Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nervos de Aço

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mcmad » 7/2/2010 7:23

Mas alguém disse que não será comprado?

Vejam o BPN, será vendido a custo ZERO !

Registado: 29/11/2007 10:26

por Silverwolf » 6/2/2010 20:15

BULIM123 Escreveu:
Mcmad Escreveu:Correm risco de insolvência o BCP, e por arrasco a TDU obviamente. Na sua actividade a construtora até se tem comportado muito bem, o pior foram os investimentos feitos no BCP, uma verdadeiro desastre, assim ao nível de um Berardo.

Porque corre o BCP risco de insolvência?

Ondem andam vocês caros caldeireiros!

Então o que acham que vai acontecer ao endividamento e ao crédito mal parado?

No máximo, será comprado, pois o BCP, não é um banco qualquer.

Exactamente, além de que crédito mal parado existe em todos os bancos, não apenas no BCP.

Registado: 15/1/2008 17:43

por MERCW125 » 6/2/2010 19:58

Mcmad Escreveu:Correm risco de insolvência o BCP, e por arrasco a TDU obviamente. Na sua actividade a construtora até se tem comportado muito bem, o pior foram os investimentos feitos no BCP, uma verdadeiro desastre, assim ao nível de um Berardo.

No máximo, será comprado, pois o BCP, não é um banco qualquer.

Registado: 14/3/2009 21:36

por Mcmad » 6/2/2010 18:46

Correm risco de insolvência o BCP, e por arrasco a TDU obviamente. Na sua actividade a construtora até se tem comportado muito bem, o pior foram os investimentos feitos no BCP, uma verdadeiro desastre, assim ao nível de um Berardo.

por Silverwolf » 6/2/2010 18:37

PequenoInvest Escreveu:
Mcmad Escreveu:A TDU é um morto vivo! Só a participação que tem no BCP ( que corre sério risco de insolvência) chega para afastar qq investidor..

Corre? Então porquê? :roll:

Não percebi, quem corre risco de insolvência? apenas a TDU ou a TDU via BCP?

É que ainda esta semana sairam noticias de fundos portugueses estarem a aproveitar estas quedas para reforçar em BCP. Além de que não tenho lido nada tão grave que sugira sequer esse cenário para o BCP...

por PequenoInvest » 6/2/2010 18:07

Mcmad Escreveu:A TDU é um morto vivo! Só a participação que tem no BCP ( que corre sério risco de insolvência) chega para afastar qq investidor..

Corre? Então porquê? :roll:

Registado: 24/7/2009 12:13

por Mcmad » 6/2/2010 17:57

A TDU é um morto vivo! Só a participação que tem no BCP ( que corre sério risco de insolvência) chega para afastar qq investidor..

por sargotrons » 6/2/2010 17:30

BULIM123 Escreveu:Atenção que a TDU, ao contrário do que muita gente pensa tem futuro. Talvez não estivesse se não fosse detentora de cerca de 20% da Cimpor. :wink:
Penso que enquanto a Cimpor for apresentando bons lucros, mesmo em crise, estará safa.

A TDU e' um caso curioso! Acreditando em analises contabilisticas que surgiram no pico da crise (2008/2009) a TDU estava tecnicamente falida com os seus activos a valerem muito menos que a divida que possuia, com os respectivos juros insuportaveis...No entanto ai continua, penso que ha' muito mais do que vem nos livros, e verdade seja dita construtoras e banca sao Portugal desde os anos dourados do Cavaquismo e tem "bases" que nao estao 'a vista de todos.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por MERCW125 » 6/2/2010 16:31

Atenção que a TDU, ao contrário do que muita gente pensa tem futuro. Talvez não estivesse se não fosse detentora de cerca de 20% da Cimpor. :wink:
Penso que enquanto a Cimpor for apresentando bons lucros, mesmo em crise, estará safa.

por sargotrons » 6/2/2010 16:07

Silverwolf Escreveu:Boa tarde,

Também me parece que os mercados estão a exagerar, especialmente em Portugal e Espanha... O nosso défice subiu mas em média com a UE, e assim que estabilizarmos algumas coisas, iremos começar a baixar o défice, acredito neste ministro das finanças, já o fez anteriormente e em menos 1 ano que o previsto.

Estou a aproveitar para construir uma carteira de longo prazo, sexta aproveitei para subir para 2/3 do capital longo. Deixo o restante 1/3 para enventuais quedas maiores. Parece-me um momento mau da nossa economia, mas acredito que melhores momentos virão e os investidores estrangeiros que hoje vendem irão regressar e fazer isto subir.

No entanto, este é capital que não preciso para a vida corrente, é apenas para investir, pelo que não aconselhava esta estratégia a quem precisar do dinheiro a curto prazo claro.

cumprimentos,

Todos falam do deficite publico, mas eu preocupo-me mais com o deficite externo que inclui os privados (particulares e empresas).

Paises Anglo-saxonicos tem deficites externos preocupamentes a todos os niveis, desdes grandes grupos economicos, ate ao estudante com o seu credito de estudante ilimitado e sei la quem a montar negocios com o plafond do cartoes de credito! Em Portugal, diria que empresas em que o valor esta' no potencial de crescimento que necessita endividamento (eg. EDPr) ou empresas altamente endividadas (eg. TDU) para mim sao de se evitar, nestes dias onde o dinheiro e' rei.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Silverwolf » 6/2/2010 13:35

Boa tarde,

Também me parece que os mercados estão a exagerar, especialmente em Portugal e Espanha... O nosso défice subiu mas em média com a UE, e assim que estabilizarmos algumas coisas, iremos começar a baixar o défice, acredito neste ministro das finanças, já o fez anteriormente e em menos 1 ano que o previsto.

Estou a aproveitar para construir uma carteira de longo prazo, sexta aproveitei para subir para 2/3 do capital longo. Deixo o restante 1/3 para enventuais quedas maiores. Parece-me um momento mau da nossa economia, mas acredito que melhores momentos virão e os investidores estrangeiros que hoje vendem irão regressar e fazer isto subir.

No entanto, este é capital que não preciso para a vida corrente, é apenas para investir, pelo que não aconselhava esta estratégia a quem precisar do dinheiro a curto prazo claro.

cumprimentos,

por kpt » 6/2/2010 4:03

Mcmad Escreveu:Já vejo estes movimentos do mercado com alguma racionalidae. Entrei na SONAE COM e mantenho MARTIFER.

Contudo, penso que Portugal ainda não bateu no fundo, e vai ser muito dificil regressarmos a valores de pré crise.

Portugal sofre de problemas graves, e o que mais me assusta +e que quase ninguém perto de mim parece ter essa consciência, presumo que perto de vós será igual. Vamos penar bastante..

Sempre penámos, será mais do mesmo. O pior já está garantido e já é o presente. Tudo o que vier acima é ganho.

A economia incorpora uma enorme dose de psicologia (confiança/desconfiança, optimismo/pessimismo, risco, persistência), e se mudarmos a nossa mentalidade já é um enorme passo. Os problemas estruturais, caso se queira, poderão ser resolvidos passo a passo mas o maior de todos eles é a mentalidade.

Que teremos que trabalhar mais e melhor? Sem dúvida, faz parte da mudança de mentalidade, mas isso não é uma constatação de agora, já vem de há muito.

Que teremos que ser engenhosos e inovadores? Sem dúvida, a economia sempre foi inovadora, também não é algo novo. Desde a produção de batatas à produção de chips de computador a economia esteve em constante inovação, portanto, este clichê não passa disso mesmo, clichê.

Temos bons cérebros (alguns dos melhores a nível mundial), temos um bom território (seja para cultivo, seja para pesca), temos uma óptima localização geográfica, temos um relacionamento privilegiado com algumas das economias emergentes (Brasil e Angola). Somos um país pequeno, que, valha a verdade nem tem que ser um factor negativo. Às vezes, quanto mais pequeno, mais fácil a sua organização e gestão numa óptica de eficiência.

Portanto, o que é que nos falta? Bom, é fácil, melhores práticas de organização, gestão e apoio a novas e melhores ideias! Tudo isto resume-se a uma palavra = mentalidade.

Essa mudança de mentalidade deve incorporar algo que considero de extrema importância e que passa por dar preferência aos produtos nacionais. Comprar produtos nacionais é estar a exponenciar o crescimento económico do país. Pelo contrário, dar preferência a produtos estrangeiros (nomeadamente chinesadas e afins) é estar a destruir pouco a pouco as nossas indústrias e acreditem, aquilo que poupam por comprar produtos chineses/estrangeiros, mais tarde pagarão bem caro por isso.

É que, se não consumimos minimamente o que é nosso, teremos a morte da nossa indústria, morte da nossa indústria = a maior desemprego, maior desemprego = maior défice, menor consumo, e tudo entra numa espiral negativa.

Registado: 11/5/2007 23:19

por Mcmad » 6/2/2010 3:40

Já vejo estes movimentos do mercado com alguma racionalidae. Entrei na SONAE COM e mantenho MARTIFER.

Contudo, penso que Portugal ainda não bateu no fundo, e vai ser muito dificil regressarmos a valores de pré crise.

Portugal sofre de problemas graves, e o que mais me assusta +e que quase ninguém perto de mim parece ter essa consciência, presumo que perto de vós será igual. Vamos penar bastante..

180 bps...

por bboniek33 » 5/2/2010 23:51

paubo Escreveu:Acho que os bancos deviam começar a exigir exames medicos aos investidores. A pulsaçao de muitos nestes dias deve rondar as 180 batidas por minuto. :P

atee o Corac,ao parar (0 bps).

O cerebro de alguns parece nao ter chegado a "bater"... :lol:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por paubo » 5/2/2010 15:41

Acho que os bancos deviam começar a exigir exames medicos aos investidores. A pulsaçao de muitos nestes dias deve rondar as 180 batidas por minuto. :P

Registado: 29/11/2007 11:31

por Gtony84 » 5/2/2010 12:03

Tranquilo 8-) . Possuo Martifer, Brisa, SCP :lol: e entrei 3ªFeira na EDPr.

Vou esperar mais uns tempos, e ver até onde vão parar as cotações, mas não vou vender nem que baixe mais 50%!!. São posições de ML Prazo que não vou, nem necessito de entregar a estes valores. Assim que sentir que "batemos no fundo", reforço.

Quanto ao Sporting... Estou com fé na Taça UEFA :lol: , e acredito que vamos ser campeões :lol: para o ano :lol: e elas vão chegar aos 25€ :lol: .

Cumprimentos.

Registado: 29/12/2009 12:44

por tugatuga11 » 5/2/2010 11:53

carrancho Escreveu:Pela persistência...

Pela atitude...

... Só podes ser o Rui Pedro

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 27/4/2009 19:07

por whitebala » 5/2/2010 11:49

Eu creio que nestas situações há sempre que ter em conta o nosso perfil de investidor.

Se somos investidores (especuladores) de curto prazo realmente remar contra a maré é um erro de palmatória

Se por outro lado vemos a bolsa como uma aplicação finaceira poderemos pensar em horizontes alargados e aproveitar estes momentos de pânico para contruir carteiras bem recheadas.

A situação actual para mim é que este panico em Portugal ainda poderá ser agravado pelo facto do SP500 estar tambem em trajectoria descendente. Acredito que se o Sp500 estabilizar no seu suporte(por volta dos 1030) então poderemos efectuar entradas longas em titulos fortes. Ai jogará a nossa capacidade de arriscar escolhendo titulos com volatilidades ajustadas ao nosso perfil.

No entanto recomendo aos mais "novos" e se querem chegar a "velhos" nestas andanças pelo menos muita prudência

Abraço
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por MERCW125 » 5/2/2010 11:34

Pevide Escreveu:Vender ? Nem pensar.

Pevide eu não sou nenhum às da Bolsa, mas infelizmente devido a minha teimosia uma vez na Sonae Industria, perdi quase 25% do valor por ser teimoso. Felizmente que posteriormente consegui recuperar a minha posição , e fiquei com perdas menores. Ainda alguém se lembra quando a SONI, anunciou um dividendo slavo de 0,28 centimos, ou coisa do genero, e depois pareciam facas a cair, sempre na casa dos 3 a 4% por dia, e assim se perde 25%, num apice, lembro-me que tinha entrado a 4 e pikos e sai a tal e tal, se naõ tivesse saido nesta altura tinha menos de metade do capital. :wink:
Foi uma lição que aprendi, que na bolsa não se deve ser teimoso.

por carrancho » 5/2/2010 11:18

Pela persistência...

Pela atitude...

Epa...temos pena.

... Só podes ser o Rui Pedro

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/FExtWzz6mAA&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/FExtWzz6mAA&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Haviamos de passar uma segunda vida...

por bboniek33 » 5/2/2010 11:07

a explicar para que servem os "stop-loss" e os conceitos basicos de Proteccao do Capital que teriamos que reincarnar para voltar a faze-lo vezes sem conta.

Parecem aqueles que, (mal comparado, mas ee para ver se percebem com um boneco) perante um terramoto e com a casa a cair-lhes em cima teimam em laa ficar dentro "porque ee a minha rica casinha..." e, assim, ficam enterrados nos escombros da sua "rica casinha".

Oh senhores ! Quando se comec,a a investir na Bolsa ha coisas que nao se sabem mas que se podem aprender.
Algumas atee sao faceis de compreender pensando com a nossa propria cabec,a.

Proteger o Capital. Sempre.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Dansousa » 5/2/2010 10:57

Pevide Escreveu:
BULIM123 Escreveu:

Pevide, por vezes mais vale assumir uma perda de 10%, do que perder 20, ou 25%, e uma coisa é certa provalvelmente, com as noticias que aí vêem com o envolvimento de Espanha, que também tem problemas nas contas públicas, na semana que vem, poderá have rmais do mesmo, estes mini crash de 5% por dia, são teriveis, já assistimos a isto no ano passado em Março, penso que provalvelmente se a crise se alastrar à União Europeia, veremos acontecer o mesmo às nossas acções o que aconteceu nos EUA a muitas.

Epa...temos pena.

:?: :?: :?: :?:

Fiquei confuso........ :shock: :? :?

Cmpts
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Sr_SNiper » 5/2/2010 10:57

Pevide Escreveu:
BULIM123 Escreveu:

Pevide, por vezes mais vale assumir uma perda de 10%, do que perder 20, ou 25%, e uma coisa é certa provalvelmente, com as noticias que aí vêem com o envolvimento de Espanha, que também tem problemas nas contas públicas, na semana que vem, poderá have rmais do mesmo, estes mini crash de 5% por dia, são teriveis, já assistimos a isto no ano passado em Março, penso que provalvelmente se a crise se alastrar à União Europeia, veremos acontecer o mesmo às nossas acções o que aconteceu nos EUA a muitas.

Epa...temos pena.

Não devias responder assim a quem te está a alertar...
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 5/2/2010 11:04, num total de 1 vez.

Registado: 27/6/2009 22:08

por MatildeSerrano » 5/2/2010 10:54

BULIM123 Escreveu:

Epa...temos pena.

Registado: 30/6/2008 20:42

por MERCW125 » 5/2/2010 10:45

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], malakas, marketisnotefficient e 553 visitantes