Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

8 razões para perder dinheiro em Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Blasar » 2/2/2011 15:43

MarcoAntonio Escreveu:
Isso não é uma razão para perder dinheiro mas uma condição. Não é a mesma coisa...

:wink:

Caro MarcoAntonio,

Peço desculpa se não fui assertivo na escolha das minhas palavras, mas, e sem desprimor para com a sua opinião, não vou discutir aspectos semânticos, em primeiro lugar porque não sou linguista, e em segundo porque cada vez percebo menos de, e o Português, como língua e povo.

A minha tentativa, talvez frustrada, era a de lançar um pouco de humor sobre esta questão, já que nos dias que hoje correm, tudo é tão cinzento e macabro, que as pessoas até se esquecem de sorrir com o medo do que isso possa provocar.

E, este tópico em particular, constitui-se como um dos que permitem a intervenção de membros, que tal como eu, pouco ou nada percebem de bolsas; acções; fundos; índices; etc. (mas todos os dias aprendo coisas novas, e tenho isso a agradecer a este fórum e às pessoas que o formam, essencialmente).

Foi o que fiz, aproveitei a oportunidade, mas, e tal como nos "mercados", fui presa fácil para os big players.:lol:

Dito isto, compreendo perfeitamente a correcção que fez. :wink:

Cumprimentos.

Registado: 8/10/2007 9:30

por Automech » 2/2/2011 13:29

Ulisses Pereira Escreveu:Augusto, desculpa o atraso na resposta mas foi impossível responder antes.

A questão da piramidização (não sei se existe a palavra :)) na subida, é uma estratégia bastante interessante, nunca esquecendo que a base (primeiras entradas) deve ser sempre maior do que o resto da pirâmide. Já a outra estratégia, é criativa, embora eu prefira accionar os stoops e reentrar mais tarde.

A piramidagem (é assim que lhe chamo e também não sei se existe :)) é das coisas mais difíceis e pode fazer uma diferença brutal na performance final.

O Kaufman no Trading Systems and Methods tem uma secção muito interessante sobre isso e compara as 3 possibilidades: piramide normal, piramide invertida e 'piramide' reflexa (tipo barril mais gorda no meio).

O reward / risk varia consoante a performance final e com ela varia também a pirâmide correcta a utilizar.

O que é claro do estudo que ele apresenta é que a piramide tipo barril é a melhor em termos de reward / risk para sistemas de trend following em que que há a perspectiva de uma rentabilidade alta num determinado negócio (acima de 40%).

Essa 'pirâmide' entra por exemplo com 10, adiciona 15, adiciona 17, vende 17, vende 15 e liquida os últimos 10.

Registado: 4/6/2010 12:12

por aaugustobb_69 » 2/2/2011 13:28

Ulisses Pereira Escreveu:Augusto, desculpa o atraso na resposta mas foi impossível responder antes.

A questão da piramidização (não sei se existe a palavra :)) na subida, é uma estratégia bastante interessante, nunca esquecendo que a base (primeiras entradas) deve ser sempre maior do que o resto da pirâmide. Já a outra estratégia, é criativa, embora eu prefira accionar os stoops e reentrar mais tarde.

Mas estratégias há aos mil. O importante é que ela seja rentável para cada um de nós, embora estratégias que, à partida, se vê logo que têm grandes probabilidades de conduzir a perdas, não adianta nada ser fiel a elas. :)

Um abraço,
Ulisses

Obrigado Ulisses pela atenção...

Mas em relação à base de ter que ser sempre maior, não existe tambem o inconveniente de o activo ir em sentido contrário ao da nossa aposta, e nós termos que assumir prejuizos mais elevados???...e ainda por cima nós sermos fintados???...

Enquanto se nós como descrevi na minha estratégia, 1º entrarmos com uma quantia que não nos obrigue a acionar o stop...e só depois do investimento inicial nos der uma margem de lucro suficiente, é que nós realizamos o investimento principal...e essa margem de lucro inicial é que nos vai servir de stop para o investimento principal...(assim realizamos o investimento principal com risco quase nulo)

Na minha opinião é uma estratégia que nos tira pressão psicologica, e que dificilmente nos faz incorrer em perdas, e ser enganados pelos falsos breaks...

Registado: 29/11/2007 1:39

por Ulisses Pereira » 2/2/2011 13:14

Augusto, desculpa o atraso na resposta mas foi impossível responder antes.

Mas estratégias há aos mil. O importante é que ela seja rentável para cada um de nós, embora estratégias que, à partida, se vê logo que têm grandes probabilidades de conduzir a perdas, não adianta nada ser fiel a elas. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 2/2/2011 11:00

Blasar Escreveu:Mais duas e faziam-se os Dez Mandamentos. :twisted:

Só gostaria de acrescentar que, entre outras e passe o meu "ar" de Captain Obvious, talvez a primeira razão para se perder dinheiro em bolsa, seja ter esse mesmo dinheiro disponível para o efeito (seja emprestado; roubado; poupanças; etc.). :lol:

Cumprimentos.

Isso não é uma razão para perder dinheiro mas uma condição. Não é a mesma coisa...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Blasar » 2/2/2011 10:19

Mais duas e faziam-se os Dez Mandamentos. :twisted:

Só gostaria de acrescentar que, entre outras e passe o meu "ar" de Captain Obvious, talvez a primeira razão para se perder dinheiro em bolsa, seja ter esse mesmo dinheiro disponível para o efeito (seja emprestado; roubado; poupanças; etc.). :lol:

Cumprimentos.

Registado: 8/10/2007 9:30

por Bull Bull » 2/2/2011 2:53

aaugustobb Escreveu:
Atomez Escreveu:
aaugustobb Escreveu:
Atomez Escreveu:
Bull Bull Escreveu:O ponto 2 até pode ser positivo, depende ou não se o ciclo principal continua válido, se assim for baixar o preço médio poderá ser positivo.

Nunca. Nesse caso é melhor fechar a posição perdendo algum e depois voltar a abri-la a um preço mais baixo e portanto com maior volume.

Não há nada que "saber". Exatamente porque não "sabemos" o que vai acontecer é que é melhor fechar logo a posição em vez de nos enterrarmos cada vez mais, continuando a observar o comportamento da dita.

Dito de outro modo, perante uma posição que está a perder acho que devemos é perguntar-nos -- "neste momento isto vale x, se eu tivesse esses x em cash na mão, comprava?"

Se a resposta *não* for "sim, sem dúvida" então é melhor fechar e esperar por melhores dias.

E se fecharmos a posição totalmente, a perder, e ela depois começa novamente a subir...e se depois entramos noutra e acontece o mesmo...assim com a estratégia que eu descrevi no meu 1º post, eu fico com uma pequena perca inicial, mas continuo dentro, e ainda com muito capital destinado a essa mesma ação...

é por isso mesmo.
utilizando um stop de inversão não haverá problema se não podemos ter boas perdas por stop mal colocados

Registado: 21/12/2009 18:46

por aaugustobb_69 » 2/2/2011 1:52

Atomez Escreveu:
aaugustobb Escreveu:
Atomez Escreveu:
Bull Bull Escreveu:O ponto 2 até pode ser positivo, depende ou não se o ciclo principal continua válido, se assim for baixar o preço médio poderá ser positivo.

Nunca. Nesse caso é melhor fechar a posição perdendo algum e depois voltar a abri-la a um preço mais baixo e portanto com maior volume.

Não há nada que "saber". Exatamente porque não "sabemos" o que vai acontecer é que é melhor fechar logo a posição em vez de nos enterrarmos cada vez mais, continuando a observar o comportamento da dita.

Dito de outro modo, perante uma posição que está a perder acho que devemos é perguntar-nos -- "neste momento isto vale x, se eu tivesse esses x em cash na mão, comprava?"

Se a resposta *não* for "sim, sem dúvida" então é melhor fechar e esperar por melhores dias.

E se fecharmos a posição totalmente, a perder, e ela depois começa novamente a subir...e se depois entramos noutra e acontece o mesmo...assim com a estratégia que eu descrevi no meu 1º post, eu fico com uma pequena perca inicial, mas continuo dentro, e ainda com muito capital destinado a essa mesma ação...

por aaugustobb_69 » 2/2/2011 1:47

jpmvc Escreveu:
aaugustobb Escreveu:
Trisquel Escreveu:
aaugustobb Escreveu:Ulisses se não te importares, gostava que me desses uma nota (de 0 a 10) a esta minha estratégia... :mrgreen: para eu assim a tentar melhorar... :P

Dou-te uma estratégia que nunca falha!

Defines um montante a investir em determinado titulo, estipulas o valor que estás disposto a perder e é esse mesmo valor que entras como capital inicial, para perderes o que estavas disposto a perder é preciso que a cotação venha a zero o que é quase impossivel então caso o titulo venha no sentido inverso á tua aposta não é preocupante porque fazia parte da estratégia inicial, havia possibilidade de perder esse valor se a tua aposta estiver certa então vai reforçando!

Em produtos alavancados é uma estratégia mais complexa!

Já agora nunca testei em situação real mas ando a testar em simulador e até ao momento como estratégia funciona mas é de sublinhar que se fazes sempre apostas erradas vais perdendo capital, mas é consentido! :mrgreen:

Edit: O nome desta estratégia é o seguinte: "Stop infinito" :lol: :lol:

Mas podes crer que essa estratégia é excelente!!!...eu por acaso já tenho em andamento uma estratégia parecida no BCP...eu estipulei para esse investimento uma quantia de 20.000€...entrei de capital inicial com 5.000€ a 0.58...agora quando o BCP consolidar acima dos 0.70, eu entrarei com o restante capital...e essa margem de lucro inicial, é que me vai servir de stop... 8-)

isso é que é confiança, em que ano? :P

quanto à estratégia depende sempre da robustez mental de cada um, mesmo defenindo um valor para percas nem todos têm estômago a olhar o €€€ a desaparecer!

mas obviamente para quem quer limitar perdas é uma opção muito válida!

Em relação aos 0.70 penso que não estará muito longe...

Em relação ao ter estomago, quem não tiver não pode se meter neste tipo de negócios...mas mesmo que caia, com esta estratégia não tenho qualquer problema...não te esqueças que eu tenho 20.000 para este negocio, e só entrei com capital inicial de 5.000...por isso mesmo que ainda caia 50%, não é nada que me tire o sono... :wink:

por atomez » 2/2/2011 1:34

aaugustobb Escreveu:
Atomez Escreveu:

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por jpmvc » 2/2/2011 1:30

aaugustobb Escreveu:
Trisquel Escreveu:
aaugustobb Escreveu:Ulisses se não te importares, gostava que me desses uma nota (de 0 a 10) a esta minha estratégia... :mrgreen: para eu assim a tentar melhorar... :P

Defines um montante a investir em determinado titulo, estipulas o valor que estás disposto a perder e é esse mesmo valor que entras como capital inicial, para perderes o que estavas disposto a perder é preciso que a cotação venha a zero o que é quase impossivel então caso o titulo venha no sentido inverso á tua aposta não é preocupante porque fazia parte da estratégia inicial, havia possibilidade de perder esse valor se a tua aposta estiver certa então vai reforçando!

Já agora nunca testei em situação real mas ando a testar em simulador e até ao momento como estratégia funciona mas é de sublinhar que se fazes sempre apostas erradas vais perdendo capital, mas é consentido! :mrgreen:

Mas podes crer que essa estratégia é excelente!!!...eu por acaso já tenho em andamento uma estratégia parecida no BCP...eu estipulei para esse investimento uma quantia de 20.000€...entrei de capital inicial com 5.000€ a 0.58...agora quando o BCP consolidar acima dos 0.70, eu entrarei com o restante capital...e essa margem de lucro inicial, é que me vai servir de stop... 8-)

isso é que é confiança, em que ano? :P

quanto à estratégia depende sempre da robustez mental de cada um, mesmo defenindo um valor para percas nem todos têm estômago a olhar o €€€ a desaparecer!

mas obviamente para quem quer limitar perdas é uma opção muito válida!

Registado: 16/1/2011 19:00

por aaugustobb_69 » 2/2/2011 1:22

Trisquel Escreveu:

por Trisquel » 1/2/2011 22:50

Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por aaugustobb_69 » 1/2/2011 17:49

aaugustobb Escreveu:
Atomez Escreveu:

Mas o problema é saber se depois de nós fecharmos a posição se a ação vai continuar a cair, ou se vai inverter e retomar a subida... :?

Por isso a minha estratégia é a seguinte...estabeleço por exemplo 10.000€ para investir numa determinada ação...mas inicialmente eu só entro com metade (5.000€) se a ação ultrapassar a proxima resistencia, eu entro com o restante...mas se a ação for para sentido inverso e fechar abaixo do meu suporte, eu não vendo tudo, vendo apenas metade (2.500€)e esses 2.500€ que vendi, vão servir para eu fazer preço médio, quando eu achar que a ação já caiu uma boa percentagem. Os restantes 5.000€ ficam à espera para reforçar quando eu já tiver lucro nessa ação.

Assim (para mim) penso que é uma boa estratégia...e psicologicamente é de fácil aplicação...não corremos o risco de vender uma posição a perder, e depois de a vender ficarmos de fora do barco a vê-la a subir... :(

Mas aceito ideias para melhorar a minha estratégia... 8-)

Ulisses se não te importares, gostava que me desses uma nota (de 0 a 10) a esta minha estratégia... :mrgreen: para eu assim a tentar melhorar... :P

por migluso » 1/2/2011 12:06

Excelente artigo Ulisses. :clap:
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

Re: 8 razões para perder dinheiro em Bolsa

por saraiva14 » 1/2/2011 11:42

Ulisses Pereira Escreveu:Resolvi reescrever um artigo que tinha escrito há muitos anos atrás: "8 razões para perder dinheiro em Bolsa": http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=465923

Um abraço,
Ulisses

Registado: 29/11/2007 13:03

Re: 8 razões para perder dinheiro em Bolsa

por saraiva14 » 1/2/2011 11:24

Ulisses!
Estou de acordo com tudo, menos com o nº.2: preço médio!
Eu já me safei muitas vezes, comprando para baixar o preço médio!
Quanto a mim, o conselho que você dá não deve ser esse. Para mim, quando alguém se enganou, e comprou uma acção porque ela já estava baixa, em relação aquilo que ele considerava ser o valor da empresa, e ainda assim a acção continuou a descer, e a descer,ele não deve comprar logo, de imediato, mais e mais!| Deve esperar que elas ASSENTEM, que batam no fundo, que atinjam valores inpensáveis e aí, comprar! Claro que é necessário ter capacidade financeira e paciência e nervos, para aguentar!Os melhores resultados que já tive, foi por ter a'coragem' de comprar accões de empresas, das quais já estava a perder, e muito![/url][/list][/list][/code][/quote][/u][/i][/b]

Registado: 29/11/2007 13:03

por aaugustobb_69 » 1/2/2011 11:14

Atomez Escreveu:

Mas o problema é saber se depois de nós fecharmos a posição se a ação vai continuar a cair, ou se vai inverter e retomar a subida... :?

Por isso a minha estratégia é a seguinte...estabeleço por exemplo 10.000€ para investir numa determinada ação...mas inicialmente eu só entro com metade (5.000€) se a ação ultrapassar a proxima resistencia, eu entro com o restante...mas se a ação for para sentido inverso e fechar abaixo do meu suporte, eu não vendo tudo, vendo apenas metade (2.500€)e esses 2.500€ que vendi, vão servir para eu fazer preço médio, quando eu achar que a ação já caiu uma boa percentagem. Os restantes 5.000€ ficam à espera para reforçar quando eu já tiver lucro nessa ação.

Assim (para mim) penso que é uma boa estratégia...e psicologicamente é de fácil aplicação...não corremos o risco de vender uma posição a perder, e depois de a vender ficarmos de fora do barco a vê-la a subir... :(

Mas aceito ideias para melhorar a minha estratégia... 8-)

por Billy Ray Valentine » 31/1/2011 19:47

Bom Artigo, gostei.

Obrigado Ulisses
Imagem

"..Ter dinheiro parado é como deixar o sexo para a velhice.." - Warren Buffett

Registado: 6/10/2008 18:57

por Bull Bull » 31/1/2011 19:31

Atomez Escreveu:

Depende muito da tendencia principal, por exemplo eu costumo muito fazer isso, colocando o meu stop de saída na possível inversão, até lá não tento adivinhar fundos e as vezes compre no movimento da correcção, mas há uma coisa muito importante, é que não se deve abrir posições em força quando o movimento é oposto do nosso mas abrir uma pequena percentagem não irá criar grandes problemas, depois abrimos ai sim em força quando inverter

Registado: 21/12/2009 18:46

por atomez » 31/1/2011 19:21

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Valete » 31/1/2011 18:53

Um factor não explorado, tem a ver com a expectativa de uso do dinheiro que potencialmente poderemos vir a a ganhar. Porque não somos máquinas, e temos sonhos e pesadelos, o medo de perder dinheiro (traduzido em bens e serviços) e ganancia de ter isto e aquilo pode afectar o normal decorrer do trading.

Já muitas vezes pensei coisas do género: "com o dinheiro que aqui perdi, tirava umas belas férias"...
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por bolo » 31/1/2011 17:39

"Tenta. Fracassa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor."
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Ulisses Pereira » 31/1/2011 17:21

Excelentes posts que o artigo gerou.

Trisquel, claramente o 8. A falta de sorte é o que mais me afecta. :) Estou a brincar... Por acaso, acho que, talvez por ter noção deles, tenho conseguido controlar com alguma eficácia estes pecados capitais, embora tenha no passado cometido muitos destes pecados.

A questão da confiança talvez seja mesmo a mais difícil de controlar. É algo que podemos fazer tudo para tentar dominar mas é algo que vem de dentro de nós e que não muda apenas porque queremos...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bolo » 31/1/2011 16:04

a percepção das coisas é sempre parcial e sem a devida preparação conduz-nos a estas pérolas.

Alguns exemplos, no nosso quotidiano, de alguns destes erros crassos ou mitos, apontados pelo Ulisses:

1. a corrida à riqueza: estar no sítio certo à hora certa acontece a alguns, mas não se replicará da mesma forma para todos.
Quando o rumor que ser milionário estava ali do outro lado da montanha, milhares correram para sítios inóspitos sem a devida ou quase nenhuma preparação, transformando a vida numa coisa parecida com um inferno na terra.

2. descer o preço médio: o sonho de encher até ficar de graça. quando se tem um desconto de quantidade, queremos encher o carro até ficar grátis;

8. sorte: deixo uma definição de sorte que gosto particularmente, não por me dar algum jeito em especial, pois coloca a bola do lado do esforço, mas por me parecer bem conseguida:
a sorte é o resultado da conjugação da preparação com a oportunidade.

como se ouve dizer:
+ o conhecimento não se transmite pelos genes;
+ os bons julgamentos provêm da experiência; a experiência provém dos maus julgamentos.

ou seja, preparemos as cabeças se quisermos aprender.

O nosso sistema de auto-defesa mantêm-nos normalmente fechados ao exterior.
As feridas de uma cabeçada são boas e muitas vezes únicas oportunidades para metermos qualquer coisa dentro, por essa via. De preferência, conhecimento. Se soubermos disso, a dor de uma cabeçada pode tornar-se na mais feliz das sirenes!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Musus, rg7803, Shimazaki_2, TTM62 e 182 visitantes