem diariamente.
Já diria que é grave que uma pessoa, que diariamente chuta postas de pescada sobre a honestidade de pessoas que nem conhece (você sobre os nossos governantes) não faça muito melhor na sua própria vida, e pelo que eu posso entender, apresente como acertada a prática de contribuir conscientemente para a evasão fiscal.
E sabe porquê?
Entendeu agora?
P.S. Já agora aprenda a escrever. Não sei qual a sua formação, mas você abusa dos ç's e coloca-os onde não deve. Palavras como "pareçer" não existem na escrita em Português.
Pedro Carriço
pdcarrico Escreveu:Elias Escreveu:A-330 Escreveu:Quando pago um serviço , e me perguntam se quero factura e eu digo que não , estou consciente que estou a fugir aos impostos.Assumo isso.Mas como me dão esse tipo de opção muuuuito de vez em quando , creio que não estou a prejudicar grandemente o país.
A330
Traduzindo: roubar não faz mal, desde que só se roube um bocadinho.
![]()
![]()
As pessoas são tão pouco interessantes...pela sua previsibilidade.
Podia não ter respondido a este tópico e até pensei em não fazê-lo porque teria que dizer a verdade.E a verdade é que em alguns casos citados por mim anteriormente não peço factura.
Mas depois , como gosto de observar e testar o comportamento humano , resolvi postar aqui a minha resposta(verdadeira), até mesmo como forma de diversão, já perfeitamente consciente de que voltaria a escrever neste tópico.
As diversas reações ao meu post ,mais do que previsíveis não tardaram.São normais nos humanos.Previsíveis.Universais.Tão básicas.
Passo a citar algumas dessas reações comportamentais:
- As pseudo virgens imaculadas.Fazem mas às escondidas
- As beatas.Perfeitas ,só criticam.Mas normalmente tem um telhadinho frágillllll......Ui!!
- Os que dizem fazer mas desconheçem a lei.Desculpa de mau pagador.

- Os "NIM".Para quem não sabe o que significa , basicamente são os cobardolas.Os que não se posicionam.Depois de duas páginas de tópico , ainda não disseram se alguma vez já contrataram um serviço sem nota ou não.
- E há aqueles que sinceramente assumem não serem os mais perfeitos ,ou tão perfeitos quanto os restantes acima,não tem a pretensão de ser ou de o pareçer, mas que longe estão de serem os piores , porque neste caso específico,até costumam pedir facturas na grande maioria das vezes.
O título do tópico faz uma afirmação:"os portugueses não pedem factura.."
Eu deixo aqui uma pergunta direta aos foristas.Incluídos os cidadãos exemplares que participam neste tópico:
Quem é que já foi a uma discoteca cheia e pediu uma fatura da cerveja?ou das várias que tomou?
Se calhar ainda vão dizer que nunca foram a uma discoteca..
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Algo vai mal num país quando se acha que é o consumidor que tem de pedir factura.
Se houvesse meia dúzia de engavetados (intencionalmente apanhados pelas finanças e devidamente publicitados - assim à moda da ASAE) passava a haver medo, que é a melhor forma de combate fiscal. Não é à toa que os americanos se borram todos quando ouvem falar do fisco.
Se houvesse meia dúzia de engavetados (intencionalmente apanhados pelas finanças e devidamente publicitados - assim à moda da ASAE) passava a haver medo, que é a melhor forma de combate fiscal. Não é à toa que os americanos se borram todos quando ouvem falar do fisco.
FilRib Escreveu:Pois, isto é o que eu considero mais injusto. E só quem paga é que é fiscalizado. Quem foge não pode ser...
Exacto, esta cultura de fuga prejudica duplamente quem declara e paga.
Um exemplo disso mesmo é a quantidade de fiscalizações e correcções de declarações que ocorreram nos últimos tempos. Quando o Estado precisa de mais receita, vai primeiro sobre quem? Sobre aqueles que já pagam e declaram pois é a receita adicional mais acessível e mais fácil de captar...
Naqueles que têm actividades não declaradas, a maior parte das vezes nem chegam a tocar!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
pdcarrico Escreveu:deepo Escreveu:Boas,
Para já está a ocorrer-me uma visão que não me agrada nada.
Onde guardar essas facturas todas?
Na prática, iria essa informação toda ser cruzada com as facturas dos vendedores?
Se não, para quê?
Ah! E se eu perdesse algumas facturas seria penalizado ou não?
BN
Depois de pedir a factura, podes mandá-la para o lixo, que para o fisco já estará registada - ou por via electrónica ou no caderno de recibos.
Se o efeito é prevenir a sonegação fiscal, basta pedir, se for para dedução fiscal, então é que é preciso guardar.
Já estou a imaginar o pessoal a arranjar cadernos para uns e cadernos para outros... mas só para desenrascar os amigos.

Nós iremos prevalecer.
Lion_Heart Escreveu:Eu ja referi em muitos outros tópicos que este assunto fora deste País das bananas nem se coloca.
Aqui em Portugal é o Estado que ajuda a fuga, até a incentiva.
Em qualquer País não é o cliente que tem que pedinchar a factura , ela é dada na altura do pagamento.
Portugal é o unico País que conheço onde existe consulta de mesa, ora se existe é porque o estado permite, se permite e conivente.
Lion olha que a economia paralela não é um exclusivo português. Tem uma dimensão relevante em quase toda a Europa, até nos países nórdicos que muitas vezes são referidos como modelo para uma data de coisas.
Aparentemente o único país onde a economia paralela é significativamente mais pequena é na Suíça (que, coincidência ou não, é o único país que conheço onde existe uma verdadeira democracia participativa... talvez por isso as pessoas dêem os seus impostos por bem empregues).
- Registado: 5/11/2002 12:21
pdcarrico Escreveu:
Ou então cobrou esses 10 euros extra aos "otários" que não fogem - aqueles empresários que têm as contas certas, os trabalhadores que declaram o que ganham, etc...
Pois, isto é o que eu considero mais injusto. E só quem paga é que é fiscalizado. Quem foge não pode ser...
- Registado: 4/8/2010 10:09
deepo Escreveu:Boas,
Para já está a ocorrer-me uma visão que não me agrada nada.
Onde guardar essas facturas todas?
Na prática, iria essa informação toda ser cruzada com as facturas dos vendedores?
Se não, para quê?
Ah! E se eu perdesse algumas facturas seria penalizado ou não?
BN
Depois de pedir a factura, podes mandá-la para o lixo, que para o fisco já estará registada - ou por via electrónica ou no caderno de recibos.
Se o efeito é prevenir a sonegação fiscal, basta pedir, se for para dedução fiscal, então é que é preciso guardar.
Pedro Carriço
barnabe619 Escreveu:No final não muda nada, o estado são as pessoas. O que não se paga hoje, paga-se amanha com juros. Se toda a gente pagasse os impostos e o IVA se calhar o pais não estaria numa situação tão difícil, se calhar não fosse preciso aumentar os impostos ...
O ganho de cada um prejudica todo o mundo. Se 10 pessoas não pagam 1€ de impostos, cada um fica a ganhar 1€, mas o estado vai ter que aumentar os impostos para recuperar os 10€ perdidos.
Claro que não é tão simples, mas é a minha visão das coisas.
A questão é que é mesmo assim tão simples. É exactamente isso. E se o Estado não cobra os 10 euros é porque deixou de dar contrapartidas de 10 euros às pessoas. Ou seja pagamos esse valor de outra forma - ou com educação ou saúde piores, ou com menos segurança, etc...
Ou então cobrou esses 10 euros extra aos "otários" que não fogem - aqueles empresários que têm as contas certas, os trabalhadores que declaram o que ganham, etc...
Naturalmente que o Estado pode ser mau gestor, mas então a via mais inteligente seria elegermos as melhores pessoas e não deixarmos de pagar as nossas contribuições.
Pedro Carriço
No final não muda nada, o estado são as pessoas. O que não se paga hoje, paga-se amanha com juros. Se toda a gente pagasse os impostos e o IVA se calhar o pais não estaria numa situação tão difícil, se calhar não fosse preciso aumentar os impostos ...
O ganho de cada um prejudica todo o mundo. Se 10 pessoas não pagam 1€ de impostos, cada um fica a ganhar 1€, mas o estado vai ter que aumentar os impostos para recuperar os 10€ perdidos.

- Registado: 16/12/2009 20:21
LOAMIL Escreveu:Já vi publicidade nas tv's a anunciar a venda em promoção, durante um período de tempo limitado, de determinados produtos sem Iva para o consumidor ou noutro caso, sem o aumento do IVA de 21 para 23%. Será que quem for a esses hipermercados comprar algum produto está a cometer uma ilegalidade?
ml
Nestes casos deverá haver pagamento de IVA, mas o vendedor assume essa responsabilidade, e o no caso dos 21 ou 23% provavelmente poderá ter que ver com a data-valor da operação.
Não há nessas hipóteses nenhuma ilegalidade.
Pedro Carriço
Quem está ligado: