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Caldeirão da Bolsa

Metro Sul do Tejo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 16/10/2012 17:57

Metro sul do Tejo: Governo diz que revisão do contrato de concessão está a ser finalizada

02/10/2012 | 18:47 | Dinheiro Vivo

O processo de revisão do contrato de concessão do metro sul do Tejo está em fase de finalização, comunicou hoje o Governo à comissão parlamentar de inquérito às parcerias público-privadas (PPP).

Em resposta a um pedido de clarificação, o gabinete do Ministro das Finanças informou que "o processo de revisão do contrato de concessão do metro sul do Tejo está em fase de finalização, existindo apenas uma questão pendente relacionada com a metodologia de contagem dos passageiros transportados".

"Por se encontrar pendente uma questão meramente técnica", o Governo considerou que este contrato pode ser avaliado pela comissão de inquérito sem prejudicar "a conclusão das negociações em curso", refere o documento a que a Lusa teve acesso.

Segundo o Ministério das Finanças, a comissão de inquérito à concessão do metro sul do Tejo foi nomeada em 5 de março de 2011, sendo que o início do processo de revisão "apenas teve lugar no último trimestre de 2011 já sob o impulso do Governo atualmente em funções".

No entanto, em resposta anterior à comissão, o Governo não mencionou a concessão do metropolitano ligeiro da margem sul do Tejo como estando incluída nos processos de renegociação em curso.

A contradição entre o Governo e a concessionária acerca da renegociação desta PPP levou o grupo parlamentar do PS a requerer, na semana passada, a acareação do secretário de Estado dos Transportes, da secretária de Estado do Tesouro e do presidente da Metro Sul do Tejo na comissão de inquérito às PPP.
O requerimento com a proposta de acareação foi hoje chumbado pelos deputados do PSD e CDS/PP.

"A resposta do Governo mostra que não há nenhum impedimento para que a comissão continue a fazer o seu trabalho e avance para [as audições sobre] o metro sul do Tejo", defendeu o deputado do PSD Emídio Guerreiro.

Ainda assim, o PS manteve a proposta de acareação, realçando que "quem tinha dito a verdade era a empresa", mas o requerimento acabou por ser chumbado pela maioria em reunião para calendarização dos trabalhos da comissão, que, pela terceira semana consecutiva, está a debruçar-se sobre a concessão do comboio da ponte 25 de Abril.
 
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por Tridion » 30/6/2011 18:50

Tridion Escreveu: A família do grupo Barraqueiro é uma das mais ricas de Portugal, por isso deve ser possível fazer algum dinheiro com os transportes...


Elias Escreveu:Sim, mas recebem indemnizações compensatórias. A começar pela Fertagus, que é deles.


A ideia seria reduzir as indemnizações compensatórias, uma vez que fazem também parte das empresas que se têm encostado ao estado e com isso crescido e ficado cada vez mais ricas.
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por Zeb_PT » 30/6/2011 18:01

Já te mandei por private message já que é uma ideia interessante e nunca se sabe :)
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por Elias » 30/6/2011 17:53

Zeb_PT Escreveu:Fora das grandes zonas urbanas não é onde está o dinheiro e a maior parte da população, curto e grosso.


Bom, então fiquemo-nos pelas grandes zonas urbanas.

Podes apontar casos de sucesso lá fora de operadores privados qus subsistam sem subsídios do Estado em grandes zonas urbanas? É que a ideia que tenho é que nas grandes cidades europeias as redes de transportes públicos são detidas pelo Estado.
 
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por Zeb_PT » 30/6/2011 17:49

Elias Escreveu:Tenho dúvidas.

E explico porque tenho dúvidas: fora das grandes zonas urbanas, onde o Estado está praticamente ausente no sector dos transportes e onde a interferência do Estado não parece, portanto, ser um problema, quantos operadores privados de transportes se instalaram com sucesso?


Fora das grandes zonas urbanas não é onde está o dinheiro e a maior parte da população, curto e grosso.

Tridion Escreveu:A família do grupo Barraqueiro é uma das mais ricas de Portugal, por isso deve ser possível fazer algum dinheiro com os transportes...


http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Barraqueiro

Fertagus
Metro Transportes do Sul (MTS)
Boa Viagem (mais uma nascida duma concessão)

Concessões e subsidios, vá se lá saber porquê :)
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por Elias » 30/6/2011 17:47

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Lion, em todas as situações referes podes sempre chamar um taxi.


Tenta chamar um taxi as 05h da manha em braga , ou na maioria do territorio do País.


Bem, para uma emergência hospitalar podes ligar para o 112.

Tridion Escreveu:A família do grupo Barraqueiro é uma das mais ricas de Portugal, por isso deve ser possível fazer algum dinheiro com os transportes... :roll:


Sim, mas recebem indemnizações compensatórias. A começar pela Fertagus, que é deles.
 
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por Tridion » 30/6/2011 17:34

A família do grupo Barraqueiro é uma das mais ricas de Portugal, por isso deve ser possível fazer algum dinheiro com os transportes... :roll:
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por Lion_Heart » 30/6/2011 17:34

Elias Escreveu:Lion, em todas as situações referes podes sempre chamar um taxi.


Tenta chamar um taxi as 05h da manha em braga , ou na maioria do territorio do País.
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por Elias » 30/6/2011 17:31

[quote="Zeb_PT]O que eu critico mais que tudo é que a situação presente com preços irrealmente baixos não permite haver concorrencia a esses serviços por parte do privado.[/quote]

Tenho dúvidas.

E explico porque tenho dúvidas: fora das grandes zonas urbanas, onde o Estado está praticamente ausente no sector dos transportes e onde a interferência do Estado não parece, portanto, ser um problema, quantos operadores privados de transportes se instalaram com sucesso?
 
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por Zeb_PT » 30/6/2011 17:29

Elias Escreveu:Zeb,

Do ponto de vista racional tens toda a razão naquilo que escreves. Mas apenas para quem está a ponderar comprar carro novo.

Para quem já tem carro, o caso muda de figura porque o investimento inicial está feito.


Errado, quem tem carro pode transformar o carro em liquidez vendendo-o. Obviamnete cada caso é um caso, mas também em média quantos anos um português tem um novo carro (e não um carro novo)?


Elias Escreveu:Acresce que há outras razões de natureza não financeira que levam as pessoas a escolher o popó, nomeadamente:

- maior conveniência / flexibilidade horária que o transporte público não proporciona;
- sensação de insegurança associada aos transportes públicos;
- vontade / necessidade de projectar uma determinada imagem junto dos seus pares

Estes aspectos não são quantificáveis mas não são desprezáveis.


Aqui concordo contigo, mas apenas e só porque na situação presente qq nova empresa de transportes concorrer contra empresas do estado sobre esteroides (basicamente a dar prejuizo atrás de prejuizo, mas ainda aproporcionar o "estado social").

Mas com o desaparecimento destes "esteroides" teremos essas mesmas empresas (privatizadas!!!!!) a cobrar preços muito mais altos que permitirá oferecer alternativas iguais a preços parecidos (esgremindo no sector de preços baixos) mas principlamente o aparecimento de servicços melhores (na percepção do publico em geral) ligeiramente mais caros (que neste momentos seria exurbitantemente mais caros).

O que eu critico mais que tudo é que a situação presente com preços irrealmente baixos não permite haver concorrencia a esses serviços por parte do privado.
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por Elias » 30/6/2011 17:25

Lion, em todas as situações referes podes sempre chamar um taxi.
 
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por Lion_Heart » 30/6/2011 17:23

Elias Escreveu:O carro não é um bem essencial. Para ninguém. Rigorosamente ninguém.



Isso dizes tu , eu considero que a invenção do automovel foi o que levou ao desenvolvimento da Humanidade no séc XX . O que permitiu aos povos se deslocarem de um local para outro rapida e confortavelmente e as mercadorias idem idem.

Alias o boom do automovel, levou por ex. a cidade de Los Angeles a acabar com o metro. Pois é LA ja teve metro (apesar de hoje ainda ter uma amostra) , ja que poucos andavam nele.

Antes do automovel andavas a cavalo ou em carruagem.

Agora , a funcionalidade que se da hoje em dia ao automovel ja é bem diferente.

A maioria é como dizes , para mostrar status.

Mas eu dou exemplos uteis para um particular:

fazer as compras e tranportar comodamente , usar em dias de chuva , transportar alguem doente , serve para uma emergencia .

Se podes viver sem ele? claro que podes, alias o ser humano pode viver com muito pouco . O consumismo e que tenta fazer parecer que não.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 30/6/2011 17:27, num total de 1 vez.
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por Elias » 30/6/2011 17:11

Zeb,

Do ponto de vista racional tens toda a razão naquilo que escreves. Mas apenas para quem está a ponderar comprar carro novo.

Para quem já tem carro, o caso muda de figura porque o investimento inicial está feito.

Acresce que há outras razões de natureza não financeira que levam as pessoas a escolher o popó, nomeadamente:

- maior conveniência / flexibilidade horária que o transporte público não proporciona;
- sensação de insegurança associada aos transportes públicos;
- vontade / necessidade de projectar uma determinada imagem junto dos seus pares

Estes aspectos não são quantificáveis mas não são desprezáveis.
 
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por Zeb_PT » 30/6/2011 17:09

AikyFriu Escreveu:Será que o problema não é outro?
Já reparam no custo do estacionamento do carro junto de uma estação? fica mais barato (muito mais) ir de carro para Lisboa do que deixar o carro, pagar o estacionamento (sem falar na segurança) e o bilhete de metro. Sou do Algarve e já experimentei esta situação!!!

Aposto que se junto a algumas estações estivessem estacionamentos a preços competitivos havia muito mais gente a apanhar o comboio.


Aiky, mas isso é porque não há qq espaço para os privados competirem sem ser através do custo mais baixo! Pois estão em concorrencia contra empresas do estado e subsidios a torto e adireito que não deixa qq espaço para oferecer serviços de qualidade.
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por Zeb_PT » 30/6/2011 17:05

Primeiro ponto:
Estou apenas a tentar demonstrar que o pópó é uma opção FINACEIRAMENTE pouco interessante, arrisco mesmo a chamr de LUXO.

Segundo Ponto:
Deixar espaço para os privados sem a presença do estado permite o aprecimento de empresas privadas para explorar esse mesmo mercado, outras para aproveitar nichos desse mercado, espaço para o mercado funcionar naturalmente sem subsidios.

Quanto à minhas contas, sim, são redutoras, mas redutoras para o meu lado. Tive o cuidado de fazer uma comparação que peca e muito para o lado que estou a defender:
<b>- Não contabiliza gasolina! Por mês quantos e gasta?
- Não contabiliza seguros!
- Não contabiliza manutenção do veiculo!
- Não contabiliza selos, impostos, etc, etc
- Valores dos passe em Lisboa comparado com os 60€ que eu considerei:
-- Passe CARRIS Rede 30 dias - € 29,25
-- CARRIS/ML Rede 30 dias - € 32,60
-- L1 - € 40,10
-- L12 - € 48,30
-- L123 - € 55,00
-- Tb há Sintra, Cascais, Margem Sul, etc, etc, mas será que o custo da gasolina não compensa largamente a minha estimativa?</b>

<quote>É que o pessoal quer andar de popó. Ir de popó é que é giro </quote>

Epah, mas isto também é fruto do pessoal não ver os transportes existem sem qq mais valia em termos de valor. Porra, isso é marketing! Há que estudar o porquê disso e criar estratégias para mudar essa ideia, acrescentar serviços que façam com que as pessoas passem a considerar isso uma mais valia...
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por AikyFriu » 30/6/2011 16:45

Elias Escreveu:Mas será que nenhum dos governantes iluminados consegue perceber porque é que o número de passageiros é tão pequeno?

Então eu explico:

É que o pessoal quer andar de popó. Ir de popó é que é giro


Será que o problema não é outro?
Já reparam no custo do estacionamento do carro junto de uma estação? fica mais barato (muito mais) ir de carro para Lisboa do que deixar o carro, pagar o estacionamento (sem falar na segurança) e o bilhete de metro. Sou do Algarve e já experimentei esta situação!!!

Aposto que se junto a algumas estações estivessem estacionamentos a preços competitivos havia muito mais gente a apanhar o comboio.
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por Elias » 30/6/2011 16:42

Zeb_PT Escreveu:Ok... Agora acrescemos gasolina, seguro, selo, revisões, ....

Mais barato o quê?!?!


Zeb,

Essa visão é muito redutora. O carro não serve apenas para substituir as deslocações diárias de quem usa o passe.

Mas passemos por cima disso.

Tu estás a considerar preços de passes baseados em quê? Parece-me que tomas os valores actuais como referência, valores esses que só são possíveis devido às tais indemnizações compensatórias. No entanto, num mundo sem subsídios, a questão seria: quantos passes precisa de vender um operador para conseguir ser rentável?
 
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por Zeb_PT » 30/6/2011 16:36

Elias Escreveu:Claro que não. Teriam de ser muito mais elevado.

Isso faria com que poucos estivessem dispostos a pagar esses preços, pois é muito mais barato ir de popó.

Por isso é que digo que sem subsídios muitos desses negócios de transportes seriam inviáveis.


Deixa lá fazer umas contas por alto...
Imaginemos o passe a 60€ durante 8 anos.

Passe
Jan-2011 60 €
Fev-2011 120 €
Mar-2011 180 €
Abr-2011 240 €
Mai-2011 300 €
Jun-2011 360 €
Jul-2011 420 €
Ago-2011 480 €
Set-2011 540 €
Out-2011 600 €
Nov-2011 660 €
Dez-2011 720 €
Jan-2012 780 €
Fev-2012 840 €
Mar-2012 900 €
Abr-2012 960 €
Mai-2012 1.020 €
Jun-2012 1.080 €
Jul-2012 1.140 €
Ago-2012 1.200 €
Set-2012 1.260 €
Out-2012 1.320 €
Nov-2012 1.380 €
Dez-2012 1.440 €
Jan-2013 1.500 €
Fev-2013 1.560 €
Mar-2013 1.620 €
Abr-2013 1.680 €
Mai-2013 1.740 €
Jun-2013 1.800 €
Jul-2013 1.860 €
Ago-2013 1.920 €
Set-2013 1.980 €
Out-2013 2.040 €
Nov-2013 2.100 €
Dez-2013 2.160 €
Jan-2014 2.220 €
Fev-2014 2.280 €
Mar-2014 2.340 €
Abr-2014 2.400 €
Mai-2014 2.460 €
Jun-2014 2.520 €
Jul-2014 2.580 €
Ago-2014 2.640 €
Set-2014 2.700 €
Out-2014 2.760 €
Nov-2014 2.820 €
Dez-2014 2.880 €
Jan-2015 2.940 €
Fev-2015 3.000 €
Mar-2015 3.060 €
Abr-2015 3.120 €
Mai-2015 3.180 €
Jun-2015 3.240 €
Jul-2015 3.300 €
Ago-2015 3.360 €
Set-2015 3.420 €
Out-2015 3.480 €
Nov-2015 3.540 €
Dez-2015 3.600 €
Jan-2016 3.660 €
Fev-2016 3.720 €
Mar-2016 3.780 €
Abr-2016 3.840 €
Mai-2016 3.900 €
Jun-2016 3.960 €
Jul-2016 4.020 €
Ago-2016 4.080 €
Set-2016 4.140 €
Out-2016 4.200 €
Nov-2016 4.260 €
Dez-2016 4.320 €
Jan-2017 4.380 €
Fev-2017 4.440 €
Mar-2017 4.500 €
Abr-2017 4.560 €
Mai-2017 4.620 €
Jun-2017 4.680 €
Jul-2017 4.740 €
Ago-2017 4.800 €
Set-2017 4.860 €
Out-2017 4.920 €
Nov-2017 4.980 €
Dez-2017 5.040 €
Jan-2018 5.100 €
Fev-2018 5.160 €
Mar-2018 5.220 €
Abr-2018 5.280 €
Mai-2018 5.340 €
Jun-2018 5.400 €
Jul-2018 5.460 €
Ago-2018 5.520 €
Set-2018 5.580 €
Out-2018 5.640 €
Nov-2018 5.700 €
Dez-2018 5.760 €
Jan-2019 5.820 €
Fev-2019 5.880 €
Mar-2019 5.940 €
Abr-2019 6.000 €
Mai-2019 6.060 €
Jun-2019 6.120 €
Jul-2019 6.180 €
Ago-2019 6.240 €
Set-2019 6.300 €
Out-2019 6.360 €
Nov-2019 6.420 €
Dez-2019 6.480 €

Em 8 anos iremos gastar 6,480€, logo até podriamos gastar esse valor num carro, porque não? 6480€

Agora imaginemos que em vez de gastar esse dinheiro num carro (que dificilmente por este valor dura 8 anos...) fossemos pondo este dinheiro num deposito a parazo que para todos os efeitos diremos que é 3% quanto dinheiro teriamos ao final de esses 8 anos?

Passe Sobra Juros a 3%
Jan-2011 60 € 6.420 € 16 €
Fev-2011 120 € 6.376 € 16 €
Mar-2011 180 € 6.332 € 16 €
Abr-2011 240 € 6.288 € 16 €
Mai-2011 300 € 6.244 € 16 €
Jun-2011 360 € 6.199 € 15 €
Jul-2011 420 € 6.155 € 15 €
Ago-2011 480 € 6.110 € 15 €
Set-2011 540 € 6.065 € 15 €
Out-2011 600 € 6.020 € 15 €
Nov-2011 660 € 5.976 € 15 €
Dez-2011 720 € 5.930 € 15 €
Jan-2012 780 € 5.885 € 15 €
Fev-2012 840 € 5.840 € 15 €
Mar-2012 900 € 5.795 € 14 €
Abr-2012 960 € 5.749 € 14 €
Mai-2012 1.020 € 5.703 € 14 €
Jun-2012 1.080 € 5.658 € 14 €
Jul-2012 1.140 € 5.612 € 14 €
Ago-2012 1.200 € 5.566 € 14 €
Set-2012 1.260 € 5.520 € 14 €
Out-2012 1.320 € 5.474 € 14 €
Nov-2012 1.380 € 5.427 € 14 €
Dez-2012 1.440 € 5.381 € 13 €
Jan-2013 1.500 € 5.334 € 13 €
Fev-2013 1.560 € 5.288 € 13 €
Mar-2013 1.620 € 5.241 € 13 €
Abr-2013 1.680 € 5.194 € 13 €
Mai-2013 1.740 € 5.147 € 13 €
Jun-2013 1.800 € 5.100 € 13 €
Jul-2013 1.860 € 5.053 € 13 €
Ago-2013 1.920 € 5.005 € 13 €
Set-2013 1.980 € 4.958 € 12 €
Out-2013 2.040 € 4.910 € 12 €
Nov-2013 2.100 € 4.862 € 12 €
Dez-2013 2.160 € 4.815 € 12 €
Jan-2014 2.220 € 4.767 € 12 €
Fev-2014 2.280 € 4.718 € 12 €
Mar-2014 2.340 € 4.670 € 12 €
Abr-2014 2.400 € 4.622 € 12 €
Mai-2014 2.460 € 4.574 € 11 €
Jun-2014 2.520 € 4.525 € 11 €
Jul-2014 2.580 € 4.476 € 11 €
Ago-2014 2.640 € 4.427 € 11 €
Set-2014 2.700 € 4.379 € 11 €
Out-2014 2.760 € 4.329 € 11 €
Nov-2014 2.820 € 4.280 € 11 €
Dez-2014 2.880 € 4.231 € 11 €
Jan-2015 2.940 € 4.182 € 10 €
Fev-2015 3.000 € 4.132 € 10 €
Mar-2015 3.060 € 4.082 € 10 €
Abr-2015 3.120 € 4.033 € 10 €
Mai-2015 3.180 € 3.983 € 10 €
Jun-2015 3.240 € 3.933 € 10 €
Jul-2015 3.300 € 3.882 € 10 €
Ago-2015 3.360 € 3.832 € 10 €
Set-2015 3.420 € 3.782 € 9 €
Out-2015 3.480 € 3.731 € 9 €
Nov-2015 3.540 € 3.681 € 9 €
Dez-2015 3.600 € 3.630 € 9 €
Jan-2016 3.660 € 3.579 € 9 €
Fev-2016 3.720 € 3.528 € 9 €
Mar-2016 3.780 € 3.477 € 9 €
Abr-2016 3.840 € 3.425 € 9 €
Mai-2016 3.900 € 3.374 € 8 €
Jun-2016 3.960 € 3.322 € 8 €
Jul-2016 4.020 € 3.271 € 8 €
Ago-2016 4.080 € 3.219 € 8 €
Set-2016 4.140 € 3.167 € 8 €
Out-2016 4.200 € 3.115 € 8 €
Nov-2016 4.260 € 3.062 € 8 €
Dez-2016 4.320 € 3.010 € 8 €
Jan-2017 4.380 € 2.958 € 7 €
Fev-2017 4.440 € 2.905 € 7 €
Mar-2017 4.500 € 2.852 € 7 €
Abr-2017 4.560 € 2.799 € 7 €
Mai-2017 4.620 € 2.746 € 7 €
Jun-2017 4.680 € 2.693 € 7 €
Jul-2017 4.740 € 2.640 € 7 €
Ago-2017 4.800 € 2.587 € 6 €
Set-2017 4.860 € 2.533 € 6 €
Out-2017 4.920 € 2.479 € 6 €
Nov-2017 4.980 € 2.426 € 6 €
Dez-2017 5.040 € 2.372 € 6 €
Jan-2018 5.100 € 2.318 € 6 €
Fev-2018 5.160 € 2.263 € 6 €
Mar-2018 5.220 € 2.209 € 6 €
Abr-2018 5.280 € 2.155 € 5 €
Mai-2018 5.340 € 2.100 € 5 €
Jun-2018 5.400 € 2.045 € 5 €
Jul-2018 5.460 € 1.990 € 5 €
Ago-2018 5.520 € 1.935 € 5 €
Set-2018 5.580 € 1.880 € 5 €
Out-2018 5.640 € 1.825 € 5 €
Nov-2018 5.700 € 1.769 € 4 €
Dez-2018 5.760 € 1.714 € 4 €
Jan-2019 5.820 € 1.658 € 4 €
Fev-2019 5.880 € 1.602 € 4 €
Mar-2019 5.940 € 1.546 € 4 €
Abr-2019 6.000 € 1.490 € 4 €
Mai-2019 6.060 € 1.434 € 4 €
Jun-2019 6.120 € 1.377 € 3 €
Jul-2019 6.180 € 1.321 € 3 €
Ago-2019 6.240 € 1.264 € 3 €
Set-2019 6.300 € 1.207 € 3 €
Out-2019 6.360 € 1.150 € 3 €
Nov-2019 6.420 € 1.093 € 3 €
Dez-2019 6.480 € 1.036 € 3 €

Ou seja, na realidade não nos podemos dar ao luxo de gastar appena 6.480€, teriamos de comprar um carro por 6.480-1.036€ = €5.444€

Por este valor conseguimos comprar um carro que dure 8 anos?

Ok... Agora acrescemos gasolina, seguro, selo, revisões, ....

Mais barato o quê?!?!

Agora quanto à percepção das pessoas é outra história, e aí entra o Marketing (olha mais uma cadeira feita no mba), entra a criação de valor para os clientes, etc, etc.[/b]
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Para muito errar e muito mais aprender!

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cacilhas??

por dfviegas » 30/6/2011 16:34

Tridion Escreveu:Fazer o metro de superfície sem paragem no Fórum Almada e no Hospital é um erro de planeamento bastante grave, na medida que estes são dos maiores pólos de atractividade em termos funcionais na região de Almada/Seixal.

Vá lá lembraram-se de ligar Cacilhas e a Universidade.. :roll:


Ligar cacilhas via almada é outro disparate, os autocarros via cova da piedade são muito mais rápidos.

A ligação a cacilhas devia ser via cova da piedade.
 
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por Zeb_PT » 30/6/2011 16:16

E novamente........ subsidios!

Saem mais 18,9 milhões em subsidios para a mesa 13!
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por Elias » 30/6/2011 16:14

Zeb_PT Escreveu:Os preços que um qualquer privado teria de implementar seriam alguma vez próximos dos valores implementados pelo estado? Existe alguma hipotese de competir com o estado?


Claro que não. Teriam de ser muito mais elevado.

Isso faria com que poucos estivessem dispostos a pagar esses preços, pois é muito mais barato ir de popó.

Por isso é que digo que sem subsídios muitos desses negócios de transportes seriam inviáveis.
 
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por Zeb_PT » 30/6/2011 16:12

Elias, ok. Mas como se sabe, as empresas do estado têem uma debt to equity incomparavel com quelquer outra empresa apenas e só por ser.... estado (ou tinha, até chegar esta crise da divida soberana) logo por aí estão em clara vantagem competitiva para qualquer outra empresa.

Não é uma questão dos subsidios, mas uma questão dos "subsidios" no sentido de vantagens em termos de competição.

Basta para isso pensares numa Carris, um Metro de Lisboa sem ser do estado.
Os preços que um qualquer privado teria de implementar seriam alguma vez próximos dos valores implementados pelo estado? Existe alguma hipotese de competir com o estado?

Ao existir este estado "social" não estamos a estrangular também o empreendorismo que tanto necessitamos para sair deste buraco?
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por Elias » 30/6/2011 16:04

Zeb,

Tanto quanto actualmente sei as indemnizações compensatórias não são apenas para as empresas públicas mas também para os vários operadores privados.

Vê esta notícia
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=439055
 
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por Zeb_PT » 30/6/2011 15:54

Elias Escreveu:Zeb,

Não digo o contrário. O que eu quis dizer é que o mercado é que determina o sucesso ou fracasso de um negócio.

E o que me quer parecer é que sem a mãozinha do Estado (leia-se: sem as indemnizações compensatórias pelo alegado serviço público), a maioria dos negócios de transporte de passageiros não tem condições para ser rentável.


É neste ponto que discordo completamente!

Estas indemnizações compensatórias pelo alegado serviço público só são necessárias pois as empresas do estado são elas próprias anti-mercado pois não permitem os privados competir de igual para igual.

Imagina que de em vez de privatizar, estas empresas implesmente são desmanteladas. Basicamente só temos de lidar unicamente com a curva oferta/procura(necessidade) e as empresas só têem de concorrer nesses termos.

Que raio, acabamos sempre na mesma mama, subsidios!
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por Tridion » 30/6/2011 15:46

Fazer o metro de superfície sem paragem no Fórum Almada e no Hospital é um erro de planeamento bastante grave, na medida que estes são dos maiores pólos de atractividade em termos funcionais na região de Almada/Seixal.

Vá lá lembraram-se de ligar Cacilhas e a Universidade.. :roll:
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