OT - Factura da água. DA "ÁGUA" ?!?
20 mensagens
|Página 1 de 1
Estes srs. da Agere andam desde 2004 a impor unilateralmente os preços da agua e resíduos sem estarem mandatados para tal (preços só podem ser alterados em assembleia municipal). E agora?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Tarifas praticadas pela Agere sob suspeita de nulidade
BRAGA | 6 DE OUTUBRO DE 2012
As tarifas da água, saneamento e recolha de lixos domésticos da Agere estão sob suspeita de nulidade. O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga sentenciou que a Agere anda, há anos, a violar as normas legais que regulam a formação dos tarifários dos serviços que presta, uma vez que têm sido o conselho de administração e a assembleia-geral da empresa a definir os valores, quando essa competência é da Assembleia Municipal. A administração da empresa refere que «a sentença está a ser analisada em detalhe pelos serviços jurídicos, e o conselho de administração irá agir em conformidade com as indicações que lhe forem transmitidas».
In Diário do Minho
BRAGA | 6 DE OUTUBRO DE 2012
As tarifas da água, saneamento e recolha de lixos domésticos da Agere estão sob suspeita de nulidade. O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga sentenciou que a Agere anda, há anos, a violar as normas legais que regulam a formação dos tarifários dos serviços que presta, uma vez que têm sido o conselho de administração e a assembleia-geral da empresa a definir os valores, quando essa competência é da Assembleia Municipal. A administração da empresa refere que «a sentença está a ser analisada em detalhe pelos serviços jurídicos, e o conselho de administração irá agir em conformidade com as indicações que lhe forem transmitidas».
In Diário do Minho
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
amsfsma Escreveu:Execução fiscal?! Mas desde quando é que a conta da água é um imposto para ser alvo de "execução fiscal"?!
Hip 1 - Há calinada do jornalista. Seria talvez "Execução Judicial"
Hip 2 -
Se calhar fugiu-lhe a boca

Entre tantas taxas que aparecem na factura ainda dá trabalho perceber o que corresponde exactamente ao consumo de água...
Hip 3 -
EDIT: Só agora me apercebi que há um tópico aberto sobre o tema:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=65666
(Thx "master bird"

- Anexos
-
- Tax payer.jpg (44.92 KiB) Visualizado 1727 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
"Água: Facturas pagas fora de prazo vão custar o dobro
O novo Orçamento de Estado para 2011 estipula que os consumidores que não paguem a factura da água dentro do prazo-limite sejam alvo de um processo imediato de execução fiscal, passando a pagar o dobro do que consta da factura.
A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do jornal Correio da Manhã, com base num estudo feito pela Câmara Municipal de Lagos, no Algarve.
Com a entrada em vigor da lei do Orçamento do Estado «deixa de haver um período de cobrança voluntária na tesouraria municipal apenas com acréscimo de juros, passando o pagamento, após o prazo, a efectuar-se somente em processo de execução fiscal, o que implica o pagamento adicional de encargos legais [custas processuais]», afirma a autarquia de Lagos.
Ainda de acordo com o exemplo avançado pelo estudo, se o consumidor não pagar uma factura no valor de 7,57 euros dentro do prazo, ficará obrigado a pagar, posteriormente, 18,42 euros."
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=495418
O novo Orçamento de Estado para 2011 estipula que os consumidores que não paguem a factura da água dentro do prazo-limite sejam alvo de um processo imediato de execução fiscal, passando a pagar o dobro do que consta da factura.
A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do jornal Correio da Manhã, com base num estudo feito pela Câmara Municipal de Lagos, no Algarve.
Com a entrada em vigor da lei do Orçamento do Estado «deixa de haver um período de cobrança voluntária na tesouraria municipal apenas com acréscimo de juros, passando o pagamento, após o prazo, a efectuar-se somente em processo de execução fiscal, o que implica o pagamento adicional de encargos legais [custas processuais]», afirma a autarquia de Lagos.
Ainda de acordo com o exemplo avançado pelo estudo, se o consumidor não pagar uma factura no valor de 7,57 euros dentro do prazo, ficará obrigado a pagar, posteriormente, 18,42 euros."
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=495418
- Registado: 24/7/2009 12:13
Como é obvio também pago essas cenas todas e já nem me dou ao trabalho de entender a factura!!! O mais engraçado é pagar saneamentos que não utilizo, mas tenho, ou seja estou a pagar o saneamento que fizeram na minha rua, mas ao qual não me posso ligar umas vez que falta a conduta principal e a etar....
É como comprar um carro para o meu filho que ainda não nasceu!!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Há uns anos assisti a uma discussão sobre o tema, aquando da nova legislação da água e entrada em "cena" da ADP. Em resumo, o direito à água está inscrito na Constituição Nacional, ou seja, uma entidade pública não pode "comercializar" o dito bem... Os custos só podem ser transpostos para manutenções, upgrades da rede, etc.
Mas claro que ninguém acredita nisto e a água é mais um meio de financiamento dos mega-sorvedouros que são os Municípios. Muito o País ganhava se alguém com coragem fizesse uma reforma ao nível da agregação de vários pequenos municípios, por exemplo, sem expressão territorial e demográfica, à semelhança das "Xuntas" espanholas.
Mas claro que ninguém acredita nisto e a água é mais um meio de financiamento dos mega-sorvedouros que são os Municípios. Muito o País ganhava se alguém com coragem fizesse uma reforma ao nível da agregação de vários pequenos municípios, por exemplo, sem expressão territorial e demográfica, à semelhança das "Xuntas" espanholas.
- Registado: 11/2/2010 18:46
mais_um Escreveu:FilRib Escreveu:Quim Porta... partilho da tua tristeza.
Farto-me de poupar água! Em minha casa, duas pessoas gastamos 2 a 3 M3 por mês! E não conseguimos pagar menos devido a tudo isso...
Faria sentido, exitir um bónus a quem economiza.... é o que eu acho!"
E há, tens custos diferentes em função do consumo, pagas por escalões(pelo menos nas Caldas da Rainha é assim).
Uma das maiores parvoices do sistema da água..
Em Alenquer tb é assim mas não interessa se estão 10 pessoas em casa ou uma...
Eu agora com 2 putos não consigo poupar mais e ando sempre no borderline do 2º Escalão...
- Registado: 24/8/2004 10:42
TheTraveler Escreveu:Aqui em casa grande parte da água é para regar jardim e quintal. Essa mesma água que vai pela terra abaixo paga águas residuais como se estivesse a utilizar o esgoto... E paga resíduos sólidos quando os resíduos são colocados num compostor... Viva a roubalheira.
E nos casos de quem não reutiliza os restos dos jardins, acima de 1m3 tem que pagar para a câmara lhe recolher os resíduos que coloca junto ao contentor, mesmo sabendo que só cresceram graças ao uso da agua que pagou resíduos sólidos.
Tens uma solução...
Segundo contador para esses efeitos e não pagas taxas de saneamento.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Re: OT - Factura da água. DA "ÁGUA" ?!?
QuimPorta Escreveu:Já estou arrependido de ter aberto o tópico e ainda mal comecei a escrever.
Chamem-me o que quiserem... Têm toda a razão... Andei a dormir, pronto é verdade. Só agora é que me deu para olhar a sério para a factura "da água" que recebo.
Talvez porque o salário de arrumador de automóveis começa a não dar para tudo, sei lá.
Epá... mas não me aguentei e vim aqui à procura de paz... Um ombro amigo, ou coisa assim.
Em resumo o papel diz que consumi 6.43 € de água, já depois do aumento da tarifa a 1/Jan, e paguei quase 3 vezes mais em ... é feio dizer asneiras por isso digo apenas que a palavra começa por "pan" e acaba em "leirices"!
Eu sei... eu sei... Que tudo o resto tem que se pagar, e tal:
- A recolha dos resíduos (o "variável" deve ser dos embrulhos das prendas do Natal que deu mais despesa).
- A "disponibilidade" também faz falta. Deve ser para não ter que requisitar a água com antecedência e poder tê-la sempre que a quero na torneira.
- Não falo na "Conta do Estado", que já confirmei e está certa. Diz 0,27+0,91 = 1,18 e desta vez "confere".
Está tudo muito certo, mas entristece-me, pronto.
Nem devia estar aqui a queixar-me. É um desabafo...
Bem estou a ver que você é um abençoado!!! não quer vir para a minha zona onde pago todos os meses por 1m3 de Agua 26,79€?? E nem sequer o lixo que produzo posso deitar nos contentores!
- Registado: 7/12/2007 0:29
mais_um Escreveu:FilRib Escreveu:Quim Porta... partilho da tua tristeza.
Farto-me de poupar água! Em minha casa, duas pessoas gastamos 2 a 3 M3 por mês! E não conseguimos pagar menos devido a tudo isso...
E há, tens custos diferentes em função do consumo, pagas por escalões(pelo menos nas Caldas da Rainha é assim).
Sim, tens custos por escalão (às vezes até me esqueço pois estou sempre no primeiro!). Mas deveria afectar, os custos fixos também.
- Registado: 4/8/2010 10:09
FilRib Escreveu:Quim Porta... partilho da tua tristeza.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Aqui em casa grande parte da água é para regar jardim e quintal. Essa mesma água que vai pela terra abaixo paga águas residuais como se estivesse a utilizar o esgoto... E paga resíduos sólidos quando os resíduos são colocados num compostor... Viva a roubalheira.
E nos casos de quem não reutiliza os restos dos jardins, acima de 1m3 tem que pagar para a câmara lhe recolher os resíduos que coloca junto ao contentor, mesmo sabendo que só cresceram graças ao uso da agua que pagou resíduos sólidos.
- Registado: 10/10/2003 10:04
Alguém tem de pagar!
Autarquias devem 350 milhões de euros à águas de Portugal
Situação está a criar problemas financeiros de tesouraria insustentáveis, face aos períodos cada vez mais apertados para pagar aos fornecedores.
De acordo com o jornal ‘i’, o endividamento da empresa a curto prazo está aumentar, devido à redução dos prazos para pagar aos fornecedores, que passaram de 60 para 45 dias. Muitas das autarquias já assinaram acordos de pagamento, outras estão a ser sujeitas a processos de cobrança coercivos.
A empresa Águas de Portugal é responsável pela distribuição de água e saneamento a quase 90% do país. No entanto, os preços praticados pelas autarquias, na distribuição local, não cobrem os custos. Uma discrepância que já levou a Associação dos Municípios a pedir ao governo a regulação do mercado através de uma tarifa única.
Situação está a criar problemas financeiros de tesouraria insustentáveis, face aos períodos cada vez mais apertados para pagar aos fornecedores.
De acordo com o jornal ‘i’, o endividamento da empresa a curto prazo está aumentar, devido à redução dos prazos para pagar aos fornecedores, que passaram de 60 para 45 dias. Muitas das autarquias já assinaram acordos de pagamento, outras estão a ser sujeitas a processos de cobrança coercivos.
A empresa Águas de Portugal é responsável pela distribuição de água e saneamento a quase 90% do país. No entanto, os preços praticados pelas autarquias, na distribuição local, não cobrem os custos. Uma discrepância que já levou a Associação dos Municípios a pedir ao governo a regulação do mercado através de uma tarifa única.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
OT - Factura da água. DA "ÁGUA" ?!?
Já estou arrependido de ter aberto o tópico e ainda mal comecei a escrever.
Chamem-me o que quiserem... Têm toda a razão... Andei a dormir, pronto é verdade. Só agora é que me deu para olhar a sério para a factura "da água" que recebo.
Talvez porque o salário de arrumador de automóveis começa a não dar para tudo, sei lá.
Epá... mas não me aguentei e vim aqui à procura de paz... Um ombro amigo, ou coisa assim.
Em resumo o papel diz que consumi 6.43 € de água, já depois do aumento da tarifa a 1/Jan, e paguei quase 3 vezes mais em ... é feio dizer asneiras por isso digo apenas que a palavra começa por "pan" e acaba em "leirices"!
- A recolha dos resíduos (o "variável" deve ser dos embrulhos das prendas do Natal que deu mais despesa).
- A "disponibilidade" também faz falta. Deve ser para não ter que requisitar a água com antecedência e poder tê-la sempre que a quero na torneira.
- Não falo na "Conta do Estado", que já confirmei e está certa. Diz 0,27+0,91 = 1,18 e desta vez "confere".
- Anexos
-
- Indaqua.png (409.32 KiB) Visualizado 2594 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
20 mensagens
|Página 1 de 1