AT: pedido de opinião
Rsacramento, deixa-me só acrescentar uma coisa: nos livros (uns melhores outros piores) tendem sempre a colocar as coisas mais fáceis do que são na realidade. Estão a vender algo e têm de justificar e convencer as pessoas que vale o que pagaram...
O grande livro da Bolsa é o próprio mercado.
Os outros livros lê sempre com um espírito crítico aguçado...

O grande livro da Bolsa é o próprio mercado.
Os outros livros lê sempre com um espírito crítico aguçado...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: AT: pedido de opinião
rsacramento Escreveu:Quando é que se decreta um bull ou um bear?
Essa é provavelmente a pergunta mais difícil de responder e fonte de inúmeras e inconstantes discussões.
Um Bull (ou Bear) Market só é evidente já bastante depois de ter começado. Enquanto as coisas estão a acontecer há um período consideravel em que é difícil perceber se estamos perante uma correcção ou uma inversão.
Não existe uma linha divisória simples e inequívoca.
Mas, quando o Bull Market vai a meio ou mais de meio, nessa altura já virtualmente não há dúvidas de que se trata de um Bull Market.
Provavelmente não é a resposta simples que gostarias... mas o problema é que o mercados não é simples e negociar/investir não é fácil.
As coisas só são fáceis depois de terem acontecido...
rsacramento Escreveu:acabei de ler (Murphy) que uma LT definitivamente cortada não implica necessariamente uma reversão; contudo, desde novembro assistimos a fundos mais baixos e topos tbem mais baixos, o que pelas teorias de Dow é condição necessária e suficiente para estarmos perante uma tendência primária
isso não é suficiente para decretar esta tendência bear como principal?
O que eu vejo é uma tendência de médio/prazo (se se vai transformar numa de tendência de longo-prazo é uma incógnita). Mas de Novembro até ao último mínimo realizado até agora são 4 meses. E 4 meses segundo os meus critérios está bem longe de ser longo-prazo...
É claro que qualquer tendência de médio-prazo é candidata a tendência de longo-prazo...
rsacramento Escreveu:porque dizes que quanto muito lateraliza?
Há cerca de um ano a EDP encontrava-se sensivelmente aos mesmos valores actuais. Se olhares para este prazo temporal vês um título que no longo-prazo (se considerares 1 ano longo-prazo) lateraliza.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:(...)
1) Na minha opinião a tendência primária (longo-prazo) é ascendente ou quanto muito lateral. A de médio-prazo é descendente.
(...)Deixo-te os meus gráficos para se quiseres comparar com os teus.
Quando é que se decreta um bull ou um bear?
acabei de ler (Murphy) que uma LT definitivamente cortada não implica necessariamente uma reversão; contudo, desde novembro assistimos a fundos mais baixos e topos tbem mais baixos, o que pelas teorias de Dow é condição necessária e suficiente para estarmos perante uma tendência primária
isso não é suficiente para decretar esta tendência bear como principal?
porque dizes que quanto muito lateraliza?
- Anexos
-
- edp bear.jpg (111.67 KiB) Visualizado 1189 vezes
Rsacramento, o que deixei não é uma sugestão de piramidagem (eu pelo menos não o vejo como tal, mas em bolsa/acções "piramidar" é um termo muito vago).
Em determinados cenários/contextos, especialmente quando vejo mais do que um sinal técnico importante em diferentes valores (isto acontece com alguma frequência, como por exemplo quando existe uma LT e uma resistência um pouco separados), na minha opinião uma abordagem interessante é começar a abrir a posição no primeiro sinal e completar a posição apenas se se verificar o segundo sinal (se não for dado, a segunda metade da posição nunca será aberta).
É uma abordagem que reduz consideravelmente o risco tirando ainda assim um bom partido de todo o upside desde o primeiro sinal, caso corra bem.
Não se baseia nos principios de uma piramidagem nas no facto de existirem dois "buy-points" diferentes.
Em determinados cenários/contextos, especialmente quando vejo mais do que um sinal técnico importante em diferentes valores (isto acontece com alguma frequência, como por exemplo quando existe uma LT e uma resistência um pouco separados), na minha opinião uma abordagem interessante é começar a abrir a posição no primeiro sinal e completar a posição apenas se se verificar o segundo sinal (se não for dado, a segunda metade da posição nunca será aberta).
É uma abordagem que reduz consideravelmente o risco tirando ainda assim um bom partido de todo o upside desde o primeiro sinal, caso corra bem.
Não se baseia nos principios de uma piramidagem nas no facto de existirem dois "buy-points" diferentes.
santosam Escreveu:Caros Caldeiros ou caldeirões
é a 1ªvez que me atrevo a meter no vosso espaço, mas já ando á muito a beber do vosso sumo.
Digam lá essas AT já inclui o IPO das renovaveis ou um provavel aumento de capital,já agora onde é que os srº do IPIC Compraram os 2%.
Obrigado pelo vossa colaboração a pessoas como eu que nada sabem dessas coisa da bolsa BN![]()
bem-vindo ao fórum dos caldeireiros!
já deves ter percebido que não serei a pessoa mais indicada para te responder; contudo, digo-te o seguinte: a AT baseia-se nalguns dogmas, um dos quais afirma que os mercados descontam tudo, ou seja, o preço é o resumo de todas as informações, anseios, análises, expectativas, estudos, previsões, notícias, especulações, etc, etc
escrevo-te isto a pensar nalguns forenses que afirmam investir em acções, baseados exclusivamente em AT, que desconhecem em absoluto a cotada.
Caros Caldeiros ou caldeirões
é a 1ªvez que me atrevo a meter no vosso espaço, mas já ando á muito a beber do vosso sumo.
Digam lá essas AT já inclui o IPO das renovaveis ou um provavel aumento de capital,já agora onde é que os srº do IPIC Compraram os 2%.
Obrigado pelo vossa colaboração a pessoas como eu que nada sabem dessas coisa da bolsa BN
Obrigado pelo vossa colaboração a pessoas como eu que nada sabem dessas coisa da bolsa BN

- Registado: 29/11/2007 13:08
Boas,
Na minha Modesta opinião em meados de Março deu-se uma inversão da tendência, com uma cabeça e ombros de pernas para o ar, chegando ao patamar dos 4,10. Este valor será a próxima resistência, numa tendência laterizadora como aqui já foi referido.
Não espero subidas significativas para este Título, de uma forma relativa com os restantes do PSI20, como todos nós lemos.
"Um Elefante não anda a trote".
B.N.
P.S. Atenção é apenas mais um ponto de vista
Na minha Modesta opinião em meados de Março deu-se uma inversão da tendência, com uma cabeça e ombros de pernas para o ar, chegando ao patamar dos 4,10. Este valor será a próxima resistência, numa tendência laterizadora como aqui já foi referido.
Não espero subidas significativas para este Título, de uma forma relativa com os restantes do PSI20, como todos nós lemos.
"Um Elefante não anda a trote".
B.N.
P.S. Atenção é apenas mais um ponto de vista
- Registado: 29/11/2007 13:58
um grande obrigado a todos por terem partilhado a vossa visão da coisa
se calhar é melhor deixar esta questão para outro tópico, mas aqui vai: há linhas gerais que enquadrem a piramidagem?
(...)De qq das formas deixo-te um "esqueleto" de trading que se podia fazer aqui: abrir uma posição na quebra da LT e reforça-la na quebra dos 4.40, com target nos 5 euros(...)
se calhar é melhor deixar esta questão para outro tópico, mas aqui vai: há linhas gerais que enquadrem a piramidagem?
rsacramento Escreveu:procurando aplicar o que tenho aprendido aqui no caldeirão, e concretizando na edp, observo o seguinte:
1) está debaixo duma tendência primária de descida
2) fez um duplo (triplo?) fundo
3) se eu estimar um target, dará por volta dos 5€:
(4,345 - 3,615 + 4,345 = 5,075)
4) presentemente não há nada a que me agarrar para uma entrada, de modo que esperar uma quebra consistente da resistência nos 4,35 seria um bom ponto de entrada
que acham?
1) Na minha opinião a tendência primária (longo-prazo) é ascendente ou quanto muito lateral. A de médio-prazo é descendente.
2) A diferença entre os dois últimos mínimos é da ordem dos 5%. Mas mesmo que se considerasse o cenário de duplo-fundo possível, ele nesta altura nunca podería testar feito, nota que só se considera que o duplo-fundo está realizado quando há uma quebra em alta do máximo entre os dois fundos.
3) Não obstante o que escrevi atrás, se passar os 4.4 euros, também considero a zona dos 5 euros como um target credível a curto/médio-prazo (embora não exactamente pelas razões que apontaste mas mais por se tratar da resistência e último grande máximo).
4) Eu passava à frente e procurava setups melhores. De qq das formas deixo-te um "esqueleto" de trading que se podia fazer aqui: abrir uma posição na quebra da LT e reforça-la na quebra dos 4.40, com target nos 5 euros. Stop ligeiramente abaixo dos 4 euros.
Expectativa de ganho com cerca de ~15% para um capital de 2x e uma expectativa de perda de ~4% com um capital de x ou ~7% com capital 2x.
Deixo-te os meus gráficos para se quiseres comparar com os teus.
- Anexos
-
- EDP-1.png (17.94 KiB) Visualizado 1400 vezes
-
- EDP-2.png (17.7 KiB) Visualizado 1394 vezes
rsacramento Escreveu:deixo-te então um outro gráfico
A questão que tens de colocar a ti próprio, no meu entender, é se pretendes entrar a longo ou medio/curto prazo, isto porque tens de ter em conta se fazes as análises gráficas com LT de longo ou curto prazo, nesse segundo exemplo já me parece que estamos a falar de uma LTD de longo prazo e pode-se tambem fazer a leitura que fiz, com a LTD a ser quebrada, e como isto da AT não é um ciência exacta aqui fica mais uma vez outra versão do mesmo gráfico:
p.s. isto não é pq acredito na EDP mas é o que me parece olhando para o gráfico.
Acho que "inventei" mais umas linhas, mas parece-me que os valores muito acima ou abaixo dos 4 são excessos.
- Anexos
-
- edp 2.bmp (945.89 KiB) Visualizado 1435 vezes
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
duartini Escreveu:Charles da maneira como tens as tuas linhas a LTA superior só é tocada em 2 pontos. As duas LTA´s que desenhastes vão dar a uma cunha ascendente.
A LTA inferior toca em varios pontos, aquela linha superior talvez não devesse lá estar embora quando a tracei a ideia era a convergência para os valores referidos de 4,00€ e 4,10€,(embora a linha aponte para valores um pouco ao lado

Na análise do Ulisses a LTA de médio prazo tinha sido quebrada, neste momento podemos dizer que o mesmo aconteceu na LTD de médio prazo, depois de rever os gráficos do Ulisses ainda mais reforço a ideia de uma forte resistência ou suporte nos 4,00/4,10€
Cumpt
tigstav Escreveu:Neste tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=750
o Ulisses faz uma analise da EDP.
Um abraço
obrigado pela nota
as linhas até coincidem com as minhas, mas as minhas questões continuam por responder

Neste tópico:
Um abraço
Um abraço
- Registado: 15/1/2008 17:50