Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida sobre definição de YTM

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por N. » 4/7/2012 16:55

Faz as contas em euros que é mais fácil perceber:

Exemplo:

Obrigação sem juros com YTM y%

vs

Obrigação com juros anuais com YTM y%

Para a mesma YTM (y%) verás que se não reinvestires os cupões terás valores em euros diferentes

Registado: 9/7/2009 18:45

por eagleman » 4/7/2012 16:45

Exacto!...segundo esta definição no site do BIG, não há qualquer obrigação de reinvestir os cupões para apurar a YTM.

O que me causou dúvidas é o facto de eu ter lido em vários sites que a YTM pressupõe o reinvestimento dos cupões.

Nesse caso vou-me orientar pela definição da wikipedia.

Registado: 4/7/2012 13:33

por mais_um » 4/7/2012 16:26

Boas!

O indicador que melhor consegue reflectir a soma destas duas componentes é a YTM ( yield to maturity) que representa a rentabilidade anual média que o investidor terá tendo em conta a diferença entre o valor pelo qual adquiriu a obrigação e o reembolso que receberá na maturidade (valor nominal), bem como a totalidade do rendimento recebido via pagamento de cupões.

https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes#

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Dúvida sobre definição de YTM

por eagleman » 4/7/2012 14:56

Boas...estou com grande dúvida em relação à YTM.

Penso que já li aqui algumas vezes e até noutros sites, a YTM que aparece por exemplo no site do BIG para as várias obrigações que eles vendem, pressupõe sempre o reinvestimento dos juros obtidos no pagamento de cada cupão ao mesmo preço a que comprámos a obrigação no início.

Contudo, hoje estava a ler a wikipedia e a definição que lá aparece é um pouco contraditória:

Contrary to popular belief, including concepts often cited in advanced financial literature, Yield to maturity does NOT depend upon a reinvestment of dividends. Yield to maturity, rather, is simply the discount rate at which the sum of all future cash flows from the bond (coupons and principal) are equal to the price of the bond.

A minha dúvida é: a YTM que aparece por exemplo no BIG tem por base a 1ª ou 2ª definição ? E qual é afinal a definição correcta?

Cumps.

Registado: 4/7/2012 13:33

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, CORTIÇA, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 330 visitantes