Parlamento Europeu aprova taxa sobre transacções financeira
SilverTrader Escreveu:Espanha aprova novas medidas de combate à fraude e à economia paralela
O Governo espanhol aprovou hoje um pacote de medidas para combater a fraude fiscal e a economia paralela que inclui o limite de 2 500 euros nas operações a dinheiro e a obrigatoriedade de declarar todos os bens no estrangeiro.
A vice-presidente do Governo, Soraya Saénz de Santamaría, disse aos jornalistas, depois da reunião de hoje do Conselho de Ministros, que foi aprovado o projecto-lei da normativa tributária para o combate à fraude fiscal e à economia paralela.
O diploma, explicou, pretende atacar os nichos centrais da economia informal e, ao mesmo tempo, reforçar a segurança jurídica da Agência Tributária, com as medidas a contarem com a aprovação “tanto do Banco Europeu como do Banco de Espanha”.
Entre as medidas, o projecto-lei limita o pagamento em dinheiro a 2 500 euros, que se eleva a 15 mil no caso de pessoas não residentes em Espanha que estejam a visitar o país.
A única excepção é no caso de operações entre dois particulares.
A lei prevê ainda a obrigatoriedade de comunicar todos os bens, sejam de que tipo forem, no estrangeiro, e determina que os ganhos patrimoniais não declarados “nunca prescreverão”.
“Esses ganhos patrimoniais não declarados serão atribuídos ao exercício económico do ano em que se descobrem. Se se descobrirem esses bens, os contribuintes serão multados num mínimo de 10 mil euros, com o valor a aumentar progressivamente”, explicou.
in Público
Aqui estão medidas a sério...
Nada de mais. Por cá também se anda a falar disso há uns anos...

Espanha aprova novas medidas de combate à fraude e à economia paralela
O Governo espanhol aprovou hoje um pacote de medidas para combater a fraude fiscal e a economia paralela que inclui o limite de 2 500 euros nas operações a dinheiro e a obrigatoriedade de declarar todos os bens no estrangeiro.
A vice-presidente do Governo, Soraya Saénz de Santamaría, disse aos jornalistas, depois da reunião de hoje do Conselho de Ministros, que foi aprovado o projecto-lei da normativa tributária para o combate à fraude fiscal e à economia paralela.
O diploma, explicou, pretende atacar os nichos centrais da economia informal e, ao mesmo tempo, reforçar a segurança jurídica da Agência Tributária, com as medidas a contarem com a aprovação “tanto do Banco Europeu como do Banco de Espanha”.
Entre as medidas, o projecto-lei limita o pagamento em dinheiro a 2 500 euros, que se eleva a 15 mil no caso de pessoas não residentes em Espanha que estejam a visitar o país.
A única excepção é no caso de operações entre dois particulares.
A lei prevê ainda a obrigatoriedade de comunicar todos os bens, sejam de que tipo forem, no estrangeiro, e determina que os ganhos patrimoniais não declarados “nunca prescreverão”.
“Esses ganhos patrimoniais não declarados serão atribuídos ao exercício económico do ano em que se descobrem. Se se descobrirem esses bens, os contribuintes serão multados num mínimo de 10 mil euros, com o valor a aumentar progressivamente”, explicou.
in Público
Aqui estão medidas a sério...
O meu objetivo não é ter muito dinheiro.
O meu objetivo é ser rica.
O motivo porque a Suécia está muito céptica , é simples , já viu os efeitos nefastos da taxa Tobim , que introduziu , e teve que abolir , porque os volumes caíram a pique .
Mas o incrível, é que já houve este case study, e os políticos não aprendem !!!! É muito preocupante ,porque a elite politica europeia , não aprende com os erros , e julga que só pela via dos impostos , se vai salvar a europa .
Com esta medida a europa vai perder o poder económico , e depois o politico .
Na I Guerra Mundial as potencias centrais , perdem a guerra , porque não tinham um mercado financeiro , como o de Londres , que permitiu a Inglaterra financiar a guerra.
Mas o incrível, é que já houve este case study, e os políticos não aprendem !!!! É muito preocupante ,porque a elite politica europeia , não aprende com os erros , e julga que só pela via dos impostos , se vai salvar a europa .
Com esta medida a europa vai perder o poder económico , e depois o politico .
Na I Guerra Mundial as potencias centrais , perdem a guerra , porque não tinham um mercado financeiro , como o de Londres , que permitiu a Inglaterra financiar a guerra.
- Registado: 13/10/2011 13:51
Países da UE recorrem a "cooperação reforçada" para desenvolver taxa Tobin
Um grupo de 10 países, onde se inclui Portugal, vai avançar com um processo de cooperação reforçada para desenvolver uma taxa sobre as transacções financeiras. O mecanismo é uma alternativa à ideia original de criar um imposto mais abrangente.
Portugal, Alemanha, Espanha, França, Áustria, Grécia, Bélgica, Eslovénia e Eslováquia vão avançar com um processo de cooperação reforçada, segundo o jornal "El Mundo". Itália também pondera alinhar no processo que permite a um grupo constituído pelo mínimo de nove países, avançar para um acordo numa área que não reuniu consenso dos membros da UE a 27.
O ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, afirmou o apoio à proposta de cooperação reforçada durante o debate público que ocorreu à hora de almoço, em reunião do Ecofin, em Bruxelas, segundo noticiado pela Bloomberg.
Os ministros reunidos na reunião do Ecofin que decorreu esta manhã discutiram publicamente a proposta de cooperação reforçada apresentada à Comissão Europeia. A proposta visa permitir aos países signatários desenvolver a taxa mesmo sem esta ser aprovada pela maioria.
Entre os países que rejeitaram a taxa sobre transacções esteve a Suécia, que se disse “muito céptica” em relação à proposta e em que disse preferir que os países assumam um compromisso abrangente no que diz respeito à taxa sobre transacções.
Também a Holanda ficou à margem do grupo que vai taxar as transacções financeiras, dizendo que a Europa deveria antes procurar consenso. Anders Borg , ministro das Finanças da Suécia, advertiu que o seu executivo permanece “muito céptico” relativamente à taxa e ficou de fora.
O chanceler do Tesouro britânico, George Osborne, disse não ver apoio à taxa pelos 27 países da União Europeia e que vai procurar certificar-se de que a taxa proposta não prejudica a economia do Reino Unido.
in Jornal de Negócios online
Mais uma vez temos a Europa dividida. Claro que Portugal está no grupo dos que querem mais um imposto - parece ser a solução para tudo! Nem podíamos discordar da Alemanha...
Quando já pagámos ou Imposto de Selo Ou IVA de qualquer operação financeira, querem inventar mais uma taxa, que acabaremos por ser nós consumidores finais a pagar.
Que tal olearem bem a máquina fiscal e cobrarem os impostos que já temos (que com certeza já chegam!) como deve ser - todos a pagar!
Acabar com a economia paralela, com aquela boa velha pergunta "Quer com fatura ou sem fatura?" devia estar no topo das prioridades - isso sim era justo!
tugadaytrader Escreveu:SilverTrader Escreveu:
Falta a aposta numa fiscalização séria.
Corroboro, mas faltam tantas apostas sérias...
Para começar...
-Punir Criminalmente os agentes Políticos que efectuem uma gestão danosa na condução da Governação e dos Dinheiros Públicos do Estado Português.-
Quando isso acontecer, será um prazer pagar impostos
Sem dúvida!!
Compreendo e admiro a tua posição! Eu também sou assim, tenho é uma outra faceta... aquela que não gosta que gozem comigo!
Um dos rendimentos que tenho não me importava de receber menos pagando os impostos, também tinha sido uma questão de princípios... foi o primeiro a sofrer alterações drásticas!
Compreendo perfeitamente o que aconteceu, mesmo sem saber todos os detalhes. Eu vivo em Portugal e conheço minimamente a realidade deste país. Da maneira que falaste entendi que te sentiste "empurrado" para essa situação porque te sentiste lesado. Mas se tens bons princípios, valeu a pena pô-los de parte só para não te sentires gozado?! Nesta situação há sempre alguma perda - qual a maior? Infelizmente a maioria faria o que fizeste sem pensar duas vezes, alguns por necessidade, outros porque "toda a gente faz".
Tenho pena que as pessoas sintam isso em Portugal...
Como o Tosh falou e bem, é preciso muitas reformas, e mais do que tudo mudar mentalidades. Tem de emanar de todos nós a exigência de mais justiça fiscal - os políticos vão precisar sempre dos nossos votos para se elegerem e se fizermos pressão nesse sentido havemos de chegar lá... um dia, quem sabe...
SilverTrader Escreveu:
Corroboro, mas faltam tantas apostas sérias...
Para começar...
-Punir Criminalmente os agentes Políticos que efectuem uma gestão danosa na condução da Governação e dos Dinheiros Públicos do Estado Português.-
Quando isso acontecer, será um prazer pagar impostos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
artista Escreveu:migluso Escreveu:Acabava com o IRC. Se não há distribuição de lucros, significa que a empresa vai investi-los ou poupá-los (disponibilizar recursos para que outros invistam).
Hummm, palpita-me que tens uma empresa!
É pena não te focares na virtude (ou falta dela) do argumento...

E na questão matemática, isto é, da tributação ocorrer sempre a jusante sobre os accionistas ou sócios.
Para além disso, poderia ser que o total dos rendimentos dos accionistas ou sócios o fizesse "cair" num escalão superior aos 27,5% de IRC (já agora, pessoalmente considero toda a taxa ou imposto que vá acima de 25%-30% como demasiado excessivo).
Para além disso, coloco ali o IMI, imposto que as empresas também pagariam.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
migluso Escreveu:Acabava com o IRC. Se não há distribuição de lucros, significa que a empresa vai investi-los ou poupá-los (disponibilizar recursos para que outros invistam).
Hummm, palpita-me que tens uma empresa!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Muffin Escreveu:Quico Escreveu:<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/HAB65t4Xh-c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
A culpa é dos Bancos Centrais?! :O
Que imprimem dinheiro e enfraquecem as divisas?!?!?!?!?!
O "problema" (como se fôsse único) não é falta de regulação?!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!
Este Senhor é um grande maluco!
Sim, também...
Sim...
Não...
LOL
Nota: tenho uma visão diferente da do partido dele em relação à Europa, pois acredito que um mercado comum com livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas, justo e sem conflitos, isto é, um mercado comum sustentável no longo prazo, é impossível de atingir sem uma moeda também ela comum.
De resto, gostaria de ver muito dos princípios que o partido dele defende aplicados a um nível europeu.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Muffin Escreveu:rmachado Escreveu:Ainda bem tuga.
Note-se que eu não sou favoravél a taxas e mais taxas, mas é curioso ver que "facilmente" o capital foge as taxas e aos impostos que o "trabalho", dai quando carregam, carregam aqui... (é só veres Portugal.. e as fugas para a Holanda...)
Job creators and taxation.
http://www.youtube.com/watch?v=jpJDtaKT ... ture=share
O homem vê o mundo de pernas para o ar... é o astrónomo que pensa que a terra é o centro do universo... isto no que concerne ao funcionamento da economia...
Quanto aos ricos pagarem uma taxa efectiva de imposto mais baixa do que a classe média, também lamento.
Solução: simplificar e desregular.
Não me choca a existência de 2 ou 3 escalões, não é isso que está em causa.
Simplificar e desregular significa,por exemplo, tratar todo o rendimento da pessoa de igual forma, tenham eles a origem que tiverem, sejam eles provenientes de rendas, de juros, de dividendos ou lucros distribuídos, de ganhos de capital, do trabalho, etc...
No caso das rendas e dos ganhos de capital deve ser apurado o rendimento líquido, ou seja, deduzido das despesas com obras, condomínio, etc, ou das menos valias, respectivamente.
Acabar com todas as deduções, acréscimos, majorações ou o raio que o valha.
Basicamente, defendo a existência de apenas 2 ou 3 impostos gerais: IRS, IVA e IMI. Também não me choca impostos especiais, tipo sobre o tabaco ou o álcool.
E pronto é isto.
Acabava com o IRC. Se não há distribuição de lucros, significa que a empresa vai investi-los ou poupá-los (disponibilizar recursos para que outros invistam).
Qualquer das situações levaria sempre a tributação, mas a jusante.
Pelo meio, permitia que o empresário fizesse uma alocação de recursos, MUITO PROVAVELMENTE, mais eficiente que o Estado, o que significa uma maior criação de riqueza, logo, uma tributação superior a jusante.
O princípio é tributar o indivíduo e, como sempre defendo, com a menor arbitrariedade possível, daí tratar todas as classes de rendimento de igual modo e acabar com deduções e essas complicações.
E assim a taxa efectiva de imposto seria igual para todos.
SilverTrader Escreveu:artista Escreveu:SilverTrader Escreveu:Gostava muito de ver os portugueses com orgulho de pagar impostos... de contribuir para as escolas, hospitais, museus, lares de idosos, etc. Mas acho que estamos longe disso. Falta aos portugueses a sensação de que os dinheiros públicos são bem aplicados, pois se esta sensação existisse tudo seria diferente!
Estás a incluir-te a ti também ou não?!
Eu sempre tive orgulho de pagar impostos e sempre soube que o sistema não é perfeito. Acho que já "nasci" assim, não foi nada que aprendesse socialmente. Atenção que tem mais a ver com as minhas convicções humanitárias do que políticas.
Claro que acredito que deveríamos pagar Todos menos, como já referi. O que acontece é que quando alguém não paga a sua parte, outros terão de o fazer. Eu gosto de seguir a regra de não fazer aos outros aquilo que não gosto que me façam a mim. Para dar um exemplo: na última reunião de condomínio analisamos propostas para a pintura do prédio, e havia um preço sem IVA e outro com, claro! Fui a única a preferir a opção com IVA, por uma questão de princípio. Devem achar que sou doida - se tivesse muito dinheiro era excêntrica!
Compreendo e admiro a tua posição! Eu também sou assim, tenho é uma outra faceta... aquela que não gosta que gozem comigo!
Um dos rendimentos que tenho não me importava de receber menos pagando os impostos, também tinha sido uma questão de princípios... foi o primeiro a sofrer alterações drásticas!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Quico Escreveu:<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/HAB65t4Xh-c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
A culpa é dos Bancos Centrais?! :O
Que imprimem dinheiro e enfraquecem as divisas?!?!?!?!?!
O "problema" (como se fôsse único) não é falta de regulação?!?!?!?!??!?!?!?!?!??!?!
Este Senhor é um grande maluco!
- Registado: 4/1/2004 22:32
artista Escreveu:SilverTrader Escreveu:Gostava muito de ver os portugueses com orgulho de pagar impostos... de contribuir para as escolas, hospitais, museus, lares de idosos, etc. Mas acho que estamos longe disso. Falta aos portugueses a sensação de que os dinheiros públicos são bem aplicados, pois se esta sensação existisse tudo seria diferente!
Eu sempre tive orgulho de pagar impostos e sempre soube que o sistema não é perfeito. Acho que já "nasci" assim, não foi nada que aprendesse socialmente. Atenção que tem mais a ver com as minhas convicções humanitárias do que políticas.
Claro que acredito que deveríamos pagar Todos menos, como já referi. O que acontece é que quando alguém não paga a sua parte, outros terão de o fazer. Eu gosto de seguir a regra de não fazer aos outros aquilo que não gosto que me façam a mim. Para dar um exemplo: na última reunião de condomínio analisamos propostas para a pintura do prédio, e havia um preço sem IVA e outro com, claro! Fui a única a preferir a opção com IVA, por uma questão de princípio. Devem achar que sou doida - se tivesse muito dinheiro era excêntrica!
SilverTrader Escreveu:Gostava muito de ver os portugueses com orgulho de pagar impostos... de contribuir para as escolas, hospitais, museus, lares de idosos, etc. Mas acho que estamos longe disso. Falta aos portugueses a sensação de que os dinheiros públicos são bem aplicados, pois se esta sensação existisse tudo seria diferente!

artista Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:artista Escreveu:Eu não me custa nada a admitir que assim que me cortaram os dois subsídiosnos meus rendimentos de trabalho para o estado, arranjei logo forma de não pagar um chavo nos rendimentos privados... não é algo de que me orgulhe, mas sinceramente também não tenho vergonha nenhuma de o ter feito!
Aqui há dias, escrevi num outro tópico o seguinte:
"E é por estas e por outras que não me canso de dizer que são precisas reformas, nomeadamente a do Estado em primeiro lugar, mas digo de há muito que neste país à beira mar sentado a MÃE de todas as reformas é a MUDANÇA DE MENTALIDADES e subsequente atitude."
Hoje, aqui, nada acrescento!
Não posso estar mais de acordo... apenas acrescento que o primeiro e grande exemplo deve vir de cima!
A pescadinha de rabo na boca do costume: se TODOS pagassem impostos, cada um pagaria individualmente muito menos. Como nem todos pagam os impostos devidos, cada um daqueles que efetivamente paga, paga muito mais do que deveria. Claro que nos sentimos injustiçados - e isso para muitos é validação suficiente para se juntar ao grupo que não paga todos os impostos devidos...
Assim não vamos lá...
Mas ainda está para aparecer um governo que aposte substancialmente na justiça fiscal (e com isto não me refiro aos escalões do IRS...).
O "outro" fala na "verdade desportiva", eu gostava de ver mais "justiça fiscal":
- todos a pagar impostos, todos a pagar menos impostos!!
Gostava muito de ver os portugueses com orgulho de pagar impostos... de contribuir para as escolas, hospitais, museus, lares de idosos, etc. Mas acho que estamos longe disso. Falta aos portugueses a sensação de que os dinheiros públicos são bem aplicados, pois se esta sensação existisse tudo seria diferente!
Pois é!!
Muito interessante este vídeo - obrigada Quico!
Este senhor do Reino Unido disse uma coisa que nós já sentimos bem na pele (cada vez mais)... o consumidor final é que paga - se a ideia é taxar os intermediários financeiros isto não vai funcionar!
Uma coisa que achei hilária foi a metáfora que ele usou: se vão taxar agora as transações financeiras (que afetará imenso "Londres" já que representa 14% do PIB, sem grande impacto noutros países europeus) porque não a seguir taxar os carros de luxo, a mobília em pacote, a alta costura... porque esta gente que anda atrás do nosso (RU) dinheiro a seguir vai atrás do vosso!!
E aquela parte de que "as letrinhas pequeninas do imposto" indica que as receitas dessa taxa poderá ser utilizada para salvar bancos da falência... o que serve de evidência de que mais bancos vão falir! Aliás o Sr. parecia muito convicto quando no final disse que mais bancos irão falir se não se alterar as políticas dos bancos centrais.
Nós por cá ficamos muito satisfeitos de se terem lembrado de criar um imposto para salvar bancos - esperamos que para Portugal já venha tarde!! O BPN já foi qb!!
Este senhor do Reino Unido disse uma coisa que nós já sentimos bem na pele (cada vez mais)... o consumidor final é que paga - se a ideia é taxar os intermediários financeiros isto não vai funcionar!
Uma coisa que achei hilária foi a metáfora que ele usou: se vão taxar agora as transações financeiras (que afetará imenso "Londres" já que representa 14% do PIB, sem grande impacto noutros países europeus) porque não a seguir taxar os carros de luxo, a mobília em pacote, a alta costura... porque esta gente que anda atrás do nosso (RU) dinheiro a seguir vai atrás do vosso!!
E aquela parte de que "as letrinhas pequeninas do imposto" indica que as receitas dessa taxa poderá ser utilizada para salvar bancos da falência... o que serve de evidência de que mais bancos vão falir! Aliás o Sr. parecia muito convicto quando no final disse que mais bancos irão falir se não se alterar as políticas dos bancos centrais.
Nós por cá ficamos muito satisfeitos de se terem lembrado de criar um imposto para salvar bancos - esperamos que para Portugal já venha tarde!! O BPN já foi qb!!
Dom_Quixote Escreveu:artista Escreveu:Eu não me custa nada a admitir que assim que me cortaram os dois subsídiosnos meus rendimentos de trabalho para o estado, arranjei logo forma de não pagar um chavo nos rendimentos privados... não é algo de que me orgulhe, mas sinceramente também não tenho vergonha nenhuma de o ter feito!
"E é por estas e por outras que não me canso de dizer que são precisas reformas, nomeadamente a do Estado em primeiro lugar, mas digo de há muito que neste país à beira mar sentado a MÃE de todas as reformas é a MUDANÇA DE MENTALIDADES e subsequente atitude."
Não posso estar mais de acordo... apenas acrescento que o primeiro e grande exemplo deve vir de cima!

Tosh5457 Escreveu:artista Escreveu:Eu não me custa nada a admitir que assim que me cortaram os dois subsídiosnos meus rendimentos de trabalho para o estado, arranjei logo forma de não pagar um chavo nos rendimentos privados... não é algo de que me orgulhe, mas sinceramente também não tenho vergonha nenhuma de o ter feito!
Como?
Isso já seria entrar em detalhes pessoais que não fazem sentido entrar aqui...
rmachado Escreveu:Ainda bem tuga.
Note-se que eu não sou favoravél a taxas e mais taxas, mas é curioso ver que "facilmente" o capital foge as taxas e aos impostos que o "trabalho", dai quando carregam, carregam aqui... (é só veres Portugal.. e as fugas para a Holanda...)
Job creators and taxation.
http://www.youtube.com/watch?v=jpJDtaKT ... ture=share
- Registado: 4/1/2004 22:32
artista Escreveu:Eu não me custa nada a admitir que assim que me cortaram os dois subsídiosnos meus rendimentos de trabalho para o estado, arranjei logo forma de não pagar um chavo nos rendimentos privados... não é algo de que me orgulhe, mas sinceramente também não tenho vergonha nenhuma de o ter feito!

artista Escreveu:Eu não me custa nada a admitir que assim que me cortaram os dois subsídiosnos meus rendimentos de trabalho para o estado, arranjei logo forma de não pagar um chavo nos rendimentos privados... não é algo de que me orgulhe, mas sinceramente também não tenho vergonha nenhuma de o ter feito!
Como?
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, CORTIÇA, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 326 visitantes