Inflação - cabaz
9 mensagens
|Página 1 de 1
Mandei uma mensagem para o INE e passados 45 minutos mandaram-me a resposta (ainda há coisas que funcionam bem
)
Minha pergunta:
Resposta:
Ficheiro em anexo

Minha pergunta:
Exmos Senhores, gostaria de saber os produtos e serviços exactos (e não apenas as grandes rubricas) que compõem o cabaz que é utilizado para efeitos do calculo de inflação, mas não consigo encontrar essa informação no site do INE. Será possível indicarem-me como poderei obter esta informação. Obrigado
Resposta:
Junto enviamos o ficheiro com a lista dos ponderadores até ao nível do subgrupo. Salientamos que esta informação é a possível de disponibilizar.
Colocamo-nos ao V. dispor para eventuais esclarecimentos.
Com os nossos cumprimentos,
Ficheiro em anexo
- Anexos
-
Ponderadores_2010.xls
- (52 KiB) Transferido 233 Vezes
A questão do cálculo de inflação é extremamente complicado.
Existem ponderações das diversas classes de bens de consumo, que poderão estar extremamente enviesadas.
Aquilo que é considerado como sendo o padrão médio de consumo, pode ser muito diferente do consumo de cada cidadão em termos individuais.
Uma vez por mero acaso estava num oculista quando entrou um indivíduo do INE, para fazer a inquirição de preços. Questionou verbalmente a funcio nária sobre o preço de 2 marcas de óculos, ao que ela respondeu ser igual ao do mês anterior. Quano o funcionário do INE saiu, a dita funcionária comentou:
-"Ele pergunta sempre pelo preço destas marcas. No entanto são marcas que já ninguém usa, por isso os preços estão sempre na mesma. Se perguntasse por outras marcas, veria como têm aumentado...". Fiquei aida impressionado com a ligeireza com que o preço era aceite, apenas por inquirição verbal e sem verificação do mesmo!
Há algum tempo vi um estudo feito nos EUA, que referia que o cálculo da verdadeira inflação estava muito longe dos dados divulgados e muito subavaliado (falavam de desvios de até 20% sobre o valor da inflação que era tido como oficial)
Existem ponderações das diversas classes de bens de consumo, que poderão estar extremamente enviesadas.
Aquilo que é considerado como sendo o padrão médio de consumo, pode ser muito diferente do consumo de cada cidadão em termos individuais.
Uma vez por mero acaso estava num oculista quando entrou um indivíduo do INE, para fazer a inquirição de preços. Questionou verbalmente a funcio nária sobre o preço de 2 marcas de óculos, ao que ela respondeu ser igual ao do mês anterior. Quano o funcionário do INE saiu, a dita funcionária comentou:
-"Ele pergunta sempre pelo preço destas marcas. No entanto são marcas que já ninguém usa, por isso os preços estão sempre na mesma. Se perguntasse por outras marcas, veria como têm aumentado...". Fiquei aida impressionado com a ligeireza com que o preço era aceite, apenas por inquirição verbal e sem verificação do mesmo!
Há algum tempo vi um estudo feito nos EUA, que referia que o cálculo da verdadeira inflação estava muito longe dos dados divulgados e muito subavaliado (falavam de desvios de até 20% sobre o valor da inflação que era tido como oficial)
Lion_Heart Escreveu:Na medição da inflação, têm-se em conta todos os bens e serviços consumidos pelas famílias, incluindo:
■artigos de consumo diário (como produtos alimentares, jornais e gasolina)
■bens duradouros (como vestuário, computadores pessoais e máquinas de lavar roupa)
■serviços (como cabeleireiro, seguros e arrendamento de habitação)
pois eu sei, mas gostava de ter mais detalhe sobre as ponderações de cada um dos itens que são usados no cálculo. Queria perceber a respectiva representatividade

- Registado: 5/11/2002 12:21
Na medição da inflação, têm-se em conta todos os bens e serviços consumidos pelas famílias, incluindo:
■bens duradouros (como vestuário, computadores pessoais e máquinas de lavar roupa)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Inflação - cabaz
Alguém sabe onde se pode obter informação sobre a composição do cabaz que é usado para calcular a inflação?
- Registado: 5/11/2002 12:21
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, CORTIÇA, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 331 visitantes