Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo imposto sobre os juros dos DP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rg7803 » 8/10/2012 23:59

Fantastico, leigo. Mto obrigado!

Esta a ver a tabela, post anterior, e fiquei com uma duvida: qual a diferença entre 1ª e 2ª coluna?

Refere que nos USA a taxa é de 50.8%, 2ª coluna? Achei estranho!
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por eviruxa » 8/10/2012 23:39

Em Excel :wink:

Após consulta dá para ver que estamos na cauda da tabela o que, neste caso, é bom. Ai se o Gaspar vê isto :lol:
Anexos
2011_capgains_oecd.xls
(26 KiB) Transferido 147 Vezes
Todo o economista é um leigo, todo o leigo é economia.

Registado: 29/11/2007 9:40

por Dialmedia » 8/10/2012 23:35

Este aumento na taxa deve ter como objectivo incentivar o consumo junto das pessoas que não o estão a fazer, ou seja, os aforradores. Vai deixar de compensar ter o capital parado a render cada vez menos e usam o capital para antecipar consumo ou para investimento.

Mas na minha opinião, no longo-prazo a tendência será a substituição de DP's por outros activos financeiros ou até mesmo saída do capital do país que acaba por anular o ganho no consumo que ai adviria. No primeiro caso o Estado só ganha se houver mais-valias e mesmo assim só serão tributadas no ano seguinte, ao passo que a retenção na fonte nos DP's é imediata. No segundo caso em vez de ter um ligeiro incremento na receita passa a receber zero.

Seja como for o que interessa é mostrar que também se ataca os rendimentos de capital, tal como muitas vezes apregoado pelos amigos do BE e companhia. O PPC lá lhes fez a vontade.

Registado: 26/1/2007 17:07

por eviruxa » 8/10/2012 23:23

Afinal até nem demorou muito a arranjar a tal tabela...

http://taxfoundation.org/article/capita ... -2011-oecd

por eviruxa » 8/10/2012 23:05

A tabela não arranjei ainda mas fica aqui um link onde consta a taxa de cada país. Quem quiser pode fazer uma tabela com os valores :mrgreen:

http://en.wikipedia.org/wiki/Capital_gains_tax

P.S. No caso de Portugal a taxa já está desactualizada.

por rg7803 » 8/10/2012 19:24

Sniper,

uma tabela com as taxas (impostos) equivalentes nos outros paises da Europa é que era...

não desencantas uma coisa dessas?

rg
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Sr_SNiper » 8/10/2012 18:43

AS_terix Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:
investor1 Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas.

Já percebi que se o imposto em vigor na altura do vencimento do DP for 26,5% é esse imposto que vou pagar.
Não entendo como podem apelar à poupança e aumentarem o imposto sobre os DP que é um produto que todos têm. Dos mais ricos aos mais pobres. Isto é só a minha opinião em jeito de desabafo :)

Não é para entender.
Não existe qualquer política de incentivo à poupança, muito pelo contrário.

A norma é: Estrangular o consumo, logo a economia e assim criar recessão, desemprego, etc.

Não sei onde vamos parar.

não sabe onde estamos e fomos parar?! Não ?! Desemprego, versus, mão de obra barata, para poderem competir, com o mercado chinês o que, se torna muito difícil, dado haver uma dúzia, a produzir , para + 20 chefes acima, não produzirem nada !!! 12x20ui/32 = produtividade reduzida :roll:

Gostei particularmente da equação que explica a situação atual... Calma ... relaxa...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por AS_terix » 8/10/2012 17:14

Blue Epsilon Escreveu:

Já percebi que se o imposto em vigor na altura do vencimento do DP for 26,5% é esse imposto que vou pagar.
Não entendo como podem apelar à poupança e aumentarem o imposto sobre os DP que é um produto que todos têm. Dos mais ricos aos mais pobres. Isto é só a minha opinião em jeito de desabafo :)

Não é para entender.

A norma é: Estrangular o consumo, logo a economia e assim criar recessão, desemprego, etc.

não sabe onde estamos e fomos parar?! Não ?! Desemprego, versus, mão de obra barata, para poderem competir, com o mercado chinês o que, se torna muito difícil, dado haver uma dúzia, a produzir , para + 20 chefes acima, não produzirem nada !!! 12x20ui/32 = produtividade reduzida :roll:
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por AmigosdaBolsa » 8/10/2012 17:07

jabreu3 Escreveu:Para mim faz mais sentido taxar os rendimentos sobre o capital do que sobre o trabalho.

Por 3 motivos:

1º Só quem tem dinheiro é que tem ações, dividendos ou afins

2ºÉ menos recessivo pois não tens a sensação que perdes poder de compra

3ºEstimula ai investimento produtivo e não especulativo.

Tens toda a razão. Só quem se deu ao trabalho de poupar é que deve ser taxado. Azar o dele mais valia ter comprado uma televisão 3D, ou pedido um crédito para ir às Maldivas.

Estimula o investimento produtivo?!? Diz-me como?
Editado pela última vez por AmigosdaBolsa em 8/10/2012 17:24, num total de 1 vez.

Registado: 25/10/2010 9:57

por AVMac » 8/10/2012 16:51

O problema é que tem 5.000€ porque poupou e porque está a fazer um pé de meia pagará 28% da mesma forma que o que vive de rendimentos de DP's, por exemplo,pagará 28%.

Com tanta imaginação que este governo tem, bem poderiam criar uma forma de taxar os dividendos em função do montante do DP.

Registado: 4/1/2012 21:07

por jabreu3 » 8/10/2012 15:58

Para mim faz mais sentido taxar os rendimentos sobre o capital do que sobre o trabalho.

Por 3 motivos:

1º Só quem tem dinheiro é que tem ações, dividendos ou afins

2ºÉ menos recessivo pois não tens a sensação que perdes poder de compra

3ºEstimula ai investimento produtivo e não especulativo.

Registado: 30/11/2007 21:12

por Blue Epsilon » 8/10/2012 15:50

Não é para entender.

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por investor1 » 8/10/2012 15:39

Obrigado pelas vossas respostas.

Registado: 29/5/2009 20:45

por kalina » 8/10/2012 15:33

Vais pagar 26,5%. A proposta de lei para este aumento foi aprovada em Conselho de Ministros no dia 20 de setembro, acho.

Não sei qto tempo demora até ser publicada, mas já vais apanhar esse aumento de taxa, quase de certeza.

Os 28% são a partir de 1 de janeiro.

Registado: 23/12/2011 14:35

por SMALL1969 » 8/10/2012 15:16

De certeza que vais pagar segundo o imposto que vigorar na altura.

O que ninguém sabe é quando é que o novo imposto vai começar a vigorar. Pode até ser um dia depois de se vencer o teu depósito....ou um dia antes.

Registado: 3/2/2009 12:21

Novo imposto sobre os juros dos DP

por investor1 » 8/10/2012 15:11

Olá a todos!

Abri este tópico pois não encontrei nenhum relacionado com esta minha dúvida.

Tenho um depósito a prazo que se vence em meados de Novembro. A minha questão está tem a ver com o imposto que vou ter que pagar sobre a taxa que contratei há um ano atrás. Serão os actuais 25% ou será já o novo imposto que se fala que vem a ser de 28%? Alguém sabe quando entra em vigor esta lei e como se aplica?

Obrigado a todos pelas respostas :)

Registado: 29/5/2009 20:45

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bar38, Denário, itisi1000, josehenry400, navaldoc, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 505 visitantes