Conduzir a mais de 110 km/h nas auto-estradas vai ser proibi
França obriga condutores a ter "kits" para medir álcool no sangue
01.07.2012 - 13:45 Por PÚBLICO
A lei é válida para franceses mas não só: a partir deste domingo, todos os motoristas que circulem em França são obrigados a ter no carro dois kits para medir o nível de álcool no sangue. Caso contrário, arriscam uma multa na hora.
O objectivo desta nova lei é incentivar os condutores a fazerem o teste antes de pegarem no carro, depois de terem bebido álcool. Podem assim evitar as pesadas multas que são aplicadas aos condutores apanhados a conduzir com uma taxa superior à permitida, que é de 0,5 gramas por litro de sangue.
Em França, todos os anos morrem cerca de 4000 pessoas em acidentes rodoviários, segundo dados avançados pela BBC, sendo que a condução sob o efeito do álcool é uma das principais causas, ainda mais do que a velocidade. Com esta medida, que será acompanhada de um reforço da fiscalização, o Governo francês pretende diminuir o número de acidentes e de vítimas mortais nas estradas.
Esta lei aplica-se a todos os automóveis que circulam em França, mesmo que estejam matriculados noutros países – se bem que os condutores estrangeiros têm até Novembro para se adaptarem às novas regras. Se não tiverem consigo os kits, os automobilistas serão multados em 11 euros, segundo noticia a BBC.
Os aparelhos – que podem ser electrónicos e reutilizáveis (mais caros) ou descartáveis – podem ser adquiridos em supermercados ou bombas de gasolina. Além dos kits, os condutores devem ter no carro os coletes reflectores e os triângulos de aviso de acidente.
A lei que agora entra em vigor ainda foi aprovada pelo ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, que assim esperava conseguir evitar 500 mortes por ano.
01.07.2012 - 13:45 Por PÚBLICO
A lei é válida para franceses mas não só: a partir deste domingo, todos os motoristas que circulem em França são obrigados a ter no carro dois kits para medir o nível de álcool no sangue. Caso contrário, arriscam uma multa na hora.
O objectivo desta nova lei é incentivar os condutores a fazerem o teste antes de pegarem no carro, depois de terem bebido álcool. Podem assim evitar as pesadas multas que são aplicadas aos condutores apanhados a conduzir com uma taxa superior à permitida, que é de 0,5 gramas por litro de sangue.
Em França, todos os anos morrem cerca de 4000 pessoas em acidentes rodoviários, segundo dados avançados pela BBC, sendo que a condução sob o efeito do álcool é uma das principais causas, ainda mais do que a velocidade. Com esta medida, que será acompanhada de um reforço da fiscalização, o Governo francês pretende diminuir o número de acidentes e de vítimas mortais nas estradas.
Esta lei aplica-se a todos os automóveis que circulam em França, mesmo que estejam matriculados noutros países – se bem que os condutores estrangeiros têm até Novembro para se adaptarem às novas regras. Se não tiverem consigo os kits, os automobilistas serão multados em 11 euros, segundo noticia a BBC.
Os aparelhos – que podem ser electrónicos e reutilizáveis (mais caros) ou descartáveis – podem ser adquiridos em supermercados ou bombas de gasolina. Além dos kits, os condutores devem ter no carro os coletes reflectores e os triângulos de aviso de acidente.
A lei que agora entra em vigor ainda foi aprovada pelo ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, que assim esperava conseguir evitar 500 mortes por ano.
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Actualização dos consumos de combustíveis auto em Espanha e Portugal (note-se que em Espanha já não vigorava a medida dos 110Km/h em Julho).
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Um report recente do Instituto de Investigação de Transportes da Universidade do Michigan acerca do influência do condutor nos consumos. O estudo debruça-se naturalmente sobre a realidade local mas muito do que ali é coberto é aplicável cá também.
O report não se centra unicamente no comportamento ao volante, dividindo as decisões em três grupos: tacticas, estratégicas e operacionais. Nas estratégicas encontram-se desde a escolha do veículo à afinação do motor, pressão dos pneus (excessiva ou deficitária) e óleo lubrificante utilizado. Nas tácticas, encontram-se essencialmente as decisões relacionadas com a escolha do percurso ou o transporte de items desnecessários. Nas operacionais temos então aquilo que é entendido como os hábitos de condução propriamente ditos.
O estudo assinala também no final o decréscimo da média de ocupantes por veículo ao longo das últimas décadas, tendência que interessará obviamente inverter para uma utilização mais racional da energia.
Destaco em anexo o quadro sumário dos efeitos vários na economia de combustível para uma ideia geral dos respectivos impactos possíveis.
O link para o pdf:
http://deepblue.lib.umich.edu/bitstream ... 102758.pdf
O report não se centra unicamente no comportamento ao volante, dividindo as decisões em três grupos: tacticas, estratégicas e operacionais. Nas estratégicas encontram-se desde a escolha do veículo à afinação do motor, pressão dos pneus (excessiva ou deficitária) e óleo lubrificante utilizado. Nas tácticas, encontram-se essencialmente as decisões relacionadas com a escolha do percurso ou o transporte de items desnecessários. Nas operacionais temos então aquilo que é entendido como os hábitos de condução propriamente ditos.
O estudo assinala também no final o decréscimo da média de ocupantes por veículo ao longo das últimas décadas, tendência que interessará obviamente inverter para uma utilização mais racional da energia.
Destaco em anexo o quadro sumário dos efeitos vários na economia de combustível para uma ideia geral dos respectivos impactos possíveis.
O link para o pdf:
http://deepblue.lib.umich.edu/bitstream ... 102758.pdf
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Políticos... 

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
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O gráfico anexo ilustra a evolução do preço do Brent ao longo dos últimos 10 meses.
Assinalei dois pontos A e B, que explico:
ponto A - início da proibição de circular a mais de 110 km/h em Espanha "porque o petróleo está caro"
ponto B - fim da proibição de circular a mais de 110 km/h em Espanha "porquem o petróleo desceu"
Estas patranhas só dão resultado porque quase ninguém olha para os gráficos
Assinalei dois pontos A e B, que explico:
ponto A - início da proibição de circular a mais de 110 km/h em Espanha "porque o petróleo está caro"
ponto B - fim da proibição de circular a mais de 110 km/h em Espanha "porquem o petróleo desceu"
Estas patranhas só dão resultado porque quase ninguém olha para os gráficos

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Actualização dos consumos mensais de combustível auto em Portugal e Espanha.
Em Portugal, em Junho, volta a confirmar-se a retracção do consumo em combustíveis auto, uma "novidade" trazida por 2011 que não se vinha registando em anos anteriores:
A poupança total em 2011, tomando por referência os períodos homólogos de 2008 a 2010, vai nos 4.3%...
Em Espanha, conforme já foi mostrado, a retracção no consumo de combustíveis auto já se vinha verificando pelo menos desde 2008:
Este ano foram introduzidas medidas extraordinárias como a que deu origem a este tópico e outras que aqui também foram referidas (como a redução de tarifas de comboio). Aquela medida do limite de velocidade em particular esgota-se neste mês de Junho (em Julho já não se encontrava em vigor).
Em Portugal, em Junho, volta a confirmar-se a retracção do consumo em combustíveis auto, uma "novidade" trazida por 2011 que não se vinha registando em anos anteriores:
A poupança total em 2011, tomando por referência os períodos homólogos de 2008 a 2010, vai nos 4.3%...
Em Espanha, conforme já foi mostrado, a retracção no consumo de combustíveis auto já se vinha verificando pelo menos desde 2008:
Este ano foram introduzidas medidas extraordinárias como a que deu origem a este tópico e outras que aqui também foram referidas (como a redução de tarifas de comboio). Aquela medida do limite de velocidade em particular esgota-se neste mês de Junho (em Julho já não se encontrava em vigor).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
É a mesma coisa que já tinha feito para o caso espanhol:
> a linha rosada é o consumo no ano antecedente (ou seja, comparando a linha principal com a rosada, vemos o que está a acontecer de um ano para o outro);
> no ano corrente, contem também os consumos para os mesmos meses dos outros dois anos (portanto, é possível comparar 2011 com 2010, 2009 e 2008).
Para os três anos coloco só no ano presente porque o gráfico fica bastante mais legível assim, tendo já informação mais do que suficiente.
Em termos numéricos, de 2008 para 2009 no total do ano o consumo de combustíveis auto sobe marginalmente, volta depois a subir um pouco mais em 2010 e finalmente em 2011 verifica-se uma inversão e até agora temos um consumo claramente mais baixo do que em qualquer um dos anos anteriores (de 2008 para a frente).
Em contraste, em Espanha, já se vinha verificando uma redução bastante consistente desde 2008.
Os dois gráficos contêm ainda uma regressão linear, que é particularmente mais útil para o contexto específico do caso espanhol (para o caso português não tem grande interesse ou utilidade).
> a linha rosada é o consumo no ano antecedente (ou seja, comparando a linha principal com a rosada, vemos o que está a acontecer de um ano para o outro);
> no ano corrente, contem também os consumos para os mesmos meses dos outros dois anos (portanto, é possível comparar 2011 com 2010, 2009 e 2008).
Para os três anos coloco só no ano presente porque o gráfico fica bastante mais legível assim, tendo já informação mais do que suficiente.
Em termos numéricos, de 2008 para 2009 no total do ano o consumo de combustíveis auto sobe marginalmente, volta depois a subir um pouco mais em 2010 e finalmente em 2011 verifica-se uma inversão e até agora temos um consumo claramente mais baixo do que em qualquer um dos anos anteriores (de 2008 para a frente).
Em contraste, em Espanha, já se vinha verificando uma redução bastante consistente desde 2008.
Os dois gráficos contêm ainda uma regressão linear, que é particularmente mais útil para o contexto específico do caso espanhol (para o caso português não tem grande interesse ou utilidade).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/7/2011 19:03, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Editei o gráfico para ficar com o mesmo formato do caso espanhol (deixo os dois gráficos par-a-par porque são bastante esclarecedores).
Pode-se dizer que só em 2011 surgem em Portugal sinais visíveis de sensibilidade ao consumo. Já não era sem tempo...
Portugal:
Espanha:

Pode-se dizer que só em 2011 surgem em Portugal sinais visíveis de sensibilidade ao consumo. Já não era sem tempo...
Portugal:
Espanha:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui está já com a gasolina 98. A quebra neste tipo de gasolina foi muito expressiva.
Mas atenção: mesmo em 2007 a gasolina 98 só representava 15% do total de vendas de gasolina (e agora representa apenas 8%), por isso estamos a falar de quantidades muito diferentes num e noutro caso.
(se houvesse puts, esta gasolina 98 dava um belo short
)
Mas atenção: mesmo em 2007 a gasolina 98 só representava 15% do total de vendas de gasolina (e agora representa apenas 8%), por isso estamos a falar de quantidades muito diferentes num e noutro caso.
(se houvesse puts, esta gasolina 98 dava um belo short

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Aqui fica um gráfico semelhante ao que tinha efectuado para Espanha para o total dos combustíveis auto, agora para Portugal.
Verifica-se uma redução mas muito ligeira e só com real expressão (e consistente) em 2011.
Verifica-se uma redução mas muito ligeira e só com real expressão (e consistente) em 2011.
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Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/7/2011 18:42, num total de 2 vezes.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Dado que as vendas de gasóleo são 4 vezes superiores às de gasolina, normalizei a escala, tendo para o efeito considerado que Janeiro de 2007 = 100.
Não tinha a noção que havia um desequilíbrio tão grande. Tens ideia da ordem de grandeza da gasolina 98 vs 95 ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Aqui fica um gráfico combinado com as vendas de gasolina 95 e de gasóleo.
Dado que as vendas de gasóleo são 4 vezes superiores às de gasolina, normalizei a escala, tendo para o efeito considerado que Janeiro de 2007 = 100.
Embora haja muitas flutuações ao longo do ano (com mínimos em Janeiro e Fevereiro e máximos em Julho e Agosto), é fácil constatar que:
- o consumo de diesel se mantém relativamente estável
- o consumo de gasolina 95 já vem em tendência descendente desde há 4 anos (basta unir os máximos e os mínimos, como se de uma acção se tratasse, para perceber a tendência)
Dado que as vendas de gasóleo são 4 vezes superiores às de gasolina, normalizei a escala, tendo para o efeito considerado que Janeiro de 2007 = 100.
Embora haja muitas flutuações ao longo do ano (com mínimos em Janeiro e Fevereiro e máximos em Julho e Agosto), é fácil constatar que:
- o consumo de diesel se mantém relativamente estável
- o consumo de gasolina 95 já vem em tendência descendente desde há 4 anos (basta unir os máximos e os mínimos, como se de uma acção se tratasse, para perceber a tendência)
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Aqui fica o gráfico actualizado para o caso espanhol, com os consumos desde Janeiro de 2008. Será interessante comparar com o caso português, o que já estava a pensar fazer de qualquer das formas...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
É natural, devido à transição gasolina -> gasóleo. À medida que o parque automóvel se vai renovando, a tendência é parte dos automóveis a gasolina serem substituídos por automóveis a gasóleo, que em Portugal (e na Europa em geral) são vendidos em maior número...
Já foquei esse aspecto diversas vezes, inclusivamente para explicar a diferença de redução de consumos em Espanha - que tem estado aqui em análise - quando desmontamos os números em Gasolina e Gasóleo.
Aproveito e deixo ainda outra curiosidade: apesar do consumo de combustíveis auto ser 5x inferior em Portugal (relativamente a Espanha), o gas auto (GPL) vende-se mais em Portugal, representando uma quota de mercado substancialmente superior.
Isso explica-se muito provavelmente pelos diferenciais de preço (um resultado da política fiscal sobre os combustíveis nos dois países, já que a diferença de preço é impostos).
Já foquei esse aspecto diversas vezes, inclusivamente para explicar a diferença de redução de consumos em Espanha - que tem estado aqui em análise - quando desmontamos os números em Gasolina e Gasóleo.
Aproveito e deixo ainda outra curiosidade: apesar do consumo de combustíveis auto ser 5x inferior em Portugal (relativamente a Espanha), o gas auto (GPL) vende-se mais em Portugal, representando uma quota de mercado substancialmente superior.
Isso explica-se muito provavelmente pelos diferenciais de preço (um resultado da política fiscal sobre os combustíveis nos dois países, já que a diferença de preço é impostos).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, vale a pena referir que em Portugal se está também a verificar uma redução do consumo.
Para os primeiros 5 meses do ano essa redução parece cifrar-se entre os 4 a 5% para os combustíveis auto, face a 2010.
É engraçado, pois ainda hoje estive a consultar os dados disso no site da DGEG. A redução é substancialmente superior no caso da gasolina no que no gasóleo, onde a redução é quase nula.
Estou a pensar construir uns gráficos com isso, que depois colocarei aqui.
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Já agora, vale a pena referir que em Portugal se está também a verificar uma redução do consumo.
Para os primeiros 5 meses do ano essa redução parece cifrar-se entre os 4 a 5% para os combustíveis auto, face a 2010.
Para os primeiros 5 meses do ano essa redução parece cifrar-se entre os 4 a 5% para os combustíveis auto, face a 2010.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui fica a actualização de Maio, bem como a correcção dos meses anteriores (a correcção é da Cores, que faz uma revisão mensal que pode conter alterações a meses anteriores):
Notas:
> A redução da velocidade para 110Km/h entra em vigor a 7 de Março (terminando no final de Junho).
> A 1 de Abril entra também e vigor a redução de 5% nos bilhetes de comboio suburbanos e interurbanos.
> O pacote no total continha 20 medidas mas argumentavelmente estas eram as mais visíveis e de efeito mais imediato.
A redução registada em Maio é a maior até agora, se tomarmos por referência o consumo médio para o mesmo mês registados entre 2006 e 2010. Ainda assim muito longe dos 8% alegados pelo ministro espanhol...
No total de combustíveis auto, 2011 vs 2006-2010:
Janeiro ....... -9.8%
Fevereiro ... -8.0%
---------------------
Março ........ -8.4%
Abril ......... -10.5%
Maio ......... -12.1%
Notas:
> A redução da velocidade para 110Km/h entra em vigor a 7 de Março (terminando no final de Junho).
> A 1 de Abril entra também e vigor a redução de 5% nos bilhetes de comboio suburbanos e interurbanos.
> O pacote no total continha 20 medidas mas argumentavelmente estas eram as mais visíveis e de efeito mais imediato.
A redução registada em Maio é a maior até agora, se tomarmos por referência o consumo médio para o mesmo mês registados entre 2006 e 2010. Ainda assim muito longe dos 8% alegados pelo ministro espanhol...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Notícia de 24 de Junho:
via BIG[/quote]
Hoje o petróleo está novamente nos 112, aproximando-se assim dos 115 que justificaram a redução temporária do limite.
Estou com curiosidade de ver se a medida volta a ser aplicada, nomeadamente se o brent continuar a subir
Espanhóis vão poder voltar a conduzir a 120 quilómetros por hora
(24-06-2011 15:25:00)
A partir do início do próximo mês, já vai ser permitido viajar nas auto-estradas espanholas até um máximo de 120 quilómetros por hora. O limite de 110 quilómetros por hora é, assim, retirado ao fim de quatro meses. O número tinha sido imposto como medida para poupar nas importações de petróleo, o que possibilitou uma redução de 450 milhões de euros![]()
no défice comercial espanhol.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Governo, Alfredo Pérez Rubalcaba, após o Conselho de Ministros. A medida “já não tem sentido”, disse, citado pelo “El País” Ainda assim, o ministro assegurou que, na sua opinião pessoal, há aspectos positivos para que se circule a 110 quilómetros por hora: “menos custos, menos riscos e menor contaminação”.
O Conselho de Ministros decidiu, assim, que não se deveria prolongar a medida “transitória”, que acaba a 30 de Junho, de se circular a uma velocidade máxima reduzida. Esta tinha entrado em vigor a 7 de Março, altura em que o preço do petróleo estava nos 115 dólares e em que as perspectivas apontavam para uma subida do custo da matéria-prima, que efectivamente chegou nas semanas posteriores aos 127 dólares.
Quatro meses depois, o petróleo está a negociar em torno dos 106,5 dólares. Além disso, ontem a Agência Internacional de Energia decidiu utilizar reservas de emergência para permitir uma redução dos preços que permita a promoção do crescimento económico.
A redução do limite máximo de circulação nas auto-estradas tinha gerado críticas, inclusive do piloto de Fórmula 1, Fernando Alonso. O corredor afirmou que não conseguia manter-se acordado enquanto conduzia apenas a 110 quilómetros por hora.
Essa declaração levou até o ministro da Indústria, Comércio e Turismo espanhol, Miguel Sebastián, a responder a Alonso, ao dizer que Lewis Hamilton, igualmente piloto, não adormecia no Reino Unido, onde a velocidade máxima permitida é igualmente de 110 quilómetros por hora.
via BIG[/quote]
Hoje o petróleo está novamente nos 112, aproximando-se assim dos 115 que justificaram a redução temporária do limite.
Estou com curiosidade de ver se a medida volta a ser aplicada, nomeadamente se o brent continuar a subir

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mfsr1980 Escreveu:Realmente, só agora é que reparei! Andaram a manter o "puto" ligado à máquina quando este tinha perdido massa encefálica no acidênte? Estavam à espera de um milagre?
Espero que o Paulo Macedo ponha os hospitais na ordem! Não há dinheiro e em vez de o gastar criteriosamente, vai de desperdiçar recursos à grande!
Abraço mfsr1980
O facto de perder massa encefálica é diferente de morte cerebral.
E "milagres" acontecem.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Realmente, só agora é que reparei! Andaram a manter o "puto" ligado à máquina quando este tinha perdido massa encefálica no acidênte? Estavam à espera de um milagre?
Espero que o Paulo Macedo ponha os hospitais na ordem! Não há dinheiro e em vez de o gastar criteriosamente, vai de desperdiçar recursos à grande!
Abraço mfsr1980
Espero que o Paulo Macedo ponha os hospitais na ordem! Não há dinheiro e em vez de o gastar criteriosamente, vai de desperdiçar recursos à grande!
Abraço mfsr1980
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Re: Então
Iniciado Escreveu:Então estou completamente errado e existe alguma esperança?
Pelo que vem no Expresso não há qualquer esperança uma vez que já foi declarada a morte cerebral.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Quem está ligado:
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