OT- Viagem Porto-Algarve sem portagem
Re: Questão
Wakaru Escreveu:Cem pt Escreveu:Duas perguntas curiosas:
1) Já alguém passou nas novas portagens eletrónicas a mais de 165 km/h sem identificador?
Se sim, recebeu alguma notificação em casa para pagar? Não me refiro ao excesso de velocidade mas sim às portagens em si.
2) Já alguém passou nas novas portagens eletrónicas o mais encostadinho possível à berma direita sem identificador?
Se sim, recebeu alguma notificação em casa para pagar?
1) Sim (até muito muito mais)
2) Sim (Se reparares têm 1 "sensor" em cada faixa e um também na berma)
Agora o que falta tentar é a trocar de faixa, o seja o carro ficar na diagonal, mas isso já é muito perigoso não compensa.
O melhor é tapar a matricula ou entao levar a do vizinho

- Registado: 7/12/2007 0:29
Elias Escreveu:artista Escreveu:Acho que não
Achas que não fazem contas?
Oou seja só os tugas é que fazem contas?
Não é nada disso, escrevi à pressa e saiu mal!

o "Acho que não" era para dizer que não era isso que estava a acontecer, ou seja, que eles não faziam contas! Obviamente que todos fazem e usam aquilo que lhes parece mais indicado, na relação conforto/preço/rapidez... e disse que a geografia e os sistemas de transportes públicos eram muito diferentes de cidades para cidades e que isso também fazia diferença!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Elias Escreveu:E digo mais: nos países da Europa Central, onde o preço da gasolina é mais ou menos igual ao de cá, onde se ganha mais, onde os carros são mais baratos e onde os transportes públicos são muito mais caros, a taxa de ocupação dos transportes públicos é muito elevada. Será que aquela malta não faz contas?
Acho que não, mas a geografia e rede de transportes públicos mais eficiente, ajuda a que assim seja!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:Eu moro na margem sul e para ir a Lisboa sai-me mais barato ir de carro do que em transportes públicos
Se comparares o bilhete versus o combustível mais portagens, sim.
Se tiveres em conta os custos de estacionamento, desgaste da viatura 8que se paga em manutenções, pneus, etc.) é menos linear.
De qualquer forma eu não estou a sugerir que as pessoas deviam ir de transportes. Sempre escrevi e continuo a escrever que cada qual se desloca como entende.
Mas mantenho aquilo que escrevi: em Portugal andar de transportes públicos é visto como sinal de pobreza.
E digo mais: nos países da Europa Central, onde o preço da gasolina é mais ou menos igual ao de cá, onde se ganha mais, onde os carros são mais baratos e onde os transportes públicos são muito mais caros, a taxa de ocupação dos transportes públicos é muito elevada. Será que aquela malta não faz contas?

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:artista Escreveu:Elias, eu estava a referir-me a pessoas que tem carta de condução e carro. Obviamente que quem não tem não poderá nunca optar por essa opção... seria interessante fazer um estudo de quantas pessoas que, tendo carro, optam por viajar nos autocarros? e, já agora, as razões porque o fazem? Já tenho ido deixar a namorada à Rede Expressos a Sete Rios (ela diz-me sempre que se tivesse um carro não ia de autocarro) e o que eu vejo são essencialmente pessoas idosas e jovens... acho que nenhum deles tem carro!
Basicamente porque em Portugal andar de transportes públicos (ou a pé!) é visto como sinal de pobreza. E muitas pessoas - não todas, evidentemente - procurar distanciar-se dessa imagem, deslocando-se em viatura própria. É, em grande medida, uma questão da imagem que se pretende projectar junto de terceiros.
Já aqui falámos sobre isso, não concordo muito contigo. Haverá gente que pesa assim, mas acho que a grande maioria não...
Eu moro na margem sul e para ir a Lisboa sai-me mais barato ir de carro do que em transportes públicos, mesmo que vá sozinho, se for mais alguém comigo a diferença é enorme... e depois há a questão da comodidade que obviamente não me importo de pagar quando acho que se justifica! Só em duas ou três situações fui de comboio porque ia especificamente fazer algo a um local que tinha uma estação perto, ainda assim, o que gastei foi mais ou menos o mesmo, mas o comboio até é capaz de ser mais rápido nestes casos específicos...
Vocês focam-se muito em Portugal, como se fôssemos os únicos a ter esta fixação por carros.
Isto é típico de países latinos, nos quais a imagem é um factor valorizado. Enquanto em Londres um contrato de trabalho inclui uns bons milhares de libras, em países latinos tem que incluir um carro, um excelente carro, mesmo que se perca em termos monetários...
Isto é típico de países latinos, nos quais a imagem é um factor valorizado. Enquanto em Londres um contrato de trabalho inclui uns bons milhares de libras, em países latinos tem que incluir um carro, um excelente carro, mesmo que se perca em termos monetários...
- Registado: 20/6/2011 21:48
Blue Epsilon,
A questão da qualidade dos transportes públicos é um dos argumentos mais vezes invocado por parte daqueles que não querem andar neles.
Mas a verdade é que em minha opinião os transportes públicos evoluíram imenso nas últimas décadas. Quem conheceu os nossos autocarros, eléctricos, comboios e até o metro nas décadas de 1970, 1980 e 1990 terá certamente noção disto.
A questão da qualidade dos transportes públicos é um dos argumentos mais vezes invocado por parte daqueles que não querem andar neles.
Mas a verdade é que em minha opinião os transportes públicos evoluíram imenso nas últimas décadas. Quem conheceu os nossos autocarros, eléctricos, comboios e até o metro nas décadas de 1970, 1980 e 1990 terá certamente noção disto.
Elias Escreveu:artista Escreveu:Elias, eu estava a referir-me a pessoas que tem carta de condução e carro. Obviamente que quem não tem não poderá nunca optar por essa opção... seria interessante fazer um estudo de quantas pessoas que, tendo carro, optam por viajar nos autocarros? e, já agora, as razões porque o fazem? Já tenho ido deixar a namorada à Rede Expressos a Sete Rios (ela diz-me sempre que se tivesse um carro não ia de autocarro) e o que eu vejo são essencialmente pessoas idosas e jovens... acho que nenhum deles tem carro!
Basicamente porque em Portugal andar de transportes públicos (ou a pé!) é visto como sinal de pobreza. E muitas pessoas - não todas, evidentemente - procurar distanciar-se dessa imagem, deslocando-se em viatura própria. É, em grande medida, uma questão da imagem que se pretende projectar junto de terceiros.
Isso é verdade devido à mentalidade retrógada que ainda existe no nosso país.
Exemplos:
- Ir ao café que fica a 300m de casa de carro e estacionar à porta é um clássico.
- Comprar um carrão e ver-se grego ao fim do mês para pagar as contas é outro exemplo típico.
Em relação aos transportes públicos, penso que isso mudará lentamente. Mas é necessário transportes de qualidade. Por exemplo, vejo todos os dias no metro do Porto todo o tipo de pessoas desde, incluíndo colarinhos branco.. Não sei é se nos autocarros será assim.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Depende do carro...

Vai lá andar de Citroen AX e verás a imagem que projectas.
artista Escreveu:Elias, eu estava a referir-me a pessoas que tem carta de condução e carro. Obviamente que quem não tem não poderá nunca optar por essa opção... seria interessante fazer um estudo de quantas pessoas que, tendo carro, optam por viajar nos autocarros? e, já agora, as razões porque o fazem? Já tenho ido deixar a namorada à Rede Expressos a Sete Rios (ela diz-me sempre que se tivesse um carro não ia de autocarro) e o que eu vejo são essencialmente pessoas idosas e jovens... acho que nenhum deles tem carro!
Re: Questão
Cem pt Escreveu:Duas perguntas curiosas:
1) Já alguém passou nas novas portagens eletrónicas a mais de 165 km/h sem identificador?
Se sim, recebeu alguma notificação em casa para pagar? Não me refiro ao excesso de velocidade mas sim às portagens em si.
2) Já alguém passou nas novas portagens eletrónicas o mais encostadinho possível à berma direita sem identificador?
1) Sim (até muito muito mais)
2) Sim (Se reparares têm 1 "sensor" em cada faixa e um também na berma)
Agora o que falta tentar é a trocar de faixa, o seja o carro ficar na diagonal, mas isso já é muito perigoso não compensa.
- Registado: 27/5/2010 11:11
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:Mas há outras opções. Por exemplo, para quem pretenda fazer Porto-Algarve, o avião fica mais barato e demora apenas 1 hora. Mesmo para duas pessoas fica mais barato que o carro (e muito mais rápido, logo ficas com mais tempo disponível no destino porque poupas dois dias de viagem).
Eu nunca fiz Porto-Algarve de avião mas já fiz Porto-Lisboa, estou certo que na prática demora-se bem mais de 1 hora (desde que se sai de casa até que se chega ao destino).
Eu chutaria aí para as 3 horas (incluindo casa-aeroporto, os dois tempos perdidos nos aeroportos e mais a viagem do aeroporto até ao destino final) e nalguns casos até pode passar disto (só a viagem do aeroporto até ao destino final pode ser mais de uma hora, que os aeroportos não estão à porta dos hoteis do algarve todo).
![]()
Quanto à viagem de carro, faz-se bem em 5 ou 6 horas dependendo do ponto do Algarve (é o que eu tenho sempre demorado - sem ir a "voar" - de casa ao destino e já fiz a viagem em férias para cima de uma dezena de vezes).
De avião confesso que nunca fiz mas estou a fazer uma estimativa que penso que é razoável a partir das viagens que fiz para outros destinos, tb já uma série de vezes.
Poderá poupar-se qualquer coisa mas não é na dimensão que estás a deixar subentendido.
O tempo que se perde numa viagem de avião e o grande calcanhar de Aquiles deste meio de transporte. Basicamente é sempre um dia perdido para cada lado.
- Registado: 29/11/2007 11:03
Questão
Duas perguntas curiosas:
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Re: OT- Viagem Porto-Algarve sem portagem
latrinaxxl Escreveu:PT_Trader Escreveu:latrinaxxl Escreveu:O ano passado não consegui fazer 100% o trajeto Porto-Portimão-Porto completamente sem pagar portagem, devido a alguns enganos pelo caminho.
Este ano queria voltar a fazer o mesmo (sem os enganos), mas agora com as ex-scut não sei se vou conseguir atingir o meu objetivo.
No viamichelin consigo planear o trajeto, mas o site não deve ter atualizado pois aparece, por exemplo, a A25 que agora tem portagem.
Alguém já o fez recentemente e me dá uma ajuda?
Não tens GPS?
O que é isso?![]()
Não tenho, para utilizar uma vez por ano? Não compensa.
Muito possivelmente tu, ou mais membros da tua família, já tem um telemovel com gps e provavelmente não sabes.
Seria só sacares o software e deixares o tlm ligado ao esqueiro durante a viagem.
- Registado: 29/11/2007 11:03
Elias Escreveu:artista Escreveu:A tua sugestão deve servir para alguns casos mas acho que serão muito poucos... para quem tem filhos então os custos da viagem dificilmente ficariam mais baratos em outro transporte que não seja o carro próprio!
Possivelmente tens razão e é por isso que às vezes me interrogo se os transportes públicos fazem sentido (refiro-me aos do Estado, não aos privados), nomeadamente para o longo curso. Dão imenso prejuízo e a taxa de ocupação é baixíssima.
Elias, eu estava a referir-me a pessoas que tem carta de condução e carro. Obviamente que quem não tem não poderá nunca optar por essa opção... seria interessante fazer um estudo de quantas pessoas que, tendo carro, optam por viajar nos autocarros? e, já agora, as razões porque o fazem? Já tenho ido deixar a namorada à Rede Expressos a Sete Rios (ela diz-me sempre que se tivesse um carro não ia de autocarro) e o que eu vejo são essencialmente pessoas idosas e jovens... acho que nenhum deles tem carro!

Elias Escreveu:Possivelmente tens razão e é por isso que às vezes me interrogo se os transportes públicos fazem sentido (refiro-me aos do Estado, não aos privados), nomeadamente para o longo curso. Dão imenso prejuízo e a taxa de ocupação é baixíssima.
Em alguns casos pode ser mas cada vez mais as pessoas os usam. E convem nao esquecer que ha quem more fora e volte a casa aos fins de semana de autocarro ou comboio, tendo quem os apanhe nas estaçoes.
Re: OT- Viagem Porto-Algarve sem portagem
keijas Escreveu:latrinaxxl Escreveu:Não é má ideia, obrigado.
para não pagares portagens terás que fazer a viagem pela ex NACIONAL 1, agora IC2, até Vila Franca, aí apanhas a NACIONAL 10 até á zona de Pegões, no cruzamento tens placa com a indicação ALGARVE é a IC 1, é sempre a aviar até que te apareçam as plcas assinalando para a esquerda Albufeira e para a direita Portimão, entras na 125 e.... deixa-te ir
boas férias
(alternativa autocarro expresso, ñ há enganos)
.
Concordo, mas com uma correcção: já no Algarve, ao chegar a Messines, compensa virar para Silves e fazer a estrada até Portimão, para fugir ao trânsito na EN 125....
- Registado: 24/8/2009 9:51
artista Escreveu:A tua sugestão deve servir para alguns casos mas acho que serão muito poucos... para quem tem filhos então os custos da viagem dificilmente ficariam mais baratos em outro transporte que não seja o carro próprio!
Possivelmente tens razão e é por isso que às vezes me interrogo se os transportes públicos fazem sentido (refiro-me aos do Estado, não aos privados), nomeadamente para o longo curso. Dão imenso prejuízo e a taxa de ocupação é baixíssima.
Elias Escreveu:Mas há outras opções. Por exemplo, para quem pretenda fazer Porto-Algarve, o avião fica mais barato e demora apenas 1 hora. Mesmo para duas pessoas fica mais barato que o carro (e muito mais rápido, logo ficas com mais tempo disponível no destino porque poupas dois dias de viagem).
E quem quer fazer Lisboa-Portimão?

E depois ir a Sagres, à serra de Monchique, comer uma percebes à Vila do Bispo, jantar no Charneco, divertir-se no "Big One" ou no "aqua show", e ainda tratar de um trabalho em Querença-Loulé!?
A tua sugestão deve servir para alguns casos mas acho que serão muito poucos... para quem tem filhos então os custos da viagem dificilmente ficariam mais baratos em outro transporte que não seja o carro próprio!
Curioso09 Escreveu:Marco,
Tenho algumas questões sobre o receptor GPS, se puderes responder agradecia.
1 - Qual o software GPS que utilizas com o receptor GPS / USB ?
2 - Foi adquirido à parte ?
3 - Exige ligação à net, quando utilizas o receptor ?
Obgd e Abraço
Para quem não tem smartphone android por 50€ compra o Tmn Soft Stone, depois instala o TMN drive que tem mapas de Portugal e é completamente grátis.
Mais simples e barato impossível(ainda dá para telefonar e enviar sms

Quem tiver smartphone android pode descarregar o tmn drive e fica com gps sem pagar um cêntimo, funciona com todas as redes.
PS. O software Tmn drive não precisa do serviço de dados para ser usado, é totalmente offline, o mapa é descarregado para o cartão.
http://www.tmn.pt/portal/site/loja/temp ... 01650aRCRD
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Elias Escreveu:Leão, creio que esse preço é para a ida apenas (29 eur cada um). Mas é possível que na época baixa se consiga o preço que referes.
Sim , nao pode ser em cima da hora ou nesta altura do ano, numa pesquisa rapida para Agosto tenho preço de 155 eur para 3 pessoas ida e volta (sem a mala).
Mas por ex se fores no dia 29 de agosto e voltares a 05 de setembro (as mesmas 3 pessoas) da um valor de 85 eur.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Carrancho_, Google [Bot], Jonas74, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Rafael Abreu, smog63 e 356 visitantes