Prós e Contras - Fazer pela Vida
acintra Escreveu:Temos é de todos mentalizarmos para isso e de penar durante estes dois a três anos muito dificieis.
Os proximos 2 a 3 anos serão só o inicio de uma década dolorosa....
Endividamento externo volta a bater recordes
13.01.2010 - 07h55
Parece que, assim que Portugal consegue aumentar, mesmo que ligeiramente, o seu ritmo de crescimento, o endividamento externo começa logo a disparar.
Segundo as novas projecções do Banco de Portugal, o crescimento de 0,7 por cento este ano e de 1,4 por cento no próximo vai coincidir com uma nova escalada do défice externo. O desequilíbrio da balança corrente e de capital deverá cifrar-se, diz o banco, em 9,8 por cento do PIB em 2010 e 11,3 por cento do PIB em 2011, um novo máximo das últimas décadas.
"Esta evolução reflecte, em particular, uma ligeira deterioração do défice da balança de bens e serviços e um aumento expressivo do défice da balança de rendimentos", explica o Banco de Portugal. Apesar de as exportações registarem uma recuperação, em linha com o aumento progressivo da procura externa dirigida à economia portuguesa, as importações de bens e serviços também aceleram, acentuando o desequilíbrio da balança comercial portuguesa. Aparentemente, o aumento do consumo e do investimento deverá continuar a ter de ser feito com base numa proporção muito elevada de importações.
Ainda mais grave, contudo, é o que se passa com a balança de rendimentos que, de acordo com as previsões do Banco de Portugal, pode vir a atingir um défice de seis por cento do PIB em 2011, passando a contribuir com mais de metade do desequilíbrio externo português. O défice da balança de rendimentos é o sobretudo o resultado do endividamento acumulado ao longo das últimas décadas pela economia portuguesa e que força agora o país a pagar, de ano para ano, montantes cada vez mais avultados de juros e dividendos aos agentes estrangeiros que emprestaram ou investiram dinheiro em Portugal. A tendência de subida destas transferências de rendimentos acentua-se quando as taxas de juro aumentam, como se prevê que seja o caso de 2010 e 2011.
Daqui a dois anos, diz o banco, a factura anual que Portugal terá de pagar ascenderá a praticamente 10 mil milhões de euros, um valor que poderá contribuir para limitar futuras tentativas dos agentes económicos nacionais de pedir mais crédito ao estrangeiro.
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1417548
bolo Escreveu:acintra Escreveu:
E quem é que vais lá colocar? Se houvesse uma alternativa credivél. É a MFL? O Portas? O Louçã? O Jerónimo de Sousa? Infelizmente não temos politicos há altura de um País e porquê? porque este País está habituado a viver á custa do estado e se alguem tenta fazer diferente "cai o carmo e a trindade"...!
será que faz sentido pensar que a solução é ir buscar políticos como deve de ser lá fora?
Claro que não! Mas da maneira como já andam os clubes de futebol e as selecções não me admira que qualquer dia aconteca.

Agora a sério não temos tempo para escolher outros e eles tem de perceber. Tem de ser eles em unissono a querer levar p País para a frente e poderem fazer história. Tem é de se deixar de intrigas e mesquinhices e reconhecer que todos a remar para o mesmo lado, ou seja o interesse nacional, o barco vai lá. Esqueçam as cores politicas e lembrem-se só da nossa bandeira e das gerações futuras que vão sofrer e muito.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
acintra Escreveu:
E quem é que vais lá colocar? Se houvesse uma alternativa credivél. É a MFL? O Portas? O Louçã? O Jerónimo de Sousa? Infelizmente não temos politicos há altura de um País e porquê? porque este País está habituado a viver á custa do estado e se alguem tenta fazer diferente "cai o carmo e a trindade"...!
será que faz sentido pensar que a solução é ir buscar políticos como deve de ser lá fora?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
mfsr1980 Escreveu:Por amor de Deus...mudem primeiro o Governo, para algo mais honesto, menos corrupto, entendem?
Depois sim...peçam-nos para recuperar o País!
bolo Escreveu:perguntava como é que se tira de lá este governo, para por outro, sem ser pelo método normalmente previsto neste sistema.
Se for para mudar de sistema, como se faz isso, de um momento para o outro, digo 1 ano, 5 anos, 10 anos?
a ideia parec-me genericamente boa. julgo que não é impossível, e, por isso, tenho curiosidade em saber como se faz isso.
mfsr1980 Escreveu:Por amor de Deus...mudem primeiro o Governo, para algo mais honesto, menos corrupto, entendem?
E quem é que vais lá colocar? Se houvesse uma alternativa credivél. É a MFL? O Portas? O Louçã? O Jerónimo de Sousa? Infelizmente não temos politicos há altura de um País e porquê? porque este País está habituado a viver á custa do estado e se alguem tenta fazer diferente "cai o carmo e a trindade" a dizer que vai aumentar o desemprego se o investimento publico diminuir, não se pode aumentar 25€ no ordenado minimo porque é muito, sindicalistas a defenderem os que ganham pouco mas aparecem com grandes carros pagos pelos sindicatos, professores que marcham contra novas leis como por exemplo os milhares que estão afectos aos sindicatos e não fazem nenhum, pilotos com ordenados fantásticos e sabendo que a TAP está com prejuizo fazem greve...podia continuar a noite toda.
Esta tudo mal não é só governo. É altura de todos pensarmos que podemos contribuir e que assim o esforço será menor. Infelizmente ninguem dá ouvidos a isto e pior ainda os que tem direito de antena não o pedem. Criticam, estão contra mas não apresentam soluções.
É o País do bota a baixo, infelizmente!
Editado pela última vez por acintra em 13/1/2010 1:09, num total de 2 vezes.
Artur Cintra
Artur Cintra
Ora, ora, lá estás tu novamente com essa mentalidade do "eles"!

A culpa é "deles", dos políticos, aqueles seres alienígenas que tanto mal nos fazem! O grande problema é que "eles" somos "nós". "Eles" são tão portugueses como tu!
Já disse e volto a repetir: podemos tirá-los sim, mas quem é que vamos lá colocar? Quem, hoje em dia, é alternativa para o actual governo?
Estás a perceber a questão?

Espero que compreendas que, no meio disso tudo, não existe "eles", o que existe é apenas o "nós".
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
mfsr1980 Escreveu:Gostava de partilhar o óptimismo dos forenses aqui presentes mas ...NÃO PARTILHO!
Isto é uma questão matemática meus caros! não se resolve com óptimismos balofos e irracionais!
A divida do país é ENORMISSIMA e AVASSALADORA!
e os juros da mesma são implacáveis...numa empresa isso significaria falência.
Claro que nenhum País vai à falência, até o Zimbabwe!
Tambem não é assim que vamos lá. portugal precisa é de soluções em vez de dizer que está mau e pronto.
Assim só vai piorar! Claro que não sou só eu nem tu que conseguimos levar o barco para a frente mas se houver um movimento nacional, e não digo partidário, uma vontade de vencer de dar a volta, claro que conseguimos.
Temos é de todos mentalizarmos para isso e de penar durante estes dois a três anos muito dificieis.
Artur Cintra
Artur Cintra
acintra Escreveu:O problema principal é que a maioria dos portugueses quer um emprego em vez de trabalho!
Esquecem-se que quando a nossa mão obra era das mais baratas fez com que entrasse muitas empresas estrangeiras mas o tuga já não queria esse trabalho não era para ele mas para os imigrantes.
Andaram atrás dos subsidios e em vez de investirem gastaram em grandes carros, casas, empenharam-se na banca, terem a TV maior que a do vizinho...mas investir na formação e montar empresas nada e agora é o que se vê.
Os estrangeiros que cá estão querem-se ir emnbora porque muitos tem cursos e tiveram de aceitar trabalhos que para nós não serviam.
Digo isto com muito +a vontade porque a empresa onde trabalho, felizmente é um sucesso, entrou para as 150 maiores nos primeiros 8 anos e este ano deve ficar nas 100 primeiras, mas foi com muito trabalho e investimento devido a ter sido um negocio pioneiro e que todos descredibilizavam. Ouvi de tudo no inicio, até para mudar de emprego mas agora esses são meus clientes e claro que invejosos devido há dimensão da empresa.
Escrevo isto tambem porque somos uma empresa que todos os anos precisa de algumas pessoas para trabalhar, o que não é comum neste País. O pior de tudo é que é muito dificil encontrar, desde o que quer continuar a receber o subsidio de desemprego, o que chega e quer ser chefe, o ordenado é baixo...ouço de tudo e depois dizem que o desemprego aumenta.
Enfim Portugal, só não sei é onde vamos todos parar com esta mentalidade pequenina e mesquinha.
Era bom que todos "dessemos as mãos" e fizessemos algo por Portugal, não é so o governo temos de ser todos, mas quando se fala sobre isso fazem todos orelhas moucas. Preferem acusar-se todos uns aos outros, Governo, oposição, sindicatos, patrões, empregados, profissionais liberais...
Não, não sou do PS nem estou a defender este Governo, porque qualquer um que lá esteve, durante estes anos todos, só fez asneiras.
Obrigado Senhor !!!
Parece que pelo menos já somos meia dúzia a não aderir a essa cena do suicidio colectivo.
Quanto aos eternos chorões pessimistas percebam que de cada vez que alguém se lamenta está a ajoelhar-se diante do inimigo, derrotado e com pena de si próprio... é uma triste imagem.
Pessoal, se no tempo das conquistas eramos capazes de levar tudo à frente à mocada, vai ser agora que nos vamos estar a ajoelhar?
Gostava de partilhar o óptimismo dos forenses aqui presentes mas ...NÃO PARTILHO!
Isto é uma questão matemática meus caros! não se resolve com óptimismos balofos e irracionais!
Estamos há 15 anos a ser governados por estes lunáticos e conseguimos o feito de passar para penúltimo da comunidade Europeia e a suportar impostos como nenhum outro País Europeu e agora o desplante é...dizerem-me para eu trabalhar, fazer a minha parte que o resto se compõe...
não digo mais nada para o Ulisses não me repreender!
Estamos há 15 anos a ser governados por estes lunáticos e conseguimos o feito de passar para penúltimo da comunidade Europeia e a suportar impostos como nenhum outro País Europeu e agora o desplante é...dizerem-me para eu trabalhar, fazer a minha parte que o resto se compõe...
não digo mais nada para o Ulisses não me repreender!
Editado pela última vez por mfsr1980 em 13/1/2010 0:52, num total de 1 vez.
- Registado: 3/5/2007 13:55
O problema principal é que a maioria dos portugueses quer um emprego em vez de trabalho!
Esquecem-se que quando a nossa mão obra era das mais baratas fez com que entrasse muitas empresas estrangeiras mas o tuga já não queria esse trabalho não era para ele mas para os imigrantes.
Andaram atrás dos subsidios e em vez de investirem gastaram em grandes carros, casas, empenharam-se na banca, terem a TV maior que a do vizinho...mas investir na formação e montar empresas nada e agora é o que se vê.
Os estrangeiros que cá estão querem-se ir emnbora porque muitos tem cursos e tiveram de aceitar trabalhos que para nós não serviam.
Digo isto com muito +a vontade porque a empresa onde trabalho, felizmente é um sucesso, entrou para as 150 maiores nos primeiros 8 anos e este ano deve ficar nas 100 primeiras, mas foi com muito trabalho e investimento devido a ter sido um negocio pioneiro e que todos descredibilizavam. Ouvi de tudo no inicio, até para mudar de emprego mas agora esses são meus clientes e claro que invejosos devido há dimensão da empresa.
Escrevo isto tambem porque somos uma empresa que todos os anos precisa de algumas pessoas para trabalhar, o que não é comum neste País. O pior de tudo é que é muito dificil encontrar, desde o que quer continuar a receber o subsidio de desemprego, o que chega e quer ser chefe, o ordenado é baixo...ouço de tudo e depois dizem que o desemprego aumenta.
Enfim Portugal, só não sei é onde vamos todos parar com esta mentalidade pequenina e mesquinha.
Era bom que todos "dessemos as mãos" e fizessemos algo por Portugal, não é so o governo temos de ser todos, mas quando se fala sobre isso fazem todos orelhas moucas. Preferem acusar-se todos uns aos outros, Governo, oposição, sindicatos, patrões, empregados, profissionais liberais...
Não, não sou do PS nem estou a defender este Governo, porque qualquer um que lá esteve, durante estes anos todos, só fez asneiras.
Artur Cintra
Artur Cintra
perguntava como é que se tira de lá este governo, para por outro, sem ser pelo método normalmente previsto neste sistema.
Se for para mudar de sistema, como se faz isso, de um momento para o outro, digo 1 ano, 5 anos, 10 anos?
mfsr1980 Escreveu:Nós somos meros espectadores, é um logro pensar que "nós" podemos fazer alguma coisa!
Quem governa sim, pode efectivamente fazer alguma coisa, o problema é que não faz porque fere a sua clientela política!
Sejamos honestos, os "jobs for the boys" é para os partidos, mais importante que o País!
E qual a resolução para um cenário destes?
JLMF Escreveu:Mas falando em fado e em desgraças, vejam quem faz a analogia entre a situação presente e a do golpe militar de 1926: Manuel Monteiro, líder do PND.
Será por acaso? Não que estes senhores não fazem nada por acaso, gostam de ampliar a confusão para em terra de cegos serem reis.
"Em Maio de 1926, teve inicio um movimento militar que haveria de pôr fim à 1.ª República. Portugal vivia em profunda crise. Financeira, económica e política."
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Opinia ... _id=159481
eh eh eh

Meu povo, chega de choramingas! O tempo que já gastamos com esse tópico e já teríamos produzido em riqueza o equivalente a 2 horas de um trabalhador eslavo!

Bora mais é arregaçar as mangas e não me venham com "tá-se bem é na caminha".

Cada um que faça a sua parte que o todo acaba por se compor. Ou, em alternativa... reclamem. Quem sabe alguém não escuta e não vem cá salvar o feudo?

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
- Registado: 20/1/2008 20:32
Mas falando em fado e em desgraças, vejam quem faz a analogia entre a situação presente e a do golpe militar de 1926: Manuel Monteiro, líder do PND.
Será por acaso? Não que estes senhores não fazem nada por acaso, gostam de ampliar a confusão para em terra de cegos serem reis.
"Em Maio de 1926, teve inicio um movimento militar que haveria de pôr fim à 1.ª República. Portugal vivia em profunda crise. Financeira, económica e política."
- Registado: 29/11/2007 4:15

"Se os EUA continuarem com défices enormes, mais cedo ou mais tarde o país vai começar a cortejar a bancarrota. Estranhamente, pode ser melhor que a crise chegue cedo do que tarde."
Gideon Rachman, "Financial TImes", 12-1-2010
Risco da dívida portuguesa em máximos de Março de 2009
O risco da dívida da República Portuguesa atingiu, hoje, um novo máximo de Março de 2009, impulsionado pelo novo alerta da Moody s, que avisou Portugal da possibilidade de cortar o "rating" caso não sejam tomadas medidas para baixar o défice das contas públicas.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=404271
De facto... Os 'pessimistas' deste pais precisam é de musica!... Ah valentes!!

mfsr1980 Escreveu:Nós somos meros espectadores, é um logro pensar que "nós" podemos fazer alguma coisa!
Quem governa sim, pode efectivamente fazer alguma coisa, o problema é que não faz porque fere a sua clientela política!
Sejamos honestos, os "jobs for the boys" é para os partidos, mais importante que o País!
Este é típico discurso luso. O discurso que mais abunda aqui nos off-topics. Só falta um fado como banda sonora.
"Os políticos querem é mama" dizem eles. "Eu nem vou votar, porque não vale a pena" dizem outros. Pois é claro. A liberdade nunca lhes foi negada.
Mas eu sei que tens razão. E tu também sabes, cidadão exemplar. Sim, tu. Tu que lutas pela justiça fiscal como ninguém e exiges sempre a factura em cada restaurante, hotel ou serviço que pagues. Tu que não te conformas e preenches o livro de reclamação em cada loja que viole as regras em teu desfavor. Tu que participas na vida cívica do teu condomínio e da tua freguesia. Tu que recusas a aderir a uma sociedade de 'meninas' finas. Tu que enjeitas incutir os teus filhos numa óptica consumista. Tu que dás habitualmente sangue. Tu que trabalhas que nem um cão para que isto ande para a frente. Que dás o litro no teu locar de trabalho, dia após dia, sem esmorecer. Tu que abdicas do teu conforto para praticar voluntariado.
Ah valente!! Especialmente a ti, caro cidadão aqui vai
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ZUJts90HIHc&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ZUJts90HIHc&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
mfsr1980 Escreveu:Meu caro JLMF,
Eu também nunca deixei de votar no pós 25 de Abril e prefiro continuar a viver em democracia.
O Senhor só não deve, se não tiver bens sujeitos a tributação, logo fico perplexo quando diz "quem não deve não teme".
O Pais não produz riqueza para pagar os juros do que deve e não tenha dúvidas que será chamado como contribuinte(ano após ano)a "tapar o buraco".
Não devo porque não deixo de cumprir com as minhas obrigações fiscais, são pagas dentro de prazos, as presentes e as que vierem mais a ser inventadas. Não vejo que haja motivo para perplexidade.
Não partilho desse pessimismo em relação á não produção de riqueza em Portugal. Pela minha parte já produzi durante mais de 40 anos, continuo a produzir, e dei oportunidade a muitos de a produzirem, mas se tivesse assim tanta certeza em relação a ser chamado a tapar buracos desse género, pelos quais não me sentisse responsável como cidadão, não hesitaria nem mais um dia; Procuraria um sistema onde não me sentisse fatalmente condenado a essa fatalidade.
É necessário relativizar e parar de pensar que Portugal está condenado aos piores sacrilégios, como parece ser opinião quase geral, a nossa situação, mesmo neste momento, é idêntica senão melhor que muitos, tanto a nível económico como politico, basta ver a este titulo as noticias que nos chegam, de ministros que se demitem por desvio de verbas para financiamento de negócios de amantes, de todo o tipo de subornos, e isto na Europa, não no 3º mundo, que comparados com o que se passa em Portugal nos deixam qualificados como aprendizes, etc.,.
A nossa predilecção geral para choramingar, para a crítica destrutiva e para o consumo exagerado de energia a invejar o sucesso dos outros em vez de aplicada para que nosso próprio sucesso seja igual ou superior, é que nos leva a ficar neste fado.
Mas não é novo, sempre foi assim desde que me lembro e a minha consolação é que vai em diminuindo e afinal até já aparecemos nas estatísticas como o 21º país a nível mundial em qualidade de vida e acredito que não andaremos muito longe disso, só que preferimos não o reconhecer e continuar a dar com a cabeça no muro das lamentações.
Lembro-me, por exemplo, das polémicas acerca da barragem do Alqueva, em que os que a tinham apoiado antes, e já vinha de longe, depois já falavam em elefante branco e que nunca seria possível encher a albufeira. Construi-se e depois vieram reivindicar a obra para eles.
Houve um atraso enorme nos planos de regadio e passou a ser outra vez um elefante branco e hoje que está cheia afirmam que foi uma visão de génio e um sentido de estado que tiveram, mas, se pudessem ter atrasado ainda mais o reforço hidroeléctrico, assim teriam feito. Enfim sempre no contra, mas pelo menos foi obra que muitos rejeitavam como algo que era despesa a mais para um País da dimensão do nosso, que poucos teimaram em fazer avançar, e agora aceitam como algo válido.
Nesse aspecto lembrei-me agora do seu ídolo, Medina Carreira, que com todas as qualidades que possa evidenciar, sempre teimou em ser do contra, raramente o vi estar de acordo com alguma situação ou em colaboração positiva, começava um curso e logo recomeçava outro, era militante do PS e saiu para apoiar Cavaco Silva, entrou num governo e saiu em contradição, etc. Enfim, temos de fazer este percurso de aprendizagem de vida democrática, como país, os outros também passaram por lá, só que começaram do zero e nós talvez tenhamos partido do lado negativo da escala e se entendermos isto e também que as mentalidades demoram gerações a mudar num povo, aprendemos a relativizar.
- Registado: 29/11/2007 4:15
mfsr1980 Escreveu:Caro já vou,
Espero não me cansar. Abril é altura de grandes decisões politicas.
O Sócrates lá continua atarefado a cavar o "buraco". Anunciou a tal autoestrada que custará apenas 1.240 milhões e as empresas de rating, já estão a querer baixar o rating da dívida pública. Nada que não se resolva com um aumentozinho de impostos, entretanto lá terão de ir mais uns milhares para o desemprego.
Tá bom tá!
Só por curiosidade, és político? trabalhas para o estado ou trabalhavas antes do Socras ir para o governo?
Esquece o governo, a política, o Socras e o Cavaco e mete mãos à obra...
Aposto o meu ordenado contra o teu que se continuas com essa atitude de chorinhas não te safas, nem tu nem ninguém.
- Registado: 3/6/2008 14:11
Caro já vou,
O Sócrates lá continua atarefado a cavar o "buraco". Anunciou a tal autoestrada que custará apenas 1.240 milhões e as empresas de rating, já estão a querer baixar o rating da dívida pública. Nada que não se resolva com um aumentozinho de impostos, entretanto lá terão de ir mais uns milhares para o desemprego.
Tá bom tá!
Tá bom tá!
- Registado: 3/5/2007 13:55
mfsr1980 Escreveu:Caro já vou, fenicio e outros,
Não vejo no actual espectro partidário soluções para o País. Aliás, a lógica partidária não se coaduna com o interesse nacional, ainda ontem o Ferraz da Costa na SICNotícias deu a entender que o Orçamento 2010 dependerá muito do que as construtoras tiverem
em mente, para bom entendedor o que ele quis dizer é que o Governo está nas mãos dos lobby's das construtoras.
Para mim, a solução passa por dissolver a assembleia da república e criar um governo de Interesse Nacional, composto por séniores, pessoas com qualidade comprovada e que estejam fora destas querelas políticas, ou seja, que não estejam subjugadas a interesses partidários.
PS: Ulisses, vou elevar o nível.
OK, então continua com os queixumes até que o tal espectro se ponha de feição.
Mas espera sentado para não te cansares.
- Registado: 3/6/2008 14:11
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Jonas74, marketisnotefficient, nbms2012 e 213 visitantes