capitalização bolsista
23 mensagens
|Página 1 de 1
MarcoAntonio Escreveu:Metallising Escreveu:Assim sendo, para saber a capitalazição free-float preciso de saber quantas acções estão "retidas" por instituições com direitos especiais.
Free Float Cap = Cotação x (Número total de acções - Número de acções "bloqueadas")
Está correcto?
Se assim for, como posso saber quantas acções se encontram "bloqueadas"?
O termo "free float" é um bocado vago. Genericamente significa as acções que normalmente estão disponíveis para negociação, mas como se chega a esse valor (e quais acções se considera parte do free float) pode variar...
No PSI20 a regra aplicada é a seguinte (conforme documento de que deixo o link em anexo):
Free float is defined as the outstanding capital less shareholdings exceeding 5%, except where
such interests are held by:
(a) collective investment schemes/mutual funds or
(b) pension funds.
In addition, certain insider holdings (e.g. shares held by directors, employees, founders and
family), government holdings and holdings of the company itself (including subsidiaries) are not
considered free float, irrespective of the size.
http://www.euronext.com/fic/000/061/630/616303.pdf
Traduzindo: todas as acções pertencentes a participações superiores a 5% são excluídas; são ainda excluídas (independentemente da sua dimensão) as participações de fundos de pensões, fundos mutualistas ou esquemas de investimento colectivo bem como acções de directores, colaboradores, fundadores, governo, acções próprias ou na posse de subsidiárias da própria empresa. O que sobra depois de excluir isto tudo é o free float.
A Euronext apura em cada revisão do índice e com base na informação de que dispõe no final do mês anterior à revisão o free float de cada uma das componentes do índice.
Foi mais esclarecedor. Thanks.
Metallising Escreveu:Assim sendo, para saber a capitalazição free-float preciso de saber quantas acções estão "retidas" por instituições com direitos especiais.
Free Float Cap = Cotação x (Número total de acções - Número de acções "bloqueadas")
Está correcto?
O termo "free float" é um bocado vago. Genericamente significa as acções que normalmente estão disponíveis para negociação, mas como se chega a esse valor (e quais acções se considera parte do free float) pode variar...
No PSI20 a regra aplicada é a seguinte (conforme documento de que deixo o link em anexo):
Free float is defined as the outstanding capital less shareholdings exceeding 5%, except where
such interests are held by:
(a) collective investment schemes/mutual funds or
(b) pension funds.
In addition, certain insider holdings (e.g. shares held by directors, employees, founders and
family), government holdings and holdings of the company itself (including subsidiaries) are not
considered free float, irrespective of the size.
http://www.euronext.com/fic/000/061/630/616303.pdf
Traduzindo: todas as acções pertencentes a participações superiores a 5% são excluídas; são ainda excluídas (independentemente da sua dimensão) as participações de fundos de pensões, fundos mutualistas ou esquemas de investimento colectivo bem como acções de directores, colaboradores, fundadores, governo, acções próprias ou na posse de subsidiárias da própria empresa. O que sobra depois de excluir isto tudo é o free float.
A Euronext apura em cada revisão do índice e com base na informação de que dispõe no final do mês anterior à revisão o free float de cada uma das componentes do índice.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Assim sendo, para saber a capitalazição free-float preciso de saber quantas acções estão "retidas" por instituições com direitos especiais.
Está correcto?
Está correcto?
Metallising Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Os 4.4% dizem certamente respeito ao peso no índice. O peso dos componentes no índice não é exactamente proporcional às capitalizações bolsistas relativas uma vez que um dos parametros utilizados para determinar o valor do índice é o Free Float de cada acção.
É possível calcular a capitalização full-market em vez de apenas a capitalização free-float?
Aqueles valores que vês no post do rsacramento é a capitalização bolsista total (o que não é é com aqueles pesos que entram no índice).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Os 4.4% dizem certamente respeito ao peso no índice. O peso dos componentes no índice não é exactamente proporcional às capitalizações bolsistas relativas uma vez que um dos parametros utilizados para determinar o valor do índice é o Free Float de cada acção.
É possível calcular a capitalização full-market em vez de apenas a capitalização free-float?
MarcoAntonio Escreveu:Os 4.4% dizem certamente respeito ao peso no índice. O peso dos componentes no índice não é exactamente proporcional às capitalizações bolsistas relativas uma vez que um dos parametros utilizados para determinar o valor do índice é o Free Float de cada acção.
marco deve ser isso porque tive a fazer as contas no excel e nao está a bater bem.
JMT 22,13%
Galp 16,56%
EDP 12,59%
Cimpor 9,35%
PT 7,4%
ou seja as 5 mais cotadas do psi valem 68% do índice... se é que se pode chamar a isto indice
EDIT: estes valores são o da cap/ cap total do indice
Os 4.4% dizem certamente respeito ao peso no índice. O peso dos componentes no índice não é exactamente proporcional às capitalizações bolsistas relativas uma vez que um dos parametros utilizados para determinar o valor do índice é o Free Float de cada acção.
inMomentum Escreveu:richardj Escreveu:yap.
para veres a cap de todo o psi tens de somar uma à uma, não tem um valor disponível.
o bcp vale mesmo só 600 M.
Se forem ao índice do PSI20, no tab "Composition" têm lá a opção de download "Prices & features compo".
Obtem-se todas as acções do PSI20 com várias informações, entre elas o peso relativo no índice, nº de acções, bem como a capitalização bolsista.
Por curiosidade, e somando a capitalização bolsista de todas dá: 39.559.598.527,00 € (e o BCP representa 4,42%).
isso nao pode estar correcto porque os 4,41% de 39 mil milhoes nao dá os 600 milhoes.
quanto muito, se esse valor para o psi estiver correcto, o bcp vale 1,5%
richardj Escreveu:yap.
para veres a cap de todo o psi tens de somar uma à uma, não tem um valor disponível.
o bcp vale mesmo só 600 M.
Se forem ao índice do PSI20, no tab "Composition" têm lá a opção de download "Prices & features compo".
Obtem-se todas as acções do PSI20 com várias informações, entre elas o peso relativo no índice, nº de acções, bem como a capitalização bolsista.
Por curiosidade, e somando a capitalização bolsista de todas dá: 39.559.598.527,00 € (e o BCP representa 4,42%).
- Registado: 21/4/2012 14:15
O número de acções tb está lá disponível se quiseres consultar mas num dos outros tabs ali de cima.
Re: capitalização bolsista
MarcoAntonio Escreveu:rsacramento Escreveu:onde encontro dados para calcular a capitalização bolsista das 20 do PSI?
fui ao site da euronext, e, no exemplo que mostro, o que vem lá como capitalização não é certamente o que procuro, pois assim sendo o BCP valeria cerca de 10 vezes menos: BCP: 663059370 x 0,092€ = 61001462,04€
A capitalização bolsista do BCP é (actualmente) de aproximadamente 600 milhões de euros, é o valor que já está ali indicado no quadro que colocaste (e está correcto).
desculpa, marco, só reparei na tua intervenção agora: eu é que fui multiplicar esse valor - como se do número de acções se tratasse - pela cotação

rsacramento Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Assim a primeira vista a capitalizaçao do BCP parece estar certa (cerca de 660 milhoes de euros).
a mim dá 60, não 600 milhõesmais_um Escreveu:A capitalização bolsista é o nº de acções vezes a sua cotação, considerando que o BCP tem 7.207.167.060
acções (fonte:
http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/inv ... GAVABQWIY4 )
, x a cotação de 0,092 dá o valor de 663059936,52 €, que é muito próximo (-0,48€) do valor que está no quadro que tu apresentas.
foi a conta que apresentei... mas no meu quadro (no da euronext) só aparecem 9 algarismos!
Estas a multiplicar a Capitalização

Tens que multiplicar o nº de acçoes pela cotação e da esses 663ME.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
rsacramento Escreveu:mais_um Escreveu:A capitalização bolsista é o nº de acções vezes a sua cotação, considerando que o BCP tem 7.207.167.060
acções (fonte:
, x a cotação de 0,092 dá o valor de 663059936,52 €, que é muito próximo (-0,48€) do valor que está no quadro que tu apresentas.
foi a conta que apresentei... mas no meu quadro (no da euronext) só aparecem 9 algarismos!
Humm... não foi a conta que apresentaste, não sei onde foste buscar o nº de acções que utilizaste na conta que referes.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
rsacramento Escreveu:a mim dá 60, não 600 milhões
Rsacramento, é a linha que indica a capitalização bolsista é a capitalização bolsista, não tens de fazer conta nenhuma (mas se quiseres fazer, é o número de acções x a cotação actual e que dá o valor que o quadro já te está a indicar).
O número de acções tb está lá indicado no site da Euronext nesses tabs (e é de aproximadamente 7.2 mil milhões de acções).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/6/2012 23:11, num total de 1 vez.
Lion_Heart Escreveu:Assim a primeira vista a capitalizaçao do BCP parece estar certa (cerca de 660 milhoes de euros).
a mim dá 60, não 600 milhões

mais_um Escreveu:A capitalização bolsista é o nº de acções vezes a sua cotação, considerando que o BCP tem 7.207.167.060
acções (fonte:
Re: capitalização bolsista
rsacramento Escreveu:onde encontro dados para calcular a capitalização bolsista das 20 do PSI?
fui ao site da euronext, e, no exemplo que mostro, o que vem lá como capitalização não é certamente o que procuro, pois assim sendo o BCP valeria cerca de 10 vezes menos: BCP: 663059370 x 0,092€ = 61001462,04€
A capitalização bolsista do BCP é (actualmente) de aproximadamente 600 milhões de euros, é o valor que já está ali indicado no quadro que colocaste (e está correcto).
O Bloomberg dispoe de boas informações mesmo no seu site e de borla, nao tendo que subscrever o Bloomberg Professional.
Tens aqui a informação do BCP : http://www.bloomberg.com/quote/BCP:PL/key-statistics
Tens aqui a informação do BCP : http://www.bloomberg.com/quote/BCP:PL/key-statistics
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
A capitalização bolsista é o nº de acções vezes a sua cotação, considerando que o BCP tem 7.207.167.060
acções (fonte:
acções (fonte:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Assim a primeira vista a capitalizaçao do BCP parece estar certa (cerca de 660 milhoes de euros).
O melhor local para encontrar o numero de acçoes é nos sites das propias empresas (depois e multiplicar esse numero pela cotaçao e ja se sabe a capitalização).
O melhor local para encontrar o numero de acçoes é nos sites das propias empresas (depois e multiplicar esse numero pela cotaçao e ja se sabe a capitalização).
Editado pela última vez por Lion_Heart em 14/6/2012 22:53, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
capitalização bolsista
onde encontro dados para calcular a capitalização bolsista das 20 do PSI?
- Anexos
-
- cap bcp.PNG (63.57 KiB) Visualizado 2103 vezes
23 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, CORTIÇA, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 333 visitantes