AT - Desafio aos novatos!
20 mensagens
|Página 1 de 1
É no mínimo engraçado ir buscar estes tópicos perdidos.
4 anos depois..
Vejo que me enganei completamente na altura e só foi algum tempo depois destas "experiencias" que percebi o que era um bear market. O primeiro valente que apanho desde que me comecei a interessar pela bolsa. Neste caso concreto estavam-se a fazer lower highs e algum tempo depois foi a doer..
Olhando hoje para isto, de facto a unica coisa em que não me enganei foi que na Segunda-feira seguinte houve subidas (salvo erro terei saido com um ganho mínimo)

4 anos depois..
Vejo que me enganei completamente na altura e só foi algum tempo depois destas "experiencias" que percebi o que era um bear market. O primeiro valente que apanho desde que me comecei a interessar pela bolsa. Neste caso concreto estavam-se a fazer lower highs e algum tempo depois foi a doer..
Olhando hoje para isto, de facto a unica coisa em que não me enganei foi que na Segunda-feira seguinte houve subidas (salvo erro terei saido com um ganho mínimo)

Quico, afinal eram os teu pontos de interrogação de cima!
Enslaved, o teu foi ao lado
Estive muito tentado a shortar (ai em 60%) ja hoje nos 4,27 e ate tinha o dedo no gatilho mas vou esperar a abertura de amanha para ver como param as modas e que tipo de vela se podera formar ali. Se for verde, acho que seria bom termos uma que furasse ali com os 4,30 e fechasse acima. Se for vermelha poderá muito bem completar a LTD que desenhei so com dois pontos. Opiniões?

Enslaved, o teu foi ao lado

Estive muito tentado a shortar (ai em 60%) ja hoje nos 4,27 e ate tinha o dedo no gatilho mas vou esperar a abertura de amanha para ver como param as modas e que tipo de vela se podera formar ali. Se for verde, acho que seria bom termos uma que furasse ali com os 4,30 e fechasse acima. Se for vermelha poderá muito bem completar a LTD que desenhei so com dois pontos. Opiniões?
Boas,
Como novato neste jogo da bolsa, ca. 3 anos, e após alguma leitura (caldeirão, livros e demais fontes de aprendizagem na matéria) venho atrever-me a fazer uma ATzinha e ao mesmo tempo, com este novo tópico desafiar os restantes "estreantes" ao mesmo. Julgo ser uma boa forma de aprender e tambem de partilhar opiniões com exemplos (provavelmente com bue erros...mas é com erros que se aprende) feitos por quem se esta a iniciar
aproveito a ideia para colocar aqui a minha análise gráfica da Brisa: embora o diário indique a acção em queda ligeira, pela análise semanal não consigo confirmá-lo, já que, e para mim, está em lateralização; mas mais que palavras, aqui vão os gráficos:
- Anexos
-
- gráfico semanal
- Brisa semanal.jpg (175.81 KiB) Visualizado 1354 vezes
-
- gráfico diário
- Brisa diário.jpg (166.8 KiB) Visualizado 1357 vezes
.rsacramento Escreveu:No caso do meu último gráfico em que detectei uma divergência bearish, estará já a haver distribuição, confirmada pelo MACD a descer
Houve uma divergência bearish no final do ano mas actualmente não existe nenhuma divergência porque a cotação e o MACD estão a cair. Quando o MACD está a cair está a indicar que está ocorrer distribuição.
Ainda não percebi a tua dúvida mas espero estar-te ajudar

Abraços
Enslaved Escreveu:rsacramento Escreveu:a ideia é esta: aparece uma divergência entre preços e um indicador; mais adiante os preços confirmam a divergência, invertendo a tendência. Portanto, isto acontecido, esgota-se o sinal da divergência, certo?
Certo, mas não quer dizer que quando a divergência acabar que a acção começa a subir. Tens que ver é quando o MACD começa a subir. Quando tal acontecer está a dar indicação que está haver acumulação.
se bem percebi referes-te a uma divergência bulish; em consequência, no caso do meu último gráfico em que detectei uma divergência bearish, estará já a haver distribuição, confirmada pelo MACD a descer
rsacramento Escreveu:a ideia é esta: aparece uma divergência entre preços e um indicador; mais adiante os preços confirmam a divergência, invertendo a tendência. Portanto, isto acontecido, esgota-se o sinal da divergência, certo?
Certo, mas não quer dizer que quando a divergência acabar que a acção começa a subir

rsacramento Escreveu:aproveito a boleia para colocar uma dúvida:
qual o prazo de validade de uma divergência bearish?
ou seja, após confirmação da inversão da tendência, por quanto tempo fica a premonição válida?
aqui vai a divergência semanal:
Não percebo muito bem a tua pergunta mas penso que não tem tempo definido.
Viva, nao sei se eu ou alguem sabera responder (ou se percebi bem a pergunta) mas julgo que apos confirmação de alteração de tendencia (eventual quebra de resistencias importantes), a unica coisa a fazer é ir encontrando sempre mais confirmações de que é essa a nova tendencia pois penso que apenas uma ou duas confirmações nao tem grande significado.
Thanx pelo teu ponto de vista e analise em que "as imagens falam por si"
Relativamente a este tópico, a ideia principal é a de quem se esta a estrear colocar aqui uma AT para posteriomente ser discutida e analisada por quem mais percebe do assunto. Portanto peguem ai numa cotada qualquer (sem antes terem andado a ver AT's sobre a mesma!!) e aventurem-se.
Mais uma vez agradeço a todos que estao a aderir e para ja a comentar e dar os seus pontos de vista sobre a minha interpretação, neste caso sobre a EDP.

Relativamente a este tópico, a ideia principal é a de quem se esta a estrear colocar aqui uma AT para posteriomente ser discutida e analisada por quem mais percebe do assunto. Portanto peguem ai numa cotada qualquer (sem antes terem andado a ver AT's sobre a mesma!!) e aventurem-se.
Mais uma vez agradeço a todos que estao a aderir e para ja a comentar e dar os seus pontos de vista sobre a minha interpretação, neste caso sobre a EDP.
presente!
isto para dizer que aceitei o desafio: apenas li a introdução, não li muito mais e fui olhar a edp
a minha análise não inclui nenhum indicador (não que a minha religião mo proíba
) para tentar fazer uma coisa de cada vez
sucintamente: desde que quebrou o suporte, ficou sem gás para recuperar
isto para dizer que aceitei o desafio: apenas li a introdução, não li muito mais e fui olhar a edp
a minha análise não inclui nenhum indicador (não que a minha religião mo proíba

sucintamente: desde que quebrou o suporte, ficou sem gás para recuperar
- Anexos
-
- semanal
- edp semanal.png (14.86 KiB) Visualizado 1857 vezes
-
- diário
- edp diário.png (15.75 KiB) Visualizado 1859 vezes
Ah, ia esquecendo. Um erro bastante vulgar em quem esta a começar e que eu mais uma vez cometi foi ter entrado na acção nessa ultima vela verde, a primeira apos uma data de descidas e se calhar devia ter esperado mais algum tempo pela confirmação de que poderia ser um inicio de subida! Se para a semana descer vou perder Euros, se subir sou sem duvida bom em futurologia e/ou tive uma grande sorte!
Caro Enslaved... TOU FEITO AO BIFE!
Obrigado tambem a ti pelo teu ponto de vista. Vou estar muito atento ao movimento da EDP na Segunda, talvez ainda Teça caso verifique que no inicio da semana a vontade seja que ela suba (atento a confirmação ou de subida ou descida).
Tenho perfeita noção que ainda tenho muita leitura e estudo pela frente e que baseando-me so em LT's, resistencias e suportes estarei na maior parte das vezes a enveredar por investimentos de elevado risco. Dai tambem o facto de me ter atrevido a fazer uma AT e publica-la, e ter criado este topico e sinceramente tenho a agradecer-te e ao Quico pelos comentarios e pontos de vista.
Onde andam os demais novatos? Toca a botar aqui umas AT's, atrevam-se, e deixem de só se guiar pelas dos outros
BN!

Obrigado tambem a ti pelo teu ponto de vista. Vou estar muito atento ao movimento da EDP na Segunda, talvez ainda Teça caso verifique que no inicio da semana a vontade seja que ela suba (atento a confirmação ou de subida ou descida).
Tenho perfeita noção que ainda tenho muita leitura e estudo pela frente e que baseando-me so em LT's, resistencias e suportes estarei na maior parte das vezes a enveredar por investimentos de elevado risco. Dai tambem o facto de me ter atrevido a fazer uma AT e publica-la, e ter criado este topico e sinceramente tenho a agradecer-te e ao Quico pelos comentarios e pontos de vista.
Onde andam os demais novatos? Toca a botar aqui umas AT's, atrevam-se, e deixem de só se guiar pelas dos outros

BN!
crusas Escreveu: Para ajudar a afirmar o movimento Bull de CP tambem me baseei nas ultimas duas velas que considero serem sinal de consolidação, como volume a diminuir, sendo que a ultima vela me indica pelos maximos e minimos que a força estava mais do lado dos compradores ("upper shadow" maior que a "lower shadow"). Será?
Caro crusas eu pessoalmente concordo com tudo que o Quico referiu mas gostava de misturar mais uns indicadores e referir que os últimos dias da EDP não me parecem de consolidação. Estás com azar, uma vez que eu e o Quico estamos vestidos de "urso"

O que eu vejo na minha análise é que desde os últimos mínimos a edp teve um excelente rebound chegando aos 61,8 % de Fibonacci. Não teve forças para quebrar isso, mas principalmente, não teve forças para quebrar a forte resistência na zona dos 4.35-4.40. Consequentemente reagiu em baixa estando actualmente com problemas em ultrapassar a MA20. Os indicadores MACD e RSI indicam por outro lado que não está a ver acumulação mas possivelmente distribuição.
Na prática a venda das acções deveria ter sido quando a EDP estava a testar a zona dos 3.35-3.40. Se esse ataque tivesse tido sucesso poderias ter entrado mais em cima (normalmente diz-se que se deve vender nas resistências e comprar nos suportes).
Por outro lado a direcção das MA's não são nada bullish porque estão no sentido descendente (tal como o Quico referiu) e porque a MA20 está abaixo da MA50 e da MA200.
Abraços e boa sorte

- Anexos
-
- edp.JPG (64.29 KiB) Visualizado 1950 vezes
Caro Quico,
Muito obrigado pela resposta e opinião que, vinda de alguem com mais experiencia, vou naturalmente ter em conta tambem.
Julgo que tem razão quando diz que a tendencia é de fazermos analises a querer que tudo suba quando nos estamos a iniciar. Por vezes é um pouco dificil constatar o contrário (que custa sempre, especialmente quando estamos IN
)
Nao refiro as MM's uma vez que ainda nao vou nesse capitulo
sendo que prefiro uma analise mais com base em LT, suportes, resistencias e tambem de olho no volume. Julgo no entanto ter razão, e é obvio, que estao em queda mas como se pode constatar no meu grafico 5, esse facto ocorreu no passado algumas vezes, seguindo-se um periodo bull logo apos a quebra (movimento identico a seguir-se nas proximas semanas?).
Para ajudar a afirmar o movimento Bull de CP tambem me baseei nas ultimas duas velas que considero serem sinal de consolidação, como volume a diminuir, sendo que a ultima vela me indica pelos maximos e minimos que a força estava mais do lado dos compradores ("upper shadow" maior que a "lower shadow"). Será?
Um abraço e BN!
Muito obrigado pela resposta e opinião que, vinda de alguem com mais experiencia, vou naturalmente ter em conta tambem.
Julgo que tem razão quando diz que a tendencia é de fazermos analises a querer que tudo suba quando nos estamos a iniciar. Por vezes é um pouco dificil constatar o contrário (que custa sempre, especialmente quando estamos IN

Nao refiro as MM's uma vez que ainda nao vou nesse capitulo

Para ajudar a afirmar o movimento Bull de CP tambem me baseei nas ultimas duas velas que considero serem sinal de consolidação, como volume a diminuir, sendo que a ultima vela me indica pelos maximos e minimos que a força estava mais do lado dos compradores ("upper shadow" maior que a "lower shadow"). Será?
Um abraço e BN!
Caro crusas:
Acho a análise curiosa e inteligente, mas o último gráfico e consequente conclusão parecem-me que padecem de uma série de erros (penso eu), que sendo naturais em novatos, vejo repetidos neste fórum muitas e frequentes vezes. Procurei os assinalar neste gráfico:
Penso que esta análise, a forçar para o bullish, seja induzida pelo facto de a maior parte de nós tender sempre para querer ver alguma coisa a subir, porque apenas dispõe da possibilidade de comprar. Lembre-se que existem instrumentos que permitem posições curtas (CFD's, warrants), i. e., vender para comprar mais tarde (de preferência mais barato).
Já agora deixo o meu ponto de vista na EDP (a barra laranja, nos 4,30-4,40, representa uma antiga zona de resistência).

Acho a análise curiosa e inteligente, mas o último gráfico e consequente conclusão parecem-me que padecem de uma série de erros (penso eu), que sendo naturais em novatos, vejo repetidos neste fórum muitas e frequentes vezes. Procurei os assinalar neste gráfico:

Penso que esta análise, a forçar para o bullish, seja induzida pelo facto de a maior parte de nós tender sempre para querer ver alguma coisa a subir, porque apenas dispõe da possibilidade de comprar. Lembre-se que existem instrumentos que permitem posições curtas (CFD's, warrants), i. e., vender para comprar mais tarde (de preferência mais barato).
Já agora deixo o meu ponto de vista na EDP (a barra laranja, nos 4,30-4,40, representa uma antiga zona de resistência).

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
AT - Desafio aos novatos!
Boas,
Como novato neste jogo da bolsa, ca. 3 anos, e após alguma leitura (caldeirão, livros e demais fontes de aprendizagem na matéria) venho atrever-me a fazer uma ATzinha e ao mesmo tempo, com este novo tópico desafiar os restantes "estreantes" ao mesmo. Julgo ser uma boa forma de aprender e tambem de partilhar opiniões com exemplos (provavelmente com bue erros...mas é com erros que se aprende) feitos por quem se esta a iniciar.
Para os meus primeiros "rabiscos" escolhi a nossa EDP, que, deva-se dizer anda muito esquecida por estas bandas
1) Comecei por analizar bem o gráfico, desde 2004 por esta altura (Janeiro/Fevereiro). Tracei então uma LTA de medio/longo prazo com inicio logo após mínimo de €2,04...e já vamos ver onde ela vai bater nos dias que correm
2) A linha que trecei anteriormente...vai parar aqui! Curioso, no mínimo
Como se pode ver bem esta linha ao longo do seu percurso nestes 4 anos serviu sempre de suporte/resistência, tendo apenas sido quebrada fortmente durante o ano de 2005.
3) Tracei em seguida uma nova linha, de medio/longo prazo, desta feita com inicio em meados de Julho 2005 e, novamente logo apos um novo minimo de €2,04 (tal como a primeira) !!
4) Olhando agora para o grafico no seu todo, vemos que esta segunda linha foi por pouco tempo quebrada nas fortes quedas recentes em Janeiro (e transposta logo em seguida) e que serve actualmente de LTA de curto/medio prazo, sendo que a cotação actual quase lhe toca (suporte?).
5) Vemos agora o que eu considero suportes e resistencias, aqui talvez algums divergências com alguns de vós com mais experiencia
e podemos verificar que a cotação actualmente se encontra junto do suporte nos €4,08/€4,09. Prevejo que este suporte podera ja no inicio da proxima semana ser quebrado ou surgir um movimento em baixa, que permita a cotação ir de encontro à LTA (com inicio em 2005). Caso este suporte for quebrado, temos então um novo nos €3,86 que permitira a cotação ir de novo ao encontro da LTA (com inicio em 2004)- nem tudo estaria estragado por esta altura...ou então segue em baixa até €3,61 e ai sim teremos os ursos em peso a dominar!
6) Atrevendo-me agora a analisar toda esta evolução (claramente bull no longo prazo) para o curto/medio prazo (talvez mais para o curto), e para justificar a minha previsão no ponto anterior, tracei uma nova LTA com inicio no recente movimento em forte alta de Janeiro. Tracei igualmente uma LTA como se pode verificar.
Atendendo a estas duas linhas, temos claramente um ponto de encontro de ambas nos €4,25. Dado o pouco volume nas ultimas sessões de queda (sinal de acumulação) julgo que a tendencia será a de a cotação no curto prazo "acompanhar" em suida a LTA, econtrando-se com a LTD nos €4,25 ja no final da proxima semana (bate dia 15 Fevereiro - Sexta feira
).
Fazendo um pouco de futurologia, prevejo que a LTD, apos se quebrada, se torne no curto prazo um suporte que podera vir acompanhar a cotação de novo à zona dos €4,08/€4,09 por forma a se encontrar de novo com a LTA (de 2005) e leva-la logo em seguida a quebrar a resistencia nos €4,30 (la para Março, talvez coincidindo com a apresentação de resutados...)
Conclusão: Considero que a EDP esta claramente Bull no longo prazo e Bull tambem no medio e curto prazo. Sendo que a CP poderemos talvez ate ja na Segunda-feira ter uma forte subida!
Desde ja agradeço a v/ paciencia por dar atenção a estes rabiscos e como sempre, aceito comentários
Ah, esta é a minha visão da coisa, não querendo estar a induzir ninguem em nada. Estou dentro a 4,13 a curto prazo (dependendo dos movimentos no inicio da proxima semana). Caso se venham a verificar os movimentos descritos, espero entrar de novo la pelos €4,10 mais pra frente
BN!
Como novato neste jogo da bolsa, ca. 3 anos, e após alguma leitura (caldeirão, livros e demais fontes de aprendizagem na matéria) venho atrever-me a fazer uma ATzinha e ao mesmo tempo, com este novo tópico desafiar os restantes "estreantes" ao mesmo. Julgo ser uma boa forma de aprender e tambem de partilhar opiniões com exemplos (provavelmente com bue erros...mas é com erros que se aprende) feitos por quem se esta a iniciar.
Para os meus primeiros "rabiscos" escolhi a nossa EDP, que, deva-se dizer anda muito esquecida por estas bandas

1) Comecei por analizar bem o gráfico, desde 2004 por esta altura (Janeiro/Fevereiro). Tracei então uma LTA de medio/longo prazo com inicio logo após mínimo de €2,04...e já vamos ver onde ela vai bater nos dias que correm

2) A linha que trecei anteriormente...vai parar aqui! Curioso, no mínimo

3) Tracei em seguida uma nova linha, de medio/longo prazo, desta feita com inicio em meados de Julho 2005 e, novamente logo apos um novo minimo de €2,04 (tal como a primeira) !!

4) Olhando agora para o grafico no seu todo, vemos que esta segunda linha foi por pouco tempo quebrada nas fortes quedas recentes em Janeiro (e transposta logo em seguida) e que serve actualmente de LTA de curto/medio prazo, sendo que a cotação actual quase lhe toca (suporte?).

5) Vemos agora o que eu considero suportes e resistencias, aqui talvez algums divergências com alguns de vós com mais experiencia

6) Atrevendo-me agora a analisar toda esta evolução (claramente bull no longo prazo) para o curto/medio prazo (talvez mais para o curto), e para justificar a minha previsão no ponto anterior, tracei uma nova LTA com inicio no recente movimento em forte alta de Janeiro. Tracei igualmente uma LTA como se pode verificar.
Atendendo a estas duas linhas, temos claramente um ponto de encontro de ambas nos €4,25. Dado o pouco volume nas ultimas sessões de queda (sinal de acumulação) julgo que a tendencia será a de a cotação no curto prazo "acompanhar" em suida a LTA, econtrando-se com a LTD nos €4,25 ja no final da proxima semana (bate dia 15 Fevereiro - Sexta feira

Fazendo um pouco de futurologia, prevejo que a LTD, apos se quebrada, se torne no curto prazo um suporte que podera vir acompanhar a cotação de novo à zona dos €4,08/€4,09 por forma a se encontrar de novo com a LTA (de 2005) e leva-la logo em seguida a quebrar a resistencia nos €4,30 (la para Março, talvez coincidindo com a apresentação de resutados...)

Conclusão: Considero que a EDP esta claramente Bull no longo prazo e Bull tambem no medio e curto prazo. Sendo que a CP poderemos talvez ate ja na Segunda-feira ter uma forte subida!
Desde ja agradeço a v/ paciencia por dar atenção a estes rabiscos e como sempre, aceito comentários

Ah, esta é a minha visão da coisa, não querendo estar a induzir ninguem em nada. Estou dentro a 4,13 a curto prazo (dependendo dos movimentos no inicio da proxima semana). Caso se venham a verificar os movimentos descritos, espero entrar de novo la pelos €4,10 mais pra frente

BN!
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 321 visitantes