Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic: Mestrado em Finanças

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedrooa » 1/8/2012 17:55

Vou fazer o Mestrado de Economia e Gestão do Ambiente na FEP.

Espero que me traga novas oportunidade.

Registado: 6/7/2012 12:38

por VirtuaGod » 1/8/2012 15:38

Católica \:D/ \:D/ \:D/

"Outra característica do programa do MIF é que o curriculum é estruturado de maneira a cumprir os requisitos do Chartered Financial Analyst Institute (CFA®). A designação CFA® é reconhecida internacionalmente como um activo central para uma carreira no sector financeiro, uma vez que fornece as competências e os conhecimentos financeiros práticos e relevantes. "

Não te esqueças de tirar o CFA depois! :wink:

Em termos de conhecimentos na área de Finanças pouco mais podes pedir em Portugal!!

Católica+CFA ficas com currículo internacional e em termos de conhecimentos rivalizas com os melhores :shock: :shock: 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por vdap » 1/8/2012 15:33

tiagopt Escreveu:Geralmente eles falam em pós-licenciatura, daí a minha ideia. De qualquer forma posso tentar, o máximo que pode não acontecer é não ser aprovado :)

Tiago eu sou de Engenharia, antigos cursos pré-bolonha, e depois tirei um MBA e um Mestrado na área Financeira, nunca tive que fazer exames de admissão nem nada, cheguei lá preenchi a candidatura e no ano seguinte ingressei no curso que pretendia.

Cumps
"If you torture the data long enough, Nature will confess"

Registado: 29/11/2007 14:10

por paulop2009 » 1/8/2012 15:23

Gostava de trazer este tópico à tona uma vez mais e perguntar se alguém tem alguma experiência/opinião mais recente.

Estou particularmente interessado em 2 mestrados em horário nocturno/fim de semana:

1 - Master in Finance da Católica
http://www.clsbe.lisboa.ucp.pt/site/custom/template/fceetplgeneric.asp?sspageID=104&lang=1

2 - pos-grad em análise financeira no ISEG que depois se passa para o 2º ano do mestrado em financas também no ISEG.
http://www.idefe.pt/cursos/pos_graduacao0809/analise_financeira.asp
https://aquila.iseg.utl.pt/aquila/cursos/fi

Obrigado

Registado: 15/9/2010 15:02

por MikeCorp » 25/1/2009 19:24

dvck Escreveu:Eu também estudei economia na NOVA e estou a pensar seriamente fazer a especialização em Mercados Financeiros do ISCTE. Como é natural só tenho a dizer bem da NOVA dado que é das faculdades de economia mais reputadas e reconhecidas no mercado de trabalho.

No entanto o mestrado em Finanças que refere penso que corresponde ao 2º ciclo (2 anos) da licenciatura pós Bolonha, sendo por isso muito teórico e conceptual.

Eu como procuro algo mais prático estou mais inclinado para a especialização em Mercados Financeiros do ISCTE. O ISEG também tem uma pós graduação em Derivados e Gestão do Risco que me parece interessante. No entanto ainda não consegui confirmar se vai ser realizada no próximo ano.

Estou a tirar em finanças na nova e confirmo que é realmente bastante teórico, mas existem já esforços muito consideráveis em tornar o curso mais prático. Existem já disciplinas só de prática, como por exemplo uma em que realizas researchs baseados em análise fundamental e outra em que apenas negoceias acções e índices americanos. O facto de ser de bolonha não quer dizer nada, pois tenho muitos colegas que preferiram ir já trabalhar.
Honestamente não sei se é melhor que o ISCTE, provavelmente até não, mas a verdade é que o mercado de trabalho o reconhece como tal e isso é o que verdadeiramente interessa.

Tiagopt desde que saibas matemática podes candidatar-te, e muitooo provavelmente ficas porque a NOVA, tal como outras universidades, está a necessitar e muito de dinheiro.

Abraço

Registado: 30/7/2008 22:22

por Pemides » 25/1/2009 19:10

Para os mestrados na Nova não se colocam quaisquer entraves à candidatura de alunos que venham de outras áreas... a única coisa que exigem, é para o mestrado em economia, que o aluno venha de uma área com formação sólida em matemática :wink:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por tiagopt2 » 25/1/2009 18:16

Geralmente eles falam em pós-licenciatura, daí a minha ideia. De qualquer forma posso tentar, o máximo que pode não acontecer é não ser aprovado :)
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por santanas » 25/1/2009 17:50

tiagopt Escreveu:
santanas Escreveu:
tiagopt Escreveu:Puxo este tópico para a 1ª página porque me surgiu numa pesquisa, mas a minha dúvida continua por esclarecer. Sendo eu de uma área não relacionada com a economia/finanças, não posso fazer uma pós graduação nas áreas acima referidas?
Já agora, qual o curso mais vocacionado para o estudo dos mercados, Economia ou Gestão? Perdoem a minha ignorância :oops:

Boas

a área mais relacionada com os mercados parecem-me ser definitavamente derivado do programa qe este curso tem relativamente a economia, apesar de haver faculdades com a licenciatura em Finanças.

Quanto à tua formação base não ser esta área penso que com bases bases sólidas de estatística e um pouco de econometria torna-se acessível visto as cadeiras mais técnicas não exigirem grandes bases.

cumps

Mas é-me sequer possível concorrer a uma pós graduação de uma área completamente diferente da minha? É essa a grande questão, eu parti do pressuposto que não...

Sim podes concorrer sem qualquer problema

a única dúvida é o número de vagas que cada curso em e que são limitadas.

Não sei se enchem mas é uma questão de inscrever.

cumps

Registado: 22/10/2008 11:21

por tiagopt2 » 25/1/2009 17:34

santanas Escreveu:
tiagopt Escreveu:Puxo este tópico para a 1ª página porque me surgiu numa pesquisa, mas a minha dúvida continua por esclarecer. Sendo eu de uma área não relacionada com a economia/finanças, não posso fazer uma pós graduação nas áreas acima referidas?
Já agora, qual o curso mais vocacionado para o estudo dos mercados, Economia ou Gestão? Perdoem a minha ignorância :oops:

Boas

a área mais relacionada com os mercados parecem-me ser definitavamente derivado do programa qe este curso tem relativamente a economia, apesar de haver faculdades com a licenciatura em Finanças.

Quanto à tua formação base não ser esta área penso que com bases bases sólidas de estatística e um pouco de econometria torna-se acessível visto as cadeiras mais técnicas não exigirem grandes bases.

cumps

Mas é-me sequer possível concorrer a uma pós graduação de uma área completamente diferente da minha? É essa a grande questão, eu parti do pressuposto que não...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por santanas » 25/1/2009 16:57

Boas

cumps

por tiagopt2 » 25/1/2009 16:45

Puxo este tópico para a 1ª página porque me surgiu numa pesquisa, mas a minha dúvida continua por esclarecer. Sendo eu de uma área não relacionada com a economia/finanças, não posso fazer uma pós graduação nas áreas acima referidas?

por bore » 22/10/2008 16:04

Neste momento, estou mais inclinado para a Nova ou para o ISCTE.

O ISEG também me parece bom, mas só é possível começar em Setembro do próximo ano, enquanto nos outros 2 pode-se começar no princípio de 2009.

Bar
Em relação ao Porto, sempre ouvi dizer que a Faculdade de Economia da Univ do Porto era bastante boa e parece que tem por lá muita escolha.

Registado: 22/10/2008 10:44

por Bar » 22/10/2008 14:52

Já agora e no Porto que possibilidades existem alguem sabe?

Obrigado

Registado: 12/3/2005 13:06

por goncalonr » 22/10/2008 14:41

Eu tirei um Executive Master em Finanças Imobiliárias no ISCTE no ano passado e achei excelente. Pelo que ouço de outros colegas, os outros Executive Masters em Finanças - como por exemplo o de Mercados e Activos Financeiros são também muito bons.

Elevada componente prática, orientação profissional, bastante técnico mas realista. Uma pessoa sente que aprende com algum propósito prático. E a network é boa, conhece-se pessoas interessantes com variadas experiências, os professores são fantásticos, as aulas são boas.

Agora estou a fazer uns complementos em Finanças para ficar com o Mestrado em Finanças e também estou a gostar.

Um abraço a todos.
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

por PeterKas » 22/10/2008 14:38

Neste momento a Faculdade de Economia da UNL apresenta um mestrado em finanças bastante exigente e com um corpo docente de grande qualidade.Agora para fazer o curso em 1 ano mais a tese, consta que são necessárias cerca de 4/5h de estudo/trabalho diário. Na minha opinião o melhor oferecido em Portugal actualmente. Tens o curso estruturado de maneira a fazeres, se quiseres, o CFA. Grandes professores como Professor Pedro Santa-Clara, José Neves Adelino, António Pinto Barbosa, entre outros. O da Católica dizem que também é muito bom, e como grande ponto positivo tornou-se partner do CFA institute semana passada. Algo a ter em muito em conta.

Registado: 1/10/2007 14:03

por salvadorveiga » 22/10/2008 12:02

Se queres algo a ver com Finanças e mercados financeiros sem duvida ISCTE, e prepara-te para levares com o Professor Gomes Mota, se decidires pelo ISCTE, não so' e' um excentrico de génio como e' so' rir com ele...

abraço

Registado: 12/3/2008 22:06

por dvck » 22/10/2008 11:42

Eu também estudei economia na NOVA e estou a pensar seriamente fazer a especialização em Mercados Financeiros do ISCTE. Como é natural só tenho a dizer bem da NOVA dado que é das faculdades de economia mais reputadas e reconhecidas no mercado de trabalho.

No entanto o mestrado em Finanças que refere penso que corresponde ao 2º ciclo (2 anos) da licenciatura pós Bolonha, sendo por isso muito teórico e conceptual.

Eu como procuro algo mais prático estou mais inclinado para a especialização em Mercados Financeiros do ISCTE. O ISEG também tem uma pós graduação em Derivados e Gestão do Risco que me parece interessante. No entanto ainda não consegui confirmar se vai ser realizada no próximo ano.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

mestrado

por santanas » 22/10/2008 11:26

Boas

Neste momento frequento o 2º. ano do mestrado em finanças no ISEG;

Até agora estou bastante satisfeito com este mestrado, não fosse ele coordenado pelo professor João Duque;

Qualquer dúvida ou questão podes mandar mp

por batigol » 22/10/2008 11:24

Caro,

A opiniao que te posso dar tem a ver com a minha experiencia pessoal...tirei o curso de economia na Universidade Nova e fiz a Pos Graduaçao em Mercados e activos financeiros do ISCTE.

A Nova, é provavelmente a melhor universidade de economia do país, e o mercado de trabalho sabe-o e reconhece, em termos de ensino o que te posso dizer é que é exigente, rigoroso e com um corpo docente muitissimo bom...portanto deduzo que os mestrados e formaçoes pos graduadas dessa casa mantenham o mesmo nível de qualidade e reputaçao.

A pós graduaçao em mercados e activos financeiros do ISCTE tem um enfoque bastante prático e muito enfocada para quem trabalha ou pretende vir a trabalhar na área, pois dá uma boa formaçao técnica sobre uma série de temas relacionados com mercados (Derivados, Acçoes, Obrigaçoes, gestao carteiras, gestao risco, etc...) para além de permitir criar uma boa network de contactos, pois 95% das pessoas trabalham em instituiçoes financeiras.

Acho que ambas sao boas opçoes, no entanto tenho ideia que a da Nova tem um caracter mais teórico (mestrado) e o do ISCTE um caracter mais prático...agora a mais indicada para o eu caso, depende muito de qual a tua formaçao actual e que direcçao queres dar a tua carreira...mas isso só tu podes rsponder.

Se precisares de mais alguma info , avisa.

Batigol

Registado: 9/1/2006 11:50

Off Topic: Mestrado em Finanças

por bore » 22/10/2008 10:48

Boas,

Regressei a Portugal este ano depois de concluír a licenciatura no estrangeiro e estou a pensar em ingressar num programa de mestrado/especialização (de preferência em Lisboa).

Gostava de saber a vossa opinião sobre os seguintes cursos (Mestrado/Especialização):

Universidade Nova Lisboa - Mestrado em Finanças - http://www.fe.unl.pt/index.php?page=985

ISCTE INDEG - Especialização em Mercados Financeiros - http://indeg.iscte.pt/cursos/especializ ... /mercados/

ISEG - Mestrado em Finanças - http://www.iseg.utl.pt/cursos/index.php?tipo=M&qual=70

Estou interessado em saber mais sobre:

- Reputação da universidade
- Corpo Docente
- Perspectivas de Carreira
- Experiências vividas por vocês ou alguem que conhecem nestes cursos ou universidades.

Obrigado

Registado: 22/10/2008 10:44

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Carrancho_, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, iniciado1 e 202 visitantes