Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Colocação de Stop loss!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LTCM » 24/6/2010 13:10

Drecksack Escreveu:Parabéns, pois deves ser o único seguidor.

Julgo que ao Drecksack lhe escapou isto.

canguru Escreveu: Subscrevo a questão, sendo que com as rendibilidades que atingiu no seu 'período de aprendizagem' ofereço de bandeja 50% dos lucros que obtenha com a minha carteira.

Parabéns a que prepósito? :roll:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por MatildeSerrano » 24/6/2010 12:58

LTCM Escreveu:
EuroVerde Escreveu: Em termos AF faz sentido o que fiz.

Não. Não faz porque para isso tinha que contar com a Margin of Safety que o EuroVerde, pequeno investidor sem informação privilegiada, desconhece se existe ou não.

Apesar de tudo isso, aos poucos, estou a tornar-me seu fã.

Questiono novamente aceita gerir OPM?

Abraço e bons negócios

Parabéns, pois deves ser o único seguidor.

Registado: 30/6/2008 20:42

por LTCM » 24/6/2010 12:44

yabadoo Escreveu:
LTCM Escreveu:Questiono novamente aceita gerir OPM?

Abraço e bons negócios

OPM = Other People Money ?

Exactamente :wink:
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por canguru » 24/6/2010 10:07

LTCM Escreveu:Apesar de tudo isso, aos poucos, estou a tornar-me seu fã.

Subscrevo a questão, sendo que com as rendibilidades que atingiu no seu 'período de aprendizagem' ofereço de bandeja 50% dos lucros que obtenha com a minha carteira.

Registado: 6/4/2008 22:41

por yabadoo » 24/6/2010 9:10

LTCM Escreveu:Questiono novamente aceita gerir OPM?

Abraço e bons negócios

OPM = Other People Money ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por LTCM » 24/6/2010 3:35

EuroVerde Escreveu: Em termos AF faz sentido o que fiz.

Não. Não faz porque para isso tinha que contar com a Margin of Safety que o EuroVerde, pequeno investidor sem informação privilegiada, desconhece se existe ou não.

Apesar de tudo isso, aos poucos, estou a tornar-me seu fã.

Abraço e bons negócios

Martifer

por AxeRiver » 24/6/2010 2:53

Euro, eu não escrevi que detinhas posições naquela cotada. As últimas 20 páginas do tópico Martifer são de pessoas que tinham a certeza que a cotada iria subir e que preferiram não colocar stops. Isto só para contradizer a tua tese "que o mercado não tinha razão".

Estive agora mesmo a ler ao acaso a página 94. Gente a tomar posição, outros a reforçar para "baixar o preço médio" quando cotava a 2,94€ ( por outras palavras "perder mais dinheiro" ). Hoje está a 1,90€. E os stops? muitos deles ainda estão lá entalados!

AxeRiver
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por EuroVerde » 24/6/2010 2:41

Axe, porquê Martifer?!!!!

Se me tens lido, sabes bem que nunca tive acções de tal empresa e o que tenho defendido é que a empresa apresenta um preço alto desde que está cotada.
Nada me faria entrar a estes preços baseado em fundamentais. Nem AT. Ela tem seguido exactamente o rumo gráfico que tracei.

Completamente diferente do meu trade na Ibersol.
e 3 meses foram o suficiente para tirar mais de 20% de lucro. Os fundamentais não se alteraram naqueles 3 meses, mas eu resolvi com o fim do ano, sair.

A empresa só veio de novo a ultrapassar o meu ponto de saida em Abril.
Como diz Graham, o risco vem da alteração dos fundamentias e não da volatidade em bolsa, se a cotação cai, o risco diminui, uma vez que estamos a comprar mais barato, isto se os fundamentias não se alterarem.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Supermann » 24/6/2010 2:39

AxeRiver Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
yabadoo Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Axe
Vou colocar o gráfico da Ibersol e as setas são o momento de entrada e saida.

Comentar trades olhando para o grafico do que entretanto aconteceu é muito cómodo, mas mesmo assim gostava de dar a minha opinião:

Não achas mais lógico entrar a 10 de Outubro, quando já se nota que os compradores estão a entrar no papel e junto a um suporte ?
E mesmo que falhes essa entrada, tens outra a 15 ou 16 quando o mercado não desceu abaixo dos 4.80 durante 2 ou 3 sessões, mostrando assim alguma força .. E nessa altura entravas com um stop no minimo do dia 10 menos 1 pózinho, porque se o papel for abaixo desse valor é provavelmente sinal que as vendas vão continuar em força.

Em termos de AT isso que disseste faz sentido. Mesmo assim, o dia 10 foi o fundo, mas no proprio dia não se sabia.

Em termos AF faz sentido o que fiz.

Sim, já percebi a razão da entrada no papel (AF). E a saída? Ganhaste aproximadamente 28% num investimento de risco médio alto ( small cap, investimento contra tendência, em mínimos, sem sinal de inversão ). Qual o teu critério para encerrar a posição?

AxeRiver

Mas alguém ainda liga? Portanto o sr Verde espalha-se com cada uma... então entra com fundamentais em trades de curto prazo?

Epah... no comments :roll:

Registado: 18/12/2009 18:54

por yabadoo » 24/6/2010 2:33

EuroVerde Escreveu:
yabadoo Escreveu:

Comentar trades olhando para o grafico do que entretanto aconteceu é muito cómodo, mas mesmo assim gostava de dar a minha opinião:

Não achas mais lógico entrar a 10 de Outubro, quando já se nota que os compradores estão a entrar no papel e junto a um suporte ?
E mesmo que falhes essa entrada, tens outra a 15 ou 16 quando o mercado não desceu abaixo dos 4.80 durante 2 ou 3 sessões, mostrando assim alguma força .. E nessa altura entravas com um stop no minimo do dia 10 menos 1 pózinho, porque se o papel for abaixo desse valor é provavelmente sinal que as vendas vão continuar em força.

Em termos de AT isso que disseste faz sentido. Mesmo assim, o dia 10 foi o fundo, mas no proprio dia não se sabia.

Não, no proprio dia não se sabia, mas sabia-se que tinha feito um mínimo a 4.13 e depois, nesse mesmo dia começou a subir, fechando nos 4.55. Como é que se explica esta subida a não ser pela entrada em força dos compradores ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

por AxeRiver » 24/6/2010 2:33

EuroVerde Escreveu:
yabadoo Escreveu:

Sim, já percebi a razão da entrada no papel (AF). E a saída? Ganhaste aproximadamente 28% num investimento de risco médio alto ( small cap, investimento contra tendência, em mínimos, sem sinal de inversão ). Qual o teu critério para encerrar a posição?

AxeRiver

por EuroVerde » 24/6/2010 2:26

yabadoo Escreveu:

por AxeRiver » 24/6/2010 2:23

Euro, na análise fundamental não tenho grande experiência. Contudo, julgo não estar a dizer nenhuma barbaridade se afirmar que o prazo de investimento de um trader que investe segundo a AF é bem superior a 3 meses.

Porque fechaste a posição a 31 de dezembro? Os pressupostos(fundamentais) alteraram tanto nestes três meses? O papel continuou a subir bastante nos meses seguintes.

O mais estranho neste teu trade foi mesmo o espaço temporal. Acredito que em termos fundamentais a cotada apresentasse um bom momento de entrada ( um ano depois estaria a rondar os 10€). Não entendo a não colocação de stops e o investimento claramento contra a tendência(em todos os espaços temporais e sem um único sinal de inversão).

A frase em que afirmas saber que a cotação iria cair durante os dias seguintes é completamente irracional. Isto é ir contra as "regras do jogo".

Se dissesses que investiste numa lógica de longo prazo e que naquele determinado momento a leitura dos fundamentais da cotada apresentava um claro sinal de entrada ainda seria "comestível". Mas o prazo foi 3 meses!

Outra frase com a qual discordo é: "só tive que ter confiança em mim e não dar razão nenhuma ao mercado." Aqui aconselho-te a dar uma olhadela no tópico da Martifer.

Cumprimentos,
AxeRiver

por yabadoo » 24/6/2010 2:18

por EuroVerde » 24/6/2010 2:14

Não entrei a um valor mais baixo porque 5,3 caia na altura dentro do interválo que delineei.

É obvio que não saberia se a acção dentro de 3meses recuperaria, mas mantive-a àquele preço baseando-me nos fundamentais (pûs a AT de parte).

Buffett quando pôs 4000000000 na GS a 115usd também não esperou por um preço inferior, simplesmente guiou-se pelos fundamentais. O que é certo é que podia tê-la a 70 ou menos e agora acotação está acima de 115. Está bem que ele compra para o longo prazo...
Quando sabemos o que fazemos, nem sempre temos que dar razão ao mercado e foi isso que fiz, baseado em mim e não nas emoções do momento.

por tugatuga11 » 24/6/2010 2:08

Canguru, talvez não tivesses reparado mas eu respondi às questões do AxeRiver.

p.s- acabei por apagar a minha resposta pois verifico que não teve qualquer interesse. Chama-se a isto "perder tempo para nada". :mrgreen:
Editado pela última vez por tugatuga11 em 24/6/2010 3:37, num total de 1 vez.

Registado: 27/4/2009 19:07

por canguru » 24/6/2010 2:02

EuroVerde Escreveu:
canguru Escreveu:Euro, deixaste todas as perguntas do Axe sem resposta.

Lê o meu post da página anterior.
Na altura olhei mais para os fundamentais e obviamente o preço de entrada estava de acordo com o que programei.

Tem tudo a ver com os fundamentais, volume, PER, PBV, etc

Euro, as perguntas continuam sem resposta:

AxeRiver Escreveu:Se sabias de antemão que nos dias seguintes à abertura da posição na Ibersol a cotação iria descer, porque não esperar até que a mesma desse um sinal de inversão ( por mais pequeno que fosse )?!?

AxeRiver Escreveu:Vais me dizer que tinhas a certeza que 3 meses depois a acção estaria a um preço superior aos 5,3€?!?

AxeRiver Escreveu:Mesmo que fosse um dado 100% adquirido, como referiste acima que também terias a certeza que o mesmo papel iria continuar a queda( seguindo a tua estratégia ) porque não entrar num valor mais abaixo?!?

por EuroVerde » 24/6/2010 1:51

canguru Escreveu:Euro, deixaste todas as perguntas do Axe sem resposta.

Lê o meu post da página anterior.
Na altura olhei mais para os fundamentais e obviamente o preço de entrada estava de acordo com o que programei.

Tem tudo a ver com os fundamentais, volume, PER, PBV, etc

por tugatuga11 » 24/6/2010 1:49

....
Editado pela última vez por tugatuga11 em 24/6/2010 3:34, num total de 2 vezes.

Registado: 27/4/2009 19:07

por canguru » 24/6/2010 1:40

Euro, deixaste todas as perguntas do Axe sem resposta.

por EuroVerde » 24/6/2010 1:38

Axe
Anexos
IBERSOL,SGPS.png
IBERSOL,SGPS.png (17.24 KiB) Visualizado 1424 vezes

por AxeRiver » 24/6/2010 0:57

EuroVerde Escreveu:
yabadoo Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Por exemplo, já cheguei estar a perder 12% e nunca coloquei um stop, porque estava à vontade e confiante no trade (conhecia a empresa razoavelmente bem), e posteriormente fechei a ganhar mais que isso.

Não cheguei a perceber muito bem porque é que não usaste o stop.
Eu se estivesse confiante e conhecesse bem a empresa, colocava o stop todo feliz, porque o meu conhecimento superior da empresa (seja lá o que isto quer dizer) permitia-me saber a partir de que valor é que as coisas não estavam mesmo a correr bem, e que portanto deveria sair (apesar da confiança inicial).

(apenas um exemplo) Foi na Ibersol em Outubro de 2008 entrei a apanhar facas em queda nos 5,3 e veio p próximo de 4,4.
Estava a perder e mantive-as a perder, e só as fui vender no dia 31 de Dezembro (ultimo dia do ano) onde tocou a MM200.
Muito antes de entrar já sabia que nos dias seguintes ia perder, mas depois como esperei acabou por recuperar até ao fim do ano.

Por isso só recomendo stops quando não sabemos o que estamos a fazer. Naquele momento eu estava em mim e sabia o que estava a fazer e só tive que ter confiança em mim e não dar razão nenhuma ao mercado.

Gostaria apenas de comentar a frase acima a negrito.
A lógica deste teu investido é ilógica. Se sabias de antemão que nos dias seguintes à abertura da posição na Ibersol a cotação iria descer, porque não esperar até que a mesma desse um sinal de inversão ( por mais pequeno que fosse )?!?
Isto foi praticamente um tiro no escuro. Vais me dizer que tinhas a certeza que 3 meses depois a acção estaria a um preço superior aos 5,3€?!? Mesmo que fosse um dado 100% adquirido, como referiste acima que também terias a certeza que o mesmo papel iria continuar a queda( seguindo a tua estratégia ) porque não entrar num valor mais abaixo?!? Deste modo maximizavas o lucro e diminuias a probabilidade de perda.

Não querendo julgar estratégias de investimento, esta não me parece a mais racional: investir contra a tendência com objectivo de 3 meses!

AxeRiver

Re: Stop aos Stops

por brentyman » 24/6/2010 0:37

yabadoo Escreveu:
brentyman Escreveu:É comum dizer-se no mercado que um especulador deve deixar os ganhos correr, e cortar as perdas rapidamente.
Ambas as permissas não correspondem ao objectivo de um trade lucrativo.

Os ganhos devem ser assimilados gradualmente e as perdas resultam de um processo corretivo à tendencia que tendem a inverter em ganhos de novo.

Assim, a chave do sucesso passa por: 1º - Um perfeito "trend system" 2º - um eficaz "Overbought / Oversold Indicator " 3ª - Um pragmático "money management".

Segue um exemplo gráfico.

RDO - rei das ondas
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]

Caro Rei das Ondas, não percebi o teu post. Podias detalhar um pouco ?

O estudo intenso leva a interrogações, a dúvida educa o facilitismo. Como é possível guiar-me por uma técnica global?

Kant na sua "Crítica da razão prática" estabelece a seguinte lei fundamental: " Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal".

Um Trader deve ao estudo a busca da sua identidade e à criatividade o vir a ser um vencedor.

Um abraço,
RDO

Registado: 29/11/2007 2:19

por Thunder » 23/6/2010 23:51

Acho que a questão de colocar ou não stop deve ser muito bem analisada.

Como "regra geral" penso ser sempre necessário colocar um stop.

Em casos excepcionais pode ser tolerável não por stop. Casos muito específicos como investimentos em acções, sem alavancagem, de preferência que corresponda a uma percentagem reduzida da carteira, em que o investimento seja de longo prazo.

Para alavancados, não por stop é suicídio. Bastam dias como os do fim de 2008 ou do flash crash para acabar com uma carteira. Para mim nestes activos não há hipótese de negociar sem stops.

Um abraço a todos 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

Re: Stop aos Stops

por yabadoo » 23/6/2010 23:40

brentyman Escreveu:É comum dizer-se no mercado que um especulador deve deixar os ganhos correr, e cortar as perdas rapidamente.
Ambas as permissas não correspondem ao objectivo de um trade lucrativo.

Os ganhos devem ser assimilados gradualmente e as perdas resultam de um processo corretivo à tendencia que tendem a inverter em ganhos de novo.

Assim, a chave do sucesso passa por: 1º - Um perfeito "trend system" 2º - um eficaz "Overbought / Oversold Indicator " 3ª - Um pragmático "money management".

Segue um exemplo gráfico.

RDO - rei das ondas
...
http://forex-trigrama-rdo.blogspot.com/[/url]

Caro Rei das Ondas, não percebi o teu post. Podias detalhar um pouco ?

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Esquinas3, Ferreiratrade, Google [Bot], Kooc, m-m, malakas, MR32, Olhar Leonino, OverDose, PIKAS, Pmart 1, SalvaFP, silva_39, trilhos2006 e 170 visitantes