Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

(Off-topic) Aposentação de professores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Aposentação

por psi-20 » 31/12/2010 16:09

artista Escreveu:
jarc Escreveu:Psi 20, essas contas estão mal feitas e tb não é verdade que a tua mãe ficaria a ganhar menos caso fosse professora e ficasse a dar aulas.

Acho que o psi-20 se referia a uma previsível (ou prevista) alteração das regras que fará com que se reforme com condições menos favoráveis se o fizer nos próximos anos... penso que não se referia a ficar a ganhar menos agora se continuar a trabalhar!

abraço

artista

exacto referia-me a pedir a reforma daqui a 2 ou 3 anos, e não a continuar no activo.

Registado: 29/11/2007 12:15

por artista_ » 31/12/2010 15:03

rmachado Escreveu:Disclaimer de "Meu Deus como é possivel eu dizer isto"

Uma das poucas medidas que este governo acertou (embora deva ser melhorada) foi a lei da reforma e o cálculo da mesma que passou a contar com toda a carreira contributiva e entrou com outros factores em conta e penalizou os que se reformam "cedo".

Só tenho pena é que seja a minha geração a levar com isto em cima...

Disclaimer de "Meu Deus como é possivel eu dizer isto"

Pois, a situação era incomportável, o problema é que chegaram tarde de mais a esta conclusão (e só obrigados pelos mercados é que as estão a tomar) e agora não só é preciso corrigi-las, como é preciso cortar ainda mais, em muitos casos, de uma forma injusta e penalizadora, para tudo e para todos!

Com as mudanças que estão na "forja" para o próximo ano lectivo, provavelmente vão mandar uns 15/20 mil (números que eu estou a fazer aqui "em cima do joelho" :?: ) professores para o desemprego, contam fazer o mesmo com ainda menos! :shock: :shock:

Provavelmente haverá professores que já estão no sistema há 10/15 anos, com vínculos precários, que ficarão sem emprego, sem direito a qualquer indemnização... será isto justo?!

abraços e bom ano de 2011

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rmachado » 31/12/2010 12:33

Uma das poucas medidas que este governo acertou (embora deva ser melhorada) foi a lei da reforma e o cálculo da mesma que passou a contar com toda a carreira contributiva e entrou com outros factores em conta e penalizou os que se reformam "cedo".

Só tenho pena é que seja a minha geração a levar com isto em cima...

Registado: 24/8/2004 10:42

Re: Aposentação

por artista_ » 31/12/2010 5:08

jarc Escreveu:Psi 20, essas contas estão mal feitas e tb não é verdade que a tua mãe ficaria a ganhar menos caso fosse professora e ficasse a dar aulas.

Acho que o psi-20 se referia a uma previsível (ou prevista) alteração das regras que fará com que se reforme com condições menos favoráveis se o fizer nos próximos anos... penso que não se referia a ficar a ganhar menos agora se continuar a trabalhar!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Re: .

por mais_um » 30/12/2010 23:22

artista Escreveu:Não conheço a Lei, mas conheço alguns casos que estão longe dos dois que mostraste, tanto na idade como no valor da pensão... o caso da mãe do Psi-20 aproxima-se bem mais da realidade que conheço, por isso tenho alguma dificuldade em perceber/aceitar os contornos dos casos que me mostraste...

De qualquer forma não estou a dizer que não são verídicos, apenas que não conhecendo todos os pormenores da situação eles sugerem que não se enquadram na generalidade dos casos de aposentações de professores... quem me dera que se enquadrassem e que o sistema ainda se mantivesse, nem precisava de tanto, eu nem aos 65 terei direito a esses valores, aliás duvido que alguma vez os atinja no activo :|

Sim, espero bem que não sejam a norma, mas conheço alguns professores que se reformaram nessas condições.

Actualmente essas situações já não são possiveis, foram situações excepcionais para ver se os funcionários publicos se reformavam.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Aposentação

por jarc » 30/12/2010 23:12

Psi 20, essas contas estão mal feitas e tb não é verdade que a tua mãe ficaria a ganhar menos caso fosse professora e ficasse a dar aulas. Para saberes com mais precisão quanto ganharia um professor que se aposentasse aos 56 anos recomendo o simulador da CGA (o novo).
No caso que apresentas é fácil, é uma questão se subtraires 54% ao vencimento actual.

Registado: 23/7/2003 16:05

por artista_ » 30/12/2010 18:16

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
Os dois casos parecem ter contornos políticos (ambas têm ou tiveram funções em Camaras Municipais e/ou Juntas de freguesia) não deixa de ser muito difícil de compreender como é que podem reformar-se com cinquenta e poucos anos... ou melhor, fico inclinado a pensar que serão essas ligações político/partidárias que lhes terão possibilitado tais reformas!? Estarei enganado?

Elas reformaram-se porque a lei asim o permitia, não é por terem estado destacadas nos municipios, mais propriamente na delegação escolar que fez com que tivesses "bonus" na idade da reforma.

Não conheço a Lei, mas conheço alguns casos que estão longe dos dois que mostraste, tanto na idade como no valor da pensão... o caso da mãe do Psi-20 aproxima-se bem mais da realidade que conheço, por isso tenho alguma dificuldade em perceber/aceitar os contornos dos casos que me mostraste...

De qualquer forma não estou a dizer que não são verídicos, apenas que não conhecendo todos os pormenores da situação eles sugerem que não se enquadram na generalidade dos casos de aposentações de professores... quem me dera que se enquadrassem e que o sistema ainda se mantivesse, nem precisava de tanto, eu nem aos 65 terei direito a esses valores, aliás duvido que alguma vez os atinja no activo :|

abraço

artista

por mais_um » 30/12/2010 18:02

artista Escreveu:
Os dois casos parecem ter contornos políticos (ambas têm ou tiveram funções em Camaras Municipais e/ou Juntas de freguesia) não deixa de ser muito difícil de compreender como é que podem reformar-se com cinquenta e poucos anos... ou melhor, fico inclinado a pensar que serão essas ligações político/partidárias que lhes terão possibilitado tais reformas!? Estarei enganado?

Elas reformaram-se porque a lei asim o permitia, não é por terem estado destacadas nos municipios, mais propriamente na delegação escolar que fez com que tivesses "bonus" na idade da reforma.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por artista_ » 30/12/2010 17:54

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:Isso faz-me muita confusão e torna o sistema ainda mais injusto... será que ainda consegues encontrar isso? Eu nunca o vi, tenho uma memória bastante boa, não me esqueceria disso...

Manuela Marques Pereira

Reformei-me em Agosto de 2008. Comecei o ensino no concelho de Óbidos, depois estive oito anos no Bombarral e depois voltei para Óbidos onde estive destacada na Câmara Municipal. Para me reformar voltei ao ensino e estive dois anos em Caldas da Rainha, na Escola da Encosta do Sol.
Vou ter saudades, sobretudo das crianças. Do ensino como está agora, não vou ter saudades. Tenho muita pena, considero que os professores estão a ser muito maltratados pelo Ministério e não mereciam. Eu sinto-me mal como reformada aos 52 anos, vendo os meus colegas que trabalharam tanto como eu e que têm que trabalhar muito mais anos. É uma grande injustiça, deveriam analisar esses casos. As autarquias neste momento têm um papel muito importante em promoverem a imagem dos professores.

http://www.jornaldascaldas.com/index.ph ... ofessores/

Segue outro exemplo por MP.

É que eu não conheço nenhum caso desses, conheço sim alguns como os da mãe do Psi-20, que se podem reformar mais cedo com penalizações... como isto cada vez está pior, as pessoas preferem ter as penalizações e sairem já do sistema, conheci de perto um caso ou outro de professores que até preferiam continuar a trabalhar mas tinham a sensação de que ficariam prejudicados se o fizessem!

abraços

artista

por Mares » 30/12/2010 17:42

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:Em 2007 ela ainda estava ao serviço, por isso reformou-se em 2007. A outra foi em 2008.

Isso faz-me muita confusão e torna o sistema ainda mais injusto... será que ainda consegues encontrar isso? Eu nunca o vi, tenho uma memória bastante boa, não me esqueceria disso...

Mares Escreveu:É necessária uma reavaliação completa de todo o sistema.

Medidas retroactivas visam corrigír erros passados, sendo necessárias para não comprometer-se mais o futuro.

É o único caminho para saír-se do pantâno e moralizar-se todo o sistema.

Concordo inteiramente mas fico com duas dúvidas:

artista Escreveu:1- Haverá algum governo capaz de as vai implementar?!

Não é a primeira vez nem serêmos os únicos...
Quem empresta quer ter garantias e acima de tudo sabem fazer as contas...

artista Escreveu:2- Como é que os governos não se aperceberam da insustentabilidade do sistema?! Será que presumiram que podiam continuar a endividar-se infinitamente? (bem já são 3 dúvidas :) )

abraços

artista

Isso não é importante para os investidores...
(se os politicos são bons/honestos ou não, é problema de quem os elege).

Registado: 20/10/2010 17:33

por mais_um » 30/12/2010 17:29

artista Escreveu:Isso faz-me muita confusão e torna o sistema ainda mais injusto... será que ainda consegues encontrar isso? Eu nunca o vi, tenho uma memória bastante boa, não me esqueceria disso...

Manuela Marques Pereira

Reformei-me em Agosto de 2008. Comecei o ensino no concelho de Óbidos, depois estive oito anos no Bombarral e depois voltei para Óbidos onde estive destacada na Câmara Municipal. Para me reformar voltei ao ensino e estive dois anos em Caldas da Rainha, na Escola da Encosta do Sol.
Vou ter saudades, sobretudo das crianças. Do ensino como está agora, não vou ter saudades. Tenho muita pena, considero que os professores estão a ser muito maltratados pelo Ministério e não mereciam. Eu sinto-me mal como reformada aos 52 anos, vendo os meus colegas que trabalharam tanto como eu e que têm que trabalhar muito mais anos. É uma grande injustiça, deveriam analisar esses casos. As autarquias neste momento têm um papel muito importante em promoverem a imagem dos professores.

http://www.jornaldascaldas.com/index.ph ... ofessores/

Segue outro exemplo por MP.

Um abraço,

Alexandre Santos

por artista_ » 30/12/2010 17:18

mais_um Escreveu:Em 2007 ela ainda estava ao serviço, por isso reformou-se em 2007. A outra foi em 2008.

Isso faz-me muita confusão e torna o sistema ainda mais injusto... será que ainda consegues encontrar isso? Eu nunca o vi, tenho uma memória bastante boa, não me esqueceria disso...

Mares Escreveu:É necessária uma reavaliação completa de todo o sistema.

Medidas retroactivas visam corrigír erros passados, sendo necessárias para não comprometer-se mais o futuro.

Concordo inteiramente mas fico com duas dúvidas:

1- Haverá algum governo capaz de as vai implementar?!

2- Como é que os governos não se aperceberam da insustentabilidade do sistema?! Será que presumiram que podiam continuar a endividar-se infinitamente? (bem já são 3 dúvidas :) )

abraços

artista

por Mares » 30/12/2010 17:13

artista Escreveu:
Mares Escreveu:
Muffin Escreveu:
artista Escreveu:... e por causa desta falta de visão dos políticos, os que produzem agora, têm de trabalhar o dobro e ganhar metade dos que já se reformaram... e mesmo assim provavelmente não chegará! :shock:

Mas o Sr. da Madeira veio para os jornais chamar de ladrões aos que queriam passar uma lei que lhe impediria de acumular reforma com salário...

As medidas poderão ser retroactivas... Exista vontade politica...

Estás a querer dizer o quê? que os pensionistas deveriam perder regalias?

abraço

artista

É necessária uma reavaliação completa de todo o sistema.

Abraço,

Mares.

por mais_um » 30/12/2010 17:08

artista Escreveu:Tens a certeza que isso só foi há 4/5 anos atrás?!

Em 2007 ela ainda estava ao serviço, por isso reformou-se em 2007. A outra foi em 2008.

por artista_ » 30/12/2010 17:04

Mares Escreveu:
Muffin Escreveu:
artista Escreveu:... e por causa desta falta de visão dos políticos, os que produzem agora, têm de trabalhar o dobro e ganhar metade dos que já se reformaram... e mesmo assim provavelmente não chegará! :shock:

Mas o Sr. da Madeira veio para os jornais chamar de ladrões aos que queriam passar uma lei que lhe impediria de acumular reforma com salário...

Estás a querer dizer o quê? que os pensionistas deveriam perder regalias?

abraço

artista

por Mares » 30/12/2010 16:59

Muffin Escreveu:

por artista_ » 30/12/2010 16:41

mais_um Escreveu:
artista Escreveu: Eu conheço muitos bancários e neste sector conheço muitos casos de pessoas que se reformaram na casa dos 40 com pensões chorudas!!

Atenção que os bancários tem (ou tinham )os seus fundos de pensões (não é o Estado que paga), com regras proprias, no entanto reformarem-se na casa dos 40 é obra.

Se calhar por isso é que tem havido algumas transferências dos fundos de pensões do privado para o público! :)

Não sei se é, estou apenas a especular, já ouvi umas conversas sobre o assunto mas nada suficientemente credível...

por artista_ » 30/12/2010 16:38

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:Isso foi há quantos anos?!

4 ou 5 anos.
Num dos enumeros topicos sobre o ensino, onde trocamos argumentos, coloquei o DR onde estava o valor da reforma e um artigo do jornal local que referia a homenagem prestada pelo municipio aos professores que se tinham reformado no ano anterior, onde estava o nome e idade dos docentes.

Tive que colocar essa informação toda porque tu não acreditavas que era possivel. :mrgreen:

Quanto muito eu podia ter dificuldades em compreender, duvido que tenha dito que não acreditava!

Tens a certeza que isso só foi há 4/5 anos atrás?!se foi só torna ainda mais colossal as diferenças introduzidas por este governo, ou melhor, as diferenças já eu sabia que existem e são enormissimas, eu achava é que não tinham sido produzidas num espaço de tempo tão curto... basta veres a minha situação, que não é muito diferente da de muitos que, como eu, entraram para o ensino há 10/15 anos (talvez 10 porque nos 15/16 anos, que estou no ensino, perdi alguns anos por minha opção!)

abraços

artista

por mais_um » 30/12/2010 16:27

artista Escreveu: Eu conheço muitos bancários e neste sector conheço muitos casos de pessoas que se reformaram na casa dos 40 com pensões chorudas!!

Atenção que os bancários tem (ou tinham )os seus fundos de pensões (não é o Estado que paga), com regras proprias, no entanto reformarem-se na casa dos 40 é obra.

por mais_um » 30/12/2010 16:24

artista Escreveu:Isso foi há quantos anos?!

4 ou 5 anos.
Num dos enumeros topicos sobre o ensino, onde trocamos argumentos, coloquei o DR onde estava o valor da reforma e um artigo do jornal local que referia a homenagem prestada pelo municipio aos professores que se tinham reformado no ano anterior, onde estava o nome e idade dos docentes.

Tive que colocar essa informação toda porque tu não acreditavas que era possivel. :mrgreen:

Um abraço,

Alexandre Santos

por Pantone » 30/12/2010 15:02

Registado: 4/1/2004 22:32

por rmachado » 30/12/2010 14:58

mais_um Escreveu:
canguru Escreveu:
psi-20 Escreveu:
Eu estava a falar de reforma anticipada, no caso que estamos a falar com uma perda do valor da reforma de, pelo menos 31,5% por cento. Achas assim tão bom?

Na Grécia, salvo erro reformavam-se com essa idade mas era reforma completa, por isso há uma pequena diferença, não podes comparar alhos com bugalhos...

Eu sabia que a reforma não vinha por completo - aliás, era o que mais faltava. Mas confesso a minha ignorância por nunca pensar que seria possível reformar aos 56 em PT...

À 4 ou 5 anos foi possivel aos FP reformarem-se aos 52 anos , sem penalização na reforma ou com penalização muito baixa, conheço duas professoras que se reformaram aso 52 anos com reforma superior aos 2500€/mês.

Uma das razões do buraco do orçamento...

Registado: 24/8/2004 10:42

por artista_ » 30/12/2010 14:56

... e por causa desta falta de visão dos políticos, os que produzem agora, têm de trabalhar o dobro e ganhar metade dos que já se reformaram... e mesmo assim provavelmente não chegará! :shock:

por artista_ » 30/12/2010 14:54

canguru Escreveu:o que eu critico é que durante anos e anos a função pública (não só mas especialmente) fosse tratada como vaca sagrada, com leis diferentes da do regime geral - já por si benevolente - e cuja factura está a ser paga pela geração que está no activo.

Eu também critico isso, aliás foi muito por essas situações que agora se chegou ao estado em que o país está. Obviamente que a culpa não é de quem aproveitou a culpa é dos governantes que não compreenderam que não se podia viver eternamento de crédito, aumentando a dívida infinitamente!!

Não tenho é dados para verificar onde é que o esbanjamento é maior?! Eu conheço muitos bancários e neste sector conheço muitos casos de pessoas que se reformaram na casa dos 40 com pensões chorudas!!

Abraços

artista

por psi-20 » 30/12/2010 14:33

canguru Escreveu:
psi-20 Escreveu:A minha mãetambém não se pretendia reformar tão cedo.. mas é que se não se reformar este ano para o ano já fica a receber menos. O que é que tu fazias canguru?

psi, não critico a tua mãe nem quem a antecedeu - quem só eu para o fazer.

o que eu critico é que durante anos e anos a função pública (não só mas especialmente) fosse tratada como vaca sagrada, com leis diferentes da do regime geral - já por si benevolente - e cuja factura está a ser paga pela geração que está no activo.

Concordo em absoluto com isso, até há poucos anos os funciónarios público tinha regalias em demasia, e agora tem de se corrigir o erros que se fizeram. Nunca deviam ter tido leis diferentes mas esse erro foi cometido e agora é muito mais difícil corrigi-lo.

Só que o modo como fizeram as coisas quase "obriga" alguns funcionários públicos a pedirem a reforma antecipada...

Mas também não sei de que outro modo se poderiam fazer as "reformas às reformas"...

Registado: 29/11/2007 12:15

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dar Adal, hugob0ss, IX Hispana, latbal, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, novato, nunorpsilva, Olhar Leonino, peterteam2, trilhos2006, yggy e 188 visitantes