Concorrência multa panificadoras em 1,17 milhões de euros po
rmachado tens razão, era para incluir as panificadoras na lista acima e depois hesitei porque são ganhadoras (com os lucros que têm) e também perdedoras (por terem que pagar a multa).
A minha questão era mais esta: ganhamos alguma coisa em ter regulação?
A minha questão era mais esta: ganhamos alguma coisa em ter regulação?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Voltando à questão da multa da AdC sobre as panificadoras estive a pensar sobre o assunto e fiquei com dúvidas quem é que realmente ganha com esta regulação.
Entidades ganhadoras:
- o Estado que arrecada o valor da multa
Entidades perdedoras:
- os consumidores que estiveram a pagar pão a preços cartelizados sem que disso venham a ser ressarcidos e possivelmente vão continuar a pagar (ainda não ouvi dizer que medidas serão tomadas para prevenir cartel no futuro)
Entidades ganhadoras:
- o Estado que arrecada o valor da multa
Entidades perdedoras:
- os consumidores que estiveram a pagar pão a preços cartelizados sem que disso venham a ser ressarcidos e possivelmente vão continuar a pagar (ainda não ouvi dizer que medidas serão tomadas para prevenir cartel no futuro)
Elias Escreveu:Claro que me recordo, mas sabes que nunca digo que não a uma boa discussão
Mas eu não tava com "paciência" porque recordava-me bem da anterior (tenho memória de elefante)... lol

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ah, ok. Então sempre já te recordas...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sim eu lembro-me que não foi sobre o pão e sim sobre os BPN (aqui a sigla aplica-se a Bens de Primeira Necessidade e não a uma qualquer instituição bancária, lol)
Pela tua lógica de as necessidades energéticas serem um BPN (o que até é defensável), então também a contactabilidade, logo os telemóveis são BPN. E hoje não podemos viver sem Internet, que por isso também é BPN. E, claro, a gasolina é BPN. Aliás se a memória não me falha, toda a discussão surgiu porque alguém referiu que a gasolina era um BPN.
Bem, eu mais depressa concordo que a electricidade é um BPN do que o pão, porque este último tem substitutos (e muitos) e a energia não...
1 abraço
Elias
Pela tua lógica de as necessidades energéticas serem um BPN (o que até é defensável), então também a contactabilidade, logo os telemóveis são BPN. E hoje não podemos viver sem Internet, que por isso também é BPN. E, claro, a gasolina é BPN. Aliás se a memória não me falha, toda a discussão surgiu porque alguém referiu que a gasolina era um BPN.
Bem, eu mais depressa concordo que a electricidade é um BPN do que o pão, porque este último tem substitutos (e muitos) e a energia não...
1 abraço
Elias
Re: Concorrência multa panificadoras em 1,17 milhões de euro
Pata-Hari Escreveu:
Concorrência multa panificadoras em 1,17 milhões de euros por combinarem preços
16/12/2008
A Autoridade da Concorrência condenou a Associação dos Industriais de Panificação de Lisboa (AIPL) ao pagamento de 1,17 milhões de euros por troca de informação sobre preços de venda de pão ao público.
A Autoridade da Concorrência concluiu, após inquérito instaurado na sequência de uma denúncia, que a AIPL adoptou uma decisão da associação de empresas com o objecto de impedir, restringir ou falsear a concorrência, através da troca de informação sobre preços, sendo-lhe aplicada uma coima no valor de 1.177.429,30 euros.
No comunicado publicado no site, a AdC explica que verificou que entre 2002 e 2005, que a associação de panificadoras desenvolveu um sistema de troca de informações sobre preços de venda de pão ao público com as suas associadas, adequado a “fixar, de forma directa ou indirecta, os preços de compra ou de venda, ou interferir na sua determinação pelo livre jogo do mercado, induzindo, artificialmente, quer a sua alta quer a sua baixa”.
Na fixação da coima foi considerado o volume de negócios agregado das 14 empresas associadas que participaram no comportamento proibido, cujo montante global é de 17.661.442,87 euros.
“Com tal conduta, a AIPL promoveu a distorção do livre funcionamento do mercado da venda de pão ao consumidor final, o que configura uma infracção grave às regras de defesa da concorrência num sector fundamental, o dos bens alimentares essenciais, que tem merecido particular atenção da Autoridade da Concorrência”, refere o comunicado.
Com efeito, de acordo com indicadores estatísticos do INE – Instituto Nacional de Estatística, verifica-se que, na classe dos Produtos Alimentares e Bebidas não Alcoólicas, o sub-grupo “pão e cereais” foi aquele que registou maior aumento de preços no período sobre o qual incide a Decisão condenatória da Autoridade da Concorrência.
Na minha humilde opinião a adc, só bate aos pequenos, e ainda assim duvido que alguma vez esta multa venha a ser paga.
E não foi sobre "o pão", estás a confundir o que eu disse: o que eu disse é que achava que não valia a pena debatermos de novo o que é para cada um de nós "bens de primeira necessidade" pois já tinhamos debatido isso...

Epá, lembro-me que tu levavas o termo "bem de primeira-necessidade" muito "à letra" ao passo que eu não (tipo, se sobrevives sem eles então não são de primeira-necessidade).
Pão, leite, água, etc são os alimentos mais básicos que há e contêm as coisas que necessitas para viver. Se depois tu gostas deles ou não e os consomes ou consomes produtos alternativos "de luxo" que têm as mesmas coisas ou os substituem, isso já é um problema de cada um. E, dado que já não vivemos na idade da pedra, as fontes de energia mais básicas considero também de primeira necessidade.
Mas lembro-me perfeitamente de teres uma noção de bens de primeira necessidade bastante diferente.
Bom, é mais ou menos isto que me recordo...
Pão, leite, água, etc são os alimentos mais básicos que há e contêm as coisas que necessitas para viver. Se depois tu gostas deles ou não e os consomes ou consomes produtos alternativos "de luxo" que têm as mesmas coisas ou os substituem, isso já é um problema de cada um. E, dado que já não vivemos na idade da pedra, as fontes de energia mais básicas considero também de primeira necessidade.
Mas lembro-me perfeitamente de teres uma noção de bens de primeira necessidade bastante diferente.
Bom, é mais ou menos isto que me recordo...
MarcoAntonio Escreveu:Nem penses... lol
Não vou perder agora uma hora à procura disso. Mas lembro-me do debate, sei em traços gerais o que pensas (e eu penso bastante diferente) e como já debatemos uma vez o assunto não vejo a necessidade de repetir.
Desculpa lá ó Marco então passas o tempo a repetir até à exaustão os argumentos sobre o preço da gasolina e recusas-te a falar do pão só porque já foi falado? Tá mal

logout Escreveu:A localização, que representa certamente uma parte relevante da totalidade dos custos, é talvez a única que varia, já que as despesas com equipamento, manutenção e matérias-primas serão muito semelhantes.
O transporte do combustível, por exemplo, é um custo recorrente que varia de local para local.
Não sei contudo se já estavas a incluir isso nos custos da localização...
Quanto ao resto estamos mais em acordo do que em desacordo e no que disse acima não se referia a ti expressamente. Era uma afirmação generalizada pois quase todas as semanas surge alguém com este argumento e a sugerir que se os hipermercados fazem determinado preço então as outras petrolíferas também podiam poder.
E esse argumento, além de ser obviamente falacioso, já foi aqui desmontado uma série de vezes.
Para quem (ainda) não entendeu a razão, penso que o meu paralelismo entre o a farmácia e a padaria (acima) talvez lance uma luz sobre o assunto...
logout Escreveu:Se isso lhes aumenta o negócio principal, não vejo porque não o façam.
Mas eu não estou a criticar os hipermercados por vender gasolina (embora isso possa ter um efeito pernicioso se se verificar em larga escala, o que aliás tem paralelo noutras áreas, estou-me a lembrar da algo polémica venda de alguns medicamentos em locais que não farmácias por exemplo).
Eu apenas estou a salientar as diferenças e a explicar que não devemos comparar directamente uma com a outra...
Elias Escreveu:Tá bem, mas então arranja-me o link desse post...
Nem penses... lol
Não vou perder agora uma hora à procura disso. Mas lembro-me do debate, sei em traços gerais o que pensas (e eu penso bastante diferente) e como já debatemos uma vez o assunto não vejo a necessidade de repetir.
LOL
Não me arrastes para essa discussão. Já uma vez discutimos sobre isso...

Não me arrastes para essa discussão. Já uma vez discutimos sobre isso...

MarcoAntonio Escreveu:Mas mais interessante do que transformar mais um tópico, num tópico dos combustíveis é frizar que, enquanto se faz um ruido estridente em torno dos combustíveis, praticamente ninguém questiona o preço do pão, do leite e de outros tantos bens de primeira necessidade...
Isso levanta uma outra questão: nos dias que correm, o que éum bem de primeira necessidade? Penso que o pão não o seja...
1 abraço,
Elias
Em relação à questão dos intermediários, penso que assim fique mais claro: eu não discuti numero de intermediários mas os objectivos e a estrutura dos intermediários.
São diferentes e, podemos dizer, não comparáveis.
É como imaginarmos que agora as farmácias, passavam a vender pão ao preço de custo por forma a atrairem clientes às farmácias.
E depois ir "pedir" às padarias que vendam ao preço das farmácias porque se as farmácias conseguem então as padarias também conseguiam...
É absurdo, claro que as padarias nunca responderiam ao preço mas se fossem idiotas ao ponto de o fazer, passado algum tempo fechavam as padarias (ou iam fechando aos poucos). E as farmácias deixavam de ter pão porque não havia quem o produzisse (ou quem o produzisse em quantidade suficiente).
Claro que não era problema para as farmácias pois o seu negócio era e continuaria a ser "medicamentos"...
São diferentes e, podemos dizer, não comparáveis.
É como imaginarmos que agora as farmácias, passavam a vender pão ao preço de custo por forma a atrairem clientes às farmácias.
E depois ir "pedir" às padarias que vendam ao preço das farmácias porque se as farmácias conseguem então as padarias também conseguiam...
É absurdo, claro que as padarias nunca responderiam ao preço mas se fossem idiotas ao ponto de o fazer, passado algum tempo fechavam as padarias (ou iam fechando aos poucos). E as farmácias deixavam de ter pão porque não havia quem o produzisse (ou quem o produzisse em quantidade suficiente).
Claro que não era problema para as farmácias pois o seu negócio era e continuaria a ser "medicamentos"...
E caso haja duvidas sobre esta matéria: são os próprios donos/gerentes desses supermercados que vêm a publico confirmar que os vendem praticamente sem lucro, como já aconteceu diversas vezes.
logout Escreveu:Estás a querer dizer que o preço baixa em proporção directa com o número de intermediários?
Isto não tem absolutamente nada que ver com o que eu escrevi. E confesso que sinto alguma dificuldade em reescrever o que escrevi porque penso que fui perfeitamente claro...
logout Escreveu:A operação de um posto de gasolina tem custos, sejam eles suportados por uma petrolifera ou não.
Não, os custos não são exactamente os mesmos. Nem os lucros pretendidos são exactamente os mesmos...
Este tema já foi debatido no tópico da análise semanal pelo que te convido a percorrer o tópico.
Mas sucintamente: o custo de instalar o posto não é o mesmo em qualquer local, a procura não é a mesma em todos os locais. O lucro pretendido (necessário para a sustentabilidade do negócio) também não é o mesmo conforme te apoias principal ou exclusivamente nessa actividade ou noutras. E ainda, o lucro obtido nessa actividade pode ser utilizado ou não para financiar actividades que estão a montante no processo de fazer chegar os combustíveis ao cliente final.
Mas como digo, isto já foi comentado e repisado no tópico dos combustíveis.
Pelo que muito surpreende que ainda haja neste forum quem continue a comparar directamente os preços dos supermercados com o das petrolíferas com a expectiva ou na sugestão de que deviam ser identicos!
Mas mais interessante do que transformar mais um tópico, num tópico dos combustíveis é frizar que, enquanto se faz um ruido estridente em torno dos combustíveis, praticamente ninguém questiona o preço do pão, do leite e de outros tantos bens de primeira necessidade...
E aqui temos um exemplo de, como apesar de estarem todos praticamente calados e pouco importados com o preço que pagam por essas coisas (aparentemente), ocorrem práticas como às que tanto tentam esmiuçar ou detectar noutros produtos.
E nem é por falta de padarias diferentes ou panificadores...
E aqui temos um exemplo de, como apesar de estarem todos praticamente calados e pouco importados com o preço que pagam por essas coisas (aparentemente), ocorrem práticas como às que tanto tentam esmiuçar ou detectar noutros produtos.
E nem é por falta de padarias diferentes ou panificadores...
lareco não digam que eles não sejam os mais baratos mas há dois aspectos a ter em conta:
1 - ir até lá com o carro custa dinheiro; se o posto ficar a 10 km gasta-se 2 euros a ir e voltar e pode não compensar a deslocação para aquilo que se pouca
2 - não podemos partir do princípio que as gasolinas são todas iguais (não são)
1 - ir até lá com o carro custa dinheiro; se o posto ficar a 10 km gasta-se 2 euros a ir e voltar e pode não compensar a deslocação para aquilo que se pouca
2 - não podemos partir do princípio que as gasolinas são todas iguais (não são)
E leclerc???
Caso não saibas a cadeia de supermercados Intermarché são os campeões dos preços baixos.
Conforme podes comprovar no site www.maisgasolina.pt que têm todos os preços dos postos com o preço mais baixo.
Conforme podes comprovar no site www.maisgasolina.pt que têm todos os preços dos postos com o preço mais baixo.
...Será..
- Registado: 15/10/2008 23:05
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995, Shimazaki_2 e 66 visitantes