Caldeirão da Bolsa

SIC - O efeito Penim

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Menor_Valia » 20/4/2006 14:35

Saudações!!

ilustre JAS em 5 Jan Escreveu:acredito que a SIC vai melhorar bastante o share neste ano.


Menor_Valia em 6 Jan Escreveu:Por acaso, eu tenho ideia contrária. Quanto a mim o share da SIC vai decrescer ainda mais, apenas com picos pontuais. A SIC está e vai continuar com um problema de identidade e espaço... entre tornar-se um canal "pimba"(espaço já ocupado pela imbativel TVI) ou um pouco mais sério(já existe a RTP).

E como Portugal se parece cada vez mais com um pais de novela e pouco dado a meias tintas, penso que se acentuará cada vez mais a tendência para a TVI ganhar audiências à SIC e os vários canais da RTP fidelizarem o seu público...



A avaliar pelo caminho trilhado nestes primeiros 4 meses não sei se o ilustre JAS ainda acredita numa melhoria substancial do share da SIC, mas a verdade é que a programação actual e as sondagens mais recentes parecem confirmar algumas das minhas previsões de que a RTP tenderá a aproveitar os despojos deixados pelo combate fratricida Penim X Dino...


Um abraço,

JR
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por rui 2m » 9/4/2006 18:40

estou optimista em relação ao título porque:
-pode ser sujeito a concentração de media em Portugal
-pode melhorar o share da sic com o campeonato do mundo e o efeito de Teresa Guilherme
-pode beneficiar da entrada dos clubes de futebol na tv cabo via sic
 
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impresa evolução

por rui 2m » 9/4/2006 18:35

8-)
 
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por Menor_Valia » 9/4/2006 12:38

Saudações!!

Share de Março de 2006
Em Março de 2006, a TVI continua a liderar o share mensal com 31.1%. A RTP1 alcançou a segunda posição com 25.8%. Na terceira posição ficou a SIC com 24.8%. Seguiu-se o canal Video/Outros, com um registo mensal de 13.3% e finalmente a 2: com 5%.


Já lá vão uns mesitos... e é de realçar a transformação do Jornal da Noite num "nós por cá" de longa duração e já sair fumo de alguns profissionais que se mantinham afastados da mediocridade geral...

Um abraço,

JR
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por DOW » 4/3/2006 1:48

Sinceramente, nunca pensei que a SIC fosse perder o 2º lugar depois do bom arranque do mês de Fevereiro, mas a verdade é caiu para o 3º lugar e tem vindo a perder audiências desde o inicio do ano. :?
Vamos ver se o Penim ainda consegue um lugar na "Champions Leage" até ao final do Campeonato, mas para isso vai ter mesmo que dispensar alguns jogadores Brasileiros da Globo e apostar nos Nacionais... :)
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por Menor_Valia » 4/3/2006 0:42

Saudações!!

Share de Fevereiro de 2006
Em Fevereiro de 2006, a TVI continua a liderar o share mensal com 32.1%. A RTP1 alcançou a segunda posição com 25%. Na terceira posição ficou a SIC com 24.4%. Seguiu-se o canal Video/Outros, com um registo mensal de 13.5% e finalmente a 2: com 4.9%.


Um abraço,

JR
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por Menor_Valia » 20/2/2006 22:05

Saudações!!

DOW Escreveu:Para lhe dizer a verdade deixei de acompanhar as audiências no Mediamonitor devido a que, não sei porquê, deixaram de apresentar os totais actualizados, se for lá ver, hoje estão lá os shares de dia 18/02 (Sabado) a amanhã estão os de hoje não mostrando assim os de Domingo. Isto se calhar foi para eu não saber mais que eles... :)
Mas a TVI deve andar aflita, para por a série "tapa buracos" (Morangos com Açucar) aos Domingos.


Veja lá de novo! :) Tal como referi, não me lembro dum Domingo em que a SIC tenha tido um valor tão baixo de share(21,4%)...

Um abraço,

JR
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por DOW » 20/2/2006 21:46

Para lhe dizer a verdade deixei de acompanhar as audiências no Mediamonitor devido a que, não sei porquê, deixaram de apresentar os totais actualizados, se for lá ver, hoje estão lá os shares de dia 18/02 (Sabado) a amanhã estão os de hoje não mostrando assim os de Domingo. Isto se calhar foi para eu não saber mais que eles... :)
Mas a TVI deve andar aflita, para por a série "tapa buracos" (Morangos com Açucar) aos Domingos.
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por Menor_Valia » 20/2/2006 20:45

Saudações!!

DOW Escreveu:Bem vamos aos numeros, depois das primeiras 6 jornadas do campeonato, a classificação vai assim ordenada:

1º TVI - 32,28%
2º SIC - 25,98%
3º RTP1 - 23,08%

Em relação ao mês de Janeiro a SIC ganhou terreno á custa da RTP1 e TVI, para já aumentou as audiências em +1,28% enquanto a TVI perdeu -0,52% e a RTP1 -0,92%.
Só resta saber se a SIC vai continuar assim até ao final do mês, o segundo lugar está praticamente garantido, será que irá conseguir conquistar audiências á TVI? veremos...



Como é que está a classificação?

É impressão minha ou a SIC terá feito ontem(Domingo) um novo minimo? Parece que o "7 Vidas" está a precisar duma vida extra...

Um abraço,

JR
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por DOW » 6/2/2006 21:55

Bem vamos aos numeros, depois das primeiras 6 jornadas do campeonato, a classificação vai assim ordenada:

1º TVI - 32,28%
2º SIC - 25,98%
3º RTP1 - 23,08%

Em relação ao mês de Janeiro a SIC ganhou terreno á custa da RTP1 e TVI, para já aumentou as audiências em +1,28% enquanto a TVI perdeu -0,52% e a RTP1 -0,92%.
Só resta saber se a SIC vai continuar assim até ao final do mês, o segundo lugar está praticamente garantido, será que irá conseguir conquistar audiências á TVI? veremos...
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por GRodri » 6/2/2006 21:06

valves Escreveu: a subida da Impresa em bolsa não está totalmente correlacionado com os resultados/audiencia apenas se as auiencias descerem muito a Impresa não subirá consideravelmente caso contrario sobe e aliás já há indicios de que efectivamente subirá ... ...


Valves, para ti quais são esses indicios/sinais?
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por valves » 6/2/2006 19:46

É verdade que a Impresa não é só a SIC mas são os seus resultados que verdadeiramente mexem com os resultados da Impresa.


Bom no caso da comunicação social as audiencias têm também o seu peso embora como é sabido estão correlacionadas positivamente com os resultados ... em todo o caso considero que a subida da Impresa em bolsa não está totalmente correlacionado com os resultados/audiencia apenas se as auiencias descerem muito a Impresa não subirá consideravelmente caso contrario sobe e aliás já há indicios de que efectivamente subirá ... quanto ao Expresso penso ser uma interpretação pobre pensar que o Expresso não tenha relevancia para o comportamento em bolsa ... não teria se se analisasse o valor da comunicação social exclusivamente com base no modelo do encaixe financeiro gerado ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
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por Ulisses Pereira » 6/2/2006 17:10

Mas a contribuição desses canais para os resultados da Impresa também são muito marginais.

Um abraço,
Ulisses
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por afsantos » 6/2/2006 17:00

Não nos podemos esquecer que a Sic possui também 3 bons canais no cabo... e que tem tido optimas audiências, principalmente a Sic noticias, só lhe falta mesmo é um canal de economia!
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por Ulisses Pereira » 6/2/2006 13:17

É interessante essa discussão sobre o Expresso e sobre o José António Saraiva. Só o futuro dirá se irá mexer com o Expresso (sobretudo com o equilíbrio editorial). Mas o que queria realçar é que a contribuição do Expresso para os resultados da Impresa é muito, muito marginal. É verdade que a Impresa não é só a SIC mas são os seus resultados que verdadeiramente mexem com os resultados da Impresa.

Um abraço,
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por DOW » 6/2/2006 11:14

O efeito Penim parece que já se começa a ver. Ontem a SIC ultrapassou a TVI nas audiências http://www.mediamonitor.pt e este mês já vai com uma boa média. Não tenho aqui os dados comigo, mas logo coloco aqui as médias até dia 6 :wink:
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por zé povinho » 6/2/2006 11:08

não, não sou.

é até muito raro visitar o Expresso online
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por Menor_Valia » 6/2/2006 1:00

Saudações!!

Há muito tempo que as constantes divergências e incongruências entre o director(+ o seu fiel director-adjunto) e os subdirectores e parte da equipa redactorial do Expresso eram perceptiveis, principalmente para muitos dos "ExpressoOnliners"(julgo que haverá alguns por aqui e o colega zé povinho parece-me ser um deles) que acompanhavam mais de perto e criticavam o continuo declinio qualitativo dos ultimos anos...

Um abraço,

JR
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por zé povinho » 5/2/2006 23:55

eu sou leitor do "Expresso" desde o 1º número, vá lá vão 33 anos, salvo erro.

penso que muitos pensarão como eu que o "Expresso" tem perdido nos últimos anos muita da qualidade que fez dele O semanário de referência.

tanto quanto se sabe a saída do José António Saraiva não foi nada pacífica logo que se soube que ele está a preparar-se para dar a cara por um novo projecto de semanário. para falar verdade, acho até que deveria ter sido ele a sair logo que se meteu nisso.

tanto quanto "corre", haverá capitais ligados ao BCP neste novo projecto.

sei que será difícil fazer-me desistir da leitura dum jornal que me acompanha à tantos anos, especialmente porque este novo passo do JAS pode ser uma rampa de lançamento.

isso se verá mais tarde.
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por R_Martins » 5/2/2006 23:14

DOW Escreveu:O Expresso já tem um nome e uma imagem consolidada e não se perde de um dia para o outro, por isso acho que mesmo que o António José Saraiva tenha sucesso com o seu novo projecto, ainda levará alguns anos a conquistar mercado.


«António José Saraiva tenha sucesso com o seu novo projecto, ainda levará alguns anos a conquistar mercado.»
Anos?...E se o Saraiva fosse, passado, a cara do Expressso?
Não existindo alternativa eu compro o Expresso, claramente, mas a tentação de comprar a novidade Saraiva, não me levará a não comprar o Expresso?...
R. Martins
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por DOW » 5/2/2006 22:57

O Expresso já tem um nome e uma imagem consolidada e não se perde de um dia para o outro, por isso acho que mesmo que o António José Saraiva tenha sucesso com o seu novo projecto, ainda levará alguns anos a conquistar mercado.
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por lazarus » 5/2/2006 21:16

o novo semanário que o ex-director do Expresso se prepara para lançar este ano poderá afectar as boas previsões para a Impresa??? :-k

é que para além de concorrencia directa ao Expresso, este novo projecto que o António José Saraiva está a estudar, pode indicar q a saída do Expresso não terá sido assim tão pacifica qt isso!!

Q pensam??? :wink:
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por DOW » 4/2/2006 2:43

Audiências a partir de Fevereiro determinantes para a SIC
Os analistas estão de olhos postos nas audiências televisivas da SIC em Fevereiro e nos meses seguintes aguardando para ver se a estação da Impresa consegue recuperar quota de mercado com a nova a grelha de programas apresentada pela equipa liderada por Francisco Penim.

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Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


Os analistas estão de olhos postos nas audiências televisivas da SIC em Fevereiro e nos meses seguintes aguardando para ver se a estação da Impresa consegue recuperar quota de mercado com a nova a grelha de programas apresentada pela equipa liderada por Francisco Penim.

Ontem foram divulgadas as audiências de Janeiro, mês em que a SIC voltou a perder para a TVI, estação da Media Capital. A estação de televisão TVI continuou a liderar as audiências televisivas em Janeiro, quer no horário nobre quer em termos de audiências diárias.

«Fevereiro deve ser o mês chave para aceder a algum tipo de reacção com a SIC a lançar o programa noticioso de manhã e a sua primeira série [Sete vidas] e concurso [Pegar ou largar] no fim-de-semana», segundo o analista Tiago Veiga Anjos do BPI.

«Deverá ser muito importante ver o que poderá acontecer nos próximos meses», numa altura em que tanto a TVI como a SIC já lançaram os novos programas para o horário nobre, segundo a nota de «research» do Espírito Santo Reseacrh (ESR), que considera que se deve «continuar a ver a TVI muito forte no horário nobre».

Ambas as casas de investimento mantiveram a recomendação e o preço-alvo para a Impresa. O BPI recomeda «reduzir» e um preço-alvo de 6,30 euros para a Impresa e o ESR tem uma recomendação de «neutral» e um preço-alvo de 5,20 euros.

A Lisbon Brokers reiterou a recomendação e o preço-alvo para as acções da Impresa considerando que apesar dos dados das audiências ontem divulgados serem «extremamente negativos» para a empresa de «media», vão dar «o beneficio da dúvida e tempo» para que a nova equipa da SIC consiga inverter a tendência de perda de quota de mercado.

«Apesar de não termos dúvidas de que a Impresa é o nosso ‘Top Pick’ no sector dos ‘media’ em Portugal para 2006, pensamos que os investidores precisam de substituir a esperança de que a nova equipa de programação irá recuperar as audiências perdidas, e por isso estamos a dar o beneficio da dúvida e tempo para que o seu trabalho se realize», segundo o «research» do analista da Lisbon Brokers, John dos Santos.

De acordo com a mesma nota de «research», espera-se que a estação de televisão da Impresa consiga «assegurar a transmissão de jogos da primeira liga para a época 2006-2007», um factor que deverá ajudar a SIC a recuperar audiências.

John dos Santos considera que esta recuperação das audiências só deverá surgir a partir do Verão, com o Mundial de Futebol 2006 na Alemanha.

A casa de investimento manteve a recomendação de «manter» e o preço-alvo de 5,30 euros, assumindo que «as acções possam sair do intervalo curto em que têm transaccionado ultimamente».

John dos Santos diz que é necessário que surjam «notícias positivas sobre a empresa, nomeadamente em matéria de audiências, que são ao fim ao cabo o cartão de visita para atrair receitas de publicidade».

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por TraderAT » 3/2/2006 21:34

Pois é...e se a SIC não seguir os padrões "pimba" e "BB" da TVI não haverá efeito Penim que lhe valha :( ...infelizmente é o País que temos e o Povo que temos!

Apesar ter orgulho em ser Português, tenho pena que o formato de televisão TVI seja o reflexo algo parolo do típico português... :( :(
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por pvk » 3/2/2006 21:25

É preciso ter calma. Os novos programas com "efeito Penim", começáram recentemente e ainda faltam alguns novos. Vai demorar alguns meses para se perceber se o "efeito Penim" melhora as audiências da Sic. Pior é impossível, pode é não ser suficiente para superar a TVI, o que eu duvido que aconteca nos próximos tempos. A TVI e a RTP não estão domir. A TVI vai começar em março um programa tipo big brother no circo Chen e a Rtp vai começar um programa de dança com pessoas conhecidas.
 
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