Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Reduzir Co2, sugestões e dicas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Eco Tretas » 23/12/2009 20:17

Para não abrir outro tópico, este pareceu-me o mais adequado para chamar a atenção do que está a acontecer por essa Europa fora. Felizmente, os media, estão a dar alguma cobertura. Resumindo, muitas centenas de mortes, com algumas que eu já contabilizei em vários artigos: http://ecotretas.blogspot.com/2009/12/d ... -toll.html

Ecotretas
 
Mensagens: 511
Registado: 22/10/2008 22:08
Localização: 16

por Elias » 14/12/2009 18:29

ursopolar11 Escreveu:Caro Elias,

não passa de observação.

Cumps


Sim, isso eu percebi, mas como a observação começou com um "já agora..." eu estava a tentar perceber porque é que consideravas essa observação relevante...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ursopolar11 » 14/12/2009 17:58

Caro Elias,

não passa de observação.

Cumps
 
Mensagens: 122
Registado: 9/12/2009 13:04
Localização: 1

por Elias » 14/12/2009 17:53

ursopolar, já que voltas a participar na discussão de Copenhaga sobre questões climáticas e afins, coloco-te a questão pela quarta vez:

ursopolar11 Escreveu:Já agora, eu moro em Lisboa, e não recordo-me de um Dezembro tão quente.


E o que queres concluir a partir daí?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Luis19 » 13/12/2009 17:18

Antonio Garrido Escreveu:Li no inicio do tópico, que em locais de transito congestionada e por isso no pára;arranca se deve deixar uma distancia considerável do carro da frente para depois não parar tantas vezes, mas só que isso na prática não sucede, porque o espaço deixado vai ser preenchido por outros condutores que mal veem ali um espaço metem lá o seu carro e assim poupam eles algum combustivel porque vão aproveitar o espaço deixado á frente, e esse condutor que vai deixando criar espaços vai demorar muito mais tempo a sair da fila e como tal a consumir mais combustivel no pára; arranca, por isso nas filas quanto mais proximo do carro da frente melhor, paranão deixar os penetras entrar e assim sair o mais rápido possivel, sempre em segurança. Faço todos os dias o IC19, por isso de filas tenho um pouco de experiencia.


António podes sempre usar aquele truque que é deixares apenas o espaço à tua frente suficiente que te permita ver a zona de contacto entre a roda traseira do carro que está à tua frente e o chão. Ninguém se consegue meter nesse espaço e ao mesmo tempo ficas com espaço de manobra suficiente para se e quando quiseres passares rapidamente para a outra faixa :wink:
 
Mensagens: 407
Registado: 4/12/2007 16:30
Localização: 14

por macau5m » 13/12/2009 0:41

Li no inicio do tópico, que em locais de transito congestionada e por isso no pára;arranca se deve deixar uma distancia considerável do carro da frente para depois não parar tantas vezes, mas só que isso na prática não sucede, porque o espaço deixado vai ser preenchido por outros condutores que mal veem ali um espaço metem lá o seu carro e assim poupam eles algum combustivel porque vão aproveitar o espaço deixado á frente, e esse condutor que vai deixando criar espaços vai demorar muito mais tempo a sair da fila e como tal a consumir mais combustivel no pára; arranca, por isso nas filas quanto mais proximo do carro da frente melhor, paranão deixar os penetras entrar e assim sair o mais rápido possivel, sempre em segurança. Faço todos os dias o IC19, por isso de filas tenho um pouco de experiencia.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 475
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

por Luis19 » 12/12/2009 22:46

tavaverquenao2 Escreveu:O que eu disse foi mais como um concelho porque esse tipo de condução poderá tornar-se perigosa. Mas já agora, e segundo li e parece-me que o fiz bem, eles não descem a 50 ou 60 km/h mas a 100 ou 120 km/h. Imagine-se num carro sem abs a 100km numa descida, experimentem travar a fundo e com o pé na embraiagem, o pneu aquece e fica manteiga. Claro que deve usar o motor para ajudar a travar.


Radical mesmo era fazerem isso na descida do marão :mrgreen:

Agora a sério, concordo em absoluto contigo (e com o Marco). No dia a dia na estrada e em especial em descidas acentuadas, nunca se deve fazer isso, segurança acima de tudo.

Fiz essa experiência uma vez na descida da A4 entre a Croca e Penafiel e apanhei um valente susto ao fazer a curva...

Agora se tiver que fazer uma travagem de emergência a fundo, mesmo em piso molhado, não hesito um segundo: travão e embraiagem completamente a fundo e controlar a direcção para me desviar o melhor e o mais rapidamente possível do obstáculo... prefiro perder algum do poder de travão do motor no inicio da travagem e ter a certeza que o carro vai para onde quero :wink:
 
Mensagens: 407
Registado: 4/12/2007 16:30
Localização: 14

por jlmf » 10/12/2009 23:25

Apenas como curiosidade: A investigação de forças policiais e organismos com poder para tal, em casos de acidentes na via pública, com ou sem danos corporais, em Portugal é quase inexistente.
Se conduzem frequentemente em países tais como, Reino Unido, Suíça, Austria, Alemanha, países nórdicos em geral, Benelux, países que tem cada vez mais equipas especializadas na investigação cientifica pós-sinistro e mesmo em França, se por alguma fatalidade se virem envolvidos num sinistro, o facto de circularem em ponto morto e sobretudo numa descida, e tal for constatado por perícia, é de imediato terreno propício para acusação de condução perigosa e em caso de morte resultante, para acusação de homicídio a vários niveis e não falo apenas de negligência.
 
Mensagens: 982
Registado: 29/11/2007 4:15
Localização: Genebra

por tava3 » 10/12/2009 21:21

Não trava e fica aquele cheiro a ferodo tão característico.

:)
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 10/12/2009 20:53

tavaverquenao2 Escreveu:O que eu disse foi mais como um concelho porque esse tipo de condução poderá tornar-se perigosa. Mas já agora, e segundo li e parece-me que o fiz bem, eles não descem a 50 ou 60 km/h mas a 100 ou 120 km/h. Imagine-se num carro sem abs a 100km numa descida, experimentem travar a fundo e com o pé na embraiagem, o pneu aquece e fica manteiga. Claro que deve usar o motor para ajudar a travar.


Actualmente já haverá poucos veículos sem ABS. De qq das formas, em descidas prolongadas há uma razão muito mais forte para utilizar o motor para travar (tipo a descer serras) extremamente pertinente em termos de segurança: minimizar a fadiga dos travões.

Os travões à medida que aquecem vão perdendo a capacidade de travar e, acreditem ou não, basta uns meros parzecos de kilometros (o que se faz em muitas zonas) para a capacidade de travagem descer a pique devido ao sobreaquecimento dos travões. Se forem a descer uma Serra com o carro desengatado, ao fim de uns 2 kilometros de travagens nas curvas, se precisam de fazer uma travagem brusca... o carro não trava. Carregam no pedal a fundo e nada.... o carro continua a andar!

Por isso, em descidas prolongadas, usar sempre o motor para ajudar a travar, reduzindo/repartindo o trabalho dos travões.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41011
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por tava3 » 10/12/2009 20:47

O que eu disse foi mais como um concelho porque esse tipo de condução poderá tornar-se perigosa. Mas já agora, e segundo li e parece-me que o fiz bem, eles não descem a 50 ou 60 km/h mas a 100 ou 120 km/h. Imagine-se num carro sem abs a 100km numa descida, experimentem travar a fundo e com o pé na embraiagem, o pneu aquece e fica manteiga. Claro que deve usar o motor para ajudar a travar.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por Luis19 » 10/12/2009 20:38

ursopolar11 Escreveu:Luis19,
isto que informa é muito importante é uma real questão de segurança.

Confirma mesmo esta situação, ou é apenas algo empírico derivado de algum raciocínio seu.

Não estou a duvidar, apenas gostava de ter uma confirmação.

Obrigado


Luis19 Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:Cuidado, com piso molhado e tiveres de travar de emergência, basta um desequilíbrio nos travões e lá se vai a economia.
:)


Então experimenta fazer uma travagem de emergência com piso molhado sem tocares na embraiagem (isto é, com o veiculo engatado numa das mudanças) e vais ver onde vais parar...

Numa travagem de emergência deve-se SEMPRE carregar a fundo na embraiagem e nos carros com ABS travão igualmente a fundo.


Ursopolar11,

Essa informação (e experiência) aprendi num curso de condução defensiva que fiz na CRM.

A explicação que deram e que tive a oportunidade de a comprovar logo a seguir no teste em pista, foi que ao travarmos a fundo e ao manter o carro engatado estamos na presença de 2 forças opostas, isto é, pela travagem pretendemos parar o carro no mais curto espaço possível, mas estando o carro engatado o motor continua a puxar o carro para a frente, logo esta a dificultar a travagem que queremos fazer.

É relativamente simples de testar isto: basta ir a 50 ou 60 km/h e travar a fundo com e sem embraiagem. Se o fizermos com o carro engatado, ao travar a fundo sente-se uns soluços como que a querer empurrar o carro para a frente, enquanto que se carregarmos a fundo também na embraiagem a travagem é muito mais controlada, suave e curta.

Atenção que isto só se aplica em travagens de emergência.

Outra nota importante tem a ver com a presença ou não de ABS no carro:
- Com ABS -> Travão sempre a fundo (e desviar do obstáculo, como é claro).
- Sem ABS -> travar a fundo até começar sentir as rodas a bloquear e nesse instante aliviar muito ligeiramente o travão até se ter o controlo da direcção para se conseguir desviar do obstáculo.

Nesse curso tive a oportunidade de testar ambas as situações quer em piso molhado, seco e também num piso com atrito diferentes do lado direito e esquerdo do carro (entre outras situações e manobras) e as diferenças são enormes especialmente em piso molhado.

Devia ser obrigatório todos os condutores terem esse curso, pois de certeza que a grande maioria alterava radicalmente a atitude na estrada, depois de apanharem alguns dos sustos que eu e os restantes instruendos apanharam... até alguns instrutores de condução que lá estavam ficaram um bocado amarelos depois de fazerem algumas manobras...

E já tive a oportunidade de comprovar isso mesmo em situações reais e das quais felizmente me safei.

Disclaimer: não pertenço nem nunca trabalhei em nenhuma escola de condução defensiva.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 407
Registado: 4/12/2007 16:30
Localização: 14

por Elias » 10/12/2009 15:32

ursopolar, pela terceira vez:

ursopolar11 Escreveu:Já agora, eu moro em Lisboa, e não recordo-me de um Dezembro tão quente.


E o que queres concluir a partir daí?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ursopolar11 » 10/12/2009 15:30

Deixo outra dica:

LIMPAR a superficie das lampadas e candeeiros.

É obvio que não poupamos propriamente, mas conseguimos que a lampada tenha melhor desempenho e ou candeeiro.

Eu fiz isso, e numa das divisõse (com lampadas eco), parecia que tinha colocado uma lampada nova.


Um dos maiores despredicios que existe, é a água que é gasta, principalmente no Inverno, no processo de aquecimento para o banho.

Como as Caldeiras/esquentadores estão LONGE da siada de águas (Casa de banho), é gasta muita água, até que a mesma chegue quente.

E depois fica muita água quente desperdiçada na canalização quando se termina.

Existem soluções, mas infelizmente não existe debate nas soluções de arquitectura/engenharia das casas.

Por exemplo ,bastava ter uma pequena caldeira ou chuveiro electrico.

Outra mania é a secagem de roupa.

Junto da minha casa em Lisboa, estão a construir um condominio fechado com Piscina, etc.

Acreditem ou não, para secar a roupa é DENTRO de um armário de madeira !!!

Um país com tanto sol, porquê a mania de não colocar roupa a secar ao sol ?

Não é estetico ?, tudo bem, existem soluções que permitem minimizar isso.

Mas utilizar um máquina de secar, que é o um dos maiores consumidor domestico de energia que existe.

E utilizar isso no Verão...

Tem de haver ainda muito debate, pois existem muitas coisas que podem ser alteradas de modo a BAIXAR o consumo.
 
Mensagens: 122
Registado: 9/12/2009 13:04
Localização: 1

por Quimporta » 10/12/2009 13:06

Elias Escreveu:
ursopolar11 Escreveu:Já agora, eu moro em Lisboa, e não recordo-me de um Dezembro tão quente.


E o que queres concluir a partir daí?


Não estive em Lisboa em Dezembro (até vou lá hoje só para tirar isso a limpo :)), por isso não sei. No Porto choveram pedras e está friote...

Mas vem a propósito (Press Release da World Meteorological Organization ) :

Geneva, 8 December 2009 (WMO) - The year 2009 is likely to rank in the top 10 warmest on record since the beginning of instrumental climate records in 1850
http://www.wmo.int/pages/mediacentre/pr ... 69_en.html
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Elias » 10/12/2009 11:51

ursopolar11 Escreveu:Já agora, eu moro em Lisboa, e não recordo-me de um Dezembro tão quente.


E o que queres concluir a partir daí?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ursopolar11 » 10/12/2009 11:36

Luis19,
isto que informa é muito importante é uma real questão de segurança.

Confirma mesmo esta situação, ou é apenas algo empírico derivado de algum raciocínio seu.

Não estou a duvidar, apenas gostava de ter uma confirmação.

Obrigado


Luis19 Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:Cuidado, com piso molhado e tiveres de travar de emergência, basta um desequilíbrio nos travões e lá se vai a economia.
:)


Então experimenta fazer uma travagem de emergência com piso molhado sem tocares na embraiagem (isto é, com o veiculo engatado numa das mudanças) e vais ver onde vais parar...

Numa travagem de emergência deve-se SEMPRE carregar a fundo na embraiagem e nos carros com ABS travão igualmente a fundo.
 
Mensagens: 122
Registado: 9/12/2009 13:04
Localização: 1

por Luis19 » 10/12/2009 0:03

tavaverquenao2 Escreveu:Cuidado, com piso molhado e tiveres de travar de emergência, basta um desequilíbrio nos travões e lá se vai a economia.
:)


Então experimenta fazer uma travagem de emergência com piso molhado sem tocares na embraiagem (isto é, com o veiculo engatado numa das mudanças) e vais ver onde vais parar...

Numa travagem de emergência deve-se SEMPRE carregar a fundo na embraiagem e nos carros com ABS travão igualmente a fundo.
 
Mensagens: 407
Registado: 4/12/2007 16:30
Localização: 14

por jlmf » 9/12/2009 20:11

Eco Tretas Escreveu:
tonirai Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:
Isto sim é que é conversa interessante! Na globalidade tens razão, e é por isso que algumas vezes desengato, e outras não. Um exemplo: se desceres a Serra de Aire (A1) desengatado chegas lá baixo a 160 (mantendo os 120 no nível intermédio) e o balanço providenciado dá-te para manter os 120 até à entrada da auto-estrada que vem das Beiras... Todavia, se o tráfego estiver intenso ou o piso estiver molhado, é melhor engatares na descida. O mesmo se tiveres a polícia atrás!
Da experimentação e luta com o computador de bordo, penso que a variável mais importante é o consumo de energia a bordo nesse instante. Com ar condicionado e luzes desço a Serra de Aire engatado...


Ecotretas


Tenho lido este tópico e até já intervi. Tem sido bastante didáctico, não no sentido qualitativo de assimilação de conhecimento própriamente relacionado com o tema, mas para confirmar a mensagem de alguns especialistas mundiais que afirmam ser actualmente nesta matéria, a consciência ecológica participativa, que se dedefinem os niveis de civismo de um povo, e o quão avançada é uma sociedade, entre outros.
 
Mensagens: 982
Registado: 29/11/2007 4:15
Localização: Genebra

Re: Reduzir Co2, sugestões e dicas

por limpaesgotos » 9/12/2009 20:07

ursopolar11 Escreveu:Caro,

nos o que podemos fazer, são pequenas acções qutodianas, mas que somadas, no seu conjunto, poupa milhoes.

Veja-se as lampadas tradicionais.
Se cada casa em Portugal substituir 1 única lampada da 100 W por uma economica de 18 W teremos:
4 milhoes de lares*82 W = 328 milhoes W (potencia).
Assim, por hora pupa-se 328 MW de energia por HORA.


Estou a tentar moderar-me aqui no fórum com aquilo que alguns concideram lixo, mas aqui vai mais esta.
Sempre fui adepto das LFC, cheguei a comprá-las a 15eur, ora vejam o link abaixo:
http://emalarme.blogspot.com/2009/12/as ... fazem.html
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por Eco Tretas » 9/12/2009 19:39

tonirai Escreveu:
Eco Tretas Escreveu:Toda a gente sabe? que um carro desengatado nas descidas consome mais...
Ecotretas

Sim e não... depende da descida e do carro.
Carro a injecção, sim, estes cortam o combustível quando engatado sem acelerar, mas mantêm-no (equivalente ao ralenti) quando desengatado;
Mas mesmos nesses, se supormos que a descida for ligeira, nessa situação o carro engatado perderá sempre velocidade, obrigando a acelerar e, logo, a consumir mais - em casos desses é óbvio que desengatado vai consumir menos. :wink:

(Chamada de atenção para o factor segurança - completamente desaconselhado desengatar o carro.)

Isto sim é que é conversa interessante! Na globalidade tens razão, e é por isso que algumas vezes desengato, e outras não. Um exemplo: se desceres a Serra de Aire (A1) desengatado chegas lá baixo a 160 (mantendo os 120 no nível intermédio) e o balanço providenciado dá-te para manter os 120 até à entrada da auto-estrada que vem das Beiras... Todavia, se o tráfego estiver intenso ou o piso estiver molhado, é melhor engatares na descida. O mesmo se tiveres a polícia atrás!

Da experimentação e luta com o computador de bordo, penso que a variável mais importante é o consumo de energia a bordo nesse instante. Com ar condicionado e luzes desço a Serra de Aire engatado...

É por estas e outras razões que penso que a melhor sugestão para diminuir os consumos nos automóveis era obrigar os fabricantes a pôr um contador de consumo (digital ou manómetro). Garanto-vos que a maioria dos que ainda não têm deixavam de acelerar tanto quando se veêm consumos de 30 ou 40l/100Km nos arranques...

Ecotretas
 
Mensagens: 511
Registado: 22/10/2008 22:08
Localização: 16

por MarcoAntonio » 9/12/2009 18:36

JLMF Escreveu:Um veículo gasta mais, em termos absolutos, se numa descida em ponto morto, que engatado em mudança conveniente.


Sim, os veículos actuais são geridos electronicamente. Engatado gasta virtualmente zero nos veículos minimamente desenvolvidos enquanto desengatado vai ao "ralenti". Se o veículo tiver computador de bordo é fácil confirmar...

Desengatar o veículo na descida = bad idea

Mesmo à parte desta questão, algumas das formas de poupar combustível são perigosas. O para/arranca (ou meras travagens e acelerações) é o que faz o veículo disparar o consumo e quando se está demasiado centrado em poupar combustível, a tentação de manter a velocidade em cruzamentos e afins é enorme.

Se se consegue incutir hábitos saudáveis (pé pouco pesado, tentar manter velocidades cruzeiro/constantes dentro do razoável e próximo do ponto de rendimento máximo do motor, etc) tudo bem e creio que com facilidade se gasta menos 1 ou 2L aos 100 face a uma condução comum.

Se se quer bater o record do consumo mínimo lá da rua... pode começar a ficar perigoso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41011
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por tonirai » 9/12/2009 18:32

Eco Tretas Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:hypermiler é do género de nas descidas desengatar? Cuidado, com piso molhado e tiveres de travar de emergência, basta um desequilíbrio nos travões e lá se vai a economia.

:)

Toda a gente sabe? que um carro desengatado nas descidas consome mais...
Ecotretas

Sim e não... depende da descida e do carro.
Carro a injecção, sim, estes cortam o combustível quando engatado sem acelerar, mas mantêm-no (equivalente ao ralenti) quando desengatado;
Mas mesmos nesses, se supormos que a descida for ligeira, nessa situação o carro engatado perderá sempre velocidade, obrigando a acelerar e, logo, a consumir mais - em casos desses é óbvio que desengatado vai consumir menos. :wink:

(Chamada de atenção para o factor segurança - completamente desaconselhado desengatar o carro.)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

por Branc0 » 9/12/2009 17:15

pinto80 Escreveu:Não percebeste? é simples...

tu disseste "Portanto o teu argumento é que já somos roubados para tanta coisa, mais uma não faz mal.
"..

digo eu que és (somos) roubado em tantas outras coisas e que não te vejo a defender com a mesma convicção a não utilização dessas coisas (por exemplo o uso de automóvel, em que és roubado através de imspostos e empresas sem escrúpulos), só porque essa não utilização fere a tua cultura.

Como a utilização de energias renováveis afectará a tua cultura e trará sacrifícios, então não vale a pena defendê-la.


Não vês porque fazer isso não tem lógica nenhuma (sinal que sou uma pessoa mentalmente saudável - pelo menos por esse ponto de vista).

Podes no entanto ver-me a defender o fim do ISP em vários sitios aqui no Caldeirão e também no meu blog.

Se me roubarem cada vez que atravesso a rua a reacção é chamar a policia e não deixar de atravessar a rua... certo?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Eco Tretas » 9/12/2009 17:12

tavaverquenao2 Escreveu:hypermiler é do género de nas descidas desengatar? Cuidado, com piso molhado e tiveres de travar de emergência, basta um desequilíbrio nos travões e lá se vai a economia.

:)

Toda a gente sabe? que um carro desengatado nas descidas consome mais...
Ecotretas
 
Mensagens: 511
Registado: 22/10/2008 22:08
Localização: 16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Jonas74, marketisnotefficient, nbms2012 e 213 visitantes