Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Faça o seu OE2013

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 10/11/2012 20:15

Rick Lusitano Escreveu:
Texano Bill Escreveu:
artista Escreveu:na receita apenas aumentei o IVA para o máximo!

xii agora é que os malandros vão todos pagar :P :P

Para além, de acabar com o restante consumo interno.
Resultado: comércio (lojas, restaurantes, etc), indústria (o que ainda existe) fechados e mais umas centenas de milhares de pessoas despedidas. Logo o dinheiro do aumento do IVA não chega para pagar subsídios. :-k

E ficas como um défice maior. Mais carga fiscal = mais despesas sociais.

Pois, ainda bem que tu consegues ver essas implicações todas, se calhar o governo precisaria de alguém com a tua visão! :wink:

Agora a sério, o IVA teria de ser calibrado, alguns produtos não teriam a taxa máxima, obviamente. O que tu estás a dizer que aconteceria com o aumento do IVA parece-me que acontecerá mais facilmente com a diminuição dos salários, seja pelos cortes, seja pelo aumento do IRS... parece-me que tenderia a acontecer menos pelo aumento do IVA! Aliás as lojas já estão todas a fazer grandes descontos, acho que se não se mexesse nos salários das pessoas e aumentasse o IVA para o máximo a retração no consumo seria menos expressiva, mas lá está, isso sou eu a imaginar, até posso estar enganado... mas olha, mais enganado que o governo tem estado é difícil! :mrgreen:

Por outro lado, é bom não esquecer que seja lá por onde for o estado tem de poupar muito, aí é que está o problema... e a ciência, aumentar a receita e cortar despesas afectando o mínimo a economia!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Midas » 10/11/2012 20:06

Texano Bill Escreveu:

Para além, de acabar com o restante consumo interno.
Resultado: comércio (lojas, restaurantes, etc), indústria (o que ainda existe) fechados e mais umas centenas de milhares de pessoas despedidas. Logo o dinheiro do aumento do IVA não chega para pagar subsídios. :-k

E ficas como um défice maior. Mais carga fiscal = mais despesas sociais.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Texano Bill » 10/11/2012 19:55

Registado: 20/8/2011 12:52

por artista_ » 10/11/2012 19:33

Texano Bill Escreveu:
artista Escreveu:
artista Escreveu:Já agora, quem propõe despedir pessoal, contou com os custos que isso acarreta?! Ou foi com base no "mete na rua à borla"!?

Para que não fiquem dúvidas também acho que o estado não deve gastar mais do que tem disponível, por isso deve cortar na despesa!

Já agora, despedir 25 mil pessoas na educação, seriam maioritariamente professores, todos com mais de 10 anos de carreira. Isso implicaria custos imediatos certamente superiores a 500 milhões de euros! E mais, esses 25 mil continuariam a ter direito ao subsídio de desemprego, como a maioria dos que ainda estão no sistema já tem alguma idade, teriam direito ao subsídio durante bastante tempo, mesmo considerando os violentos cortes que têm sido feitos nessa área...

É só para alertar que as coisas não são tão fáceis como parecem!

EDIT: Esqueci-me de escrever isto. Tenho alguma curiosidade em perceber como é que cortavam 25 mil professores?! Mesmo dando de barato que podiam cortar uns 5 mil com horário zero, aqueles que dificilmente têm lugar porque a disciplina que leccionam deixou de ter a importância que já teve no currículo escolar, como é que cortariam os outros 20 mil? Acabavam com algumas disciplinas? Quais? Reduziam os horários? Quais? Aumentavam o número de alunos por turma?! (a maioria das salas mal dão para 30 alunos)

artista, a aplicação é que assume, para vários parâmetros, que um corte na despesa irá ser pela via do despedimento, e não pela baixa de salários.

Não tinha conseguido abrir a aplicação, agora já consegui... e já percebi isso! :oops:

Já agora fica a minha simulação, que prevê um défice de 1,1% para o ano que vem... na receita apenas aumentei o IVA para o máximo! Na despesa mexi nas pensões e nos municípios!
Anexos
OE.jpg
OE.jpg (22.75 KiB) Visualizado 1570 vezes
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Texano Bill » 10/11/2012 19:28

artista Escreveu:
artista Escreveu:Já agora, quem propõe despedir pessoal, contou com os custos que isso acarreta?! Ou foi com base no "mete na rua à borla"!?

Para que não fiquem dúvidas também acho que o estado não deve gastar mais do que tem disponível, por isso deve cortar na despesa!

Já agora, despedir 25 mil pessoas na educação, seriam maioritariamente professores, todos com mais de 10 anos de carreira. Isso implicaria custos imediatos certamente superiores a 500 milhões de euros! E mais, esses 25 mil continuariam a ter direito ao subsídio de desemprego, como a maioria dos que ainda estão no sistema já tem alguma idade, teriam direito ao subsídio durante bastante tempo, mesmo considerando os violentos cortes que têm sido feitos nessa área...

EDIT: Esqueci-me de escrever isto. Tenho alguma curiosidade em perceber como é que cortavam 25 mil professores?! Mesmo dando de barato que podiam cortar uns 5 mil com horário zero, aqueles que dificilmente têm lugar porque a disciplina que leccionam deixou de ter a importância que já teve no currículo escolar, como é que cortariam os outros 20 mil? Acabavam com algumas disciplinas? Quais? Reduziam os horários? Quais? Aumentavam o número de alunos por turma?! (a maioria das salas mal dão para 30 alunos)

artista, a aplicação é que assume, para vários parâmetros, que um corte na despesa irá ser pela via do despedimento, e não pela baixa de salários.

por artista_ » 10/11/2012 19:09

por Lion_Heart » 10/11/2012 18:38

artista Escreveu:Sou só eu ou mais alguém não consegue abrir a página?! Ou melhor, a página abro, o que não abre é a aplicação!

Eu entro na boa.

O despedimento de pessoal é automático na aplicação. Como disse ela não é flexível.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por artista_ » 10/11/2012 18:34

Já agora, quem propõe despedir pessoal, contou com os custos que isso acarreta?! Ou foi com base no "mete na rua à borla"!?

por artista_ » 10/11/2012 18:31

Sou só eu ou mais alguém não consegue abrir a página?! Ou melhor, a página abro, o que não abre é a aplicação!

por Midas » 10/11/2012 16:42

No meu OE2013 diminui impostos para levar a um aumento do consumo (IVA) e diminuir os encargos para os particulares e empresas referentes ao consumo de produtos petrolíferos e energéticos, e baixando o IRC, para "aliviar" as empresas (liquidez para pagar os créditos e/ou investir e/ou não haver despedimentos e haver novas contratações). Redução de impostos para implementar um plano de crescimento da economia.

Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA)
Imposto sobre Rendimento Pessoas Colectivas (IRC)
Imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (ISP)

E reduzi as despesas do Estado.
No fim, ainda sobrou umas massas, podem servir para abater a dívida. Ou criar incentivos de crescimento económico

O MEU OE (M€)
Défice = -6.805

OE GOVERNO (M€)
Défice = -7.185

Variação Absoluta (M€) =380
Variação Relativa (%) = -6%
Anexos
My OE2013.jpg
My OE2013.jpg (50.47 KiB) Visualizado 1648 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Midas » 10/11/2012 16:13

Gostei desta posição:

Outros Órgãos Gerais de Soberania
Órgãos gerais de soberania (M€)
(...)
Presidência do Conselho de Ministros
> Serviços Culturais, Recreativos e Religiosos.....584

Nem quero tentar adivinhar que festas e missas serão essas que o Governo propõe fazer em 2013, que custarão 584 milhões EUR... :lol:
Editado pela última vez por Visitante em 10/11/2012 16:50, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 10/11/2012 15:59

Mas parece mais uma vez, que o Estado não sabe as suas próprias contas, carros; funcionários; entidades. :twisted:
Terá o Estado, uma dimensão demasiado grande para ser capazmente gerido?
O dinheiro vai-se perdendo pelas fugas da grandeza do sistema?

Público - Maioria PSD/CDS quer aproveitar OE para reduzir carros do Estado! Escreveu:> Entre as propostas da maioria parlamentar está também a de fazer um levantamento das licenças sem vencimento concedidas e das acumulações de funções por parte de funcionários do Estado.

> Saber quantos observatórios existem foi uma das dificuldades com que se depararam os deputados que estiveram a trabalhar no Orçamento. Por essa razão, a maioria vai recomendar ao Governo que seja feito um levantamento deste tipo de organismos, cujo orçamento está muitas vezes diluído nas verbas concedidas às universidades, para permitir avaliar quais os que podem ser dispensados.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Supermann » 10/11/2012 15:55

Fiz defice zero reduzindo impostos.

Aumentei o IVA para o máximo possível. Diminui IRS e IRC para mínimo possível.

Cortei nas gorduras, assim como na Educação e Seg Social.

Pena isto não dar a hipotese de exterminar ministérios completos mesmo.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Lion_Heart » 10/11/2012 15:51

O meu orçamento deu isto:

Algumas das consequências do seu orçamento:

Redução da pensão média mensal da Caixa Geral de Aposentações em 211€, de 1111€ para 900€.
Corte de 9% das despesas com pessoal nos municípios e Regiões Autónomas, equivalente ao despedimento de 14098 funcionários.
Corte de 0% dos custos de funcionamento da Administração Regional e Local, equivalente a 0 municípios ficarem sem orçamento.
Aumento da despesa pública em saúde per capita em 15€, de 869€ para 884€.
Equivalente a despedir 20% dos funcionários da Guarda Nacional Republicana.
Equivalente a cortar 30% dos custos de funcionamento da Marinha Portuguesa.
Equivalente ao aumento do orçamento para o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas em 6%.
Equivalente aos custos da Assembleia da República e inviabilização da actual estrutura de negócios da Rádio Televisão Portuguesa.

O Déficit:
Défice -5.929

Isto dentro dos paramentros apresentados
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 10/11/2012 15:47

Rick Lusitano Escreveu:Correcto.
Falta esses números. Mas pelos vistos, os governantes portugueses também não sabem! :lol:

Claro que não sabem. A maioria das pessoas não sabe e, parece-me, nem sequer quer saber... o pessoal gosta é de mandar umas bocas, que isso é que é giro e colhe simpatias, agora fazer as contas tá quieto que é uma maçada e ainda se corria o risco de deixar de ver as "ideias brilhantes" desmentidas pela realidade dos números... :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Midas » 10/11/2012 15:37

Correcto.
Falta esses números. Mas pelos vistos, os governantes portugueses também não sabem! :lol:

Público Escreveu:OE 2013
Maioria PSD/CDS quer aproveitar OE para reduzir carros do Estado
10.11.2012 - 08:14

A maioria parlamentar PSD/CDS quer saber quantos automóveis estão ao serviço do Estado para reduzir o parque automóvel, apurou o PÚBLICO. Esta é uma das propostas que as bancadas vão levar à decisão do Governo para incluir na proposta de Orçamento do Estado para 2013, com vista a reduzir a despesa pública.

Os deputados sociais-democratas e centristas recomendam ao Governo que faça um inventário dos automóveis (e das respectivas cilindradas) da administração central, local e regional para permitir cortar e gerar poupanças. Esta será uma medida de cariz mais simbólico, outras que estão a ser preparadas terão mais impacto orçamental.
(...)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Elias » 10/11/2012 15:22

Rick Lusitano Escreveu:Concordo contigo sobre a questão da realização de alguns eventos. A minha questão aos eventos públicos, prende-se que se podia cortar algumas despesas (reduzir custos) e não sobre a questão de os fazer (talvez alguns menos relevantes se possam não fazer, devido a sua importância).

De acordo, mas nesse caso temos de olhar para os números, certo? Temos de dizer quanto e em que é que se pode / deve cortar...

por Midas » 10/11/2012 15:16

Elias Escreveu:Rick Lusitano,

Rick Lusitano Escreveu:Talvez sejam medidas algo populistas e demagógicas. Mas vê alguns exemplos abaixo, são alguns milhões, tudo junto, já dá uns trocos, para diminuir alguns impostos ou aumentar as reformas/pensões/subsídios mais reduzidos.

Podemos optar por não receber o papa ou por não fazer a cimeira da Nato. A questão aqui já nem é quanto se poupa mas sim se devemos ou não realizar certo tipo de eventos. A questão é relevante, mas é outra discussão, certo?

Rick Lusitano Escreveu:Não sei quantas viaturas, o Estado Português tem, mas por exemplo, se forem 100 viaturas a uma média de 60.000 EUR cada, dá um total de 6 Milhões EUR.

Não tem 100 viaturas. Tem 27 mil.

Mas não percebo a "média de 60 mil euros". De onde vem esse valor?

Concordo contigo sobre a questão da realização de alguns eventos. A minha questão aos eventos públicos, prende-se que se podia cortar algumas despesas (reduzir custos) e não sobre a questão de os fazer (talvez alguns menos relevantes se possam não fazer, devido a sua importância).

Sobre as viaturas, 60.000 EUR refere-se ao valor médio de algumas viaturas oficiais de alta cilindrada, tais como, BMW; AUDI; etc. Não gostam de Corsas; Clios; Saxos; Puntos ou de partilhar os carros ou de transportes públicos. :lol: (perdoem-me a publicidade no post)
Que são usadas pelas entidades governativas e administrações de entidades públicas (como exemplo: IP; EPE; etc)

Mota Soares substitui Vespa por carro de 86 mil (28 Novembro 2011)
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... -de-86-mil

Correio da Manhã - Mota Soares substitui Vespa por carro de 86 mil Escreveu:> ... frota automóvel da Águas de Portugal: a empresa pretendia adquirir 400 viaturas topo de gama, das marcas BMW, Renault e Citroën. A empresa, então presidida por Pedro Serra, já tinha substituído 34 carros em Setembro do ano passado.

> A EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário – gastou este ano 237 mil euros em carros para directores.

> ... os gestores da CP – Comboios de Portugal – transportam-se em viaturas de luxo que, em 2010, custaram mais de 55 mil euros em rendas.

> Em Setembro, Câmara Municipal de Alvaiázere fez-se notar pela compra de um Audi Q5 2.0 TDI, no valor de 54 mil euros. O presidente Paulo Tito Morgado (PSD) explicou então ao CM que a aquisição da viatura até representou uma poupança.

Reduz-se na compra de novas viaturas, no consumo de combustíveis e nas despesas com pessoal. Se já este ano, Espanha e Itália já fizeram cortes na frota automóvel de alta gama, porque não também aqui em Portugal?

Do mesmo artigo da "A Bola", referido no meu anterior post:
A Bola Escreveu:A medida irá ser colocada em prática nos próximos dois anos, e indica que os subsecretários de Estado e diretores-gerais passem a partilhar a mesma viatura, em vez de terem carros individuais.

A par desta resolução o número de motoristas ao serviço do Estado será reduzido em cerca de 17 por cento, sendo ainda evitadas novas contratações.

Itália faz novos cortes (07 Julho 2012)
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... vos-cortes

Correio da Manhã - Itália faz novos cortes Escreveu:Este novo pacote , que vai ainda a votos no Parlamento, prevê também um corte de pelo menos 10% do pessoal das Forças Armadas, enquanto os gastos com viaturas oficiais vão sofrer cortes até 50% face aos valores de 2011.

Desejava reduzir esses valores em relação ás viaturas e eventos, é "pouco dinheiro", mas assim sobrava dinheiro para outras categorias.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Texano Bill » 10/11/2012 14:52

Fiz a minha simulação para ter um orçamento sem défice e só com cortes na despesa. Após tentar várias combinações cheguei à conclusão que é impossível não mexer na educação, segurança social e saúde... :?
Anexos
Orczeroimpostos.JPG
Orçamento com défice a 0 % e só com cortes na despesa.
Orczeroimpostos.JPG (80.9 KiB) Visualizado 1768 vezes

por Elias » 10/11/2012 14:18

Rick Lusitano,

Rick Lusitano Escreveu:Talvez sejam medidas algo populistas e demagógicas. Mas vê alguns exemplos abaixo, são alguns milhões, tudo junto, já dá uns trocos, para diminuir alguns impostos ou aumentar as reformas/pensões/subsídios mais reduzidos.

Podemos optar por não receber o papa ou por não fazer a cimeira da Nato. A questão aqui já nem é quanto se poupa mas sim se devemos ou não realizar certo tipo de eventos. A questão é relevante, mas é outra discussão, certo?

Rick Lusitano Escreveu:Não sei quantas viaturas, o Estado Português tem, mas por exemplo, se forem 100 viaturas a uma média de 60.000 EUR cada, dá um total de 6 Milhões EUR.

Não tem 100 viaturas. Tem 27 mil.

Mas não percebo a "média de 60 mil euros". De onde vem esse valor?

por Midas » 10/11/2012 13:59

Elias Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Aonde estão incluídos, as despesas com assembleia da república, viaturas oficiais, eventos públicos?

Impressionante a fixação que existe relativamente a este ponto :roll:

É importante salientar que este aspecto só vale pelo exemplo que representa, pois em termos de poupança não conta para nada.

Talvez sejam medidas algo populistas e demagógicas. Mas vê alguns exemplos abaixo, são alguns milhões, tudo junto, já dá uns trocos, para diminuir alguns impostos ou aumentar as reformas/pensões/subsídios mais reduzidos.

Não sei quantas viaturas, o Estado Português tem, mas por exemplo, se forem 100 viaturas a uma média de 60.000 EUR cada, dá um total de 6 Milhões EUR.

Em Espanha:
Governo espanhol corta para metade o número de viaturas oficiais (01:12 - 10-11-2012)
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=363456

A Bola Escreveu:A vice-presidente do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, revelou, esta sexta-feira, que o Executivo irá reduzir em 53 por cento a frota dos carros oficiais, ou seja uma redução para menos de metade de viaturas.

Segundo a governante, esta medida irá permitir ao Estado uma poupança até 10,5 milhões de euros.

Exemplos de eventos públicos:

Visita de Bento XVI custa 37 milhões por dia (11/05/10 09:05)
http://economico.sapo.pt/noticias/visit ... 89213.html

Segurança da Cimeira da Nato custará até 10 milhões (09/11/10 07:40)
http://economico.sapo.pt/noticias/segur ... 03796.html
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Elias » 10/11/2012 13:17

Rick Lusitano Escreveu:Lamento não poder alterar as categorias, que tem enormes quantias, com total de 33.898M€:

"Receitas"
> "Outras receitas" = proposta Governo: 17.168 M€

Podes sempre deixar a tua sugestão aqui. O quadro com o detalhe está mais abaixo.

Rick Lusitano Escreveu:"Despesas"
> "Juros da Dívida Pública" = proposta Governo: 7.276 M€ (que podem ser renegociados, ou haver troca de dívida)

Pode, ponto e vírgula - podem se os credores aceitarem.

Rick Lusitano Escreveu:Aonde estão incluídos, as despesas com assembleia da república, viaturas oficiais, eventos públicos?

Impressionante a fixação que existe relativamente a este ponto :roll:

É importante salientar que este aspecto só vale pelo exemplo que representa, pois em termos de poupança não conta para nada.
Anexos
receitas outras.PNG
receitas outras.PNG (14.39 KiB) Visualizado 1839 vezes

por Elias » 10/11/2012 13:14

Lion_Heart Escreveu:Tb não podes mexer nos "outros" e são quase 10 MM € :twisted: :mrgreen:

Tens o detalhe dos "outros" no quadro anexo, diz-me lá quais são as parcelas em que gostavas de mexer:
Anexos
outros.PNG
outros.PNG (15.5 KiB) Visualizado 1851 vezes

por Midas » 10/11/2012 13:04

É interessante, para os cidadãos compreenderem o Orçamento de Estado, que nos afecta a todos. E aumenta a transparência sobre a gestão dos dinheiros públicos.

Lamento não poder alterar as categorias, que tem enormes quantias, com total de 33.898M€:

"Receitas"
> "Outras receitas" = proposta Governo: 17.168 M€

"Despesas"
> "Juros da Dívida Pública" = proposta Governo: 7.276 M€ (que podem ser renegociados, ou haver troca de dívida)

> "Outros" = proposta Governo em 9.454 M€

Aonde estão incluídos, as despesas com assembleia da república, viaturas oficiais, eventos públicos?
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Lion_Heart » 10/11/2012 12:55

Tb não podes mexer nos "outros" e são quase 10 MM € :twisted: :mrgreen:

Lion_Heart

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, Denário, Google [Bot], itisi1000, josehenry400, navaldoc, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 630 visitantes