Acabar com chumbos será gradual
Parasimpático, o problema também em grande parte no que descreves: falta de vocação. E vejo isso directamente nos meus filhos e nas notas e interesse pelas disciplinas que depende directamente da empatia criada pelos professores. E sei que é exactamente como descreves: quantos de nós, quantas histórias conheces de como bons professores mudaram a vida e definiram a vocação de muitos? infelizmente também conheces o contrário.
(só para te dar uma ideia do que é falta de vontade, aos 4 anos o meu filho ainda não falava de modo que fosse compreensivel. Todas as manhãs, no carro, ia o caminho todo a dizer "eu não quero a Annie(a professora), eu não quero a Annie, eu não quero a Annie". Seis ou sete meses mais tarde, com grande espanto e alegria, a professora anunciou-me que o meu filho já sabia dizer o nome dela.... )
(só para te dar uma ideia do que é falta de vontade, aos 4 anos o meu filho ainda não falava de modo que fosse compreensivel. Todas as manhãs, no carro, ia o caminho todo a dizer "eu não quero a Annie(a professora), eu não quero a Annie, eu não quero a Annie". Seis ou sete meses mais tarde, com grande espanto e alegria, a professora anunciou-me que o meu filho já sabia dizer o nome dela.... )
Post sobre o teste nacional de Física:
http://blasfemias.net/2011/05/21/paixao-pela-educacao/
OK, acredito que tenham ido buscar as perguntas mais fáceis dos testes para ridicularizar, mas isto serão perguntas que se metam num teste nacional ?
http://blasfemias.net/2011/05/21/paixao-pela-educacao/
OK, acredito que tenham ido buscar as perguntas mais fáceis dos testes para ridicularizar, mas isto serão perguntas que se metam num teste nacional ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Dentro de uma sala de aula é cada vez mais difícil motivar uma boa parte dos alunos, se o facilitismo continuar a aumentar acho que chegarei ao dia em que terei de me marimbar para se eles fazem ou não as actividades que proponho... se calhar ainda chegaremos ao dia em que se entra na sala só para cumprir o tempo de formação!
Embora tenha muitas dúvidas em relação a muita coisa, não me parece que seja este o caminho!
Embora tenha muitas dúvidas em relação a muita coisa, não me parece que seja este o caminho!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Se sabe contar até 8 já não tinha negativa no teste de Físico-Química
Será razoável que um aluno do 9.º ano tenha, apenas, de saber contar até 8 para ter nota máxima numa pergunta de um teste?
Saber contar até oito era mais do que suficiente para obter a classificação máxima no teste intermédio de Físico-Química realizado este mês nas escolas.
A abrir o Caderno 2 - Grupo 5 da prova elaborada pelo Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) do Ministério da Educação surgia a seguinte pergunta: "O sistema solar é constituído pelo Sol e pelos corpos celestes que orbitam à sua volta. Atualmente, considera-se que os planetas que fazem parte do sistema solar são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Em 2006, Plutão deixou de ser classificado como um planeta, embora continue a fazer parte do sistema solar. Atualmente, considera-se que o sistema solar é constituído por quantos planetas?"
A pergunta está a deixar os professores perplexos, relançando debate sobre o facilitismo no sistema de ensino, mas há mais.
No Caderno 1 - Grupo 1 da polémica prova, os alunos teriam de saber que a água, a 100 graus centígrados, entra em ebulição em vez de solidificar.
Realizados pela primeira vez no ano lectivo de 2005/2006, os testes intermédios "têm como principais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e, complementarmente, contribuir para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa", informa o gave no seu site.
Mas para o colunista do "Jornal de Notícias ", Manuel António Pina, distinguido este ano com o prémio Camões, "com testes destes, visando aferir o desempenho dos alunos 'por referência a padrões de âmbito nacional' lá se vão o 'direito ao sucesso' desses alunos e a sua rápida entrada no mercado do desemprego".
Fonte: http://clix.expresso.pt/se-sabe-contar- ... ca=f650549
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Só para citar dois...
Escritor e economista brilhantes chumbaram na Escola. Vitorino Nemésio e Aníbal Cavaco Silva chumbaram no equivalente ao 7.º e 9.º Ano actuais respectivamente, e o resultado está à vista....
Cavaco Silva refere mesmo na sua biografia um "marco na sua vida"...
Cumps.


Cumps.
Parassimpático,
Trabalhar muito é bom, esforçar-se mais que a média é excelente... mas acho que o que interessa realmente é atingir os objectivos propostos para a disciplina, ou não concordas?
Imagina que eu vou fazer os 100m contra o Obikwelo
Posso-me matar a correr, dar o litro, esforçar-me o possível e o impossível... ele vai ganhar mesmo que não se esforce particularmente. Quem merece a medalha, eu?
Sou totalmente contra esse proteccionismo que ainda vigora nas escolas de passar os alunos porque 'coitadinho, esforçou-se tanto...". E a pessoa que se esforça tanto vai passando até que um dia chega ao mercado de trabalho com uma formação débil, e nenhum patrão lhe dá trabalho unicamente porque se esforça... o que é que interessa que se esforce se não consegue cumprir o seu papel na empresa?
Claro que podes sempre argumentar que com acompanhamento adequado por parte da professora poderias ter tido um melhor desempenho. Nada contra, não discordo. Agora passar por ser esforçado... não concordo.
Seguindo essa lógica, o caminho para o fim da criminalidade não passa por prender os criminosos, mas sim reintegrá-los na sociedade over and over again, crime após crime, à espera de um resultado diferente right?
Parassimpático Escreveu:Eu trabalhei mais ou menos que os meus colegas?
Esforcei-me mais ou menos que eles?
Merecia chumbar àquela disciplina?
Trabalhar muito é bom, esforçar-se mais que a média é excelente... mas acho que o que interessa realmente é atingir os objectivos propostos para a disciplina, ou não concordas?
Imagina que eu vou fazer os 100m contra o Obikwelo

Sou totalmente contra esse proteccionismo que ainda vigora nas escolas de passar os alunos porque 'coitadinho, esforçou-se tanto...". E a pessoa que se esforça tanto vai passando até que um dia chega ao mercado de trabalho com uma formação débil, e nenhum patrão lhe dá trabalho unicamente porque se esforça... o que é que interessa que se esforce se não consegue cumprir o seu papel na empresa?
Claro que podes sempre argumentar que com acompanhamento adequado por parte da professora poderias ter tido um melhor desempenho. Nada contra, não discordo. Agora passar por ser esforçado... não concordo.
Parassimpático Escreveu:Não imaginam como as pessoas respondem, quando não desistimos delas.
Seguindo essa lógica, o caminho para o fim da criminalidade não passa por prender os criminosos, mas sim reintegrá-los na sociedade over and over again, crime após crime, à espera de um resultado diferente right?
PairOfJacks
Boa tarde!
Também vou dizer coisas…!!!
Sempre tive dificuldade a desenho. Olhava para o lado e via os meus colegas terminarem em trinta minutos uma tarefa, para a qual eu precisava de 2 horas. Claro, trabalho de casa acrescido. Ao partir para a realização de uma tarefa para a qual tinha um baixo conceito de auto eficácia, a tarefa corria ainda pior.
Se pedia ajuda, a professora ajudava?
Não!!!
Porquê?
Porquê para ela eu era um preguiçoso, um insolente, um malcriado…..
Resultado: chumbo.
Eu trabalhei mais ou menos que os meus colegas?
Esforcei-me mais ou menos que eles?
Nem vou responder a estas perguntas.
Merecia chumbar àquela disciplina?
A senhora professora não levantou o rabinho da cadeira uma única vez da cadeira. E posso garantir que estava de facto interessado em aprender.
Para mim era uma vergonha não conseguir realizar tarefas que para os meus colegas pareciam brincadeiras.
Hoje dou por mim a preparar uma viagem a Madrid, propositadamente para contemplar Guernica. Será que foi devido aquele chumbo??!!!
Não!!! Aquele chumbo fez com que me afastasse da arte. Tive que descobrir tudo mais tarde e sozinho.
Mas aprendi algo muito útil: quando um dos meus formandos não atinge os objectivos propostos a responsabilidade não é do formando: é inteiramente minha. Eu, não consegui despertar o interesse daquela pessoa nos assuntos que discutimos, ou a forma de expor o conteúdo não está adequado ao modo de processamento cerebral da pessoa, ou ainda algum outro factor, que é minha função descortinar.
Recorrendo ás teorias e técnicas mainstream, Liderança e Programação Neurolinguística, reformulo a minha postura perante o formando.
Chumbar alguém é o caminho mais fácil. Não chumbar, implica trabalhar ininterruptamente. Significa, não deixar, em nenhuma circunstância, que um aluno ou formando se perca pelo caminho. Nem sempre é possível, mas… compensa e muito o esforço.
Não imaginam como as pessoas respondem, quando não desistimos delas.
Também vou dizer coisas…!!!
Sempre tive dificuldade a desenho. Olhava para o lado e via os meus colegas terminarem em trinta minutos uma tarefa, para a qual eu precisava de 2 horas. Claro, trabalho de casa acrescido. Ao partir para a realização de uma tarefa para a qual tinha um baixo conceito de auto eficácia, a tarefa corria ainda pior.
Se pedia ajuda, a professora ajudava?
Não!!!
Porquê?
Porquê para ela eu era um preguiçoso, um insolente, um malcriado…..
Resultado: chumbo.
Eu trabalhei mais ou menos que os meus colegas?
Esforcei-me mais ou menos que eles?
Nem vou responder a estas perguntas.
Merecia chumbar àquela disciplina?
A senhora professora não levantou o rabinho da cadeira uma única vez da cadeira. E posso garantir que estava de facto interessado em aprender.
Para mim era uma vergonha não conseguir realizar tarefas que para os meus colegas pareciam brincadeiras.
Hoje dou por mim a preparar uma viagem a Madrid, propositadamente para contemplar Guernica. Será que foi devido aquele chumbo??!!!
Não!!! Aquele chumbo fez com que me afastasse da arte. Tive que descobrir tudo mais tarde e sozinho.
Mas aprendi algo muito útil: quando um dos meus formandos não atinge os objectivos propostos a responsabilidade não é do formando: é inteiramente minha. Eu, não consegui despertar o interesse daquela pessoa nos assuntos que discutimos, ou a forma de expor o conteúdo não está adequado ao modo de processamento cerebral da pessoa, ou ainda algum outro factor, que é minha função descortinar.
Recorrendo ás teorias e técnicas mainstream, Liderança e Programação Neurolinguística, reformulo a minha postura perante o formando.
Chumbar alguém é o caminho mais fácil. Não chumbar, implica trabalhar ininterruptamente. Significa, não deixar, em nenhuma circunstância, que um aluno ou formando se perca pelo caminho. Nem sempre é possível, mas… compensa e muito o esforço.
Não imaginam como as pessoas respondem, quando não desistimos delas.
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Re: O continuar da burla.....
Sr_SNiper Escreveu:ferreira10 Escreveu:.Apanho alunos do Ensino Superior que não sabem resolver a seguinte equação banal X+1=4 .Parece que estou a exagerar, mas não estou.
Desculpa-me, mas não acredito. fxxx-sx, não sabem resolver uma equação dessas? Só falta dizer que escrevem o próprio nome com erros... Portugal está perdido...
Tive um professor que não me deu 20 numa frequência, porque tinha trocado uma letra no meu nome. Não foi nada de muito grave mas serviu-me de lição. Tanto assim foi que nunca me esqueci do episódio.
E falando sobre o tópico, com esta medida gradualiza-se a estupidificação da população, que no longo prazo equivale a dizer que se hipoteca todo um país.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
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Coisa mais ridícula, não chumbar os alunos. É por causa dessas facilidades todas que, quando eu dava aulas na Universidade de Aveiro, ficava surpreendido com o baixo nível educacional e intelectual de maior parte dos meus alunos....
Saudações,
Nuno Sobral
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Imóveis no Ceará - Imóveis, casas e apartamentos no Ceará
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pocoyo Escreveu:Eu em parte acho bem.
Para quê estar a reprovar um miudo quando qualquer adulto faz o 12º ano, na boa, nas novas oportunidades.
Sempre se acaba com esta pouca vergonha...
Nem mais...
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s
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Re: O continuar da burla.....
ferreira10 Escreveu:.Apanho alunos do Ensino Superior que não sabem resolver a seguinte equação banal X+1=4 .Parece que estou a exagerar, mas não estou.
Desculpa-me, mas não acredito. fxxx-sx, não sabem resolver uma equação dessas? Só falta dizer que escrevem o próprio nome com erros... Portugal está perdido...
Lose your opinion, not your money
EuroVerde Escreveu:O chumbo tem de ser certeiro! Se o sistema nivelasse por cima, então os resultados seriam uma catástrofe.
Não há que dar facilitismos quando o sistema requer de nós o máximo, para nosso próprio bem a longo prazo. Tendo consciência que levam-se anos a construir obra e 5 minutos a perder reputação caso andassemos distraidos por aí...

O único senão é; pobre dos leões!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
O chumbo tem de ser certeiro! Se o sistema nivelasse por cima, então os resultados seriam uma catástrofe.
Não há que dar facilitismos quando o sistema requer de nós o máximo, para nosso próprio bem a longo prazo. Tendo consciência que levam-se anos a construir obra e 5 minutos a perder reputação caso andassemos distraidos por aí...
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Não há que dar facilitismos quando o sistema requer de nós o máximo, para nosso próprio bem a longo prazo. Tendo consciência que levam-se anos a construir obra e 5 minutos a perder reputação caso andassemos distraidos por aí...
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Isso de não chumbar é uma estupidez, eu chumbei no 9.º ano e foi das melhores coisas que me aconteceu na vida!
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).
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O continuar da burla.....
Quando criticamos estas pseudo-modernices podemos cair no ridículo de ser considerados da velha guarda.Antes de expor a minha opinião direi que no que toca à educação de professores, tive a formação considerada pelo ministério da educação do mais moderno que pode haver.Uma formação de professores, que o ministério anseia que se estenda a todos os profissionais de educação..Baseada nos ensinamentos de pensadores Norte Americanos e outros tais como Ericsson, um psicólogo de referencia a nível mundial.Verdade seja dita, a componente de formação Psico-pedagógica de professores em Portugal sofreu uma revolução na ultima década. E é unanimemente considerada, do mais moderno que se segue fazendo por ai. Os candidatos a professores são treinados em técnicas psicopedagógicas testadas e investigadas durante anos.
Posto isto, a minha opinião relativamente a esta proposta do ministério é a de que ela vai no seguimento do perpetuar da burla em que se transformou o ensino Português.Porquê? Objectivando: Para quem não saiba, para que se conclua um nível de ensino é necessário atingir uma série de objectivos gerais e específicos em cada uma das disciplinas.No que à matemática diz respeito,por ser essa a minha área, um dos muitos objectivos específicos que deverá ser atingido no mínimo no 10º ano, já não falo no 12ºano, é o aluno ser capaz de resolver equações do 1º e 2º graus.Equações e inequações.Apanho alunos do Ensino Superior que não sabem resolver a seguinte equação banal X+1=4 .Parece que estou a exagerar, mas não estou.Primeiro, não sabem que o objectivo da resolução de uma equação é colocar a incógnita sozinha, num dos membros da equação.Em boa verdade, nem membro de uma equação sabem o que é.Ou seja, começam por não saber por onde começar.Depois, interpelam-me insistentemente se devem ou não mudar o sinal do termo número "+1", quando o deslocam do primeiro membro da equação para o segundo membro.O que se está então a passar afinal?Um aluno que chegue ao ensino superior via Matemática B, no decurso do ensino secundário, pode resolver graficamente(usando a calculadora gráfica) esta equação.O saber resolver analiticamente uma equação, também faz parte do rol de objectivos da Matemática B.Mas nas provas nacionais de acesso, o aluno pode indiferentemente resolver por um método ou por outro.O Ministério da educação estabelece a bitola e o sistema responde, relaxando-se.Quem fala neste aspecto, poderia falar num cem número de outras competências gritantes que não são atingidas.Algumas delas, no que concerne aos objectivos gerais, a serem atingidos, levariam a que os educandos, não exibisses tiques de infantilismo impróprios para o nível de ensino em que se encontram.O que é que se chama a isto?Uma burla!
A Esquerda tem um sonho, dirão alguns, muito nobre: o sonho de igualizar a sociedade.Acabando com a separação das classes sociais.Nivelando-as.
Um dos gurus da esquerda é um pensador de nome Durkheim.Um sociólogo notável, considerado o pai da sociologia.Durkheim, dizia de forma muito acertada, que a educação é um factor de mobilidade social.Ou seja, um individuo da classe baixa, pode ascender socialmente por via da educação.E é verdade! Logo, se queremos fazer uma revolução social,como a esquerda defende, mas que não é só apanágio e propriedades dos homens e mulheres de esquerda, tornando-a igualitária, e, de caminho, mais justa, esta ultima parte, isso sim, uma ilusão da esquerda no meu entendimento, é pela educação que temos que começar.Já que a pobreza reproduz a pobreza.Outro chavão de Durkheim.Ou seja, filhos de pais Licenciados tem ou deveriam ter a percepção da importância de estudar.Enquanto que filhos provenientes de agregados familiares cujos pais e familiares não tem estudos., tendem a desvalorizar a importância da necessidade de ter estudos.Se juntarmos a isto, o facto de que jovens provenientes de agregados sociais desfavorecidos estão em desvantagem em relação aos demais.Já que os códigos que existem na escola são os da classe média, temos o coqueteil que leva a que a esquerda queira a massificação do ensino. De caminho têm uma paciência infinita, traduzida em forma de leis, dirigidas aos meninos mal comportados.São mal comportados porque coitadinhos vieram de um meio social desfavorecido.São mal comportados porque a cultura da escola não é a mesma daquela que tinham nos agregados de origem.São mal comportados porque coitados estão em desvantagem relativamente aos demais.etc.Arranjam uma panaceira para todos os males.Da preguiça e falta de vontade é que nunca falam.
A abolição do chumbo, a abolição desse factor de responsabilização do estudante, é mais uma dessas medidas.Já que as demais não funcionaram, estão dispostos a abrir mão de tudo.
Mas façamos uma reflexão: um individuo que está em permanência num café, a enfrascar-se, deverá experimentar uma melhoria da sua qualidade de vida, igual à daquele que passa os dias e fins de semana a estudar? De modo a que por esta via possa melhorar a sua qualidade de vida?Chama-se a isto a meritocracia.A méritocracia não é algo que surja por decreto.Envolve perseverança e trabalho.É isto que a esquerda não percebe.Na ânsia de igualizar a sociedade; na ânsia de concluir esse ideal Marxista Leninista, está disposta a decretar o fim do chumbo.
Finalmente, só quem está fora do sistema de ensino, fechado em gabinetes, é que não consegue perspectivar que o fim dos chumbos, é um factor de desregulação de todo o sistema de Ensino Português.
Temos a paciência infinita e a ingenuidade para considerar que qualquer jovem tem o interesse de concluir o sistema de ensino com sucesso. Já que percepcionamos ser do interesse do jovem.É falso!
Há jovens que vestem a camisola de anti heróis.Se se passa de qualquer maneira, há grupos de jovens que se constituem baseados na cultura do nada fazerem; mas mesmo assim passarem.Passa a ser uma moda.Passa a ser fixe.É algo que passa a fazer parte da sua cultura de grupo; o seu código de valores, com o qual eles se identificam.
E isso é inocente para o sistema de ensino?Não!
À medida que vão passando os anos vão perdendo competências.Ou se quisermos, não atingiram os objectivos estabelecidos em anos anteriores.A indisciplina dentro da sala de aulas acontece quando um aluno olha para o quadro e não percebe nada.Incapaz de tomar atenção àquilo que tem à frente, já que nada percebe, e dado que é incapaz de assumir uma posição passiva impropria para aquelas idades, entrega-se à tarefa de perturbar a aula.Fazendo com que fiquem desatentos os demais colegas. Não é preciso ir a Roma e ao Japão para tirar estas conclusões.
Posto isto, a minha opinião relativamente a esta proposta do ministério é a de que ela vai no seguimento do perpetuar da burla em que se transformou o ensino Português.Porquê? Objectivando: Para quem não saiba, para que se conclua um nível de ensino é necessário atingir uma série de objectivos gerais e específicos em cada uma das disciplinas.No que à matemática diz respeito,por ser essa a minha área, um dos muitos objectivos específicos que deverá ser atingido no mínimo no 10º ano, já não falo no 12ºano, é o aluno ser capaz de resolver equações do 1º e 2º graus.Equações e inequações.Apanho alunos do Ensino Superior que não sabem resolver a seguinte equação banal X+1=4 .Parece que estou a exagerar, mas não estou.Primeiro, não sabem que o objectivo da resolução de uma equação é colocar a incógnita sozinha, num dos membros da equação.Em boa verdade, nem membro de uma equação sabem o que é.Ou seja, começam por não saber por onde começar.Depois, interpelam-me insistentemente se devem ou não mudar o sinal do termo número "+1", quando o deslocam do primeiro membro da equação para o segundo membro.O que se está então a passar afinal?Um aluno que chegue ao ensino superior via Matemática B, no decurso do ensino secundário, pode resolver graficamente(usando a calculadora gráfica) esta equação.O saber resolver analiticamente uma equação, também faz parte do rol de objectivos da Matemática B.Mas nas provas nacionais de acesso, o aluno pode indiferentemente resolver por um método ou por outro.O Ministério da educação estabelece a bitola e o sistema responde, relaxando-se.Quem fala neste aspecto, poderia falar num cem número de outras competências gritantes que não são atingidas.Algumas delas, no que concerne aos objectivos gerais, a serem atingidos, levariam a que os educandos, não exibisses tiques de infantilismo impróprios para o nível de ensino em que se encontram.O que é que se chama a isto?Uma burla!
A Esquerda tem um sonho, dirão alguns, muito nobre: o sonho de igualizar a sociedade.Acabando com a separação das classes sociais.Nivelando-as.
Um dos gurus da esquerda é um pensador de nome Durkheim.Um sociólogo notável, considerado o pai da sociologia.Durkheim, dizia de forma muito acertada, que a educação é um factor de mobilidade social.Ou seja, um individuo da classe baixa, pode ascender socialmente por via da educação.E é verdade! Logo, se queremos fazer uma revolução social,como a esquerda defende, mas que não é só apanágio e propriedades dos homens e mulheres de esquerda, tornando-a igualitária, e, de caminho, mais justa, esta ultima parte, isso sim, uma ilusão da esquerda no meu entendimento, é pela educação que temos que começar.Já que a pobreza reproduz a pobreza.Outro chavão de Durkheim.Ou seja, filhos de pais Licenciados tem ou deveriam ter a percepção da importância de estudar.Enquanto que filhos provenientes de agregados familiares cujos pais e familiares não tem estudos., tendem a desvalorizar a importância da necessidade de ter estudos.Se juntarmos a isto, o facto de que jovens provenientes de agregados sociais desfavorecidos estão em desvantagem em relação aos demais.Já que os códigos que existem na escola são os da classe média, temos o coqueteil que leva a que a esquerda queira a massificação do ensino. De caminho têm uma paciência infinita, traduzida em forma de leis, dirigidas aos meninos mal comportados.São mal comportados porque coitadinhos vieram de um meio social desfavorecido.São mal comportados porque a cultura da escola não é a mesma daquela que tinham nos agregados de origem.São mal comportados porque coitados estão em desvantagem relativamente aos demais.etc.Arranjam uma panaceira para todos os males.Da preguiça e falta de vontade é que nunca falam.
A abolição do chumbo, a abolição desse factor de responsabilização do estudante, é mais uma dessas medidas.Já que as demais não funcionaram, estão dispostos a abrir mão de tudo.
Mas façamos uma reflexão: um individuo que está em permanência num café, a enfrascar-se, deverá experimentar uma melhoria da sua qualidade de vida, igual à daquele que passa os dias e fins de semana a estudar? De modo a que por esta via possa melhorar a sua qualidade de vida?Chama-se a isto a meritocracia.A méritocracia não é algo que surja por decreto.Envolve perseverança e trabalho.É isto que a esquerda não percebe.Na ânsia de igualizar a sociedade; na ânsia de concluir esse ideal Marxista Leninista, está disposta a decretar o fim do chumbo.
Finalmente, só quem está fora do sistema de ensino, fechado em gabinetes, é que não consegue perspectivar que o fim dos chumbos, é um factor de desregulação de todo o sistema de Ensino Português.
Temos a paciência infinita e a ingenuidade para considerar que qualquer jovem tem o interesse de concluir o sistema de ensino com sucesso. Já que percepcionamos ser do interesse do jovem.É falso!
Há jovens que vestem a camisola de anti heróis.Se se passa de qualquer maneira, há grupos de jovens que se constituem baseados na cultura do nada fazerem; mas mesmo assim passarem.Passa a ser uma moda.Passa a ser fixe.É algo que passa a fazer parte da sua cultura de grupo; o seu código de valores, com o qual eles se identificam.
E isso é inocente para o sistema de ensino?Não!
À medida que vão passando os anos vão perdendo competências.Ou se quisermos, não atingiram os objectivos estabelecidos em anos anteriores.A indisciplina dentro da sala de aulas acontece quando um aluno olha para o quadro e não percebe nada.Incapaz de tomar atenção àquilo que tem à frente, já que nada percebe, e dado que é incapaz de assumir uma posição passiva impropria para aquelas idades, entrega-se à tarefa de perturbar a aula.Fazendo com que fiquem desatentos os demais colegas. Não é preciso ir a Roma e ao Japão para tirar estas conclusões.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Claro! que os professores não se sentem bem com toda esta fantochada!
Cada vez as exigencias vão sendo menores e o grau de dificuldade reduzido só para não chumbar alunos...
O que é certo é que antigamente quem tinha a 4ªclasse sabia mais do que hoje alguem com o 9ºano...
Há que reconhecer uma coisa, o antigo modelo soviético de ensino seria o ideal, mas com escala de 0 a 20. e não de 1 a 5! não há comaração possivel é de longe melhor!
Os alunos não estudam nem fazem sacrificios e há valores muito ricos e sábios que se vão perdendo. Talvez os pais desses alunos não tenham ido à tropa e não sabem educar os filhos e assim de geração em geração...
Cada vez as exigencias vão sendo menores e o grau de dificuldade reduzido só para não chumbar alunos...
O que é certo é que antigamente quem tinha a 4ªclasse sabia mais do que hoje alguem com o 9ºano...
Há que reconhecer uma coisa, o antigo modelo soviético de ensino seria o ideal, mas com escala de 0 a 20. e não de 1 a 5! não há comaração possivel é de longe melhor!
Os alunos não estudam nem fazem sacrificios e há valores muito ricos e sábios que se vão perdendo. Talvez os pais desses alunos não tenham ido à tropa e não sabem educar os filhos e assim de geração em geração...
Pata-Hari Escreveu:O engraçado é que nunca se falou sequer numa cas componentes fundamentais dessa adaptação do ensino às capacidades e desejos dos alunos, e que é criar um ensino "médio", de menor grau de exigência académico, dentro das escolas. Na maior parte dos países nomeados, muitos alunos enveredam por ensino técnico e a escola proporcionam educação com um nível adaptado a isso.
Houve a tentativa de fazer isso (e bem) com os cursos profissionais e tecnico profissionais mas infelizmente as pessoas que definem os programas no ministério estão a anos luz da vida real. Aliás, até me custa perceber que raio de gente é aquela...
Tenho um primo meu, professor de português, que este ano leccionou Português num curso profissional de electricidade e os Lusiadas e poesia do seculo XX faziam parte do programa.
Segundo ele são alunos que até têm dificuldade em ler e interpretar um manual de instruções e ler um livro da colecção "Uma aventura" já seria provavelmente um record. Já podem imaginar o aproveitamento...
O Nuno Crato está farto de bater neste ponto no programa Plano Inclinado.
O engraçado é que nunca se falou sequer numa cas componentes fundamentais dessa adaptação do ensino às capacidades e desejos dos alunos, e que é criar um ensino "médio", de menor grau de exigência académico, dentro das escolas. Na maior parte dos países nomeados, muitos alunos enveredam por ensino técnico e a escola proporcionam educação com um nível adaptado a isso.
Para mim isto é mais uma medida política que em Portugal só ia servir para:
1 - Desincentivar o mérito e o empenho igualando-o a todos os outros
2 - Enganar os números da estatística de insucesso escolar
3 - Oferecer maior (não melhor) escolaridade a todos, inundando o mercado de trabalho com individuos pior preparados mas com maior nível de escolaridade
4 - Permitir futuramente uma redução de salários através de uma oferta muito superior de individuos para determinadas funções, retirando consequentemente poder a classes trabalhadoras e sindicatos
Por fim, isto vai ser uma trapalhada que não vai dar em nada, porque Portugal não tem estrutura nem mentalidade comparável a outros países onde isto esteja aplicado.
1 - Desincentivar o mérito e o empenho igualando-o a todos os outros
2 - Enganar os números da estatística de insucesso escolar
3 - Oferecer maior (não melhor) escolaridade a todos, inundando o mercado de trabalho com individuos pior preparados mas com maior nível de escolaridade
4 - Permitir futuramente uma redução de salários através de uma oferta muito superior de individuos para determinadas funções, retirando consequentemente poder a classes trabalhadoras e sindicatos
Por fim, isto vai ser uma trapalhada que não vai dar em nada, porque Portugal não tem estrutura nem mentalidade comparável a outros países onde isto esteja aplicado.
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