Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Empregados, precisam-se!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O problema é a Falta de Regulação

por AlphaDraconisEP » 19/7/2010 11:27

JRTRADER Escreveu:Muito se fala sobre este tema, todos se "atacam" uns aos outros, temos assistido à velha táctica do "dividir para reinar"...

Uns dizem que o problema é a falta de produtividade dos trabalhadores, outros dizem que a culpa é dos patrões que não se modernizam, outros dizem que a culpa é dos professores, outros que é dos bancos que levaram ao crash, agora a culpa é da dívida dos Estados e finalmente os últimos desenvolvimentos apontam a culpa para os funcionários públicos...

e assim continuam os episódios das novelas...

A verdade é que o verdadeiro problema é a falta de regulação!

Falta de regulação de praticamente tudo! O RSI se é regulado é mal regulado, o subsídio desemprego e por aí adiante, mas não só!! Qualquer pessoa que dê um passeio a pé por Lx (é apenas um exemplo de como é fácil verificar) apercebe-se que a grande maioria do mercado não é regulado e que praticamente ninguém paga impostos (ou pelo menos o que deviam) e antes que alguém me acuse de falar de cor, aconselho a fazerem umas visitas por exemplo à rua do Benformoso e toda a área do Martim Moniz (apenas um exemplo) e alguém que me diga se a ASAE por acaso alguma vez foi visitar aqueles restaurantes ou se alguma vez alguém foi verificar se alguma das lojas (a rua é praticamente só lojas) passa facturas ou até mesmo se estão registadas... é tão escandaloso que até assusta!!!

O pior é que depois, cada vez que aparece uma crise, uma pseudocrise ou algo semelhante a solução é sempre a mesma: Aumenta-se impostos da meia dúzia e única que os paga!!! quem não paga (e é a maioria) certamente que não fica muito preocupada.
Temos assistido a sucessivos governos com demasiados interesses instalados para atacar este problema (que até resolvia 2 problemas num só: contratavam-se desempregados com formação e ao fim de poucos meses este investimento estaria amortizado com maior regulação e contribuição de toda ou quase toda sociedade que neste momento não contribui para nada)...falta de vontade política ou interesses instalados?

Mas não acaba aqui... querem a globalização sem regulação não é... quem está neste momento a regular os mercados? e qd digo mercados não falo dos mercados financeiros, falo de todos os mercados que agora são globais? qual é a instituição ou instituições (com verdadeiro poder de intervenção) que tem estado a regular os mercados? eu tomo a liberdade responder já que trabalhei nesta área: nenhuma!!! aqui está a resposta aos grandes problemas que nos têm afectado.

Depois podem vir uns dizerem que problema é funcionarios publicos, que temos reduzir salarios, que são os bancos etc só estão perder o tempo.

Não precisamos de menos Estado, é exactamente o contrário... Se hoje existem multinacionais com mais poder, as entidades reguladoras têm de acompanhar também elas com maior poder de intervenção. De nada adianta por exemplo uma ONU que não tem poder real para intervir (apenas se baseia nas declarações e na boa fé...muito pouco) e de nada adianta uma Comissão Europeia que tem regras de regulação dos mercados se depois não consegue de facto obrigar Estados ao seu cumprimento...

REGULAÇÃO é a única coisa que é necessária... a nível local, regional, nacional e internacional em Todas as áreas!!!

Eu colocava antes que a o problema é falta de educação de patrões e empregados...., em fim da maioria dos portugueses... :(
Vive uma vida de cada vez.

Registado: 17/5/2010 18:24

O problema é a Falta de Regulação

por jrtrader1 » 19/7/2010 11:17

Muito se fala sobre este tema, todos se "atacam" uns aos outros, temos assistido à velha táctica do "dividir para reinar"...

Uns dizem que o problema é a falta de produtividade dos trabalhadores, outros dizem que a culpa é dos patrões que não se modernizam, outros dizem que a culpa é dos professores, outros que é dos bancos que levaram ao crash, agora a culpa é da dívida dos Estados e finalmente os últimos desenvolvimentos apontam a culpa para os funcionários públicos...

e assim continuam os episódios das novelas...

A verdade é que o verdadeiro problema é a falta de regulação!

Falta de regulação de praticamente tudo! O RSI se é regulado é mal regulado, o subsídio desemprego e por aí adiante, mas não só!! Qualquer pessoa que dê um passeio a pé por Lx (é apenas um exemplo de como é fácil verificar) apercebe-se que a grande maioria do mercado não é regulado e que praticamente ninguém paga impostos (ou pelo menos o que deviam) e antes que alguém me acuse de falar de cor, aconselho a fazerem umas visitas por exemplo à rua do Benformoso e toda a área do Martim Moniz (apenas um exemplo) e alguém que me diga se a ASAE por acaso alguma vez foi visitar aqueles restaurantes ou se alguma vez alguém foi verificar se alguma das lojas (a rua é praticamente só lojas) passa facturas ou até mesmo se estão registadas... é tão escandaloso que até assusta!!!

O pior é que depois, cada vez que aparece uma crise, uma pseudocrise ou algo semelhante a solução é sempre a mesma: Aumenta-se impostos da meia dúzia e única que os paga!!! quem não paga (e é a maioria) certamente que não fica muito preocupada.
Temos assistido a sucessivos governos com demasiados interesses instalados para atacar este problema (que até resolvia 2 problemas num só: contratavam-se desempregados com formação e ao fim de poucos meses este investimento estaria amortizado com maior regulação e contribuição de toda ou quase toda sociedade que neste momento não contribui para nada)...falta de vontade política ou interesses instalados?

Mas não acaba aqui... querem a globalização sem regulação não é... quem está neste momento a regular os mercados? e qd digo mercados não falo dos mercados financeiros, falo de todos os mercados que agora são globais? qual é a instituição ou instituições (com verdadeiro poder de intervenção) que tem estado a regular os mercados? eu tomo a liberdade responder já que trabalhei nesta área: nenhuma!!! aqui está a resposta aos grandes problemas que nos têm afectado.

Depois podem vir uns dizerem que problema é funcionarios publicos, que temos reduzir salarios, que são os bancos etc só estão perder o tempo.

Não precisamos de menos Estado, é exactamente o contrário... Se hoje existem multinacionais com mais poder, as entidades reguladoras têm de acompanhar também elas com maior poder de intervenção. De nada adianta por exemplo uma ONU que não tem poder real para intervir (apenas se baseia nas declarações e na boa fé...muito pouco) e de nada adianta uma Comissão Europeia que tem regras de regulação dos mercados se depois não consegue de facto obrigar Estados ao seu cumprimento...

REGULAÇÃO é a única coisa que é necessária... a nível local, regional, nacional e internacional em Todas as áreas!!!
Bolsa e Mercados Financeiros: http://jr-trader.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 2:37

por mancargon » 19/7/2010 0:37

He´pá, eu estou numa aldeia a 11 kms. Mas vamos combinar! aqui fica o meu msn para ti e para os outros companheiros de luta: mancargon@hotmail.com
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

por Sr_SNiper » 19/7/2010 0:30

mancargon Escreveu:Será que li uma fresquinha para aí em qualquer lado?

Mancargon, estou a postar de santiago do cacem :)
Perto do Montepio...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por mancargon » 19/7/2010 0:26

Será que li uma fresquinha para aí em qualquer lado?
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

por Elias » 19/7/2010 0:25

canguru Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
canguru Escreveu:Sniper, a sério... I rest my case.

Independentemente de tudo, amigos como dantes :) e pago-te uma fresquinha quando passares por estes lados...

Talvez passe mais cedo do que pensas.

Anyway, podes levar amigas à vontade para essa fresquinha...

Lol, o post está a passar gradualmente do tema "empregados precisam-se" para o tema "empregadas são bem-vindas" :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por canguru » 19/7/2010 0:22

Sr_SNiper Escreveu:

Independentemente de tudo, amigos como dantes :) e pago-te uma fresquinha quando passares por estes lados...

Talvez passe mais cedo do que pensas.

Anyway, podes levar amigas à vontade para essa fresquinha...

Registado: 6/4/2008 22:41

por Sr_SNiper » 19/7/2010 0:16

por canguru » 19/7/2010 0:11

Sniper, a sério... I rest my case.

por Sr_SNiper » 18/7/2010 23:54

E para complementar digo-te que sou de Braga, por isso não me venhas falar em zonas deprimidas e em dificuldades.

E aproveita e lê a coluna semanal do Miguel Sousa Tavares no expresso desta semana que está muito boa

por Sr_SNiper » 18/7/2010 23:49

canguru Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
canguru Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Este caso é exactamente igual, se eu ganho mil subsídios sem fazer nada e posso passar o dia no cafe calmo e tranquilo para que é que vou trabalhar se vou ter chatices, despesas de transporte e não sei o quê e vou só ganhar 50 ou 100 euros mais???

Chamem-me o que quiserem... se fosse eu ficava no café tranquilo com os meus subsidios estatais e não me venham falar em trabalho... isso do trabalho é para os parvos...

Casal que mora no Vale do Ave. Ela com 40, ele com 45.
Habilitações: 4ª classe.
Anos de formação profissional: zero.
2 Filhos menores em idade escolar.
Fábrica onde trabalhavam fechou.
Fábricas similares de calçado e texteis encerraram.
Não há qualquer tipo de trabalho na região para o seu nível de instrucção e formação.
Súbsidio de desemprego acabou.

Sniper, este casal deve ter apoio social ou não?

Se entramos por perguntas retóricas deixo aqui a minha:

Devem estas 23 pessoas receber rendimento mínimo?
-----------------------------------------------

Uma rede de traficantes de armas que colocava no mercado negro todo o tipo de armamento e munições foi desmantelada pela Polícia Judiciária, avança o Correio da Manhã
Os membros desta rede viviam vidas de luxo mas recebiam quase todos o rendimento mínimo garantido Foram detidas 23 pessoas, entre elas uma mulher, e realizadas 50 buscas, escreve o Correio da Manhã.

Nenhum destes suspeitos tem emprego, mas apresentam um nível de vida extremamente elevado. Por exemplo, um dos detidos vive numa moradia avaliada em 500 mil euros e tem um Mercedes que custa cerca de cem mil.

Porém, apesar da vida de luxo, o grupo não abdicou de receber o rendimento mínimo. Os suspeitos vendiam armas entre os 200 e os 50 mil euros e tratava-se de um negócio de família.

É essa a tua argumentação?

Achas as situações comparáveis?

Tristeza!

Aconselho-te a passares pelo Vale do Ave ou por outras zonas altamente deprimidas do nosso país.

By the way, quem é que te paga o ordenado?

Acho perfeitamente comparavel, são duas perguntas retóricas.
Viste-me defender que se devia acabar com tudo e que não se devia dar subsidios a ninguem ??? Vê se te acalmas um pouco, toda a minha familia trabalha por conta própria e é simultaneamente patrão e empregado de si mesmo ( trabalham na agricultura, já deve dar para perceber que não nasci em berço de ouro )
Eu disse e reafirmo que se fosse comigo também não ia trabalhar, porque só vai quem é parvo.

por canguru » 18/7/2010 23:37

Sr_SNiper Escreveu:
canguru Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Este caso é exactamente igual, se eu ganho mil subsídios sem fazer nada e posso passar o dia no cafe calmo e tranquilo para que é que vou trabalhar se vou ter chatices, despesas de transporte e não sei o quê e vou só ganhar 50 ou 100 euros mais???

Chamem-me o que quiserem... se fosse eu ficava no café tranquilo com os meus subsidios estatais e não me venham falar em trabalho... isso do trabalho é para os parvos...

Não há qualquer tipo de trabalho na região para o seu nível de instrucção e formação.

Uma rede de traficantes de armas que colocava no mercado negro todo o tipo de armamento e munições foi desmantelada pela Polícia Judiciária, avança o Correio da Manhã
Os membros desta rede viviam vidas de luxo mas recebiam quase todos o rendimento mínimo garantido Foram detidas 23 pessoas, entre elas uma mulher, e realizadas 50 buscas, escreve o Correio da Manhã.

Nenhum destes suspeitos tem emprego, mas apresentam um nível de vida extremamente elevado. Por exemplo, um dos detidos vive numa moradia avaliada em 500 mil euros e tem um Mercedes que custa cerca de cem mil.

Porém, apesar da vida de luxo, o grupo não abdicou de receber o rendimento mínimo. Os suspeitos vendiam armas entre os 200 e os 50 mil euros e tratava-se de um negócio de família.

É essa a tua argumentação?

Achas as situações comparáveis?

Tristeza!

Aconselho-te a passares pelo Vale do Ave ou por outras zonas altamente deprimidas do nosso país.

By the way, quem é que te paga o ordenado?

por Sr_SNiper » 18/7/2010 23:20

canguru Escreveu:

por Elias » 18/7/2010 23:14

canguru Escreveu:Sniper, este casal deve ter apoio social ou não?

Não sou o Sniper mas meto a colherada... :mrgreen:

Pessoalmente acho que deveriam ter direito a apoio social, mas com formação compulsiva para melhorarem as hipóteses de recolocação no mercado de trabalho. Se faltassem à formação acabavam-se os apoios.

por canguru » 18/7/2010 23:11

por Sr_SNiper » 18/7/2010 22:57

Ernâni Lopes apontou: "Olhem para as SCUT, nunca mais conseguem pôr as SCUT a pagar. Porque, primeiro, é o Zé que tem de ter isenção e não sei que mais. Ainda o Zé não tem e já o Manuel desata aos berros. O Zé e o Manuel estão ainda a gritar e vêm mais cinquenta... Ou seja, o resultado final é que só vai pagar quem for parvo".

Este caso é exactamente igual, se eu ganho mil subsídios sem fazer nada e posso passar o dia no cafe calmo e tranquilo para que é que vou trabalhar se vou ter chatices, despesas de transporte e não sei o quê e vou só ganhar 50 ou 100 euros mais???

por Elias » 18/7/2010 22:04

ferradura Escreveu:A produtividade que nos querem fazer acreditar, é que trabalhamos pouco.

Não é bem isso.
O problema é que produzimos pouco (em termos de cadeia de valor).

ferradura Escreveu:Um taxista em Paris guia mais depressa que um em Lisboa ?

Este exemplo não é bom, porque os preços das corridas de táxis são fixadas por portaria. Não há mercado a funcionar livremente.

ferradura Escreveu:Um médico em Portugal opera mais lentamente que um americano ?

Este exemplo também não é bom porque o SNS é financiado pelo Estado. É certo que há sector privado, mas as pessoas com menos posses vão ao sector público e não têm de pagar.
(Nota: Não sei quanto ganha um médico no sector público nos EUA, mas convém lembrar que muitos médicos portugueses acumulam público com privado)

ferradura Escreveu:Renda: 300
Infantário: 550 (duas crianças)
luz, gás, tvcabo: 150
ALimentação (só praça): 300 €
Peixe e carnes: 180 €

Tudo somado: 1480 €

Nem, 500, nem 600, nem 700, LIMPOS por mês e por cada um chegaria para pagar as contas.

Este exemplo é curioso. Se um deles ganha o salário mínimo (475) e o infantário custa 550, então seria melhor negócio deixar de trabalhar: deixaria de receber 475, mas pouparia 550 com o infantário mais os 40 euros do passe. Ou seja, resolveria o problema de 115 euros por mês e com o benefício de adicional de estar mais tempo com os filhos (isso é algo que não tem preço e seria certamente bom para as crianças!)

Quanto à TV Cabo, é certo que cada um sabe de si mas é algo que tenho dificuldade em entender: como é que uma família com tantas dificuldades se dá ao luxo de ter TV por cabo? Olha eu não sou rico (embora não viva exactamente debaixo da ponte) mas não tenho TV Cabo. Já tive e larguei há um ano e meio - cheguei à conclusão que não fazia falta.

Os valores da luz e do gás também me parecem muito exagerados. Se a TV Cabo for 30 euros como imagino, sobra 120 para electricidade + gás (60 para cada um?). Desconheço o padrão de consumo, mas estes valores são manifestamente elevados para uma família como a que descreves. Hoje em dia é possível fazer poupanças substanciais em electricidade mudando para um contador bi-horário. E o gás é totalmente dispensável se for substituído por um termo-acumulador, os banhos ficam muito mais baratos.

Como vês há muitas formas de reduzir a factura, mas nem toda a gente pára para pensar e fazer as contas. Falas de poupança mas a poupança começa em casa, reduzindo o desperdício.

por ferradura » 18/7/2010 21:35

Caro Elias...produtividade...
tecnicamente é o quociente do custo de produção com a margem de venda (mais ou menos isso).

A produtividade que nos querem fazer acreditar, é que trabalhamos pouco.

Vejamos:
Um caixa de supermercado em frança trabalha mais do que um português ?...coloca as compras mais depressa ? faz as contas de cabeça mal vê as compras ?

Um taxista em Paris guia mais depressa que um em Lisboa ?

Um médico em Portugal opera mais lentamente que um americano ?

Além disso, não estamos a contar com a dinheiro necessário p+ara fazer mexer a economia.

Sem houver alguma folga, poderá haver a comprea de um livro, uma ida ao teatro, etc, etc, etc.

Além de que é vital haver uma taxa de poupança, de modo a minimizar riscos de pobreza.

Vejamos um caso real (não é o meu, mas de um familiar):

Renda: 300
Infantário: 550 (duas crianças)
luz, gás, tvcabo: 150
ALimentação (só praça): 300 €
Peixe e carnes: 180 €

Tudo somado: 1480 €

P.S:Não têm carro porque não dá.

Nem, 500, nem 600, nem 700, LIMPOS por mês e por cada um chegaria para pagar as contas.

Diga-me, com viver ?

Valerá a pena ir trabalhar, pagar o passe (ás vezes mais de 40€), para receber...475 € ?

Registado: 5/4/2010 21:14

por Elias » 18/7/2010 21:02

ferradura,

Estás aqui a misturar uma data de coisas:

ferradura Escreveu:Salério justo (minimo deverá obdecer a um critério).
SOLTEIRO:

-(por pessoa sem familia)

Alimentação 7€ dia
Renda de casa: 150 €
Luz, transportes, agua, gás: 50€
Outros items (médico, medicamentos, roupa): 40 €
Então o ordenado minimo deveria ser:

7*30+150++50+40=457 €

Mas o salário mínimo já é de 475 euros, logo é superior ao valor que indicas.

ferradura Escreveu:CASADO COM 2 filhos

Alimentação 10€ dia
Luz, transportes, agua, gás: 60€
Outros items (médico, medicamentos, roupa): 80 €
Infantário, escola, actividades:150 €
729 €

Então e o cônjuge? Não contribui para o rendimento familiar?

ferradura Escreveu:Somando os dois e fazendo a sua média:
593 €

mas que média é esta? isto significa o quê? desde quando chegas a um salário mínimo fazendo a média entre as necessidades de um solteiro e um casado???

ferradura Escreveu:Por isso, salários de 420 euros para um pai de familia...

Onde foste buscar os 420? O salário mínimo é de 475.

ferradura Escreveu:Se querem ter colaboradores, ajustem o preço,que é como se faz, ou seja paguem melhor.Existe um limite para tudo !

Conforme já escrevi lá atrás, o problema não são os salários baixos, mas sim a falta de produtividade.

por ferradura » 18/7/2010 20:56

Salério justo (minimo deverá obdecer a um critério).
Um exemplo:

SOLTEIRO:

-(por pessoa sem familia)

Alimentação 7€ dia
Luz, transportes, agua, gás: 50€
Outros items (médico, medicamentos, roupa): 40 €

7*30+150++50+40=457 €

CASADO COM 2 filhos

Alimentação 10€ dia
Luz, transportes, agua, gás: 60€
Outros items (médico, medicamentos, roupa): 80 €
Infantário, escola, actividades:150 €
729 €

Somando os dois e fazendo a sua média:
593 €

Os valores apresentados, são meramente indicativos, e não permitem quase nenhuma taxa de poupança.

Por isso, salários de 420 euros para um pai de familia...

Se querem ter colaboradores, ajustem o preço,que é como se faz, ou seja paguem melhor.Existe um limite para tudo !

Registado: 5/4/2010 21:14

por caracinha » 18/7/2010 20:49

Valete Escreveu:Em Portugal não se trabalha pouco. Conheço poucos no privado a trabalhar menos de 8 horas por dia. O problema é que se trabalha mal.

Muito e mal não é melhor que menos e bom. E aqui, a grande responsabilidade é dos patrões que temos, que não sabem definir regras e objectivos claros aos seus trabalhadores. Já para não falar na desorganização interna das empresas que leva a ineficiências e gastos de dinheiro e tempo absurdos.

No conceito de empresa tradicional em que o patrão manda e o empregado obedece piamente, a culpa da falta de produtividade está do lado do empregador. O empregado só fará o que lhe mandam, se fizer mal, contrate outro... mas a pagar mais.

Isto não é uma critica - é apenas uma constatação de algumas empresas em Portugal - até porque se a empresa tem um dono, a casa é dele não tenho que exigir nada. Até porque, por outro lado enquanto trabalhador, a falta de eficiência e controlo leva a menos exigência e a uma vida laboral mais relaxada.

parece a empresa onde trabalho o meu chefe ganha 10000 euros mes se paga-se os gastos que gera teria de pagar para trabalhar :mrgreen:

Registado: 23/6/2009 21:43

por nk667 » 18/7/2010 20:02

Lion_Heart Escreveu:
Porque em vez de pagar 465€ a um padeiro não pagar 0.03 centimos por pao feito?

Entao nao chegariam as emcomendas para a produçao... tinha-mos de exportar pao :mrgreen:

Registado: 3/5/2010 21:32

por Lion_Heart » 18/7/2010 19:35

Vamos la ver uma coisa.

1º De que zona do Pais falamos?

2º O Salario? Neste País inguem vai sair do fundo de desemprego ou rsi para ganhar pouco mais.

Um patrão que não consiga pagar ao trabalhador 500€ de salario não vai sobreviver.

Um empregado que quer viver as custas do patrão vai levar a empresa a falência.

O problema esta em encontrar o meio termo.

Incentivar o trabalhador a produzir , dando incentivos e não esmagar o patrao em impostos e empregos para toda a vida.

Num País socialista como o nosso cheio de sanguessugas ,que não querem saber se a empresa onde trabalham esta bem ou não mas que sabem que estao la para toda a vida e os direitos que tem so pode dar no que estamos a ver.

Num País onde alguns patroes esmagam os salarios e nao dao bonus ou incentivos e reclamam sempre que se pede um aumento mas depois andam de ferrari ou mercedes também não esta certo.

Portanto,para mim o mercado tem que ser flexivel , incentivar a produção e dar bonus.

Porque em vez de pagar 465€ a um padeiro não pagar 0.03 centimos por pao feito?

Porque em vez de pagar 1000€ a um f. publico nao pagar 10€ por cada pessoa bem atentida por esse funcionario?

Coisas deste genero
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 18/7/2010 19:04

Valete,

Excelente resumo! Subscrevo na íntegra.

1 abraço,
Elias

por Valete » 18/7/2010 18:45

Em Portugal não se trabalha pouco. Conheço poucos no privado a trabalhar menos de 8 horas por dia. O problema é que se trabalha mal.

Muito e mal não é melhor que menos e bom. E aqui, a grande responsabilidade é dos patrões que temos, que não sabem definir regras e objectivos claros aos seus trabalhadores. Já para não falar na desorganização interna das empresas que leva a ineficiências e gastos de dinheiro e tempo absurdos.

No conceito de empresa tradicional em que o patrão manda e o empregado obedece piamente, a culpa da falta de produtividade está do lado do empregador. O empregado só fará o que lhe mandam, se fizer mal, contrate outro... mas a pagar mais.

Isto não é uma critica - é apenas uma constatação de algumas empresas em Portugal - até porque se a empresa tem um dono, a casa é dele não tenho que exigir nada. Até porque, por outro lado enquanto trabalhador, a falta de eficiência e controlo leva a menos exigência e a uma vida laboral mais relaxada.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21, Google Feedfetcher, Ze nabo e 100 visitantes