Acaba o "saque" na cobrança de tráfego de dados em
Elias Escreveu:ninja1200 Escreveu:Então e se foi o próprio utilizador que andou a mexer do telemovel e instalou um programa qualquer que vai buscar info à Internet. O que tem a ver a operadora neste caso? Nada...
Mas eu não instalei programa algum...
Eu acho que há aqui uma questão de pormenor.Interpelaste o fabricante acerca da possibilidade de o telemóvel executar actualizações automáticas.E ele disse-te que não.E se calhar, foi exato na informação que te forneceu.O Sistema operativo do telemóvel não vem preparado para se ligar automaticamente à rede de modo a sofrer atualizações.Mas não perguntaste se o telemóvel vinha equipado de origem, por simpatia do fabricante, com algum suplemento que o fizesse. Basta que ele esteja definido de origem para sincronizar a hora e a data através da Internet para que tenhas ai um suplemento que se liga à Internet sem tu saberes.
O assunto que estamos aqui a discutir tem causado muita celeuma a dezenas, direi mesmo milhares de utilizadores espalhados por esse mundo a fora.Quer queiras quer não acabaste por ser mais um a ser apanhado nessa teia.
O assunto que acima expôs é manifestamente diferente do teu.As operadoras logo que saibam que tens um smartphone são muito simpáticas, ou melhor, querem ser simpáticas no que aos seus interesses diz respeito.Como sabem que o cliente desprendido de qualquer serviço de acesso à Internet, paga rios de dinheiro, pelo que, a pagar assim dessa forma, o mais certo é perderem o cliente.Ou então o cliente resolve deixar de aceder à Internet, resolvem enviar um sms a sugerir-lhe um programa pré pago, com um preço mais apelativo.Acontece que essa sugestão tem que ser confirmado pelo cliente.Através de um sms de resposta com uma certa palavra.Eu nunca enviei tal sms de confirmação.Não obstante, eles acharam por "criação própria" que eu ficaria mais contente naquele programa.Ou seja, subscreveram-me um serviço por mim não solicitado.Dai a queixa a que me referi acima.Dado que eu até sabia essa coisa dos "APNs" e tratei de os definir antecipadamente.Por isso, realmente o meu e o teu são casos diferentes.
Mas deu para tocar num assunto importante e que muita gente desconhece.
Aliás, fiquei impressionado que ao longo deste tópico, pessoas tenham dito que em deslocações ao estrangeiro levaram uma talhada de 1000 e picos euros.Eu queixei-me por causa de alguns euros.LOl
Nem sabia que isso era possível!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
ninja1200 Escreveu:Podes ter perfeitamente um programa qualquer a querer iniciar a ligação mesmo sem saberes.
Vai às definições do telemóvel e das chamadas, procura a APN da Internet, anota os dados e de seguida modifica-os para outra coisa qualquer, ou simplesmente apaga-a.
Mas eu não quero deixar de me ligar à Internet! Eu só não quero que ele se ligue em roaming sem eu deixar...
ninja1200 Escreveu:Então e se foi o próprio utilizador que andou a mexer do telemovel e instalou um programa qualquer que vai buscar info à Internet. O que tem a ver a operadora neste caso? Nada...
Mas eu não instalei programa algum...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:ninja1200 Escreveu:O telemovel com certeza que se irá tentar ligar à internet em qualquer altura, independentemente se acabaste o período semanal, ou não.
Isso para mim não é assim tão evidente.
Repara que pode não ser evidente para ti, mas o que é certo é que o que se existir uma aplicação ligada em backgroug a precisar do acesso à Internet, vai sempre tentar o acesso, independentemente do tarifário ou do saldo que ainda tenhas.
Elias Escreveu:ninja1200 Escreveu:Apesar de dizeres que não tens um smartphone, o que é certo é que usas internet no mesmo, logo a definição de smartphone logo aqui fica um pouco comprometida. Não é com toda a certeza um Nokia monocromático dos antigos
É um Nokia 6210 Navigator. Não é dos monocromáticos, mas também não pertence à categoria dos Smartphones.
Então tens tu um Symbian e ainda duvidas que tens um smartphone?!

Existem várias milhares de apps para o teu Symbian e consegues transformar a sistema operativo totalmente à tua maneira com tudo o que possas imaginar, bem mais até que no sistema fechado do iOS da Apple.
Podes ter perfeitamente um programa qualquer a querer iniciar a ligação mesmo sem saberes.
Vai às definições do telemóvel e das chamadas, procura a APN da Internet, anota os dados e de seguida modifica-os para outra coisa qualquer, ou simplesmente apaga-a.
Elias Escreveu:ninja1200 Escreveu:Logo, basta que tenhas o programa que vai buscar informações do tempo à internet, para que a ligação seja estabelecida e comece logo a contar 1€ a partir daí e até ao fim do dia.
Mas não tem nada que se ligar.
O utilizador tem o direito de controlar as comunicações que faz.
Então e se foi o próprio utilizador que andou a mexer do telemovel e instalou um programa qualquer que vai buscar info à Internet. O que tem a ver a operadora neste caso? Nada...
Precisamente porque o utilizador tem na sua posse um smartphone, pode instalar e desinstalar programas que possam controlar os acessos. Existem vários para o efeito para Symbian.
Embora já não use Symbiam há uns anos, vou tentar arranjar-te um e já cá venho ao tópico novamente.
ninja1200 Escreveu:É normal isso acontecer. O que tens de fazer é mesmo cortar o mal pela raiz e tirares a APN quando já não precisas.
Qual APN?[/quote]
A APN depende da tua operadora, mas todas idênticas. Deve ter o nome "Internet" ou qualquer coisa do género. Deve ser a única que terás para além da APN para as MMS.
Abraço.
- Registado: 29/11/2007 11:03
É por isto que eu gosto tanto dos meus nokias vintage.
Há os "smart-phones" que são chicos espertos e fazem dessas desfeitas e há os "wise-phones" que apenas fazem o que o dono manda.
Para não falar das outras vantagens como por exemplo tempo de bateria, peso, resistência, tamanho, fiabilidade e custo.
Há os "smart-phones" que são chicos espertos e fazem dessas desfeitas e há os "wise-phones" que apenas fazem o que o dono manda.
Para não falar das outras vantagens como por exemplo tempo de bateria, peso, resistência, tamanho, fiabilidade e custo.
Não faz mal!...
Elias Escreveu:ninja,
A minha dúvida é esta: porque é que o telemóvel só tenta ligar-se à rede quando há um aditivo subscrito?
Bons dias,
acho que não estás a pôr a questão certa.
A pergunta que deverias fazer é porque é que o telemóvel só se liga à rede quando há um aditivo subscrito? E aí, a resposta já deverá parecer um pouco mais óbvia.
Ninguém paga por tentar ligar-se à rede. O que acontece é que deve haver uma funcionalidade qualquer no teu telefone que está sempre a tentar ligar-se à rede. Quando activas o aditivo essa aplicação consegue estabelecer a sessão com sucesso e pimbas.
A APN (Access Point Name) é o nome que te permite aceder à rede. Portanto, como já disseram, se alterares a apn para um valor qualquer (tipo abc), consegues impedir que o teu telefone estabeleça uma sessão com sucesso. A menos que haja uma APN definida na rede com o valor abc, mas duvido muito :p
Adicionalmente, o teu telefone não é de facto um smartphone, é um feature phone.
cpts
Cpts,
rjac
rjac
- Registado: 29/7/2008 7:57
mais_um Escreveu:Pois, o sistema operativo do telemóvel vem configurado a pedido da Vodadone (conheço mais casos como o teu, todos Vodafone).
Assim tens que pedir para carregar o SO normal do fabricante do telemóvel de modo a evitar essa situação ou então muda de operador.
No outro dia estive na loja com assistência técnica e eles alteraram um parâmetro nas definições, espero que agora a questão fique resolvida.
ninja1200 Escreveu:O telemovel com certeza que se irá tentar ligar à internet em qualquer altura, independentemente se acabaste o período semanal, ou não.
Isso para mim não é assim tão evidente.
ninja1200 Escreveu:Apesar de dizeres que não tens um smartphone, o que é certo é que usas internet no mesmo, logo a definição de smartphone logo aqui fica um pouco comprometida. Não é com toda a certeza um Nokia monocromático dos antigos
É um Nokia 6210 Navigator. Não é dos monocromáticos, mas também não pertence à categoria dos Smartphones.
ninja1200 Escreveu:Logo, basta que tenhas o programa que vai buscar informações do tempo à internet, para que a ligação seja estabelecida e comece logo a contar 1€ a partir daí e até ao fim do dia.
Mas não tem nada que se ligar.
O utilizador tem o direito de controlar as comunicações que faz.
ninja1200 Escreveu:É normal isso acontecer. O que tens de fazer é mesmo cortar o mal pela raiz e tirares a APN quando já não precisas.
Qual APN?
Para os androids >= 2.3 (ou 2.2, n tenho a certeza) essa opção já vem no telefone, bastando adicionar um widget de controlo de energia e adicionar as opções data e 2g/3g.
Alternativamente e compativel com todas as versões de android, tens o APN Portugal no Google Market que permite configurar APNS com um clique e activar/desactivar a internet.
Alternativamente e compativel com todas as versões de android, tens o APN Portugal no Google Market que permite configurar APNS com um clique e activar/desactivar a internet.
- Registado: 14/6/2011 16:43
Elias Escreveu:ninja,
A minha dúvida é esta: porque é que o telemóvel só tenta ligar-se à rede quando há um aditivo subscrito?
O telemovel com certeza que se irá tentar ligar à internet em qualquer altura, independentemente se acabaste o período semanal, ou não.
Apesar de dizeres que não tens um smartphone, o que é certo é que usas internet no mesmo, logo a definição de smartphone logo aqui fica um pouco comprometida. Não é com toda a certeza um Nokia monocromático dos antigos

Logo, basta que tenhas o programa que vai buscar informações do tempo à internet, para que a ligação seja estabelecida e comece logo a contar 1€ a partir daí e até ao fim do dia.
É normal isso acontecer. O que tens de fazer é mesmo cortar o mal pela raiz e tirares a APN quando já não precisas.
Pata-Hari Escreveu:Eu já tive inúmeros problemas com isto, daí uma particular atenção à questão. Em 6 dias no brasil, supostamente só tendo usado wifi, paguei 1000 euros de roaming. Ou melhor, queriam que eu pagasse....!
No iPhone é facílimo desativar essas coisas para evitar probremas...
- Anexos
-
- IMG_0725.PNG (72.57 KiB) Visualizado 2201 vezes
Elias Escreveu:ferreira,
O meu equipamento não é um smartphone.
E o fabricante confirmou-me por escrito que não dispõe de actualizações automáticas.
Uiii! Então isso ainda é muito pior.É muito estranho mesmo!
Tiveram que legislar para obrigar as operadoras a não enviar publicidade não autorizada,e também, suponho, para regular essas «coisas» de valor acrescentado, e penso que não podem ficar por aqui.Em Researchs produzidos pela banca de investimento, tem sido dito que as operadoras a longo prazo podem perder receita com os smartphones, dado que eu por exemplo posso falar com qualquer pessoa via msn ou via google talk.Basta que tenha wireless.Ou seja, não preciso da operadora para nada.Pelo que deve haver por ai umas novas modalidades para continuar o "Saque".lol
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
Elias Escreveu:Espero que também acabe a cobrança por comunicações de dados não efectuadas.
Já me aconteceu por diversas vezes: subscrevo um aditivo semanal que me permite navegar na net a partir do telemóvel durante 1 semana (35 MB) por 1,33 eur.
Passo a fronteira. Imediamente me são debitados 1,07 euros, mesmo sem eu me ligar à rede. No dia seguinte, a mesma brincadeira e assim sucessivamente até se acabar o saldo.
Contacto o operador, que me diz que são actualizações automáticas do equipamento.
Contacto o fabricante, que me confirma, por escrito, que este modelo de equipamento não dispõe da funcionalidade de actualizações automáticas.
Operador insiste que é o equipamento que se liga à rede para fazer actualizações.
Mas há uma pergunta que fica por responder: se o equipamento tem actualizações a fazer, porque carga de água é que essas actualizações (e o respectivo débito de dados em roaming) só acontecem quando eu tenho um aditivo subscrito?
Ao fim de mais de 20 mails trocados com o operador sobre este assunto, ainda não estou esclarecido...
Desactiva a APN quando chega o fim do semanal. Assim deixa de haver dúvidas nenhumas, pois por muito que tente o telemovel nunca consegue estabelecer ligação à internet.
Pata-Hari Escreveu:Eu já tive inúmeros problemas com isto, daí uma particular atenção à questão. Em 6 dias no brasil, supostamente só tendo usado wifi, paguei 1000 euros de roaming. Ou melhor, queriam que eu pagasse....!
E eu tenho um amigo que se esqueceu de desligar os dados em Cancun por uma semana e também teve uma surpresa de 1800 euros.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Elias Escreveu:
Contacto o operador, que me diz que são actualizações automáticas do equipamento.
Contacto o fabricante, que me confirma, por escrito, que este modelo de equipamento não dispõe da funcionalidade de actualizações automáticas.
É estranho!O software do telemóvel pode não necessitar de ser actualizado mas podes ter aplicações no telemóvel que podem estar sistematicamente a contactar com a rede.Não colocaste essa possibilidade?Tratando-se de um Smartphone, isso pode acontecer.Há maneira de entrar em "Definições" e desactivar as actualizações automáticas do equipamento.
Elias Escreveu:Mas há uma pergunta que fica por responder: se o equipamento tem actualizações a fazer, porque carga de água é que essas actualizações (e o respectivo débito de dados em roaming) só acontecem quando eu tenho um aditivo subscrito?
Porque se calhar só nessas alturas tens acesso à rede.Ou nos casos em que tens acesso à dita rede via wireless não te apercebes que as ditas actualizações são feitas.Simplesmente porque elas não são taxadas.
Qualquer smartphone vem definido por defeito para dar prioridade ao operador quando acedes à rede.Mesmo que tenhas wireless, o telemóvel não a utiliza, e entra na net via operador.Mas podes corromper esse procedimento definindo os chamados APNs.Caso queiras usar o operador para aceder à rede deixas de o conseguir fazer depois do procedimento a que me referi.Ou seja, lá se vai o aditivo.
Caso queiras alterar a ordem de prioridade no acesso à rede, primeiro wireless, para o caso de o telemóvel estar localizado numa zona com wireless,depois «operador», tens que alterar o sistema operativo.Há vídeos no youtube que ensinam isso.
Eu tenho rede wireless em casa e pc portátil com «web pen». Pelo que, uso o smartphone para aceder á rede via wireless. Hoje em dia em praticamente todo o local conseguimos wireless.E em casa o smarthphone está sempre ligado à minha rede wireless.
Eu tenho queixas contra uma operadora.Embora pareça ser semelhante à tua, não me parece que seja a mesma queixa.
Fica a citação de uma queixa que enviei para a ANACOM.Sem identificar o operador.
Alerto que sou muito fulminante nas queixas....não liguem muito a isso; temperamento.LOL
Citação Escreveu:Tenho um smartphone “livre”, sem vinculo a nenhum programa de pontos ou contrato, no qual foi introduzido um cartão da operadora “xxxx”. Ao que consta, as operadoras têm maneira de saber se o “cartão Sim” foi introduzido ou não num smartphone. Logo que tenham essa sinalização, enviam um sms ao cliente a apelar à adesão deste a um serviço de Internet pago. Na altura em que me foi proposta esta adesão, eu recusei-a. Repito; recusei a adesão. Não obstante, ela foi efectivada sem minha autorização. Não houve momento nenhum em comunicação com a xxxx, no qual eu tivesse mostrado intenção de subscrever tal serviço. Ainda coloquei a possibilidade de tal serviço ser subscrito “por defeito”.Só pelo fato de o possuidor ter um Smartphone, o serviço seria subscrito sem o seu consentimento. Num primeiro contacto com a xxxx, interpele-os acerca de estar a ser taxado por um serviço que não tinha subscrito. Prontificaram-se a acabar com a subscrição. Não obstante, continuava a ter abatimentos no meu “saldo” sem que nada justificasse tais abatimentos. Voltei a interpelar a “xxxx” acerca desses abatimentos não voluntários. Foi-me dito que o smartphone poderia aceder à internet sem autorização do utilizador. Conforme as recomendações do Call Center tratei de remover do sistema operativo “Android”toda e qualquer possibilidade de o aparelho usar o operador “xxxx” para aceder à Internet. Nas chamadas feitas para os serviços da “xxxx” que ao que parece, foram gravadas, pelo que servem de meio de prova, pedi de forma “temperada” que não autorizava que a “xxxx” subscrevesse em meu nome nenhum serviço sem minha autorização. Volvidos alguns meses sem os tais abatimentos automáticos e sem a receptação de sms ´s com o seguinte conteúdo «Internet Ja(1,49Eur 35MB/sem) subscrito com sucesso e renovável a cada sete dias. Entre na Internet atraves do xxxx: http:l..pt/A», eis que volto a receber este tipo de sms´s. Não fosse a coincidência de ter recebido um destes sms´s no preciso momento em que fiz um carregamento do telemóvel no homebanking, o que me levou a “cruzar mentalmente” o saldo do telemóvel que tinha acabado de “carregar”, com o histórico de problemas de taxações não consentidas, e ainda hoje pensava que o tal sms enfadonho, se inseria numa qualquer campanha de promoção de um serviço da xxxx .O sms acima, mal escrito, com falta de assentos, começa por uma expressão que se assemelha a uma “ordem” ;um apelo ao consumo “Internet Ja (...)” a seguir sugere que se entre no serviço através de um endereço de internet. O utilizador fica a pensar que se quiser subscrever um qualquer serviço de internet, que o faça por via daquele endereço de Internet. Este segundo incidente de subscrição não autorizada do serviço sinalizou de forma muito clara uma conduta criminosa por parte da xxxx. Estou convencido que se se fizer uso das gravações das minhas chamadas para o Call Center, do tráfego de Internet por mim gasto nesse pese-do serviço que nunca conheci,pelo menos, de forma consciente, e fazendo uso da informação registada no servidor desta operadora, no que à interacção do meu aparelho com o servidor diz respeito, estou convencido de que serão encontrados procedimentos suspeitos. Acresce dizer que o sms enviado ao cliente a sinalizar a subscrição automática do serviço é completamente desapropriado; é ambíguo, contém erros de Português. Tais erros, comprometem a sua inteligibilidade; assemelha-se a um sms publicitário. Tenho dito!
Já agora, já viram bem o custo das SMS???
15 cêntimos por 150 caracteres dá ... 1000 € / Mbyte !!!
Ganda negócio.
15 cêntimos por 150 caracteres dá ... 1000 € / Mbyte !!!
Ganda negócio.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:O teu operador é Vodafone?
Sim.
Pois, o sistema operativo do telemóvel vem configurado a pedido da Vodadone (conheço mais casos como o teu, todos Vodafone).
Assim tens que pedir para carregar o SO normal do fabricante do telemóvel de modo a evitar essa situação ou então muda de operador.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:Espero que também acabe a cobrança por comunicações de dados não efectuadas.
Já me aconteceu por diversas vezes: subscrevo um aditivo semanal que me permite navegar na net a partir do telemóvel durante 1 semana (35 MB) por 1,33 eur.
Passo a fronteira. Imediamente me são debitados 1,07 euros, mesmo sem eu me ligar à rede. No dia seguinte, a mesma brincadeira e assim sucessivamente até se acabar o saldo.
Operador insiste que é o equipamento que se liga à rede para fazer actualizações.
Mas há uma pergunta que fica por responder: se o equipamento tem actualizações a fazer, porque carga de água é que essas actualizações (e o respectivo débito de dados em roaming) só acontecem quando eu tenho um aditivo subscrito?
Ao fim de mais de 20 mails trocados com o operador sobre este assunto, ainda não estou esclarecido...
O teu operador é Vodafone?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Muito bom... e a resposta da operadora então é linda.
Faz queixa a ANACOM Elias.. pode não dar em nada mas normalmente els fiam mais fino.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Espero que também acabe a cobrança por comunicações de dados não efectuadas.
JCS Escreveu:SMS da TMN:
"Roaming UE: Precos baixam a 1jul. Chamadas voz p/UE 35,7cent/min; recebidas 9,8cent/min; dados 86.1cent/MB; MMS 86,1cent; SMS 11,1cent. Info: ligue gratis 12083"
De qualquer forma, acho que os valores continuam um abuso.
Uma solução será desactivar as imagens no browser para poder por exemplo ler a pagina inicial do J.Negocios e esta não custar o preço de vários jornais

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, CORTIÇA, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 328 visitantes