Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Será que chegou a altura de investir na bolsa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bestbland » 24/7/2009 16:08

madoff Escreveu:Creio que o Ulisses deve estar a falar de indicadores de Volume (OBV, Chaikin Money flow, acumulação /distribuição, etc).

Euforia é nem sequer se ponderar a hipotese de correcções fortes em Agosto. Que agora é sempre a subir.
...988, e 1020, e 1100, etc...

Então e as correcções ?

Por isso eu digo euforia, porque só se fala de um sentido, quando existem dois.Despresendo inclusive quem tem essa ideia (correcções mais fortes).

Isto já para não falar na hipotese de alteração da tendencia primária (muito longo prazo) que tem sido de subida, excepto aquele rompimento em MArço.

Essa também não a coloco...nem desejo.

Ulisses Pereira Escreveu:E 2007?

Se me deres um único sinal de euforia actualmente... O problema é que ainda não vi um único! Achares que as subidas são exageradas em função da situação económica não tem nada aver com euforia. tem a ver com a tua opinião de desencontro entre Bolsa e Economia.

Aqui não há nada que impor vontades. Há que argumentar. Tu dás a tua opinião e os outros dão a deles. A minha é esta: Em 6 ou 7 indicadores que uso para medir o sentimento em nenhum deles dá algo parecido com a euforia. Nenhum.

Mas gostava de ver alguém dar um exemplo de euforia actualmente. A euforia - quando existe - não se procura, não é rebuscada. Sente-se. Pelos poros. Em todo o lado.

Um abraço,
Ulisses

Vê o topico "sentimento do mercado" http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=69535 e vê onde encontras euforia, vejo é mais bear
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por bestbland » 24/7/2009 16:01

madoff Escreveu:Erá só mais uns pós, e como ia de férias (hoje), resolvi fechar a posição.Não queria passar para vermelho uma coisa que estava verde.

Elias Escreveu:
madoff Escreveu:Para mim, o objectivo era 988 mas saltei nos 970.

E o que te levou e não manteres o teu objectivo? :shock:

Correcto madoff, não devemos deixar fugir o lucro :wink:

por madoff » 24/7/2009 15:40

Erá só mais uns pós, e como ia de férias (hoje), resolvi fechar a posição.Não queria passar para vermelho uma coisa que estava verde.

Elias Escreveu:

Registado: 12/5/2009 23:07

por SoaresV » 24/7/2009 15:38

Pessoalmente penso que em termos comportamentais, há sim mais potencial para euforias inadequadas... mas tb para desilusões desmedidas; arrisco-me a dizer que cada vez mais se nota uma bipolaridade no comportamento da bolsa, porque depois destes recentes eventos e crises, cada boa notícia pode levar a um excessivo optimismo e uma má poderá levar a uma derrocada inadequada.
Ou seja, há uma grande vontade de se ganhar depois de se perder, mas tb há mais probabilidade de se gerar pânico com a mais inocente notícia, espcialmente em determinados sectores financeiros.

Just my two cents

Registado: 14/10/2008 10:57

por Ulisses Pereira » 24/7/2009 15:31

Creio que o Ulisses deve estar a falar de indicadores de Volume (OBV, Chaikin Money flow, acumulação /distribuição, etc).

Euforia é nem sequer se ponderar a hipotese de correcções fortes em Agosto. Que agora é sempre a subir.

QUal indicadores? Eu já te disse todos os meus critérios para definir euforia... Disse-te há pouco, não sei se leste...

Mas quem é que não podera essa hipótese? Algumas pessoas no fórum? E por causa disso achas que estamos em euforia?

Euforia é veres isto repleto de gente a perguntar o que comprar...

Se isto é euforia o que vivemos, o que será que foram anos como 1998, 2000, 2006, 2007, etc...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Elias » 24/7/2009 15:30

Registado: 5/11/2002 12:21

por madoff » 24/7/2009 15:29

Pronto, pronto.
Cada um tem a sua analise/objectivo.

Para mim, o objectivo era 988 mas saltei nos 970.

Agora o meu objectivo serão os 830, mas penso que os 750 irão ser atingidos até (durante) Outubro.

por um peao » 24/7/2009 15:27

Madoff,

Mas alguém disse que não haverá correcções pelo caminho? Alguém disse que isto agora é tipo foguete?

É minha convicção que o índice depois de ter lateralizado tanto tempo se encaminha numa primeira fase (que eu admito poder ser rápida) para os 1020/1050 pontos. Agora se irá lá em dois passos ou se virá visitar os 950 pontos outra vez, ou virá até mais abaixo é impossível de prever.

Sinceramente, EW até pode fazer vista e parecer brilhante mas a mim não me diz nada. Parece-me irrelevante falar-se em 750 pontos e na abc da 2 numa expanded flat :shock: quando existem vários suportes e fortes pelo meio.

Para quê falar-se na sobremesa quando ainda nem acabámos a sopa? para quê falar-se em novos mínimos quando o bear de 2007 fica anulado ou valentemente debilitado acima dos 950 pontos?
Editado pela última vez por um peao em 24/7/2009 15:30, num total de 1 vez.

Registado: 2/4/2009 22:13

por bestbland » 24/7/2009 15:19

madoff Escreveu:Creio que o Ulisses deve estar a falar de indicadores de Volume (OBV, Chaikin Money flow, acumulação /distribuição, etc).

Então e as correcções ?

Por isso eu digo euforia, porque só se fala de um sentido, quando existem dois.Despresendo inclusive quem tem essa ideia (correcções mais fortes).

Isto já para não falar na hipotese de alteração da tendencia primária (muito longo prazo) que tem sido de subida, excepto aquele rompimento em MArço.

Se me deres um único sinal de euforia actualmente... O problema é que ainda não vi um único! Achares que as subidas são exageradas em função da situação económica não tem nada aver com euforia. tem a ver com a tua opinião de desencontro entre Bolsa e Economia.

Aqui não há nada que impor vontades. Há que argumentar. Tu dás a tua opinião e os outros dão a deles. A minha é esta: Em 6 ou 7 indicadores que uso para medir o sentimento em nenhum deles dá algo parecido com a euforia. Nenhum.

Mas gostava de ver alguém dar um exemplo de euforia actualmente. A euforia - quando existe - não se procura, não é rebuscada. Sente-se. Pelos poros. Em todo o lado.

Um abraço,
Ulisses

Madoff, um sentido, ainda há menos de uns dias andavamos para baixo. Sabes quantas correcções já houve desde de março, penso umas 9

por madoff » 24/7/2009 15:17

Creio que o Ulisses deve estar a falar de indicadores de Volume (OBV, Chaikin Money flow, acumulação /distribuição, etc).

Então e as correcções ?

Um abraço,
Ulisses

por bestbland » 24/7/2009 15:01

De todos aqueles que tenho mais receio se um dia dizer que isto pode ser um falso arranque é da boca do ulisses.
Um dia, já alguns uns 3 meses queria colocar uma coisa que ele não tinha dito, talvez pela importancia que eu dou aos seus comentários e como tal fiquei assustado. Entrei em picardarias com ele e ele sabe que mais tarde dei-lhe a razão pois não tinha visto um dos seus post a dizer que não tinha dito que ia haver uma forte correcção.
Por isso devem seguir os bons exemplos de quem está no mercado.
Quando eu pergunto, manipulações e o ulisses manipulaçãoes é uma desculpa dada para os perdadores há mais 20 anos, está tudo dito.
Talvez poucos se lembra, estavamos em Fevereiro ou principio de Março e ele disse pelo niveis de pessimismo actual isto deverá subir. Agora ainda não ouvi falar em niveis de elevada euforia.

por bestbland » 24/7/2009 14:54

È por isso que gosto de muito ler os artigos e os post do ulisses, ele sim, não fala em minimos nem manipulações, etc. Fala da realidade e que muitos custam aceitar. Eu como ontem disse, cada um segue os seus e eu sigo os meus.

por Ulisses Pereira » 24/7/2009 14:46

E 2007?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bestbland » 24/7/2009 14:44

madoff Escreveu:Caro Ulisses, eu não pretendo que deem-me razão.

Creio que está a referir-se ao ano 2000, bom ai não era euforia, era insanidade mental absoluta.

Nessa altura comecei a investir (o BES tinha uma plataforma online) quando começei a entrar na bolsa mais a sério), em que fazia 30% e 40% em 2 dois dias (foi na Pararede).Loucura abosulta.

Por isso houve muita gente entalada...

Eu vejo assim:

Não te esqueças que esse doente já está doente desde de 2007. Não te esqueças que o bull market começa de um minimo
Um doente que esteve muito mal, quase a morrer (Março), com vontade de fazer eutanázia. Dores agudas e muito sofrimento.

3 meses depois voilá, ei-lo recuperado e já a fazer uma maratona, e a pensar-se que vai vencer.

Não estou aqui contra ninguém nem quero impor a minha vontade.

Ulisses Pereira Escreveu:madoff, uma coisa é achares que o mercado está sobrevalorizado. Outra é falares em euforia. Não a vejo em lado nenhum...

Um abraço,
Ulisses

por madoff » 24/7/2009 14:41

Caro Ulisses, eu não pretendo que deem-me razão.

Creio que está a referir-se ao ano 2000, bom ai não era euforia, era insanidade mental absoluta.

Nessa altura comecei a investir (o BES tinha uma plataforma online) quando começei a entrar na bolsa mais a sério), em que fazia 30% e 40% em 2 dois dias (foi na Pararede).Loucura abosulta.

Por isso houve muita gente entalada...

Eu vejo assim:

Um doente que esteve muito mal, quase a morrer (Março), com vontade de fazer eutanázia. Dores agudas e muito sofrimento.

3 meses depois voilá, ei-lo recuperado e já a fazer uma maratona, e a pensar-se que vai vencer.

Não estou aqui contra ninguém nem quero impor a minha vontade.

Ulisses Pereira Escreveu:madoff, uma coisa é achares que o mercado está sobrevalorizado. Outra é falares em euforia. Não a vejo em lado nenhum...

Um abraço,
Ulisses

Re: Será que chegou a altura de investir na bolsa?

por Bokas » 24/7/2009 14:33

LTCM Escreveu:Dependendo do time frame, todas as alturas são boas para investir na bolsa.
8-)

Parece-me ser a resposta mais sensata :wink:

Registado: 20/5/2008 12:54

por Ulisses Pereira » 24/7/2009 14:27

madoff, uma coisa é achares que o mercado está sobrevalorizado. Outra é falares em euforia. Não a vejo em lado nenhum...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 24/7/2009 14:25

madoff Escreveu:Em 2000, os mercados cairam durante 3 anos.
E agora os mercados cairam apenas no inicio de 2008.Ou seja 1 ano e 3 meses.

madoff, se queres comparar a duração deste bear market com o anterior, deves também comparar a duração dos bulls que os precederam.

O bull que precedeu o último bear durou 4 anos. O bull anterior (que precedeu o bear de 3 anos) durou mais de 9 anos. É assim que as comparações devem ser feitas.

Por outro lado escreves que o mercado caiu apenas 1 ano e 3 meses mas isso não é verdade. Sugiro que consultes o seguinte post em que comparo a duração do bear em diversos índices: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=66106

por GetSmarter » 24/7/2009 14:21

LOL Ulisses.
Sim, euforia não mas o nasdaq está onfire. Embora a msft já tenha deitado alguma água na fervura
"MASTER RULE: STOP LOSS."

"Plan the trade, trade the plan. Don't let fear or greed get in the way."

Registado: 3/12/2002 19:20

por madoff » 24/7/2009 14:20

A crise de 29 acabou em 2 anos ?, não.

A crise teve o seu expoente máximo com a falência do LMB.
Em termos de mercado, o expoente máximo foi em Março.

Se isto fosse assim tão simples, como teriamos bancos e grandes empresas a falir?
Poruqe tantos despedimentos e tantos projectos destruidos...por 3 meses ?

há 3 meses, todos pensavam que ia haver um cataclismo, e agora os 1400 pp já são objectivo ?!?

ANtes da crise / depois da crise, temos uma industria com excesso de produção.
Temos ainda o desemprego a subir.

Portanto, em 3 meses ficou tudo resolvido como se nada tivesse acontecido ?

Em 2000, os mercados cairam durante 3 anos.
E agora os mercados cairam apenas no inicio de 2008.Ou seja 1 ano e 3 meses.

Depois de 2003, para por exemplo, o SP subir os mesmos 350 pontos, foram necessário 1 ano e meio.

Mas este é a minha opinião sobre a euforia que é vivida actualmente.

Posso estar errado.

Elias Escreveu:
madoff Escreveu:Penso é que uma crise tão seria, não acaba assim em 3 meses !

Claro que não. Demora 2 anos. Mas esses dois anos começaram a contar em Julho de 2007, quando se deu o pico dos mercados. 8-)

por Ulisses Pereira » 24/7/2009 14:14

madoff, euforia é quando os jornais trazem a Bolsa nas primeiras páginas, quando os Telejornais abrem com notícias da Bolsa, quando a TVI faz uma reportagem comigo, quando todos os dias chegam dezenas de pessoas novas nos fóruns, quando a Bolsa é conversa recorrente nos cafés. Quando os meus amigos me começam a ligar o que comprar. Quando em vez de 50 mails por dia recebo 150.

Aí estamos num momento de euforia. Nenhum desses meus critérios acontece neste momento.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 24/7/2009 14:08

madoff Escreveu:Penso é que uma crise tão seria, não acaba assim em 3 meses !

Claro que não. Demora 2 anos. Mas esses dois anos começaram a contar em Julho de 2007, quando se deu o pico dos mercados. 8-)

por madoff » 24/7/2009 14:07

Este tópico é disso exemplo.

Já todos falam em 1000, 1100 e que a crise acabou e que agora é tudo para cima.

Existem 2 factores que geraram esta crise:

1-Inflação gerada pelos altos preços do crude

2-Taxas de juros elevadas (que antes eram baixas), deixando muita gente sem capacidade para pagar.

Ora o que podemos observar é que mal se começa a pensar em melhorias, o crude dispara...
Ora, será então de esperar que com taxas de juro ainda mais baixas, que quando estas subirem, o problema vai ser ainda maior.

É a minha opinião.

Penso é que uma crise tão seria, não acaba assim em 3 meses !

Elias Escreveu:
madoff Escreveu:Só digo que é perigoso comprar quando se começa a entrar em euforias desmedidads.

madoff, o que entendes por euforias desmedidas?

por Elias » 24/7/2009 13:22

madoff Escreveu:Só digo que é perigoso comprar quando se começa a entrar em euforias desmedidads.

madoff, o que entendes por euforias desmedidas?

por madoff » 24/7/2009 12:57

Cada um faz o que quer.

Eu apenas dei a minha leitura e o modo como estou a agir.

Só digo que é perigoso comprar quando se começa a entrar em euforias desmedidads.
A não ser que seja no intraday, ai já nada digo.

Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe...

bestblandina Escreveu:
madoff Escreveu:Para ter entrado deverias ter escolhido Outubro do ano passado ou Março.

Agora não é que seja tarde, mas naturalmente que isto vai corrigir bastante.

Também não acredito em minimos de Março, mas poderá em média corrigir 20% a 25%.

Eu entrei em alguns titulos nessa altura (que mantenho), e por isso os ganho são muito elevado.

Agora falar-se que isto vai continuar a subir sempre....

Caro madoff, as vezez o grande erro é de tanta vez utilizarmos o verbo "poderá" e "deverá"
Se um investidor estiver á espera de uma correcção de 20 a 25% pode-se correr um risco de nunca chegar a comprar. Por exemplo quem esperou desde de março por essa correcção ainda não entrou no mercado. Se é para entrar no mercado entra-se. É logico que vai corrigir mais dia menos dia esta ultima correcção, agora saber se é 20 ou 25 % é complicado.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, malakas, niceboy e 26 visitantes