Segunda-Feira negra em perspectiva
22 mensagens
|Página 1 de 1
Segunda-feira negra? Sim, durante o mercado asiático
Foi um short covering colossal! Lembra o que aconteceu em Outubro do ano passado (ver gráfico), com uma diferença - o volume final de hoje é normal, sintoma de que o short covering foi o principal driver. Com o CAC aconteceu o mesmo.
É de considerar a hipótese de uma recuperação técnica no muito curto prazo, por parte dos bulls que perderam o comboio de hoje.
No entanto, convém não esquecer que a poeira ainda não assentou; temos a Grécia, a sra Nein vs sr Hollande, dados económicos ultimamente em queda, etc; para que o mercado continue a bombear, são precisas boas notícias.
Ocorre-me a probabilidade de assistirmos a uma consolidação nestes níveis, um padrão semelhante ao de Agosto/Setembro de 2011. O gráfico do VIX sugere isso.

Foi um short covering colossal! Lembra o que aconteceu em Outubro do ano passado (ver gráfico), com uma diferença - o volume final de hoje é normal, sintoma de que o short covering foi o principal driver. Com o CAC aconteceu o mesmo.
É de considerar a hipótese de uma recuperação técnica no muito curto prazo, por parte dos bulls que perderam o comboio de hoje.
No entanto, convém não esquecer que a poeira ainda não assentou; temos a Grécia, a sra Nein vs sr Hollande, dados económicos ultimamente em queda, etc; para que o mercado continue a bombear, são precisas boas notícias.
Ocorre-me a probabilidade de assistirmos a uma consolidação nestes níveis, um padrão semelhante ao de Agosto/Setembro de 2011. O gráfico do VIX sugere isso.
- Anexos
-
- ESc1_D_20120507.png (132 KiB) Visualizado 1144 vezes
AutoMech Escreveu:Migluso, o outro tópico a que eu e o Viclion nos referiamos era ao das eleições:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0
Tu deves estar a falar do tópico do Pingo Doce.
Oh, desculpem lá...

Pensei que tu e o Viclion estivesse a fazer uma graça, e com razão, diga-se, sobre o tópico do PD.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Migluso, o outro tópico a que eu e o Viclion nos referiamos era ao das eleições:

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:Fizeste bem. O outro é mais político. Este é de mercados que é o que verdadeiramente interessa.![]()
Este tópico é de mercados financeiros, e espero que continuem a proliferar neste fórum, pois penso ser essa a principal razão da existência do CdB.
Mas, e cingindo-me a este post para não poluir este tópico, o outro tópico também é sobre mercados.
Mercados da chamada economia real, com impacto brutal nas famílias e nas empresas produtoras.
É como se o Estado quisesse proibir as distribuidoras de praticarem o "short selling".
Só que neste mercado não seriam os especuladores a ganhar com a queda dos preços, seriam as famílias e muitos produtores, pois a procura interna iria aumentar (medida em quantidade, em valor não sei).
Costuma-se dizer que os trabalhadores têm que trabalhar mais pelo mesmo valor ou por menos.
Pois bem, o Estado que permita também que os produtores produzam mais quantidade pelo mesmo valor ou por menos. Ajuda os consumidores, que são os próprios trabalhadores.
É o ajustamento transversal à economia como um todo. É substituir a redução da quantidade pela redução do preço, o que é muito mais benéfico para o bem-estar geral, pois ajuda as pessoas a não reduzirem tanto o consumo.
É este facto que me tem incentivado a participar tanto naquele fórum.
Pois dependendo do que o governo fizer, essa pode ser mesmo a maior medida de austeridade.
Tão invisível que a própria esquerda a defende ferozmente...
Bons Trades...

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Zeca, nessa altura eram gaps de movimentos em alta. Mas esse tempo já lá vai. Tenho saudades de um mercado Bull, mas em modo mansinho e sem muitos sobressaltos.
Quico, deixa lá que essa é só a terceira sensação pior no mercado. A segunda é seguires o plano e perderes. A primeira, bem isolada lá frente, é teres um vaipe entrares à boss, ver a carteira derreter e depois saíres como calha.
Já todos devem ter passado por essas fases. Como dizem os velhos: nem é bom falar.
Quico, deixa lá que essa é só a terceira sensação pior no mercado. A segunda é seguires o plano e perderes. A primeira, bem isolada lá frente, é teres um vaipe entrares à boss, ver a carteira derreter e depois saíres como calha.
Já todos devem ter passado por essas fases. Como dizem os velhos: nem é bom falar.
In God we trust, all others bring data.
Frau Merkel vai receber Monsieur
Hollande de "braços abertos" no encontro do dia 15
Lá vai ele...
Hollande de "braços abertos" no encontro do dia 15

Lá vai ele...
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Quico Escreveu:Por acaso já tinha pensado nessa do "gap. Mas não sei se os estragos da violência do "gap" darão para serem "reparados" amanhã ou nos próximos dias.
A vela de sexta era preocupante e vem na sequência de um "lower high".
Parece-me que manter uma postura bull na esperança do fecho do "gap" (e mesmo que este venha a acontecer) é um bocado temerário.
Não se trata de estar Bull ou Bear.
Acompanho semanalmente 30 índices de acções e quase todos abriram com fortes gaps em baixa. E atenção que me guio por gráficos de cfd's, que à custa dos futuros tem horários de negociação mais alargados, logo imagino que nos gráficos dos índices os buracos sejam ainda bem maiores. Alguns já foram fechados nesta manhã, outros ainda não.
Mas voltando ao ponto central, não é o gap que "decide" a direcção do mercado. São pequenas curiosidades que derivam da observação do mapa histórico de cada índice.
In God we trust, all others bring data.
AutoMech Escreveu:Viclion Escreveu:(desculpem ter iniciado um novo tópico, não tinha reparado que já havia um e por sinal muito participado)
Fizeste bem. O outro é mais político. Este é de mercados que é o que verdadeiramente interessa.![]()
Eu na Sexta desfiz-me de praticamente todas as posições que tinha, excepto as da indexação. São duas eleições sensíveis ao mesmo e não quis ter posições de trading activo abertas nesta altura até ver em que param as modas (se tivesse seriam shorts, mas opinar depois do acontecimento é fácil).
Do meu lado idem idem, aspas aspas. Um curto intradiário no SP500 fechei-o no final da sessão de 6ªFª. Até porque não estava assim tão longe de um suporte.
- Anexos
-
- SP500_D_short_20120507.png (95.09 KiB) Visualizado 2544 vezes
Viclion Escreveu:(desculpem ter iniciado um novo tópico, não tinha reparado que já havia um e por sinal muito participado)
Fizeste bem. O outro é mais político. Este é de mercados que é o que verdadeiramente interessa.

Eu na Sexta desfiz-me de praticamente todas as posições que tinha, excepto as da indexação. São duas eleições sensíveis ao mesmo tempo e não quis ter posições de trading activo abertas nesta altura até ver em que param as modas (se tivesse seriam shorts, mas opinar depois do acontecimento é fácil).
Editado pela última vez por Automech em 7/5/2012 1:45, num total de 1 vez.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Quico Escreveu:Por acaso já tinha pensado nessa do "gap. Mas não sei se os estragos da violência do "gap" darão para serem "reparados" amanhã ou nos próximos dias.
Parece-me que manter uma postura bull na esperança do fecho do "gap" (e mesmo que este venha a acontecer) é um bocado temerário.
A novela que se seguirá sobre a formação do governo grego, o provável diálogo de surdos entre a srs Nein e o sr Hollande, conjugado com o jogo de cintura deste a pensar nas próximas legislativas, não são eventos muito bullish...
(desculpem ter iniciado um novo tópico, não tinha reparado que já havia um e por sinal muito participado)
Por acaso já tinha pensado nessa do "gap. Mas não sei se os estragos da violência do "gap" darão para serem "reparados" amanhã ou nos próximos dias.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

tem todo o aspecto do ingenuo enganado...que engana todos.. e deppois fica deprimido...
esperemos que não ..
já que está .. que faça um bom trabalho.. senão... vai ser mau.. vai vai
Editado pela última vez por mcarvalho em 7/5/2012 0:37, num total de 1 vez.
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Que "Biolência" Monsieur Hollande...

Bull And Bear Markets
- Registado: 29/11/2007 13:03
Valete Escreveu:Não me impressiona.
Além do mais, temos e teremos gap´s semanais -dificilmente se encontra um por fechar- em quase todos os índices. Daqui até sexta, muita água ainda correrá.
Boas noites.
Por acaso sou da tua opinião. O primeiro milho é para os pardais.
Muitas vezes o DAX inicia bem vermelho para acabar bem no verde. É a fantochada... como diz o meu amigo Carcanhol.
Estamos em zonas de muitos suportes, Futuros são facilmente manipulaveis, EURO/Dollar nem cai metade dos futuros...
Como diz o cego, a ver vamos...
Segunda-Feira negra em perspectiva
Após as eleições francesas e gregas, o panorama às 23h30 de Domingo era claramente Risk-Off.
Como é sabido, os mercados detestam incertezas. De Paris, e principalmente de Atenas, a incerteza parece ser uma... certeza.
Boa semana,
http://otraderdescodificado.wordpress.com/
Como é sabido, os mercados detestam incertezas. De Paris, e principalmente de Atenas, a incerteza parece ser uma... certeza.
Boa semana,
http://otraderdescodificado.wordpress.com/
- Anexos
-
- BlackMonday_20120507.png (337 KiB) Visualizado 3080 vezes
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 219 visitantes